Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Prefeito Humberto Santa Cruz se reúne com representantes da ANEEL em Brasília

O prefeito Humberto Santa Cruz, acompanhado do vice-governador João Leão se reuniu nesta quarta-feira, 13, com o Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Romeu Donizete Rufino e o Assessor da Superintendência de Concessões Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição (SCT), Adilson Sincotto Rufato para discutir a situação da energia em Luís Eduardo Magalhães e toda região Oeste da Bahia.

Atualmente, a região conta com as subestações de Barreiras e Rio Grande como base para realizar a distribuir energia pela Coelba. Ambas estão habilitadas para receber energia do sistema nacional. “A capacidade instalada em operação destas duas subestações está tomada em 100%, correndo sério risco de colapso do sistema, conforme comunicação formal da própria Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba)”, aponta o prefeito Humberto Santa Cruz, destacando que tal situação vem travando o desenvolvimento de toda região.

Segundo o prefeito muitos empreendimentos já estalados estão sem energia ou funcionando parcialmente, de forma muito precária. “Os problemas referentes a qualidade da nossa energia são seríssimos, com constantes alterações na tensão e inúmeras quedas no fornecimento durante o dia”, ratifica Humberto, destacando que as obras de ampliação de ambas subestações e de novas linhas de transmissão estão em andamento, boa parte delas com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

O entrave, no entanto, é que uma das empresas, responsável pela obra de barramento das duas subestações, está em processo de recuperação judicial e por isso, com as obras paralisadas desde o início do ano.  “Esta é uma obra relativamente pequena, mas que impede a entrada em operação da primeira parte do projeto, que é o entroncamento da linha de transmissão de LT 500kv que vem de Luziânia até Barreiras, praticamente pronta”, explica o prefeito.

Como alternativa para uma solução imediata que possa solucionar o problema de maneira emergencial, a comitiva também composta pelo prefeito de Barreiras, Antônio Henrique e pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Luís Eduardo Magalhães, Sérgio Pitt, solicitou à ANEEL, autorização para transferir este serviço para outra das empresas envolvidas com as demais obras.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
A entrega aconteceu na Comunidade de Galinhosdistante cerca de 30 km da sede do município
O secretário de Agricultura do município%2c Jeonásio Carvalho%2c representou o prefeito Humberto Santa Cruz
 
Foram entregues na manhã desta quarta-feira, 13, os certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para 110 agricultores familiares de Luís Eduardo Magalhães. A entrega aconteceu na Comunidade de Galinhos, distante cerca de 30 km da sede do município.

Desenvolvido e implementado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o CEFIR tem como público alvo os proprietários rurais do estado. O CEFIR é obrigatório para todos produtores rurais, independente do tamanho da propriedade e serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão. Em âmbito estadual o CEFIR substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Participaram da entrega dos certificados o secretário de Agricultura do município, Jeonásio Carvalho, representando o prefeito Humberto Santa Cruz; o presidente da Associação Galinhos, Nelino Barbosa dos Santos e representantes do Ministério do Meio Ambiente, Sandro Melo; SEMA, Murilo Figueiredo; INEMA, Saul Cavalcanti; Banco Mundial, Bernadete Lange e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Durval Rodrigues.  

O cadastramento dos imóveis rurais dos agricultores familiares é uma realização do Programa Cerrado Bahia, Fundação Luís Eduardo Magalhães, INEMA e SEMA, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária e Sindicato dos Produtores Rurais, executado pela empresa Ambientagro Soluções Ambientais, através de recursos do Banco Mundial.
Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) notificou, nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 3,5 mil imóveis de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, autorizando os proprietários a interligarem seus imóveis a rede coletora de esgoto implantada pela empresa. De janeiro a junho deste ano, os moradores executaram 2.590 mil novas ligações de esgoto em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que a mobilização social ligada à obra de execução dos ramais nas duas cidades permite uma maior sensibilização da população. “Além de coletar a assinatura do morador que se compromete a interligar o seu imóvel no prazo de 90 dias, o serviço social enfatiza a importância do serviço de esgotamento sanitário para a melhoria da qualidade de vida de todo a comunidade”, explica.

A Embasa também orienta sobre a tarifa de esgoto, que, segundo a legislação, atualmente equivale a cobrança de 80% do consumo da água, essencial para remunerar a operação e os investimento nos sistemas de esgotamento sanitário. A lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/00 regulamentam que o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do seu imóvel à rede coletora de esgoto no prazo de 90 dias depois de notificado. Em caso de descumprimento, a Embasa encaminhará um comunicado para os órgãos ambientais municipal e estadual, que ao contrário da concessionária, têm poder de polícia para multar aqueles que descumprem a lei.

Investimento / A mobilização social em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães acontecem prioritariamente em imóveis onde a Embasa vem executando os ramais prediais (estrutura que liga a rede coletora à caixa de inspeção na calçada) e as caixas de inspeção em bairros onde já existe rede coletora instalada. A Embasa vem investindo um total de R$ 7,5 milhões, com recursos próprios, para implantar 10,2 mil novas ligações de esgoto ao longo deste ano para ampliar a cobertura do serviço de esgotamento sanitário nas duas cidades.

Fonte: Ascom Embasa



O prefeito Humberto Santa Cruz, Vice Governador João Leão, Senador Roberto Muniz, Deputado Federal Caca Leão, Deputado Estadual Antonio Henrique Jr, o presidente da CONFEA José Tadeu da Silva e o presidente do CREA-BAHIA Marco Antônio Amigo, reuniram-se, ontem, em Brasilia, para tratar dos detalhes finais do I Encontro dos Engenheiros Agrônomos da Região do MATOPIBA, que se acontecerá em Luis Eduardo Magalhães, entre os dias 4 e 6 de agosto.

O prefeito Humberto avaliou o encontro como extremamente produtivo e que todos saíam bastante animados com as perspectivas do evento.

Fonte: Ascom


Oito árvores da espécie Ficus Benjamina, que não são nativas da região, foram removidas com prévia autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O secretário de Infraestrutura de Luís Eduardo Magalhães, Waldemar Leite Lobo, supervisionou na tarde desta quarta-feira, 13, o andamento da obra do estacionamento público, localizado na Avenida Barreiras, entre as entradas da Rua Paraíba e Avenida Salvador. O estacionamento é fruto de um termo de parceria entre a Prefeitura e a Plus-Cooproeste.

O projeto do estacionamento público contempla aproximadamente 280 vagas para carros e destas 13 vagas são para idosos e 12 para portadores de necessidades especiais, 80 vagas para motos, 85 postes com iluminação a LED, ciclovia, calçada paralela a Avenida Barreiras e arborização de todo o estacionamento com o plantio de mais de 200 árvores.


O projeto inicial sofreu alterações para que todas as árvores nativas fossem preservadas

A equipe técnica de arquitetos urbanistas e engenheiros civis da Prefeitura, explica que nenhuma árvore nativa existente no local foi e será removida para a construção do estacionamento. O projeto inicial sofreu alterações para que todas as árvores nativas fossem preservadas. Apenas oito árvores da espécie Ficus Benjamina, que não são nativas da região, foram removidas com prévia autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, justamente por apresentarem sistema radicular agressivo e que prejudicaria a manutenção da pavimentação.

Das mais de 200 árvores que serão plantadas ao longo do estacionamento, cerca de 180 serão de espécies nativas, entre elas estão os ipês coloridos. A ideia é tornar a cidade paisagisticamente mais bonita, além de promover sombreamento no estacionamento e uma melhoria significativa na qualidade de vida da população. “Essa obra, quando finalizada, além de facilitar o estacionamento na cidade, ainda servirá como “cartão postal” do município”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio




Dr. Gilvan e Dr. Ulisses







A Coelba realizou nesta manhã a ligação da energia elétrica para o Fórum da Comarca de Luís Eduardo Magalhães, que foi inaugurado em janeiro.

A informação foi passada pelo Presidente da OAB/LEM, Dr. Gilvan Antunes que esteve no local com o Dr. Ulisses Neto, Presidente do CONSEG e da Comissão de Obras da OAB/LEM, que acompanharam a ligação da energia elétrica no Fórum.

O Presidente da OAB, Dr. Gilvan, fez vários pedidos para que fosse feita a ligação da energia elétrica, além disso teve reuniões com a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Maria do Socorro Barreto, com o Diretor Administrativo do TB/BA, Igor Machado e com o Diretor Geral de Engenharia do Tribunal, Francisco Mendonça e com a Coelba na qual cobrou uma solução para o questão da energia elétrica.

O Presidente da OAB/LEM, Dr. Gilvan enfatizou a importância da ligação energia elétrica, tendo em vista que, agora poderá acontecer a mudança do Fórum, o que contribuirá para a melhoria da justiça em nossa Comarca com uma estrutura que proporcionará um melhor atendimento para a população e melhores condições de trabalho para os advogados, servidores e juízes.

Fonte: Ascom Fórum


O projeto será apresentado para a comunidade do município na próxima segunda-feira, 18, às 19h, no Centro Cultural

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Luís Eduardo Magalhães, apresentou na tarde desta segunda-feira, 11, na sala de reunião do Gabinete do Prefeito o projeto “Parque Linear, Humanização da Avenida Salvador – Proposta para Mobilidade Urbana Integrada”, de autoria da equipe técnica de Arquitetos Urbanistas e Engenheiros Civis da Prefeitura.

Participaram da reunião o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Prazeres Daniel; Infraestrutura, Waldemar Lobo; o Diretor de Indústria e Comércio, Carlinhos Pierozan; o Presidente da ACELEM, Marcelo Piccolo; os empresários Lauro Luzza e Antônio Franciosi e a equipe técnica autora do projeto.

A ideia é criar um parque linear na Avenida Salvador, no trecho entre a Avenida Barreiras e a Rua Edaléio Barbosa de Souza, no Bairro Cidade Universitária. O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, arborização e gramíneas, pontos de alimentação com equipamentos itinerantes, academias para exercícios, pistas de skate, bicicletários, quiosques, fonte d’água, relógio solar, parque infantil, quadras de areia, mesas para esportes de tabuleiro, faixa exclusiva e estações para transporte coletivo, estação para moto táxi, estacionamentos para carros e motos distribuídos em uma área de 61.251,70m².

O projeto será apresentado para a comunidade do município na próxima segunda-feira, 18, às 19h, no Centro Cultural. Segundo o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Prazeres Daniel, a Avenida Salvador será o projeto piloto. “A ideia é que o projeto de humanização seja executado também nas outras avenidas principais da cidade”, disse.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O Grupo Santo Antonio mais uma vez pensando no bem-estar da população, adotou a praça que fica em frente ao Hiper, onde foi criado uma área de lazer para crianças, com parquinho infantil e uma academia ao ar livre.

As obras agradaram muito a população. Ótima para as crianças brincarem e também aos adultos que podem cuidar do corpo e da saúde nos equipamentos de ginástica.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
12
Jul / 2016

Motivacional

Fonte: Youtube

O governo estadual desembolsa mais recursos para bancar a alimentação dos apenados nas unidades prisionais do estado do que ganham os policiais civis por meio de tickets de alimentação. De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o gasto diário com os internos chega a R$ 30,08, referentes ao desjejum (R$ 6,10), almoço (R$ 11,99) e jantar (R$ 11,99). A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) não respondeu, até o fechamento desta reportagem, de quanto é o vale-refeição dos agentes da Polícia Civil.

Mas o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Marcos Maurício, informou que a categoria recebe benefício de R$ 11 por dia. "Se for plantão, recebe R$ 22 para duas refeições, geralmente almoço e janta", acrescentou. De acordo com Maurício, o sindicato já colocou o reajuste na pauta de reivindicação, mas o governo atribui a responsabilidade à federação de servidores, que tem que negociar com o Conselho Permanente de Recursos Humanos do estado. Seria este órgão, também chamado de Cope, o responsável por direcionar os reajustes. "Tem cinco anos que não foi alterado. Os valores dos presos é alterado todo ano. A situação é crítica. Todos os policiais civis, além de ganhar pouco, tem que complementar o valor para almoçar. A situação piora a cada dia que passa", reclamou. 

 

Fonte: Bh

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a operação Pleura para desarticular uma grande organização criminosa no noroeste do Paraná que utilizava uma nova rota fluvial para escoamento de cigarros contrabandeados. Cerca de 100 Policiais Federais estão cumprindo 38 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nos estados do Paraná (Loanda, Querência do Norte e Capanema), São Paulo (Tupã) e Mato Grosso do Sul (Naviraí).

As investigações iniciadas neste ano detectaram o uso intenso e diário dos Rios Paraná e Ivaí, na região de Querência do Norte/PR, para escoamento de cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios, em embarcações que saíam de Salto del Guairá, no Paraguai. Segundo a Polícia Federal, o poder da organização criou uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa em diversas cidades da região.

Durante as apurações, constatou-se que dois irmãos residentes em Loanda/PR, um médico e um advogado, eram líderes do esquema criminoso. Além deles, a PF aponta que uma família na região também atuava intensamente na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados aos atos delitivos. Diante do tamanho do esquema criminoso, a Polícia Federal criou um grupo especial em Maringá (PR), cujo combate ao crime organizado na região colocou a unidade nos primeiros lugares de produtividade da PF no País. O nome da Operação remete à membrana que protege o pulmão - principal órgão responsável pela respiração - em alusão à atividade delituosa enfrentada.

 

Fonte: Bh Notícias

O Prefeito Humberto Santa Cruz acompanhado da primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz, participou na noite do último sábado, 09, do Arraiá do Residencial Vista Alegre, localizado na saída para o Tocantins.
 
O Arraiá organizado pelo projeto Skate em Ação contou com barracas de comidas típicas e apresentações de dança e quadrilha. A animação ficou por conta da dupla Henrique e Ganso.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A 34ª ExpoAgro Barreiras foi aberta oficialmente ontem, 10, oferecendo uma mega estrutura para os expositores e visitantes. Uma grande feira agropecuária realizada em parceria com instituições que fortalecem toda cadeia produtiva e de serviços.

A solenidade de abertura aconteceu no coreto do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e contou com a presença do vice governador João Leão, o secretário de Agricultura do Estado da Bahia Vitor Bonfim, o deputado federal Cacá Leão, o deputado estadual Antônio Henrique Junior, Pro reitora da Ufob Drª Iracema Veloso, presidente da Aiba Julio Busato, Acrioeste, secretários municipais, Bahia Pesca, Sindicato Rural, o fotógrafo Rui Rezende, autoridades militares, governamentais, políticas e civil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento e coordenador da EXPOAGRO, Ozimar Amorim, enfatizou a importância da dimensão da ExpoAgro e o tema voltado para Água, Produção e Sustentabilidade. “Esse ano o tema Água, Produção e Sustentabilidade é o reflexo de nossa nova consciência para o uso da água. Temos parceiros importantes, que durante toda a feira estarão discutindo o tema com os produtores”, disse Ozimar.

Ainda em seu pronunciamento o secretário Ozimar, disse que “ a feira é um momento onde recebemos os nossos produtores, que vem pra feira comprar, conhecer novas tecnologias e aprimorar o plantio. Toda comunidade pode conferir as últimas novidades no mercado de pecuária, de automóveis, de gastronomia, piscicultura. Aqui nesse espaço temos tudo”.

O vice governador João Leão parabenizou a organização do evento e a importância de Barreiras para o estado da Bahia, como pólo de agronegócios. “Eu visito a ExpoAgro há 40 anos. Todo ano venho prestigiar essa feira, que movimenta todos os setores do Oeste da Bahia. Sabemos que estamos em crise financeira no Brasil, mas seria maior a crise, senão realizássemos esse evento. Estamos vendo aqui a movimentação de serviços, agropecuária, leilões e grandes parceiros fechando negócios. Barreiras é a menina dos olhos do cerrado baiano. Um pólo comercial, acadêmico, produtor de grãos e de agronegócios”, comentou o vice governador.

Aberta oficialmente, os convidados assistiram o show pirotécnico e logo após o novo repertório do sertanejo universitário e arrocha, da dupla Marlon e Maicon no palco principal, que levou para arena de shows mais de 5 mil pessoas.

 

Fonte: Dircom Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |