Blog Santo Antônio
Notícias

O projeto de lei da “Mobilização Nacional” proposto pelo líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo (GO), nesta terça-feira (30) que daria maiores poderes ao presidente Jair Bolsonaro não será pautado em Plenário, após líderes partidários não entrarem em acordo.

O texto do projeto estabelece que o chefe do Executivo pode tomar as medidas de Mobilização Nacional, hoje permitidas apenas em caso de ataque de forças estrangeiras ao país, também em caso de pandemia.

As medidas incluem, entre outras, a intervenção na produção pública e privada; a requisição e a ocupação de bens e serviços; e a convocação de civis e militares para ações determinadas pelo governo federal.

Sob acusação de golpe para deputados da oposição, a Mobilização Nacional atualmente só pode ser acionada em estado de guerra. Com a mudança proposta pelo deputado bolsonarista, o poder poderia ser usado durante a pandemia.

– A aprovação do projeto da mobilização nacional permitiria que Bolsonaro assumisse imediatamente o comando de todos os servidores civis e militares, e até convocar quem não é servidor. Isso significa assumir o comando das polícias civis e militares. Não tem outra palavra: GOLPE! – disse o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) em suas redes sociais.

Alexandre Padilha, líder do PT na Casa, alegou que ele e o colegiado de líderes do partido “barraram este absurdo”, e que o PL é uma tentativa de Bolsonaro “atrapalhar a boa atuação de prefeitos e governadores que não negam a ciência”.

Fonte: Pleno News

Uma ex-namorada e amante do vereador Dr. Jairinho contou à polícia que 6 horas após a morte do menino Henry ser atestada, conversou com o vereador “como se nada tivesse acontecido”. Em depoimento prestado na 16ª DP, na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio, a estudante de 34 anos afirmou que Jairinho enviou mensagens para saber sobre o resultado de um exame que ela iria realizar após queixa de ardência ao urinar.

A mulher declarou que Jairinho enviou uma mensagem dizendo: “Preciso saber o que deu no antibiograma. Tem que tratar, tem que tratar” e ao saber que ela não tinha feito o exame, questionou perguntando “Que loucura é essa?”. A amante afirmou que o vereador não disse nada sobre Henry e que só ficou sabendo da morte da criança a partir de amigos em comum e, posteriormente, da imprensa.

Ainda segundo ela, ao ser intimada para depor, o amante teria dito para ela “ficar tranquila”, porque ela só teria que relatar o relacionamento dos dois e se ele era agressivo, mas continuou sem falar nada sobre a morte de Henry ou sobre como se sentia com relação a isso.

O caso entre a estudante e o médico começou em 2014, quando Jairo era casado com a dentista Ana Carolina Ferreira Netto, com quem teve dois de seus três filhos. Em janeiro deste ano, Ana registrou uma ocorrência na mesma delegacia que está investigando a morte de Henry, alegando que foi agredida pelo ex-marido. Ela relatou ter desistido de uma viagem familiar após ter visto o vereador falando ao telefone com outra mulher.

Segundo a denúncia, em um “ataque de fúria”, Jairinho a segurou pelo braço e a arrastou até a cozinha, onde começou a ofendê-la e chutá-la “por várias vezes com muita força”. Alguns dias depois, a dentista voltou à delegacia e disse “não querer representar contra ele criminalmente”. Segundo a amante, Ana e Jairinho se divorciaram após a descoberta de que o vereador estava se relacionando com Monique, mãe de Henry.

Além da amante, nos últimos 20 dias, o delegado Henrique Damasceno, titular da 16ª DP, ouviu outras 15 pessoas ligadas ao caso. Nesta segunda-feira (29), uma professora do colégio onde Henry estudou por 20 dias e a psicóloga que acompanhou o menino por cinco sessões negaram ter visto qualquer anormalidade no seu comportamento.

Fonte: Pleno News

Um homem de 67 anos procurou a Polícia Civil de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (30), para denunciar o próprio filho pela morte de um vizinho idoso. O caso aconteceu na cidade de Cristais Paulista, no interior do estado.

Em depoimento, o homem, que é lavrador, afirmou que o filho, de 27 anos, chegou em casa com alguns objetos que não eram dele. O rapaz estava visivelmente nervoso e repetia a todo tempo que havia “ferrado” com a vida da família porque tinha matado o vizinho, identificado como Luiz Wagner Barbosa, de 69 anos. O irmão do suspeito testemunhou a confissão do irmão e confirmou a história para a polícia.

Após a denúncia, policiais foram até a casa da vítima. Eles precisaram pular o muro, pois Luiz não atendia ao chamado. Já dentro do imóvel, eles encontraram o corpo do idoso no chão da cozinha, segurando uma faca – que provavelmente tentou usar para se defender. Ao lado do corpo também havia uma tesoura de cortar lata, que a polícia acredita ser a arma do crime. Os dois objetos foram levados para a perícia.

Luiz apresentava feridas na cabeça e outras lesões. Sua morte foi declarada no local.

Desde que foi denunciado, Mateus Daniel dos Santos segue foragido. Ele já tem passagens pela polícia por furto. O caso foi registrado como latrocínio, quando há roubo seguido de morte. A prisão preventiva de Mateus foi expedida.

Fonte: Pleno News

Nesta terça-feira (30), um incêndio de pequenas proporções atingiu o prédio da Folha de S.Paulo. O edifício fica na Alameda Barão de Limeira, no Centro da capital paulista.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas. Pessoas foram retiradas do local e ninguém ficou ferido.

Funcionários disseram que o incidente aconteceu no subsolo. Até o momento, a causa do incêndio não foi divulgada.

Fonte: Pleno News

Nesta terça-feira (30), o ex-chefe da diplomacia dos Estados Unidos Mike Pompeo utilizou as redes sociais para fazer denúncias quanto à posição da OMS e da China nos estudos sobre a origem da Covid-19.

Ele diz que o relatório dos especialistas sobre as origens da Covid-19 é “uma farsa” que dá continuidade à “campanha de desinformação” do Partido Comunista da China e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

– O relatório da OMS é uma continuação simulada da campanha de desinformação do PCC (Partido Comunista da China). É por isso que recomendei que deixássemos a OMS. O Dr. Tedros colaborou com Xi para ocultar a transmissão de humano para humano em uma conjuntura CRÍTICA. WIV (Instituto de Virologia de Wuhan) continua sendo a fonte mais provável do vírus – e a OMS é cúmplice – escreveu.

Mike acusou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, de ser cúmplice de Xi Jinping e afirma ter evidências que comprovam que o Coronavírus poderia ter sido desenvolvido no Instituto de Virologia em Wuhan.

Em relatório divulgado nesta terça-feira (30), a OMS sustenta que a possível origem da Covid-19 seja carnes congeladas de origem animal e descarta quase que totalmente a hipótese de vazamento de um laboratório.

 

Fonte: Pleno News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indeferiu os pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos da Bharat Biotech International Limited, que desenvolve a vacina indiana Covaxin, contra Covid-19. A negativa consta de duas resoluções publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30).

Representantes da agência reguladora brasileira estiveram na Índia no começo de março para inspecionar a fábrica. A Certificação de Boas Práticas de Fabricação é um requisito obrigatório a ser cumprido pelo laboratório para que a Anvisa autorize o registro definitivo ou uso emergencial de uma vacina.

O Ministério da Saúde comprou 20 milhões de doses da Covaxin e esperava receber 8 milhões já neste mês. A Bharat Biotech é representada no Brasil pela Precisa Medicamentos. Para conseguir a certificação, a empresa terá de cumprir exigências da Anvisa e fazer novo pedido de análise à agência reguladora.

*Estadão

Fonte: Pleno News

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, afirmou decidiu se aposentar no dia 5 de julho, uma semana antes da data limite para a aposentadoria compulsória, quando completa 75 anos.

Em entrevista à CNN Brasil, Marco Aurélio, assegurou que essa decisão foi tomada para garantir proventos que poderiam não ser oferecidos caso optasse pela aposentadoria compulsória.

– Simplesmente, porque há quem veja chifre na cabeça de cavalo. Eu marcharia para a compulsória, mas devemos ter cautela. Cautela, caldo de galinha e canja não fazem mal a ninguém, mas acredito que tenha crédito porque poderia ter me aposentado aos 52 anos de idade – declarou.

No fim de 2020, o ex-ministro Celso de Mello também antecipou sua aposentadoria. Na ocasião, apontou razões de saúde. O presidente Jair Bolsonaro então fez sua primeira indicação à Corte, tendo escolhido Kássio Nunes Marques.

Fonte: Pleno News

A Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU, na sigla em inglês) decidiu fazer uma doação de 300 mil dólares (R$ 1,7 milhão) para o Fórum das Centrais Sindicais do Brasil, que reúne grupos como CSB, CUT, Força Sindical, UGT, CTB e NCST. De acordo com a instituição, que é ligada ao Partido Comunista da China, o valor será usado para ações contra a Covid-19.

 

– Os sindicatos dos dois países insistiram em pôr a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos povos em primeiro lugar, eliminando todos os tipos de ruído político e realizando ativamente a cooperação pragmática, o que serve como um exemplo da cooperação no combate à pandemia para o movimento sindical internacional – informou Jiang Guangping, vice-presidente da ACFTU.

O uso da verba ainda será definido pelo Fórum das Centrais Sindicais. Entretanto, segundo o jornal Folha de São Paulo, uma das possibilidades é a compra de cestas básicas para pessoas carentes. Apesar da redução de recursos com o fim do imposto sindical obrigatório, a CUT investiu recentemente em campanhas em grandes veículos contra privatizações e contra a reforma administrativa.

Os dados apontam que desde a aprovação da reforma trabalhista, em 2017, quando a obrigação sindical deixou de ser obrigatória, as receitas tem caído drasticamente ano após ano. A arrecadação de entidades de trabalhadores e patronais caiu de R$ 500 milhões em 2018 para R$ 128,3 milhões em 2019. Em relação a 2017, em que havia sido de R$ 3,6 bilhões, a queda foi de 96,4%.

Fonte: Pleno News

Uma estátua de Padre Cícero de 13 metros de altura desabou sobre uma rua na cidade cearense de Maracanaú, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã de segunda-feira (29). O ocorrido assustou quem estava no local e quase atingiu um ciclista e um veículo que passavam no momento da queda. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Em um vídeo gravado pelas câmeras de segurança, e amplamente divulgado nas redes sociais, é possível ver alguns veículos passando pelo local onde ficava a estátua. Um homem em uma bicicleta também se aproxima. De repente, o Padre Cícero de 13 metros desaba.

– Rapaz, o susto foi grande. Eu ouvi um estrondo e a poeira já subiu. Só percebi que era a estátua que caiu depois que encostei o carro – disse o professor Flávio Barreto, uma das pessoas que testemunhou a queda da estátua.

De acordo com Flávio, a primeira reação da população foi correr para verificar se alguém havia se ferido, mesmo com a grande quantidade de escombros.

– Foi tão rápido que não vimos se tinha gente perto. Dois carros encostaram e foram ver também, junto com uns comerciantes, mas, graça a Deus, ninguém se feriu – declarou.

Em nota, a Prefeitura de Maracanaú informou que já havia pedido à Defesa Civil do município um laudo técnico sobre a condição estrutural da estátua. A solicitação, segundo a prefeitura, se deu após a gestão tomar conhecimento das avarias dispostas na peça. A nota acrescentou que a Defesa Civil recomendou a demolição da estátua e que a área já estava isolada.

Fonte: Pleno News

Após sua profecia acerca de morte em massa na madrugada do dia 30 de março não se cumprir, o pastor Ezequias Silva decidiu limitar os comentários em seu Instagram. O pastor justificou o não cumprimento da mensagem afirmando que ela tinha o objetivo de trazer “livramento”.

– Desde o começo eu falei, acalme o teu coração, fique em paz. Se Deus trouxe a revelação é para livramento. “Mas pastor, Deus disse que ia cair muita gente e tremer!”, Deus não pode mudar, Deus não mudou a vida de Ezequias? – disse, em live publicada nas redes sociais, em que os internautas não podem mais interagir.

A suposta revelação de Ezequias movimentou a web nos últimos dias e chegou aos assuntos mais comentados do Twitter no dia marcado para a tragédia, esta terça-feira (30). Em seus stories, ele disse que tem sofrido confronto e perseguição, e acrescentou que a “revolta” acerca da mensagem não é contra o homem, mas contra Deus.

– Ora por nós, no meio deste confronto todo de perseguição por uma revelação que Deus está pedindo para ungir a casa. O que que é demais você ungir a sua casa? Os governantes pedem para você ficar dentro de casa, e ninguém fala nada. Deus pede para você ungir a sua casa, o povo se revolta contra Deus. Não é contra o homem, é contra Deus.

A PROFECIA
No último dia 22 de março, o pastor Ezequias, da Igreja Assembleia de Deus Belém do Pará na Penha, em São Paulo, afirmou que viu o anjo da morte ceifando vidas que saíssem de casa na madrugada dia 30 de março.

– O espírito da morte vai tomar conta de tudo. (…) Avisa a todos, manda esse vídeo pra todo mundo. Eu vi o cavaleiro amarelo andando nas ruas e era muito rápido. Eu vi no mundo inteiro, vai passar na televisão e na internet.

O religioso aconselhou as pessoas permanecerem dentro de seus lares durante o período, e convocou os fiéis para ungir suas casas e fazerem jejum nos dias 29 e 30 de março.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Formosa do Rio Preto anunciou o repasse de R$ 450 às famílias de baixa renda, divididos em três parcelas de R$ 150. O benefício emergencial será destinado exclusivamente para a compra de itens alimentícios e poderá ser usado nos estabelecimentos cadastrados. O intuito é garantir a segurança nutricional da população e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local, minimizando os impactos negativos da pandemia no comércio, que sofreu com algumas medidas restritivas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social já iniciou o cadastramento das famílias que serão beneficiadas com o auxílio. Para evitar aglomeração na sede da unidade, o cadastro está sendo realizado pelas equipes da Secretaria, durante visitas domiciliares. A estimativa é que pelo menos 3 mil famílias sejam beneficiadas com o complemento de renda. A medida vai custar cerca de 1,3 milhão aos cofres públicos municipais.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Formosa do Rio Preto

A Secretaria Municipal de Saúde comunica o 123º e 124º óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos nessa segunda-feira (29), em Barreiras. Uma paciente de 70 anos, que estava internada no Hospital do Oeste (HO), não resistiu à evolução da doença agravada pelo quadro de hipertensão, diabetes e obesidade. O outro paciente, de 36 anos, tinha obesidade grau 1 e estava internado na ala de leitos de UTI para Covid-19, contratada junto à Americas Health Especialidades, no Hospital Central. Apesar de todo empenho das equipes de profissionais de saúde, os dois pacientes não resistiram às complicações provocadas pela Covid-19.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A Secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 30 de março de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

Idosos acima de 65 anos e pacientes que realizam tratamento para hemodiálise continuam sendo vacinados nesta quarta-feira (31), em Luís Eduardo Magalhães. 

A imunização acontece das 8h às 17h, sem pausa para almoço, no sistema Drive-Thru, para o público da zona urbana. 

Zona Rural
Também nesta quarta-feira (31), os idosos da zona rural serão assistidos por uma equipe volante da Secretaria Municipal de Saúde, que estará realizando a imunização nas Vilas 1, 2 e 3 do Assentamento Rio de Ondas e na comunidade do Novo Paraná. 

Sistema Drive-Thru
O sistema Drive -Thru funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo de almoço e no sábado, das 8h às 12h.

Lembrando que o ponto está em novo local, no bairro Santa Cruz, próximo à feira e ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). Uma estrutura para oferecer mais agilidade, conforto e cuidado para a população do Município.

Disque Vacina
A pasta disponibiliza ainda o 'Disque Vacina', através do número: (77) 3628-4984, para idosos acamados.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Justiça Federal concedeu liminar ao Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) para comprar vacinas contra a Covid-19 sem a obrigação de doação ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi do juíz Rolando Spanholo, substituto da 21ª Vara Federal de Brasília. 

 

"Ao invés de flexibilizar e permitir a participação da iniciativa privada, acabou 'estatizando' completamente todo o processo de imunização da Covid-19 em solo brasileiro", disse o magistrado, justificando a medida. 

 

"No mundo formal do 'papel', a aparência é de que, enfim, liberou-se o reforço da iniciativa privada na execução do programa de imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus. Mas, no mundo da verdade material, o art. 2º não apenas afastou ainda mais essa possibilidade, como, também, criou uma inexplicável distorção de tratamento entre as empresas/entidades que decidissem aceitar a doação coativa por ele imposta", acrescenta o Spanholo.

 

Ainda cabe recurso da decisão.  

Fonte: Bahia Notícias

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e à corregedora-geral do Ministério Público, Elizeta dos Santos, as mensagens hackeadas de procuradores da Lava Jato e apreendidas pela Polícia Federal na Operação Spoofing.

 

O magistrado disse que a perícia nos diálogos foi concluída e encaminhou o material ao procurador-geral para “ciência” e adoção de “medidas cabíveis”, de acordo com a Folha de São Paulo. 

 

Além de chefiar a PGR, Aras é presidente do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), órgão responsável por analisar e punir a conduta de integrantes do Ministério Público.

 

À corregedora Lewandowski determinou que, em um prazo de 30 dias, informe se há nas mensagens apreendidas pela Spoofing fatos relacionados a tratativas internacionais da Lava Jato com autoridades estrangeiras.

 

A decisão foi tomada na ação em que o STF autorizou a defesa do ex-presidente Lula a ter acesso à íntegra do acordo de leniência da Odebrecht.

 

Foi nesse processo que a Segunda Turma do Supremo também permitiu ao petista acessar as mensagens hackeadas da Lava Jato, sob o argumento de que foram abordadas nos diálogos as negociações da operação com autoridades estrangeiras relativas à leniência da empreiteira.

 

Em dezembro, a corregedora afirmou a Lewandowski que o Ministério Público Federal já havia enviado todas as informações relacionadas ao acordo à defesa de Lula e que não houve supressão de registros das tratativas internacionais. Agora, Elizeta Santos terá de fazer a conferência também dos diálogos da Vaza Jato.

 

“Solicito à Sua Excelência que, no prazo de até 30 dias, esclareça: se, conforme alegado, inexistem, de fato, quaisquer registros de tratativas e negociações internacionais, supostamente levadas a efeito pelas Força Tarefa Lava Jato”.

 

Caso seja encontrado algo, os elementos deverão ser juntos aos autos para ciência da defesa de Lula, segundo o ministro.

Fonte: Bahia Notícias

Com a demanda de leitos de UTI Covid-19 maior que a oferta, critérios de prioridade foram adotados no sistema de saúde da Bahia para determinar o paciente que vai ser transferido para uma vaga de tratamento intensivo, assim como em outros estados brasileiros.

 

Nos últimos três dias, a Bahia registrou uma média de 194 pacientes infectados pelo novo coronavírus aguardando uma vaga na UTI. A fila não funciona de forma comum, então entrar nela primeiro não garante que uma pessoa será a primeira a conseguir o leito disponível. A Bahia adotou o “protocolo de Manchester” para estabelecer os critérios e as prioridades. Através dessa norma, é definida a ordem de atendimento médico, de acordo com a gravidade do paciente. Quanto mais grave for o quadro, mais rápido será o atendimento.

 

Um exemplo da aplicação do protocolo de Manchester é o utilizado das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou algumas emergências de hospitais, em que o paciente chega, passa uma triagem com um profissional da saúde e recebe uma pulseira com uma cor que indica se o caso é uma emergência, urgente, pouco urgente ou não urgente.

 

Quando o paciente está em um estado de emergência normalmente a cor é vermelha e significa que ele necessita de atendimento imediato; muito urgente a cor é laranja, cujo atendimento deve ser praticamente imediato; urgente (amarelo) é aquele paciente que precisa de atendimento rápido, mas que pode aguardar por um tempo; e os pouco urgente (verde) ou não urgente (azul) podem aguardar atendimento ou ser encaminhados para outros serviços de saúde. Cada cor também determina o tempo de espera daquele paciente, entenda:

Em relação a transferência de pacientes com a Covid-19 para UTIs na Bahia, além do estado de saúde, a central de regulação também leva em conta a localidade em que a pessoa está. Então a partir da definição do protocolo de Manchester, é verificado se o município onde o paciente está possui o recurso solicitado; em caso negativo, a área de busca é ampliada para a região de saúde, macrorregião, e finalmente, o estado inteiro.

 

A oferta de leitos é diferente e desproporcional na Bahia, que é o 5º maior estado do país em extensão territorial, e maior até que alguns países do mundo. Salvador concentra o maior número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19, e por este motivo recebe pacientes do estado inteiro.

 

Um exemplo dado pela Central de Regulação ao Bahia Notícias foi de um paciente localizado em Lapão (região de saúde de Irecê, macrorregião Centro-Norte), é solicitado apoio ao Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê; em caso de negativa por qualquer circunstância, a Central passa a buscar a vaga na outra referência, que é Jacobina. Persistindo a negativa, a busca passa a ser nas macrorregiões do Centro-Leste e Leste, e assim por diante.

 

A Sesab destaca que o protocolo é o mesmo em todo o estado. A pasta inclusive emitiu uma série de Notas Técnicas para a adoção do mesmo critério, independente da natureza do prestador (público ou privado).

 

CRITÉRIOS DA AMIB

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira divulgou um documento no ano passado sugerindo critérios de prioridade para uso de recursos em meio a crise sanitária da Covid-19.

 

A entidade tomou como base a Resolução CFM 2156/2016 que estabelece as seguintes prioridades: 1 é aquela que se refere a pacientes que necessitam de intervenções de suporte à vida, com alta probabilidade de recuperação e sem nenhuma limitação de suporte terapêutico; prioridade 2 é aquela que caracteriza os pacientes que necessitam de monitorização intensiva, pelo alto risco de precisarem de intervenção imediata, e sem nenhuma limitação de suporte terapêutico; prioridade 3 caracteriza os pacientes que necessitam de intervenções de suporte à vida, com baixa probabilidade de recuperação ou com limitação de intervenção terapêutica; prioridade 4 é relacionada aos pacientes que necessitam de monitorização intensiva, pelo alto risco de precisarem de intervenção imediata, mas com limitação de intervenção terapêutica; por fim, a prioridade 5 tem como referência os pacientes com doença em fase de terminalidade, ou moribundos, sem possibilidade de recuperação.

 

Lara Kretzer, uma das autoras do protocolo sugerido pela Amib, concedeu entrevista ao Estadão em que explicou que uma vez que o objetivo é salvar o maior número de vidas, os profissionais precisam identificar entre os pacientes aqueles que terão mais chances de sobreviver com os recursos escassos. Diante disso, o primeiro ponto observado é o da gravidade da doença aguda, quantos e a gravidade em que órgãos foram afetados.

 

Ela apontou como segundo critério a avaliação sobre as doenças de base, crônicas e muito avançadas apresentadas pelo paciente. "Avaliamos se aquele paciente estaria caminhando para o fim de sua vida antes mesmo da Covid", disse à reportagem. O terceiro critério é o de funcionalidade, em que é verificado o quão bem o paciente está fisicamente para aguentar não só a doença como o próprio tratamento em UTI. 

 

"A missão do sistema de saúde é fazer o atendimento centrado na pessoa. O horrível é que, no momento em que não podemos atender todo mundo, temos de deslocar a decisão do nível individual para o nível de população. Só vou salvar mais vidas se identificar quem tem mais chance de sobreviver. É uma decisão muito cruel, que vai contra todas as conquistas dos últimos anos", lamentou Lara Kretzer.

 

Santa Catarina é um dos estados que adotou o protocolo da Amib. A Sesab não informou detalhes dos critérios adotados, informou apenas que segue o protocolo de Manchester.

Fonte: Bahia Notícias

Com o objetivo de conter a proliferação da Covid-19, o Ponto SAC de Luís Eduardo Magalhães, passou por desinfeção nesta semana.

O processo de satinização tem como princípio deixar os ambientes de trabalho mais seguros, preservando a saúde dos trabalhadores, e das dezenas de pessoas que frequentam o local diariamente.

Em busca de uma oportunidade de emprego ou de um serviço como uma primeira via de um documento de identidade.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

4 pedreiros, com experiência comprovada

4 mestres de obras, com experiência comprovada

4 carpinteiros, com experiência comprovada

1 torneiro mecânico, com experiência comprovada

1 auxiliar de torneiro


Interessados devem agendar o atendimento pelo Aplicativo do SAC Digital, ou pelos telefones 4020-5353 ou 0800-071-5353

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |