Blog Santo Antônio
Notícias

Segundo informações do jornal Estadão, dados pessoais de 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente Jair Bolsonaro, além de vários outros políticos e cidadãos brasileiros estão à venda na internet. A empresa de segurança Syhunt analisou um catálogo de informações oferecidas por hackers, provenientes de um vazamento que expôs informações de mais de 223 milhões de brasileiros.

Os hackers estão ofertando informações em 37 categorias. Eles disponibilizaram dados como telefone, endereço, e-mail, título de eleitor, escolaridade, fotos, salário, entre outros. A maior parte das informações é referente ao ano de 2019, mas também há dados de 2017, 2018 e 2020.

Os pacotes com as informações são vendidos a 500 dólares (R$ 2.716).

Fonte: Pleno News

Em seu último discurso na presidência da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (1º), Rodrigo Maia (DEM-RJ) não conseguiu conter a emoção e caiu no choro diversas vezes. O parlamentar fez um aceno aos candidatos que disputam o posto e agradeceu a todos.

A presidência da Casa é disputada pelos candidatos Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Maia (DEM-RJ), por Marcel van Hattem (Novo-RS), pelo General Peternelli (PSL-SP), por André Janones (Avante-MG), por Luiza Erundina (PSOL-SP) e por Fábio Ramalho (MDB-MG).

Rodrigo Maia chorou em seu último discurso na presidência da Câmara Foto: Reprodução

 

No discurso, Maia se desculpou com a candidatura do deputado Arthur Lira.

– As brigas passaram. Vamos eleger um novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito, no meu caso, com a candidatura do deputado Arthur Lira. A ele e àqueles que o apoiam, se em algum momento se sentiram ofendidos pelo que falei, não foi a minha intenção. Admiro a cada um dos deputados e deputadas – disse.

Ao final, Maia foi aplaudido pelos deputados presentes.

 

Fonte: Pleno News

Em seu primeiro ato como novo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou, ainda na noite de segunda-feira (1°), a votação para os cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição para que os integrantes do grupo sejam escolhidos. Segundo Lira, a decisão foi motivada pelo fato de que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado fora do prazo.

– Considerando que, neste momento, apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida… Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário quanto à parte equivocada, relativa aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco – disse.

Além da anulação da votação, o parlamentar também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

O novo cronograma definido por Lira prevê que os líderes partidários se reúnam às 11h desta terça (2), para escolher os cargos a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até as 13h, e a eleição foi convocada para as 16h desta terça. A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Com o desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional dos cargos na Mesa Diretora. Na prática, partidos como a Rede, que conquistaria a Quarta Secretaria da Câmara, e o PT, que ficaria com a Primeira Secretaria, devem perder essas vagas.

O registro do PT no bloco de Baleia Rossi foi, inclusive, alvo de muita discussão e até bate boca entre Lira e Rodrigo Maia, com acusações de que o ex-presidente da Casa teria agido com parcialidade ao autorizar a oficialização do bloco de Baleia. O prazo para formalização dos blocos terminou às 12h desta segunda, mas o PT só teria enviado a documentação para adesão ao bloco de Baleia Rossi às 12h06.

Fonte: Pleno News

Alagoano da capital Maceió, Arthur César Pereira de Lira tem 51 anos e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, o parlamentar começou na vida pública em 1993, quando se elegeu vereador por sua cidade natal. Antes de alcançar o mandato federal, Lira foi deputado estadual em Alagoas. De família política, ele é filho do atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), o ex-senador Benedito de Lira.

O novo presidente da Câmara é filiado ao PP, seu atual partido desde 2009. Em 2012, o deputado assumiu a liderança da legenda pela primeira vez, voltando a ocupar o cargo de 2018 em diante. Lira foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em 2015 e comandou os trabalhos da Comissão Mista do Orçamento em 2016.

Ao lançar sua candidatura para a presidência da Câmara, o político exaltou o papel dos partidos de centro e prometeu diálogo com todos os partidos – inclusive da oposição – na definição da pauta de votações da Câmara dos Deputados. O parlamentar ainda afirmou que pretende instaurar o critério da proporcionalidade partidária na definição dos relatores.

Arthur Lira é autor de seis propostas que viraram leis. Uma delas é a mudança no crime de denunciação caluniosa. É autor ainda de duas leis que fizeram alterações nas regras eleitorais e coautor do rateio dos recursos do pré-sal de 2019 com os estados – a chamada cessão onerosa.

O parlamentar ainda foi relator da criação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) e da concessão, em 2011, de crédito de R$ 55 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aumentar a capacidade de financiamento da instituição financeira.

Fonte: Pleno News

No domingo (31), Marcelo Carvalho, um dos sócios da RedeTV!, publicou um vídeo com críticas ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que foi visto na partida do Santos contra o Palmeiras, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Marcelo destacou que, na capital paulista, tudo estava fechado, enquanto o prefeito viajou para ir ao jogo.

– Hoje, domingo, 31 de janeiro, eu tô em São Paulo. São Paulo está absolutamente fechada. Tudo fechado: restaurantes fechados, bares fechados, shopping centers fechados, lojas fechadas, até parques fechados. É um absurdo! Vocês sabem que eu sou contra [isso]. Mas absurdo maior é o prefeito de São Paulo, com toda essa gente passando necessidade, milhões de pessoas desempregadas, ter a desfaçatez de ontem ir ao jogo do Santos, no Maracanã – declarou.

Marcelo disse ainda que os políticos não acreditam no lockdown.

– Pelo menos, a gente sabe. A gente tem a certeza de que eles não acreditam nisso [lockdown]. Todo mundo sabe que isso não adianta nada porque, se adiantasse, ele teriam, no mínimo, o trabalho de, no transporte público, botar 25% de ocupação e aumentar o número de ônibus e de trens. Isso é tudo um jogo, mas, pelo menos, disfarça. Aglomeração mata, e ele acredita nisso? Então, pelo menos, disfarça – falou.

 

Fonte: Pleno News

Dois dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usaram as redes sociais na manhã desta segunda-feira (1°) para criticar a postura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) diante da provável derrota de seu aliado, Baleia Rossi, nas eleições da CâmaraFlávio (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PSL) destacaram a decisão do partido Democratas de ficar isento na disputa.

– Bom dia a todos, menos para o “democrata” que não sabe perder democraticamente dentro do próprio partido. O projeto de Maia, “viva eu e f****-se o Brasil”, está a poucas horas de terminar – escreveu o filho mais velho.

Intitulado pelo presidente como o filho “03”, Eduardo Bolsonaro também frisou que a gestão de Maia “atrasou o país”.

– Até mesmo o seu partido, DEM, abandona seu barco e agora apoia Lira para presidente da Câmara. Se o próximo presidente fizer uma gestão que apenas não sabote o presidente Bolsonaro, o Brasil verá o quanto Maia atrasou o país.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1356211594099875840

Após o Democratas desembarcar do bloco apoiado por Rodrigo Maia, o parlamentar revelou à CNN sua intenção de deixar a legenda. Ele também disse a aliados que deve aceitar um dos pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro antes do fim de seu mandato, apesar de ter reiterado anteriormente que a pandemia não era um cenário favorável para a discussão.

Fonte: Pleno News

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, nesta segunda-feira (1º), que pode revogar as novas medidas restritivas adotadas no combate à Covid-19. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa.

As medidas foram adotadas em virtude do aumento de casos da doença no estado. Entre elas estão a proibição do funcionamento de bares e restaurantes entre 20h e 6h, nos dias de semana e durante todo o fim de semana. A previsão era de que as mudanças durassem até o dia 7 de fevereiro.

Ao anunciar que o governo paulista deve rever as medidas, Doria afirmou que a suspensão dependerá da redução do número de internações.

– Na próxima quarta-feira, o governo do estado de São Paulo vai anunciar mudanças nas medidas de restrição complementares do Plano São Paulo. Com duas semanas consecutivas no número de internações, e caso este cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira (3) vamos anunciar medidas de suspensão das restrições impostas pelo Plano São Paulo relativas aos horários de funcionamento do comércio, shoppings, restaurantes, bares, inclusive aos finais de semana – explicou Dória.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (1º), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a China liberou mais 5,6 milhões de litros de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19. De acordo com ele, a expectativa é que a matéria-prima chegue ao país até o dia 10 de fevereiro.

Os insumos permitirão a produção de 8,7 milhões de doses da CoronaVac.

Nesta quarta-feira (3), chegará ao país um lote de 5,4 mil litros de insumos, que serão utilizados na produção de 8,6 milhões doses de vacinas. A previsão é que os imunizantes fiquem prontos em 20 dias.

Com a chegada dos dois lotes de insumos, a expectativa é a produção de 600 mil doses de vacinas por dia, informou o diretor do Butantan, Dimas Covas. A produção deve começar a partir do dia 25 de fevereiro.

– Na quarta-feira, teremos a chegada dos 5,4 mil litros. Chegarão em Viracopos e permitirão a produção de 8,6 milhões de doses, que começarão a ser distribuídas ao ministério a partir do dia 25 de fevereiro. Essa notícia se complementa com a autorização, na manhã de hoje, para o embarque de mais 5,6 mil litros, que deverão chegar na próxima semana e também darão origem a 8,7 milhões de doses. Isso nos permite prover, a partir do dia 25 de fevereiro, liberando em torno de 600 mil doses por dia, até atingir o total de 17,3 milhões de doses em março – informou Covas.

O diretor do Butatan também explicou que há ainda um pedido adicional de 8 mil litros de matéria-prima para a produção da CoronaVac.

Fonte: Pleno News

Aproximadamente 1.500 voluntários de um dos primeiros grupos do teste clínico de estágio avançado da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 receberam a dose errada durante o estudo, mas não foram informados sobre o caso nem mesmo após a descoberta do fato. A constatação aparece em documentos obtidos pela agência Reuters.

Segundo a publicação, o equívoco de dosagem foi apresentado aos participantes do teste, em uma carta de 8 de junho, como uma oportunidade para os pesquisadores da Universidade de Oxford descobrirem o quão bem a vacina funciona em doses diferentes. A carta foi assinada pelo investigador-chefe do teste, o professor Andrew Pollard, e enviada aos participantes.

Os participantes receberam cerca de metade de uma dose devido a um erro de medição dos pesquisadores de Oxford. A carta de Pollard não reconheceu nenhum erro nem revelou que os pesquisadores haviam relatado a questão às agências médicas reguladoras britânicas, que depois instruíram Oxford a acrescentar outro grupo de teste que receberia a dose completa.

Segundo a Reuters, não há sinal de que tenha havido qualquer risco para a saúde dos participantes do teste. A agência compartilhou a carta – que obteve da universidade graças a um pedido de Liberdade de Informação – com três especialistas em ética médica. Todos eles disseram que ela indica que os pesquisadores podem não ter sido transparentes com os participantes do teste.

– Eles não são nada claros a respeito do que deveriam esclarecer: o que estava acontecendo, o que sabiam, o raciocínio para realizar pesquisas adicionais – opinou Arthur L. Caplan, chefe e fundador da Divisão de Ética Médica da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York.

Em novembro, Oxford relatou resultados temporários que mostraram que a taxa de eficácia para participantes que recebem meia dose por engano e uma dose inteira de reforço subsequente foi de 90% e que a taxa para aqueles que receberam duas doses inteiras foi de 62%. Os dados combinados dos dois regimes de dosagem resultaram em uma eficácia de 70,4%.

Fonte: Pleno News

No sábado (30), a Polícia Militar libertou um menino de 11 anos, que estava preso em um barril. O caso aconteceu em Campinas (SP).

O garoto estava nu, com as mãos e os pés acorrentados. O pai, a madrasta e a filha da madrasta foram presos em flagrante.

O crime foi denunciado por vizinhos. Segundo os policiais, o menino pesa cerca de 25 quilos.

O delegado Daniel Vida Silva disse ao Fantástico que a criança estava acorrentada há 1 mês.

Aos policiais, a vítima disse que estava há vários dias sem comer. O menino foi levado para o hospital Ouro Verde e está sendo acompanhado por uma tia.

Sobre o caso, o conselho tutelar disse que já acompanhava denúncias de maus tratos há pelo menos 1 ano e vai apurar se houve falha.

O pai do menino disse à Polícia Civil que o filho é muito agitado, agressivo e fugia de casa. Ele alegou que fez isso para educar o menino.

Fonte: Pleno News

A noite de domingo (31) foi marcada por mais uma derrota do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na busca por emplacar o sucessor de sua preferência no comando da Casa. A “bola da vez” foi o anúncio de que o DEM, partido de Maia, decidiu ficar isento na disputa, em decisão que demonstra clara perda de capital político do deputado e um fator que deve ser determinante para uma derrota do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Maia.

A decisão de neutralidade adotada pelo DEM foi tomada por unanimidade, após uma reunião realizada na noite de domingo, na sede do partido, em Brasília (DF). A proposta de ficar isento na disputa partiu do presidente do partido, ACM Neto (BA), e teve a anuência de nomes importantes na legenda, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho e o ex-senador José Agripino.

– A Executiva Nacional optou por não aderir nem a um bloco nem a outro; a escolha foi pela neutralidade – disse Mendonça Filho.

Um dos aliados do deputado Arthur Lira (PP-AL), o deputado Luis Miranda (DEM-DF), confirmou que o partido não faz mais parte da base de apoio de Baleia Rossi e afirmou que muitos parlamentares da legenda ficaram aliviados por terem a liberdade de votar nas pautas em que acreditam.

– São 31 votos a menos no bloco dele, e um alívio para os 21 deputados e deputadas que já tinham declarado voto para o Arthur Lira e não gostariam de ter a sua imagem vinculada a um bloco que foi literalmente construído com pautas da esquerda, sem sermos escutados, ouvidos e respeitados – afirmou Miranda.

O DEM não havia formalizado a adesão a nenhum dos blocos, mas era contabilizado por Baleia Rossi e por Maia como parte da base do presidente do MDB. Com o DEM, o bloco de Baleia tinha 238 parlamentares, enquanto o de Lira tinha 272. Sem o partido, o número de parlamentares no lado do aliado de Maia cai para 207. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos, visto que são 513 deputados no total.

Fonte: Pleno News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciou na noite de domingo (31) que a primeira edição da prova digital teve uma abstenção de 68% entre os 96 mil candidatos que estavam inscritos. Um total de 29.703 pessoas fizeram a prova no primeiro dia.

O presidente da autarquia, Alexandre Lopes, afirmou que a prova teve alguns problemas, mas defendeu que “todo processo inédito está sujeito a obstáculos”. De acordo com Lopes, 93 mil máquinas foram usadas no Enem digital. Sobre o alto número de abstenções, o gestor declarou que foi “em função da pandemia”.

Mais cedo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, comentou as falhas e citou uma sobrecarga no sistema. Segundo o chefe da pasta federal, o movimento é normal de acontecer como em qualquer outra prova. O ministro destacou que os candidatos que enfrentaram essas dificuldades poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Camilo Mussi, diretor de tecnologia do Inep, ressaltou a grande quantidade de informação que o exame digital oferece e afirmou que nenhum problema de segurança foi detectado que pudesse afetar a lisura do processo.

– Você tem o horário exato que cada participante começou ou terminou a prova. O tempo de pausa. Sabe em tempo real quem foi eliminado. São diversas informações – completou Mussi.

Fonte: Pleno News

A partir desta segunda-feira (1°), idosos entre 60 e 65 anos terão que pagar a tarifa do transporte público em São Paulo. A medida, determinada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), e pelo prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), suspende a gratuidade que era dada a essa parcela da população e será aplicada aos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU) de São Paulo, ao Metrô e CPTM.

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1° de fevereiro de 2021 serão cancelados.

De acordo com o decreto que suspendeu a gratuidade, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser obtido mediante cadastramento na SPTrans, pelos usuários com idade igual ou superior a 65 anos que consigam comprovar que moram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Em dezembro de 2020, em nota, o governo do estado e a prefeitura de São Paulo informaram que a mudança na política de benefícios no transporte de idosos “acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população”. Em janeiro, a Justiça chegou a suspender a aplicação da medida, mas uma decisão posterior derrubou a gratuidade e retomou a obrigatoriedade de pagamento.

Fonte: Pleno News

A final da Libertadores da América, disputada entre Palmeiras e Santos e vencida pelo time alviverde, não foi histórica apenas no quesito futebolístico, mas também nos números televisivos. O SBT, emissora que transmitiu a partida, teve sua melhor audiência em quase duas décadas.

A partida marcou 25 pontos de média, com picos de 32 entre 17h e 19h03, na Grande São Paulo. No mesmo horário, a Globo teve média de 11. A Record teve 4, e a Band marcou 2. Desde 2004, quando a emissora marcou média de 31 pontos com a exibição de um filme da franquia Harry Potter, o canal não fazia uma pontuação tão alta.

Segundo dados prévios divulgados pelo site UOL Esporte, o SBT foi líder de audiência durante toda a partida. No primeiro tempo, entre 17h e 17h49, o canal marcou 24 pontos de média contra 10 da Globo, que prometia tocar o primeiro Big Fone da temporada do BBB21 dentro do Caldeirão do Huck, para fazer o público não trocar de canal.

O pico de audiência na primeira etapa foi no por volta dos 40 minutos iniciais, com 25 pontos contra 9 da Globo. A Globo tocou o Big Fone apenas no intervalo do jogo, mas não funcionou: em São Paulo, entre 17h57 e 18h, quando o Plantão BBB foi exibido, foram 21 pontos do SBT contra 11 do especial do BBB21.

No segundo tempo, o jogo melhorou, e a audiência continuou a subir. Foram 26 pontos de média com picos de 31. A Globo seguiu com 12 pontos. A transmissão começou às 16h45, com Téo José assumindo os trabalhos. Antes, o Arena SBT teve uma edição especial com Benjamin Back e sua equipe.

O programa que antecedeu a partida final do campeonato continental também bateu recorde e marcou a melhor pontuação desde a estreia. De acordo com os dados prévios, a atração teve 6 pontos de média com picos de 9 entre 15h45 e 16h40, segundo dados prévios na Grande São Paulo. A Globo ficou com 14, e a Record obteve 4.

 

Fonte: Pleno News

Um idoso de 92 anos – que foi dado como morto, vítima da Covid-19, em um hospital de Portugal e que chegou a ser “enterrado” pela família – acabou sendo pivô de um erro e está vivo. A notícia foi divulgada neste sábado (30) pelo o veículo local, Jornal de Notícias.

O caso aconteceu na cidade de Santa Maria da Feira. O homem foi internado há 2 meses no Hospital de Oliveira de Azeméis, com problemas respiratórios, pouco depois de ter testado positivo para o novo coronavírus.

No dia 10 de janeiro, a família do idoso foi informada sobre a morte dele. Dois dias depois, aconteceu o funeral, com caixão fechado, por causa dos protocolos estabelecidos para evitar a propagação do patógeno. Assim, os parentes não puderam ver o corpo que seria sepultado.

Quase 20 dias depois da comunicação do óbito, o hospital voltou a fazer contato com os familiares, mas desta vez para comunicar o erro e informar que o homem estava vivo.

– Sei que, nestes momentos, os médicos têm muito trabalho, mas espero que este acontecimento sirva para que haja mais cuidado no futuro – disse um dos filhos do idoso ao Jornal de Notícias.

A família da pessoa que foi enterrada como se fosse o homem de 92 anos já foi informada do erro, conforme indicou a publicação.

Os hospitais portugueses estão com altas taxas de ocupação nas últimas semanas, devido ao aumento do número de casos de infecção por Covid-19. O país, inclusive, tornou-se líder no mundo nos dois indicadores para cada 1 milhão de habitantes.

Desde março, foram mais de 711 mil casos positivos para o novo coronavírus, sendo que cerca de 180 mil casos seguem ativos. Além disso, foram contabilizadas 12.179 vítimas da doença em Portugal.

*Com informações da Agência EFE

Fonte: Pleno News

A greve nacional dos caminhoneiros, prometida para esta segunda-feira (1°), tem conquistado pouco apoio da classe pelo país. Em um dos estados com maior tradição de transporte rodoviário por conta da agricultura, o Mato Grosso do Sul, o movimento é tímido e, segundo lideranças sindicais da categoria, composta apenas por “meia dúzia de gatos pingados”.

– Meia dúzia de gatos pingados está tentando fazer barulho – disse Roberto Sinai, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul (Sindicam-MS).

Nas estradas sul-mato-grossenses, o movimento é tranquilo e, de acordo com Sinai, “todo mundo entendeu que o melhor é seguir trabalhando”. O líder sindical também explicou que conversou com equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e não houve nenhum fato nas rodovias.

– Não tem nenhum impedimento. Todo mundo está trabalhando de forma democrática. A primeira semana de trabalho é essa, que vai começar [com] a colheita de grãos. Não temos outra alternativa – afirmou.

Sinai declarou que a maior parte do movimento de cargas no estado será nas primeiras semanas de fevereiro, por conta da colheita de soja, e que, por isso, paralisar agora não faria sentido, já que prejudicaria ainda mais a categoria.

– Precisamos de mais condições, mais seguranças nas estradas e melhora nos preços do diesel – declarou.

O sindicalista ainda comentou que só iria fazer um movimento caso todas as opções de diálogo com o governo federal se esgotassem. Porém, ele ressaltou que, apesar das reivindicações, o assunto ainda não chegou até as autoridades.

Fonte: Pleno News

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) usou sua conta no Twitter, na manhã desta segunda-feira (1°), para dizer que não vê motivos para a aceitação dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A fala ocorreu após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçar autorizar uma das 59 solicitações de afastamento, antes do término de seu mandato.

Mourão demonstrou ser contrário à medida e escreveu que o chefe do Executivo tem trabalhado “incansavelmente” para superar desafios.

– Como Vice-Presidente, afirmo que não há nenhuma motivação para a aceitação de pedido de impeachment do nosso presidente, Jair Bolsonaro, o qual tem trabalhado incansavelmente para superar os desafios que o século XXI impõem ao Brasil.

O general já havia externado sua opinião sobre o assunto na última sexta-feira (29), ao exonerar o chefe da Assessoria Parlamentar da Vice-Presidência da República, Ricardo Roesch Morato Filho, por defender o impeachment.

– Foi uma situação lamentável. Em primeiro lugar, porque eu não concordo com o processo de impeachment. Em segundo lugar, porque não é a forma como eu trabalho. Foi uma troca de mensagens imprudente, gerou um ruído totalmente desnecessário no momento que a gente está vivendo – disse o vice-presidente.

Fonte: Pleno News

Os professores do estado e do município do Rio de Janeiro anunciaram que entrarão de greve contra o retorno das aulas presenciais, programadas para, respectivamente, março e fevereiro na rede pública de ensino.

O coordenador-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais do Rio (Sepe), Alex Sandro da Silva Trentino, informou que pedirá reunião com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), e o prefeito Eduardo Paes (DEM).

– Se eles não recuarem, vamos entrar em greve. O município marcou o retorno às aulas presenciais para 24 de fevereiro, e o estado para o dia 1º de março – protestou Trentino.

Como justificativa para a paralisação, os profissionais reivindicam a manutenção do trabalho remoto e defendem a inclusão da categoria entre os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a deliberação da assembleia dos educadores, os profissionais da rede estadual que forem convocados para as atividades presenciais já agora, em fevereiro, não devem comparecer às suas unidades.

– Tem uma 2ª onda de pico de contágio e mortes. A volta às aulas favorecerá ainda mais a circulação [do vírus] e a aglomeração de pessoas, propiciando o aumento do nível de contágio e de mortes [por covid] – justificou o órgão.

Fonte: Pleno News

A maioria dos brasileiros é contra o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. É isso que indica uma pesquisa, publicada no sábado (30), que apontou que 56,4% dos consultados são contrários ao impedimento do atual chefe do Executivo, enquanto 38,8% são favoráveis. Outros 4,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

O levantamento, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontou que o nível de aprovação ao impeachment é maior entre os entrevistados mais jovens, alcançando 53,3% na faixa de 16 a 24 anos. Na faixa de 25 a 34 e também na dos 35 a 44 anos, por sua vez, o percentual de pessoas contra o impeachment chega a 59%.

Em comparação ao último estudo sobre o tema, feito em abril do ano passado, o quadro se mostrou mais favorável a Bolsonaro. Na época, 42,9% dos entrevistados defendiam o impeachment e 51,9% eram contrários. Na separação de dados por região, o Nordeste é o que mais aprova a medida, com 43,2%, enquanto 52,1% são contra.

Por outro lado, o Sul é a região onde o presidente encontra o maior apoio, com apenas 33,1% defendendo o impeachment e 63,1% contrários. Na Região Norte e na Centro Oeste, 40,5% aprovam e 56,1% reprovam. Por fim, no Sudeste, 37,4% são a favor e 56,9% contra o processo de impedimento do mandato.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais. As consultas foram feitas por telefone, entre os dias 22 e 26 de janeiro, em 26 estados, no Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros.

Fonte: Pleno News

O cantor Gusttavo Lima e a ex-esposa Andressa Suita voltaram a se encontrar na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, os dois publicaram Stories nos mesmos locais. O reencontro, que aconteceu na sexta-feira (29), ocorreu pouco menos de duas semanas após a primeira viagem entre os dois.

O primeiro encontro ocorreu em 17 de janeiro e foi revelado após fãs encontrarem os dois na lancha de Gusttavo. Na ocasião, em entrevista concedida ao colunista Leo Dias, do site Metrópoles, Gusttavo confirmou que estava com Andressa, mas não falou em um retorno.

– Ainda é muito cedo para falar em volta. Convidei Andressa para passar um fim de semana comigo, e ela veio. Em nome dos nossos filhos, resolvemos nos encontrar – disse Gusttavo Lima.

Segundo o cantor, a relação dos dois será definida apenas no “tempo de Deus”. Na ocasião, Gusttavo também chegou a dizer que Andressa é a mulher que ele mais ama no mundo.

– Leo, vou ser bem sincero. Ela é a mãe dos meus filhos, mulher que eu mais amo neste mundo – disse o cantor.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |