Blog Santo Antônio
Notícias



A Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães realizou uma vistoria técnica nas obras de adequação do Abatedouro Flor de Lis. A Agroindústria é candidata ao selo de inspeção sanitário do Estado, através da Agência de defesa agropecuária da Bahia (ADAB).

A expectativa do município, é de que o abatedouro seja a primeira agroindústria de pequeno porte a ganhar o selo de inspeção estadual nessa nova gestão, podendo vender seus produtos em toda a Bahia.

“Nós da Secretaria de Agricultura, após o termo de cooperação firmado com o estado, estamos firmes no apoio às agroindústrias de pequeno porte, fomentando cada ação, para garantir o sucesso dessa implementação”, disse o diretor de Agricultura.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Com o avanço da pandemia em todo o estado da Bahia e considerando o quadro epidemiológico do município de Barreiras, a Prefeitura publicou nesta terça-feira, 25, o decreto nº 146, de 25 de maio de 2021, que pode ser conferido no site oficial por meio do link https: //www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2021/diario3446.pdf. O documento traz adequações que alinham as medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus, editadas pelo governo estadual.

Ficam autorizados, de 25 a 30 de maio de 2021, o funcionamento com atendimento ao público dos estabelecimentos que ofertam serviços considerados essenciais, já relacionados no Decreto Estadual nº 20.491/2021. Os estabelecimentos comerciais não contemplados nesta categoria poderão funcionar em regime de plantão, de portas fechadas, com entregas em domicílio, também conhecida como delivery.

Permanece proibida a venda, a distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas por quaisquer pessoas e estabelecimentos, principalmente em supermercados e congêneres por qualquer sistema de vendas, inclusive entregas em domicílio. Assim como está restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h.

Templos religiosos poderão abrir respeitando o limite máximo de 25% da capacidade do local, desde que a quantidade não exceda 100 pessoas e respeitando os protocolos de higiene e distanciamento já previstos no decreto municipal.

Também são classificados como essenciais, conforme Decreto Municipal: farmácias, inclusive de manipulação, clínicas e consultórios de atendimento das áreas da saúde, exceto para fins de atendimentos estéticos, clínicas veterinárias, exclusivamente para atendimentos de emergência, distribuidoras de água e gás, postos de combustíveis, mercados, comércios de gêneros alimentícios, estabelecimentos bancários, para a realização de serviços essenciais, tais como o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais, casas lotéricas, oficinas mecânicas e borracharias, estabelecimentos que comercializam alimentação animal, serviços funerários, atividades de segurança pública e privada, captação, tratamento e distribuição de água, esgoto e lixo, transmissão e distribuição de energia elétrica, iluminação pública, transporte público municipal, entrega de produtos e cargas por estabelecimentos cujo funcionamento esteja permitido e serviços da área de construção civil.

A Prefeitura de Barreiras esclarece ainda que de acordo com o parágrafo 4º do artigo 3º do Decreto nº 146, o funcionamento de farmácias não está restrito apenas à comercialização de medicamentos e produtos voltados à saúde, mas abrange todos os itens disponíveis no estabelecimento.

Fonte: Dicom Barreiras

O Ministério da Saúde liberou a transferência de recurso financeiro para custeio de 1.127 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 em 24 municípios da Bahia nesta terça-feira (25).  A liberação foi publicada no Diário Oficial da União.

Os leitos são para atendimento exclusivo dos pacientes diagnosticados com a Covid-19. O valor liberado para a Bahia foi de R$ 54 milhões referente ao mês de maio de 2021 e varia de acordo com o número de leitos contemplados em cada município. 

As cidades baianas contempladas com recursos são Alagoinhas (8 leitos), Barra (10), Barreiras (40), Camaçari (10), Eunápolis (20), Feira de Santana (73), Guanambi (10), Ilhéus (61), Irecê (10), Itaberaba (20), Itabuna (30), Jacobina (20), Jequié (29), Juazeiro (30), Lauro de Freitas (20), Paulo Afonso (10), Porto Seguro (20), Remanso (10), Salvador (569), Seabra (12), Serrinha (20), Teixeira de Freitas (15), Valença (10), Vitória da Conquista (70).

Fonte: BH Noticias

A Bahia vai receber 351.750 doses da vacina Oxford/AstraZeneca na madrugada desta quarta-feira (26). A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Bolas, por meio do Twitter. De acordo com o titular da pasta, a remessa chega às 00h45 em solo baiano e, ainda nesta quarta, “as doses partem para as regionais de saúde, de onde serão distribuídas para os municípios”. A vacina é produzida no Brasil pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: Bahia Noticias



Nesta terça-feira, 25, o Ministério da Saúde realizou a transferência de recurso financeiro para o custeio de 1.127 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 para 24 municípios da Bahia, incluindo o município de Barreiras. A liberação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Por determinação do Presidente da República, os municípios baianos foram contemplados com mais R$ 54 milhões de reais, referente ao mês de maio de 2021. O investimento varia de acordo com o número de leitos contemplados em cada município do estado.

As cidades baianas beneficiadas com os recursos são: Alagoinhas (8 leitos); Barra (10); Barreiras (40); Camaçari (10); Eunápolis (20); Feira de Santana (73); Guanambi (10); Ilhéus (61); Irecê (10); Itaberaba (20); Itabuna (30), Jacobina (20), Jequié (29), Juazeiro (30), Lauro de Freitas (20), Paulo Afonso (10); Porto Seguro (20); Remanso (10); Salvador (569); Seabra (12); Serrinha (20); Teixeira de Freitas (15); Valença (10) e Vitória da Conquista (70).

Cabe ressaltar que ao longo do mês de maio, o deputado federal Tito participou de diversas audiências e reuniões no Palácio do Planalto, em que fez apelos pela ampliação de leitos no Hospital do Oeste e pela abertura de leitos de UTI para o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, em prol da população dos 35 municípios da região.

“Tenho feito gestões permanentes no Ministério da Saúde com o objetivo de fazer com que a nossa região seja atendida com mais recursos e novos aparelhos respiradores e insumos, para auxiliar os profissionais de saúde na guerra contra o coronavírus, considerando que os casos graves têm aumentado a cada dia. Não estamos medindo esforços para cumprir com o nosso dever”, sinalizou o deputado Tito.

Fonte: CEBOLINHA NOTÍCIAS

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Luís Eduardo Magalhães, já atendeu 2.138 pessoas desde o início do ano. Só no mês de abril, foram 888 procedimentos, com serviços de tratamento de canal, odontopediatria, diagnóstico de câncer de boca, entre outros.

O CEO funciona através de agendamento, via postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Tancredo Neves, na Policlínica Municipal.

Os Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa Brasil Sorridente que leva atendimento dentário gratuito a cerca de 80 milhões de brasileiros usuários do SUS.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Vacinado contra a Covid-19, o governador Rui Costa (PT) provocou uma aglomeração entre profissionais da imprensa, na manhã desta segunda-feira (24).

Rui esteve no antigo prédio da Ebal, onde será instalada a nova sede de órgãos ligados à Polícia Civil, apenas para fazer uma visita ao local. Junto com ele, estava também o atual secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, e delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

Vacinado desde 8 de maio, não é a primeira vez que Rui provoca aglomerações após a imunização. Em 18 de maio, na última semana, Rui esteve no município de Jaguaquara, onde protagonizou cenas de aglomeração ao lado de aliados. No dia seguinte, em Gentio do Ouro, Rui voltou a protagonizar uma nova aglomeração.

Na visita de hoje (24), mais uma vez Rui provocou aglomeração dos profissionais da imprensa, entre repórteres, cinegrafistas e assessores. Apesar das pautas colocarem a imprensa em risco de contaminação da Covid-19, Rui declarou ser contra inclusão da categoria no grupo prioritário de imunização, durante agenda na última sexta-feira (21), onde também havia aglomeração de jornalistas, assessores e outros profissionais, além de atrair a atenção de populares. Na ocasião, o governador afirmou que o critério de idade deveria prevalecer para os jornalistas, que também atuam na linha de frente.

Antes de ser imunizado, Rui estava evitando há meses aparições públicas frequentes. Por ter pressão alta, o governador recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer, considerado por especialistas da área como uma das melhores vacinas contra a Covid-19 no mundo.

Fonte: Política Ao Vivo

A Secretaria de Segurança de Luís Eduardo Magalhães tem tido muito trabalho para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual no município. Do dia 17 a 23 de maio, a equipe atendeu 460 ocorrências. Apenas no final de semana, foram 180 chamadas através do número 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).

E os agentes não param. Já foram percorridos 15.102 km no perímetro urbano de Luís Eduardo Magalhães.

Para se ter ideia, uma das viaturas da GCM, percorreu do dia 17 a 21 de maio, 2.800 km, dentro da cidade. Isso equivale a uma ida e volta a Salvador.

“Temos atuado bastante. A média de quilômetros rodados pelas nossas viaturas, é de 300km por dia. Mas para além da fiscalização, a colaboração da comunidade é fundamental para conter o avanço da Covid-19 no nosso município”, pontuou o titular da pasta, João Paulo Nascimento.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, já investiu em 2021, direta e indiretamente, R$ 5.277.504 (cinco milhões, duzentos e setenta e sete mil, quinhentos e quatro reais), no enfrentamento ao Covid-19.

Secretaria de Trabalho e Assistência Social
Para atender famílias afetadas pela pandemia do novo coronavirus, o município distribui mensalmente mil cestas básicas, no valor de R$ 91, por meio do Programa Cesta Cidadã, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Um valor global de R$ 1.098.960,00 (um milhão, noventa e oito mil e novecentos e sessenta reais), para atender essas pessoas durante todo o ano de 2021.

A Prefeitura também criou o Auxilio Municipal Emergencial, em três parcelas de R$ 300. O benefício vai atender mais de 1.500 famílias. Um investimento de R$ 1.350.000,00 (um milhão, trezentos e cinquenta mil reais). Cuidando e colocando comida na mesa de quem mais precisa.

Em ações diretas contra o Covid-19

Foram R$ 1.928.544,92 (um milhão, novecentos e vinte e oito mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e noventa e dois centavos), para o combate ao Covid-19.

O valor envolve pagamento de servidores estáveis e terceirizados (R$ 713.695,25), médicos (R$ 368.053,48) e oxigênio (R$ 148.565,30), fundamental para a sobrevivência de pacientes com agravamento.

O Município ainda custeia leitos de UTI no Hospital Central, em Barreiras, valor que representa R$ 245.475,00.

Também foram investidos R$ 76.450,00 em testes para identificar a doença. Além de outras despesas.

Os investimentos vêm sendo feitos, por meio da ampliação da estrutura da Unidade de Controle Covid-19 (UCC), com a implementação do Centro de Referência para Síndromes Gripais e com campanhas de conscientização nas redes sociais, em parceria com a Secretaria de Segurança, Câmara de Vereadores, OAB-LEM, CDL e ACELEM.

Educação

Os mais de 19 mil alunos do município receberam logo no início do ano letivo de 2021, um kit merenda completo, contendo 15 itens, incluindo feijão e arroz, tudo supervisionado por uma nutricionista. Valor aproximado de R$ 900.000 (novecentos mil reais).

Papel da comunidade

A Prefeitura segue no compromisso de cuidar e prestar contas à população de Luís Eduardo Magalhães.

A colaboração da comunidade, respeitando as medidas preventivas, como o uso de máscara e evitando aglomeração, é importante para baixar as taxas de contaminação por Covid-19, diminuindo também os índices de ocupação nas unidades de saúde.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães, segue nesta terça-feira (25), das 8h às 17h, na tenda em frente ao Banco Itaú, com as atualizações dos cadastros para o Auxílio Emergencial Municipal.

Os atendimentos acontecerão apenas para as 250 pessoas com nomes nas listas que estarão sendo divulgadas diariamente. Os nomes deverão ser conferidos, através do link: www.auxiliolem.com.br.

A atualização também pode ser realizada pelo site.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O número de pacientes adultos com Covid-19 aguardando transferência para unidades de terapia intensiva (UTI) cresceu para 130 nesta segunda-feira (24). Os dados foram registrados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) ao meio-dia, 24 horas depois dos 127 apontados no boletim epidemiológico de domingo (23).

Para leitos clínicos, também aguardam regulação 127 baianos com a doença, nove a menos do que o registrado no dia anterior. De acordo com a Sesab, o número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

A taxa de ocupação das UTIs para adultos caiu de 84% para 83% nas últimas 24 horas. Já nos leitos pediátricos de terapia intensiva, o percentual se manteve em 78%, o mais alto dos últimos meses no estado. No momento, 1.355 pessoas estão internadas com casos graves da Covid-19.

Nas últimas 24 horas, a Bahia confirmou 1.380 novas contaminações pelo novo coronavírus e 71 mortes em decorrência da infecção. Com mais essa soma, o estado passa a acumular agora 984.967 casos confirmados da Covid-19 e 20.499 óbitos pela doença.

Os casos ativos do novo coronavírus caíram de 18.903 no domingo (23) para 17.462 nesta segunda-feira (24). Os 10 municípios baianos com mais contaminados, conforme a Sesab, são Salvador (3.130), Feira de Santana (784), Barreiras (493), Paulo Afonso (435), Itabuna (412), Ribeira do Pombal (374), Guanambi (331), Lauro de Freitas (293), Santo Antônio de Jesus (274) e Ilhéus (272).

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

 

Desde ontem (23), o trânsito na Avenida JK está modificado, no trecho entre a Salvador e a rotatória da Câmara de Vereadores.

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou o fechamento dos cruzamentos e a abertura dos retornos. Essa é a segunda etapa da requalificação da via.


 
Neste primeiro momento, os agentes de Trânsito da Sutrans estarão no local, realizando o trabalho educativo de orientação aos motoristas. 

 

É a Prefeitura, cuidando e oferecendo mais segurança a pedestres e motoristas.

 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social retoma hoje (24), as atualizações dos cadastros para o Auxílio Emergencial Municipal.

Os atendimentos seguem na tenda em frente ao Banco Itaú e na sede da Secretaria, localizada na Avenida Barreiras, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Serão atendidas 250 pessoas e a lista com os nomes pode ser conferida através do link: www.auxiliolem.com.br.

A Prefeitura oferece ainda a facilidade da atualização do cadastro de forma online, através do site.

Todas as medidas de prevenção contra o Covid-19 estão sendo adotadas, para garantir a segurança da equipe e dos beneficiários.

A primeira parcela do Auxílio, no valor de R$ 300 será efetuada até o final do mês de maio.

Entenda os critérios para ter direito ao Auxílio Emergencial Municipal

Para ter direito ao benefício, serão considerados pré-cadastros junto às Secretarias de Trabalho e Assistência Social, Cultura e Turismo e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Como a lei prevê alcançar um público mais vulnerável, por causa da pandemia, outros aspectos também estão sendo observados.

Não receberão o valor:

- Servidores públicos;

- Beneficiários de outros programas sociais de auxílio financeiro, e auxílio emergencial do Governo Federal, inclusive bolsa família de valor superior a R$ 200;

-Pessoa com vínculo empregatício ou com renda mensal familiar superior à metade do salário mínimo por integrante.

- Moradores de outros municípios 

- Condenados por crime contra a Administração Pública.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca/Oxford há mais de 90 dias e da Coronavac há 28 dias, podem procurar o sistema Drive-Thru, nesta segunda-feira (24), para concluir a imunização.

"Cada pessoa para ter uma resposta imunológica completa, precisa fazer o esquema completo, com as duas doses. Então é importante que as pessoas nos procurem", ressaltou a coordenadora de Imunização do município, Lurdes Cordeiro.

O ponto funciona de segunda a sexta-feira, no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na madrugada desta segunda-feira, 24, por volta das 2h30, o condutor de uma caminhonete Hilux colidiu-se fortemente contra poste de energia elétrica na Avenida Clériston Andrade, no centro da cidade de Barreiras. O forte impacto danificou o poste e provocou a falta de energia em vários bairros da região central. Profissionais da concessionaria elétrica foram acionados e já estão no local, realizando os reparos.

Uma equipe da COOTRANS foi acionada, mas ao chegar no local, o condutor não foi encontrado. Os agentes solicitaram um guincho e fizeram a remoção do veículo.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Prefeitos da região oeste da Bahia, irão se reunir com o governador Rui Costa, nesta segunda-feira, 24, para mais uma rodada de discussões sobre os dados epidemiológicos. Na última quinta, os gestores realizam um encontro, fazendo um balando dos primeiros dias de restrições. Nesta segunda, os gestores devem decidir se vão manter as restrições mais tempo ou não. Os números de ocupação dos leitos de UTI e clínicos na região, estão em 100%. Em entrevista concedida a TV Bahia, na última sexta-feira, 21, o secretário estadual de saúde, Fabio Vilas Boas, disse que chegou a faltar medicamento para intubação no maior Hospital da Região o (HO) e, alguns leItos de UTI precisaram ser bloqueados, mas que o problema foi resolvido imediatamente. 

O decreto do estado, que determina o fechamento do comercio não essencial e a suspensão do transporte intermunicipal na região oeste, termina às 05 da manhã da próxima terça-feira.  Amanhã, após a reunião, saberemos como serão os próximos dias para o comercio regional.

Fonte: Redação Sigi Vilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |