Blog Santo Antônio
Notícias

O município de Barreiras recebeu nesta quarta-feira, 02, mais 3.650 doses da vacina de Oxford astrazeneca. Nesta sexta-feira, 03, a vacinação continuará para a servidores da educação acima de 35 anos e Forças de Segurança, Salvamento e forças armadas acima de 25 anos.

No sábado, será a vez das pessoas com comorbidades acima de 35 anos, deficientes acima de 18 anos e caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus acima de 50 anos. 

Fonte: SigiVilares

Na tarde desta quinta-feira, 3, por volta das 13h, uma criança do sexo masculino de dois meses de idade foi encontrada morta em cima de uma cama no quarto da residência da família.

O caso aconteceu na Rua Santa Helena, no bairro da Cascalheira, na cidade de Barreiras.

Policiais Militares da 84ª CIPM estiveram no local, juntamente com o Departamento de Polícia Técnica que realizou a perícia no local.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem, a mãe teria ido amamentar o bebê, quando encontrou ele sem vida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Medico de Urgência (SAMU) esteve no local, mas só pôde constatar o óbito.

De acordo com relatos de alguns vizinhos, o casal da residência teria discutido pouco tempo antes da criança ser encontrada morta. Diante destas informações, o casal foi encaminhado para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.

Uma equipe do Conselho tutelar esteve no local acompanhando o caso. O corpo da criança foi encaminhado para Instituto Médico Legal para passar por necropsia.

Fonte: SigiVilares

O Exército Brasileiro informou nesta quinta-feira (3) que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello pela participação em um evento político com o presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, no último dia 23.

Segundo a corporação, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de Pazuello. Com a decisão do comandante Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o processo disciplinar foi arquivado.

O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar (veja detalhes abaixo), Pazuello chegou a subir no trio elétrico com Bolsonaro e fazer um breve discurso.

A punição para Pazuello poderia ir de advertência a prisão. Nos bastidores, Bolsonaro defendeu que o ex-ministro não fosse punido. Além de militar da reserva, o presidente é o comandante em chefe das Forças Armadas – por isso, superior hierárquico ao comandante do Exército.

A presença do general, que chegou a fazer um rápido discurso ao lado de Bolsonaro, foi criticada inclusive por militares. O vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva, defendeu a regra que veda participação de militares da ativa em atos políticos para "evitar que a anarquia se instaure dentro" das Forças Armadas.

Fonte: G1


A Secretaria de Segurança de Luís Eduardo Magalhães continua o seu trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto. No último final de semana, de 28 a 30 de maio, foram atendidas 158 chamadas, através do Disque denúncia 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste período, os agentes de segurança percorreram 1.569 km dentro da cidade, realizando rondas. O empenho dos profissionais é diário, para resguardar a vida da população. Reflexo disso, é que desde fevereiro, 22 trabalhadores da segurança, testaram positivo para o Covid-19.

"Nós contamos com o apoio da comunidade para que o nosso trabalho seja efetivo. Nós pedimos que nesse feriado as pessoas reflitam sobre esse momento que estamos vivendo e colaborem com os órgãos de fiscalização", ressaltou o secretário de Segurança, João Paulo Nascimento.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 Os voos terão, a princípio, frequência semanal | Foto: Divulgação | Aeroporto de Salvador - Foto: Divulgação

Em reunião virtual com o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, na manhã desta quarta-feira, 2, o diretor-geral da Air Europa, Romero Gonzalo, anunciou a volta das operações da companhia entre Salvador e Madri a partir do dia 20 de julho. Os voos terão, a princípio, frequência semanal, com a possibilidade de aumentar para duas a partir de setembro. 

Os desembarques no aeroporto de Salvador, segundo o diretor, serão às terças-feiras, às 19h50, com partidas para a capital espanhola às quartas-feiras, às 15h30.  Já em setembro, a meta é reativar a segunda frequência aos domingos. Um receptivo especial será providenciado pelo Governo do Estado para a chegada dos passageiros no dia da retomada. 

“É uma boa notícia contar com o retorno de mais um voo internacional no momento em que o setor aéreo ensaia uma retomada, estreitando esta parceria que sempre tivemos com a Air Europa e com o povo espanhol, que possui grande representatividade no nosso Estado”, destacou Bacelar, ressaltando a importância dos protocolos de segurança observados nos aeroportos e aeronaves. 

No encontro, Gonzalo falou sobre os desafios da companhia diante da pandemia, os projetos de retomada e a importância que tem a Bahia para o mercado espanhol. “A Bahia historicamente é sempre muito atraente para os espanhóis, que possui um conhecimento profundo sobre este estado, e, por outro lado, temos uma comunidade muito grande de espanhóis morando na Bahia, destino sempre muito bem acolhido pelos espanhóis e pelos europeus”, afirmou o diretor.  

A Air Europa é a segunda companhia aérea internacional a voltar a voar para a Bahia após a suspensão de voos com a segunda onda da pandemia. Em abril, a TAP retornou as operações entre a capital baiana e Lisboa.  

 

 

Fonte: atarde.uol

Durante sua fala, Bolsonaro prometeu vacina para todos os brasileiros até o final do ano | Foto: Anderson Riedel | PR - Foto: Anderson Riedel | PR

Após o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na noite desta quarta-feira, 2, em televisão aberta, diversos bairros de Salvador se manifestaram negativamente através dos tradicionais 'panelaços'. Os protestos foram registrados em diversas outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O presidente foi à TV para celebrar bons indicadores econômicos do primeiro trimestre do ano e para defender a realização da Copa América de seleções de futebol no Brasil. Ele também afirmou que os brasileiros que quiserem serão vacinados até o final do ano. "Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados", disse.

Em vídeos enviados ao Portal A TARDE, é possível ver o ato de desaprovação registrado nos bairros da Barra, São Rafael e Rio Vermelho. As manifestações também ocorreram  nos bairros da Pituba, Imbuí, Garcia, Brotas, entre outros.

Fonte: atarde.uol

Mudança nos critérios de aplicação foi definida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE - Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Uma mudança nas diretrizes de vacinação contra a Covid-19 deve acelerar a imunização por idade na Bahia nas próximas semanas. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 2, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que, a partir de agora, 80% das vacinas serão aplicadas por faixa etária e os outros 20% serão destinados aos grupos prioritários. 

A alteração inverte o critério adotado até então - 70% dos imunizantes eram reservados para prioridades e 30% por idade. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não apresentou mais informações até o fechamento. Nesta quarta, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que toda a população adulta do estado estará vacinada até o final de outubro.

Sobre o anúncio feito por Doria e a expectativa por um calendário baiano de imunização, o governador Rui Costa afirmou, no Twitter, que continua "lutando por mais vacinas na Bahia e aguardando liberação da Sputnik V pela Anvisa". "Enquanto isso, dependemos do envio pelo Governo Federal", completou.

 

A prefeitura de Salvador informou que será retomada nesta quinta-feira, 3, a aplicação da primeira dose das vacinas na cidade, após dias com campanha exclusiva para a segunda dose dos imunizantes devido à escassez de doses. Pessoas com 56 anos ou mais nascidas até 31 de dezembro de 1964 serão vacinadas, além dos demais grupos já habilitados.

Os pontos de imunização vão funcionar das 8h às 16h. Para os os trabalhadores do transporte aéreo, a faixa de horário para vacinação será das 13h às 16h. A imunização está suspensa para gestantes e puérperas, assim como a administração da segunda dose. 

Remessa - A Bahia recebeu nesta quarta mais um lote de vacinas contra a Covid-19. As 366 mil doses de imunizantes da Oxford/Astrazeneca foram distribuídas para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após checagem da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Os imunizantes foram enviados exclusivamente para as cidades que aplicaram 85% ou mais das doses distribuídas anteriormente. Das 366 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado, 79.020 doses serão aplicadas em Salvador.

Além disso, é aguardada nesta quinta uma remessa de 37.440 doses da vacina da Pfizer. Com a carga que chegou nesta quarta, a Bahia chega ao total de 6.775.710 doses recebidas, das quais 3.566.750 da Oxford/AstraZeneca, 3.035.800 da Coronavac e 173.160 da Pfizer.

Sputnik - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma reunião agendada na sexta-feira, 4, para decidir se autoriza a importação e distribuição das vacinas Covaxin e Sputnik V no país. O órgão já negou anteriormente pedidos para liberação dos imunizantes, por considerar que os dados apresentados até então eram insuficientes para assegurar a segurança e eficácia das vacinas.

Novos documentos foram apresentados pelo laboratório Bharat Biontech e Instituto Gamaleya, produtores da Covaxin e Sputnik V, respectivamente. 

O Ministério da Saúde já adquiriu 20 milhões de doses da Covaxin e outras 10 milhões da Sputnik V. A vacina russa do Instituto Gamaleya é defendida há meses pelo governo da Bahia. Ao comentar os rumores de que já haveria maioria entre os diretores para aprovar as vacinas, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas publicou: "Viva a São João! Temos foguete nos céus". "Esperamos que haja boa vontade e sensibilidade da agência para que a gente consiga ter esta aprovação nessa semana", avaliou o governador.

Fonte: atarde.uol
Bruno Reis confirma início da vacinação de jornalistas em Salvador; veja datas
Foto: Reprodução / Prefeitura de Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) divulgou que os jornalistas começarão a ser vacinados. Reis divulgou a informação nesta quinta-feira (3), em postagem nas redes sociais. Até o momento ficou aprovado a vacinação dos profissionais acima de 40. Segundo o secretário de saúde Leo Prataies, ainda "não há resolução pra baixar pra menos".

 

"Temos novidades na vacinação em nossa cidade! Amanhã (4), das 8h às 12h, vamos iniciar a imunização dos nascidos até 4 de maio de 1965 e jornalistas com 40 anos ou mais com nome na lista. Pela tarde, das 13h às 16h, os nascidos até 4 de setembro de 1965. Vacinar é salvar vidas", disse. 

 

Na última quarta-feira (2), o desembargador Cícero Landim, do Tribunal de Justiça da Bahia tinha negado o mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado que tentava proibir a vacinação de profissionais da imprensa contra a Covid-19 mesmo após aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Interessados devem se inscrever até sexta-feira (4) através de formulário eletrônico.

SineBahia oferta 600 vagas em cursos online para capacitação profissional — Foto: Camila Souza/GOVBA

Estão abertas as inscrições para cursos virtuais de capacitação profissional ofertados pelo SineBahia. Ao todo são 600 vagas para trabalhadores de Salvador. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (4) através de um formulário eletrônico.

As vagas são para os cursos de Técnicas de Vendas, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Plataformas Digitais e Libras, além de palestras com os temas Acidentes de Trabalho, Alcoolismo, Doenças Ocupacionais e Orientação para o Trabalho. As atividades acontecem de 7 a 18 de junho.

Os participantes serão certificados pelo Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o principal objetivo é garantir a continuidade das ações de capacitação, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Além disso, o secretário ainda informou que todos os meses novas cidades serão beneficiadas com uma grade de cursos virtuais, em áreas que contribuem para a atualização e inserção profissional dos trabalhadores.

Fonte: G1 Bahia

Em tempos de Covid-19, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua trabalhando para ampliar o acesso à água tratada e de qualidade para a população de Barreiras. Por meio de obras para estender a rede distribuidora, a Embasa avançou 25,57% em novas ligações nos últimos seis anos, garantindo o acesso ao fornecimento de água tratada canalizada para mais 12.318 mil domicílios edificados em áreas de expansão imobiliária, na sede municipal, e em outras localidades do município.

Com 50 anos de atuação, completados no último dia 11 de maio, a Embasa vem garantindo a cobertura na prestação do serviço de água em 100% da sede municipal e em 22 localidades da zona rural, garantindo mais qualidade de vida para os barreirenses.

Além de executar obras para ampliar a rede distribuidora e o número de ligações de água, a Embasa investe na infraestrutura instalada para prestar um bom serviço à população atendida. “Nos últimos seis anos, a empresa investiu em torno de R$ 11,5 milhões no avanço do atendimento na zona rural, ampliação da estação de tratamento, substituição e aquisição de novas bombas, substituição de rede distribuidora para que seja mantida a oferta regular de água tratada”, reforça o gerente operacional de água da Embasa, Marcos Rogério Moreira.

Dentre as obras, destacam-se investimentos realizados recentemente em torno de R$ 3,7 milhões para atender as localidades Barrocão, Bebedouro, Gameleira e Passagem Funda; R$ 1,2 milhão para implantar uma nova rede adutora e estação de bombeamento para atender as localidades do Cinturão Verde, e R$ 4,5 milhões para duplicar a estação de tratamento de água para beneficiar a população de Barreiras.

Com duas estações de tratamento em operação no município, com água captada nos rios de Ondas e Grande, a Embasa atende cerca de 67 mil domicílios e vem conseguindo expandir o acesso ao serviço de abastecimento de água numa média de dois mil novos imóveis por ano.Estação de tratamento de água de Barreiras — Foto: Ascom/Embasa
Fonte: G1 Bahia
Santa Cruz cobra dívida do Vitória por João Victor e aciona o clube na CNRD
Foto: Enaldo Pinto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Vitória corre o risco de ser punido mais uma vez pela Câmara Nacional da Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O motivo? Uma dívida com o Santa Cruz referente a aquisição de 50% dos direitos econômicos do zagueiro João Victor no final de 2019. 

 

O Santa Cruz ingressou com uma ação na CNRD para cobrar a dívida do Vitória no valor de R$ 700 mil, sem contar os juros. O clube rubro-negro só pagou uma parcela de R$ 100 mil pela transação. Em março deste ano, Joaquim Bezerra, presidente agremiação pernambucana, já havia sinalizado que acionar o órgão (saiba mais aqui). 

 

A CNRD foi fundada em 2016 e é responsável para resolver desavenças entre clubes, empresários, atletas e treinadores.

 

Caso seja punido, o Vitória corre o risco de ficar impedido de realizar novas contratações, como ocorreu no ano passado (relembre aqui).

 

João Victor tem 23 anos e desembarcou no Vitória em setembro de 2019, inicialmente por empréstimo. Dois meses depois, o clube anunciou a contratação do jogador em definitivo (relembre aqui). Até o momento, ele disputou 58 jogos e marcou três gols.

Fonte: bahianoticia

O Brasil aparece em 4º lugar entre os países com o maior número absoluto de vacinados com a 1ª dose, segundo dados do Our World in Data. A informação, que tem sido repetida pelo presidente Jair Bolsonaro e que não relativiza o tamanho da população, pode ser lida também de outra forma: o Brasil também aparece na 4ª posição entre os países com o maior número de pessoas não vacinadas.

Veja o ranking 'às avessas':

MAIOR Nº DE NÃO VACINADOS (1ª DOSE)

 

  • 1º. Índia: 1.210.419.205
  • 2º. Indonésia: 256.929.040
  • 3º. Paquistão: 215.414.262
  • 4º. Brasil: 166.619.199

 

Nesta quarta-feira (2), Bolsonaro (sem partido) voltou a reproduzir a informação em um pronunciamento nacional. "O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta", afirmou. Ele leva em conta o seguinte ranking de doses aplicadas:

 

  • 1º. China: 681, 91 milhões
  • 2º. Estados Unidos: 296,4 milhões
  • 3º. Índia: 213,14 milhões
  • 4º. Brasil: 68,24 milhões

 

No entanto, o que indica se um país está em um estágio avançado de vacinação é o percentual da população imunizada. Hoje, no Brasil, 22,21% da população recebeu a primeira dose.

Fonte: G1
Droga é avaliada em quase um milhão e meio de reais
 
Na noite desta quarta-feira, 2, por volta das 19h30, o 1º Pelotão da 28 CIPM apreendeu um carro com droga na Avenida Ex-Combatentes, na cidade de Ibotirama.

A Central de Operações informou à guarnição que havia um veículo Fiat Mob em frente ao Banco do Brasil e que havia a suspeita que esse carro estaria transportando droga. Os policiais ao chegarem no local, verificaram que a porta do motorista estava destravada. Ao realizar a busca em seu interior, os policiais encontraram uma mala contendo 48 tabletes de cocaína, pesando cerca de 50 quilos. 

A droga avaliada em cerca de 1,4 milhão de reais foi apreendida.
Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares com informações da 28 CIPM
 
As obras da Avenida JK, em Luís Eduardo Magalhães estão em andamento acelerado. A previsão, segundo o secretário de Infraestrutura, Franklin Willer, é de que a obra esteja concluída em até dois meses.

“Agora estamos na reta final, que é a instalação de quatro estacionamentos com bolsões ao longo da Avenida, no trecho entre a UPA e a praça dos Três Poderes e a ciclovia já está sendo revitalizada. Nos cruzamentos que estão fechados provisoriamente, ali serão colocados parques, academia da saúde. E área de alimentação: o pessoal que tinha os trailers ao longo da avenida JK, eles vão ser alocados naqueles pontos”, esclareceu.

Próximos passos - A próxima etapa das obras, vai do trecho entre a Praça dos Três Poderes e a do bairro Jardim das acácias. “Finalizando isso, a gente vai entrar na avenida Brasília, que está com 50% das obras concluídas, com a abertura dos retornos, instalação dos semáforos. Agora falta fazer os bolsões e fechar os cruzamentos. E logo após estaremos iniciando o trecho da Salvador, que pega da Avenida JK, até o setor universitário. Vamos fazer também a Avenida Kichiro Murata”, concluiu o secretário de Infraestrutura.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM




Na tarde desta quarta-feira, 2, por volta das 15h, uma colisão frontal entre um veículo GM Astra e uma caminhonete deixou três pessoas feridas e uma morta na BA 447, próximo a localidade de Gameleira, no município de Angical.





Equipes do SAMU estiveram no local e socorreram, com apoio dos bombeiros, os feridos para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Uma quarta pessoa, ainda não identificada, foi a óbito no local. O corpo após perícia foi removido para o IML.
Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Após se mostrar mais uma vez contrário à inclusão de profissionais da imprensa no grupo priotário de vacinação contra a Covid-19, em declaração dada na última segunda-feira (31), o governador Rui Costa (PT) foi alvo de uma carta publicada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que questiona a sua posição.

Na carta aberta, o Sindicato justifica a atuação da imprensa diante do cenário de pandemia, geralmente nas ruas e eventos políticos, como risco à contaminação dos profissionais. O próprio governador Rui Costa, durante visitas e inaugurações, convoca a imprensa, o gera aglomeração entre assessores, aliados políticos, repórteres e cinegrafistas.

“A resposta, prezado governador, estava diante de V. Excia: quase meia centena de jornalistas aglomerados para informar justamente a inauguração da sua maternidade. Os bancários não estavam lá aglomerados, assim como os professores, já vacinados, nem policiais, nem outras categorias de trabalhadores que já estão imunizados para continuarem trabalhando nos serviços essenciais”, diz parte da carta, que ainda lembra do fato de que o governador já foi vacinado contra o novo coronavírus, alegando comorbidade.

“O Senhor está vacinado, mas os repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, não. Estão expostos, diariamente, cobrindo não só as suas inaugurações, mas a dor e o luto desse genocídio diário em portas de hospitais, nas aglomerações, nas situações cotidianas das ruas”, continua a carta.

“Jornalistas são essenciais na linha de frente da informação. Portanto, devem ser prioritários na vacinação”, encerra a carta divulgada pelo Sindicato na última terça-feira (1º).

Contrário à vacinação de jornalistas dentro do grupo prioritário, apesar da categoria ser considerada essencial durante a pandemia, conforme a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), não é a primeira vez que ele faz alguma declaração do tipo. Recentemente, durante uma visita ao Dique do Cabrito, com aglomeração da imprensa, Rui foi questionado sobre o assunto e teve a mesma posição.  Apesar disso, nas últimas aparições, Rui tem reunido uma grande quantidade de jornalistas, que se tornam ainda mais vulneráveis ao risco de contaminação.

Fonte: Política Ao Vivo

Com uma população estimada de 90 mil habitantes, segundo o IBGE, Luís Eduardo Magalhães alcançou o percentual de 10% de munícipes que receberam a primeira dose da Covid-19. Um total de 9.429 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O número ainda é insuficiente, de acordo com as autoridades de saúde.

Na última quinta-feira (27), o município recebeu do governo do Estado, 2 mil doses da Oxford/Astrazeneca.

Confira o público-alvo:

- Trabalhadores de saúde (apresentar comprovante de vínculo empregatício);

- Trabalhadores de Transporte Aéreo acima de 30 anos (comprovar vínculo trabalhista);

- Lactantes (após 45 dias de puerpério), acima dos 38 anos, com crianças de até um ano e seis meses de idade.

- Pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), maiores de 55 anos, também serão imunizadas;

- Caminhoneiros com idade superior a 50 anos. Os caminhoneiros precisam apresentar a carteira de trabalho, para comprovar a profissão;

-Trabalhadores de Transporte Coletivo Municipal de Luís Eduardo Magalhães (apresentar comprovante de vinculo municipal);

- Idosos acima de 60 anos;

- Profissionais da educação, da rede pública e privada, acima de 40 anos;

- Trabalhadores da área de segurança e salvamento com idade superior a 35 anos;

- Autistas com idade superior a 18 anos. Será necessária a apresentação de um relatório médico comprovando o transtorno;

- Pessoas com síndrome de Down com idade superior a 18 anos de idade;

- Pessoas acima de 46 anos com as seguintes comorbidades (Diabetes; Hipertensão; Doença renal crônica; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Cirrose hepática; Doença neurológica crônica; Doença hepática crônica; Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Portadores de Obesidade mórbida, Índice de massa corpórea (IMC) >= 40).

Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico, comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Com o objetivo de oferecer uma moradia mais digna e confortável para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá lançou nesta terça-feira (01), o programa ‘Meu Lar’.

Acompanhado pelos secretários de Governo, Danilo Henrique e Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes, que vai dar andamento aos projetos, Junior conheceu a realidade da alagoana Raílle da Silva, que há quatro anos vive no município. A dona de casa tem duas filhas pequenas e sonha com uma casa mais aconchegante.

“Aqui é pequenininho e a gente fica se espremendo. Quando chove, começa a pingar e a gente não consegue arrastar a cama, porque não tem espaço, então a gente fica na pingueira. É uma situação muito difícil para mim e minhas filhas”, contou.

A iniciativa vai realizar reformas em 150 residências consideradas precárias, na primeita etapa. A previsão é de três fases, com 150 casas, um total de 450 famílias beneficiadas. As intervenções podem ser escolhidas pelo morador, como recuperação ou troca de telhado; reboco e pintura; instalações sanitárias e recuperação de componentes estéticos.

“A nossa missão é cuidar das pessoas e desde o início do governo, é isso que a gente tem feito. Um dos programas mais esperados pela população é o Programa ‘Meu Lar’, que vai levar mais dignidade e proteção para nossas famílias”, ressaltou a secretária Scheilla Bernardes.

A equipe responsável pela identificação e reforma, será composta por assistentes sociais, técnicos da Habitação, cinco estagiárias de engenharia civil da UNOPAR, e um engenheiro da Secretaria de Planejamento, que vai supervisionar as obras.

O programa ‘Meu Lar’ também atuará com ações de infraestrutura no entorno das comunidades contempladas, através da execução de calçadas, pavimentação de vias, reforma de praças, campos e quadras esportivas.

“Hoje é 1º de junho de 2021 e é com muita satisfação estou aqui junto com a nossa secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes, no bairro Santa Cruz, onde estamos lançando oficialmente o programa ‘Meu Lar’. Programa esse, que vai beneficiar muitas famílias carentes no nosso município. Famílias que precisam de atenção da parte do governo, famílias que precisam do nosso carinho. Famílias que precisam de dignidade e qualidade de vida”, concluiu o prefeito Junior Marabá.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |