Blog Santo Antônio
Notícias
'Nenhum centro urbano pode descartar', diz Fabrizzio sobre rodízio de placas em Salvador
Foto: Reprodução / Astram

A possibilidade de Salvador implementar um rodízio entre os veículos não está descartada. De acordo com o secretário de Mobilidade da capital baiana, Fabrizzio Muller, nenhum centro urbano pode descartar a medida, que impede que alguns veículos saiam às ruas em dias pré-determinados, segundo a placa. 

 

 

"Nenhum centro urbano pode descartar a médio longo prazo, por mais atrativo e eficiente que seja o seu sistema. Muitas cidades optaram. Eu não gosto do rodízio, é um paliativo. Beneficia quem tem condição de ter dois carros. Ela é uma opção que funciona no curto prazo", disse ao BN.

 

Muller comentou que outro formato possível é o de pedágios dentro das cidades. "Temos que tornar o transporte público atrativo, outras cidades já criaram restrições, com pagamento de pedágios urbanos. Não digo que essa é a solução imediata de Salvador", completou.

 

O rodízio de veículos é utilizado em várias cidades do mundo de maneira permanente, como em Atenas, Santiago, Cidade do México, Manila, Bogotá, La Paz, San José, Quito e São Paulo. Algumas outras cidades aplicam o modelo apenas de forma temporária, como em Pequim, Milão, Roma, Paris, Londres e Nova Delhi.

 

NO BRASIL SÓ TEM UMA CIDADE

Em terras brasileiras, a única cidade com esse formato ativo é a cidade de São Paulo. O rodízio foi implementado através da Lei Municipal 12.490 de 3 de outubro de 1997. Em 30 de junho de 2008, a Prefeitura de São Paulo estendeu o rodízio para a circulação dos caminhões dentro do Centro Expandido.

Fonte: Bahia Notícias
Em 2021, empresas de segurança baianas tiveram mais de três armas 'perdidas' por mês
Foto: Reprodução / SSP-BA

Até setembro de 2021, já foram subtraídas da posse de empresas de segurança da Bahia 32 armas. Entre roubos, furtos, extravios, perdas e recuperações, os itens "perdidos" para a ilegalidade variam entre espingardas calibre 12, pistolas .380 e revólveres 38. As informações constam nos dados obtidos pelo Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, com um pedido lei de acesso a informação. 

 

As razões para os incidentes são variadas, como roubos nos veículos de atividade de uma escolta armada até furto em um dos postos de serviço em uma instituição financeira de uma empresa de vigilância patrimonial. Ao todo, as empresas da Bahia possuem 14.240 armas registradas em posse das empresas de segurança, de acordo com Don’t LAI to me (veja aqui). 

 

Em todo o estado, entre matrizes e filiais, estão ativas, 149 empresas especializadas em segurança, com armas ativas em sua posse  Na Bahia, estão de forma regular 134 carabinas calibre 38, 1.278 espingardas calibre 12, 520 pistolas .380, 12.302 revólveres calibre 38 e 6 rifles calibre 38.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: :JOVEM PAN

Na manhã desta segunda-feira, 20, por volta das 9h30, o SAMU de LEM fez o parto de uma mulher em que deu a luz a uma criança do sexo feminino em uma residência localizada no povoado do Cerradão, na zona rural de Barreiras.

A pequena Larissa Maria nasceu bem e foi encaminhada juntamente com a mãe pela equipe médica para a Clínica e Maternidade Gileno de Sá, em LEM.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac e da Pfizer e estão na data para retorno, podem procurar o sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, nesta terça-feira (21), das 8h às 14h.

Confira o seu cartão de vacina e complete o esquema vacinal,garantindo mais proteção contra o Covid-19.

Fonte: :ASCOM - Prefeitura de LEM

Atualmente, mais de 91% da população de Barreiras já recebeu a primeira dose contra a Covid-19 e mais de 41% dos munícipes já foram imunizados com a segunda dose. Dando continuidade ao esquema vacinal, nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, vacinará adolescentes com 17 anos. Como de rotina, a aplicação da primeira dose ocorrerá no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas, das 16h às 21h ou até encerrar as doses disponíveis.

De acordo com o secretário de saúde, Melchisedec Neves, para esse público alvo, foram disponibilizadas 1.960 doses do imunizante Pfizer/Biontech. “Após orientações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), uma instância deliberativa do SUS que reúne os municípios da Bahia, iniciaremos o processo de imunização contra a Covid-19 nos adolescentes de Barreiras a partir desta terça-feira, seguindo com o objetivo de dar celeridade ao processo de imunização da população. Temos a expectativa da chegada de novos imunizantes ainda nesta terça-feira, para receber a primeira dose é importante no ato da vacinação apresentar o comprovante de residência, cartão do SUS, de vacina e ainda documentos pessoais”, pontuou o secretário.

Drive-Thru Solidário: Também presente no Parque, os adolescentes e toda população pode participar do Projeto Drive-Thru Solidário, que recebe nos dias de vacinação, doação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza ou de higiene que serão posteriormente doados às famílias em situação de vulnerabilidade e que mais sofrem com a pandemia. A iniciativa é da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, 17° Grupamento de Bombeiros Militares, Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), Universidade do Oeste da Bahia (UFOB) e o Centro Universitário UNIPLAN.

Fonte: DIRCOM/PMB

Dando sequência ao retorno gradual das aulas presenciais nas escolas municipais, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início nesta segunda-feira (20), às aulas presenciais da Educação Infantil. Obedecendo a um escalonamento específico em conformidade com as normas sanitárias devido à pandemia da Covid-19, o regresso dos estudantes da rede municipal aconteceu em três etapas, sendo que os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental retornaram na quarta-feira (8), e os estudantes dos anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na segunda, (13).

Os ambientes das escolas e dos centros municipais de educação infantil estavam enfeitados com bastante colorido e alegria na recepção desse primeiro dia de aula presencial. Nesta manhã, a secretária Gabriela Nogueira juntamente com a subsecretária Cátia Alencar e a diretora pedagógica Aldeci Queiroz, acompanharam o retorno das aulas no Centro Municipal de Educação Infantil Ribeirão, também o São José na Vila Dulce, e no Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis.

“Estamos hoje concluindo mais essa etapa de retorno das aulas presenciais em Barreiras que tem uma análise criteriosa do Comitê de Operações de Emergência em saúde pública. Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus no município e o controle da doença, a nossa expectativa é que em breve, possamos retornar às aulas com todos os estudantes em salas de aulas diariamente, porque o lugar de criança é na escola, essa alegria vivenciada hoje no retorno da educação infantil é contagiante”, destacou Gabriela Nogueira.

No total, estão matriculados 4.589 estudantes na Educação Infantil do município, que além de aprender a ler e escrever, aproveitam o espaço escolar para interagir e socializar. Dona Welma Nunes, mãe do Isaque de 4 anos que faz acompanhamento especial, destaca a importância desse espaço e o retorno das aulas de maneira escalonada. “Meu filho é especial, fiz a matrícula dele nesta escola que é próxima da minha casa com esse objetivo de ter um ambiente para socializar, interagir com outras crianças. Aqui, ele tem uma monitora que faz esse acompanhamento e estou muito contente com esse retorno e as atividades aqui desenvolvidas”, disse emocionada.

Fonte: DIRCOM/PMB

A abertura do Campeonato Municipal de Luís Eduardo Magalhães iniciou com uma goleada do Santa Cruz em cima do Botafogo. Foram 6X1, resultado que garantiu os três pontos para um dos times mais tradicionais do município.

O autor do primeiro gol do campeonato, David Sousa Silva, de 29 anos, comemorou o feito. “Muito feliz, começar com o pé direito fazendo o gol e com a vitória que é muito importante”.

Para o técnico do time, a sensação é de dever cumprido. “Importante para o time começando o campeonato já com vitória. O time jogou bem, se comportou bem. Sabemos que a gente tem mais duas partidas pela primeira fase do campeonato, mas a gente sai contente com o jogo de hoje”, disse Rosimar Grinaldo

O Botafogo até tentou virar, mas uma série de dificuldades impediram o time, como elencou o técnico Fábio Severiano.

“Falta de entrosamento. Tivemos que formar um time para disputar o campeonato, muitos novatos. Até que no começo do jogo a gente conseguiu controlar a partida, mas depois tomamos gols de falha e não conseguimos mais reagir”

Wallas Paiva, de 29 anos, autor do único gol do Botafogo, falou da tentativa de recuperação do time. “A gente tentou, só que um jogador da gente foi expulso, o tme deles é muito bom e ficamos em desvantagem. Mas a gente lutou. Agora vamos trabalhar para o próximo jogo a gente tentar ganhar. Agradecer a Deus pelo gol que eu fiz e tentar fazer mais”.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 165 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (20) também registra 16 mortes.

Dos 1.229.200 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.087 já são considerados recuperados, 2.342 encontram-se ativos e 26.771 tiveram morte confirmada.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.952 casos descartados e 233.425 em investigação. Na Bahia, 51.975 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Com 9.586.502 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 75,29% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Leitos UTI

A Bahia registra 29% na taxa de ocupação de leitos UTI adulto. Já a UTI pediátrica está 59% ocupada. A enfermaria adulto registra 18% de taxa de ocupação, enquanto a pediátrica contabiliza 45%.

Fonte: BNEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Visita de companheiro de Flordelis em presídio é negada e ex-deputada está 'abatida'
Foto: Michel Jesus/ Agência Câmara

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não autorizou que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos Souza, 60 anos, recebesse a visita do companheiro, o produtor de artistas gospel Allan Soares, de 25 anos. Ela está presa Instituto Penal Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro. De acordo com reportagem do portal Metrópoles, a ex-parlamentar acusava de mandar assassinar o marido está abatida.

 

A advogada de Flordelis, Janira Rocha, considerou a decisão da Seap “injusta”. “Muito injusto não deixá-lo entrar, pois ele tem união estável com ela. Em outros presídios, companheiros entram livremente”, afirmou.

 

De acordo com a reportagem, Allan Soares foi apresentado à família em fevereiro no aniversário de 60 anos da pastora.

 

Flordelis está presa desde 13 de agosto. Ela é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. A ex-deputada alega inocência, mas por ordem da Justiça vai para o banco dos réus na 3ª Vara Criminal de Niterói com mais nove acusados e será submetida a júri popular.

 

“Triste, agoniada com a prisão, ansiosa com os julgamentos de seus recursos, normal. Mais magra, abatida, dormindo mal e com dificuldades de comer, normal”, disse ao Metrópoles a advogada Janira.

 

No próximo dia 28, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça vai julgar recurso contra a decisão que levou Flordelis ao tribunal do júri e analisar um pedido de liberdade.

Fonte: Bahia Notícias
Quase 600 mil empresas fecham as portas e dificultam recuperação do emprego
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

Sob efeito da pandemia, o Brasil perdeu quase 600 mil empregadores no intervalo de dois anos, apontam dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.
 

A situação preocupa especialistas em razão do efeito multiplicador no mercado de trabalho: quando uma empresa fecha as portas, a renda de mais de uma pessoa (chefe e funcionários) é colocada em risco.
 

No segundo trimestre de 2019, antes da crise sanitária, o país tinha 4,369 milhões de empregadores. Foi a maior marca para o intervalo de abril a junho na série histórica, com dados a partir de 2012.
 

A questão é que, devido à pandemia, o número passou a cair em 2020, até atingir 3,788 milhões no segundo trimestre de 2021.
 

O resultado mais recente, se comparado a igual período de 2019, corresponde a uma baixa de 13,3% -ou 581,3 mil empregadores a menos em dois anos.
 

A redução em termos percentuais perdeu apenas para a registrada na categoria dos trabalhadores domésticos, que foi de 18,3%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o responsável pela elaboração da Pnad Contínua.
 

A recuperação dos empregadores é considerada fundamental para a abertura de novos postos de trabalho no país. Entre o segundo trimestre de 2019 e igual período de 2021, o número de empregados no setor privado caiu 10,1%, de 44,7 milhões para 40,2 milhões. A redução foi de 4,5 milhões de vagas.
 

"Sabemos o quão burocrática é a tarefa de se estabelecer como empregador no país, porque existem entraves, e vimos uma queda no grupo relacionada à pandemia", afirma Sergio Firpo, professor de Economia do Insper.
 

"O ponto é que, ao deixar sua atividade, o empregador deixa de empregar alguém. Isso tem um efeito multiplicador na renda dele e de outros trabalhadores."
 

Especialistas ressaltam que, em períodos de crise, negócios menores costumam ser os mais prejudicados. Na comparação com grandes companhias, empresas com menos funcionários tendem a apresentar uma reserva financeira limitada para resistir a choques como o da Covid-19, e o acesso a crédito também fica mais difícil.
 

Microdados da Pnad levantados pela Folha de S.Paulo ilustram essa tendência. Os empreendedores de menor porte, mais numerosos no país, puxaram a perda de negócios durante a pandemia.
 

No segundo trimestre de 2019, o Brasil tinha 3,198 milhões de empregadores com um a cinco empregados. Eles representavam 73,2% do total à época. Em igual período de 2021, o número caiu para 2,731 milhões (72,1% do total).
 

Isso significa que, dos 581,3 mil empregadores perdidos no intervalo, 467,4 mil (ou 80,4%) tinham de um a cinco empregados.
 

"Há um efeito dominó. O fechamento de uma empresa acaba se refletindo não apenas no empregador, mas também nas outras pessoas que dependem daquele negócio", afirma Bruno Ottoni, pesquisador da consultoria IDados.
 

Antes da crise da Covid-19, Caio Matos, 35, comandava três restaurantes em shoppings de São Paulo, Atibaia (SP) e Pouso Alegre (MG). Com os negócios paralisados pelas restrições na pandemia, decidiu fechar as unidades em junho do ano passado. Os restaurantes somavam 18 empregados.
 

"A situação ficou muito delicada, até porque eram lojas em shoppings. Tinha acabado de montar uma das unidades. Sentei com minha esposa, decidimos fechar, pagar os direitos dos funcionários e tentar nos recolocar no mercado de trabalho", diz.
 

Matos teve de mudar de área de atuação e, para seu alívio, conseguiu uma recolocação rápida. Ele lembra que, ainda em junho de 2020, recebeu um convite de um conhecido para trabalhar no setor comercial de uma empresa do ramo de energia fotovoltaica de Pouso Alegre.
 

Após aceitar a proposta, fez cursos para se adaptar à nova função. Matos conta que conseguiu pagar dívidas e que está feliz com o novo trabalho. Por ora, não planeja voltar a ser empregador. "Pretendo continuar por um bom tempo no trabalho em que estou", diz.
 

Especialistas ressaltam que a retomada no número de empregadores -que, por sua vez, puxará a de empregados- depende de uma reação mais firme da economia como um todo. A tentativa de recuperação, contudo, é ameaçada por riscos como a escalada da inflação e a crise política.
 

Instituições financeiras já preveem PIB (Produto Interno Bruto) abaixo de 1% em 2022.
 

Diante desse quadro, a criação de medidas que facilitem o acesso de empreendedores a crédito é um caminho que precisa ser pensado no país, sugerem especialistas.
 

"Questões relacionadas à concessão de microcrédito são muito importantes. Com as taxas de juros voltando a subir, as coisas complicam para o pequeno empregador", menciona Firpo.
 

Ottoni vai na mesma linha. "A questão do crédito é relevante. Não é simplesmente dar dinheiro para os microempreendedores, mas também pensar em políticas que acompanhem o desenvolvimento dos negócios. Quando se fala em políticas públicas, é preciso analisar o que existe de evidência empírica."
 

Antes da pandemia, entre 2017 e 2019, o número de empregadores vinha em alta no Brasil. No segundo trimestre de 2017, eram 4,173 milhões nessa condição. O montante avançou 4,7% (mais 196 mil) para chegar aos 4,369 milhões do segundo trimestre de 2019.
 

Em parceria com duas sócias, a empreendedora Gisele Paixão Barthar, 42, inaugurou, às vésperas da pandemia, no centro do Rio de Janeiro, uma loja de vestuário e acessórios diversos que buscava valorizar a cultura afro.
 

Os negócios iam bem após a abertura, em novembro de 2019, mas a chegada do coronavírus, no primeiro trimestre de 2020, reverteu o cenário. Com as restrições impostas pela crise, a loja, que tinha uma pessoa como funcionária, chegou a ficar quatro meses paralisada ao longo do ano passado, lembra Gisele.
 

Segundo ela, mesmo com a reabertura das atividades, a circulação de clientes pela região central do Rio não voltou ao patamar anterior à pandemia. A situação forçou o fechamento definitivo do espaço neste ano.
 

"Chegamos a reabrir no ano passado, mas as outras lojas e empresas que ficavam próximas fecharam ou ficaram em home office. Isso esvaziou nossa clientela", conta.
 

A empreendedora, agora, tem novos planos. Ela pretende retomar em breve as vendas de maneira online, com o apoio das sócias, mas sem funcionários, pelo menos em um primeiro momento.
 

"Nossa meta é reestruturar a loja, voltar a divulgar e escoar nossos produtos, que são autorais."

Fonte: Folhapress
Vacina contra Covid da Moderna confere proteção maior que da Pfizer, indica pesquisa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Centro de Controle e o de Prevenção de Doenças, órgãos sanitários dos Estados Unidos e equivalentes a Anvisa no Brasil, identificaram que a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna confere uma proteção maior a longo prazo contra a hospitalização do que o imunizante da Pfizer.

 

As informações sobre um novo estudo publicado na sexta-feira (17) pelos Centros constam em reportagem da Folha de S. Paulo.

 

Os resultados foram obtidos pelos pesquisadores após a análise de quase 3.689 adultos que foram hospitalizados com Covid-19 grave entre 11 de março e 15 de agosto de 2021 —período que antecede e inclui o auge da variante delta.

 

Do total de pacientes analisados, 12,9% haviam sido vacinados com a vacina da Moderna, 20,0% com a Pfizer-BioNTech e 3,1% com a Johnson & Johnson.

 

Conforme a reportagem, ao longo de todo o período, a vacina da Moderna teve uma eficácia de 93% contra a hospitalização, a da Pfizer de 88% e a da J&J de 68%.

 

O estudo identificou que no caso da Pfizer a eficácia contra a hospitalização caiu de 91% entre 14 e 120 dias depois da vacinação para 77% mais de 120 dias depois da vacinação. Por outro lado, a Moderna caiu de 93% para 92% ao comparar os mesmos dois períodos.

 

Além disso, os pesquisadores analisaram separadamente os níveis de diferentes tipos de anticorpos gerados pelas vacinas, coletados de 100 voluntários. Os resultados mostraram que o imunizantes da Moderna produziu níveis mais altos de anticorpos em comparação com a da Pfizer e a da J&J para uma parte importante da proteína de "espícula" do coronavírus, que é usada para invadir as células.

 

As pesquisas que sugerem a superioridade da vacina da Moderna sobre a da Pfizer aumentam cada vez mais, incluindo um estudo anterior dos CDC publicado na semana passada, ressalta a matéria publicada pela Folha de S. Paulo.

Fonte: Bahia Notícias
Salvador retoma vacinação de adolescentes contra Covid nesta segunda
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

A vacinação contra a Covid-19 em adolescentes será retomada em Salvador nesta segunda-feira (20). A prefeitura informou que haverá repescagem da aplicação de primeiras doses  para o público de 13, 14, 15, 16 e 17 anos sem comorbidades, que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

 

Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador e com nome na lista da SMS poderão procurar pontos fixos e drivers.

 

Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde.

 

As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS.

 

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

 

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.  Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

 

A aplicação das 2ª doses Oxford, Pfizer e Coronavac também segue normal.

 

Os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 30 DE MARÇO DE 2021 para o recebimento da 3ª dose. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.

 

As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

 

1ª DOSE

ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES DE 13 A 17 ANOS – 08H ÀS 16H

Serão imunizados apenas as pessoas que tiverem com o nome na lista do site da secretaria municipal da saúde.

 

A SMS lembra que os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.  Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

 

Drives: FBDC Brotas, Parque de Exposições, Barradão, Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova

 

Pontos Fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, Barradão, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela)

 

GESTANTES E PUÉRPERAS: 08H ÀS 16H

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde somente poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

 

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

 

Gestantes: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica.

 

Puérperas: devem também apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

 

Vale salientar que as gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.  Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

 

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo

 

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, UBS Virgílio de Carvalho, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - DAS 09H ÀS 16H), USF Cajazeiras V e USF Vila Matos

 

ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 08H ÀS 16H

Vale salientar que os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.  Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

 

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo

 

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, UBS Virgílio de Carvalho, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - DAS 09H ÀS 16H), USF Cajazeiras V e USF Vila Matos

 

PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS: 08H ÀS 16H

A Secretaria Municipal da Saúde também realiza a repescagem das pessoas com 18 anos ou mais. Para ter acesso às doses é necessário estar com o nome na lista do site da SMS.

 

Drivers: FBDC Cabula e PAF Ondina

 

Pontos fixos: UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Tubarão, USF Curralinho, CSU Pernambués, USF Plataforma e USF Federação.

 

2ª DOSE

OXFORD: 08H ÀS 16H

 

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da OXFORD programada para até o dia 12 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

 

Drives: Vila Militar (Dendezeiros), Faculdade Universo (AV. ACM) e Shopping Bela Vista.  

 

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá e USF San Martin III.

 

CORONAVAC: 08H ÀS 16H

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CORONAVAC programada para até o dia 20 DE SETEMBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

 

Drivers: FBDC Cabula e PAF Ondina

 

Pontos fixos: UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Tubarão, USF Curralinho, CSU Pernambués, USF Plataforma e USF Federação.

 

PFIZER: 08H ÀS 16H

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da PFIZER programada para até o dia 12 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

 

Drive: Universidade Católica (Pituaçu) e Uninassau (Pituba)

 

Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sergio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica (Pituaçu) e USF Imbuí.

 

3ª DOSE: PESSOAS COM 70 ANOS OU MAIS – 08H ÀS 16H

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 30 DE MARÇO DE 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

 

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, a equipe retornará automaticamente. O site é o http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

 

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo

 

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, UBS Virgílio de Carvalho, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - DAS 09H ÀS 16H), USF Cajazeiras V e USF Vila Matos

Fonte: Bahia Notícias
Bolsonaro discutirá com Boris meio ambiente e restrição de viagens antes de assembleia
Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro terá nesta segunda-feira (20) o primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante a sua viagem a Nova York para participar da Assembleia-Geral da ONU.
 

Os dois líderes devem tratar de meio ambiente e sustentabilidade, de vacinas contra a Covid-19, do apoio à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da expansão do comércio entre os países no pós-Brexit. Também existe a expectativa, do lado brasileiro, de que tratem da restrição de viagens ao Reino Unido.
 

Além disso, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França, terá uma reunião com o secretário de Estado americano, Antony Blinken.
 

Será o encontro presencial de mais alto nível entre as duas administrações até o momento, uma vez que Bolsonaro e o presidente americano, Joe Biden, ainda não tiveram nenhuma reunião ou conversa bilateral.
 

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos na manhã deste domingo (19).
 

O presidente segue para Nova York com uma comitiva de 18 pessoas, a princípio. Deveriam fazer parte os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Joaquim Álvaro Pereira Leite (Meio Ambiente) e Gilson Machado (Turismo).
 

A lista também inclui o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), os embaixadores do Brasil nos Estados Unidos e junto à ONU, respectivamente Nestor Forster e Ronaldo Costa Filho, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do secretário de Assuntos Estratégicos Flávio, Rocha.
 

Também viajam a Nova York a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, três intérpretes e, na condição de convidado, o advogado Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch.
 

A primeira agenda do presidente brasileiro será justamente o encontro com Boris, que foi pedido pelo primeiro-ministro. Boris tem urgência em tratar de questões climáticas e de sustentabilidade e buscar estimular o Brasil a adotar uma "economia verde".
 

Além de ser um tema de grande importância para o Reino Unido, o país trabalha para evitar um fracasso da COP26, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que será realizada em Glasgow.
 

Um dos principais pontos de discussão da conferência será a rediscussão das metas para zerar as emissões de carbono. Por isso, o Reino Unido quer que o Brasil promova uma nova atualização da chamada NDC (da sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada). A última versão, apresentada no ano passado, foi considerada insuficiente, indicando que o Brasil poderia atingir a neutralidade climática apenas em 2060.
 

Na cúpula do clima de abril, Bolsonaro já prometeu antecipar essa meta para 2050 e, de acordo com negociadores, o governo brasileiro não pretende submeter uma nova NDC.
 

O foco do Brasil na COP-26 deve ser, disseram interlocutores, mostrar que o país tem condições de cumprir os compromissos assumidos tanto na sua NDC como no encontro de líderes de abril, como o fim do desmatamento ilegal até 2030.
 

Outro ponto de destaque na reunião global do clima de novembro serão as negociações sobre a regulamentação do mercado internacional de carbono.
 

Boris pretende se reunir com outros líderes e com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para tratar do tema. Do lado brasileiro, os interesses principais estão relacionados com comércio e com o apoio à entrada do Brasil na OCDE. O Reino Unido já é um dos países que mais se mostram favoráveis ao ingresso brasileiro na organização e inclusive financia muitos projetos para que o Brasil atenda às demandas exigidas dos candidatos a membros.
 

Bolsonaro e diplomatas brasileiros querem que os europeus agora atuem internamente para angariar mais apoio ao Brasil, principalmente diante da resistência de outros membros da organização em razão da política ambiental de Bolsonaro.
 

Também em outubro, haverá uma cúpula de ministros da OCDE, que terá a participação brasileira. No entanto, uma parte do evento será com reunião fechada dos membros, na qual será justamente discutido o ingresso de novos integrantes. O governo brasileiro espera que o Reino Unido atue internamente nesse evento em favor do Brasil. Galeria A trajetória de Boris Johnson Premiê britânico foi jornalista e prefeito de Londres O Brasil também pretende discutir questões comerciais, mais especificamente a abertura de oportunidades com o brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Os brasileiros pretendem aproveitar as dificuldades de negociação do Reino Unido com o bloco europeu para tentar aumentar a exportação de produtos agrícolas e industriais.
 

Segundo interlocutores, o presidente Jair Bolsonaro também pode pedir a Boris o levantamento das restrições de viagens para brasileiros entrarem no país europeu.
 

O Reino Unido anunciou na sexta-feira (17) uma simplificação das regras para a entrada de estrangeiros, com uma lista única dos países cujos viajantes são vetados. O Brasil permanece entre eles.
 

Também está na pauta a discussão de questões referentes à vacina AstraZeneca, produzida também no Brasil, em função de um acordo de transferência de tecnologia com a Fiocruz.
 

Ainda na segunda-feira (20), está prevista uma recepção para Jair Bolsonaro oferecida pelo embaixador da delegação brasileira junto à ONU, Ronaldo Costa Filho.
 

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores também indicou que Bolsonaro iria se reunir com Guterres, mas o encontro ainda não consta na agenda oficial do presidente.

Fonte: Folhapress

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, ainda aguarda o movimento do presidente Jair Bolsonaro para montar a estratégia eleitoral na disputa pelo governo do estado em 2022. A informação é da coluna Satélite, do Correio.

Segundo a publicação, Neto e seu grupo político aguardam a definição do presidente Bolsonaro sobre as eleições na Bahia, para saber se Palácio do Planalto manterá distância do processo eleitoral no estado ou lançará uma candidatura de algum aliado para concorrer com o democrata e com Jaques Wagner (PT). Só após a decisão de Bolsonaro, ACM Neto e seus aliados começarão a traçar o tabuleiro político para as eleições. Alguns fatores também serão levados em consideração, como a escolha do partido de Bolsonaro e o comportamento do eleitorado com relação ao presidente.

ACM Neto, até o momento, não tem seu nome vinculado para nenhuma ‘dobradinha’ com algum postulante à presidência da República. Já o presidente Jair Bolsonaro tem alguns nomes para lhe representar na eleição para decidir o sucessor de Rui Costa (PT). São eles o ministro João Roma, o vereador Alexandre Aleluia e a secretária de Saúde de Porto Seguro, Dra. Raissa Soares.

Fonte: Política Ao Vivo

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 293 casos de Covid-19, o que representa uma taxa de crescimento de 0,02%. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabilizou três mortes em decorrência das complicações causadas pelo vírus. Outras 219 pessoas conseguiram vencer a doença. 

Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a Sesab informa que a confirmação e registro foram realizados hoje. Neste sábado, foram 270 casos e 10 mortes.

Dos 1.229.070 casos confirmados desde o início da pandemia, em meados de março de 2020, 1.199.922 já são considerados recuperados, 2.393 encontram-se ativos e 26.755 tiveram óbito confirmado. 

Os dados referentes às últimas 24 horas ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. “A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas”, explica o órgão.

Fonte: BNEWS

Três policiais militares foram afastados das funções por suspeita de matar um jovem de 21 anos dentro de um bar, em Barreiras, oeste da Bahia. Identificada como Carlos Henrique, a vítima morreu no feriado de Independência do Brasil, 7 de setembro.

Segundo informações do G1, na última sexta-feira (17), os suspeitos prestaram depoimento na Corregedoria da Polícia Militar de Barreiras. Os PMs não foram identificados.

Ainda de acordo com a publicação, a família de Carlos Henrique fez um protesto na frente da corporação e cobrou justiça. Segundo o irmão da vítima, os três policiais estavam alterados. Um deles teria assediado a namorada de Carlos, que foi conversar com o policial.

“Um deles soltou uma piada para minha cunhada. Aí meu irmão tentou um diálogo com eles, e um deles estava alterado. Foi quando eu reclamei, que eu vi a situação, e vi que eles estavam armados. Então ali gerou um pânico, porque eles puxaram armas. Eu tentei conversar, mas eles não queriam diálogo”, disse.

O tenente-coronel da Polícia Militar de Barreiras, Soares, disse que o caso está sendo apurado e que os envolvidos estão alojados em um quartel da Corregedoria.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |