Blog Santo Antônio
Notícias

Um engenheiro foi vítima do golpe do boleto bancário falso conforme registro realizado ontem, terça-feira, 17, na delegacia de polícia de Barreiras, na região Oeste da Bahia. 


Conforme informações verificadas pela equipe de reportagem do Blog Sigi Vilares, a vítima ao tentar realizar o pagamento do financiamento do veículo acessou o site da financeira foi surpreendido com a mensagem que o sistema estava fora do ar e que posteriormente entrariam em contato com ele para apresentar uma proposta.

Momentos depois o estelionatário enviou um boleto bancário com códigos de barras no email da vítima que atraído pelo desconto oferecido realizou o pagamento no valor de R$ 15 mil reais. Somente depois percebeu que se tratava de um golpe e registrou o caso na Polícia Civil.

A polícia alerta que para aplicar o golpe, os estelionatários encaminham aos empresários um boleto bancário falso, com o nome de associações comerciais e instituições até mesmo inexistentes, fazendo alusão a taxas ilegais ou que não existem. Para aumentar a credibilidade da falsa fatura e confundir a vítima, em alguns casos os boletos apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado.

Veja dicas para não cair nesse golpe cada vez mais comum.
 
Proteja-se na internet -  É importante manter o antivírus do computador sempre atualizado, pois programas maliciosos, enviados por meio de vírus, podem alterar o código de barras do boleto. O antivírus em dia é capaz de identificar anormalidades na geração do boleto pela internet, na visita a sites duvidosos ou em documentos enviados por e-mail. 
 
Ao receber um e-mail suspeito com arquivos anexos, notificações de pagamentos ou links, desconfie: entre em contato com o emissor da mensagem e confirme a autenticidade das informações recebidas, tanto documentos de empresas privadas quanto de órgãos públicos.

Se possível, evite fazer compras, efetuar pagamentos ou gerar boletos em computadores públicos ou em redes de wi-fi abertas. O risco de invasão de contas nesses ambientes é intensificado. 


Fique atento aos sinais -  Leia bem o boleto bancário. A maioria dos documentos falsos costumam ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português. Qualquer característica suspeita pode ser um indício de fraude. 
 
Se a leitura do códigos de barras falhar na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou aplicativo do banco, redobre a atenção. O erro pode ser decorrente de falha no equipamento, mas também pode ser fraude: se houver alguma lacuna com espaço fora do padrão ou faltando colunas, desconfie. 

Boletos fraudados não podem ser lidos pelo sistema do banco ou aplicativos de celular porque algumas barras costumam ser apagadas para forçar o consumidor a digitar o código numérico falso. 
 
Contas que o consumidor paga com certa periodicidade podem ser comparadas. Observe o boleto atual com o anterior e veja se há muitas diferenças. Em caso de impressão em caixa, é importante observar se as informações da tela são as mesma do boleto impresso, como o banco cedente, agência do beneficiário e código do banco.
 
Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto. Esse número deve ser equivalente ao código do banco emissor. Confira a lista completa de códigos de instituições bancárias neste documento do Banco Central.

Fonte: SigiVilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
18
Mai / 2016

Festa da Colheita 2016!

Fonte: Blog Santo Antonio

Os professores e estudantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) comemoraram na manhã da última quinta-feira (12) o Dia do Enfermeiro. Foi produzido um painel com fotos referentes as atividades realizadas na FASB e nos campos de estágio ao longo dos últimos anos. Em posse de canudos e do capelo, em alusão à cerimônia de colação de grau, eles puderam simular o sonhado dia da formatura. A ação foi desenvolvida pela coordenação e pelo colegiado de Enfermagem. 

Embora sonho distante da formatura, a acadêmica do 1º ano de Enfermagem, Anna Clara de Oliveira, se divertiu durante a homenagem. “Sempre sonhei no nível médio em ser enfermeira. Das graduações da área da saúde era a que eu sempre quis”, afirma. Mais próxima da cerimônia de colação de grau, a acadêmica Joana de Souza, do 9º semestre, decidiu a profissão pela vocação do “amor” ao cuidar das pessoas. “Sinto que falta muita humanização no cuidado com as pessoas. E acredito que escolhi a profissão e o caminho certos”, defende.

Ao organizar a ação, a professora do curso de Enfermagem da FASB, Dulce Rodrigues, acredita que a homenagem foi uma maneira de, não somente lembrar do dia, mas de trazer empoderamento e orgulho da atividade exercida pelo enfermeiro. “Somente com o conhecimento e técnicas aprendidas na faculdade, os profissionais vão se sentir preparados para atuar em qualquer uma das funções ligadas à profissão e de encarar as dificuldades e desafios nas unidades hospitalares”, aponta.

Já a coordenadora do curso de Enfermagem da FASB, Ericka Samantha Dorfey, acredita na dedicação, responsabilidade, ética e competência e tranquilidade em qualidades que o profissional deve adquirir ao longo da graduação para exercer qualquer uma das funções, seja na assistência à pessoa, na gestão do serviço de saúde ou enquanto líder de equipe. 

“Para estar preparado, o profissional deve desenvolver habilidades e competências que permitam atuar com segurança em todos os níveis de atenção à saúde, seja primário, secundário ou terciário. Desde o início do curso, os acadêmicos de enfermagem são incentivados a fazerem palestras e estarem em contato direto com os pacientes durante os estágios”, acredita. 

Os acadêmicos de Enfermagem da FASB desenvolvem atividades práticas e estágios curriculares orientados pelos professores da instituição na rede pública de saúde em unidades em Barreiras como: Hospital do Oeste, Eurico Dutra, Postos de Saúde da Família (PSF´s), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Barreiras.

Fonte: ARATICUM

Cerca de cem novos imóveis passaram a ser integrados ao sistema da cidade

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, neste mês, uma série de intervenções para ampliar a cobertura do esgotamento sanitário em Canápolis, no oeste da Bahia. A equipe reconstruiu um trecho danificado da rede coletora para beneficiar diretamente cerca de 90 imóveis na sede do município. Também foram instalados 14 ramais prediais (estrutura que liga a rede coletora à caixa de inspeção na calçada), além das caixas de inspeção, onde os imóveis devem lançar os esgotos domésticos. 

Depois da entrada em operação, com os testes na rede, o gerente regional de Barreiras, Francisco Araújo Andrade, afirma que os moradores com imóveis localizados neste ponto podem se interligar. “Estamos trabalhando para manter o serviço funcionando em todos os imóveis que contam com a rede coletora na porta”, afirma. De acordo com a lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/00, o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do seu imóvel à rede coletora de esgoto a partir do momento em que está disponível.

Com a entrada da operação em 2013, o sistema de esgotamento sanitário de Canápolis beneficia cerca de 1,1 mil imóveis. Foram investidos R$ 4 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário de Canápolis, com obra executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Fonte: Ascom Embasa

O primeiro caso de óbito pela gripe H1N1 em Juazeiro, no Sertão do São Francisco, foi confirmado pela secretaria de saúde da cidade nesta segunda-feira (16). A vítima é uma mulher que estava internada em um hospital particular e que morreu no dia 12 de maio. Em nota, a secretaria informou que pacientes com suspeita da gripe H1N1 são acompanhados pelo município, assim como familiares e pessoas que tiveram contato com doentes da enfermidade.

Segundo o Blog do Valente, oito casos suspeitos de H1N1 foram registrados neste ano em Juazeiro, com duas confirmações da doença. Quatro casos ainda são investigados. A pasta adverte que a partir de primeiros sinais de gripe mais forte, acompanhada de tosse prolongada, o paciente procure uma unidade de saúde imediatamente. 

Fonte: bh notícias

O presidente em exercício Michel Temer definiu o nome da procuradora Flávia Piovesan para comandar a Secretaria de Direitos Humanos, pasta subordinada ao Ministério da Justiça. O governo já entrou em contato com ela e aguarda uma resposta para oficializar a indicação. Professora de Direito, Flávia é especialista em direitos humanos e direito internacional e já foi cotada para chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012. A escolha foi feita após reunião entre Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Entre as mudanças ministeriais propostas pelo presidente em exercício, ele extinguiu o ministério da Igualdade Racial, das Mulheres, da Juventude e dos Direitos Humanos.  A intenção é definir ainda hoje a chefe da Secretaria das Mulheres, também subordinada ao Ministério da Justiça.

Fonte: bh notícias

O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, criou delegacias especializadas para o combate à corrupção. Segundo informações da Coluna do Estadão, elas terão o papel de reprimir crimes financeiros e desvio de dinheiro público. Uma unidade central vai coordenar o trabalho das delegacias que vão funcionar dentro das superintendências estaduais. Esta é uma das primeiras medidas tomadas por Daiello após Michel Temer assumir a presidência e sob o novo regimento da corporação.

Fonte: Agência Brasil

O Vereador Jarbas Rocha prestigiou a última noite da 4ª Edição da EXPOLEM 2016, que ocorreu na noite desse sábado (14), acompanhando o desfile das candidatas à miss Juvenil e miss adulta 2016, além do desfile da atual miss LEM 2015, Eduarda Rameski.

O Vereador parabenizou a organização, sua estrutura e todos os mínimos detalhes que abrilhantaram ainda mais o evento.
Jarbas esteve também presente no lançamento do evento na terça-feira, onde aproveitou a oportunidade para cobrar melhorias ao Governo do Estado da Bahia, pedindo mais 10 viaturas para o município de Luís Eduardo Magalhães.



Segundo informações colhidas junto à 85ª CIPM, existem apenas três viaturas (normalmente apenas uma em pleno funcionamento) e duas motos que atendem ocorrências no perímetro urbano e na zona rural de Luís Eduardo Magalhães. Esses números são muito abaixo do necessário e acabam causando uma sensação de inseguranças aos munícipes. 

Na mesma oportunidade o Vereador falou sobre a sua defesa ao reajuste da divisão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) o mesmo é favorável a que fique um percentual maior no município gerador do imposto, segundo o Vereador esse reajuste na divisão do IPVA também seria de grande valia.

Fonte: ASCOM

O dia 21 de maio de 2016 ficara marcado na história de Barreiras e região, pela realização doI Encontro dos Desbravadores do Oeste da Bahia, o evento será de grande relevância para a valorização das pessoas e instituições dos municípios do oeste baiano, que no campo e na cidade, contribuíram e contribui para o crescimento e desenvolvimento da região, bem como para projetá-la no futuro.

I Encontro dos Desbravadores do Oeste da Bahia será um momento de reconhecimento e confraternização, com manifestações culturais, onde serão homenageados os DESBRAVADORES dos quatro cantos do país que deixaram suas raízes para acreditarno potencial do Oeste da Bahia trazendo em suas bagagens a coragem, a determinação e a esperança necessárias para transformar o Oeste.

O prémio DESBRAVADORES DO OESTE DA BAHIA busca fortalecer junto á comunidade regional através do reconhecimento dos feitos dos homenageados, a ideia da importância da contribuição de cada um e cada uma para que essa região tenha alcançado um desenvolvimento pujante, sendo na atualidade um grande celeiro de desenvolvimento e orgulho para o Brasil.
O evento que acontecerá no dia 21 de maio de 2016, contará com a participação de profissionais liberais, produtores, instituições, políticos, líderes regionais e claro a sua participação, sob os olhos atentos de mais de 2.000 mil pessoas.

Dia 21 de maio sua agenda será de alto nível no I ENCONTRO DOS DESBRAVADORES DO OESTE DA BAHIA.

Fonte: Desbravadores do Oeste da Bahia

Nesta quarta-feira, 18 de maio, tem caminhada pelo dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil em Luís Eduardo Magalhães

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social realiza na tarde desta quarta-feira, 18, uma caminhada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O trajeto terá início a Praça Gerson Hoffman, no bairro Mimoso II, a partir das 15h, passando por algumas ruas do centro até o encerramento em frente ao Centro Administrativo.

O dia 18 de maio é lembrado oficialmente como Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 9.970/2000 em lembrança ao episódio que envolveu a menina Araceli Cabrera Sanchez, que em 18 de maio 1973, na ocasião com oito anos, foi sequestrada, espancada, violentada, drogada e assassinada. Apesar da grande comoção da sociedade, as investigações policiais foram concluídas e os agressores jamais foram punidos.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

O trabalho de implantação da nova sinalização do trânsito de Barreiras já começou em diversos pontos da cidade. O investimento feito pela Prefeitura inclui a instalação de placas de orientação, advertência, regulamentação e tachas refletivas.

“As placas não só tornam o trânsito mais seguro como orienta quem circula pela cidade, faremos ainda pintura de faixas continuas e seccionadas, tudo para que a segurança nas vias seja tratada de modo integral”, disse o secretário de serviços públicos e transporte João Muniz.

O prefeito Antonio Henrique está acompanhando de perto a ação nas ruas. Serão instaladas mais de 900 placas de sinalização, 613 nessa primeira etapa, além de 5.000 metros quadrados de faixas e 1000 unidades de tachas birrefletidas conhecidas também como olho de gato.

“Acredito que há muito tempo a população não via tanto investimento em trânsito e mobilidade urbana. Estamos buscando mais eficiência, com garantia de segurança aos condutores e pedestres, é um trabalho que muitas vezes passa despercebido, porém essencial”, destacou o prefeito.

A conclusão da sinalização somada à instalação dos semáforos inteligentes, readequação das vias e instalação do pátio legal avançam para a municipalização definitiva do trânsito de Barreiras.

Fonte: Dircom Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Cerca de 30 profissionais da rede pública de ensino e acadêmicos de Educação Física participaram na manhã da última quinta-feira (12) em Barreiras o treinamento sobre a modalidade paralímpica do voleibol sentado, que será disputada nos próximas Jogos Paralimpícos do Rio de Janeiro 2016, em setembro. O vice presidente e diretor técnico da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Marcelo Doniseti Micheletto, foi o responsável pela palestra técnica e pelo treinamento realizado no Ginásio de Esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).

A palestra em Barreiras, segundo ele, tem o objetivo de trazer maior popularidade ao esporte com a proximidade das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, sendo uma forma de estudantes de deficiência à prática esportiva nas escolas. Depois de uma palestra teórica sobre o histórico, regras e a atual situação da modalidade no Brasil, Micheletto proporcionou que os inscritos pudessem perceber as diferenças e dificuldades do voleibol sentado ao simular uma partida no Ginásio de Esportes.

“Durante a movimentação é preciso ter cuidado pois é proibido o atleta perder o contato dos glúteos ao executar fundamentos como saque, passe, bloqueio e ataque, à exceção da defesa. Todos os jogadores são deficientes físicos, sendo permitido bloquear e atacar o saque. No mais, todas as demais regras são as mesmas do voleibol convencional, regidas pela Federação Internacional de Vôlei [FIVB, da sigla em inglês]”, resume.

A modalidade é praticada por homens e mulheres com deficiência física ou de locomoção, cuja maioria das vezes os atletas são amputados ou possuem má formação ou sequelas de doenças como a poliomielite. “No Brasil, a maioria dos praticantes tem lesões originadas de acidentes de trânsito. Para a escolha do time em quadra são selecionados 5 jogadores com deficiência e possibilidade de 1 com deficiência mínima sendo os métodos para avaliar a deficiência estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional [IPC, na sigla em inglês]”, explica.

Fonte: ARATICUM
17
Mai / 2016

Pegadinha:)

Fonte: YouTube

Foram entregues 118 novas viaturas da frota da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (16), em evento realizado no Jardim dos Namorados, em Salvador. Foram 40 caminhonetes e 78 minivans que vão atender a capital baiana e aos municípios de Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Camaçari, São Francisco do Conde e Madre de Deus.

Esse foi o terceiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues esse ano às polícias Civil e Militar no estado da Bahia. A primeira entrega foi realizada há uma semana, em Feira de Santana.



Também na semana passada, foram entregues cinco viaturas para a PM, em Guanambi. O investimento nas novas viaturas visa o apoio e o estímulo às forças de segurança.

Além do aumento da frota de viaturas, em 2016 houve crescimento também no número de policiais na rua.  Nos primeiros cinco meses do ano 1.775 novos soldados passaram a integrar a Polícia Militar.

Após passarem pelo Curso de Formação de Soldados, os novos policiais foram encaminhados para diferentes cidades, como Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Jequié, entre outras.

No último final de semana, 639 candidatos do concurso para delegado, escrivão e investigador da Polícia Civil foram convocados para apresentação dos documentos. Os 130 aprovados no concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também já passam pelo curso de formação.

Fonte: g1

A mulher do ex-procurador Jaires Porto, da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, foi baleada nesta segunda-feira (16) em uma tentativa de assalto em frente a uma agência bancária no município de Luís Eduardo Magalhães, também no oeste do estado.

De acordo com a polícia, Daniele Porto, que tem 25 anos, estava com o filho de cinco anos no carro e transportava malotes de dinheiro do posto de gasolina que o marido dela é sócio, quando foi abordada por um homem. Ela reagiu e foi baleada. Mesmo ferida, a vítima dirigiu até o posto de gasolina da própria família para pedir socorro. Ela foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Antendimento (UPA) na cidade e, por volta das 15h, já havia recebido alta. O filho dela não teve ferimentos. Nada foi levado pelo bandido.

"Foi uma tentativa de assalto. Ela trabalha no posto de gasolina e estava levando alguns malotes para o banco. Quando ela estava parando o carro, um rapaz anunciou o assalto, ela arrastou o carro e ele disparou", disse o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso.

Ainda segundo Mendes, o homem que abordou Daniele chegou ao local na companhia de um comparsa, em uma moto. Os dois fugiram após a ação. "Eles já deviam ter recebido algum tipo de informação ou estavam observando a rotina dela", afirmou.

Até as 15h30 desta segunda-feira ninguém foi preso pelo crime.

Fonte: TV Oeste

A presidente Dilma Rousseff e sua equipe de apoiadores no Palácio da Alvorada contam com um banco de dados de apoio no combate ao impeachment. Segundo a Folha de S. Paulo, a base de informações reúne estatísticas sobre os programas de governo desenvolvidos pelo PT. O objetivo é usar os números caso sejam notados retrocessos durante a gestão de Michel Temer e para combater informações falsas divulgadas pelo governo interino. O arquivo deve ser compartilhado com dirigentes de partidos e movimentos sociais aliados de Dilma. Ainda segundo a Folha de S. Paulo, a base de dados é administrada pela assessora Sandra Brandão, conhecida como 'Google do Planalto' por proporcionar rapidamente informações durante os debates presidenciais de 2014.   

Fonte: PR

No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada

O secretário de Saúde, Werther Brandão, destacou que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, realizou na manhã desta segunda-feira, 15, uma confraternização com os garis da cidade pela passagem do seu dia. O café da manhã aconteceu no Viveiro Municipal, no bairro Santa Cruz.

No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada “Obrigada pelo empenho e dedicação de cada um de vocês. Todo o cidadão tem o dever de respeitá-los e colaborar com o seu trabalho. Eu sei que apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia, vocês exercem a profissão com muita dignidade e comprometimento em deixar a cidade limpa e um lugar melhor para se viver”.

O secretário de Saúde, Werther Brandão, também prestigiou a homenagem. Para o secretário esse é um dia muito importante que merece ser comemorado. “O lixo deve receber uma triagem antes de ir para a lata de lixo. Vidros, objetos cortantes ou qualquer coisa que bote em risco a segurança de uma pessoa devem ser embalados ou colocados em caixas com identificação do material”, disse, destacando que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade.

A palavra “gari” vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte Brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.  Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a "turma do Gari" para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.

Dicas para colaborar com o trabalho dos garis:

- Evite colocar excesso de lixo dentro de um mesmo saco para que não rasgue ao ser carregado para o caminhão;

- Não jogue lixo na rua;

- Utilize sempre recipientes adequados para descarte;

- Coloque cacos de vidro e objetos cortantes dentro de caixas de papelão e embrulhe pedaços de vidros, seringas e objetos pontiagudos ou cortantes, de forma que não representem riscos ao coletor.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Em discurso, prefeito Humberto Santa Cruz comemorou o sucesso do projeto Ação na Praça

O secretário de Saúde, Werther Brandão, também prestigiou o Ação na Praça do Mimoso II

Ação na Praça contou com demonstrações de patins, skate e bike

A aula de zumba animou o público presente na Praça do M2

O Projeto Ação na Praça esteve no Mimoso II neste final de semana. Com muita atividade física e lazer, a ação aconteceu na Praça do M2, ao lado da Academia da Saúde, das 16h às 20h. A ação contou com demonstrações slackline, skate, patins e bike, aulas de zumba e apresentação de street dance.

O prefeito Humberto Santa Cruz prestigiou o evento ao lado da primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada e do secretário de Saúde, Werther Brandão.

A programação desta segunda etapa do projeto continua no dia 29 de maio na Praça do Onero Costa, no bairro Santa Cruz; 05 de junho, na Praça da Cidade Universitária; no dia 12 de junho no Residencial Sol do Cerrado e no dia 19 de junho na Praça do M3, no bairro Mimoso III.

O projeto Ação na Praça é idealizado pelo professor Henderson Aires, do Projeto Skate em Ação em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |