Blog Santo Antônio
Notícias
Visitas aos presídios da Bahia serão suspensas por 15 dias
Foto: Divulgação / Seap

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização suspendeu por mais 15 dias as visitas sociais em todo complexo penitenciário da Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (2) e tem objetivo de reduzir o fluxo de pessoas nas unidades por causa do momento de pandemia.

 

A medida passa a valer a partir da próxima terça-feira (6). "Visando resguardar a população carcerária e o corpo de Servidores Penitenciários quanto ao contágio e disseminação do novo coronavírus (covid-19), em consonância com a Portaria nº. 049, de 17 de março de 2020, republicada no Diário Oficial do Estado em 19 de março de 2020", diz o texto assinado pelo secretário Nestor Duarte.

Fonte: Bahia Notícias
Bahia recebe mais de 107 mil doses de vacinas contra Covid-19 da Pfizer
Foto: Claudio Vieira/ PMSJC

A Bahia recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech na noite desta sexta-feira (2), às 20h30. São 107.640 doses que vão permitir a continuidade da vacinação.

 

Conforme publicado na sexta, o estado também aguarda a chegada de uma remessa com 162.700 doses do imunizante da Janssen e uma com 185.250 vacinas de Oxford/AstraZeneca.

 

A Sesab divulgou nesta sexta-feira (2), que a Bahia ultrapassou a marca de 5 milhões de vacinados com a primeira dose e dose única contra a Covid-19 (veja aqui). Com os 5.009.928 de imunizados, o estado atingiu 45% da população com 18 anos ou mais imunizada. O público alvo é estimado em 11.035.540.

Fonte: Bahia Notícias

O Ministério da Saúde informou hoje (2), em Brasília, que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição. 

A divulgação da informação foi motivada pela publicação de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios. 

Segundo o ministério, os estados são orientados a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade. 

Fonte: Agência Brasil

A aplicação de pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 no país será investigada, afirmam o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram tabulados pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com as entidades, não está descartado um erro do sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que desde o início da campanha de vacinação apresenta instabilidade no registro de dados.

"O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessária ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações", dizem os conselhos em nota.

A Folha de S.Paulo cruzou os dados do Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes por estado, e do DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde), que identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida.

Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho. O levantamento mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

O Conass e o Conasems afirmam, ainda, que os profissionais que aplicam imunizantes contra o coronavírus checam o prazo de validade da dose utilizada.

Fonte: BNEWS
Com um a menos, Brasil segura pressão, vence o Chile e avança na Copa América
Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Folhapress

A Seleção Brasileira está garantida nas semifinais da Copa América. Dentro do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o time canarinho superou o Chile por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (2), pelas quartas de final da competição continental. O único gol foi marcado por Lucas Paquetá.

 

O time comandado por Tite acabou sofrendo na parte final da partida, já que ficou com um jogador a menos por conta da expulsão de Gabriel Jesus no começo da segunda etapa.

 

A equipe jogou com Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão); Casemiro, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Roberto Firmino (Lucas Paquetá) e Richarlison (Everton).

 

Na próxima fase, o Brasil vai enfrentar o Peru na próxima segunda-feira (5), às 20h, novamente no Nilton Santos.

Fonte: Bahia Notícias
Barroso determina devolução do passaporte de Carlos Wizard apreendido pela CPI
Foto: Beto Barata/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou nesta sexta-feira (2) a devolução do passaporte do empresário Carlos Wizard, que havia sido apreendido quando ele retornou ao Brasil para prestar depoimento à CPI da Covid.

 

Wizard escolheu ficar em silêncio durante a sessão da CPI sobre perguntas feitas pelos senadores e estava acompanhado por um advogado.

 

O próprio Barroso concedeu o direito de permanecer em silêncio, baseado no fato do empresário ser investigado pela CPI e não poderia ser obrigado a produzir provas contra si.

 

Carlos Wizard foi convocado pela Comissão por ser apontado como membro do chamado "gabinete paralelo", responsável por aconselhar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia.

Fonte: Bahia Notícias
Anvisa propõe restrição de uso de vacinas que utilizam vetor adenoviral em gestantes
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu atualização de um comunicado em que propõe que no caso das gestantes, além da vacina Oxford/AstraZeneca, outras vacinas que utilizam vetor adenoviral, como a vacina Janssen, também não devem ser utilizadas.

 

A agência também destacou recomendações e protocolos a serem seguidos pelos profissionais de saúde: as gestantes não devem ser imunizadas com vacinas de vetor adenoviral, que incluem as vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e Janssen.

 

Apesar do baixo risco de ocorrência de trombose com trombocitopenia (TTS), que pode ocorrer em 0,1% a 0,5% do total de vacinados, há a necessidade de se instituir medidas para a identificação precoce de casos suspeitos e a intervenção oportuna para uma melhor evolução clínica.

 

Os sinais e sintomas associados à TTS mais frequentes são falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor abdominal persistente e sintomas neurológicos, como dores de cabeça fortes e persistentes (que não cedem ao uso de analgésico) ou visão turva.

 

Após o uso das vacinas contra Covid-19, qualquer pessoa que apresente os sintomas citados anteriormente deve procurar atendimento médico imediato.

Fonte: Bahia Notícias
Vestida de índia, menina de 5 anos vai à Lapinha homenagear história do 2 de Julho
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

Mesmo com a não realização do tradicional desfile em homenagem à Independência da Bahia, a pequena Maria Antônia, de 5 anos, não deixou de celebrar o 2 de Julho nesta sexta-feira (2), na Lapinha, um dos principais pontos das históricas batalhas entre baianos e portugueses, entre 1822 e 1823.

 

Mãe da menina, a turismóloga Nira Cabral é paraense, mas mora na Bahia há 20 anos. Ela conta que leva Maria Antônia desde os dois anos para a solenidade – exceto no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19. Ela explica que veste a filha como índia para homenagear os povos indígenas do Pará e a cabocla, um dos símbolos do 2 de Julho, ao lado do caboclo, que representa povos indígenas e mestiços baianos que lutaram pela independência.

 

Ela também lamenta o fato de os livros escolares não se aprofundarem sobre a história baiana. “Infelizmente, os próprios livros didáticos das escolas não se aprofundam. Elas morando aqui na Liberdade, é inevitável não participarem”, diz.

 

“Estimulo o fato de elas terem essas origens, de culturas e regiões diferentes do Brasil. O país com cultura diferenciadas de norte a sul. Então, pra elas poderem também conhecerem as próprias origens da Bahia”, acrescenta.

Fonte: Bahia Notícias
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro dão largada do Dique em direção a Boca do Rio
Foto: Bahia Notícias / Mari Leal

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que participam da motociata em apoio ao chefe do executivo nacional, acabaram de sair do Dique do Tororó, em Nazaré, em direção ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Uma grande quantidade de pessoas se reunião no Dique por volta das oito da manhã. Um buzinaço marcou a saída dos manifestantes. 

Antes de iniciarem a manifestação, os participantes cantam o hino à Dois de Julho, em referência à Independência da Bahia, comemorada nesta sexta-feira (veja aqui). Também foi rezado um pai nosso antes da largada. Políticos como os deputados Talita Oliveira (PSL) e Cezar Leite (PSDB), estão participando do evento (veja aqui). 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Com redução dos casos de Covid, Rui espera anunciar flexibilizações nas próximas semanas
Fotos: Betto Jr./Secom

Presente nesta sexta-feira (2) na solenidade em comemoração à Independência da Bahia, na Lapinha, em Salvador, o governador Rui Costa (PT) indicou que, se os números de internações por Covid-19 seguirem caindo no estado, ele deve anunciar flexibilizações de medidas restritivas - incluindo o retorno das aulas.

 

“Estamos conversando com o prefeito de Salvador e outros prefeitos. Amanhã tenho reunião com prefeitos da Chapada e, se os números continuarem caindo ao longo das próximas semanas, vamos anunciar novas medidas de flexibilização e, quem sabe, o retorno nos próximos dias das aulas que estamos ansiosos para retomar e recuperar o tempo perdido na educação”, disse Rui, em entrevista coletiva ao lado de Bruno Reis (DEM).

 

O petista também voltou a falar sobre a Sputnik V, imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. “Estamos trabalhando com afinco e dedicação. Quero nesse 2 de Julho agradecer especialmente a prefeitos e prefeitas da Bahia por toda dedicação ao longo desse um ano e meio. Essa dedicação e esse diálogo garantiram que a Bahia estivesse, graças a Deus, uma das menores taxas dos pais de mortalidade, e conseguimos minimizar o efeito dramático desse vírus. A expectativa é que a gente acelere a vacinação. Esperamos conseguir internalizar a Sputnik o quanto antes. São 10 milhões de doses e, com essa quantidade, poderíamos dar um prazo para ter 100% da população vacinável acima de 18 anos imediatamente”, acrescentou.

Em relação ao retorno das aulas, a situação pode ter um impasse. Na última quinta-feira (1º), a APLB Sindicato já indicou que as atividades letivas só voltarão no estado com imunização total dos profissionais que trabalham no contexto escolar (leia mais aqui).  

Fonte: por Francis Juliano / Vitor Castro / Matheus Caldas
Educação reforça expectativa de retorno de atividades presenciais ainda em julho
Foto: Francis Juliano/ Bahia Notícias

Secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues reforça a possibilidade, já antecipada pelo governador Rui Costa, de que as atividades presenciais na rede estadual de ensino sejam retomadas ainda em julho. De acordo com o secretário, a intenção é dar início ao ensino híbrido, com a presença dos estudantes em partes da semana e com a continuação de atividades remotas.

 

 

"O próprio está com a previsão de, caso os números continuem caindo, ainda em julho quer voltar semipresencial, aquele modelo intermediário, misto. Três dias em casa, três dias na escola. Tempo em casa, tempo em escola. Mas tudo depende desses números dos próximos dias", explicou Rodrigues durante o ato em celebração ao Dois de Julho, nesta sexta-feira (2). Segundo ele, ainda não dá para retomar "a normalidade no conceito do passado". "A intenção nossa, o governador já está anunciando isso, é que, se os números continuarem caindo como estão, a nossa tendência é retornar. Mas ainda é muito prudência. Nós não temos esses dados ainda. A expectativa é que a gente aguarde", aponta.

 

Conforme o secretário, o governo espera o resultado dos festejos juninos nos números da pandemia para delimitar os próximos passos com relação à educação. "Nós já temos uma taxa de ocupação de leitos próxima daquilo que o governador anuncia. Vamos aguardar para ver se na próxima semana a gente tem um resultado que é efeito dos 10 dias de São João. É justamente quando se vence, se tiver de acontecer, deverá ser explicitado nos próximos dias. Aguardando isso, a gente já tem um planejamento", completou.

 

Rodrigues ainda reforçou a necessidade de engajar toda a comunidade escolar para lidar com os novos modelos que devem ser adotados, seja na forma híbrida ou na retomada 100% presencial, que ainda deve demorar a acontecer. "Temos que engajar, chamar os professores e os servidores para fazer uma preparação, fazer uma formação para que o retorno aconteça de uma maneira equilibrada".

 

Apesar da previsão do secretário de Educação, os professores da rede estadual de ensino têm mantido uma postura resistente ao reinício das aulas, ainda que em formato híbrido. Na última quarta (30), o diretor-geral da APLB Sindicato, Rui Oliveira, revelou que a intenção do governo deverá encontrar alguma dificuldade para ser concretizada.

 

De acordo com Oliveira, uma pesquisa interna realizada pela própria APLB consultou 13 mil profissionais em todo o território baiano. Destes, 97% decidiram que só retornarão as aulas presenciais após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose (lembre aqui).

 

DOIS DE JULHO

Sempre presente na celebração do Dois de Julho, o secretário de Educação repetiu que é importante reconhecer a luta e a história "tão forte que é a do Brasil e da Bahia" para conquistar a independência. "Nós, independente da condição de ser político, com cargo, a gente tem que se manifestar. É claro que com a pandemia com todo cuidado, com todo zelo. Mas nós temos que vir aqui demarcar e reconhecer a luta daqueles que fizeram a história da Bahia e do Brasil", indicou.

Fonte: por Francis Juliano / Fernando Duarte
Diretor exonerado do Ministério da Saúde diz que não conhecia Luiz Paulo Dominguetti
Foto: Anderson Riedel/PR

Exonerado do cargo que ocupa de diretor de Logística do Ministério da Saúde após denúncias que apontaram pedido de propina para fechar a contratação de doses de vacinas contra a Covid-19, o servidor Roberto Ferreira Dias afirmou que não conhecia e nem convidou para um jantar Luiz Paulo Dominguetti, denunciante do suposto esquema.

 

Dominguetti depôs na última quinta-feira (1º) à CPI da Covid, se apresentou como representante da empresa Davati Medical Supply, que supostamente seria uma intermediária na venda de 400 milhões de doses de vacina da farmacêutica AstraZeneca para o governo federal.

 

Ele indicou que foi convidado para um jantar no dia 25 de fevereiro com as presenças de Dias, um empresário e o tenente-coronel Marcelo Blanco, ex-auxiliar de Dias na Diretoria de Logística. O encontro teria acontecido num restaurante em Brasília.

 

Pela versão de Roberto Dias, o empresário é José Ricardo Santana, ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial cuja secretaria-executiva é ocupada por um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Segundo Dias, Santana é um “grande amigo” e eles jantavam quando Blanco e Dominguetti chegaram.

 

"Não existiu um jantar com essa pessoa no Vasto. Existiu um jantar cuja essa pessoa apareceu. Eu fui no Vasto, como fui diversas vezes durante a minha estada em Brasília, e lá estava jantando com um amigo. Nessa oportunidade, o coronel Blanco, que foi meu assessor e foi diretor-substituto da diretoria do departamento — que até então eu era o diretor — apareceu [junto com Dominguetti] e sentaram à mesa. E daí a gente começou a conversar. Então, não houve um encontro marcado, isso nunca aconteceu", afirmou Roberto Dias ao G1 e à TV Globo.

Fonte: Bahia Notícias

De janeiro a junho de 2021 a Bahia contabilizou 34,9% mais mortes por Covid-19 do que em todo o ano de 2020, de acordo com dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Enquanto no ano passado foram 10.219 mortes causadas pela infecção, neste ano, até esta quarta-feira (30), o estado já somava 13.793 óbitos pela doença.

Em 2020 ainda não havia vacina e o estado tinha 16% menos leitos destinados aos pacientes com a Covid-19 no SUS do que neste ano. Ainda assim, 2021 teve os três meses mais mortais da pandemia na Bahia: março, quando foram registradas 3.424 vidas perdidas para a doença; abril com 2.823; e maio 2.633.

Os dados desses seis meses de pandemia em 2021 também mostram que 4.943 mortes foram de pessoas com idade menor que 60 anos e, portanto, consideradas fora do grupo de risco para a doença ao considerar apenas o fator etário. Desse total, 3.273 aconteceram nos últimos 3 meses (66%).

Fonte: Bahia Notícias



Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Litoral Norte: Novas manchas de óleo são achadas em praia de Itacimirim
Foto: Arrison Marinho / Arquivo Correio

Manchas de óleo foram notadas novamente em Itacimirim, na Orla de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O material foi achado por moradores. Apesar de não aparecer em grande quantidade, as manchas chamaram a atenção. Ao Correio, o diretor de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo, disse que o material estava sorretado.

 

Ele veio à superfície, diz o diretor, com as mudanças de tempo, frente fria, chuvas fortes e ventania. Depois da coleta, parte da matéria foi levada para o Instituto de Geociências da Ufba. No local, os pesquisadores vão verificar se a substância corresponde à mesma encontrado nas praias em 2019.

 

Kelmo informou ainda que mesmo achado soterrado, o material tem frações químicas que são danosas para a saúde dos animais que vivem nos corais da região. O diretor afirmou ainda que depois das manchas de 2019 houve uma perda de mais de 85% da biodiversidade de animais marinhos.

Fonte: Bahia Notícias
Bahia recebe mais de 260 mil doses de vacinas nesta quarta
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Chegaram à Bahia mais 264.520 doses de vacinas no fim da tarde desta quarta-feira (30). São 228.250 imunizantes da AstraZeneca/ Oxford e 36.270 imunizantes da Pfizer/ BioNTech.

 

 

A distribuição para os municípios estava prevista para começar ainda ontem, o que permitiu que cidades como Salvador retomassem a aplicação em primeira dose. Na capital baiana, pessoas a partir dos 43 anos e aquelas que fazem parte dos grupos prioritários poderão ser vacinadas hoje (veja aqui).

 

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta por representantes do estado e de cada município baiano definiu que essas remessas serão destinadas às cidades que já aplicaram o mínimo de 85% dos lotes anteriores.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |