Blog Santo Antônio
Notícias

Durante patrulhamento de rotina, Policiais Militares da PETO/ 85ª CIPM, abordaram um indivíduo em atitudes suspeitas na praça do Skate, bairro Jardim das Acácias. Ao realizar a abordagem, os agentes encontraram alguns entorpecentes. Ao ser questionado sobre a origem das substâncias, ele indicou um local, onde era realizado a venda.

Diante das informações, os policias foram até o referido local e encontrou um segundo indivíduo com mais substâncias análogas a drogas.  Foram encontrados 30 papelotes de substância análoga à cocaína pesando 174 gramas, 01 potes de cafeína, 03 balanças de precisão, valores em espécie, celulares e embalagens para droga.  Todo o material apreendido e os dois indivíduos, foram apresentados no Disep.

Fonte: Redação Sigi Vilares com informações da Policia Militar

Fonte: Grupo Santo Antonio

Preso acusado de ser um dos operadores do esquema criminoso investigado na Operação Faroeste, Luiz Carlos São Mateus não acreditava que seria envolvido nas investigações da Polícia Federal (PF). Segundo o próprio revelou em uma ligação captada a partir de um acordo de colaboração premiada, ele era um homem "protegido demais".

A delação em curso foi feita por um profissional da advocacia, com quem Luiz Carlos falou por algumas vezes para combinar o pagamento de duas cartas de crédito em sacas de soja. Nos encontros, colaborador e operador negociaram um pagamento antecipado estimando cada saca em R$ 100, aproximando a dívida para R$ 1,5 milhão. Durante a conversa, Luiz São Mateus revela que os valores seriam destinados para o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, também preso pela Faroeste. O valor seria para pagar dívidas do juiz, incluindo o aluguel da casa em que residia.

Na primeira conversa captada, no dia 8 de junho deste ano, o delator pergunta então se o homem está com as cartas de crédito, e se elas não foram foram encontradas pela polícia na busca e apreensão na época da prisão do juiz. Luiz então responde: "Não, não. Graças a Deus que nem falaram no meu nome. Também não tinha porque".

A pessoa responsável pela delação então se mostra preocupada com a transferência de valores tão altos, já que o volume das operações poderia chamar a atenção. Nesse momento, São Mateus diz que está com a vida tranquila e que não quer problema. "Eu graças a Deus sou um homem protegido demais, que no meio desse rolo todo eu nem...". A pessoa reforça, dizendo que empresas são mais fiscalizadas em relação a movimentações, e ele minimiza: "Mas isso não tem nada não. Eu não tô envolvido em nada não".

Em outro momento, o operador repete que não quer problema, e garante que é "precavido". "É tanto que você viu, nessa merda toda aí, eu, graças a Deus, fiquei livre em tudo. [...] Eu sei como fazer. Pode ficar tranquila nisso aí. Se tem uma coisa que eu quero é dormir em paz. Nem quero lhe arrumar problema com isso aí".

A tranquilidade, porém, não era tão forte no dia seguinte, em outra conversa interceptada pela PF. Luiz Carlos diz que uma das empresas que receberiam o valor pelas sacas seria uma imobiliária da cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, que já movimentava normalmente valores mais altos. O delator se mostra receoso com a forma com que o pagamento seria feito para o operador, porque as cartas de crédito tinham estado com outro investigado da Faroeste. É quando ele alerta: "Fala baixo, você não sabe se tem (inaudível)." A pessoa então fala que ele mantém o celular próximo e ele rebate, dizendo: "Eu não. O meu eu troco de quinze em quinze dias"

ACEITANDO O CASTIGO
No diálogo, Luiz chega a chega a dizer que o juiz Sérgio Humberto está "bem, na medida do possível" na prisão, e que está "aceitando o castigo". Em outra conversa, porém, ele completa:

"Espiritualmente aquele cara é forte demais, né? Mas tá um bagaço. Não tem como tá (sic) bem. Não tem como...". O delator comenta que acreditava que o juiz seria liberado, quando Luiz revela que "a promessa era de sair, parece que a coisa piorou". A liberdade não veio, segundo o operador, mesmo que o advogado do magistrado fosse "muito bem relacionado". "O problema é que não tem como liberar. Que não é só o problema do Sérgio. Já teria liberado ele. São os outros, né?", sugere, em relação a outras pessoas presas na operação.

Para Luiz, a situação só se resolveria de uma forma: "Tomara que chege lá em cima mesmo. Se chegar a eles, aos grandes, aí eles acabam com isso".

Fonte: Bahia Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 25 (vinte e cinco) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 17 (dezessete) pessoas do sexo feminino com idades entre 07 e 61 anos. 08 (oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 29 e 66 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 274 (duzentos e setenta e quatro) resultados, sendo que 132 (cento e trinta e dois) testaram negativos e 142 (cento e quarenta e dois) testaram positivos. Os 132 (cento e trinta e dois) casos que testaram negativos trata-se de 70 (setenta) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 mês e 73 anos. E 62 (sessenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 65 anos.

Já os 142 (cento e quarenta e dois) casos que testaram positivos, trata-se de 71 (setenta e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 meses e 80 anos. Destas, 53 (cinquenta e três) foram sintomáticas, 11(onze) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta. E 71 (setenta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades 01 e 87 anos. Destes, 56 (cinquenta e seis) foram sintomáticas, 08 (oito) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

Dos 142 (cento e quarenta e dois) casos positivos, 119 (cento e dezenove) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 78 (setenta e oito) dos 132 (cento e trinta e dois) que testaram negativos, totalizando 197 (cento e noventa e sete) que não foram diminuídos dos 125 (cento e vinte e cinco) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 17.162 (dezessete mil cento e sessenta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 16.334 (dezesseis mil trezentos e trinta e quatro) estão recuperados, 526 (quinhentos e vinte e seis) estão em isolamento domiciliar, 24 (vinte e quatro) pacientes estão internados e o município registra 278 (duzentos e setenta e oito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 73 (setenta e três).

Barreiras contabiliza hoje 43.283 (quarenta e três mil duzentos e oitenta e três) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 24.987 (vinte e quatro mil novecentos e oitenta e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: DIRCOM/PMB

Policias Militares do PETO da 85ª CIPM receberam informações de populares na tarde desta quinta-feira, 17, informando que existia uma grande movimentação suspeita acontecendo na rua Cotegipe, no bairro Conquista. Diante das informações, uma guarnição se deslocou para o local informado e abordou um indivíduo em atitude suspeita. Ao proceder a abordagem, foi encontrada uma substância análoga a cocaína. Ao intensificar as buscas, os policiais encontraram mais 1 kg da mesma subsistência.

Ale da droga, os PMs encontraram vários produtos para mistura, duas balanças de precisão, um simulacro de arma de fogo, uma faca e dinheiro.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado para o Disep.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGIILANTE

Com o objetivo de identificar e incluir alunos com transtornos, deficiências e necessidades educacionais especiais nas salas de aula regulares, o município de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Educação, conta com uma gerência de Saúde Educacional, formada por coordenadoras pedagógicas (Morgana Bruschi e Dora Novaes), psicólogas especializadas (Sabrina Seppi e Ione Oliveira), e a gerente (Liane Giotti).

A coordenação pedagógica, é responsável pela formação de professores para lidarem com a diferença, através de palestras e formações, além de orientar a “flexibilização no currículo para adaptação dos conteúdos, atividades e materiais a serem utilizados nas salas multifuncionais do município”, explicou a coordenadora Dora Novaes.

As psicólogas são responsáveis pela avaliação neuropsicológica dos alunos, através de ferramentas técnico científicas.

“É importante ressaltar que nós fazemos especialização na área e o aprimoramento é contínuo. A avaliação que realizamos contribui para o fechamento de diagnóstico em conjunto com outros profissionais da saúde, bem como para orientar o trabalho dos professores e possibilitar aos pais uma melhor compreensão sobre como lidar e ajudar seus filhos, proporcionando a estes melhores condições de desenvolvimento e aprendizagem”, contou a psicóloga Sabrina Seppi.

“Ainda existe o estigma, sobre a criança ser preguiçosa, não gostar de estudar. Mas, por trás daquilo pode existir um transtorno”, ressaltou a psicóloga, Ione Oliveira.
Uma vez identificado o transtorno ou deficiência, esses alunos são encaminhados para a rede de Atenção em Saúde Mental do município, para acompanhamento, como APAE, CAPS, Policlínica. E também participam, no contra turno, de atividades na sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE.

“Lá nós desenvolvemos as potencialidades de cada aluno. Para que ele seja um adulto autônomo”, explicou a gerente de Saúde Educacional, Liane Giotti.

Quase 5% dos alunos da rede municipal de Luís Eduardo Magalhães apresentam algum tipo de transtorno ou deficiência. São aproximadamente 800 estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados.

“Identificado precocemente, esse aluno vai poder ser melhor acompanhado e respeitado dentro dos seus limites e potencialidades”, concluiu Liane.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Luís Eduardo Magalhães foi destaque no Jornal A Tarde desta quinta-feira (17), com os investimentos na educação. Os números são expressivos e destoam do que vem sendo feito por outras cidades da Bahia. Com uma equipe comprometida e trabalho sério, o município vem investindo fortemente no setor.

No ano letivo de 2021, foram 180 toneladas de alimentos distribuídas para os mais de 19 mil alunos da rede municipal, através do kit merenda, contendo 15 itens, incluindo feijão e arroz, tudo supervisionado por uma nutricionista.

Um investimento de R$900.000 (novecentos mil reais), para colocar comida na mesa de crianças em situação de vulnerabilidade.

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação já distribuiu 115.798 atividades para alunos que não têm acesso à internet, desde a educação infantil até a EJA.

No início do ano letivo, uma forte campanha de conscientização sobre o abandono intelectual, surtiu efeito sobre as famílias que garantem o benefício do Bolsa Família e a frequência dos estudantes, através da entrega das atividades para correção.

‘Escola em Casa’

A plataforma online de ensino ‘Escola em Casa’ é um sucesso. São conteúdos didáticos, que atendem estudantes do infantil, até a Educação de Jovens e Adultos, a EJA.

São mais de 200 mil visualizações e quase 13 mil horas de aulas exibidas no ano letivo de 2021.

Mais de 2 mil vídeoaulas já foram hospedadas na plataforma, e a produção semanal é de aproximadamente 150 conteúdos.

Os estudantes têm ainda a possibilidade de participarem de um chat por meio de um aplicativo de mensagens, onde podem tirar dúvidas em tempo real com o professor.

“A Secretaria hoje está reaprendendo a ensinar nesse momento de pandemia, ou seja, estamos nos readequando à realidade”, pontuou o secretário de Educação, Carlos Lopes da Fonseca.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) foram acionados em Luís Eduardo Magalhães, na madrugada desta qinta-feira (17), para auxiliar no resgate à vítima de um acidente envolvendo dois carros de passeio.

A situação foi registrada no km 862 da BR-242, por volta das 3h40. Os militares precisaram romper a porta de um dos veículos, onde a condutora estava presa às ferragens, para, junto com o Samu, realizar o resgate.

Após o socorro, a guarnição atuou na limpeza da via, uma vez que destroços dos automóveis e outros materiais interditavam a pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência

Fonte: Wesley Santos com informações do corpo de bombeiros

Hoje (17), durante abordagem a um ônibus interestadual apreendemos uma carga de celulares e eletrônicos avaliada em R$ 150 mil.

O flagrante aconteceu em trecho da BR 242, em frente a unidade operacional de Barreiras.

O ônibus saiu de São Paulo e tinha como destino a cidade de Teresina, no Piauí.

Os policiais realizaram uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o devido despacho aduaneiro.

Foram 82 itens apreendidos entre Iphone, Redmi note, iPod, relógios Apple watch.

O motorista disse que as caixas foram embarcadas no estado de São Paulo e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, para continuidade das investigações e identificação dos responsáveis.

Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF/BA

A Polícia Federal realizou buscas e apreensões na manhã desta quinta-feira (17) em endereços ligados ao operador do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, preso na primeira fase da Operação Faroeste. Luiz São Mateus foi preso temporariamente nesta quinta-feira, em Barreiras (veja aqui).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), provas reunidas pela Polícia Federal indicam que o operador teria solicitado propina de R$ 2,2 milhões em nome do juiz Sérgio Humberto. A prisão cautelar do operador foi deferida pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido do MPF. A prisão temporária pode ser prorrogada por mais cinco dias se ficar comprovada a necessidade de extensão do prazo.

Na representação em que requereu as medidas, a Procuradoria Geral da República enfatizou a participação do operador no microssistema criminoso, que incluiu a anulação e restabelecimento de decisões administrativas e de liminares, além da adulteração de documentos e movimentações bancárias por envolvidos no esquema. A medida cautelar visa recolher elementos que permitam a continuidade da investigação acerca dos possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Desde o início da operação, 12 pessoas foram presas provisoriamente por ordem judicial, incluindo desembargadores, juízes, servidores e advogados.

Fonte: Bahia Notícias

Um homem apontado como um dos operadores do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, réu na Operação Faroeste, foi preso na manhã desta quinta-feira (17), em Barreiras, no oeste da Bahia, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A prisão foi realizada pela Polícia Federal.

Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, as investigações apontam que Luiz São Mateus recebeu mais de R$ 1,5 milhão durante o período da Operação Faroeste, com a realização de sete fases. A Faroeste foi deflagrada em novembro de 2019 para investigar um esquema de compra e vendas de sentenças, corrupção e tráfico de influências no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O juiz Sérgio Humberto está preso desde a realização da primeira fase da operação acusado de vender decisões para o grupo do “quase-cônsul” da Guiné Bissau, Adailton Maturino, na disputa de mais de 300 mil hectares de terras na região de Formosa do Rio Preto.

 

Fonte: Bahia Notícias

O presidente Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto para 2022. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Insituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo PSL, que tem pretensão de lançar o apresentador José Luiz Datena como candidato ao Planalto.

Bolsonaro aparece com 34,3% das intenções de voto, seguido do ex-presidente Lula, que tem 32,5%. Dentro da margem de erro, que é de dois ponto percentuais, os dois estão empatados. Em seguida aparece Datena, com 7,5%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), candidato em 2018, tem 5,8% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3,4%, pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3,2%, e pela senadora Simone Tebet (MDB) 1,1%. 8,6% afirmam voto em branco, enquanto 3,6% não souberam responder.

Em um eventual segundo turno, Lula aparece em vatangem, com 40,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40%. Na margem de erro, os dois estão empatados.

Fonte: Política Ao Vivo

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, vai realizar o pagamento do 1º lote do Auxílio Emergencial Municipal entre os dias 25 de junho e 1º de julho. Os primeiros beneficiários, receberão o referente a duas parcelas do Auxílio, no valor de R$600.

O pagamento será realizado através de um cartão nominal, contendo o CPF do beneficiário.

Até o momento, foram cadastradas 1.700 pessoas, restando ainda 400 cadastros a serem preenchidos, para o número total de 2.100 contemplados.

“Estamos cadastrando apenas as pessoas que se enquadram nos critérios. Não se trata de um novo cadastramento e sim uma atualização para que recebam o benefício”, disse a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes.

Entenda
A Secretaria de Trabalho e Assistência Social enfrentou uma série de desafios para pôr em prática um programa de transferência de renda municipal.

Entre eles, a duplicidade de nomes encontrados nos cadastros. Houveram também tentativas de burlar o sistema, e como o município não dispõe de um sistema único que reúna todas as informações dos munícipes, os dados precisaram ser checados um a um, e a informação atualizada de forma manual.

“Em função da falta desse sistema de cadastramento informatizado, que estamos providenciando instalar, nós tivemos muitas tentativas de cadastramento fraudulento. Vimos, por exemplo, um casal afirmar não serem casados a fim de obter dois benefícios. Num sistema informatizado, um simples cruzamento de dados de endereço evitaria essa tentativa”, disse a Secretária Scheilla Bernardes.

Superadas essas dificuldades, Luís Eduardo Magalhães será uma das poucas cidades da Bahia, dentre os 417 municípios, com um programa que vai atender mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade, com recursos próprios.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
Sesab vê 'assimetrias graves' e CIB pode mudar modelo de distribuição de vacinas
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A distribuição de vacinas contra Covid-19 considerando a proporção da população dos municípios entra em pauta na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quinta-feira (17). A instância deliberativa da saúde reúne representantes dos 417 municípios e o Estado e vai definir mudança na distribuição a sim de tentar corrigir "assimetrias cada vez mais graves entre os municípios". A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta quinta.

 

"Os critérios do Ministério da Saúde para distribuição das vacinas tem induzido assimetrias cada vez mais graves entre os municípios. Convoquei para hoje uma reunião extra da CIB, para que passemos a distribuir proporcional ao % da população do município, e exclusivo por idade", publicou o titular da Sesab.

 

Um exemplo da discrepância entre a distribuição de doses foi exposto em matéria do Bahia Notícias nesta semana. Salvador é a terceira capital de estado que menos recebeu doses da vacina contra a Covid-19 proporcionalmente para a população. Apesar da cidade estar entre as três que mais aplicam o imunizante, ao observar o número total de doses já recebidas desde janeiro, e considerar a população da cidade com mais de 18 anos e apta a ser imunizada, a capital baiana fica no fim da lista. A situação de Salvador é melhor apenas que Maceió (AL) e Palmas (TO) (entenda melhor aqui).

 

Inconformado com a situação, o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, foi a público reclamar que não está havendo equidade no envio de vacinas contra a Covid-19 para as capitais. O gestor pleiteou num grupo de WhatsApp, com secretários da Saúde de capitais e representantes do Ministério da Saúde (MS), que a pasta mude o critério para envio de remessas e passe a fazer a distribuição proporcional baseada na população. Um dos argumentos usados pelo gestor para defender a mudança é o fato de que 25 capitais já adotaram a vacinação por idade (entenda o caso aqui).

 

O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que a distribuição é feita de forma proporcional aos estados, conforme a solicitação dos governos. Sobre a diferença de doses aplicadas em algumas capitais do país, a pasta sinalizou que a distribuição das doses aos municípios cabe aos governos estaduais. Segundo o Ministério, as gestões dos estados têm autonomia para a distribuição de doses e até possibilidade de adoção de critérios próprios.

 

"O cálculo de distribuição de vacinas é baseado na população-alvo da campanha e as doses são enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados e Distrito Federal. Semanalmente, a pasta coordena reuniões tripartites, entre União, estados e municípios, para definir a estratégia de vacinação e o percentual que deve ser usado como primeira e segunda dose, a partir das entregas feitas pelos laboratórios. Vale ressaltar que a recomendação da pasta é para que os gestores locais do SUS sigam à risca as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, para completar o esquema vacinal de todos os grupos", diz a pasta em nota enviada ao Bahia Notícias.

 

Na terça-feira (15) a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que seguia o critério determinado pelo Ministério da Saúde, que é o populacional, de acordo com cada grupo. Além disso, a pasta também disse considerar informações da base de órgãos oficiais, como o IBGE. "Além disso são levados em consideração também dados de campanhas de vacinação anteriores", acrescentou.

Fonte: Bahia Notícias
Brasil receberá 7 milhões de doses da vacina da Pfizer em julho
Foto: Reprodução / DW

O Brasil receberá 15 milhões de doses da vacina da Pfzier/BioNTech contra a Covid-19 até o final de julho. Segundo o Ministério da Saúde, o número representa acréscimo de sete milhões de doses em relação à previsão inicial, de oito milhões.

 

De acordo com a pasta, a alteração atende pedido do órgão junto à farmacêutica para adiantar o envio de remessas previstas no cronograma ao Brasil.

 

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de 2,4 milhões de doses da Pfizer/BioNTech nesta semana (leia mais aqui).. As entregas começaram na quarta e vão até esta quinta-feira (17). Com essa remessa, o total de doses do consórcio enviadas ao Brasil chegará a 10,6 milhões.

Fonte: Bahia Notícias
Alvo de vários processos, Shopping Busca Vida vai a novo leilão na próxima semana
Foto: Reprodução/ Alô Alô Bahia

O Shopping Busca Vida, em Camaçari, vai ser disputado em mais um leilão, pelo menos o quinto, na próxima terça-feira (22). Com lance inicial de R$ 21 milhões, o evento será realizado no auditório da Desenbahia, no bairro de Doron, em Salvador.

 

 

A informação é do portal Alê Alô Bahia, que traz as dimensões do estabelecimento: situado numa área de mais de 5 mil metros quadrados, com diversas lojas, 107 vagas de estacionamento externas, além de dois pavimentos de garagem que juntos somam quase 500 vagas de estacionamento.

 

Após ser inaugurado, comerciantes que compraram ou alugaram lojas no centro comercial começaram a denunciar o abandono do shopping, construído com financiamento da Desenbahia. Fechado desde 2019, o estabelecimento acumula nove processos judiciais, conforme aponta o aviso do certame. O leilão será feito pela RJ Leilões.

Fonte: Bahia Notícias
por Lula Bonfim
Estado reforça racismo religioso histórico ao associar rituais de candomblé a satanismo
Polícia Civil do DF enviou imagens de suposto ritual | Foto: Divulgação

Em perseguição ao baiano Lázaro Barbosa, de 32 anos, nascido em Barra do Mendes e suspeito da chacina que vitimou uma família em Ceilândia, a Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) teria incorrido em racismo religioso ao associar algumas fotos de um assentamento de candomblé com rituais satânicos. Essa é a opinião de especialistas consultados pelo Bahia Notícias sobre o fato, que gerou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (16).

 

 

A PC-DF já tinha declarado, na segunda-feira (14), para o portal G1, que Lázaro era satanista, sem explicar exatamente o que apontava para essa definição, apenas dizendo que foram encontrados indícios de que o suspeito participa desse tipo de ritual.

 

Na manhã desta quarta-feira (16), o órgão afirmou que uma das vítimas foi assassinada por Lázaro em um "ritual satânico". Como provas disso, a PC-DF publicou fotos que seriam de objetos utilizados em cerimônias demoníacas, encontrados perto de um riacho e também no imóvel em que morava a mãe do suspeito, no interior de Goiás.

 

Ao publicar as imagens nas redes sociais, o Bahia Notícias foi alertado por diversos leitores de que muitos dos objetos não tinham relação com rituais satânicos, mas sim com assentamentos do candomblé. Para o advogado e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Samuel Vida, a Polícia Civil se precipitou ao fazer a associação entre as religiões de matrizes africanas e o satanismo.

 

“Algumas das fotos remetem a alguns elementos da ritualística e da simbologia das religiosidades de matrizes africanas. Se de fato foram encontradas na casa da mãe dele, pode ser um indicativo de que a mãe de Lázaro tem alguma conexão religiosa com esse campo. O que não implica que ele tenha. Não dá para imediatamente estender essa relação e ele”, disse o advogado, que também é ogã de Xangô em um terreiro de candomblé de Salvador.

 

Ainda segundo Samuel Vida, as oferendas encontradas na beira de um riacho próximo ao local em que teria ocorrido um dos assassinatos podem não ter qualquer relação com o crime, visto que esses locais são considerados sagrados pelo candomblé e seria natural encontrar esses objetos nas proximidades.

 

“Riachos e cachoeiras são locais tradicionais de oferenda praticados pelo campo religioso de matriz africana. Portanto, o fato de serem encontradas lá, nesse local, evidências do culto não pode ser associado imediatamente a Lázaro. Provavelmente, em qualquer riacho ou cachoeira em locais onde exista a prática do candomblé, você vai encontrar pratos, velas, evidências de oferendas que nada têm a ver com sacrifício humano ou práticas criminosas. Então pode ser uma evidência muito frágil”, afirmou.

 

Para o professor de Direito da UFBA, ainda que Lázaro tenha uma relação com umbanda ou candomblé, isso não autoriza ninguém a conectar a prática delituosa dele com a religiosidade de matrizes africanas.

 

“Até porque, quando um padre é acusado de pedofilia, ninguém vai dizer que a religião católica cultua a pedofilia ou incentiva seus sacerdotes a praticarem. E olhe que isso acontece em casos numerosos! E nem por isso se permite essa associação, porque seria leviana. É evidente que qualquer religião pode ter pessoas criminosas ou pessoas adoecidas mentalmente que pratiquem crimes”, apontou.

 

O historiador e fundador do Coletivo de Entidades Negras (CEN) Marcos Resende também criticou a associação feita entre candomblé e satanismo realizada pela Polícia do DF. Para ele, as polícias brasileiras são redutos tradicionais de reprodução do racismo religioso no país.

 

“Existe uma prática antiga, que ainda se consolida em alguns nichos da Polícia, de que tudo que é do candomblé é tratado como ritual satânico. Mas, no candomblé, nós não acreditamos sequer em satanás. Eles chamam de ritual satânico ou de 'magia negra'. Inclusive, isso não combina, não tem ligação com o que nós somos. Mas é fruto do histórico do nosso país transformar tudo que é do candomblé em algo negativo. Tudo que é de negro, né?”, lamentou Resende.

 

“O que eu acredito que aconteceu aí é justamente mais uma ação do racismo que se estabelece ao longo da história do nosso país, com relação à negritude e às práticas do povo negro. E que demonstram, de novo, que uma parte do que acontece nas decisões adotadas, por alguns policiais e também pelo sistema de justiça, é baseado nesse campo do racismo estrutural, que olha o corpo negro como um corpo em crime. Ou a religião do negro como uma religião de pecado ou de algo negativo”, finalizou o historiador.

 

A CONSTRUÇÃO DO RACISMO

Samuel Vida avalia que o racismo religioso no Brasil tem três grandes motores: a origem no período colonial, com a associação feita pela Igreja Católica; a ampliação do problema com as teses científicas racistas do início do século XX; e o momento atual, com o avanço das organizações neopentecostais a partir dos anos 1980.

 

“Durante o período colonial e imperial, a Igreja Católica sempre desenvolveu práticas de hostilização e desqualificação dessas manifestações religiosas, atribuindo a elas um descrédito, predicados negativos baseados na teologia cristã. Então, associar as entidades divinas das religiões de matrizes africanas a demônio se originam remotamente desse tipo de postura”, analisou o professor.

 

Depois, já na República, no início do século XX, a perseguição às religiões de matrizes africanas ganhou uma máscara científica, com base na tese do criminoso nato, do cientista italiano Cesare Lombroso.

 

“Aqui no Brasil, Lombroso teve um grande seguidor que foi Nina Rodrigues, que reproduz essas teses, junto com sua escola, seus discípulos, sobretudo na Bahia, mas também no Rio de Janeiro. Ele produz uma leitura antropológica que associa as religiões de matrizes africanas a doença mental, a práticas degenerativas, a manifestações que estariam na fronteira da criminalidade”, explicou o advogado.

 

Durante todo esse tempo, o estado manteve-se atuante como reprodutor do racismo religioso, especialmente com a atuação das polícias. O delegado Pedro Gordilho, mais conhecido como Pedrito, ficou famoso em Salvador, na década de 1920, por fechar terreiros de candomblé, confiscar objetos religiosos e prender sacerdotisas afro-brasileiras.

 

“O Estado brasileiro cumpriu um papel decisivo, reforçando essa ideia da criminalização, associando práticas delituosas aos ritos religiosos de matrizes africanas. Até 1976, os terreiros, para praticar qualquer rito público, dependiam de autorização policial. Essa norma foi revogada durante o governo de Roberto Santos, a partir da mobilização do povo de santo”, opinou Samuel.

 

Alguns dos materiais religiosos apreendidos por Pedrito nos anos 1920 estiveram, até o final da década de 1980, no Museu do Crime, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, quando foram recuperados pela atuação de organizações do movimento negro, em conjunto com o Ministério Público.

 

O terceiro motor, segundo Samuel Vida, se inicia nos anos 1980, que coincide com a expansão das religiões neopentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus, que assumiu um discurso agressivo de demonização das religiões de matrizes africanas desde o início.

 

“O bispo da Universal, Edir Macedo, é autor de um livro de ampla circulação chamado ‘Orixás: Deuses ou Demônios’. Nós chegamos a questionar a circulação desse livro no Supremo Tribunal Federal, porque a liberdade de expressão não deveria comportar discurso de ódio”, criticou o advogado.

 

O PAPEL DA IMPRENSA

Perguntado sobre qual seria o papel da imprensa na construção e na desconstrução do racismo religioso, o professor Samuel Vida afirmou que o jornalismo pode ser muito útil pela disseminação de informações qualificadas, devidamente ponderadas e pesquisadas, diferentemente do que já foi feito pelos jornais do passado. 

 

“Ao longo do tempo, nós vamos ter dois papéis cumpridos pela imprensa. No primeiro momento, a imprensa foi aliada da repressão. Se a gente pesquisar os jornais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX, nós vamos encontrar os órgãos de imprensa alinhados com o discurso da Igreja Católica e do Estado, cobrando medidas repressivas e divulgando de forma sensacionalista prisões de lideranças negras”, relatou o ogã de Xangô.

 

“No segundo momento, nós vamos ter o papel destacado de um jornalista, um intelectual negro, que é o Edson Carneiro. A imprensa vai cobrir o Congresso Afro-Brasileiro, realizado na Bahia, de uma forma bem mais respeitosa, dando voz, oportunizando que lideranças religiosas, antropólogos e sociólogos desmistificassem o preconceito”, continuou.

 

Samuel defende a necessidade de se ouvir as pessoas do candomblé e das demais religiões de matrizes africana antes da divulgação de informações que podem atingir os praticantes da doutrina. Por outro lado, apesar disso, ele não espera que a imprensa defenda sua religiosidade.

 

“Nossa expectativa é que a imprensa se mantenha no campo de quem informa. Não tem que tomar partido, nem promover. A imprensa não tem dever nenhum de nos promover, até porque o candomblé não é uma religião de proselitismo. Mas a imprensa tem o dever de informar de maneira isenta, fundamentada, pesquisada e garantindo oportunidade de manifestação das pessoas”, finalizou o professor.

Fonte: Bahia Notícias
por Nuno Krause
Caso se concretize, nova liga não pode repetir erros já ocorridos no Brasil, diz especialista
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A ideia de ter uma liga organizada pelos clubes, aprovada nesta terça-feira (15) por 19 das 20 agremiações da Série A do Brasileirão (lembre aqui), não é nova. Em 1987, o "Clube dos 13", criado para defender os interesses políticos e comerciais de 13 equipes brasileiras, organizou a Copa União, vencida pelo Flamengo. Em 2016, times insatisfeitos com a disputa de campeonatos estaduais desenvolveram a Primeira Liga do Brasil, que se encerrou três anos depois por falta de espaço no calendário. Dessa vez, porém, a promessa é de união entre os clubes para de fato organizar o Campeonato Brasileiro, que sairia do "guarda-chuva" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

"Há muito o que fazer, e isso começa já. Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos. Nós, clubes de futebol, queremos chegar mais próximo do que cada brasileiro espera de nós", escreveu o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, em seu Twitter, nesta terça.

 

Os clubes da Série B já foram convidados para participar. O Sport, único clube que não tinha assinado o termo de criação da liga, por estar passando por um processo de renúncia na presidência (veja aqui), emitiu um comunicado avalizando o plano. Para Amir Somoggi, sócio da Sports Value Marketing Esportivo, empresa que estuda o mercado brasileiro de futebol, esse tipo de liga pode movimentar até R$ 10 bilhões por ano. A média, antes da pandemia de Covid-19, era de R$ 6,1 bilhões. Durante a crise sanitária, diminuiu para R$ 5,1 bilhões.

 

Porém, para que dê certo, é preciso que o modelo de negócio se inspire em grandes ligas que já fazem sucesso. "[É preciso fazer] Um novo modelo de divisão. Hoje, pelo modelo brasileiro não existe nenhuma possibilidade de isso acontecer. É uma criação. Temos que olhar para a NBA, Premier League, La Liga. Só os times brasileiros não perceberam a mina de ouro que é administrar um negócio como o futebol, (...) mas eu quero ver o modelo de empresa, quem são as lideranças, se tem gente com uma visão mais disruptiva ou se é uma coisa mais básica", analisa Amir.

 

Esse novo modelo de divisão passaria por criar uma forma que organize tudo o que hoje é responsabilidade da CBF: arbitragem, direitos de TV, calendário de campeonatos, possibilidade de amistosos, etc. Além disso, fazer com que a diferença de renda de clubes maiores e menores diminua. 

 

"É preciso ajudar os menores. Como a Liga Espanhola ganhou dinheiro? Quando Athletic Bilbao, Sevilla e Villarreal, por exemplo, começam a deixar de receber só 30 milhões (de euros) de TV. Vamos dar o exemplo em moedas. Cem milhões de moedas é o sonho do Figueirense. O Flamengo já recebe 300 milhões. Na Espanha, o Barça e o Real recebiam 150 milhões enquanto os outros estavam ganhando 35. Hoje, esses clubes estão perto dos 80 milhões e Barça e Real não cresceram tanto. O Flamengo não vai ganhar mais dinheiro com TV, e sim com outras coisas, como marketing", destaca.

 

Amir também cita como exemplos de sucesso o Campeonato Inglês, conduzido pela Premier League, com uma divisão de cotas quase igualitárias; a Liga Norte-Americana de Basquete, a NBA; e o Novo Basquete Brasil (NBB). "A diferença é que o basquete não tem o mesmo apelo popular por aqui que o futebol", lembra. 

 

Outra pauta colocada pelos clubes é a da participação igualitária na eleição da CBF. Atualmente, as federações estaduais possuem peso 3 no voto. Equipes da Série A têm peso 2, e da Série B têm peso 1. Ou seja, as entidades têm 81 votos no total, contra 60 dos times.

 

As entidades estaduais participarão da votação na CBF para levar ou não a liga adiante. Ou seja, terão de escolher se desejam ter menos poder. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, afirmou que ainda não pode tomar uma posição sobre o assunto, por não ter sido comunicado pela CBF, mas que "tudo o que for bom para que o futebol brasileiro seja melhor sucedido tem que ser bem aceito".

 

A CBF ainda não prevê uma data para apreciar o projeto. 

Fonte: Bahia Notícias
Esclarecimento de Wagner não teria convencido moradores de ribeirinhos do São Francisco
Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

Depois da crítica lançada por deputados ligados ao governo federal e da tentativa de esclarecimento do senador Jaques Wagner (PT), a polêmica parece não ter fim.

 

Isso porque os ribeirinhos do Rio São Francisco reagiram ao vídeo publicado pelo senador petista em suas redes sociais, acusando de fake news as críticas nas quais parte dos parlamentares baianos vem recebendo por terem votado contra a Medida Provisória que aumenta o capital da Eletrobras e que prevê a aplicação de R$ 3 bilhões na recuperação e revitalização do Rio São Francisco, além do prosseguimento dessas intervenções após 2031, com recursos assegurados pela venda de energia oriunda da hidrelétrica de Itaipu.

 

No vídeo, o senador tergiversa ao fizer que na verdade está votando apenas contra a privatização da Eletrobras, mas não afirma que, após o aumento de capital, a parte estatal ainda continuará com 45% das ações com direito a voto e que a União receberá uma ação denominada “ação ouro”, que dá superpoderes ao governo para evitar o esquartejamento do patrimônio da empresa, além de participação quase igualitária no Conselho de Administração e na Diretoria Executiva da Eletrobras desestatizada.

 

Definitivamente, caso a MP não seja aprovada, a Bahia perde a grande oportunidade de recuperar, de uma vez por todas, o Rio São Francisco e suas cidades ribeirinhas.

 

CRÍTICAS
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) atacou a posição de Wagner e também fez críticas a Otto Alencar (PSD).

 

“É inegável que alguns parlamentares da Bahia são a favor de um Estado gigante, de estatais, de manter privilégios. É notório. Agora, seria surpresa que esses mesmos parlamentares são contra destinar R$ 3 bilhões para revitalizar o São Francisco. Não é apenas ideologia arcaica. É também ser contra uma fonte vital para a economia da Bahia, de renda, inclusive para pequenos produtores. Votar contra a MP da Eletrobras é privilegiar poucos que têm muitas benesses em detrimento de muitos que ganham pouco”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

“Eu tenho uma relação muito forte com Bom Jesus da Lapa. Eu sei que é um pedido muito crucial para a região e para os pequenos produtores por conta de problemas do próprio rio, como assoreamento, tomada ilegal de água. Estamos falando em R$ 3 bilhões para o rio. Estamos falando de coisas que beneficiarão os pequenos produtores”, acrescentou.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |