Blog Santo Antônio
Notícias
30
Mar / 2021

COMUNICADO

 

Em função da não votação do pedido de alteração do dia do feriado de emancipação do Município para o Sábado de Aleluia, informamos que nada mudou no Calendário de Feriados da Cidade.
Ou seja, dia 30 de março, será feriado municipal.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

Na semana passada, um vídeo publicado por um pastor com uma profecia para a madrugada do dia 30 de março aterrorizou milhares de cristãos. No vídeo, o pastor afirmou que Deus havia lhe mostrado que na madrugada do dia 30 algo terrível iria acontecer.

O pastor também disse que em virtude disso todos os cristãos deveriam permanecer em suas casas, ungindo os umbrais das portas a fim de serem salvos do anjo da morte. Além disso, ele também afirmou que o número de acidentes dobraria e que as pessoas cairiam mortas nas ruas e nos supermercados.

Na verdade, o pastor garantiu que isso aconteceria no mundo inteiro num cenário apocalíptico, com mortes em todos os lugares. Diante do exposto, surge a pergunta: Como lidar com profecias? Como saber se aquilo que os homens dizem é da parte de Deus?

A PALAVRA DE DEUS É SUFICIENTE
A primeira coisa que precisamos entender é que a Palavra de Deus é suficiente para o cristão e que tudo aquilo que Deus deseja falar está nela. As Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível e infalível no mundo.

A Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias. Ela é a norma normanda e não a norma normata para todas as decisões de fé e vida. Se junta a isso o fato, de que a autoridade das Escrituras é superior a da Igreja, da tradição, como também de qualquer estrutura hierárquica religiosa ou mesmo experiência mística e sobrenatural.

Os reformadores consideravam que somente as Escrituras possuíam a palavra final em matéria de fé e prática. João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia. Para o reformador francês, a Bíblia era a Palavra de Deus. Calvino também afirmou que a Bíblia era o único escudo capaz de nos proteger do erro.

AS ESCRITURAS
Para o protestantismo a Bíblia é a revelação verbal de Deus. É Deus falando aos homens. É a voz do próprio Deus. O
apóstolo Paulo ao escrever a sua 2ª epístola a Timóteo afirmou que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Pedro em sua 2ª carta, explicou que os homens que escreveram as Escrituras foram “inspirados pelo Espírito Santo”, para que nenhuma parte dela fosse “produzida por vontade de homem algum” ou pela “interpretação particular do profeta”.

Em segundo lugar, todo aquele que diz que está falando em nome de Deus e coloca a sua “revelação” acima das Escrituras comete um erro crasso, proferindo heresias escabrosas. A história por exemplo nos mostra inúmeros relatos de ensinos espúrios que surgiram depois de uma suposta revelação ou doutrina dada por anjos.

Em terceiro lugar, todo aquele que se diz profeta de Deus deve ter sua palavra julgada. Aliás, lembro que há alguns anos uma “apóstola” profetizou que Jesus voltaria num sábado de 2007. Na época, correu a notícia de que Cristo voltaria num sábado e que todos deveriam estar preparados. Como todos sabemos a profecia não se cumpriu demonstrando assim que a revelação da “apóstola” era falsa.

Caro leitor, à luz deste fato e de tantos outros como por exemplo a profecia sobre o dia 30 de março, é fundamental que entendamos que como cristãos devemos à luz da Palavra de Deus analisar todas aqueles que dizem possuir uma profecia. O apóstolo Paulo escreveu: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”. (1 Coríntios 14:29).

O apóstolo João fala que devemos “provar os espíritos”: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (1 João 4:1). Ademais, profecias de morte e cataclismas como a que foi profetizada pelo pastor se opõe claramente àquilo que Paulo ensinou quanto ao papel da profecia onde o ensino é que quem “profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens”. (1 Coríntios 14:3)

Em quarto e último lugar é fundamental que entendamos que quanto ao fim dos tempos, ou mesmo quanto a questões doutrinárias tudo que tinha que ser revelado já foi revelado e encontra-se nas Escrituras. A Palavra de Deus é suficiente e nela encontramos tudo aquilo que precisamos, levando-nos a compreensão que tudo aquilo que for proferido por quem quer que seja e que se oponha à Palavra de Deus deve ser rejeitado.

 

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 26 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Fonte: Pleno News

O pastor Junior Trovão fez uma live neste domingo (28) a fim de comentar a profecia do pastor Ezequias Silva, que previu muitas mortes e tragédias para o dia 30 de março. Trovão afirmou que conhece Ezequias, e o descreveu como um “grande homem de Deus”, e por isso, decidiu dar o seu parecer sobre o assunto.

– Se fosse uma pessoa que eu não conhecesse, eu nem exerceria a minha opinião, eu deixaria para lá. Mas eu conheço pessoalmente, e sei que é homem de Deus e um servo de Deus – disse.

O líder religioso destacou que nem toda profecia vem da parte de Deus, e que três sentimentos regem um pregador do Evangelho: fé, emoção e razão. Desta forma, é necessário ter discernimento. Contudo, ele defendeu que é necessário julgar a profecia, e não a pessoa que emite a mensagem.

– Vejo gente que está julgando o pastor Ezequias, quando na verdade não devia julgar o homem de Deus, não devia julgar a pessoa, mas devia julgar a profecia, como diz Paulo em Corinto.

Ele opinou que prefere acreditar na mensagem, do que desdenhar dela. “É uma mensagem, e quem sou eu para não crer? Eu prefiro crer do que desacreditar”, disse. Mas defendeu que caso ela não se cumpra, o pastor Ezequias não deixará de ser um “homem de Deus”.

– E se não cumprir não foi Deus que falou, é simples, irmãos. Ele deixa de ser homem de Deus? Não, jamais deixa de ser homem de Deus, nós não podemos de fato, por causa de uma profecia, dizer que ele não é um homem de Deus. (…) O que a gente tem que fazer é esperar. Tem uma data, tem uma hora, então aguarde, e vamos ver o que vai acontecer.

Trovão finalizou a live após declarar bênçãos sobre a vida de seus espectadores, e revelou que tem orado por eles.

– Daqui a alguns anos você vai olhar para os seus filhos e netos e vai dizer ‘eu sobrevivi a uma pandemia que dizimou a vida de centenas e centenas de pessoas mundo afora’. (…) Não permita que o medo te faça desistir, que o medo faça sua imunidade abaixar, mas que a fé faça você avançar e ter coragem – incentivou.

SOBRE A PROFECIA DE EZEQUIAS
O pastor Ezequias Silva, da Igreja Assembleia de Deus Belém do Pará na Penha, em São Paulo, tem causado movimentação na web após dizer que teve uma revelação divina.

Ele conta que viu o anjo da morte ceifando vidas que saírem de casa no dia 30 de março. O religioso recomenda que as pessoas evitem sair de casa durante a madrugada, unjam seus lares, e façam jejum nos dias 29 e 30 de março.

Fonte: Pleno News

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou em entrevista coletiva desta segunda-feira (29) que não sabia da participação de universidade norte-americana no desenvolvimento da vacina Butanvac.

Ao anunciar o imunizante na última sexta-feira (26), o governador e sua equipe disseram que se tratava de uma vacina “100% brasileira”, e não citaram o envolvimento da Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai (IMS), dos Estados Unidos.

– Simplesmente porque eu não tinha a informação. Mas entendo que a Butanvac é uma vacina nacional. O importante é termos uma vacina e temos. Se parte dela é tecnologia internacional, isso é uma boa contribuição, isso é positivo – disse Doria.

Após o anúncio de sexta, o IMS disse a Folha de S. Paulo que a nova vacina do Instituto Butantan utiliza como vetor a variante da Covid-19 de Newcastle, em uma tecnologia produzida pela universidade norte-americana. De acordo com o diretor do departamento de microbiologia, Peter Palese, os estudos foram desenvolvidos lá.

No sábado (28), o Butantan emitiu uma nota, falando sobre a parceria. O instituto paulista disse que a tecnologia será fabricada com “custo baixo no Brasil, sem dependência de insumo importado”, usando o vírus da doença de NewCastle desenvolvido por cientistas do IMS, em Nova Iorque. Acrescenta ainda que a proteína S estabilizada do vírus SARS-Cov-2 utilizada na vacina com tecnologia HexaPro foi desenvolvida na Universidade do Texas em Austin.

A entidade afirmou que o Butantan é um dos produtores responsáveis pelo desenvolvimento clínico, escalonamento, e padronização dos processos produtivos do imunizante.

Fonte: Pleno News

Figura reservada e tradicional na diplomacia internacional, o embaixador chinês no Brasil Yang Wanming, de 56 anos, passou a receber especial atenção dos brasileiros após protagonizar um embate público – e inesperado – com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, em março no ano passado. Na ocasião, o parlamentar culpou a China pela pandemia da Covid-19 e acusou o país de esconder a gravidade da doença da comunidade internacional.

A resposta em tom irônico e jamais visto na história diplomática entre Brasil e China veio horas depois. No Twitter, Wanming disse que Eduardo “contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”.

A troca de farpas foi contornada após um telefonema entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping.

Desde então, Wanming virou inimigo dos apoiadores do presidente. A defesa contumaz da China incomodou parte da direita brasileira, mas conquistou afagos dos opositores de Bolsonaro, incluindo políticos, figuras públicas e parcela da população – que chegaram a pedir desculpas a Wanming pelo posicionamento de Eduardo.

Foi questão de tempo até Wanming se envolver em um novo mal-estar com o governo brasileiro, desta vez com o então ministro da Educação, Abraham Weintraub. À época, ainda em abril do ano passado, Weintraub publicou uma tirinha da Turma da Mônica, mas com frases imitando um suposto sotaque chinês e que insinuavam que a China estava se beneficiando com a pandemia. Wanming fez questão de exigir retratação pública de Weintraub, reforçando a ‘simpatia’ da oposição ao governo.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Na carreira diplomática desde 1990, Wanming é um dos poucos representantes chineses que se dedicaram a se familiarizar com a América Latina. Com mestrado em Economia e doutorado em Direito, pela Academia Chinesa de Ciências Sociais, seu diferencial foi aprender espanhol. Por causa desta habilidade, Wanming foi embaixador no México, no Chile (2012-2014) e na Argentina (2014-2018).

Já no fim de 2018 e às vésperas do governo Bolsonaro, o diplomata aportou no Brasil com a esposa e os dois filhos, onde segue defendendo a agenda de seu país e influenciando a política interna. Uma das atuações de maior expressividade ocorre na implantação do 5G fornecido pela Huawei, gigante tecnológica chinesa que quer ganhar o território nacional. A empresa sofre séria resistência de apoiadores de Bolsonaro, sobretudo pelo desconfiança com relação à segurança nacional e à soberania.

Fonte: Pleno News

Luciano Huck não deve disputar a Presidência da República nas eleições de 2022, segundo o colunista Guilherme Amado, da Revista Época.

Amado destacou que é dado como praticamente certo que o apresentador não vai mais se candidatar e seguirá na TV.

A suposta decisão acontece durante uma fase de mudanças na Globo. Executivos da emissora e membros da família Marinho teriam pressionado Huck para que ele adie sua entrada na política. O objetivo seria ter Luciano no lugar que Faustão deixará vago no próximo ano.

Fonte: Pleno News

Após divulgar que sua mãe venceu a Covid-19, o apresentador Yudi Tamashiro usou as redes sociais neste domingo (28) para publicar uma nota de agradecimento. Ele destacou o apoio que tem recebido de todas as pessoas que ficaram em oração pela recuperação de seus pais, que foram internados por conta do novo coronavírus.

No post, ele também expressou fé e disse que segue rogando a Deus pela recuperação de seu pai.

– Obrigado pela ajuda de todos e continuamos orando todos os dias pela melhora do meu pai, que ainda está intubado. Creio que veremos mais um milagre para a glória do Senhor. Obrigado pelo carinho com minha mãe, Tania Tamashiro. Continuamos – declarou.

Na manhã deste domingo, Yudi foi buscar sua mãe em unidade de saúde em Osasco (SP), após ela receber alta de internação por Covid-19. Tânia Tamashiro deixou o Hospital Polinorte (SP) de cadeira de rodas, com uma placa de “Eu venci a Covid-19” nas mãos, e abraçou o filho em um reencontro emocionante.

O pai de Yudi está no Hospital Municipal Santa Ana. No último dia 15 de março, ele sofreu uma parada cardíaca.

 

Fonte: Pleno News

O apresentador Sikêra Júnior, do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, usou a edição de segunda-feira (29) da atração diária para fazer um apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Defensor do atual chefe do Executivo, o comunicador pediu para que Bolsonaro faça “alguma coisa” pelos trabalhadores que não estão podendo atuar.

– Bolsonaro, faz alguma coisa, rapaz. Eu estou caindo fora. Eu sou teu defensor, eu boto minha cara a tapa aqui, tu não sabe o quanto eu pago por isso. Presidente, tá na hora, presidente! O senhor está com o poder na mão. Pelo amor de Deus faz jus a cada voto que o senhor recebeu, a confiança, tudo quanto é credibilidade que o povo te deu o senhor sabe o que é isso – pediu.

Sikêra prosseguiu dizendo que “estão fazendo graça” com o presidente e que “qualquer coisa é piada e não dá em nada”. Ao final, o apresentador protestou afirmando que a paciência da população “esgotou” e que “o povo pobre está acuado” por não poder trabalhar.

– Presidente, pelo amor de Deus olhe para o seu povo. Esgotou a paciência de todo mundo, presidente. Esgotou! Esgotou, não tem para onde correr. O povo pobre está acuado, com medo de botar uma banca de laranja na porta de casa. O povo está com medo de vender coxinha e o traficante está vendendo cocaína – finalizou.

 

Fonte: Pleno News

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou nesta segunda-feira (29) que está entregando o cargo. Em nota, ele agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e disse que “sai na certeza da missão cumprida”.

A exoneração do militar ainda não consta no Diário Oficial da União.

O comunicado do general não informa o motivo da entrega do cargo e acontece no mesmo dia em que o chanceler Ernesto Araújo também deixa o cargo, após embates públicos com o Congresso Nacional e pressão do Centrão pela sua queda. Diferentemente do diplomata, não havia indícios de que Azevedo estaria saindo do cargo.

Nos bastidores, ventila-se o nome do atual ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, para chefiar a Defesa. Em seu lugar, o ministro Luiz Eduardo Ramos, que está na Secretaria de Governo, assumiria a cadeira. Desta maneira, a articulação com o Congresso seria entregue a um político. Até o momento, o nome mais cotado é o do senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso.

Azevedo e Silva assumiu a Defesa ainda no período de transição para o governo Bolsonaro. Ele estava à frente do ministério há dois anos e três meses.

NOTA OFICIAL
Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.

O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.

Saio na certeza da missão cumprida.

Fernando Azevedo e Silva

Fonte: Pleno News

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu denunciar por injúria e apologia ao crime os organizadores do evento “Facada Festival” de 2019, ocorrido em Belém, no Pará. O evento chamou a atenção na época devido a um cartaz ofensivo contra o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi dada pelo site Splash, do portal Uol.

O pôster, creditado ao artista Paulo Victor Magno, se espalhou pelas redes sociais e apresentava Bolsonaro com um uniforme nazista, bigode semelhante ao usado por Adolf Hitler e ainda a Amazônia pegando fogo.

De acordo com o veículo, a denúncia do MPF foi apresentada no dia 15 de setembro de 2020 e aponta que os organizadores do evento e o ilustrador do pôster ofenderam a dignidade e o decoro de Bolsonaro. Além disso, o MP sugeriu uma proposta de acordo com doação de cestas básicas ou prestação de serviços comunitários.

“Não se tratou apenas de críticas ao governo federal. Houve, sim, manifesto abuso por parte dos denunciados, o que afetou diretamente a honra do Presidente da República e propiciou a exaltação de um ato criminoso”, aponta o documento.

O caso aguarda a decisão do juiz Antonio Carlos Almeida Cameplo desde a quarta-feira (24). Na quinta-feira (25), no entanto, a defesa dos acusados entrou com um pedido de paralisação das investigações e que a Justiça não aceite a denúncia.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (29), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, completa 42 anos de vida e comemoração foi com uma festa, realizada no dia anterior. Segundo informações do Blog do Ancelmo Gois, do jornal O Globo, haviam 12 carros parados na porta da residência do governador, em Petrópolis, Região Serrana do Rio.

Na última sexta-feira (26), Castro afirmou que “não é hora de fazermos festa” e que o feriado é para que a população fique em casa. O governador também alertou contra aglomerações.

– Eu queria pedir muito à nossa população que evite aglomeração. Repito e vou repetir quantas vezes precisar: é hora de nós ficarmos reclusos, sim – apelou.

Segundo uma empregada e um amigo do governador, o evento estava muito cheio e não respeitava as normas de combate à pandemia, como o uso de máscaras.

– Minha mulher falou que tá ‘tudo’ bêbado, ‘tudo’ sem máscara, bebendo. Tá nem aí [sic] – declarou o amigo a uma equipe do RJ1.

No município de Petrópolis, aglomerações estão proibidas até o próximo dia 4. Um dos trechos do documento, inclusive, fala especificamente sobre eventos de caráter social, como aniversários, tanto em área pública, quanto privada.

DEFESA
A assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro afirmou que Cláudio Castro almoçou com parte de sua família e a de sua esposa no domingo, mas negou ter havido aglomeração ou festa com convidados. A equipe afirmou ainda que os carros vistos na entrada da casa eram de familiares e da escolta do governador em exercício.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Pfizer deve entregar até 13,5 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus até junho. A expectativa é que os primeiros lotes cheguem entre abril e maio. A previsão foi apresentada em reunião nesta segunda-feira (29) entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a presidente da empresa no Brasil, Marta Díez.

 

No total, o governo comprou 100 milhões de doses, com promessa de entrega por parte da farmacêutica em 2021. No terceiro trimestre, entre julho e setembro, a previsão é que sejam disponibilizados mais 86,5 milhões de doses, de acordo com a Agência Brasil. 

 

No encontro, o ministro da Saúde e a presidente da Pfizer no Brasil discutiram o cronograma de entregas e as demandas de infraestrutura e de logística de distribuição das vacinas pelo Plano Nacional de Imunização.

 

O Ministério da Saúde também anunciou hoje que foram distribuídos mil cilindros de oxigênio para apoiar o atendimento de pacientes com covid-19. No sábado, foram encaminhadas 340 unidades para Mato Grosso e no domingo foram enviados 160 cilindros para o Rio Grande do Norte.

Fonte: Bahia Notícias

O salário-maternidade poderá ser prorrogado para além dos 120 dias regulares em caso de complicações médicas envolvendo a mãe ou o recém-nascido. O benefício no valor de um salário mínimo que pode ser solicitado ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por mães e adotantes. A mudança foi regulamentada em portaria do Ministério da Economia.

 

De acordo com a Agência Brasil a alteração ocorreu por uma decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) Nº 6.327, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que permitiu a prorrogação do benefício em situações excepcionais.

 

Com a mudança, mães que necessitem de tempo prolongado de internação após o parto terão o período coberto pelo benefício. Para solicitar a prorrogação, a mãe deve procurar o INSS. Pelo telefone, os serviços podem ser requeridos pela central 135. Veja aqui como solicitar o benefício.

 

O salário-maternidade é um auxílio pago a mães que têm de se afastar do trabalho em função do parto, adoção e aborto nos casos previstos em Lei. O pagamento começa no dia do parto ou até 28 dias antes.

 

A consultora de comunicação Thays Puzzi foi uma das mulheres que tiveram de recorrer ao benefício quando sua segunda filha, Maria Luísa, nasceu no ano passado. “Eu precisei me afastar do nascimento da minha filha, por isso solicitei. Apesar de ter uma microempresa, eu contribuo com o INSS e possuía direito ao benefício. A solicitação foi simples. Mas só comecei a receber quatro meses depois, embora retroativamente”, conta.

 

Os equipamentos foram obtidos por requisição administrativa feita pelo Ministério da Saúde a fabricantes. Neste mecanismo, o governo solicita a compra dos excedentes da indústria produtora daquele bem. O recurso também foi usado para outros insumos durante a pandemia.

Fonte: Bahia Notícias

O tempo de vigência do contrato de profissionais do 19º ciclo do programa Mais Médicos pelo Brasil, previsto para acabar em abril, foi prorrogado pelo Ministério da Saúde por mais um ano. A decisão aconteceu devido ao momento crítico vivenciado por municípios de todo o Brasil, que passam atualmente pelo período mais grave da pandemia da Covid-19.

 

A situação preocupava médicos do programa em Salvador, que até a semana passada, não sabiam se teriam o contrato prorrogado. Esses profissionais estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, e ponderavam que a substituição em meio à pandemia poderia gerar desassistência.

 

O temor era compartilhado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador. Em nota, a pasta informou que através do edital de adesão aos municípios, aderiu ao décimo nono ciclo, que estava com processo de vigência até abril de 2021, o que gerava a insegurança não só dos profissionais de saúde atualmente vinculados aos municípios, como para a gestão municipal. “Por estarmos no momento mais crítico da pandemia, o que geraria a desassistência nas comunidades mais carentes da capital baiana”, diz o texto enviado pela pasta ao BN .

 

“Através de mobilização dos gestores municipais, o Ministério da Saúde, publicou edital de prorrogação do referido ciclo, que indica a renovação automática dos contratos vigentes”, ressaltou a SMS.

 

A Secretaria da Saúde ainda destaca que cabe ao médico informar o desinteresse na permanência no projeto ou ao gestor municipal o desinteresse em médicos que ao logo do ciclo apresentaram conduta não condizente com a PNAB.

Fonte: Bahia Notícias

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, após adiamento, deverá ser iniciada no Brasil em 12 de abril, conforme confirmação do Ministério da Saúde, e irá coincidir com o processo de imunização contra a Covid-19. Em Salvador, a situação tem gerado preocupação à equipe de saúde, como revela o secretário municipal da área, Léo Prates. 

 

Para o gestor, a dificuldade está em conciliar as diversas marcas, prazos e especificidades na imunização contra a Covid-19 com outra campanha que também mobiliza um grande contingente de pessoas, inclusive alguns grupos prioritários semelhantes aos da campanha em andamento, a exemplo de idosos e profissionais da área da saúde. 

 

Para contornar a complexidade do processo, a Secretaria Municipal de Saúde avalia adotar um sistema por faseamento etário, assim como vem sendo feito com a imunização contra a Covid-19. Nesta proposta, grupos etários terão dias próprios de vacinação divulgados previamente pela a pasta. 

 

“Você só pode tomar a vacina contra a Influenza 14 dias após ter tomando a do coronavírus, e vice-versa. É bastante complexo. A minha ideia é começar na mesma reta de que começou a do coronavírus. Por exemplo, 90 anos e mais já tem mais de 70 dias que começamos a vacinar. A ideia é manter esse ritmo, e da mesma forma com os primeiros trabalhadores da saúde vacinados. Isso eliminaria o controle de um prazo. Começar na mesma linha”, explica Prates. 

 

Ao Bahia Notícias, o secretário demonstrou insatisfação com a data de início da nova campanha de vacinação. Segundo ele, o Ministério da Saúde não cumpriu o prazo inicial firmado com os Estados nordestinos. “A vacinação da Influenza era para começar agora em março, e só vai começar 12 de abril. Quer dizer, no auge da vacina de coronavírus, ainda vamos entrar no sistema de vacinação da Influenza. Essa é uma coisa que está me tirando o sono”, enfatiza.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como grupos de elevada prioridade para a vacinação contra a gripe os profissionais da área da saúde e os idosos. Em sequência, sem ordem de prioridade, aparecem as crianças de 6 meses a 5 anos, as gestantes e os portadores de determinadas doenças crônicas e/ou comorbidades.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


O sistema Drive-Thru montado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, para aplicação da vacina contra a Covid-19, vai passar a funcionar no bairro Santa Cruz, próximo à Feira, a partir de hoje, segunda-feira, dia 29.

A estrutura mais abrangente, vai oferecer mais cuidado, conforto e agilidade a motorista e pedestres.

“É um local que irá vacinar tanto o sistema Drive-Thru para as pessoas não precisarem sair do carro, quanto os pedestres que terão um espaço confortável com cadeiras, protegidos do sol e da chuva, para receber a vacina. O nosso objetivo é garantir acessibilidade a todos, por isso, estamos mudando o local de vacinação”, explicou a diretora de Assistência à Saúde, Fernanda Fischer.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |