Blog Santo Antônio
Notícias

Com as fortes temperaturas do final de semana, bombeiros militares de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e apoio de cinco caminhões-pipa e reforços de Barreiras, enfrentaram um incêndio de grandes proporções, que iniciou no fundo da Galvani, passou pelo Jardim Paraíso e avançou para o bairro Santa Cruz.

Em função do período de seca, e altas temperaturas que acontecem anualmente aqui no oeste, estes incêndios tornaram-se recorrentes e hoje causam grandes prejuízos na prestação de serviços como da internet e telecomunicação, por exemplo.

Ontem, segunda-feira (13), o município recebeu um reforço com a chegada de alguns brigadistas do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado, para dar continuidade ao combate às chamas no município.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O segundo maior bioma do Brasil, teve uma semana especial em Barreiras, atividades de cunho ambiental e sustentáveis foram realizadas no Rio Grande em comemoração a Semana do Cerrado, bem como a recuperação ambiental de uma nascente no Povoado Água Branca, na comunidade de Barrocão de Cima. Integrando essas ações, de homenagem ao Cerrado, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, caracterizou dois veículos que executam atividades de fiscalização ambiental com espécies da fauna e flora do bioma, que encanta pela sua beleza única.

A biodiversidade do Cerrado é sua principal marca, em Barreiras a flora e a fauna foram representadas na identificação dos veículos através das Cachoeiras do Acaba Vida, Cachoeira do Redondo, Rio Grande, e ainda animais como lobo-guará, arara azul e a vegetação do Cerrado. Conforme o secretário de meio ambiente e sustentabilidade, esse conjunto de medidas facilita a identificação da frota quando estiver em serviço, principalmente nas atividades de fiscalização.

“Temos a felicidade e gratidão de ter nosso município pertencendo ao Cerrado brasileiro, esse bioma rico é também encantador, dessa maneira, caracterizamos nossa frota de modo especial os veículos que participam das atividades de fiscalização com essa temática representativa. A ideia é além de homenagear nosso Cerrado, também é para identificar o uso destes veículos em serviços voltados para a fiscalização, principalmente em atos de preservação e cuidado com o bioma”, pontuou Demósthenes Júnior. 

Fonte: DIRCOM/PMB

Na noite de ontem, domingo, 12, a doméstica de iniciais D.S.B, 35 anos, moradora do bairro Santa Cruz, acionou a Polícia Militar dizendo que um homem identificado com as iniciais G.F.L, 41 anos, havia tirado fotos íntimas sua e de sua filha de 12 anos, sem o consentimento das vítimas. O homem através do aplicativo de mensagem (WhatsApp), encaminhou algumas imagens para a vítima, ameaçando a mesma de publicar em redes sociais, caso ela não o procurasse.

As vítimas não souberam dar detalhes de quais os meios ilícitos utilizados pelo autor para tirar as fotos, mas pelas posições das imagens possivelmente ele destelhou a casa na altura do banheiro.

Uma guarnição se deslocou até o local e os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Policia, juntamente com o aparelho celular contendo imagens e áudios que comprava a autoria das denúncias.

Fonte: JB NOTÍCIAS

Fonte: Grupo Santo Antonio
Unidade vai agilizar os processos judiciais de baixa complexidade e desafogar o judiciário formosense

A população formosense passa a contar com um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), unidade que dará celeridade aos processos judiciais, por meio da mediação e conciliação. O posto é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e vai funcionar no Fórum Desembargador Gérson Pereira dos Santos.

O prefeito Manoel Afonso de Araújo comemorou a implantação do instrumento, cujo objetivo, segundo ele, é oferecer à população de baixa renda amplo acesso à justiça. “Os serviços ofertados são todos gratuitos e sem burocracia, além de serem ágeis porque o que se busca ali é a solução do conflito, por meio da mediação e conciliação, ou seja, busca-se pôr fim ao processo e não mais arrastá-lo”.



A estrutura atende demandas das áreas Cível e de Família, Direito do Consumidor, cobranças, negociação de dívidas, dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Para tanto, dispõe de equipe com preparo especializado para promover o entendimento entre as partes do litígio, de forma amigável. O corpo técnico é formado por servidores cedidos pelo município para atuar nas funções de mediador, atendente, coordenador, assistente social, psicólogo e advogado.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Lourival Almeida Trindade, participou da entrega do instrumento. “Eu defendo a conciliação para que todas as partes envolvidas em um litígio saiam satisfeitas. Afinal, quando se é firmado um acordo diante de um juiz há ali a solução do conflito”, ressalta.



O titular da Comarca, o juiz Joel Firmino, ressaltou a relevância da unidade para a Comarca. De acordo com ele, os acordos firmados no Cejusc são homologados pelo magistrado e têm validade de uma decisão judicial. Ainda conforme informação, não há limite de valor da causa para que se tenha uma solução rápida e efetiva.

Durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o prefeito Manoel Afonso Araújo pleiteou a elevação da Comarca de Formosa do Rio Preto de entrância inicial para entrância intermediária. “Esta situação, se concretizada, garantirá um juiz titular de forma perene na comarca, evitando o que vem acontecendo desde 2011, com a Comarca sofrendo pela ausência de juiz”, defende.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Fonte: JOVEM PAN

A Pfizer entrega neste domingo (12) a maior remessa de vacinas ao Brasil desde o início do acordo feito pelo Governo Federal. 

Ao todo, serão enviadas em quatro voos diferentes 5,1 milhões de doses do imunizante, que desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro lote, numerado como 69º com 1.392.300 vacinas chegou às 3h02 em Campinas. O segundo, 70º com 1.134.900 doses, pousou às 8h05.

Os lotes seguintes, 71, com 1.521.000 doses tem previsão de chegar às 14h55, enquanto o 72º com 1.133.730 doses.  Desde o início do acordo, a farmacêutica americana já entregou ao Ministério da Saúde em 68 lotes, 67,3 milhões das 100 milhões de doses do primeiro contrato com a Pfizer. As entregas devem ser finalizadas no até o último dia de setembro.

Fonte: Bahia Noticias.

Nas últimas 48h, a Bahia registrou 640 novos casos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), neste domingo (12). Segundo o órgão estadual, o estado contabilizou mais quatro mortes pela doença.

O boletim deste domingo contabilizou dados das últimas 48h porque, no sábado (11), segundo a Sesab, um problema na base de dados do Ministério da Saúde impossibilitou a divulgação das informações daquele dia. A Sesab ainda destacou que os dados divulgados neste domingo podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde e que "a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas".

De acordo com o órgão, apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados neste domingo. Com os novos dados, o estado tem 26.637 mortes pela doença, desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia, a Bahia registrou 1.226.337 casos confirmados, com, 1.197.391 considerados recuperados, enquanto 2.309 encontram-se ativos.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

Fonte: G1 Bahia

Continua nesta segunda-feira (13), das 8h às 14h, no sistema Drive-Thru,  em Luís Eduardo Magalhães,  a vacinação para segunda dose contra o Covid-19.

Estão disponíveis no município, as seguintes vacinas: Oxford/AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. 

Confira a data no seu cartão de vacina e complete o esquema vacinal.

Primeira dose
O município aguarda a chegada de nova remessa, ainda sem previsão de chegada, para dar continuidade à vacinação para primeira dose.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Florestais 61 e 62, o cabo BM Marçal e o sargento BM Queirós, do 17º Grupamento (17º GBM), participam de uma instrução de nivelamento de conhecimento com a Força Nacional, no Acre.

O objetivo é capacitar equipes para o enfrentamento a incêndios florestais pelo Brasil.

Ao todo, 20 bombeiros da Bahia, além de militares de outros estados, participam da instrução. O treinamento seguirá ao longo do mês.

Fonte: 17º GBM



Foi dado como extinto um incêndio florestal que atingia comunidades de Formosa do Rio Preto, há quase uma semana.

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) atuavam no local com apoio da prefeitura e de outras forças do município.

Conforme monitoramento, nenhuma área quente foi encontrada pelas equipes de ontem (11) para hoje (12). A operação foi encerrada com uma reunião de avaliação e planejamento entre o poder público e as equipes que tiveram à frente do combate.

Fonte: 17º GBM







Na manhã deste domingo, 12, por volta das 8h, um homem foi esfaqueado as margens do Rio Grande, no cais em Barreiras.

Segundo informações, o rapaz estava bebendo com outros três "amigos" na beira do rio quando em determinado momento um deles acabou lhe esfaqueando.

Uma equipe do SAMU socorreu a vítima que estava em estado grave para o Hospital do Oeste.

Policiais Militares da 83ª CIPM registraram o caso. Os "amigos" do esfaqueado não foram encontrado.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Seguindo com as ações em homenagem à Semana do Cerrado, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou neste sábado (11), mais um mutirão de limpeza do Rio Grande. Com o tema “Rio Grande, eu amo, eu cuido”, a ação contou com a mobilização de diversos segmentos como o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), Associação de Pescadores, Club Náutico, Grupo de Mergulho Amigos da Pesca e da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras que retiraram de dentro do Rio uma média de seis toneladas de lixo.

Pneus, garrafas descartáveis, cadeiras de plástico, lonas, ferros, isopor, sucatas de bicicleta, televisão, cadeiras de rodas e outros lixos, foram retirados do Rio Grande e ficarão expostos na Praça Landulfo Alves como forma de impactar a sociedade e chamar a atenção para o zelo e preservação ambiental. Conforme o secretário Demosthenes Júnior, no primeiro mutirão realizado em 2017 foi retirado aproximadamente 48 toneladas de lixo, nesses últimos anos a quantidade de lixo dentro do Rio Grande tem diminuído, mas a proposta é fazer com que  a sociedade compreenda da importância desse Rio para a Bacia Hídrica regional e para o Rio São Francisco, evitando assim a poluição.

“Hoje comemoramos o Dia do Cerrado, esse bioma brasileiro tão importante para todos nós oferece uma biodiversidade rica e temos que preservar. Ao longo de toda semana trabalhamos no município essa temática do Rio Grande alertando principalmente para as ações de cuidado e preservação, por isso, agradecemos a colaboração de todos nesse mutirão e no fortalecimento de práticas sustentáveis e preventivas. Ainda nesta próxima semana iremos realizar a recuperação ambiental de uma nascente no Povoado Água Branca, no Barrocão de Cima”, destacou o secretário.

Presente no evento, o prefeito Zito Barbosa pontuou a relevância do Cerrado, principalmente para a Capital do Oeste. “O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, sua vegetação é rica em biodiversidade e trabalhar essa temática é fundamental para que todos possam compreender a necessidade e importância de cuidar e preservar. Mais uma vez estamos mobilizados nesse mutirão de limpeza de um dos mais belos cartões postais de Barreiras, que é o Rio Grande, essa beleza natural que enfeita a nossa cidade tem recebido toda nossa atenção e de maneira especial nessa semana, o cuidado e a atenção que todos também devem ter”, pontuou.

O dia de mobilização voluntária também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; do secretário de Infraestrutura, João Sá Teles e subsecretária Luzeni Santos; secretário de Indústria, Roberto de Carvalho; secretário de Segurança Cidadã, Júnior Sampaio; secretário de Saúde, Melchisedec Neves; secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo, subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa e ainda os vereadores Rider Castro, Alcione Rodrigues, Tetéia Chaves, Valdimiro José e Silma Alves.

Fonte: Dicom Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município.  Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 39 (trinta e nove) resultados, sendo que 34 (trinta e quatro) testaram negativos e 05 (cinco) testaram positivos. Os 34 (trinta e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino com idade entre 15 e 63 anos. E 14 (quatorze) pessoas do sexo masculino com idade entre 16 e 43 anos.

Já os 05 (cinco) casos que testaram positivos, trata-se de 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 32 e 45 anos. Todas sintomáticas. E 01 (uma) pessoa do sexo masculino, com idade de 60 anos, sintomático.

Todos os 05 (cinco) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 15 (quinze) dos 34 (trinta e quatro) que testaram negativos, totalizando 20 (vinte) que não foram diminuídos dos 30 (trinta) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.767 (dezenove mil setecentos e sessenta e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 19.430 (dezenove mil e quatrocentos e trinta) estão recuperados, 13 (treze) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 11 (onze).

Barreiras contabiliza 50.430 (cinquenta mil quatrocentos e trinta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.535 (vinte e nove mil quinhentos e trinta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 11 de setembro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Dicom Barreiras



O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou neste sábado (11), em Feira de Santana, que pretende ter palanque em todas as cidades da Bahia na disputa pelo governo do estado nas eleições do próximo ano. Ao palestrar em um curso de formação política, o ex-prefeito de Salvador ressaltou que tem caminhado pelo estado e conversado com pessoas e voltou a pontuar que deve oficializar sua pré-candidatura ao Palácio de Ondina ainda em 2021. 

Em entrevista à imprensa, ACM Neto destacou também que sua prioridade, na construção do projeto para o próximo ano, é preservar e fortalecer o seu atual arco de alianças e disse que não há, hoje, no governo do PT, um plano estratégico para impulsionar a economia da Bahia, salientando ainda impulsionar as potencialidades de cada região do estado. 

Ao falar sobre a construção dos palanques em todos os municípios do estado, Neto destacou o papel do ex-prefeito de Feira Zé Ronaldo. “O meu objetivo no próximo ano é ter apoio em cada uma das 417 cidades. Então nós vamos ter palanque em cada uma das 417 cidades da Bahia, tem sido um dos grandes objetivos nossos. Zé Ronaldo está me ajudando muito nessa tarefa. Zé Ronaldo é uma pessoa que vai ter um peso muito importante no processo eleitoral do ano que vem”, disse. 

Após a oficialização da pré-candidatura, ele afirmou que vai abrir diálogo com os “partidos políticos que desejem construir conosco um projeto comum no ano que vem. A montagem da chapa a decisão da chapa só ocorrerá depois que esse diálogo com os partidos avance, porque a minha candidatura se confirmando não pode ser uma coisa minha, apenas do Democratas, tem que ser uma coisa mais ampla”. 

Reforçou que pode até conversar com todo mundo, mas a prioridade é de promover um entendimento político com os partidos que já estão com ele. “Nós temos um time que já é muito forte, nós temos um um arco de alianças político partidárias que já é muito forte, e a minha prioridade fundamental é preservar, cultivar e fortalecer este arco de aliança”. 

Fonte: Bahia Notícias
Novos modelos são para venda de gasolina A e óleo diesel

A Petrobras aprovou novos modelos contratuais para venda de gasolina A (sem adição de etanol) e de óleo diesel (rodoviário e marítimo) para as distribuidoras de combustíveis. A Petrobras não deu detalhes sobre os novos modelos, mas informou que não haverá mudanças em sua política de preços desses produtos.

De acordo com a empresa, suas práticas de precificação continuarão sendo alinhadas aos mercados internacionais.

A decisão de fazer novos modelos contratuais com as distribuidoras visa a aumentar a competitividade e trazer flexibilidade para a empresa na adoção de novas estratégias comerciais.

“No cenário atual do mercado, caracterizado pela entrada de produto importado por terceiros e pelo processo de desinvestimento de ativos de refino, torna-se necessário promover aperfeiçoamentos em algumas cláusulas comerciais e operacionais. Esses ajustes, definidos com base na experiência obtida ao longo do período de vigência dos atuais contratos e em decorrência de feedback dos clientes, buscam fortalecer a relação comercial com nossos clientes e a competitividade da companhia”, diz a Petrobras, em nota divulgada hoje (10).

Fonte: Agência Brasil

Fonte: JOVEM PAN

A Prefeitura Municipal de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), está realizando nos dias 08, 09 e 10 de setembro uma formação pedagógica, para gestores escolares, professores e equipe pedagógica, de forma remota, via yotube. Com a temática: “Espaço Formativo, Práticas e Vivências no fazer pedagógico no Atual Contexto da Educação”. O objetivo é debater e planejar o retorno às aulas presencias da rede.

Durante os debates estão sendo exploradas pautas como: Saúde Mental na Profissão Docente, Trabalho Pedagógico na Pandemia e Educação Inclusiva. “Este é um momento importante para a educação que é também cheio de desafios, estamos planejando, organizando para esta nova realidade, por isso é fundamental montar estratégias que assegurem o direito à educação, seguindo as orientações de segurança”, explica a Secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Fonte: JOVEM PAN
13
Set / 2021

Bahia Noticias

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, nesta quinta-feira (9), a progressão da pena do ex-ministro dos governos Lula e Temer, Geddel Vieira Lima (MDB-BA), para o regime semiaberto.

Inicialmente, o emedebista foi preso preventivamente em 8 de setembro de 2017, após a Polícia Federal encontrar R$ 51 milhões em um apartamento utilizado por ele no bairro da Graça, em Salvador. Depois, Geddel foi condenado, em 22 de outubro de 2019, a 14 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa (leia mais aqui).

Em julho de 2020, o STF converteu a execução da pena em prisão domiciliar humanitária com monitoramento eletrônico, devido a um agravamento geral no quadro de saúde de Geddel, por ter testado positivo para o novo coronavírus, além de ser portador de comorbidades que aumentam o risco de casos graves da Covid-19 (reveja aqui).

Em 23 de agosto de 2021, a Segunda Turma do STF derrubou as condenações de Geddel e de seu irmão, Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), por associação criminosa, mantendo apenas a por lavagem de dinheiro. Na época, a pena foi reduzida para 13 anos e quatro meses, ainda em regime fechado (relembre aqui).

O Ministério Público Federal (MPF) ainda chegou a pedir, no início deste mês de setembro, a revogação da prisão domiciliar do ex-ministro, solicitando que ele retornasse a cumprir pena em regime fechado (veja aqui), mas não obteve sucesso. Nesta quinta, para progredir ao semiaberto, Geddel Vieira Lima teve que pagar uma multa.

Fonte: Bahia Noticias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |