Blog Santo Antônio
Notícias

O ator canadense Christopher Plummer morreu, nesta sexta-feira (5), aos 91 anos. Ele estava em sua casa, em Connecticut, nos Estados Unidos.

A família do ator emitiu um comunicado informando que ele morreu no começo da manhã desta sexta, na presença de sua esposa, Elaine Taylor, e de alguns amigos próximos. A causa da morte não foi revelada.

Conhecido por atuar em filmes como A Noviça Rebelde (1965), Plummer começou a carreira no cinema em 1956, no longa Stage Truck. Seu último trabalho nas telas foi Entre Facas e Segredos (2019).

Plummer foi indicado três vezes ao Oscar e, em 2012, ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Toda Forma de Amor, que também rendeu a ele o Globo de Ouro.

Entre cinema e televisão, o ator participou de 217 projetos, incluindo a dublagem de Heros of The Golden Masks, previsto para estrear este ano.

Lou Pitt, amigo e agente de Christopher disse ao portal Deadline que “Chris era um homem extraordinário que amava e respeitava profundamente sua profissão com excelentes modos antiquados, um humor autodepreciativo e musicalidade nas palavras”.

– Era um tesouro nacional profundamente orgulhoso de duas raízes canadenses – destacou Pitt.

Fonte: Pleno News

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que, se até o final do dia desta sexta-feira (5), não tiver resposta positiva do Ministério da Saúde com relação ao fechamento de 3.258 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da Covid-19 no estado e sobre a falta de oferta de seringas, na segunda feira (8) o assunto será judicializado.

Durante a coletiva desta sexta, tanto o governador quanto o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, criticaram a redução de investimentos do Ministério da Saúde em Unidades de Tratamento Intensivo em todo o país e a falta de comunicação da pasta com relação às 15 milhões de seringas e agulhas que deveriam ser distribuídas a todos os estados pela pasta.

Tanto o governador paulista quanto o secretário de saúde acusaram a pasta de quebrar o pacto federativo, ao impor a desabilitação dos leitos, e acusaram o ministério de agir com “viés político” no enfrentamento à pandemia no país.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Na noite desta quinta-feira (4) Dobson Santos, marido de Amanda Wanessa, publicou um vídeo para falar sobre a saúde da cantora. Ele deu declarações ao lado de Mel Mendes, filha do casal.

Dobson agradeceu pelas orações em prol da recuperação de sua esposa e disse que, em breve, Amanda estará fora da UTI.

– Olá, queridos. Estou aqui com minha filha, Mel, para agradecer a todos pelas orações e dizer que Amanda vem evoluindo. Seu quadro clínico está cada dia melhor. Ela ainda está na UTI, mas fiquem tranquilos, [pois] por esses dias ela estará indo para o quarto. Eu quero dizer que Amanda já é um milagre. Eu sei que Deus está no controle. Quero agradecer a todos, de coração. Fé mais fé é igual a milagre. Deus abençoe a todos – declarou Dobson.

Amanda Wanessa sofreu um grave acidente de carro no dia 4 de janeiro. O automóvel em que ela estava colidiu com um caminhão na rodovia PE-60, em Pernambuco. Ela estava desacordada quando foi retirada das ferragens e teve que passar por três cirurgias. Além de Amanda, estavam no carro sua filha Mel, de 6 anos, seu pai Odilon, e uma amiga, a também cantora Juciara Pimentel. Os três já se recuperaram e receberam alta.

Fonte: Pleno News

O dono de um restaurante em São Paulo foi detido nesta quinta-feira (4), após colocar um anúncio em seu estabelecimento prometendo “um ano de churrasco grátis pra quem matar o João Doria Jr”. O quadro com anúncio “incitando” a morte do governador paulista estava em frente à churrascaria La Casa de Parrilla, na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista. A informação foi dada pelo portal G1.

O dono do estabelecimento é um homem de 40 anos, que foi detido por policiais e levado ao 96º Distrito Policial (DP), no Itaim Bibi. No local, foi registrado um termo circunstanciado por incitação ao crime. Ele irá responder em liberdade.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o comerciante “prestou depoimento e se comprometeu a comparecer em juízo. A autoridade policial solicitou perícia para a lousa e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal (Jecrim)”.

O Código Penal prevê pena de detenção entre 3 e 6 meses ou multa para o crime de incitação à morte.


Fonte: Pleno News

Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), ao lado do novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro Paulo Guedes disse que o auxílio emergencial pode retornar, mas apenas para metade dos beneficiários. O chefe da pasta econômica condicionou a volta do pagamento a “cláusulas necessárias”.

– Se nós dispararmos as cláusulas necessárias, dentro de um ambiente fiscal robusto, já mais focalizado, em vez de 64 milhões, [o valor do auxílio emergencial] pode ser a metade disso, porque a outra metade retorna para os programas sociais já existentes. [Em relação a] Isso, nós vamos nos entender rapidamente, porque a situação do Brasil exige essa rapidez – afirmou o ministro.

O retorno do auxílio é defendido por Pacheco, que, em pronunciamento à imprensa, disse ter sentido que o ministro da Economia deseja buscar uma solução para o tema, sem descuidar da responsabilidade fiscal.

– A pandemia continua, e agora eu vim ao ministro da Economia, Paulo Guedes, externar o que é a preocupação do Congresso Nacional […], que é uma preocupação em relação à assistência social, a um socorro que seja urgente, emergencial, para poder ajudar a camada mais vulnerável. […] [Precisamos] fazer isso com cautela, com prudência, com observância de critérios para evitar que as coisas piorem. Mas, obviamente, nós temos que ter a sensibilidade humana, e eu vim como senador e presidente do Congresso Nacional externar essa sensibilidade política de que nós temos que socorrer essas pessoas – disse o novo líder do Senado.

O auxílio emergencial foi pago durante o ano de 2020 a trabalhadores informais afetados pela pandemia. Os valores foram divididos em parcelas de R$ 600 e, posteriormente, de R$ 300.

Fonte: Pleno News

O secretário especial de Cultura, Mário Frias, escreveu em sua conta no Twitter, nesta sexta-feira (5), que determinou que a Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (SDAPI) notifique o YouTube para que a plataforma preste explicações sobre a “suspensão de alguns usuários da plataforma”.

Apesar de não mencionar diretamente o Terça Livre como motivo para adoção de tal medida, o secretário republicou uma mensagem do deputado Eduardo Bolsonaro que indicava como assistir ao canal pelo Instagram. O site, administrado pelo jornalista Allan dos Santos, teve seus dois canais no YouTube suspensos na quinta-feira (4).

– Não admitirei qualquer tipo de censura e buscarei todos os esclarecimentos, uma vez que nosso ordenamento jurídico só permite tal suspensão através de uma ordem judicial – escreveu o secretário.

Mario Frias pediu esclarecimentos ao YouTube por censura contra canais Foto: Reprodução

O Google, dono da plataforma de vídeos, afirmou em nota relacionada ao bloqueio dos canais Terça Livre que fez a remoção por conta de reiteradas violações promovidas pelas páginas. No comunicado, a empresa ainda disse que “se reserva o direito de restringir a criação de conteúdo de acordo com os próprios critérios”.

Fonte: Pleno News

Uma resolução do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), publicada na última quarta-feira (3) no Diário Oficial do DF, apontou que a pandemia de Covid-19 foi usada como ferramenta política de ataque ao governo federal. A declaração foi dada no âmbito de uma medida que dá autonomia aos médicos para prescrição de tratamento contra a doença.

– Ter transformado a pandemia da Covid-19 em uma ferramenta política de agressão ao governo federal foi o que [de] pior poderia ter acontecido na condução e [no] enfrentamento da mesma em nosso país – diz um trecho da resolução 486/2021.

O texto, assinado pela conselheira relatora do órgão, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, ainda destacou o tom de urgência vivido no momento de pandemia e disse que essa não é a hora para “vaidades” e “disputas de argumentos científicos”.

– Estamos enfrentando uma doença desconhecida, grave, que ceifou mais de 200 mil vidas no Brasil e mais de 2 milhões em todo o mundo. O tempo não nos autoriza parar e filosofar, discutir política ou aguardar as melhores evidências científicas para agir. Da mesma forma não há lugar para vaidades, disputas de argumentos científicos – declarou ela.

A resolução determinada pelo CRM-DF estabelece que o médico tem autonomia para “utilizar medicações que entender adequadas para o caso clínico e fase da Covid-19 em que se encontra o paciente, devendo esclarecer ao paciente ou ao seu representante legal sobre a conduta a ser adotada”.

No texto, o regramento também proíbe qualquer tipo de ameaça, coação, discriminação ou assédio moral entre colegas médicos ou por parte de um superior hierárquico, em decorrência de conduta clínica adotada por médico, para tratar um paciente com Covid-19.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

O vereador da cidade de  Barro Preto, Jonathas Guimarães (PT), acusou nesta sexta-feira (5), a vice-prefeita do município de ter furado a fila para receber a vacina contra a Covid (19). Um processo de investigação foi aberto para apurar o caso no município. 


De acordo com o edil, ao receber a relação de vacinados da cidade, constatou que a vice-prefeita Itamaria Barbosa (Republicanos), teria tomado o imunizante com a justificativa de atuar na secretaria de saúde do município. Em entrevista ao site Políticos do Sul da Bahia o vereador confrontou a informação.  “Ela não atua na secretaria e não tinha direito de ser vacinada. Vamos acionar o Ministério Público Estadual e Federal, como também apurar uma possível fraude no lançamento do nome dela no sistema”, disse.

 

Ainda de acordo com o governador, na relação de vacinados a vice-prefeita está cadastrada como gerente de serviços de saúde. “ Conversei com a secretária de saúde e ela informou que a vice não atua na secretaria da cidade, e que vai investigar como o nome dela foi parar sistema, pois não é de conhecimento dela ou do prefeito Juraci”, disse. 

 

Em nota ao site, o prefeito Juraci da Saúde (PP) disse que uma investigação está em curso. “Já abrimos um processo de investigação interna e todas as medidas necessárias serão tomadas. Cabe também, esclarecer que a gestão repudia totalmente qualquer ilegalidade na não observação e cumprimento do plano estadual e municipal de imunização”, finalizou. 

 

A reportagem do Bahia Notícias tentou contato com a prefeitura municipal de Barro Preto, mas até o fechamento desta nota, não obteve retorno. 

Fonte: Bahia Notícias

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Vilmar Marques, afirmou que pessoas com câncer de mama e outros tipos da doença devem ser incluídas no grupo de risco à Covid-19 para prioridade na vacinação. A declaração foi dada nesta sexta-feira (5), em entrevista a Agência Brasil.

 

"Esses pacientes têm de ser convocados para vacinação, sem demora. Imagine uma mulher fazendo quimioterapia. Se ela, porventura, vir a contrair covid-19, essa mulher tem o seu tratamento muito prejudicado. Além disso, quando grave, ela tem uma porcentagem muito maior de ser contaminada, do que qualquer outra pessoa”, argumentou o presidente.

 

Marques defendeu que os pacientes com câncer têm de ser vacinados de forma muito prioritária. Ele explicou que o mesmo acontece com mulheres com câncer de mama em tratamento, porque elas têm que se deslocar para hospitais e centros de atendimento para fazer exames.

 

Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM, aponta que o medo de contaminação pela Covid-19 durante o deslocamento e também ao dar entrada nas unidades de saúde causou queda de 45% no número de mamografias entre janeiro e julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O presidente explicou que esses números refletem a queda no rastreamento mamográfico.

 

“Essas pacientes perderam a oportunidade de fazer um diagnóstico precoce da doença”, lamentou. O presidente afirmou que agora, por causa do aumento de mortes pela Covid-19 e em razão do "estrangulamento do sistema de saúde", muitos mastologistas diminuíram o movimento cirúrgico.
 

Para Marques, o número reduzido de vacinas e o tamanho continental do Brasil, com uma população superior a 210 milhões de habitantes, torna a logística de vacinação "muito complicada" no país.

 

“Infelizmente, todos se julgam prioritários. E se nós não levantarmos a bandeira do paciente com câncer, vão deixar esse grupo tão importante para a frente e os pacientes vão ser prejudicados”, apostou.

 

Ainda segundo a Agência Brasil, o presidente da SBM informou que será feito um novo levantamento até abril para traçar um retrato atual da mamografia no Brasil. Mas também afirmou que os exames estão se normalizando. "As mamografias estão voltando a ser realizadas porque os centros de diagnóstico e os hospitais são lugares muito seguros". A pesquisa demonstrará se as campanhas de orientação para rastreio mamográfico tiveram repercussão.

Fonte: Bahia Notícias

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu que os países suspendam seus programas de vacinação quando já tiverem protegido profissionais de saúde e mais vulneráveis e permitam que os imunizantes sejam usados em países mais pobres.

Segundo ele, o fato de que o número de imunizados superou o de casos de coronavírus na última quarta é uma boa notícia, mas esconde uma grande desigualdade.

Mais de três quartos das inoculações aconteceram em apenas 10 países, que correspondem a 60% do PIB global, com nações como o Reino Unido e o Canadá assegurando doses suficientes para vacinar toda a população. Ao mesmo tempo, mais de 100 países com 2,5 bilhões de pessoas não receberam nenhuma dose até agora, disse o diretor da OMS.

Para Ghebreyesus, governos têm o dever de proteger suas populações, mas, uma vez que tenham vacinado os mais velhos e os profissionais de saúde, precisam pensar no resto do mundo. "Isso é fundamental porque, enquanto houver uma grande parcela de pessoas sem imunidade, cresce a possibilidade de o vírus sofrer mutações e escapar do efeito das vacinas. E voltaremos à estaca zero."

De acordo com o diretor-geral da OMS, o "nacionalismo das vacinas" pode adiar ainda mais o controle da pandemia, já que "o coronavírus não respeita fronteiras". Em estimativas anteriores, a OMS estimou esse atraso custaria aos países ricos US$ 4,5 trilhões (R$ 24 trilhões).

Ghebreyesus também exortou as companhias farmacêuticas a compartilharem tecnologia e propriedade intelectual e a licenciarem suas vacinas de forma mais ampla, para aumentar a produção mundial.

Segundo ele, vender os imunizantes a preço de custo, como fizeram os laboratórios, não tem sido suficiente. "As empresas receberam extenso financiamento público, e compartilhar dados e licenças fará muita diferença no combate ao vírus."

Nesta quinta (4), no entanto, os EUA, a União Europeia e o Reino Unido, entre outros países ricos, bloquearam na OMC (Organização Mundial do Comércio) a discussão de uma proposta de sustar as regras de propriedade intelectual de vacinas e tratamentos contra a Covid-19, feita pela Índia e pela África do Sul.

Os dois países pediram a suspensão temporária do acordo Trips (Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio), sob o argumento de que isso acelerará o acesso de países mais pobres às vacinas. Segundo eles, as empresas farmacêuticas concederam licenças de produção para um número muito pequeno de fabricantes.

Dois desses acordos já concluídos são justamente com indústrias indianas e sul-africanas: o da AstraZeneca com o Serum Institute da Índia, o maior fabricante mundial de vacinas, e o da Johnson & Johnson com a Aspen Pharmacare, da África do Sul. Para os defensores da suspensão de patente, países como Cuba, Indonésia, Senegal e Tailândia também teriam capacidade de fabricação e foram deixados de lado.

Na reunião em que bloquearam a discussão, os países mais ricos argumentaram que isso sufocaria a inovação nas empresas farmacêuticas, por privá-las do incentivo para fazer grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Segundo eles, a desigualdade no acesso a vacinas deverá ser combatido pela Covax, mecanismo de distribuição global de imunizantes, que planeja distribuir 2 bilhões de doses até o final de 2021. Ghebreyesus, porém, afirmou nesta sexta que um dos efeitos positivos de licenciar as vacinas e tratamentos contra a Covid-19 é justamente permitir que os países pobres dependam menos de doações.

Uma nova rodada de negociações pode ocorrer na OMC no dia 23 de fevereiro.

A quebra de patente já foi adotada no Brasil, em 2007, para permitir o uso de um medicamento para tratar doentes de Aids, o Efavirenz, do laboratório americano Merck Sharp&Dohme. Para baratear o remédio, o país optou por genéricos do remédio, fabricados na Índia. A ameaça de quebra de patente já havia rendido descontos em antirretrovirais (que inibem a multiplicação do HIV) em 2001 e 2003.

Capitão Tom Ghebreyesus também fez uma homenagem a Tom Moore, veterano centenário do Exército britânico que ficou conhecido por arrecadar o equivalente a R$ 241 milhões para hospitais do Reino Unido ao fazer caminhadas beneficentes. Capitão Tom, como foi apelidado, morreu nesta terça (2), de complicações da Covid-19.

"Capitão Tom nos mostrou o valor dos idosos. Há uma narrativa desconcertante em alguns países de que as pessoas velhas podem morrer. Não. Nenhuma vida é dispensável", afirmou o diretor da OMS, voltando a defender que os idosos e os profissionais de saúde tenham prioridade na imunização.

Para facilitar a distribuição de vacinas, a OMS também pediu que os laboratórios acelerem a entrega de dados necessários para que os imunizantes sejam avaliados e autorizados para uso emergencial. A inclusão na lista EUL permite que instituições como Covax e Unicef distribuam os produtos para os países mais pobres.

Outro impacto importante, segundo a responsável pela área de regulação da OMS, Mariângela Simão, é que nações sem estrutura regulatória forte podem se embasar na avaliação e autorização da organização institucional para aprovar os produtos.

Das 14 vacinas pré-candidatas à autorização da OMS, 4 estão em fase final: as das chinesas Sinovac e Sinopharm, a vacina da AstraZeneca licenciada para o Instituto Serum e a produzida pela própria companhia na Coreia do Sul. Simão afirmou que a entidade recebeu na semana passada os dados que faltavam da operação coreana da AstraZeneca, e que o comitê regulador deve se reunir para analisá-los em meados deste mês.

Fonte: Bahia Notícias

O governo do estado começou os serviços preparatórios para as obras da nova rodoviária de Salvador, na região de Águas Claras. Conforme informações obtidas junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a limpeza da área onde o novo terminal rodoviário será construído foi iniciada na última segunda-feira (1º).

 

 

A Seinfra iniciou os trabalhos após a prefeitura de Salvador publicar no Diário Oficial do Município (DOM) de 29 de janeiro a licença de implantação da nova rodoviária. Antes, no dia 15 do mesmo mês, a gestão municipal já havia autorizado a supressão da vegetação do local escolhido para o empreendimento.

 

A nova rodoviária de Salvador será construída às margens da BR-324 e deve ocupar uma área de 200 mil metros quadrados. Apenas o terminal terá 70 mil metros quadrados, mais de três vezes maior que o atual equipamento, localizado na Av. ACM. A obra, com custo estimado de R$ 120 milhões, tem previsão de conclusão em 24 meses.

Fonte: Bahia Notícias

O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 que desembarcará neste sábado (6) no Rio de Janeiro permitirá a produção de 2,8 milhões de doses, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

O lote será o primeiro contratado com a AstraZeneca a chegar ao país, e será usado para os processos de pré-validação dos processos de produção de Bio-Manguinhos, de acordo com a Agência Brasil. 

 

Inicialmente, a previsão era de que todos os lotes tivessem o suficiente para produzir 7,5 milhões de doses. Segundo o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a mudança na quantidade se deu por questões de segurança e condicionamento do IFA, e também para facilitar a liberação para a exportação na China, onde o IFA é produzido.

 

Apesar de o primeiro lote ser menor que o previsto, a entrega mensal de lotes se manterá na quantidade necessária para produzir 15 milhões de doses. Isso ocorrerá porque mais dois lotes serão enviados ainda este mês, com chegadas previstas para 23 e 28 de fevereiro. A partir desses três lotes, o primeiro milhão de doses de vacinas deve ser entregue entre 15 e 19 de março ao Programa Nacional de Imunizações, e os outros 14 milhões serão liberados até o fim de março. 

 

Nísia Trindade explicou que, como a quantidade mensal de IFA é a mesma, o volume do primeiro lote não altera a previsão de produzir 100,4 milhões de doses até julho com o insumo importado. 

 

"É importante dizer que não teremos atraso na nossa entrega até julho. Tudo o que falamos, 100 milhões de doses, está tudo mantido. Nesse início tivemos esse atraso que esperamos estar compensando nos próximos meses, porque a quantidade de IFA é fixa", disse. 

 

O IFA é o ingrediente mais importante na fabricação de uma vacina, e, em Bio-Manguinhos, o insumo passará por processos como a formulação e o envase das doses, em que outras substâncias são misturadas a ele para garantir a conservação e o armazenamento na temperatura de refrigeradores comuns.

 

Para a produção do IFA, a AstraZeneca contratou o laboratório chinês Wuxi Biologics, que fornecerá o insumo que a Fiocruz vai utilizar na fabricação da vacina no primeiro semestre. Simultaneamente, a fundação já iniciou o processo de transferência de tecnologia para fabricar o IFA no Brasil, e um laboratório de Bio-Manguinhos deve iniciar a produção em abril, segundo Zuma. 

 

O IFA nacional, no entanto, vai passar por uma série de validações, certificações e testes e só deve chegar às vacinas produzidas pela fundação em agosto. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses a partir do IFA fabricado no Brasil. 

 

Ao participar do lançamento do edital de construção do novo Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) de Bio-Manguinhos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (5), que o Brasil continua a negociar com outros laboratórios desenvolvedores e produtores de vacinas contra a covid-19, como os da Sputnik V, da Rússia, e da Covaxin, da Índia. 

 

"Essas duas representam a possibilidade de entrega, em fevereiro e março, de mais 30 milhões de doses de vacinas", disse Pazuello. O ministério teve reuniões hoje com representantes de produção da Sputnik V e com representantes do laboratório indiano Bharat Biotech.

 

O ministro destacou que é preciso que a população confie nas vacinas e no Programa Nacional de Imunizações e mantenha os cuidados para evitar a transmissão do vírus. 

 

"A vacina não resolve o problema por si só. Precisamos continuar com medidas preventivas, com medidas de afastamento social, que são todas as já conhecidas no nosso país. E precisamos continuar com os cuidados para evitar a propagação do vírus entre as pessoas".

Fonte: Bahia Notícias

Na manhã desta quinta-feira (04/02) um raio matou 14 bovinos na Fazenda Melancia. A propriedade do Senhor Juraci Soares de Oliveira fica a cerca de 3,5 km da sede de Baianópolis e o prejuízo estimado é de mais de 40 mil reais. 
 
Não são comuns a ocorrência de mortes por raio em Baianópolis, embora há relatos da existência em outras propriedades ao longo dos anos.
 
Fica o alerta para todos que em período chuvoso mantenham-se abrigados e não fiquem embaixo de árvores
Fonte: ASCOM Notícias de Baianópolis

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Luís Eduardo Magalhães, Filipe Fernandes e o diretor de Agricultura, Kenni Henke visitaram o Assentamento Rio de Ondas para discutir a regularização fundiária das famílias.

No encontro, foi tratado também o fortalecimento da agricultura familiar produzida na localidade.

“A gestão municipal estará presente na agricultura familiar de uma forma ímpar, e com a secretaria de Indústria e Comércio, vamos fortalecer a venda dessa produção”, destacou o vice-prefeito.

Segundo o diretor de Agricultura, “o tema da regularização fundiária está em discussão há mais de 20 anos e agora chegando em uma reta final, com a força da União de Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social da Bahia”.

Os assentados pediram uma parceria com o governo municipal para acelerar o processo de regularização: “Somente de mãos dadas e realmente engajados em prol da agricultura familiar poderemos galgar novos patamares na produtividade do assentamento”, disse.

Fonte: ASCOM

A secretaria de Trabalho e Assistência Social retoma na próxima segunda-feira (08), os agendamentos presenciais para atualização do Cadastro Único e do Bolsa Família. Das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Os atendimentos acontecerão em três pontos: na sede da secretaria, localizada na Avenida Barreiras, nº 825, Centro, às margens da BR 242.

No Centro de Fortalecimento de Vínculo, localizado na Rua Ibitiba, próximo ao CRAS, no bairro Santa Cruz.

E no Centro de Convivência, no bairro Jardim das Oliveiras com horário diferenciado: das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.

Documentos necessários para o agendamento (apenas os originais): RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e título de eleitor.

Dependentes: RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar.

Fonte: ASCOM

Os Agentes de Endemias de Luís Eduardo Magalhães desenvolveram nesta quinta-feira (04), ações de conscientização e controle do mosquito Aedes Aegypti no bairro Novo Paraná.

Desde ontem (03), já foram visitadas 250 residências. No momento da visita, é realizado o tratamento com larvicida e cloro granulado em locais de acúmulo de água.

Em alguns pontos da localidade com denúncias de incidência do mosquito, também foi utilizado o borrifador com inseticida. Segundo o coordenador de Endemias, Paulo Nei Pereira, o trabalho deve ser finalizado hoje no bairro, mas vai continuar em toda a zona rural do município.


Confira o calendário

Sexta-feira (05) - Vila 1
Segunda (08) - Vila 3 e 4
Terça-feira (09) - Vila 2
Quarta-feira (10) - Alto Horizonte e Bela Vista
Quinta-feira (11) Vila Buriti e sede da Fazenda Agronol
Sexta-feira (12) - Muriçoca e Galhinhos

Fonte: ASCOM

Luís Eduardo Magalhães sediou nessa quinta-feira (04), a Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 2020/2021, promovido pela Aprosoja Brasil e Canal Rural. Com a expectativa de uma safra recorde, ultrapassando os 130 milhões de toneladas, a sede da Fundação Bahia reuniu sojicultores de todos os cantos do país e autoridades do Estado.

O prefeito Júnior Marabá e o vice-prefeito Filipe Fernandes, anfitriões do encontro, comemoraram a escolha do município.

“Gostaria de agradecer a Aprosoja por ter escolhido Luís Eduardo Magalhaes para sediar esse evento de abertura da colheita de soja de todo o nosso país. Agradecer em nome do presidente estadual, Alan Juliani”, pontuou Júnior.

“Ficamos muito honrados desse evento ser em Luís Eduardo. Sabemos da grande importância que a soja tem no nosso município”, destacou Filipe.

O diretor de Agricultura, Kenni Henke falou da importância dos temas discutidos. “Destacando a produtividade, almejando novos resultados, buscando novas tecnologias para a soja e toda a agricultura que engloba o nosso Oeste da Bahia”.

Para o presidente da Associação de Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, esse é um momento ímpar. “Nós estamos aqui assistindo algo maravilhoso e só temos que agradecer a Deus por essa oportunidade de mostrar a pujança do nosso município”.

Cenário nacional
“O ano passado nós chegamos a um protagonismo mundial de maior produtor de soja, com 125 milhões de toneladas. Esse ano iremos chegar a 130 milhões de toneladas, talvez mais um pouco, e mais uma vez seremos o maior produtor do planeta. O Brasil é a vitrine mundial da soja”, disse o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz.

Na Bahia
Principal produto da pauta de exportação brasileira, na Bahia, a soja já representa 30% das exportações. E os produtores baianos estão otimistas.

“Se o clima colaborar com a gente, nós vamos ter uma safra muito próxima da nossa melhor safra, que foi a de 2018. Vamos colher em torno de 6,7 milhões de toneladas e a expectativa é muito boa”, pontuou Alan Juliani, presidente da Aprosoja Bahia.

Segundo o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Costa, Luís Eduardo é de suma importância para o agronegócio baiano. “Vimos o quando o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] melhorou na medida em que o agronegócio avança, e avança muito forte aqui. É uma pena a Bahia Farm Show ter sido cancelada, mas com total coerência, devido a pandemia. Mas com certeza vamos estar sempre do lado do produtor e do lado da cidade de Luís Eduardo, porque é aqui que o agronegócio acontece”.

Fonte: ASCOM

Após aprovação do Conselho Municipal de Educação, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães divulgou nesta quinta-feira (04), o calendário para finalização do 3º trimestre de 2020.

As aulas reiniciam de forma online, na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro para os 20 mil alunos da rede, através do canal do Youtube da secretaria Municipal de Educação.

Serão 52 dias letivos, com seis horas diárias de aulas com encerramento no dia 16 de abril.

No dia 08 de fevereiro, às 9h, acontece a abertura da semana letiva, através de Live com o prefeito Júnior Marabá, o vice-prefeito Filipe Fernandes e o secretário de Educação, Carlos Lopes Fonseca.

No dia 09, a palestra online com Iolene Lima/Capelania Escolar para os professores do município.

Confira a programação da abertura da semana de aulas “Tecendo Educação Humanizada”
- 08/02 (Segunda-feira), 9h Live com o prefeito Júnior Marabá;
- 09/02 (Terça-feira), 8h30 Palestra com Iolene Maia/Capelania.

Fonte: ASCOM

A Bahia registrou no acumulado do ano de 2020, um total de US$ 6,7 milhões em exportações, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados da superintendência de Estudos Econômicos (SEI), divulgados nessa segunda-feira (01).

A China se destaca no período como maior destino das exportações baianas, tendo alcançado 30% do total exportado. A soja e as pastas químicas de madeira foram os principais produtos exportados.

Destaque também para Luís Eduardo Magalhães. O município do Oeste baiano concentra 16,7% do total exportado pelo Estado para o país asiático, impulsionado pela soja e o algodão.

Fonte: ASCOM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |