Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia é o segundo estado do Nordeste em número de identificação de trabalhadores em atividade análoga à escrava desde 2010. Em todo o Brasil foram realizadas 1.387 operações. Os dados são da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão do Ministério da Economia, e foram obtidos pela Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Na Bahia, foram registrados 767 trabalhadores nessa condição, ficando atrás apenas do Maranhão que registrou 776 trabalhadores. A Bahia é o nono estado se contabilizados todas as unidades da federação, representando 4,02% dos casos registrados. Minas Gerais foi o que mais registrou resgates na década (28,88%), seguido por Pará (10,97%) e São Paulo (8,39%).

Entre as cidades baianas com mais operações estão Ilhéus com 7 ocorrências, Vitória da Conquista e Sento Sé com 5 ocorrências, Salvador com 4 e Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Barreiras com 3 operações. As atividades com mais trabalhadores em atividades análogas a escravidão foram a criação de bovinos e a construção de edifíceis. Em todo o país, a criação de bovinos para corte (15,96%), construção de edifícios (11,58%) e cultivo de café (7,59%) foram as atividades mais registradas.

Fonte: Bahia Notícias

Por equipe no Campeonato PAN-AMERICANO de Jiu-Jitsu, em Salvador

Os atletas da equipe Kirius Brazilian Jiu-Jitsu Team, que representaram Barreiras no Campeonato PAN-AMERICANO, desembarcaram felizes e vitoriosos nesta segunda-feira (25). A equipe que participou do Campeonato no último domingo (24), contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Esportes.

No total, a equipe conquistou 54 medalhas, sendo 31 de ouro, 13 de prata e 10 de bronze, e se consagrou campeã por equipe. O subdiretor de Esportes, Danilo Farias, fala da satisfação em ver atletas da cidade sendo consagrados nos campeonatos.

“Para nós da Prefeitura de Barreiras e da Diretoria de Esportes, é muito gratificante ver atletas barreirenses indo atrás dos seus sonhos e conquistando medalhas. Recebemos com muita alegria a notícia do título de campeão por equipe, e claro, pelas conquistas individuais. É isso que a gente quer para o esporte, e é essa a orientação da secretária Gabriela Nogueira, bem como do prefeito Zito Barbosa, que possamos continuar trabalhando pelo esporte de Barreiras”, ressaltou o subdiretor.

 

Fonte: DIRCOM/PMB

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 448 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 509 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) também registra 9 óbitos. De acordo coma a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.243.641 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.214.144 são considerados recuperados, 2.455 encontram-se ativos e 27.042 pessoas tiveram óbito confirmado devido à doença.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.571.290 casos descartados e 243.492 em investigação. Ainda segundo a secretaria, estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Conforme a Sesab, os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Vacinação

Com 10.534.711 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,7% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Sesab ainda informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Fonte: Política Livre
Abertura oficial aconteceu no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores

Em Barreiras, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano traz como tema: “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, teve início nesta segunda-feira (25) com a abertura oficial no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. Seguindo os protocolos de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid-19, a 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com um número limitado de pessoas presentes e foi transmitida ao vivo pela Rede Câmara de Comunicação e pelos canais da Prefeitura.

Além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, que abriu os trabalhos da 8ª Conferência, participaram da abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de saúde Melchisedec Neves; subsecretária Jamile Rodrigues; diretor do Centro das Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, professor Rafael Simões; diretor da Universidade Estadual da Bahia/Campus IX, Joaquim Neto e a enfermeira referência técnica regional de imunização do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, Lívia Teles.

“A Conferência Municipal de Saúde, assim como o Conselho Municipal de Saúde são espaços importantes e que não devemos deixar enfraquecer. Trabalhamos junto com a Comissão traçando metas de organização para realizar essa Conferência com qualidade e eficiência”, destacou Gilvan Ferreira ao declarar aberta oficialmente a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Demais autoridades como os vereadores Alcione Rodrigues, Carmélia da Mata, Francisco Sobrinho, Graça Melo, Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira, Silma Alves e Valdimiro José, também os profissionais da saúde e lideranças de vários segmentos participaram do primeiro dia da 8ª Conferência Municipal de Saúde que teve início com apresentação teatral e musical da equipe da Saúde Mental do município que retratou de maneira lúdica, a importância e como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje iniciamos a 8ª Conferência de Saúde de Barreiras tratando-se de um espaço democrático de debates coletivos para discussão e decisão sobre a política municipal de saúde. Entendemos que é um momento importante para avaliar a nossa rede e conferir a implementação dessa política pública, permitindo avaliar e propor novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar a garantia do SUS e no controle social” pontuou Melchisedec Neves, secretário municipal de saúde.

Representando o prefeito Zito Barbosa, o secretário de Planejamento e vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, falou da importância da realização da Conferência da Saúde para o município. “Momentos como esses são importantes para planejarmos a saúde do município, durante a pandemia fomos desafiados diariamente, por isso, agradecemos a contribuição e colaboração de todos esses profissionais que se doaram e continuam à frente com o atendimento humanizado. Tão importante como o cuidado nos equipamentos da saúde é a prevenção, essa temática importante deve ser priorizada também nas discussões desses dois dias de Conferência, assim, desejamos muito sucesso nas discussões dos eixos temáticos, esse é um momento de diálogo com a sociedade”, destacou Emerson Cardoso.

Após a leitura do Regimento realizada pelo professor Dr. Ítalo Aleluia, foi ministrada a palestra “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia” pelo professor Dr. Bruno Klécius, que apresentou de maneira didática, a participação da população na Conferência Municipal de Saúde como um ato de cidadania, e ainda o Sistema Único de Saúde e seus princípios, os desafios, o SUS e a Pandemia e as principais perspectivas.

Fonte: Dircom PMB

SineBahia e Instituto Mix realizam atendimentos no Caminhão das Profissões, na Praça Castro Alves

Na manhã desta segunda-feira, 25, a equipe de multiprofissionais do Caminhão das Profissões do Instituto Mix deu início à oferta de serviços gratuitos à população de Barreiras, na Praça Castro Alves. Até esta terça-feira, 26, as pessoas interessadas em receber um encaminhamento para uma vaga de trabalho ou se profissionalizar para o mercado, cada vez mais competitivo, não podem perder essa oportunidade. A iniciativa é resultante de uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, por meio do SineBahia e o Instituto Mix, com o apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, além da Casa do Trabalhador.

Presente no evento, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, falou do apoio e iniciativa das instituições em realizar esse projeto em Barreiras. “A população está tendo a oportunidade de ter acesso a serviços que geram conhecimento, aperfeiçoamento e empregabilidade. São importantes ações dessa magnitude que a gestão estará sempre presente para apoiar e estamos satisfeitos em fazer parte de um momento onde as pessoas estão se qualificando e buscando uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. É através dessas parcerias que podemos ajudar essas pessoas”, afirmou o secretário.

O Superintendente de Desenvolvimento para o Trabalho, Marcelo Gavião, afirma que o objetivo dessa ação é levar empregabilidade para as cidades. “Estamos percorrendo cidades da Bahia levando o serviço de intermediação de mão de obra, orientação para o trabalho e qualificação profissional. Nosso objetivo é que os trabalhadores e trabalhadoras de Barreiras tenham acesso a um conjunto de serviços de qualificação, queremos fortalecer o ingresso ou reingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho”, destacou.

Ainda de acordo com o superintendente, está acontecendo o cadastro de trabalhadores, informações para emissão de carteira de trabalho digital, confecção de currículos, atendimento psicológico para orientação profissional e palestras sobre como se comportar em entrevistas de emprego. Quem não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade de realizar o cadastro no SineBahia e conhecer os cursos disponibilizados foi a Ana Santos, para ela, é o momento de se reciclar, requalificar e de buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

E é com essa proposta de qualificação profissional e de dá oportunidades que surgiu o Caminhão das Profissões, destacado pelo sócio-diretor do Instituto Mix, Humberto Santos. “Nós estamos trazendo para a população de Barreiras 500 cursos gratuitos na modalidade EAD, e as pessoas que têm interesse em se qualificar para o mercado de trabalho que comparecerem a essa ação, é um momento muito importante de orientação, qualificação de empreender. Também está programada para acontecer durante esses dois dias, uma oficina de confecção de currículos e também, a oferta de serviços gratuitos de manicure, designer de sobrancelha, aferição de pressão arterial e massoterapia”, afirmou.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho também participa da ação por meio do CrediBahia e das equipes do Cadastro Único do Bolsa Família, que estão levando informações sobre linhas de crédito para quem quer investir em seu negócio, seja através de capital de giro ou investimento fixo, buscando ampliar dessa forma, a geração de emprego e renda, dando apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores individuais, tanto formais quanto informais, bem como atualizando os cadastros do Bolsa Família.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, que representou o prefeito Zito Barbosa no evento, destacou em sua fala que as oportunidades advêm da qualificação profissional e da retomada das atividades econômicas pós-pandemia. “Barreiras segue em ritmo de crescimento acelerado, muitos investidores chegando a nossa cidade e novas empresas são abertas. Esse é o momento de ampliar a oferta de capacitação e qualificação para as pessoas que buscam oportunidade de emprego”, destacou Emerson Cardoso.

A secretária de administração, Gislaine Barbosa; os vereadores João Felipe e Rider Castro; o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Arnaldo Trindade; a Diretora do Trabalho da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Denise Mesquita e a diretora da Casa do Trabalhador, Marluce Rodrigues, também participaram da abertura dos trabalhos.

Fonte: Dircom PMB

Na manhã desta terça-feira, 26, por volta das 8h30, o CICOM deslocou uma equipe do PETO da 84ª CIPM para o Parque Novo Tempo, em Barreiras, por solicitação do cabo da PM que estava a disposição do DETRAN exercendo a função de examinador, oportunidade em que deu voz de prisão a um homem, que segundo o mesmo lhe ofereceu “um café”, para que fosse aprovado no exame de rua para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Em entrevista ao conduzido, o mesmo afirma que ofereceu a pecúnia ao agente, porém, não informou o valor, fato registrado em gravação de áudio e encaminhado para a delegacia de polícia local para medidas cabíveis.

Fonte: 84 CIPM

A Capital do Oeste foi mais uma vez destaque nacional, agora o município está entre as três cidades da Bahia a alcançar a Excelência em Gestão Fiscal no Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), que acompanha anualmente a eficiência da gestão pública de mais de 5 mil municípios brasileiros, com base nos indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimento.

Atingir a Excelência em Gestão Fiscal com aferição pelo índice Firjan foi a meta número um estabelecido pelo município de Barreiras dentre as 30 metas contidas no Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro. Barreiras garantiu a média superior a 0,08, o que a classifica como excelência em gestão. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras e são disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconf).

Na semana passada, Barreiras foi premiada com a primeira colocação na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Uma iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila direcionada a todas as cidades do país. Nessa segunda-feira (25), o prefeito Zito Barbosa recebeu mais essa importante notícia com muita satisfação e destacou que o objetivo agora é garantir a permanência de Barreiras nesse seleto grupo de cidades que são destaques nacional.

“É com muita alegria que recebemos mais essa importante notícia, destacando Barreiras entre as três cidades a nível estadual e sendo destaque dentre todas as cidades do Brasil, no quesito Gestão de Excelência, avaliada pelo Índice Firjan que realiza esse estudo com mais de cinco mil municípios brasileiros. Agradeço imensamente a Deus e aos nossos colaboradores que juntos, apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19, nos possibilitou alcançamos já neste ano a primeira das 30 metas do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, nossa meta agora é permanecer esse nível de excelência e ampliar as nossas conquistas”, destaca Zito Barbosa.

Para o prefeito Zito Barbosa, tão importante quanto alcançar índices dessa magnitude, é mantê-los, e para isso a gestão seguirá aperfeiçoando os processos fazendo com que essas conquistas perdurem com impactos positivos na transformação da qualidade de vida do barreirense. Com esse objetivo, a Prefeitura através das Secretarias de Planejamento e Administração, já apresentou na última sexta-feira (22), o Programa Municipal de Gestão de Processos, destinado a aprimorar os processos de Compras, Licitação, Termos de Referência dentre outros.

Fonte: Dircom PMB

O final de semana em Barreiras foi de competição entre os atletas de todo Brasil que participaram do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021. As competições que aconteceram no sábado e domingo (23 e 24) reuniram uma média de 180 atletas que disputaram as provas divididas em duas etapas, sendo o contrarrelógio e de resistência.

O evento realizado pela Federação Baiana de Ciclismo teve o apoio da Prefeitura de Barreiras, e foi prestigiado pelo prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice Emerson Cardoso, do secretário Junior Sampaio e subsecretário Cristiano Rans (Segurança Cidadã e Trânsito), Karlúcia Macêdo (Assistência Social e Trabalho), da subsecretária Luzeni Santos (Infraestrutura), do diretor de Esportes Lucas Quirino, subdiretor Danilo Farias e demais integrantes da Diretoria de Esportes. Participaram ainda os vereadores Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira e José Valdimiro.

O prefeito de Barreiras falou da importância do evento na Capital do Oeste e o destaque dos atletas barreirenses, que entre as 17 categorias do Campeonato Baiano de Ciclismo, obtiveram oito títulos de campeão e seis vice-campeões, sendo a cidade com maior número de campeões em 2021. “O retorno gradativo do esporte é muito importante e temos dado atenção nas diversas modalidades esportivas com o cuidado que devemos ter para esse momento. Ficamos muito felizes em sediar o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021, foi um evento bonito e que destacou Barreiras para todo Brasil”, pontuou Zito Barbosa.

No sábado, as competições aconteceram à noite na BR 242, compreendendo o circuito entre a rotatória do Galego Lanches até a entrada da Vila Nova, um percurso de 6km. Cada prova teve suas especificidades em relação ao número de voltas e quilometragem, além da divisão por categorias. Nesse dia foram premiados os atletas de 17 categorias, com idades entre 12 a 70 anos.

Já no domingo, a prova de resistência reuniu centenas de pessoas que acompanharam a intensa e emocionante disputa de atletas de diversas cidades, como de Brasília, São Paulo, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, dentre outras. Marcus Vinicius Fernandes é empresário e compete no ciclismo há 20 anos, natural de Santos/SP, ficou em primeiro lugar na categoria Elite Masculino. Antes da competição principal, ele havia ficado em segundo lugar na corrida de 10 km na cidade de Luís Eduardo Magalhães, ocorrido no mesmo dia.

“Estou muito feliz com essa premiação, na competição de sábado fiquei em 5º lugar e resolvi concorrer hoje após uma competição de corrida e dessa vez consegui subir no pódio em primeiro lugar. Gosto muito dessa cidade e essas competições esportivas a nível estadual deixam ela ainda mais especial”, disse Marcus Fernandes emocionado.

O fotógrafo da Prefeitura de Barreiras e pioneiro do ciclismo barreirense, Washington Luís também competiu e conquistou o terceiro lugar na prova contrarrelógio individual e segundo lugar na prova de resistência. Da mesma emoção compartilha o barreirense Alexandre Rios, primeiro lugar na categoria Master A2. “É muito gratificante vencer em casa, participo a mais de 15 anos de competições e o calor do público nos deixa muito feliz. Foi um evento muito bonito, o ciclismo é minha paixão”, destacou.

De acordo com o presidente da Federação Baiana de Ciclismo, o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada teve como principal objetivo desenvolver e difundir o ciclismo em toda Bahia, proporcionando um intercâmbio entre todos os atletas do estado com título de Campeão Baiano aos atletas de diversas categorias. “O apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso que foi o Campeonato neste ano, fechamos com chave de ouro com muitos campeões baianos barreirenses. Nossa expectativa é que para o próximo ano seja um Campeonato bem maior”, disse Orlando Schmidt.

Fonte: Dircom PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

A partir desta segunda-feira (25), 13 mil cartórios de todo o país passarão a receber denúncias de violência doméstica. A proposta é prestar auxílio ‘discreto e sigiloso’ às mulheres em situação de vulnerabilidade, afirmam os órgãos envolvidos na iniciativa.

Os colaboradores dos cartórios serão os responsáveis por acolher as denúncias. A instrução inicial é que o funcionário que receber a vítima deve encaminhá-la a uma sala. Caso ela não queira ou não possa ter auxílio no momento, os dados pessoais devem ser anotados e comunicados às autoridades.

Além de apresentar a denúncia oralmente, as mulheres podem se comunicar usando o símbolo “X”, desenhado na palma da mão, para sinalizar a ameaça ao funcionário do cartório, que deve acionar a polícia de forma discreta.

A iniciativa é parte da campanha nacional chamada Sinal Vermelho, formulada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), entidade que representa os cartórios de todo o país.

A proposta dos órgãos envolvidos na campanha é que ela seja permanente.

Outros canais de atendimento


Além das denúncias em cartórios e delegacias de polícia, as vítimas de agressão doméstica podem receber atendimento via telefone, nos números 100 ou 180.

Pela internet, as denúncias devem ser feitas via boletim de ocorrência online do estado ou no site da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH).

É possível denunciar crimes de violência doméstica também pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo Telegram, ao digitar na busca “DireitosHumanosBrasil”.

Fonte: CNN Brasil

Na tarde de ontem, segunda-feira, 25, por volta das 14h, nas proximidades do povoado da Passagem, na zona rural do município de Muquém do São Francisco, a guarnição de serviço do 5º Pelotão/PETO realizou a prisão em flagrante de três indivíduos em posse de uma quantidade de entorpecentes.

Os conduzidos, bem como, todo o material ilícito apreendidos foram apresentados da Delegacia Territorial de Ibotirama para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 28ª CIPM



Na noite de ontem, segunda-feira, 25, por volta das 19h15, uma guarnição do PETO da 85ª CIPM, em patrulhamento tático na rua Irecê, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, recebeu um informação via Disk Denúncia, relatando que em um bar localizado na referida rua estaria ocorrendo “tráfico de drogas”.

De imediato, a guarnição foi averiguar a situação, onde foi constatado o ilícito. A suspeita assumiu que estaria realizando a venda para suprimir as necessidades do bar. A mulher foi conduzida à delegacia de polícia, com todo material ilícito para que fossem efetuadas as medidas cabíveis.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares/85ª CIPM

O anúncio de mais uma aumento no preço do diesel em 8,8%, feito nesta segunda-feira (25), pela Petrobras (reveja) deve turbinar a adesão de grupos de caminhoneiros à mobilização grevista marcada para o dia 1 de novembro. 

De acordo com a colunista Carla Araújo, do UOL, a categoria ainda aguarda uma sinalização do governo. Eles devem aguardar até a véspera da greve, dia 31 de outubro. De acordo com o líder, a situação dos trabalhadores está ficando cada vez mais difícil, no entanto, não deve ocorrer nenhuma orientação para que haja bloqueio de rodovias pelo país. 

"A orientação é sempre a mesma: não fechar rodovias. Arrumar um local adequado para ficar parado ou ficar em casa. A orientação é não fechar rodovias para não prejudicar o direito de ir e vir de ninguém", disse Chorão. Ele foi um dos principais líderes da paralisação de caminhoneiros durante o governo de Michel Temer, em 2018. Na ocasião ocorreu o fechamento de estradas. 

De acordo com Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), a mobilização para o dia 1º segue "firme e forte". 

"O governo a cada dia dá mais motivo para ficar em descrédito com seus apoiadores. Vai ser um movimento nacional. Estamos chamando para parar o país de norte a sul e de leste a oeste", disse à coluna. 

Fonte: Bahia Notícias

Os familiares do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, assassinado a tiros em uma clínica no município de Barra, na Bahia, em setembro deste ano, questionou a motivação criminal apresentada pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (25). De acordo com a investigação, “uma criação mental" de Diego Santos Silva, de 31 anos, associado ao desfecho trágico. 

Conforme o coordenador da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Eernandes Júnior, o acusado teria encomendado o assassinato do pediatra por achar que o médico teria assediado a esposa do suspeito, o que a polícia descartou por completo. 

Por meio de nota, familiares refutam a ideia, contestando a possibilidade “de alguém imaginar assédio num local em que estivesse um médico atarefado, a esposa do médico, a assistente do médico, uma mãe, uma criança e um pai, este, sim, envolvido em crimes, inclusive homicídios na região, segundo a polícia”. 

Para eles, “concluir inquérito policial já dando como certa essa motivação, sem qualquer confissão do próprio, é medida temerária e precipitada, merecendo um maior aprofundamento dos fatos”.

Durante a coletiva, o coordenador da 14ª Coorpin afirmou: "A motivação foi comprovada depois que o filho dele [Cigano] e a esposa estiveram na clínica e na última consulta em que ele [Cigano] acompanhou. O Cigano imaginou que o médico teria olhado para os seios de sua esposa. Uma criação mental que não foi comprovada". 

De acordo com o delegado de Barra, Jenivaldo Rodrigues, que também participou da coletiva, Diego Cigano tem histórico de agressão a companheiras, e mesmo com ex-esposas, uma vez que não admitia que elas tivessem outros relacionamentos e usava "olheiros" para acompanhar a vida das mulheres.

Para a família, “o motivo desse bárbaro crime, que abalou não só à população da Bahia, mas todo o Brasil, necessita de uma melhor análise, com provas mais robustas, ainda mais quando há a grande possibilidade de haver terceiros envolvidos”.

Fonte: Bahia Notícias
Sandra cumpria prisão domiciliar. Medida também foi dada para o filho dela Vasco Rusciolelli. Ambos solicitaram retirada da tornozeleira, mas STJ negou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, revogou a prisão domiciliar da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e do filho dela, o advogado Vasco Rusciolelli, denunciados no âmbito da 5ª fase da Operação Faroeste, que apura esquema de venda de decisões judiciais para grilagem de terras no interior do estado.

Apesar da revogação de prisão, ambos devem continuar com o uso da tornozeleira eletrônica. Conforme consta na decisão, de sexta-feira (22), a revogação ocorreu após pedido da defesa dos investigados.

No entanto, sobre a tornozeleira eletrônica, o ministro aponta que esse monitoramento é "medida necessária e adequada às circunstâncias do caso e representa, inclusive, tratamento isonômico com outros investigados da Operação Faroeste, que similarmente tiveram a custódia preventiva revogada".

O STJ determinou também que mãe e filho estão proibidos de acessar as dependências do Tribunal de Justiça da Bahia, comunicar-se, por qualquer meio, com outros investigados na Operação Faroeste (com exceção da comunicação entre si, em razão da relação de parentesco de mãe e filho), ou com servidores ou terceirizados do TJ-BA, além de ausentar-se da comarca de sua residência.

Ao solicitarem a retirada da tornozeleira eletrônica, Sandra Inês e o filho alegaram que a situação tem trazido transtornos psicológicos, que o equipamento tem sirenes que tocam à noite ou em véspera de fins de semana, impedindo o descanso noturno deles e dos cônjuges, que estão continuadamente sob o acompanhamento psicológico, com uso de medicamentos.

Solicitado a se manifestar diante do relato dos investigados, o Ministério Público Federal (MPF) opinou pela revogação da prisão domiciliar, mas pela manutenção do uso de monitoramento por tornozeleira.

O ministro do STJ ressaltou que as medidas de prisão domiciliar e de monitoramento eletrônico dos investigados foram decretadas em caráter cautelar, e não como antecipação da pena prevista no acordo de colaboração premiada, como tinham sugerido os requerentes.

Prisão Domiciliar
Em setembro do ano passado, o ministro Og Fernandes, determinou que Sandra Inês Rusciolelli, e o filho dela, Vasco Rusciolelli, ficassem em prisão preventiva domiciliar, com uso de tornozeleira.

A desembargadora estava presa no Presídio da Papuda, em Brasília, e foi transferida para Salvador. O filho, Vasco Rusciolelli, estava detido no Centro de Observação Penal (COP), do Complexo Penitenciário Lemos Britto, no bairro da Mata Escura, na capital baiana.

Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo foi exonerada do cargo de Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em abril de 2020.

A quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março do ano passado. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.

Segundo o ministro, a desembargadora Sandra Inês continuou a cometer crimes mesmo após o desenrolar das investigações da Operação Faroeste.

Fonte: G1 Bahia

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada quanto mais cedo for detectada, foi com esse alerta de cuidado preventivo que a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Hospital da Mulher, reuniu na sexta-feira (22), os profissionais que atuam na Unidade Hospitalar para falar da importância da prevenção da doença.

Na oportunidade, uma roda de conversas com os temas: “Um toque que pode salvar vidas”, ministrada pela enfermeira Cássia Neves; “Acolhimento e rede de apoio pós diagnóstico de câncer”, com a psicóloga Flaviane Nogueira e a palestra “A prevenção começa no prato”, com a nutricionista Marciane Alencar. Durante o evento, a coordenadora do Hospital da Mulher, Patrícia de Assis, falou da necessidade de discutir sobre o tema.

“O Outubro Rosa traz essa temática tão importante que são os cuidados, prevenção e o tratamento contra o câncer de mama, nesse encontro buscamos orientar todos que participam ativamente no atendimento ao público das recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, desmistificando assim, alguns preconceitos em relação à doença, foi um dia dedicado à orientações”, disse Patrícia de Assis.

Ao longo das rodas de conversa, os enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistente social, médico obstetra, pediatras, farmacêuticos, técnicos em laboratório, assistentes administrativos e equipe de serviços gerais da Unidade, conheceram um pouco mais sobre a doença através de um bate papo com Marialva Porto e Wilka Mattos, que relataram a importância do toque no auto-exame, do diagnóstico precoce, o Tratamento Fora Domicílio (TFD), a importância da rede de apoio e como enfrentar o tratamento do câncer de mama.

Fonte: Dircom/PMB

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada quanto mais cedo for detectada, foi com esse alerta de cuidado preventivo que a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Hospital da Mulher, reuniu na sexta-feira (22), os profissionais que atuam na Unidade Hospitalar para falar da importância da prevenção da doença.

Na oportunidade, uma roda de conversas com os temas: “Um toque que pode salvar vidas”, ministrada pela enfermeira Cássia Neves; “Acolhimento e rede de apoio pós diagnóstico de câncer”, com a psicóloga Flaviane Nogueira e a palestra “A prevenção começa no prato”, com a nutricionista Marciane Alencar. Durante o evento, a coordenadora do Hospital da Mulher, Patrícia de Assis, falou da necessidade de discutir sobre o tema.

“O Outubro Rosa traz essa temática tão importante que são os cuidados, prevenção e o tratamento contra o câncer de mama, nesse encontro buscamos orientar todos que participam ativamente no atendimento ao público das recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, desmistificando assim, alguns preconceitos em relação à doença, foi um dia dedicado à orientações”, disse Patrícia de Assis.

Ao longo das rodas de conversa, os enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistente social, médico obstetra, pediatras, farmacêuticos, técnicos em laboratório, assistentes administrativos e equipe de serviços gerais da Unidade, conheceram um pouco mais sobre a doença através de um bate papo com Marialva Porto e Wilka Mattos, que relataram a importância do toque no auto-exame, do diagnóstico precoce, o Tratamento Fora Domicílio (TFD), a importância da rede de apoio e como enfrentar o tratamento do câncer de mama.

Fonte: Dircom/PMB

Na madrugada desta segunda-feira, 25, por volta de 1h, moradores da rua São Francisco, no bairro Mimoso II, em LEM, ouviram vários disparos de arma de fogo após uma tentativa de homicídio.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, um rapaz de 21 anos relatou à Polícia Militar que estava em um bar comprando espetinho e em seguida uma mulher de 29 anos chegou pedindo que ele comprasse um cigarro para ela. Comprando o cigarro, a vítima foi para casa e ao chegar no seu portão foi surpreendido por um homem de 19 anos que efetuou vários disparos de arma de fogo contra ele e em seguida fugiu.

Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local da ocorrência e encontrou o rapaz escondidp na casa de sua irmã e o encaminhou para a UPA onde os médicos de plantão constataram duas perfurações de arma de fogo nas nádegas.

A mulher que ganhou o cigarro da vítima foi encaminhada ao DISEP, pois ela teria presenciado a tentativa de homicídio. Enquanto o rapaz ficou na UPA sendo atendido pela equipe médica.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Na manhã de hoje, segunda-feira, 25, oliciais militares da 86ª CIPM participaram de uma palestra em um evento alusivo ao Dia do Dentista, realizado no Centro de Especialidades Ondotológicas, em Santa Rita de Cássia.

Cerca de 50 crianças, com idade entre 5 e 6 anos, participaram da ação promovida pela Coordenação de Saúde Bucal com apoio da Secretaria de Saúde, que prepararam um espaço de entretenimento para as crianças, com música, pula-pula, além da distribuição de lanches.

O evento contou com apresentação dos policiais. O soldado João Pinheiro, palestrante no evento, destacou que “a ação tem como objetivo mostrar para as crianças que a polícia é amiga, é parceira, que elas podem contar com a gente, não temer, como infelizmente ainda se observa na nossa cultura”, declarou.

Fonte: 86ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |