Blog Santo Antônio
Notícias

A Bahia tem, nesta sexta-feira (16), 10.054 casos ativos da Covid-19, patamar semelhante ao observado em janeiro deste ano. A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O mesmo boletim confirma 2.555 novos casos e 65 óbitos registrados nas últimas 24h. 

Dos 1.168.377 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.133.215 já são considerados recuperados. O total de óbitos vai a 25.108, representando uma letalidade de 2,15%. 

De acordo com a pasta, às 12h desta sexta-feira, 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 4 pedidos para internação em leitos clínicos adultos

Fonte: BH Noticias

Subtitulo: Animais serão encaminhados para recinto de reabilitação, onde devem permanecer por, no mínimo, dez meses, antes de serem reintroduzidos ao habitat. Este é o segundo experimento desta natureza no País; o primeiro realizado em área rural


 
O Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental – realiza neste mês de julho, na próxima semana, a transferência dos primeiros lobos-guarás que integram o projeto inédito de reintrodução e soltura em vida livre no Cerrado do Oeste baiano. Os animais serão transferidos para um recinto de reabilitação, construído em área de propriedade rural parceira do projeto, dando início à fase de pré-soltura.

A propriedade agrícola escolhida para abrigar o recinto é referência na adoção de diversas práticas sustentáveis, como preservação de reservas legais e APPs, formação de palhada, plantio direto, participação ativa em projetos de sequestro de carbono, utilização de energia renovável e crescente utilização de bioinsumos. O resultado desse cuidado de longos anos permitiu construir um ambiente saudável para a fauna e um bom relacionamento entre lavoura e áreas nativas, credenciando a propriedade a integrar o projeto inédito de reintrodução e soltura de lobos-guarás em vida livre na região.

A área na qual o recinto foi construído possui um total de 2.875 m² e dispõe de árvores e arbustos com frutas da região que estão entre as preferidas dos lobos-guarás, bem como paisagem característica com a presença de presas naturais, como pequenos mamíferos, aves, lagartos e anfíbios. Os animais serão mantidos neste recinto de reabilitação por, no mínimo, dez meses e, durante este período, receberão alimentação artificial diária e oferta de água. Neste espaço, espera-se observar a evolução comportamental, com o aprendizado e aprimoramento das técnicas de captura. A soltura ocorrerá gradativamente, com o recinto de adaptação servindo de referência para alimentação e abrigo, até que os pesquisadores percebam a total independência e sucesso adaptativo da soltura, através de monitoramento com colares de GPS e transmissores de satélites.

Expectativa

A transferência é esperada com grande expectativa pelo produtor rural, Celito Missio, porta-voz das empresas Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem - patrocinadoras oficiais do projeto, que abrigam a área do recinto de reabilitação. “Temos como missão buscar sempre parcerias sustentáveis e manter o respeito ao meio ambiente, por isso estamos honrados pela oportunidade de apoiar a iniciativa. O trabalho desenvolvido pelo Parque Vida Cerrado é de suma importância e todos os nossos esforços serão empreendidos para que a sua equipe possa desempenhar o trabalho, para que os filhotes tenham a melhor adaptação e a reintrodução à vida livre seja um sucesso marcante para a espécie. Não se trata de apoiar um projeto, mas um ecossistema”, destaca.

Desafio

Conforme explica a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa, a reintrodução e soltura de filhotes órfãos de lobo-guará é uma realidade no Brasil e, também, um desafio, gerando grande expectativa. “Sem o desenvolvimento de protocolos desde o recebimento até o estabelecimento das plenas capacidades de caça e sobrevivência, a única destinação segura para os animais são instituições mantenedoras de fauna sob cuidados humanos (criadouros ou zoológicos), em caráter permanente. Nosso desafio é reabilitar, ensinar aquilo que aprenderiam com os pais, para serem reinseridos ao habitat. A reabilitação e a falta de informação disponível são grandes desafios. Pouco se sabe sobre projetos nacionais de reintrodução bem-sucedidos envolvendo estes carnívoros, devido à demanda de tempo de pesquisa e alto custo envolvido”, evidencia.

Evento marcante

A experiência realizada no Oeste baiano, que se apresenta como um desafio, também se configura como um evento marcante e sem precedentes na história da conservação da espécie do lobo-guará no Brasil. Isso porque os resultados gerados poderão ser aplicados futuramente em todas as regiões de ocorrência da espécie. “A elaboração desses protocolos é urgente porque faz parte de uma linha de ação que não beneficiará um único animal e, sim, uma espécie inteira símbolo do Cerrado e maior canídeo das américas que, inclusive, está ameaçada de extinção em nossa região. A ação é de extrema importância para o manejo e conservação da espécie”, completa Rosa.

Entenda

O projeto teve início ainda no segundo semestre do ano passado. Na oportunidade, o Parque Vida Cerrado foi escolhido, após tratativas entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), para receber três filhotes órfãos de lobos-guarás (Caliandra, Seriguela e Baru) e conduzir o desenvolvimento de um protocolo para reabilitação e posterior soltura, evitando-se a manutenção desses em instituições de fauna sob cuidados humanos (criadouros ou zoológicos), em caráter permanente. Por isso, desde o recebimento dos filhotes, o Parque vem adotando uma série de protocolos, que envolveram ações para remanejamento de espaço e preparação de recinto temporário em suas instalações, aquisição de equipamentos de monitoramento, fornecimento de alimentação e manutenção em ambiente adequado e com total isolamento, evitando-se a resposta positiva dos animais à presença humana. Esta será a segunda experiência desta natureza realizada no País e a primeira em área agrícola. O projeto conta com o apoio da Galvani Fertilizantes, Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem e parceria do Instituto Pró-Carnívoros com transferência em expertise, ICMBio/CENAP, UNB e Inema.

Fonte: Assessoria de imprensa Parque Vida Cerrado


Na Região Oeste da Bahia, PRF e PCBA executam mandado de prisão e prendem motorista bêbado por desacato e uso documento falso

Entre às 18h30 e às 22h00 desta sexta-feira (16), equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil da Bahia (PCBA), registraram 2 ocorrências criminais, de natureza distinta. As ações aconteceram em trechos dos municípios de Cristópolis e Barreiras, na BR-242, no oeste baiano.

A primeira ocorrência foi registrada às 18h30 no Km 750 da rodovia, em Barreiras, quando os policiais avistaram um pedestre em atitude suspeita que estava em uma borracharia às margens da pista.

Os policiais solicitaram então a documentação do pedestre, quando foi constatado que o homem de 34 anos era procurado pela justiça pelo crime de lesão corporal com agravante.

O mandado de prisão definitivo foi expedido pela Vara Judicial de Alvorada do Norte (GO). Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária, para que se tenha a continuidade da pena.

Já por volta das 22h00, na altura do quilômetro 712, em Cristópolis as equipes resolveram abordar um Ford/Fiesta, com 03 ocupantes.

Na abordagem, os agentes solicitaram os documentos de porte obrigatório e após uma pesquisa realizada na CNH apresentada pelo motorista, constataram que a carteira continha indícios de ser um documento falsificado, pois, os dados eram divergentes daqueles registrados no sistema de trânsito.

Os policiais perceberam também que o homem aparentava estar alcoolizado. Ele confessou ter bebido e que fez uso de cocaína.

Ao saber que seria levado para a Delegacia de Polícia, o condutor apresentou descontentamento com a ação policial e de forma agressiva resistiu a prisão e mesmo após ter sido dada voz de prisão em flagrante delito, o homem fugiu a pé e tentou escapar da prisão, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo.

Diante do cenário, o homem foi apresentado a autoridade policial da Delegacia de Polícia pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção de veículo automotor, previsto no art. 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB e mais os arts. 304 (uso documento falso), 329 (resistência) e 331 (desacato), todos do Código Penal.

O veículo foi recolhido ao pátio contratado da PRF em razão das diversas infrações de trânsito notificadas.

Fonte: PRF BA
Mulher é sequestrada 'por engano' na porta de casa em Salvador
Foto: Reprodução/ TV Bahia

Uma mulher foi sequestrada na porta da própria casa, no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador. O crime, registrado na manhã desta sexta-feira (16), foi cometido por pelo menos quatro homens e a vítima foi liberada cerca de duas horas depois, sem ferimentos. Segundo o G1, investigações apontam que ela teria sido levada por engano.

 

 

A captura da mulher foi registrada por uma câmera de segurança. A publicação indica que as imagens mostram quando os sequestradores chegam ao local e rendem a vítima. Ela se recusa a entrar no veículo, mas é empurrada para dentro pelos suspeitos, que deixam o local.

 

Após ser libertada pelos sequestradores, a mulher abriu um boletim de ocorrência no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Lá, ela relatou que ficou encapuzada e teve o celular vasculhado pelos criminosos.

 

De acordo com o delegado Adailton de Souza Adan, responsável pela divisão antissequestros do Draco, os suspeitos chegaram até a vítima por conta de uma foto encontrada na galeria do celular de um jovem morto em confronto. No entanto, eles perceberam que capturaram a pessoa errada, então solicitaram dinheiro para a família da vítima.

 

"Na verdade, eles começaram a tratativa com a família, só que a família disse que não tinha dinheiro. Acredito que eles verificaram se tratar de um engano, que essa refém foi 'tomada' de forma errada, e resolveram libertá-la. Mas as investigações continuam”, informou o delegado ao portal.

 

Como estava encapuzada, a mulher não soube dizer onde foi libertada. Para o delegado, os sequestradores tentaram se passar por policiais, usando roupas escuras, assim como tem acontecido em outros casos na mesma região.

Fonte: Bahia Notícias
Esportes ao ar livre têm sido opção dos baianos na pandemia; cuidados são necessários
Fotos: Divulgação

Caso você já tenha saído de casa durante a pandemia, para fazer qualquer coisa, necessária ou não, deve ter visto, em algum momento, pessoas andando de bicicleta em conjunto. Grupos de 10, 20, 30 ciclistas pedalando no asfalto, em geral no acostamento, nos horários e dias mais variados possíveis. Se você deu um pulo na praia, por qualquer motivo que seja - caminhar, ver o mar, sentir o cheiro de sal ou a brisa batendo no corpo -, também pode ter observado outra prática muito comum: o futevôlei. Diante da necessidade de manter o corpo em movimento, o risco maior de contaminação pela Covid-19 em locais fechados tem gerado uma procura cada vez maior dos baianos por esportes ao ar livre.

 

"É impressionante a quantidade de pessoas que eu não via fazendo atividade e em menos de um ano praticamente quadruplicou. Principalmente na bicicleta. Nunca vi tanta gente pedalando em todos os lugares que eu vou. É um ponto positivo", afirma o professor de educação física, especialista em movimento, Felipe Macena, que tem no esporte uma inspiração de vida. "Atividade física é a única droga, o único remédio que nenhum laboratório vai conseguir colocar em cápsula. Isso nunca vai acontecer com a atividade física. É uma forma não só de inserção de pessoas na sociedade, não só na parte estética, mas um hábito saudável e necessário. Transforma vidas. Você sai de um estado letárgico e pode ter uma profundidade de sensações e movimentos que só a atividade lhe dá", destaca.

 

Professor Felipe Macena tem pedalado sozinho durante a pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

O estudo Year in Sport, divulgado anualmente pelo Strava, plataforma online de registro de atividades físicas, apontou um aumento considerável da prática de atividades físicas em 2020. No Brasil, pessoas correndo percorreram 133,1 milhões de quilômetros, contra 98,4 milhões em 2019, com média de 5,9 km para homens e 5,3 km para mulheres. Já na bicicleta, o número foi de 1,2 bilhão de quilômetros percorridos. Os homens tiveram distância média de 29,3 km, e as mulheres de 22,9 km, segundo reportagem do portal Viva Bem, do Uol.

 

O médico infectologista Igor Brandão afirma que fazer atividades físicas durante a pandemia é necessário. De preferência, elas devem ser realizadas em locais que tenham o menor risco de contaminação possível. Para isso acontecer, os praticantes e instrutores devem seguir os protocolos de prevenção da Covid-19. "[Com as orientações de distanciamento social] Não é para as pessoas entenderem que não têm que fazer nada. É que tem que fazer consciente dos riscos. Dentro de uma balança risco-benefício, a pessoa que pratica exercício físico de forma segura vai ter uma vida mais saudável. Obesidade e sedentarismo são fatores de risco para ter uma Covid grave. O segredo é o equilíbrio. Dar preferência a ambiente aberto, manter a distância, usar máscara, álcool gel. É essencial o exercício físico, uma boa alimentação e um bom sono. Isso aumenta a imunidade", pontua. 

 

O professor Dalton Vinhaes Dantas, especialista em bike indoor, jump, local e circuitos, já participou de diversos grupos de bicicleta e garante que a maioria deles cumpre os protocolos, mas estão mais flexíveis diante do avanço da vacinação. "São organizados e rígidos. Quando vão para a pista, andam em fila dupla por local. São duas filas indianas. Se mantêm distantes uma da outra. E usam, sim, máscara, quando em grupo. De um mês para cá, tenho observado algumas pessoas em grupos que não estão usando máscara. Sem vacinação, eles são muito exigentes. Os que conheço. E ninguém faz bobagem, porque, se fizer, é afastado", revelou ao Bahia Notícias.

 

Professor Dalton Vinhaes não costuma fazer trilhas urbanas (Foto: Arquivo pessoal)

 

Igor Brandão lembra que, a depender da atividade, os protocolos são diferentes. "O distanciamento ao ar livre é diferente de acordo com a movimentação da pessoa. Um Yoga, por exemplo, eu estou parado. Mas se estou andando rápido, é diferente. Se eu estiver andando de bicicleta, eu posso deixar um rastro maior. Tem que manter o uso da máscara, e manter o distanciamento social", lembra.

 

O artigo "Towards aerodynamically equivalent Covid-19 1,5 m social distancing for walking in running", indicado por Igor e elaborado por cientistas da Universidade da Pensilvânia, traz justamente essas referências. Quando parado, o indivíduo deve manter o distanciamento de um metro e meio. Caminhando, o número sobe para de quatro a cinco metros. Correndo ou pedalando em ritmo moderado, 10 metros, e correndo ou pedalando em ritmo intenso, 20 metros.

 

A maior procura pela bicicleta, por exemplo, tem gerado até um problema, segundo Vinhaes. "Chegou ao ponto de hipervalorização da bike. Faltam peças no mercado. Fora as vendas de site, imagine como está o mercado. Além do ciclismo em grupo para lazer, muita gente com medo de tomar ônibus comprou a bicicleta. Com as ciclovias instaladas em Salvador, as pessoas estão indo para o trabalho de bicicleta. É um mercado que abriu para todos os lados", destacou.

 

Apesar de os grupos serem, teoricamente, "seguros" em termo de chances de contaminação, o professor Felipe Macena tem preferido andar sozinho durante a pandemia. "A bicicleta se torna um reencontro com o deslocamento fácil e a possibilidade de você interagir com a natureza ao mesmo", diz, o que, para Vinhaes, se torna algo muito importante para a saúde mental. "Posso dizer que a bicicleta, de todos os esportes, é o mais familiar. Eu já pedalei com famílias, que tinha o filho de 11 anos e a vó de 62. Há um fortalecimento das emoções pela alegria de estar com a sua família. É um negócio que mexe muito com o emocional também", revela.

 

Felipe conta que os lugares mais frequentes pelos quais costuma pedalar são as trilhas que ficam atrás do Alphaville Litoral Norte, em Camaçari. Aos domingos, ele tem o hábito de fazer um percurso urbano, por ter menos carros na rua. "É mais seguro. Gosto de ir no Pelourinho, Bonfim, Ribeira. Sempre faço circuitos longos, porque eu gosto de pedalar e você acaba conhecendo a cidade de outro ângulo. Você aprende caminhos novos", relata.

 

ALTINHA OU SALÃOZINHO? 

Dá pra chamar de qualquer coisa, mas fato é que a altinha e o salãozinho, que são a mesma atividade, têm origem em um esporte que está cada vez sendo mais praticado aqui em Salvador: o futevôlei. Ian Santana, professor da modalidade há um ano e três meses, na região de Vilas do Atlântico, revela que, durante a pandemia, a visibilidade do esporte aumentou.

 

"Houve uma busca maior porque os campeonatos têm sido transmitidos pelo YouTube. O pessoal em casa tem acompanhado também no Instagram, e acaba querendo praticar. (...) Grande parte dos alunos vai em busca do futevôlei como uma forma de praticar a atividade física fora de uma sala de musculação, por exemplo. É uma forma mais dinâmica, que traz mais movimentos. Outros também buscam aprender o básico para aprender, jogar na praia, se divertir", afirmou, em entrevista ao BN.

 

Uma dessas pessoas que começou a praticar recentemente, há dois anos, foi a influenciadora Tainá Moreira. Ao Bahia Notícias, ela conta que conheceu o esporte por meio do marido. "Na época ele saía todo dia para jogar e eu fiquei curiosa, apesar de eu nunca ter tido um contato com outro esporte. [Comecei] pelo treino e pela prática do jogo em si, para fortalecer a parte respiratória. Eu sinto mais disposição, além de que, como é um esporte praticado em areia, fortalece a musculatura", conta. A prática parou durante o período de restrições mais rígidas, mas voltou recentemente. 

 

Influenciadora Tainá Oliveira começou a jogar há dois anos (Foto: Reprodução | Instagram)

 

De qualquer forma, o doutor Igor Brandão alerta para os cuidados que devem ser tomados durante essa prática específica. "Na hora que tiver um sol alto vai transpirar. A pessoa pode transmitir a doença de uma pessoa para outra", afirma. Por isso, o contato deve ser evitado, e, segundo Tainá, isso tem sido feito. "Uma quadra tem mais ou menos 9 metros de largura. Então é praticamente impossível [ter contato], até porque, para marcar o adversário, tem que manter distância", pontua.

 

Outros protocolos de prevenção têm sido seguidos, como utilização de álcool gel e de máscara, mesmo durante as partidas. Apesar disso, diversos vídeos publicados no Instagram com a prática da modalidade mostram que essa segunda orientação não tem sido cumprida com tanto rigor. Mesmo com o aumento da imunização contra a Covid-19 e com a diminuição de ocupação nos leitos de UTI nas últimas semanas, a prática esportiva, como destacou Igor Brandão, mesmo ao ar livre, ainda tem a necessidade de "usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel e distanciamento social". Neste contexto, ela será benéfica.

Fonte: Bahia Notícias/ Nuno Krause

Fonte: Grupo Santo Antonio

No final da tarde desta sexta-feira, 16, por volta das 17h25, uma guarnição do PETO, em patrulhamento pelo bairro Santa Cruz, em LEM, avistou um carro de modelo Cobalt em que o condutor, ao ver a viatura, parou o veículo demostrando nervosismo. Em virtude disso, foi realizada a abordagem e, após verificação, constou-se que o carro pertencia a locadora LOCALIZA. Ao ser indagado sobre a origem do veículo, o condutor informou que seria da empresa que ele trabalha. Diante disso, foi mantido contato com a central da LOCALIZA e constou-se que o carro estava no sistema deles como roubado. O carro e o condutor foram conduzidos ao DISEP de LEM para adoção das medidas legais.

Materiais apresentados:

1 CARRO CHEVROLET COBALT 18ª LTZ
1 CELULAR IPHONE X, DOC VEICULO/RG/CPF
1 CARTÃO CAIXA / 1 CARTÃO VISA

Fonte: 85ª CIPM/ASCOM

Fonte: Redação Sigi Vilares com informações da Policia Militar

A Bahia tem, nesta sexta-feira (16), 10.054 casos ativos da Covid-19, patamar semelhante ao observado em janeiro deste ano. A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O mesmo boletim confirma 2.555 novos casos e 65 óbitos registrados nas últimas 24h. 

Dos 1.168.377 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.133.215 já são considerados recuperados. O total de óbitos vai a 25.108, representando uma letalidade de 2,15%. 

De acordo com a pasta, às 12h desta sexta-feira, 7 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 4 pedidos para internação em leitos clínicos adultos

Fonte: Bahia Notícias

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (15), com veto, a Lei nº 14.187, de 15 de julho de 2021, que autoriza estabelecimentos fabricantes de vacinas veterinárias a produzir imunizantes contra a Covid-19 e o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), no Brasil, desde que cumpram as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas para uso humano, segundo a Agência Brasil.

A lei publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) prevê também que todas as fases relacionadas à produção, ao envasamento, à etiquetagem, à embalagem e ao armazenamento de vacinas para uso humano deverão ser realizadas em dependências fisicamente separadas daquelas utilizadas para a fabricação de produtos destinados a uso veterinário.

O texto diz que quando não houver ambientes separados para que o armazenamento seja feito, as vacinas contra a covid-19 poderão ser armazenadas na mesma área de armazenagem das vacinas de uso veterinário, mediante avaliação e anuência prévias da autoridade sanitária federal e desde que haja metodologia de identificação e segregação de cada tipo de vacina.

O artigo 5º foi vetado por Bolsonaro. O texto estabelece que ato do Executivo poderia prever incentivo fiscal destinado às pessoas jurídicas que adaptassem suas estruturas industriais destinadas originalmente à fabricação de produtos de uso veterinário para a produção de vacinas contra a Covid-19.

Fonte: Bahia Notícias

No final da tarde de quarta-feira, 14, por volta das 17h25, uma guarnição 85ª CIPM do distrito de Roda Velha, foi informada por um motorista de caminhão, juntamente com o responsável pela carga, informando que o veículo Iveco branco com cavalo mecânico acoplado a carreta acabara de ser roubado.

Em posse da notícia do crime, a guarnição diligenciou pela região onde o caminhão roubado estaria, logrando êxito na recuperação do veículo, que acabou devolvido aos responsáveis.

Fonte: Fonte: 85 CIPM

Mais uma entrega de cestas básicas está sendo realizada nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) aos 100 alunos da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, na Cascalheira, selecionados no Programa Forças no Esporte (PROFESP), do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC). A iniciativa, iniciada em 2020 é uma parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação e o 4º BEC que oportuniza aos estudantes, acesso às atividades físicas realizadas no batalhão, no contraturno das aulas, porém, com a pandemia a alimentação e o lanche que seriam oferecidos durante as atividades, foram transformados em cestas básicas.



Com a possibilidade de o retorno das aulas ocorrer em junho passado, a entrega das cestas não ocorreu naquele mês, acumulando a distribuição de 200 cestas agora em julho. “Como estamos com um volume maior, resolvemos dividir a entrega em dois dias, para evitar aglomerações. As cem famílias beneficiadas estão retirando os itens pela manhã e tarde, obedecendo a ordem de entrega e seguindo todos os protocolos de segurança em saúde pública”, explica a diretora da escola, Tatiana Santos.



 A entrega está sendo realizada pelo coordenador do PROFESP Capitão José Luiz de Lima e oficiais do 4º BEC com o apoio da equipe gestora da escola.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Bahia registrou 1.660 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta quinta-feira (15). No boletim, foram contabilizadas mais 69 mortes pela doença. 

A Sesab esclarece que as mortes aconteceram em datas diversas, mas foram registradas no boletim desta quinta. Com os novos dados, a Bahia tem 25.043 óbitos pela doença, o que representa letalidade de 2,15%.

Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,93% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,47%, preta com 15,31%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,15%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,69%).

Segundo o boletim, a Bahia tem 1.165.822 casos de Covid-19 confirmados, desde o início da pandemia. Desse total, 10.415 pessoas estão com o vírus ativo. No estado, 51.213 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

O boletim informa também a situação da vacinação na Bahia. São 5.527.005 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.057.291 receberam também a segunda aplicação, e mais 228.747 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h desta quinta.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta.

Fonte: G1

A Bahia registrou 1.660 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta quinta-feira (15). No boletim, foram contabilizadas mais 69 mortes pela doença. 

A Sesab esclarece que as mortes aconteceram em datas diversas, mas foram registradas no boletim desta quinta. Com os novos dados, a Bahia tem 25.043 óbitos pela doença, o que representa letalidade de 2,15%.

Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,93% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,47%, preta com 15,31%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,15%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,69%).

Segundo o boletim, a Bahia tem 1.165.822 casos de Covid-19 confirmados, desde o início da pandemia. Desse total, 10.415 pessoas estão com o vírus ativo. No estado, 51.213 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

O boletim informa também a situação da vacinação na Bahia. São 5.527.005 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.057.291 receberam também a segunda aplicação, e mais 228.747 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h desta quinta.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta.

Fonte: G1 Bahia

Na tarde de ontem, quinta-feira, 16, por volta das 16h, a RONDESP OESTE intensificou a prevenção no combate ao tráfico de drogas na cidade de Barreiras e fez uma operação batizada de "Faro-Oeste", atuando no Terminal Rodoviário da cidade, com a utilização do cão de faro de entorpecentes em abordagens a veículos de passeio, motos, coletivos, vans e caminhões.

Esse tipo de abordagem diminui sensivelmente o tempo de execução e aumenta a eficiência de forma exponencial beneficiando ambos, cidadãos e policiais.

A operação ontem no terminal rodoviário aumenta a sensação de fiscalização ao tráfico interestadual de entorpecentes.

Fonte: RONDESP OESTE

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que estão disponíveis no município, as vacinas Oxford e Coronavac para segunda dose.

A imunização segue no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Bahia deve receber um novo lote com doses de vacinas da Pfizer entre esta sexta-feira (16) e sábado (17). A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao jornal da Manhã.

Segundo o titular da pasta, com a distribuição de 600 mil doses do imunizante no Brasil, a Bahia deve receber menos de 40 mil doses.

Na madrugada desta sexta-feira (16), como esperado, cerca de 280 mil doses de vacina chegaram à Bahia. Os imunizantes são da universidade de Oxford em parceria com o laboratório britânico AstraZeneca. No Brasil, eles são produzidos pela Fiocruz.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), todos eles são destinados à aplicação em primeira dose. A distribuição será feita para os municípios que já aplicaram mais de 85% das doses das remessas anteriores, como prevê a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que discute e define as estratégias de vacinação no estado.

Fonte: Bahia Noticias

Fonte: Grupo Santo Antonio
TJ-BA determina prisão preventiva de 11 denunciados por execução de tio e sobrinho
Foto: Reprodução / G1

A Justiça da Bahia recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) do Estado e decretou a prisão de 11 denunciados por envolvimento nas mortes de Bruno Barros da Silva, de 29 anos e do sobrinho, Yan Barros da Silva, de 19 anos, no dia 26 de abril (lembre aqui).

 

Na decisão, publicada na última quarta-feira (14), a juíza Gelzi Almeida Souza decretou a prisão preventiva dos denunciados Agnaldo Santos de Assis, Cláudio Reis Novais, Cristiano Rebouças Simões, Victor Juan Caetano Almeida, David de Oliveira Santos, Francisco Santos Menezes, Lucas dos Santos, João Paulo Souza Santos, Alex de Oliveira Santos, Janderson Luís Silva de Oliveira e Rafael Assis Amaro Nascimento.

 

Segundo o órgão, Bruno e Yan foram detidas por furto de carnes do supermercado Atacadão Atakarejo, no bairro de Amaralina, e no interior da unidade foram entregues por seguranças a traficantes para execução.

 

Para Ellyjorge Santos de Lima e Michel da Silva Lins foram aplicadas medidas cautelares de comparecimento em juízo mensalmente, proibição de contato com familiares das vítimas e testemunhas do processo, além da proibição de sair da comarca de Salvador sem autorização judicial. No documento, a juíza aponta que as medidas cautelares são cabíveis em crimes cuja pena seja menor a quatro anos, como em caso de ocultação de cadáver, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

Fonte: G1 Bahia

Preso com outros acusados de agressão, DJ Ivis se recusa a responder interrogatório
Foto: Reprodução / Instagram

DJ Ivis se recusou a responder as perguntas feitas durante o interrogatório policial realizado na quarta-feira (14) após a prisão (leia aqui). As informações são do colunista Leo Dias, do Metrópoles.

 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15), o músico optou pelo silêncio.

 

“Ele foi preso ontem. No interrogatório não quis falar. Nós expedimos a guia de corpo delito e ele foi encaminhado para Delegacia de Capturas (Decap)”, declarou Tharsio Facó, titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio.

 

Segundo o jornal 'Folha de S.Paulo', Iverson de Souza Araújo, de 30 anos, reponde a dois inquéritos por lesão corporal no âmbito da violência doméstica e familiar, e esta detido em uma cela com outros presos acusados do mesmo crime.

 

O colunista Leo Dias, do Metrópoles, afirma que o DJ está proibido pelos advogados de dar entrevistas por ter uma medida protetiva contra ele, concedida pela Justiça a Pamella Holanda, que impede que ele cite o nome da ex.

Fonte: Bahia Notícias

O Secretário Estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalhou, na manha desta quinta-feira (15), que nova remessa com 280.750 doses da vacina contra a Covid-19 chegará ao estado na madrugada de sexta-feira (16). Os novos imunizantes são da Oxford/Astrazeneca.

De acordo com o secretário, a previsão de chegada é 0h40. Vilas-Boas já tinha antecipado a previsão de chegada na última terça-feira (13), mas ainda não havia detalhado horário, nem quantidade de doses.

A Sesab informou que as vacinas devem começar a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidos, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 9.614.680 doses de vacinas recebidas, sendo 3.422.000 da Coronavac, 4.979.650 da Oxford/AstraZeneca, 958.230 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Fonte: G1 Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |