Blog Santo Antônio
Notícias

Dona Marli Arinhart de 61 anos recebeu a vacina contra a gripe na manhã desta segunda-feira (17), no Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). Ela que já foi imunizada contra o Covid-19 tem a caderneta de vacina em dia. “Essa é a melhor prevenção”, disse.

Além de dona Marli, outros 441 idosos já receberam o imunizante da influenza em Luís Eduardo Magalhães, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.

A segunda fase da vacinação contra a Influenza segue até o próximo dia 08 de junho em todas as salas de vacinação do município.

É importante lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde é de que a dose da influenza seja administrada 14 dias depois da primeira ou segunda dose contra o Covid-19.

Fonte: :ASCOM - Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Barreiras determinou o fechamento do comércio ‘não essencial’ por 10 dias por causa da situação da pandemia na cidade. A medida começou a valer à meia-noite de sábado (15) e segue até o dia 24 de maio.

Em razão disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), divulgou uma nota de repúdio ao Decreto, e afirmou que os lojistas não são os responsáveis pelo momento atual de agravação e disseminação no coronavírus, uma vez que eles vêm adotando todas as medidas necessárias para o seu controle dentro dos estabelecimentos.

A CDL também pede o fim de todas as restrições ao setor comercial e o direito de trabalhar irrestritamente. A justificativa do pedido é, segundo eles, salvar empregos e impedir que mais empresas fechem as portas.

“A verdade é que a situação atual da saúde do município e da região não é nossa culpa. Fechar o comércio não resolve, o que resolve são mais leitos, que hoje são insuficientes para a região. O que resolve é mais médicos, mais apoio e respeito aos profissionais de saúde. O que resolve é mais consciência nas pessoas e mais fiscalização nas ruas, nos bairros e nas chácaras”. Sinalizou a CDL.

Vale lembrar que, depois de mais de um ano de pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Barreiras implantou apenas dez leitos de UTI no Hospital Central (particular), inclusive alugados, e mesmo com o agravamento da crise sanitária e a disseminação do vírus, já com mais de 200 mortos somente em Barreiras, nenhum novo leito de UTI foi disponibilizado pela gestão municipal. Há de se considerar que tanto o Governo Federal, quanto o Governo do Estadual, enviaram milhões de reais para a prefeitura fazer exatamente o que ela não está fazendo, que é implantar leitos de UTI e proteger a população.

Fonte: CEBOLINHA NOTÍCIAS
18
Mai / 2021

NOTA DA ACELEM

Desde fevereiro estamos lutando para manter nosso comércio aberto e controlar a proliferação do covid com o uso dos protocolos de segurança. Fizemos carreatas, conseguimos liminar judicial para não fechar por um final de semana, inúmeras reuniões na prefeitura com empresários de vários seguimentos. Reuniões com os secretários de saúde e segurança. Enfim, tentamos de todas as formas o apoio das autoridades e da população.
Na nossa luta para o COMÉRCIO ABERTO, sempre atrelamos ao cumprimento dos protocolos, para que a disseminação do vírus fosse controlada.
No entanto, o momento agora quanto a disseminação do vírus está alarmante. Está uma média de mais de 100 casos confirmados/dia.

A UCC tem 20 leitos e está com 29 pacientes internados, sendo 8 em estado grave. 8 mortes neste mês de maio. 37 crianças contaminadas. Estamos com 578 casos ativos de covid.

O governador declara nos decretos, que o limite para flexibilização é abaixo de 75% da ocupação dos leitos. Estamos com mais de 100% dos leitos ocupados e com espera para UTI’s.

Com a maioria dos diretores da ACELEM, estivemos reunidos com outras entidades e autoridades da prefeitura e do município, para avaliarmos o Decreto 20.469 de 14/05/2021. Diante desse cenário, não tivemos mais argumentos para manter nosso comércio aberto normalmente e foi determinado cumprir o DECRETO acima citado.

RESUMO DO DECRETO 20.469:
As medidas restritivas são para o período de 15 a 25/05/2021. A prorrogação ou flexibilização, depende da baixa dos números de contaminação que será avaliado em cada período do decreto.

ART. 2º - Somente funcionarão os serviços essenciais.
3º - Bares e restaurantes e congêneres, só poderão operar de portas fechadas na modalidade de entrega pelo sistema delivery até as 24 horas.
Art. 3º - Mercados só podem vender gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de higiene e limpeza.
Art. 3º - Farmácias só podem vender medicamentos e artigos relacionados a saúde.
Art. 4º - a lotação máxima em cada estabelecimento, será definida pelo município.
Art. 5º - Bebidas alcoólicas estão proibidas, mesmo pelo sistema de delivery.

3º - os estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, deverão encerrar o expediente as 19h30.
CONTINUAMOS PEDINDO A SUA COLABORAÇÃO PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES, USAR MÁSCARA, ALCOOL EM GEL e DISTANCIAMENTO SOCIAL.
Precisamos reverter este decreto e a única arma que temos é VACINA PARA TODOS e enquanto não temos, fazer nossa parte para reduzir a necessidade de internações e contágios.

FAÇA SUA PARTE.
A PALAVRA DE ORDEM AGORA É: AUTORESPONSABILIDADE.
Att; ACELEM
Fonte: Blog do Sigi Vilares/ACELEM

A segunda-feira (17), iniciou com o funcionamento de mais um conjunto de semáforos em Luís Eduardo Magalhães. Desta vez, no cruzamento entre a Avenida JK com a Paraíba.

Para determinação dos tempos semafóricos foi realizada uma contagem volumétrica nos horários de pico: início da manhã (7h30 às 9h30), início (11h30 às 13h30) e final da tarde (16h30 às 18h30), o que deu um volume de 5.487 veículos.

A requalificação faz parte do programa ‘Nova JK’. Na última quinta-feira (12), a Superintendência de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães (Sutrans) liberou o primeiro conjunto de semáforos da Avenida JK e realizou a abertura dos quatro primeiros retornos da via, no trecho entre a UPA e a Avenida Salvador.

Fonte: ASCOM

O governador Rui Costa (PT), em coletiva na manhã desta segunda-feira (17), reafirmou que está proibida a realização da popular festa de São João na Bahia em junho deste ano. De acordo com o petista, os eventos juninos “não serão permitidos de jeito nenhum”.

O ainda descontrole da pandemia do coronavirus no Estado é a justificativa apresentada pelo chefe do Palácio de Ondina.

Rui também confirmou que o transporte intermunical será suspenso no período de São João e São Pedro. “Não haverá transporte para evitar ums nova explosão de casos na Bahia”.

“Temos que ter consciência. Não consigo ver uma pessoa que se diz cristão e não tenha essa sensibilidade”, disse. “Fazer festa, aglomeração nesse momento é desrespeitar com a vida humana”, completou.

O petista refirmou que deve agir no sentido de limitar mais os festejos. “É assim mesmo: se a gente olha desde o início da pandemia todas as datas que por alguma razão as pessoas se juntaram duas semanas depois os casos aparecem, Natal ano novo todo o momento que as pessoas se juntaram gerou contaminação e evidente que o próximo é o São João e as festas juninas”. Bnews

Fonte: Bnews

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio.

Para a comercialização de bebida alcoólica aos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o fim de semana.

Transporte

A circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 22h30 às 5h, até 25 de maio. Também segue proibida a circulação dos ferry boats das 22h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 22 e 23 de maio.

A circulação das lanchinhas deve ser suspensa também das 22h30 às 5h, até 25 de maio, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 22 e 23 de maio.

Aulas

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Para Salvador, o Governo do Estado já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios.

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Eventos e shows

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados.

Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todos os municípios baianos, até 25 de maio.

Municípios com toque de recolher das 20h às 5h:

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

Fonte: Secom Bahia

Em função do decreto do Governo do Estado, estão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Barreiras e no Ponto SAC, em Luís Eduardo Magalhães, desta segunda-feira (17) até próxima segunda-feira (24 de maio).

O órgão voltará a atender na terça-feira (dia 25), caso não haja prorrogação das medidas.

 

Fonte: falabarreiras

O dia mais feliz para dona Custódia Moreira, no período em que estava internada na enfermaria para pacientes de Covid-19 do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras, sem dúvida foi aquele em que recebeu a visita da neta, Versiane Moreira. O reencontro propiciou um suporte emocional importante na luta da paciente contra a doença, contribuindo para que ela finalmente pudesse voltar para casa. “Sabemos que minha avó se sentia mais segura com a nossa presença e acreditamos que isso tenha ajudado na sua recuperação e, consequentemente, na desospitalização”, comenta Versiane.

A percepção da neta de dona Custódia reflete a proposta do projeto Perto do Coração, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da unidade. O objetivo é oferecer um alento maior aos pacientes durante o período em que precisam ficar em isolamento para o tratamento da doença. A ação é realizada respeitando as normas de segurança exigidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HO e conta com o suporte do Serviço de Psicologia da unidade.

Tudo é feito com muito cuidado. Além da verificação dos protocolos de segurança vigentes, os visitantes e os pacientes também são avaliados emocionalmente antes da primeira visita. “Desde que implantamos o projeto, percebemos seus benefícios para as famílias, pois se tranquilizam mais, deixando os pacientes mais confiantes e seguros”, afirma Izabela Marques, psicóloga do HO.

Fonte: Thianne Lira | Ascom Hospital do Oeste

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, que atendia pelo nome artístico de MC Kevin, não resistiu ao grave acidente ocorrido na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e morreu. Ele caiu da varanda do 5° andar do hotel em que estava e precisou ser levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, pelos Bombeiros.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que MC Kevin caiu do 11º andar. Depois, a informação foi corrigida. Segundo a Polícia Militar, a queda ocorreu do 5° andar. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Mais cedo, a secretaria já havia dito, em nota, que o estado de saúde do Mc Kevin “era considerado muito grave”.

MC Kevin havia realizado um show na noite deste sábado (15).

Ele veio à cidade acompanhado da esposa, Deolane Bezerra.

 

Fonte: Pleno News

Após uma dura batalha contra o câncer, Bruno Covas não resistiu e morreu neste domingo (16). Antes de partir, no entanto, ele escreveu uma carta a integrantes de seu partido, o PSDB. No documento, Covas disse que os últimos meses foram desafiadores e que a pandemia cobrou “um preço caro dos brasileiros”.

O documento foi lido durante o evento de filiação do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao PSDB, ocorrido na última sexta-feira (14).

A carta diz que “o momento do Brasil demanda de todos nós espírito público, unidade, agregação, somar e não dividir, não deixar nenhum interesse pessoal sobrepujar o interesse coletivo”.

Também aponta que a “solução para nossos problemas só será enfrentada pela via da política, pela via democrática, pela seriedade com que os governos trabalham e realizam políticas públicas”.

O boletim médico divulgado na noite da última sexta-feira (14) apontou que o quadro de Covas passou a ser considerado irreversível. Desde então, familiares do prefeito permaneceram ao lado dele no hospital até os últimos instantes de vida. Devido à gravidade da doença, ele foi mantido sob sedativos e analgésicos.

Neto do governador de São Paulo Mário Covas, Bruno seguiu os passos do avô na política. Formado em Direito e em Economia, o jovem político não chegou a ser chefe do executivo estadual, mas ocupou os cargos de deputado estadual e federal, até que, em outubro de 2016, foi eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa de João Doria. Ele assumiu a prefeitura em 6 de abril de 2018, após Doria renunciar para concorrer ao governo do estado.

Leia a íntegra carta:

São Paulo, 14 de maio de 2021

Minhas companheiras e meus companheiros,

Espero que estejam bem e protegidos.

Gostaria de, em primeiro lugar, agradecer a todo carinho, a todas as orações e energia positiva que vocês têm me enviado. Lamento não conseguir responder a tantas mensagens, sintam-se todos abraçados. O apoio e o suporte de vocês têm sido decisivos no meu tratamento. Venho seguindo à risca as orientações da minha equipe médica e, de cabeça erguida, enfrentado os desafios que a vida me impõe. A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente.

Esses últimos meses têm sido muito desafiadores para todos nós. A pandemia da Covid-19 tem cobrado um preço caro dos brasileiros e vamos caminhando para contabilizar 430 mil mortos. Uma tragédia sem precedentes que já deixa e vai deixar muitas marcas na nossa história. As consequências são catastróficas: vidas interrompidas, famílias em sofrimento, negócios em dificuldade, desemprego, pobreza e, lamentavelmente, a fome. Faço esse preâmbulo, pois é exatamente sobre o que se trata o dia de hoje: política. A solução para nossos problemas só será enfrentada pela via da política, pela via democrática, pela seriedade com que os governos trabalham e realizam políticas públicas.

Tucanas e tucanos podem se orgulhar de todo o esforço que nossos governos, no estado de São Paulo e nos municípios, incluindo a nossa Capital, têm feito para enfrentar a pandemia. Das vacinas em produção e desenvolvimento pelo Instituto Butantan, à expansão vertiginosa da infraestrutura hospitalar, o fortalecimento do SUS em nosso estado é uma realidade.

Em contraposição ao governo federal, que vem desdenhando da vida e da saúde dos brasileiros ao longo da pandemia, o PSDB de São Paulo e seus aliados vêm demonstrando na prática aquilo que é sua vocação: responsabilidade pública, colocar a população, sobretudo a mais pobre, em primeiro lugar, cuidar de gente, fazer um trabalho técnico e baseado em evidências e na ciência, tomar atitudes difíceis e enfrentar as adversidades sempre com respeito, dignidade e defendendo a democracia.

Somos um partido forte, sólido, com muitos serviços prestados ao nosso país e ao nosso estado. Somos um partido de quadros competentes e que colocam o compromisso público em primeiro lugar.

É nesse contexto que quero ressaltar a importância dessa cerimônia de hoje. O momento do Brasil demanda de todos nós espírito público, unidade, agregação, somar e não dividir, não deixar nenhum interesse pessoal sobrepujar o interesse coletivo. Receber em nossos quadros o vice-governador Rodrigo Garcia sinaliza exatamente isso. Ele tem sido incansável na defesa do interesse público. Tenho por ele muito apreço e consideração. Foi decisivo na nossa vitória na eleição passada aqui na Capital e tem sido aliado histórico dos tucanos. Foi aliado do meu avô, foi aliado de Geraldo Alckmin, foi aliado de Serra, meu parceiro e aliado, é aliado do governador Joao Doria, sempre esteve do nosso lado, nada mais natural do que se juntar a nós nessa caminhada.

Vejo nesse ato um resgate da história do nosso partido, inclusive para além das razões que já mencionei, vejo um resgate do nosso manifesto de fundação.

No sonho de nossos fundadores, o Partido da Social-Democracia Brasileira, seria o partido capaz de juntar as forças democráticas ponderadas da república na luta pelo bem comum. Rodrigo é um liberal progressista, um parlamentarista, está afinado com nossos valores e ideais. Sua trajetória e sua experiência político-administrativa vem contribuir em muito para que nosso partido possa se fortalecer ainda mais e continue a promover as mudanças que a população precisa no estado de São Paulo.

Seja bem-vindo Rodrigo Garcia, seja bem-vindo ao ninho tucano, seja bem-vindo a Social-Democracia Brasileira.

Muito Obrigado!

Bruno Covas

Fonte: Pleno News

Ainda um mistério, a verdadeira origem do vírus da Covid-19 divide opiniões. No entanto, novas evidência reforçam a teoria inicial de que o coronavírus do tipo Sars-Cov-2 foi criado em um laboratório em Wuhan, na China – possibilidade esta que já havia sido exposta pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

O comentarista do programa Pânico, da rádio Jovem Pan, Paulo Figueiredo, esmiuçou o que tem sido relatado por diversos veículos norte-americanos, como a Fox News, Washington Post, New York Times e outros.

Figueiredo começou explicando sobre o recente artigo de um famoso editor de Ciências de jornais renomados.

O veterano editor da área científica do New York Post, que também já passou pelas revistas Science e Nature, Nicholas Wade, publicou um artigo no jornal Washington Post afirmando que há pouquíssimas dúvidas de que o vírus da Covid-19 realmente tenha surgido em um laboratório de Wuhan, província China.

No artigo, Wade expõe as ‘coincidências’ da pandemia que levam a crer que há uma espécie de conspiração global entre líderes, países, empresas e até a própria Organização Mundial da Saúde com o único interesse de esconder a verdadeira origem do vírus.

Uma das evidências é a de que há um laboratório em Wuhan que, antes da pandemia, fazia pesquisas sobre o coronavírus. Ao contrário do que foi informado na época, os primeiros infectados com a Covid-19 não estavam em um mercado em Wuhan consumindo sopa que tinha o morcego como ingrediente. Os primeiros infectados teriam sido trabalhadores do laboratório que conduzia pesquisas sobre o coronavírus – informação que os Estados Unidos já haviam divulgado no início da pandemia.

Laboratório em Wuhan onde coronavírus pode ter sido criado Foto: Reprodução

Ainda segundo o artigo de Wade, a pesquisa foi financiada e comandada pelos Estados Unidos, sob autorização do epidemiologista Anthony Fauci, que trabalhou para o governo Trump e agora faz parte do governo Joe Biden. O Congresso dos Estados Unidos recentemente passou a inquirir Fauci sobre sua suposta participação na pesquisa. Fauci nega qualquer envolvimento.

Dr. Anthony Fauci se disse favorável ao retorno de crianças para as escolas Foto: EFE/EPA/Al Drago/Archivo

Além disso, há pelo menos cinco anos a China estaria conduzindo uma pesquisa sobre como fazer o ser humano, em vez do morcego, se tornar um hospedeiro para o Sars-Cov-2.

Outra evidência apontada por Figueiredo, com base no programa de Tucker Carlson, na Fox News, é que o artigo escrito na revista científica The Lancet, que afirmava que o Sars-Cov-2 teve origem animal, tem autoria de Peter Daszak. Daszak é nada menos do que o dono da empresa EcoHealth Alliance, de Nova Iorque. Esta é a mesma empresa que foi usada pelos Estados Unidos para financiar a pesquisa de risco em Wuhan.

Coincidentemente, Peter Daszak foi o único norte-americano a participar da expedição da OMS à China para averiguar a possível origem da Covid-19. O relatório final da missão foi inconclusivo sobre a origem laboratorial do Sars-Cov-2.

Fonte: Pleno News

Pelo quinto dia consecutivo, o estado de São Paulo registrou mais de 15 mil casos novos casos de Covid-19. Somente neste sábado (15), foram 15.486 confirmações, além de 502 mortes relacionadas à doença.

São Paulo aitngiu o status de estado brasileiro mais atingido pela pandemia. O total é de 3.085.290 de casos e ao menos 103.995 mortes. Mais três Os estados, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, também já ultrapassaram a marca de 1 milhão de infectados pela doença do novo Coronavírus.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil somou 2.211 mortes e 85.536 novos casos nesta sexta-feira (14).

Fonte: Pleno News

Há até pouco tempo apenas um nome desconhecido de boa parte do público, o empresário Ricardo Nunes, duas vezes vereador da cidade de São Paulo, assume definitivamente o cargo de maior responsabilidade desde que entrou na política. Nunes substitui o ex-prefeito Bruno Covas, que morreu na manhã deste domingo (16), após perder a luta para um câncer no trato digestivo.

O crescimento de Nunes na política veio por meio de um misto de seu trabalho como empresário e líder comunitário da Zona Sul da capital paulista. Ele construiu uma trajetória apoiada em um partido expressivo, o MDB, e nas relações com alguns setores da Igreja Católica. Recentemente, ele trocou a legenda para o PSDB, partido em que Covas construiu sua vida política.

Eleito por duas vezes vereador na capital paulista, em 2012 e 2016, ele estava pronto para concorrer ao terceiro mandato no Legislativo paulistano quando foi escolhido para compor a chapa de Bruno Covas, ocupando um posto que era cotado para figurões como o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (DEM), a senadora Mara Gabrilli (PSDB), e a ex-prefeita Marta Suplicy.

Empresário ainda é novo no cenário político nacional Foto: Reprodução

Apesar de ser um nome ainda de pouco destaque no cenário nacional, Nunes ganhou projeção na cidade quando se tornou presidente municipal do MDB. O partido esperava emplacar o apresentador José Luiz Datena como vice de Covas, mas como ele desistiu do projeto, o nome de Nunes ganhou a preferência na corrida interna.

Na campanha de 2020, Nunes, porém, virou o “calcanhar de Aquiles” do prefeito e candidato à reeleição. Acusações de violência doméstica contra ele foram recuperadas e discutidas publicamente em uma reportagem da Folha de São Paulo, mas tanto Nunes quanto a ex-esposa, Regina Carnovale, negaram as denúncias e as atribuíram a uma “fase muito difícil” no relacionamento.

Mesmo com as denúncias, Bruno Covas defendeu Ricardo Nunes publicamente e posicionou-se favorável à inocência do vice, também quando vieram a público notícias envolvendo contratos entre as empresas ligadas a Nunes com a Prefeitura de São Paulo.

Fonte: Pleno News

Este sábado (15) foi uma data memorável para o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson. Ele se batizou na igreja evangélica.

O momento foi compartilhado pelo próprio Roberto Jefferson em suas redes sociais.

– Eu me arrependo. Deus perdoe meus erros – escreveu o ex-deputado.

Além de Roberto Jefferson, outras dez pessoas também foram batizadas na mesma cerimônia. O momento foi compartilhado pelo policial militar e professor André Monteiro.

– Hoje houve festa no céu, pois o amigo irmão Roberto Jefferson e mais 10 irmãos entregaram suas vidas a Jesus, e foram batizados nas águas. Uma decisão de coragem, pois sepultaram a velha criatura e nasceram para uma nova vida com Jesus Cristo. Que Deus fortaleça e abençoe a cada um nesta nova jornada – afirmou.

Fonte: Pleno News

A prefeitura da Cidade do México informou nesta sexta-feira (14) que, de acordo com um estudo no qual foi analisado o uso de ivermectina em pessoas com Covid-19, houve uma redução de 52% a 76% na probabilidade de internações.

Em entrevista coletiva, a prefeita da capital do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que um grupo médico do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS) e da secretaria de Saúde da capital se reuniu em janeiro deste ano com especialistas médicos nacionais e internacionais que administravam ivermectina e ácido acetilsalicílico aos pacientes com a doença transmitida pelo novo coronavírus.

Após detectar que “praticamente não havia efeitos colaterais, foi decidido incluir estes medicamentos no kit médico” distribuído pelo governo da capital a pacientes com Covid-19, além de fornecer acompanhamento médico especializado.

Já o chefe da Agência Digital de Inovação Pública da capital mexicana, José Merino, explicou também na coletiva que, através de mais de 220 mil observações em pessoas, foi detectada uma redução na probabilidade de hospitalização de 52% a 76% para as pessoas que receberam o kit com os medicamentos.

OMS REJEITA FÁRMACO
Em relação ao uso do medicamento, em 31 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou contra o uso de ivermectina em pacientes que sofrem de Covid-19, independentemente da gravidade dos sintomas que eles desenvolvem e de sua duração.

Em uma diretriz sobre o tratamento de pessoas com Covid-19, a OMS disse que a ivermectina só deveria ser utilizada no contexto de ensaios clínicos.

– A recomendação de usar um medicamento somente no contexto de um ensaio clínico é apropriada quando há poucas evidências para proporcionar certeza – alegou a organização.

O governo da capital mexicana também anunciou que em breve informará sobre os resultados de um estudo realizado pela secretaria da Saúde da cidade com a aplicação do medicamento remdesivir que mostram um impacto na redução da mortalidade.

*Com informações da agência EFE

Fonte: Pleno News

Após as fortes críticas do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), ao presidente nacional do DEM, ACM Neto, a sigla deliberou pela expulsão de Maia do partido. A informação é do deputado Arthur Maia (DEM-BA), que em publicação no Twitter afirma ainda que Rodrigo Maia deve perder o mandato.

– O DEM deliberou pela expulsão de Rodrigo Maia. Depois que perdeu todo o apoio dentre os deputados, não havia mais clima para ele no partido – afirmou Arthur.

– Mesmo sendo expulso, Rodrigo Maia deverá perder o mandato, pois é óbvio que a agressão gratuita e grosseira contra o presidente do partido configura uma desfiliação indireta – declarou.

Na publicação, Arthur insulta o ex-correligionário chamando-o de “Nhonho” – referindo-se ao personagem da série mexicana “Chaves” – e afirma que o ex-presidente da Câmara virou “figura odiada pelos brasileiros”.

Nesta sexta-feira (14), Rodrigo Maia decidiu formalizar seu pedido de saída do DEM, após a decisão, Maia usou suas redes sociais para fazer fortes críticas a ACM Neto. “Malandro baiano”, “Esse baixinho não tem caráter” e “Bolsonaro presidente e ACM Neto vice-presidente. Não sobrou nada além disso” foram alguns dos ataques postados pelo deputado.

 

Fonte: Pleno News

Pesquisadores da Universidade Politécnica Federal de Zurique, na Suíça, descobriram um grande “ponto fraco” do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Com isso, sua multiplicação pode ser inibida, abrindo caminho para o desenvolvimento de medicamentos antivirais que se aproveitem dessa debilidade.

Segundo informou a emissora suíça RTS, a equipe científica, com a colaboração de especialistas das universidades de Berna, Lausanne e Cork, na Irlanda, conseguiu achar um método teórico para frear o mecanismo de produção de proteínas que pode ser a base para futuros remédios contra o novo coronavírus.

O freio na produção de proteínas reduziria a réplica viral do Sars-CoV-2 em células infectadas, um “tendão de Aquiles” até então desconhecido em um coronavírus contra o qual poucos medicamentos se mostraram eficazes, motivo pelo qual a ciência se concentrou no desenvolvimento de vacinas e nem tanto em tratamentos.

Os cientistas suíços e irlandeses explicaram que a descoberta se baseia no fato de que as células produzem proteínas com um de seus elementos, o ribossomo, que as sintetiza mediante a leitura do RNA em sequências de três letras.

Para se replicar em uma célula infectada, os vírus precisam que o ribossomo tenha uma anomalia nessa leitura do código genético do RNA, chamada “frameshifting”, com a qual lê apenas uma ou duas letras do ácido ribonucleico em uma sequência.

O Sars-CoV-2 necessita dessa mutação, em geral rara nas células humanas, para se reproduzir, motivo pelo qual qualquer componente que consiga garantir que essa leitura incorreta do RNA nunca ocorra pode enfraquecer significativamente o vírus.

O estudo, publicado na revista Science, revela este caminho para atacar o vírus, mas não especifica qual componente ou medicamento determinado poderia eliminar as leituras incorretas do RNA. Isso agora está nas mãos dos pesquisadores farmacêuticos.

*EFE

Fonte: Pleno News



09h50 da manhã de ontem, domingo, 16, na BR 135, no município de Barreiras, a PRF abordou um veículo Chevrolet Tracker para uma fiscalização detalhada e descobriu que o carro possuía registro de apropriação indébita.

A equipe entrou em contato com a empresa proprietária do veículo que informou ter confeccionado o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Santo André (SP) na data de 08/04/2021.

Segundo a locadora, o veículo foi alugado em 26/03/2021 e deveria ter sido devolvido na data de 05/04/2021, porém, o veículo não foi entregue no prazo contratual e nem foi renovado.

O automóvel era conduzido por um homem de 35 anos de idade. Ele relatou que ‘pegou’ o carro de boa-fé e não sabia da que o carro possuía queixa criminal.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, o crime de Apropriação indébita de Veículo, crime previsto no art. 168 do Código Penal. O condutor foi detido e levado para Delegacia de Polícia para continuidade dos procedimentos legais.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Com informações da PRF/BA

Pessoas acima de 60 anos serão vacinadas nesta segunda-feira (17), das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30, contra a Influenza, no Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), localizado no bairro Santa Cruz.  Para receber a vacina, será necessária a apresentação de um documento oficial com foto e da caderneta de vacinação. 

É importante lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde é de que a dose da influenza seja administrada, 14 dias depois da primeira ou segunda dose do imunizante contra o Covid-19.  A iniciativa é da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das Secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, para cuidar da população. 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira (17), os atendimentos da unidade de saúde Egon Riffel no Novo Paraná serão realizados na Escola São Paulo, em função de uma reforma que será realizada nolocal.

 

Fonte: utilidade Pública
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |