Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os novos óbitos e os casos ativos da Covid-19, neste domingo (25), tiveram número menor, em comparação ao último boletim, de acordo com a secrataria de saúde do estado. Foram registrados 95 mortes e 15.534 casos ativos do novo coronavírus. 

 

Os dados também apresentam 3.241 novos casos, valor que também revelou uma diminuição em comparação ao último sábado. Já a ocupação de leitos de UTI na Bahia chegou a 81%. Os leitos de enfermaria tem ocupação de 60%. 

 

Já o número de recuperados chegou a 850.507, com os 3.183 que superaram a Covid-19 nas últimas 24 horas. 

Fonte: Bahia Notícias

A produção da vacina totalmente nacional pela Fiocruz está sem cronograma de entrega nem contrato de transferência de tecnologia com o laboratório AstraZeneca assinado e carece da aprovação da planta industrial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Tampouco há plano de ação para o caso de atrasos, segundo informou a instituição ao TCU (Tribunal de Contas da União), em documento obtido pela reportagem, em 24 de março, no processo em que acompanha a condução da pandemia pelo Ministério da Saúde.

Ao tribunal a Fiocruz respondeu que as medidas "estão sendo desenhadas". "O plano de gerenciamento de riscos está em elaboração e sua primeira versão será emitida após a assinatura do contrato prevendo a transferência de tecnologia do IFA [ingrediente farmacêutico ativo]."

O contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca deveria ter sido assinado no ano passado, mas foi adiado para fevereiro, depois abril e maio. Agora, está sem previsão, disse a Fiocruz à reportagem.

Tudo isso é necessário para que a instituição comece a fabricar o IFA nacional no Instituto de tecnologia em imunobiológicos (BioManguinhos).

A instituição disse ao TCU que a expectativa é que a planta industrial seja liberada neste mês, possibilitando a produção dos primeiros lotes experimentais a partir de maio.

Nesse cenário, a previsão de produção e entrega das primeiras doses da vacina é o segundo semestre de 2021.

"Essa projeção impossibilita a definição de um cronograma mais detalhado de entrega. Vale ressaltar que as doses produzidas somente poderão ser distribuídas após o deferimento de todo o processo de registro junto à Anvisa", disse a Fiocruz. "Uma previsão mais precisa só será possível após o início das operações."

A ideia inicial era entregar as vacinas 100% nacionais a partir de agosto, com 110 milhões de doses até dezembro.

Na quinta-feira (22), o diretor de BioManguinhos, Maurício Zuma, disse que a produção nacional da matéria-prima a partir do IFA importado terá um hiato de dois meses. Hoje, a Fiocruz importa o insumo da China, que responde à grande demanda mundial.

"Não temos garantia de entrega nos meses de agosto e setembro. A produção do IFA nacional está apenas no começo, estamos aprendendo como fazer, e isso depende também da Anvisa", afirmou.

A fundação diz que o contrato com a AstraZeneca encontra-se em negociação porque acordos deste tipo "envolvem questões de natureza comercial, técnica, de propriedade intelectual e de direito público e internacional, bastante complexas. "Estamos trabalhando para assinatura no menor prazo possível, mas ainda não temos previsão final."

A Fiocruz não cita valores específicos do contrato e afirma que estão em negociação. O valor total para o recebimento do IFA e a transferência de tecnologia foi R$ 1,3 bilhão.

Outro fator que interfere no cronograma é a liberação da planta industrial de BioManguinhos. Segundo a fundação, a Anvisa irá ao local nesta semana para a obtenção do certificado de Condições Técnico-Operacionais. Só a partir disso, ela estará autorizada a iniciar as operações com agentes biológicos na área.

A Anvisa respondeu que a data de inspeção na fábrica está programada para 26 a 30 de abril para verificação das Condições Técnico Operacionais (CTO), mas que "não é possível antecipar resultados".

Segundo a Fiocruz, também será preciso um processo de preparação para a produção inicial dos lotes de pré-validação da vacina. Após isso, serão produzidos lotes de validação e então lotes comerciais. Finalmente, será necessário dar entrada, na Anvisa, em documentação para alterar o local de fabricação do IFA.

Apesar disso, a Fiocruz afirmou que por ora não houve atraso na previsão de entrega das vacinas, "uma vez que mesmo durante as negociações as informações técnicas estão sendo repassadas".

O jornal Folha de S.Paulo revelou neste mês que a Fiocruz pediu ajuda à área internacional do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para destravar a importação dos insumos necessários à produção dos primeiros lotes de imunizantes.

O IFA só chegou ao Brasil a partir de 6 de fevereiro, mais de dois meses após o governo chinês receber a documentação da Anvisa. As primeiras vacinas ficaram prontas um mês depois disso.

A AstraZeneca afirmou que a transferência da tecnologia para que a Fiocruz e o instituto BioManguinhos façam o processamento final da vacina acabada foi objeto do termo de encomenda tecnológica firmado entre as empresas em 8 de setembro de 2020.

Já a negociação para assinar o contrato de transferência de tecnologia para a produção do IFA, segundo o laboratório, "está em andamento e deve ser concluída em breve".

"A AstraZeneca está trabalhando diariamente para viabilizar a transferência de tecnologia para produção do IFA o mais rápido possível. A AstraZeneca atua há mais de 20 anos no Brasil e segue com o compromisso contínuo de investir no país", afirmou.

O Ministério da Saúde, que tem a parceria com a Fiocruz e a AstraZeneca para a transferência de tecnologia no país, foi alvo de críticas por ter revisto seis vezes o cronograma de entregas para os meses de março e abril.

A conta passou de 47,3 milhões para 25,5 milhões. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, defende que a pasta tem asseguradas 30,5 milhões de doses para este mês, mas as duas produtoras, Fiocruz e Instituto Butantan, falam em 29,2 milhões de doses, sendo 19,4 milhões são da Fiocruz.

Fonte: Bahia Notícias

O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.

 

De acordo com a Agência Brasil, das 402,2 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391,5 mil, ou, aproximadamente 31 bilhões de unidades. Em 2019, o número de latas vendidas e recicladas foi menor. Na ocasião, foram 375,7 mil toneladas vendidas e 366,8 mil toneladas recicladas.

 

“Os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida.  setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirmou Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

 

O desempenho do setor em 2020 manteve-se satisfatório, mesmo em um cenário de pandemia, com a interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores. A reciclagem de produtos é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a renovação infinita da embalagem.

 

De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil. Em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal firmaram um Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.

 

No termo, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

O fortalecimento da cadeia de reciclagem gera benefícios econômicos e ambientais para todo o Brasil. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores envolvidos, além de promover a conservação do meio ambiente pela reutilização das latas em circulação.

Fonte: Bahia Notícias

]

Fonte: Grupo Santo Antonio


Policiais da RONDESP na UPA

Na noite de ontem, 22, policias militares da RONDESP realizavam rondas na cidade de Luís Eduardo Magalhães quando foram informados por meio da Guarda Civil Municipal, que um indivíduo estaria disparando tiros no bairro Sol do Cerrado. Ao chegar no local informado, as guarnições deram voz de abordagem a um suspeito que de imediato começou a disparar tiros contra os policiais, que por usa vez, revidaram a injusta agressão.

Diante dos disparos, o homem foi alvejado, os Policiais realizaram o socorro ao rapaz, levando para UPA, mas o mesmo não resistiu e veio a óbito.


Material apreendido

Com a vítima, foram encontrados um revólver calibre 38, com seis munições, sendo quatro picotadas e duas disparadas, quatro tabletes de maconha e uma balança de precisão. Todo o material aprendido foi encaminhado para a delegacia de polícia. Já o corpo foi encaminhado para o IML e identificado por Fábio Nunes Andrade, vulgo "Neimar".

Fonte: SigiVilares

Após análise do número de casos notificados para Dengue, Zika e Chicungunya, os departamentos de Vigilância Epidemiológica e Endemias/Dengue com o apoio do Secretário Municipal de Saúde – Vanilton Ferreira e do Prefeito Mezo, solicitaram ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) o envio de um carro Fumacê, a fim de reforçar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

Diante da demanda atendida, a equipe responsável pelo trabalho de dedetização foi recepcionada na tarde de ontem, 22, em Angical. Desse modo, logo em breve o carro Fumacê passará pelos Bairros, Distrito de Missão de Aricobé e localidades mais acometidas.

“Antecipadamente pedimos aos moradores que fiquem atentos no sentido de colaborar diretamente com esta ação que iniciará em breve, deixando portas, janelas, vitrôs e portões abertos para que ocorram melhores resultados”, solicita o Secretário Municipal de Saúde – Vanilton Ferreira.

Cinco dicas para combater ao mosquito Aedes aegypti. Faça também a sua parte!

1) Não deixe acúmulo de água: A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

2) Ponha areia nos vasos das plantas: Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água.

3) Faça furos nos pneus velhos: Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

4) Cuidado com a caixa d’água: Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas.

5) Remova folhas e galhos das calhas: Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Angical
 

Quem passou pelas imediações do Centro de Covid, no Centro da Cidade, nesta quinta-feira (22), pôde realizar o teste que diagnostica ou descarta a doença. No local, foi montada uma tenda, onde funcionou o drive thru, onde pessoas com sintomas gripais, febre e dor de garganta realizaram o PCR, que coleta secreção nasal para análise rápida. A técnica, também conhecida como Swab, é a mais segura em relação à margem de acerto dos diagnósticos.



Dos 97 pacientes examinados, 80 testaram negativo e 17 positivo, sendo estes já notificados e encaminhados para a unidade referência, a fim de iniciar o tratamento precoce e evitar complicações ocasionadas pelo vírus.



Os testes foram assegurados pela Secretaria Municipal de Saúde, que priorizou pessoas que já manifestavam um ou mais sintomas indicativos da Covid-19. “Sabemos que têm pessoas com boa imunidade e que, portanto, são assintomáticas. No entanto, temos conhecimento de que estes casos não evoluem para uma complicação. Então, como não é possível testar toda população priorizamos aquelas pessoas que já davam indícios da doença, para que pudéssemos aplicar o protocolo e evitar propagação”, advertiu o secretário de Saúde, Hildjane Souza.



Segundo ele, a estrutura atendeu tanto quem passou de veículo motorizado (carro e moto), como quem estava a pé. Os que chegaram andando até o local foram orientados a manter o distanciamento e permanecer com o uso da máscara até ser atendido.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Formosa do Rio Preto

No final da tarde de ontem, quinta-feira, 22, policiais da RONDESP OESTE foram informados um senhor que ele havia localizado nove ovinos que o pertenciam e teriam sido furtados em sua propriedade localizada no povoado de Cabeceira Grande, município de São Desidério no último dia 14.

Ele descobriu que os animais estavam sendo oferecidos para venda em grupos de WhatsApp por aproximadamente R$ 5 mil. Munidos dessas informações os policiais se deslocaram até a Vila 4, do Assentamento Rio de Ondas, zona rural de Luís Eduardo Magalhães, onde os ovinos estavam sendo mantidos para venda na residência de PTDS.

PTDS sendo que este alegou ter comprado os animai, mas sem saber a procedência, de uma terceira pessoa de prenome Andrei, o qual não foi encontrado. Outro individuo, com a atribuição de intermediário na negociação, foi localizado e identificado como SAS., ambos foram conduzidos e apresentados no DISEP, juntamente com os animais.

Fonte: RONDESP OESTE

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, retoma a vacinação contra o Covid-19, neste sábado (24), para idosos acima de 61 anos. A imunização acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (sem intervalo para almoço) e aos sábados até às 12h.

No sistema Drive-Thru, no bairro Santa Cruz, Localizado ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). O Município recebeu nesta sexta-feira (23), do Governo do Estado, 390 doses da Oxford para primeira vacinação.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

A equipe da Central de Regulação Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, participou de treinamento para o agendamento de serviços que são ofertados na Policlínica Regional em Barreiras.

São mais de 28 serviços de saúde e procedimentos prestados pela instituição. Um total de 420 vagas para essas especialidades por mês, com oferta de dois micro-ônibus para levar e trazer os pacientes e acompanhantes, para os atendimentos, de acordo com a diretora de Planejamento Controle e Avaliação, Sueli Kuroda.

Também participaram do treinamento, os técnicos da Central de Regulação, Raphael Almeida, Sara Matos dos Santos e João Pedro. No dia 08 de ab

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Mais uma remessa com 1.080 doses para a prevenção contra a Covid-19 chegou em Barreiras na manhã desta sexta-feira (23), disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Regional de Saúde Oeste. Conforme a Secretaria de Saúde de Barreiras, as novas doses do imunizante que é produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, serão destinadas à aplicação da primeira dose em pessoas com 61 anos acima.

Com a chegada dessas novas doses, a Prefeitura de Barreiras, através das equipes da Coordenadoria de Imunização (COPIM), realizará neste sábado (24), a vacinação no sistema drive-thru, das 08h às 17h ou até encerrar as doses disponíveis. O planejamento segue as recomendações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Municipal de Imunização.

“A Prefeitura de Barreiras segue dando celeridade na vacinação da população conforme novas doses são disponibilizadas, desta forma, iremos para mais um sábado realizando a imunização de pessoas com 61 anos acima contra o novo coronavírus. É importante no ato da vacinação estarem com a documentação exigida e o mais importante, se atentarem para a data da aplicação da segunda dose”, relatou a coordenadora da COPIM, Renata Queiroz.

Três pontos de drive-thru estarão disponíveis para atender com agilidade e praticidade a população, localizados na Unidade de Saúde Jaime Lima (Vila Dulce), Praça dos Sentidos (Vila dos SAS – Barreirinhas) e Praça Padre Armindo (em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Sandra Regina).  Para tomar o imunizante, é necessário portar o Cartão de vacina, RG/CPF e o Cartão do SUS.

Fonte: Dicom Barreiras

Em menos de 24 horas, três pacientes de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, foram transferidos para hospitais da Capital e Região Metropolitana de Salvador. Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, sendo um de 35 e outro de 73 anos; e uma paciente de 63 anos, do sexo feminino. A primeira transferência ocorreu na tarde de quinta-feira (22) e as demais nesta sexta-feira (23).

Os dois pacientes idosos foram encaminhados para o Hospital Espanhol, em Salvador, enquanto que o mais jovem foi para o Hospital Riverside, em Lauro de Freitas. Todas as transferências cumpriram os trâmites legais exigido pelo Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (Surem), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), órgão regulador que obedece a critérios rigorosos do Plano Diretor de Regionalização (PDR). Não houve interferência política, já que o sistema é sério e atende aos 417 municípios baianos, seguindo uma ordem prioritária de gravidade e condições de remoção.

Dois pacientes foram transferidos devido a complicações no quadro de saúde, ocasionadas pela Covid-19. Já o paciente de 73 anos teve sequelas pós-infecção e retornou à unidade de saúde do município, onde recebeu os primeiros socorros e aguardou estabilidade do quadro e regulação para unidade com suporte avançado.

“A essa altura ainda nos deparamos com pessoas querendo tirar proveito da situação e politizar um momento tão delicado, dizendo que conseguiu a transferência. Não existe furar a fila no sistema da Sesab. As pessoas precisam respeitar o SUS. Fico indignado com isso, mas o momento é de comemoração, pois estou aliviado que em tão pouco tempo conseguirmos transferir, de avião, três pacientes. Com fé em Deus serão mais três vidas salvas. Por coincidência, uma das médicas da equipe do governo do Estado que realizou a transferência é minha sobrinha, mas nem por isso eu vou dizer que atendeu a um pedido meu. Cada um faz o trabalho que lhe compete”, avalia o prefeito de Formosa, Neo Araújo.

Fonte: Dircom Formosa do Rio Preto

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 119 (cento e dezenove) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). 57 pessoas do sexo feminino com idade entre 04 e 61 anos. E 62 pessoas do sexo masculino com idades entre 06 e 80 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 274 (duzentos e setenta e quatro) resultados, sendo que 92 (noventa e dois) testaram negativos e 182 (cento e oitenta e dois) testaram positivos. Os 92 (noventa e dois) casos que testaram negativos trata-se de 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo feminino com idade entre 09 e 90 anos. E 86 (oitenta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 10 e 67 anos.

Já os 182 (cento e oitenta e dois) casos que testaram positivos, trata-se de 96 (noventa e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 11 e 82 anos. Destas, 68 (sessenta e oito) foram sintomáticas, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado e 16 (dezesseis) preencheram requisitos para coleta. E 86 (oitenta e seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 06 e 78 anos. Destes, 70 (setenta) são sintomáticos, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

 

Dos 182 (cento e oitenta e dois) casos positivos, 122 (cento e vinte e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 63 (sessenta e três) dos 92 (noventa e dois) que testaram negativos, totalizando 185 (cento e oitenta e cinco) que não foram diminuídos dos 129 (cento e vinte e nove) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 11.838 (onze mil oitocentos e trinta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.787 (dez mil setecentos e oitenta e sete) estão recuperados, 843 (oitocentos e quarenta e três) estão em isolamento domiciliar, 45 (quarenta e cinco) pacientes estão internados e o município registra 163 (cento e sessenta e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 159 (cento e cinquenta e nove).

Barreiras contabiliza hoje 32.329 (trinta e dois mil trezentos e vinte e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 19.285 (dezenove mil duzentos e oitenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

Um dos suspeitos de participação na morte do taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (23) na cidade de Itapitanga, sul da Bahia. O taxista estava desaparecido desde a terça-feira (20), quando foi visto pela ultima vez em Itabuna (relembre). 


 De acordo com a Polícia Militar de Itabuna, e conforme divulgou o Portal G1, o suspeito foi identificado como David Santos Sena, de 20 anos. O jovem foi encontrado próximo ao Parque de Vaquejada de Itapitanga com lesões nas costas e  marcas de três disparos de arma de fogo. 


Conforme as informações preliminares, a participação de Davi na morte de Amintas foi apontada por outro suspeito, preso na quinta-feira (22), também em Itapitanga. Ele confessou ter incendiado o carro em que o taxista estava. Um terceiro suspeito pelo crime segue foragido.

 

A polícia ainda não sabe o que teria motivado o homicídio do taxista, que foi encontrado morto nesta quarta-feira (21), com sinais de tortura pelo corpo. 

Fonte: Bahia Notícias

Ainda há muitos dúvidas e pontos que precisam ser melhor conhecidos sobre a Covid-19. Mas um fato que a comunidade médica e a população em geral já têm conhecimento é de que a doença prejudica a capacidade pulmonar. Infelizmente esses danos aos pulmões não ocorrem apenas no período em que a pessoa está com o vírus ativo: um dos fatos que torna a infecção ainda mais grave é que as sequelas podem durar por um longo período. Diante disso, fisioterapeutas têm feito alertas e recomendado exercícios e tratamento para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

 

A fisioterapeuta Mary Paz explica que o movimento fisiológico da respiração é individual e próprio de cada indivíduo, mas que fatores externos podem influenciar na qualidade desse processo. Nos indivíduos com Covid-19 e nos que tiveram a doença isso se potencializa e a respiração acaba acontecendo de uma forma que não ativa todos os alvéolos e todas as estruturas pulmonares.

 

Diante disso, é recomendada a fisioterapia respiratória. As técnicas e exercícios permitem a potencialização ao máximo e o resultado é o paciente ganhar mais capacidade pulmonar e fortalecer a musculatura cardiorrespiratória.

 

Tendo em vista que cada paciente é diferente e que a doença também acomete as pessoas de formas diversas, Mary Paz ressalta que a duração e a intensidade das sessões de fisioterapia respiratória pós-Covid variam. “É muito difícil a gente precisar se vai ser um mês, dois meses de tratamento, ou mais. Mas o que eu costumo trabalhar quando começo com um paciente é uma questão de seis a oito semanas, isso já dá pra gente ter uma base de como esse paciente vai reagir e como esse tratamento vai ser efetivo”, explicou a fisioterapeuta.

 

Ela ressalta que também é importante levar em conta que as sequelas que ficam após a Covid-19 não são de fácil resolução. Por isso se torna essencial a avaliação do paciente e a montagem de um protocolo específico. “Uma das coisas que influencia é a forma como a Covid-19 se manifestou, depende se esse paciente teve um quadro mais grave e crítico, aí a reabilitação é diferente”, comentou Mary. 

 

A recomendação é de que as sessões ocorram duas ou três vezes por semanas. Além disso, a fisioterapeuta também elabora exercícios respiratórios que a pessoa pode fazer em casa.

 

“Como oscila muito a questão da disposição, então eu oriento que se faça esse exercício no momento que ele estiver um pouco mais disposto. E então que repita alguns movimentos, alguns exercícios respiratórios mesmo que em dias alternados”, explicou. 

Fonte: Bahia Notícias

que o estado registrou 100% do território atingido pela seca foi em março de 2019. Com isso, conforme o levantamento, cerca de 55% do território teve seca moderada, 44% seca fraca e 1% de seca grave, no levantamento de março deste ano.

Com base no território das 20 unidades da federação acompanhadas pelo levantamento, a Bahia liderou a área com maior registro de seca em março, seguida por Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. As outras unidades da federação monitorados são: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins

Além disso, ainda segundo levantamento, a seca moderada passou de 13% para 54% nos últimos dois meses, no território baiano. Já o índice de ressurgimento de áreas com seca grave foi de 1% no estado, no mês de março.

Na Bahia, no período do levantamento, houve avanço da seca moderada no centro-norte e da seca fraca no sudeste do estado, em decorrência de chuvas abaixo da média nos últimos meses. Pela mesma razão, a seca intensificou em parte do oeste baiano, passando de moderada para grave, e no extremo sul e sudoeste do estado, passando de fraca para moderada.

Segundo o monitor, a piora na condição de seca em março nos estados do Nordeste do país é devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses.

Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é responsável pelo monitoramento e fornecimento dos dados.

O levantamento é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas.

Fonte: g1

Fonte: Grupo Santo Antonio

]

Fonte: Grupo Santo Antonio

A vulnerabilidade dos policiais baianos é um assunto que tem tomado cada vez mais espaço na opinião pública. A atuação da categoria, imprescindível para manter a ordem e o cumprimento da lei, principalmente em tempos de pandemia e restrição de atividades, coloca os profissionais em situação de risco constante.

Na Bahia, só entre janeiro e a segunda metade do mês de abril de 2021, foram cinco policiais mortos. O número, apesar de não parecer alto, já é quase a metade de policiais mortos em todo o ano de 2020.

No ano passado, o estado teve um total de 13 policiais mortos, segundo levantamento do G1. Só entre 2019 e 2020, a Bahia teve um aumento de 38% de policiais que tiveram suas vidas tiradas, ficando em sexto lugar no número absoluto de profissionais mortos, atrás somente dos estados de São Paulo (49), Rio de Janeiro (44), Pernambuco (14), Pará (13) e Minas Gerais (13).

Vale lembrar que na maioria dos casos, os policiais da ativa morto não estavam em serviço, contabilizando uma morte em serviço nos últimos anos.

O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira (19), quando um policial tentou evitar um assalto no bairro do Resgate, sendo vitimado com um tiro, por volta das 12h.

Na terça-feira (20), em coletiva, o governador Rui Costa (PT) anunciou, em aceno à categoria, um pacote de reformas na Polícia Militar, como mudanças no fluxo de carreira e a possibilidade de promoções.

Fonte: Sigi Vilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |