Blog Santo Antônio
Notícias

Cinco dias antes de morrer, o menino Henry Borel, de 4 anos, chegou a relatar, em uma videochamada de celular com o pai, Leniel Borel, a avó materna, Rosângela Medeiros, e a babá, Thayná Ferreira, que o “tio” o machucava. O “tio” ao qual o pequeno se referia era o médico e vereador Jairo Souza, o Dr. Jairinho (sem partido).

A chamada de celular com Henry foi feita no dia 3 de março. Na presença da avó e da babá, o menino repetiu na frente de todos: “O tio machuca”.

Jairinho e a mãe da criança, Monique Medeiros, foram presos na quinta-feira (8) e serão indiciados pela Polícia Civil por homicídio duplamente qualificado. Durante a ligação, Leniel contou que percebeu que o filho estava triste.

– Ele atendeu todo tristinho. Eu perguntei o que houve. Ele me disse: “Papai, eu não quero ficar na casa nova da mamãe”. Eu perguntei o que tinha acontecido, e ele respondeu: “O tio me machuca”. Ele estava perto da avó e da babá. Aí eu disse: “Vocês estão vendo aí que não é coisa da minha cabeça? Vocês não falam que sou eu que estou manipulando o Henry para falar isso?” – lembra Leniel.

O pai da criança também disse não entender por que Monique e a mãe dela mentiam para ele sobre o que acontecia com o garoto. Segundo Leniel, a relação com a ex-sogra era de confiança e amizade, porém, segundo o engenheiro, Rosângela dizia que Henry se comportava de maneira estranha por conta da casa nova.

– Durante a ligação (por mensagem do WhatsApp), Dona Rosângela (avó materna) disse: “Leniel, esquece isso. O Henry é muito inteligente! Ele está fazendo isso por causa da nova casa, pois ele não quer ficar lá. Inclusive a Thayná está do meu lado e disse que ela fica com o Henry o dia inteiro e só sai quando a Monique chega. Quando a Monique chega, ela dorme com ele” – recorda o pai de Henry.

Leniel, então, passou a examinar o corpo do menino e a puxar assunto com o filho, querendo saber se havia algo errado na casa do casal. No sábado, dia 6, dois dias antes da morte da criança, Leniel percebeu que o menino tinha um arranhão no nariz e chegou a questionar o filho sobre o que tinha acontecido.

– Perguntei a ele o que era aquilo. Ele me respondeu: “Papai, eu não sei”. Hoje eu acho que ele foi coagido a não falar o que acontecia lá. Ele pode ter sido coagido – completou Leniel.

Fonte: Pleno News

A deputada estadual Rosane Felix (PSD-RJ), vice-presidente do diretório da legenda no estado do Rio de Janeiro, fez duras críticas às medidas de lockdown determinadas no âmbito da pandemia de Covid-19. De acordo com a parlamentar fluminense, a medida pode criar um caos social, fazendo com que milhões de brasileiros entrem no mapa da fome, da pobreza e da miséria.

– Em nome do combate à pandemia, milhões de brasileiros estão passando fome, e a pobreza e miséria crescem em uma velocidade assustadora. Isso sem falar na violência, que também cresce. Existem pais desesperados a ponto de fazerem loucuras por não poderem dar alimento e um teto a suas famílias. Como se paga um aluguel, por exemplo? – questiona a deputada.

E uma pesquisa, divulgada nesta semana pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), endossa a fala da deputada. De acordo com os dados obtidos pela Pessan, a pandemia deixou 19 milhões de pessoas com fome em 2020, atingindo 9% da população brasileira, a maior taxa desde 2004, há 17 anos, quando essa parcela tinha alcançado 9,5%.

O número ainda é quase o dobro do que havia em 2018, quando o IBGE identificou 10,3 milhões de brasileiros nessa situação. Na avaliação de Rosane Felix, é preciso que representantes do Executivo e do Judiciário tenham responsabilidade social para impedir o aprofundamento da crise que começa a aumentar pelo país.

– Se os governadores e prefeitos insistirem em fechar tudo, sendo respaldados pelo Judiciário, o Brasil vai viver um caos social como nunca antes na história. É preciso rever, com urgência, essas medidas restritivas que estão sendo impostas à nossa população – alerta Rosane Felix.

A deputada ainda rejeita acusações de “negacionismo” e ressalta que o vírus é perigoso, mas destaca que não é plausível que tudo seja fechado, fazendo com que as pessoas passem fome em razão da falta de renda para o sustento próprio e dos seus familiares.

– Não sou negacionista. O vírus é real e mata. Precisamos combatê-lo através da prevenção, do respeito aos protocolos sanitários, garantindo o atendimento hospitalar, o tratamento da doença e proteger o grupo de risco. Mas fechar tudo e deixar o povo passando fome é uma covardia – protesta.

Rosane Felix também afirma que determinados grupos políticos têm utilizando a crise econômica, de saúde e social, provocadas pela pandemia, para tentar desestabilizar o governo federal, antecipando o debate eleitoral de 2022.

– Parem de politizar a crise! Existem grupos políticos que estão tentando instalar o caos, quebrar o governo agora para, nas eleições de 2022, se apresentarem como salvadores da pátria. Chega de hipocrisia. Estamos vivendo uma crise econômica mundial por conta dessa pandemia. É preciso ter empatia e se colocar no lugar do próximo – finaliza Felix.

Fonte: Pleno News

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que encerraram no final da manhã desta sexta-feira (09) as vacinas para primeira vacinação no Município. 

Estão disponíveis apenas imunizantes para aplicação da 2° dose da Coronavac. 

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

O contribuinte de Luís Eduardo Magalhães que quitar o IPTU 2021 em cota única até o dia 30 de abril terá um desconto de 20% sobre o valor devido.

Para fazer a adesão é muito fácil como explicou o secretário de Administração e Finanças, Divino Gustavo Carias. “Basta procurar a secretaria, localizada na Rua José Ramos de Anchieta nº 187, no bairro Jardim Primavera e emitir o boleto, o formulário e fazer a quitação. É bem simples”.

“E caso a pessoa não tenha essa disponibilidade ou não queira pagar à vista, ele pode dividir em nove parcelas com o valor integral”, disse o titular da pasta. 

Com vencimento nos dias: 30/abril, 31/maio, 30/junho, 30/julho, 31/agosto, 30/setembro, 29/outubro, 30/novembro e 29/dezembro de 2021.

“E ainda tem o inciso primeiro também, que cita a questão do habite-se.  As vezes o imóvel foi construído e pegou o habite-se não no início do ano, mas em outros meses, então esse pagamento vai ser proporcional. Esse imposto será proporcional aos meses que você construiu e adquiriu o habite-se”, concluiu.

Outros canais de comunicação

O e-mail atendimento@pmlem.ba.gov.br está apto a receber os questionamentos e solicitações com celeridade e efetividade;

O boleto do IPTU também pode ser impresso pelo portal:

https://luiseduardomagalhaes.saatri.com.br

Atendimento ao público, através do telefone:  77 3628 –9029;

Esses canais remotos são importantes para evitar aglomerações e preservar a saúde coletiva.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a população que tomou a primeira dose da vacina Coronavac há mais de 28 dias, que compareça ao sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do PROMATI, para tomar a segunda dose.

Lembrando que a pessoa só estará imunizada com as duas doses da vacina.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

O bairro Jardim das Oliveiras, em Luís Eduardo Magalhães será  contemplado nesta sexta-feira (09), com o mutirão 'Minha Rua Limpa', a partir das 7h30 da manhã. 


Os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, percorrem as ruas da localidade fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância de eliminar os focos do mosquito da dengue. O trabalho tem o auxílio do carro de som da Prefeitura. 


À tarde a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura recolhe os resíduos sólidos deixados pela população em frente às residências. 


Mais uma ação coordenada da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, para cuidar da população do Município. 

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos, nesta sexta-feira (9), de acordo com o Palácio de Buckingham. Philip, que era bisneto da rainha Victoria (como a própria rainha Elizabeth II), nasceu em uma mesa de cozinha, na ilha de Corfu, na Grécia, em 10 de junho de 1921.

Pouco mais de um ano depois, em dezembro de 1922, foi retirado da ilha, com o restante da família, em uma caixa de laranjas, em um navio britânico, quando o tio, o rei Constantino I da Grécia, avô da rainha da Espanha, teve que partir para o exílio.

Após uma infância complicada e uma longa estadia em um pensionato austero da Escócia, ele ingressou na Marinha britânica e teve participação ativa na Segunda Guerra Mundial. Depois do casamento, em 1947, com a então jovem princesa Elizabeth, Philip Mountbatten foi enviado a Malta, mas a meteórica ascensão militar foi interrompida pela subida ao trono da esposa, em 1952.

– Estando casado com a rainha, me parecia que [eu] deveria servi-la da melhor maneira possível – disse ele em numa entrevista à ITV.

Em fevereiro deste ano, o príncipe Philip passou mal e foi internado como “medida de precaução”. No entanto, ele foi transferido de hospital, passou por uma cirurgia cardíaca e recebeu alta depois de um mês.

No comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham na manhã desta sexta, a realeza britânica informou que o príncipe “faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”.

– Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda – completou a nota.

Fonte: Pleno News

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (8) uma série de decretos para diminuir a violência armada no país, semanas depois que dois ataques a tiros consecutivos deixaram 18 mortos e empurraram a questão da legislação sobre armas para o primeiro plano de um governo que enfrenta crises múltiplas.

Biden também deve anunciar sua intenção de nomear David Chipman, um defensor do controle de armas, para liderar o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, o organismo federal responsável pela investigação e prevenção de infrações federais que envolvam uso, fabricação e posse ilegal de armas nos EUA. O escritório não tem um diretor permanente desde 2015.

As medidas vêm no momento em que Biden está sob pressão da ala progressista do Partido Democrata para lidar com a violência armada e o controle de armas no país. Tais medidas devem enfrentar resistência entre legisladores republicanos e em estados governados pelo Partido Republicano, que devem recorrer das medidas na Justiça Federal e até na Suprema Corte dos EUA.

Nos Estados Unidos, o direito ao porte individual de armas é garantido por uma interpretação da Constituição americana. Na Segunda Emenda, que entrou em vigor em 1789, o texto diz que “uma bem regulamentada milícia sendo necessária para a segurança de um estado livre, o direito das pessoas de manter e portar armas não deve ser infringido”.

Há décadas, o país discute se o “direito constitucional” é referente aos indivíduos ou ao Estado.

Os EUA têm o maior número de armas do mundo: 393,3 milhões, estima a organização Small Arms Survey. Isso supera a população do país, de 325 milhões. O país enfrenta quase 40 mil mortes violentas anuais. Os americanos são 4,4% da população mundial, mas possuem 42% das armas existentes.

O direito à posse de arma a ser mantida em casa é garantido em nível federal, e normas estaduais definem quem pode portá-la livremente nas ruas e como as armas podem ser compradas – em muitos estados, elas podem ser compradas até em supermercados ou lojas de rua.

O presidente americano deixou claro que forçar uma legislação bloqueando a oposição republicana não é viável no momento. A larga maioria dos legisladores republicanos é contrária a qualquer tipo de controle de armas, assim como a base eleitoral do partido.

As autoridades reiteraram na quarta-feira que as propostas que o presidente planejava revelar com Merrick Garland, o Secretário de Justiça, eram “apenas um começo” e que Biden continuaria a pedir ao Congresso que tomasse medidas. Nesta quinta-feira, o Departamento de Justiça anunciará três iniciativas de combate à violência armada.

Uma das regras previstas para ser anunciada hoje ajudaria a impedir a proliferação das chamadas “armas fantasmas” – kits que permitem que uma arma seja montada a partir de peças.

Os funcionários da Casa Branca não disseram se o governo acabaria por tentar classificar as “armas fantasmas” como armas de fogo. Afirmaram apenas que o departamento estava tentando impedir os criminosos de comprar kits contendo todos os componentes e instruções para construir uma.

Uma segunda regra deixaria claro que, quando um braço estabilizador é vendido e transforma uma pistola em um rifle de cano curto, essa arma está sujeita aos requisitos da Lei Nacional de Armas de Fogo.

O atirador em Boulder, Colorado, usou uma pistola com uma cinta de braço, tornando-a mais estável e precisa, disseram as autoridades.

Finalmente, o Departamento de Justiça também publicará legislação chamada de “bandeira vermelha” para os estados. A medida permitiria que policiais e familiares apresentassem uma petição a um tribunal para remover temporariamente as armas de fogo de pessoas que possam representar perigo para si mesmas ou outras pessoas.

Embora Biden não possa aprovar uma legislação nacional deste tipo sem o Congresso, as autoridades disseram que o objetivo da orientação era tornar mais fácil para os estados que desejam adotá-la agora. O departamento também planeja divulgar um relatório abrangente sobre o tráfico de armas de fogo, o que não fazia desde 2000.

Biden acrescentou em seu plano de empregos enviado ao Congresso uma estimativa de investimento de 5 bilhões de dólares ao longo de oito anos para apoiar programas de intervenção na comunidade baseados em evidências. As autoridades não disseram se planejam tentar usar esses recursos para aumentar o orçamento do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, uma medida que os defensores do controle de armas têm pedido.

Como o Congresso dificilmente aprovará qualquer legislação sobre armas, a Casa Branca ressaltou a importância das ações executivas como um ponto de partida mais realista para cumprir as promessas de campanha de Biden para acabar com a violência armada.

Susan Rice, diretora do Conselho de Política Doméstica, atuou como pessoa de referência do governo nas próximas ações executivas. Ainda assim, grupos de controle de armas que apoiaram a candidatura de Biden criticaram o presidente por não tornar a legislação sobre armas uma prioridade, como ele havia prometido durante a campanha.

Para outros, a decisão de Biden de seguir em frente com seu ambicioso plano de empregos e infraestrutura – mesmo depois de dois ataques a tiros em massa no país – representou uma abordagem mais pragmática de um presidente lidando com várias crises e com a oposição republicana às medidas de controle de armas.

A Câmara aprovou dois projetos de lei de controle de armas no mês passado, mas eles estão definhando no Senado em face do limite de 60 votos necessários para a aprovação da maioria das legislações, que requer o apoio de pelo menos dez republicanos.

Na quarta-feira, as autoridades que previram os primeiros movimentos de Biden para conter a violência armada enfatizaram que eram apenas um “conjunto inicial de ações”, reduzindo as expectativas de iniciativas mais substanciais ou mais específicas, observando que Garland é procurador-geral há menos de um mês.

– Essas ações executivas tão necessárias começarão a salvar vidas imediatamente, e nosso exército de quase seis milhões de apoiadores espera apoiar o presidente Biden enquanto ele exorta o Senado a seguir sua liderança e agir – disse Shannon Watts, fundadora do grupo de defesa do controle de armas Moms Demand Action.

Excesso de armas
De 1966 a 2012, 31% dos autores de assassinatos em massa no mundo eram americanos, segundo estudo de Adam Lankord, professor da Universidade do Alabama.

Ajustando-se às populações, apenas o Iêmen tem um índice maior de assassinatos em massa entre países com mais de 10 milhões de habitantes. E o Iêmen é o país que tem a segunda taxa mais alta de armas do mundo, depois dos Estados Unidos.

Em todo o mundo, concluiu Lankford, a taxa de posse de armas de um país está ligada ao número de assassinatos em massa. Eles são mais consequências do acesso de uma sociedade a armas que de seu nível básico de violência.

Além de usarem o direito à posse e porte de armas que estaria inscrito na Segunda Emenda da Constituição do país, críticos do controle de armas apontam para um estudo de 2016, segundo o qual, de 2000 a 2014, o número de mortes em assassinatos em massa nos EUA foi de 1,5 por milhão de pessoas.

Na Suíça, o índice foi de 1,7; na Finlândia, de 3,4, o que segundo eles, sugere que os assassinatos em massa nos EUA não são tão comuns.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (7), Joana Prado, esposa do lutador Vitor Belfort, usou as redes sociais para contar aos fãs sobre um acidente de carro que sofreu ao lado da filha, Kyara, de 11 anos. A família mora na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos.

O automóvel de Joana foi atingido, na terça-feira (6), por outro veículo cuja condutora estava embriagada.

– Estou eu e a Kikinha aqui para compartilhar com vocês que ontem a gente teve um acidente de carro horrível, mas, graças a Deus, estamos bem. Eu só tive algumas fraturas no pé, alguns cortes, alguns machucados leves. A Kika também está bem, graças a Deus. Infelizmente, a mulher que bateu no nosso carro estava embriagada, tinha usado drogas. Inclusive umas substâncias e umas garrafas de bebida alcoólica foram encontradas no carro dela. Quando a gente saiu do hospital ontem, à meia-noite, ela ainda estava inconsciente. Os médicos não sabiam se ela iria sobreviver ou não. Então o meu recado para você é: Não beba e dirija. Não use droga nunca. Tenha amor à sua vida e amor ao próximo. E agradeça a Deus sempre pelo cuidado dele, né filha? Pela proteção dEle – relatou ela, no vídeo.

Joana e Vitor são casados há mais de 20 anos. Eles também têm outros dois filhos: Davi, de 16 anos, e Vitoria, de 13.

Fonte: Pleno News

O vereador Jairo Souza, o Dr. Jairinho (Solidariedade), teria praticado ao menos uma sessão de tortura contra o menino Henry Borel, de 4 anos, semanas antes da morte do garoto, apontam as investigações do caso. De acordo com os policiais, Jairinho teria se trancado no quarto para bater no menino. A mãe de Henry, Monique Medeiros, teria conhecimento das agressões.

No dia 12 de fevereiro, de acordo com a polícia, Monique percebeu que Jairinho estava no apartamento, trancado no quarto, com Henry. Os agentes descobriram que ela estranhou a chegada do vereador mais cedo em casa.

Monique e Jairinho foram presos na manhã desta quinta-feira (8), por suspeita de serem os responsáveis pela morte da criança, no dia 8 de março. Investigadores da 16ª DP (Barra da Tijuca) afirmam que o garoto foi assassinado. Policiais ainda descobriram que Dr. Jairinho agredia o menino com chutes e golpes na cabeça e que a mãe sabia.

Sobre Monique, os policiais levantaram informações sobre o comportamento dela após a morte do filho que chamaram a atenção. Primeiro, ela chegou a trocar de roupa duas vezes até escolher o melhor modelo; estava toda de branco, para ir à delegacia.

Fonte: Pleno News

Exatamente um mês após a morte do menino Henry Borel, a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) prendeu nesta quinta-feira (8) o vereador carioca Dr. Jairinho e Monique Medeiros, mãe do garoto. Investigadores afirmam que a criança foi assassinada. Policiais descobriram que Jairinho agredia o menino com chutes e golpes na cabeça e que a mãe sabia disso pelo menos desde fevereiro.

De acordo com os agentes, o casal também é suspeito de atrapalhar as investigações e de ameaçar testemunhas para combinar versões. Os mandados que determinaram a prisão dos dois foram expedidos na quarta-feira (7) pelo 2° Tribunal do Júri da Capital. A detenção é temporária, por 30 dias.

Os investigadores passaram a acompanhar os passos do casal há dois dias. Na noite de quarta-feira (7), os policiais descobriram que Jairinho e Monique não dormiriam na casa de seus familiares, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, como vinham fazendo desde a morte do menino, quando deixaram o condomínio Majestic, na Barra da Tijuca.

Jairinho saiu da casa do pai, o ex-deputado estadual Jairo dos Santos, o coronel Jairo, com uma mochila e buscou a mulher na casa dos pais dela. Também com uma mochila, eles seguiram para uma outra casa na mesma região, onde passaram a noite. Desde o dia 8 de março, os policiais ouviram ao menos 18 testemunhas e reuniram provas técnicas que descartam a hipótese de acidente.

Além de dois laudos periciais, de necropsia e de local – realizado nas três visitas ao apartamento 203, do bloco 1 do condomínio onde moravam – dados extraídos dos telefones celulares do casal, apreendidos no último dia 26, também formaram um conjunto de elementos para embasar o pedido do delegado Henrique Damasceno, que lidera as investigações.

Os policiais descobriram ainda que, após o início da apuração do caso, conversas foram apagadas nos telefones celulares dos dois. Os agentes suspeitam, inclusive, que eles tenham trocado de aparelho. A perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) usou um software israelense, o Cellebrite Premium, comprado pela PC no último dia 31 de março, para recuperar o conteúdo.

Em relação a Monique, mãe de Henry, que namorava o vereador desde 2020, os policiais levantaram informações sobre o comportamento dela após a morte do filho que chamaram a atenção. Primeiro, ela chegou a trocar de roupa duas vezes até escolher o melhor modelo: toda de branco, para ir à delegacia.

Outro fato que saltou aos olhos foi que, no dia seguinte ao enterro, Monique passou a tarde no salão de beleza de um shopping na Barra da Tijuca. Três profissionais cuidaram dos pés, das mãos e do cabelo da professora, que pagou R$ 240 pelo serviço.

A primeira importante prova que chegou às mãos dos investigadores foi um laudo assinado pelo médico legista Leonardo Huber Tauil, feito após duas autópsias realizadas no cadáver da criança, nos dias 8 e 9 de março. A causa da morte foi por “hemorragia interna e laceração hepática [danos no fígado] causada por uma ação contundente [violenta]”.

No documento, o perito do Instituto Médico Legal (IML) descreve que a criança sofreu “múltiplos hematomas no abdômen e nos membros superiores”, “infiltração hemorrágica” na parte frontal, lateral e posterior da cabeça. Ele apontou “grande quantidade de sangue no abdômen”, “contusão no rim” e “trauma com contusão pulmonar”.

Fonte: Pleno News

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) anunciou o lançamento de uma campanha a favor da adoção do voto impresso no Brasil. A parlamentar informou que iniciativa é “suprapartidária”.

O anúncio foi feito pela parlamentar em suas redes sociais. Bia Kicis é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema eleitoral do Brasil.

 

Fonte: Pleno News

Idosos acima de 62 anos serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (09), em Luís Eduardo Magalhães. 

A vacinação acontece no sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, próximo à feira e ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). Das 8h às 17h, sem intervalo para almoço e aos sábados das 8h às 12h. 

O Município recebeu do Governo do Estado nesta quinta-feira (08), 230 doses de Coronavc para primeira vacinação. 

2° dose Coronavac - Quem tomou a primeira dose da Coronavac há mais de 28 dias, também pode procurar o sistema Drive-Thru.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Mais de 200 pessoas foram beneficiadas com a segunda distribuição da “Sopa Solidária”, realizada pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), em Barreiras, na noite desta quinta-feira (8).

Desta vez, o projeto levou alimento a moradores do trecho da ponte sobre o Rio Grande, na BR-242, e para famílias das comunidades de Xurupita e Cascalheira.

A ideia é minimizar os efeitos da pandemia na vida dos mais necessitados. Para atingir o objetivo, os próprios bombeiros preparam a sopa de maneira voluntária, contando com a ajuda de comerciantes locais, que doam parte dos ingredientes.

Durante o preparo, a higiene para o trabalho com alimentos, assim como as orientações sanitárias por conta da pandemia, é seguida à risca. Da mesma forma, a distribuição acontece de maneira cuidadosa, a fim de evitar aglomerações e mantendo o distanciamento social.

Fonte: 17º GBM

 
Uma dupla de investigadores da Polícia Civil foi presa na manhã desta sexta-feira (9) em Seabra, na Chapada Diamantina. Os policiais são investigados por tráfico de drogas. A prisão ocorreu dentro de uma força tarefa liderada pela Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-BA).

Outros dois homens também foram presos, um deles flagranteado com drogas. Segundo a SSP-BA, a força tarefa ainda cumpriu sete mandados de busca e apreensão em imóveis. Nos locais, as equipes encontraram arma de fogo, munições, veículos e certa quantidade de maconha. Os dois investigadores serão levados para a Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, onde vão ficar detidos.

Já o material foi apresentado na Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Seabra e passará por perícia. Não foi informado onde os outros acusados ficarão presos. A força tarefa contou com cerca de 60 policiais civis e militares, além dos agentes da SSP-BA e do MP-BA

Fonte: Bahia Noticias

Envolta em uma nova crise hídrica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) acumula uma série de insucessos na tentativa de remover a geosmina da água consumida pelos cidadãos cariocas. A mais nova estratégia da empresa, porém, não apenas não funcionou como lançou um poluente no líquido: o lantânio, um metal pesado.

De acordo com dados da própria Cedae, 190 toneladas de Phoslock, uma espécie de argila modificada que contém o lantânio, foram lançadas na lagoa do Guandu desde janeiro do ano passado, quando ocorreu a primeira crise da geosmina. Ao todo, foram seis aplicações no rio que abastece a região metropolitana.

A mais recente das utilizações foi feita no último dia 23 de março, quando 28 toneladas do produto foram pulverizadas por uma embarcação no corpo d’água. O Phoslock é usado em rios quando há proliferação de cianobactérias. Essa, segundo a Cedae, seria a origem da geosmina e do 2-mib, que mudaram o gosto e o cheiro da água.

O lantânio, porém, é um metal extremamente tóxico. Estudos internacionais o relacionam a problemas no fígado, malformações congênitas no lábio e no palato e danos à fertilidade.

Cientistas alertam para a gravidade da crise no estudo Colapso da qualidade do Rio Guandu, em artigo assinado por especialistas da Uerj, da UFRJ e da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

– A situação é de colapso. A água do Guandu é de péssima qualidade, e o lançamento do lantânio só agrava potencialmente o problema – salienta um dos autores da pesquisa, Fabiano Thompson, pesquisador do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio da UFRJ e da Coppe.

Contratada pela Cedae, a empresa de consultoria HydroScience, do Rio Grande do Sul, importou o Phoslock da Austrália, despejou o item no Rio Guandu e fez a análise do próprio trabalho. Os dados indicaram que, após duas aplicações, os níveis de fósforo chegaram a 0,4 mg/L, muito acima do máximo preconizado pelo Conama, que limita a concentração a 0,050 mg/L.

Segundo a Cedae, porém, a média da concentração de lantânio na água da lagoa foi de 0,0027 mg/L, após uso de Phoslock, nas análises de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Uma concentração, de acordo com a companhia, “centenas a milhares de vezes inferior às que causam toxicidade a organismos aquáticos”.

ESTAÇÃO DO GUANDU É DESLIGADA PARA INSTALAÇÃO DE BOMBA
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu foi desligada na terça-feira (6), às 19h. Os técnicos passaram a noite trabalhando para instalar um novo sistema de bombeamento que permita uma renovação na água que, desde o ano passado, apresenta gosto e sabor ruins devido à substância, produzida por algas da região extremamente poluída.

Entretanto, como o abastecimento pode levar até 48 horas para ser regularizado, deve faltar água no Rio e na Baixada Fluminense nos próximos dias.

Fonte: Pleno News

Em um discurso realizado na cidade catarinense de Chapecó, na manhã desta quarta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não vai realizar um “lockdown nacional” no Brasil.

Crítico frequente da medida extrema de isolamento, o chefe do Executivo foi enfático e direto, ao declarar que não adotará a restrição.

– Não é hora de ver biografia. Estou me lixando para 2022. Vai ter uma “pancada” de candidato aí. Seria muito mais fácil nós ficarmos quietos, nos acomodarmos, não tocarmos nesse assunto ou atendermos, como alguns querem… e, da minha parte, eu posso fazer um “lockdown nacional”. Não vai ter lockdown nacional – disse o presidente.

Em outro ponto de seu posicionamento contra as restrições, Bolsonaro também reforçou que “a liberdade não tem preço” e reafirmou que não permitirá que as Forças Armadas atuem para ajudar os governadores na execução das medidas restritivas determinadas pelo Brasil.

– Como alguns ousam dizer por aí que as Forças Armadas deveriam ajudar nas medidas restritivas de alguns governadores, [esclareço que] o nosso Exército brasileiro não vai à rua para manter o povo dentro de casa – completou Bolsonaro.

Fonte: Pleno News

A perícia que investiga as circunstâncias da morte do menino Henry suspeita que os porta-retratos da casa foram trocados por fotos com a criança após a morte dela. De acordo as investigações, o cenário pode ter sido montado a fim de sugerir que a família vivia em harmonia.

A suspeita surgiu após agentes da Polícia Civil do Rio acharem três portas retratos desmontados no chão do quarto da empregada. As fotos eram da professora Monique Medeiros da Costa e Silva e de seu namorado, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (Solidariedade). Elas se encontravam em uma sacola junto aos produtos de limpeza da lavanderia.

Já o quarto do casal estava decorado com três fotos de Monique e Jairinho ao lado de Henry Borel Medeiros, de 4 anos, morto na madrugada de 8 de março.

A realização da perícia no apartamento do condomínio Majestic, Cidade Jardim, na Zona Oeste do Rio, deve durar até 30 dias, quando finaliza o prazo da interdição judicial no imóvel.

Vale lembrar que, em seu depoimento na delegacia dias após a morte de Henry, a empregada doméstica da família admitiu ter limpado e organizado o apartamento antes da chegada dos policiais.

CASO HENRY
Henry Borel Medeiros faleceu no último dia 8 de março, em um hospital da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele estava com a mãe, Monique Medeiros, e com o padrasto, Dr. Jairinho, e foi levado à unidade da saúde após eles relatarem que o menino teve “dificuldades para respirar”.

O falecimento de Henry, porém, é envolvido por circunstâncias misteriosas, e o casal se tornou o principal suspeito pela morte do menino. O laudo de exame de necrópsia aponta que a causa do óbito foi hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente.

Até o momento, já foram ouvidas 17 testemunhas no inquérito que apura o caso, entre familiares, vizinhos e funcionários do casal.

Fonte: Pleno News

Apesar do ano de 2020 ter sido marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo aumento da desigualdade social pelo mundo, a lista de bilionários divulgada pela Forbes mostrou que o número de megafortunas deu um enorme salto e chegou a 2.755, um acréscimo de 660 pessoas, ou famílias, na quantidade de novos ricos, número 24% maior na comparação com o ano anterior.

No Brasil, a quantidade também aumentou, e 11 residentes no país apareceram na lista de estreantes no “clube dos bilionários”. Entre os novatos estão os irmãos Safra, filhos de Joseph Safra, dono do Banco Safra falecido em dezembro e até então o homem mais rico do país. São eles Jacob, David, Alberto e Esther. Juntos, a fortuna deles é de 7,1 bilhões de dólares (R$ 39,7 bilhões).

Do mercado financeiro também aparecem o segundo e terceiro na lista de estreantes. Após os irmãos Safra aparece David Velez, do Nubank, com 5,2 bilhões de dólares (R$ 29 bilhões). Velez, no entanto, nasceu na Colômbia, mas, como a lista inclui os residentes no Brasil, o nome dele aparece na lista como representante brasileiro.

O terceiro, Guilherme Benchimol, da XP Investimentos, aparece em 1205° na lista geral, com estimados 2,6 bilhões de dólares (R$ 14,5 bilhões). Com 45 anos, o empreendedor abriu sua empresa com um capital inicial de cerca de R$ 15 mil, suficientes apenas para alugar uma sala comercial e comprar computadores usados de uma lan house, em maio de 2001.

Na lista dos 11 estreantes, ainda aparecem nomes da área do comércio como Fabricio Garcia, Fernando Trajano e Flávia Bittar, da Magazine Luiza, além de Ilson Mateus e Maria Pinheiro, do Grupo Mateus.

Ao todo, são 57 residentes no Brasil na lista de bilionários da Forbes. Marcel Herrmann Telles, um dos donos da Ambev, é o líder com 11,5 bilhões de dólares (R$ 64,3 bilhões).

Confira abaixo a lista completa dos 11 novos bilionários da lista:

1) Irmãos Safra
Fortuna estimada: US$ 7,1 bilhões
Setor: bancário (banco Safra)

2) David Velez
Fortuna estimada: US$ 5,2 bilhões
Setor: fintech (Nubank)

3) Guilherme Benchimol
Fortuna estimada: US$ 2,6 bilhões
Setor: financeiro (XP)

4) André Street
Fortuna estimada: US$ 2,5 bilhões
Setor: fintech (Stone)

5) Eduardo de Pontes
Fortuna estimada: US$ 2,4 bilhões
Setor: processamento de pagamentos (Stone)

6) Fabricio Garcia
Fortuna estimada: US$ 2,1 bilhões
Setor: varejo (Magazine Luiza)

7) Flavia Bittar Garcia Faleiros
Fortuna estimada: US$ 2,1 bilhões
Setor: varejo (Magazine Luiza)

8) Fernando Trajano
Fortuna estimada: US$ 1,5 bilhão
Setor: varejo (Magazine Luiza)

9) Ilson Mateus
Fortuna estimada: US$ 1,4 bilhão
Setor: supermercado (Grupo Mateus)

10) Anne Werninghaus
Fortuna estimada: US$ 1,1 bilhão
Setor: indústria de máquinas (WEG)

11) Maria Pinheiro
Fortuna estimada: US$ 1 bilhão
Setor: supermercado (Grupo Mateus)

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |