Blog Santo Antônio
Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na quarta-feira (20) decretos executivos para recolocar o país no Acordo de Paris sobre Mudança Climática e impedi-lo de deixar a Organização Mundial da Saúde (OMS), revertendo duas das medidas mais enfáticas de seu antecessor, Donald Trump.

No Salão Oval da Casa Branca, Biden assinou diante de câmeras três dos primeiros 17 decretos: um para ordenar aos americanos que usem máscara em todos os edifícios federais, outro para ajudar comunidades marginalizadas, e o terceiro para recolocar os EUA no Acordo de Paris.

– Esta terceira que vou assinar enquanto todos vocês estão aqui é um compromisso de que vamos nos reintegrar ao Acordo Climático de Paris a partir de hoje – disse Biden aos jornalistas presentes.

Esse decreto serve para reafirmar o compromisso de Washington com o Acordo de Paris, do qual os Estados Unidos se retiraram oficialmente em 4 de novembro do ano passado, apenas um dia após a eleição presidencial e em meio à incerteza sobre se o vencedor havia sido Biden ou Trump.

Biden apareceu hoje no Salão Oval com uma pilha de pastas azuis que, segundo ele, continham os 17 decretos executivos que ele planejava assinar. Entre as medidas estava, como sua equipe já havia previsto, uma ordem para evitar a saída do país da OMS, um processo iniciado por Trump em julho do ano passado e que deveria entrar em vigor um ano depois, no mesmo mês de 2021.

Além disso, em abril do ano passado, Trump congelou temporariamente o repasse de recursos que os EUA fornecem à OMS, afirmando que a agência seria “parcial” em favor da China e teria administrado mal a crise da Covid-19.

*EFE

Fonte: Pleno News

O empresário Luciano Hang, dono da rede lojas Havan, comunicou aos seguidores que ele e sua esposa passam bem e tiveram alta médica na quarta-feira (20). Sua mãe, no entanto, seguirá na unidade Dubai do Hospital Sancta Maggiore, no Morumbi. Os três foram internados após testarem positivo para a Covid-19.

Por meio de live realizada na tarde desta quarta, Hang informou que seus três filhos também foram infectados, mas passam bem. Ele disse que espera poder sair de São Paulo logo, acompanhado de sua mãe.

Assintomático, Hang explicou aos seguidores que não teve sintomas do vírus, e fez uma ampla defesa do tratamento precoce contra a doença.

– Quero passar meu depoimento, que ele possa chegar a você. Você tem que se cuidar, usar máscara, fazer a parte higiênica. (…) Se você está com gripe, tem que pensar que está com Covid (…) O quanto mais cedo você se medicar, mais chance você tem de se salvar – disse.

Hang afirmou que seu tratamento inclui vitamina D, hidroxicloroquina, azitromicina, zinco e ivermectina, receitados pelo seu médico. O empresário buscou um hospital que tivesse um protocolo contra o vírus e falou que prefere “pecar pelo excesso do que errar sem ao menos tentar”.

– Vamos rezar para que a vacina chegue logo para toda a população. Enquanto não chega a 100%, precisamos arrumar de outras opções – argumentou.

Ele também rebateu as acusações de que teria adotado uma postura negacionista antes de ser infectado.

– Negacionista é aquele que não aceita outros tratamentos para a Covid. Eu sei que a doença existe, acredito na vacina, mas acredito que existe outras formas de tratarmos o vírus.

Hang encerrou a live deixando uma reflexão sobre a vida para os seguidores.

– Não esqueça que a vida é uma só. E eu vou lutar por ela e por todos que estão nesse caminho.

Fonte: Pleno News

Nesta terça-feira (19), Gabriel Monteiro, vereador do Rio de Janeiro, movimentou as redes sociais.

Gabriel anunciou que, durante uma atividade parlamentar, prendeu quatro pessoas, incluindo um flagrante de roubo.

Gabriel Monteiro é policial militar, cristão e foi o terceiro vereador mais votado nas eleições 2020, no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Pleno News

O ministro da Economia, Paulo Guedes, juntamente com técnicos da pasta não descartam a possibilidade da volta do auxílio emergencial. Entretanto, o retorno é visto como uma das “últimas alternativas” para o que eles apontam como “amplo cardápio de medidas”.

O ministro avalia que a recriação do auxílio emergencial, que custou R$ 294 bilhões aos cofres públicos, seria incoerente. A justificativa é que o funcionamento das cidades está “normal”, diferente de quando foi adotada a medida, no ano passado.

Quando o benefício foi criado, havia paralisação das atividades de serviço e fechamento de comércios. Nas palavras de um auxiliar do ministro, a ajuda foi dada para os trabalhadores informais “não morrerem de fome enquanto estavam em casa”.

Na visão da economia, esse cenário mudou e as ruas estão movimentadas.

– Tem até baile funk acontecendo. Não vamos dar dinheiro para as pessoas irem para o baile funk – disse o ministro.

Ainda é preciso verificar se o aumento de casos de Coronavírus no país é reflexo do “repique” causado pelas festas de fim de ano ou se realmente é um novo cenário de “segunda onda”.

Guedes já declarou que, caso o país volte a ficar num patamar de muitas mortes diárias por um longo período e novas medidas de restrição tiverem de ser adotadas, de fato ficará difícil não voltar com o benefício.

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou em rede social o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele também enviou uma carta ao democrata, reforçando que a relação do Brasil com os EUA é sólida e longa.

O presidente brasileiro citou a defesa da democracia e das liberdades individuais como elementos compartilhados entre os dois países.

– Para marcar essa data, enderecei carta ao Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA – escreveu o presidente em outra publicação.

Na carta, Bolsonaro diz ser grande admirador dos Estados Unidos e que, desde de que assumiu o poder no Brasil, passou a “corrigir” o que chamou de “equívocos de governos brasileiros anteriores”, que, segundo o presidente, afastaram o Brasil dos EUA.

 

Fonte: Pleno News

Nesta terça-feira (19), Hilda Cândida seria a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no município de Rio das Flores, no sul do Rio de Janeiro. No entanto, prestes a completar 109 anos, ela abriu mão do imunizante, preferindo deixar “para alguém mais novo, que ainda pode viver mais”.

A enfermeira Cristiane Maria Moreira, de 41 anos, foi imunizada no lugar da idosa, no Hospital Geral Dr. Luiz Pinto.

– Estou partindo, não quero essa vacina […] Falar em doença é ruim, por isso eu sempre digo que ela já acabou – disse Hilda ao Jornal O Globo.

A idosa mora sozinha no distrito de Manuel Duarte e diz que continuará mantendo os cuidados de prevenção, como o distanciamento social, uso de máscaras de proteção e álcool em gel.

A vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro começou na última segunda-feira (18), em cerimônia no Cristo Redentor, um dos maiores pontos turísticos da cidade.

Fonte: Pleno News

Preso desde o dia 21 de dezembro do ano passado, o jornalista Oswaldo Eustáquio decidiu denunciar agressões e maus-tratos que estaria sofrendo de agentes penitenciários que acompanham sua rotina no Hospital Regional de Paranoá, em Brasília, onde ele está internado para tratamento das sequelas de uma queda sofrida dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.

No documento, divulgado pelo site Jornal da Cidade Online, Eustáquio narra, no início, que os policiais teriam desconfiado de uma possível “trama” para resgatá-lo. Contudo, ao serem interpelados por Oswaldo para que fizessem uma ocorrência na polícia, os agentes nada registraram oficialmente.

– Fui questionado pelo policial se eu tinha um primo com Gol branco. Informei que meus primos não vivem no DF [Distrito Federal]. O policial estava em conversa com o seu adjunto, Renan, que desconfiou de um possível resgate. Acham que havia uma trama para uma suposta fuga – disse.

E continuou.

– Solicitei que fizessem uma ocorrência na Polícia Militar. Eles não quiseram fazer. Ou seja: não estavam preocupados com a minha integridade física. Quando descartou a pífia desconfiança de fuga, ignoraram a situação; mesmo com o risco eminente de ser uma emboscada – detalhou.

Eustáquio, então, destacou que o agente Renan seria um “esquerdista declarado”, que teria prevaricado ao não avisar a Polícia Militar, mesmo que para registro, sobre o ocorrido envolvendo o veículo branco.

ATOS DE VIOLÊNCIA
O jornalista também narrou episódios de violência psicológica e física realizados por um agente denominado por ele como “Pacheco”, que seria um policial da Papuda. Segundo Eustáquio, no último domingo (17), o tal policial teria chutado as pernas do jornalista, que estava em cadeira de rodas, por duas vezes.

De acordo com Oswaldo, a agressão teria sido motivada por conta de uma ida da esposa do jornalista, Sandra Terena, para levar até a recepção do hospital uma sunga para que Eustáquio iniciasse o tratamento de hidroterapia. Sem um motivo claro, Pacheco teria impedido que o material para o tratamento fosse entregue ao jornalista.

Após o caso, Eustáquio contou que o policial penal ficou nervoso e avisou o chefe no presídio, que o afastou da escolta logo após o ocorrido. O agente então utilizou, indevidamente, o nome da juíza de Execuções do Distrito Federal, Leila Cury, para justificar as agressões físicas e morais a Eustáquio.

– Durante a madrugada, eles gritavam e davam risada, regozijando-se e celebrando a agressão ter sido abafada. Entraram no quarto e começaram a zombar de mim. “Cadê o Bolsonaro? Você está preso, e eu sou o Estado, e meu papel é transformar sua vida em um inferno”, disse o tal agente, colega de Pacheco, recusando-se a dizer o nome – contou Eustáquio.

Segundo Oswaldo Eustáquio, o agente prosseguiu dizendo que acabariam com o jornalista na prisão:

– Procure meu nome no relatório que vai te ferrar. Já falei com o Anderson, Secretário de Segurança do DF, e ele disse que vai falar com a Dra. Leila Cury para te ferrar e indeferir todos os teus pedidos. Você ficará sem visita da família e vamos proibir a entrada do seu advogado. Vamos “arrochar” o Hospital para diminuir seu tempo de tratamento e, lá, no presídio, vamos acabar com você – teria ameaçado o agente desconhecido.

Confira imagens da carta escrita por Oswaldo Eustáquio:

Primeira parte da carta de Oswaldo Eustaquio Foto: Reprodução
Segunda parte da carta escrita por Oswaldo Eustáquio Foto: Reprodução
Fonte: Pleno News

O deputado estadual Charlles Batista (Republicanos-RJ) deu uma dura resposta à atriz Maria Flor, que pediu o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em uma publicação que tem feito sucesso nas redes, a resposta de Batista já recebeu 313 mil visualizações em redes sociais, além do apoio de aliados de Bolsonaro.

Sem utilizar palavras de baixo calão, diferente a publicação da atriz, Charlles Batista utilizou diversos argumentos para refutar as declarações da “desprovida de inteligência” Maria Flor, como classificou o parlamentar fluminense, e apontou que o impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff foi legítimo.

Charlles Batista também rebateu outras fake news disparadas pela atriz, que perguntou o que o presidente Bolsonaro fez por Manaus, cidade que enfrenta sérios problemas no enfrentamento à pandemia Covid-19, citando os valores que foram enviados para o estado da Região Norte.

– Mandou mais de R$ 8 bilhões para o Amazonas, sendo mais de R$ 2 bilhões só para Manaus – disse o deputado.

O parlamentar fluminense lembrou que a indignação da atriz esquerdista é porque a “mamata acabou”, e disse que o presidente Jair Bolsonaro está no poder “graças a Deus e para felicidade dos brasileiros de bem”. A publicação de Charlles recebeu o apoio de diversas personalidades ligadas ao presidente, como o senador Flávio Bolsonaro.

O vídeo citado por Batista foi publicado nas redes sociais da atriz na última segunda-feira (18). Ao longo do conteúdo, Maria Flor usa de linguagem chula para criticar as razões que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e tenta criar argumentos que, segundo ela, levariam à queda de Bolsonaro.

– Agora, Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] não sabe se vai impitimar! “Não, ainda não mandei” (imitando Maia)’. Você, sinceramente, tome juízo nessa sua cabeça, você faça alguma coisa! A grande oportunidade que você tinha era votar essa p*** desse Impeachment. Daí a gente vai ficar com aquele Mourão – disse.

 

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (20), antes de deixar a Casa Branca, Donald Trump deixou uma carta para seu sucessor, Joe Biden. A informação foi dada pelo porta-voz do Executivo, Judd Deere, minutos após a partida do agora ex- presidente.

A carta foi deixada no salão oval, o escritório da Casa Branca. O ato é uma tradição que começou na transferência de poder entre Ronald Reagan e George H.W. Bush, em 1989.

A tradição passou pelos presidentes Bill CLinton, George W. Bush (filho) e Barack Obama. Este último, deixou para Tump a mensagem :

– Somos apenas ocupantes temporários deste posto […] Isso nos torna guardiães de instituições e tradições democráticas, como o Estado de Direito, a separação de poderes, a proteção dos direitos civis pelos quais nossos ancestrais lutaram – escreveu o democrata, há quatro anos.

Depois de assumir o poder, Trump disse que ligou para Obama para agradecer pela carta.

O conteúdo da carta do republicano para Joe Biden ainda não foi revelado.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Brasil já registra 7.564.622 milhões de pessoas curadas da Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 29 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos (860.796) que são os pacientes em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa a grande maioria do total de casos acumulados (87,6%). As informações foram atualizadas às 18h desta quarta-feira  (20/01) e enviadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. 

A doença está presente em 100% dos municípios brasileiros. Contudo, mais da metade das cidades (3.727) possuem entre 2 e 100 casos. Em relação aos óbitos, 5.073 municípios tiveram registros (91,1%), sendo que 862 deles apresentaram apenas um óbito confirmado. 

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. 

Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde. 

O Ministério da Saúde já destinou aos 26 estados e o Distrito Federal R$ 198,1 bilhões, sendo que desse total foram R$ 134 bilhões para serviços de rotina do SUS, e outros R$ 64,2 bilhões para a Covid-19. Também já foram comprados e distribuídos 27,9 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 306,8 milhões de EPI, mais de 20,6 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 13.296 equipamentos para todos os estados brasileiros. 

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil registra 8.638.249 milhões de casos confirmados da doença, sendo 64.385 mil registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h. 

Em relação aos óbitos, o Brasil tem 212.831 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registrados 1.340 óbitos nos sistemas oficiais, sendo que 635 óbitos ocorreram nos últimos três dias. Outros 2.811 permanecem em investigação. 

 

Fonte: BlogBraga

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria Municipal de Saúde comunica o 108º óbito em decorrência da Covid-19, ocorrido nessa terça-feira (19), no Hospital do Oeste em Barreiras. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 61 anos, que era ex-tabagista, não resistiu ao agravamento da doença. Informa ainda, que o comunicado se deu nesta quarta-feira (20), pela necessidade de confirmação do domicílio do paciente.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos do paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A Secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que ainda devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Fonte: BlogBraga

Joe Biden foi empossado nesta terça-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos, assumindo um país profundamente dividido e com o maior número de casos e mortes da Covid-19 em todo o mundo. 

O democrata, aos 78 anos, se torna o presidente mais velho da história da nação em uma cerimônia que foi drasticamente reduzida em Washington, despida da tradicional pompa e circunstância dado a pandemia e preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Após fazer o juramento, conduzido pelo Juiz-Chefe do país, John Roberts, Biden discursou, dizendo que a sua posse é o "triunfo da democracia". 

"Através de um desafio único, a América foi testada e se levantou à altura. Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa —a causa da democracia", afirmou. "A vontade do povo foi ouvida, e a vonade do povo foi atendida. Aprendemos novamente que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu".

"Neste mesmo chão, onde há poucos dias, a violência tentou abalar a fundação desta capital, nós nos juntamos como uma única nação, para conduzir uma transferência de poder pacífica, como nos últimos 200 anos". 

O novo chefe de Estado jurou que será um presidente "para todos os norte-americanos", incluindo os que não o apoiaram durante a campanha. 

"Eu lutarei tanto por aqueles que não me apoiaram quanto por aqueles que apoiaram", disse.

Trump deixou a capital do país mais cedo nesta terça e não participou do evento. É a primeira vez que um presidente não comparece à posse do sucessor em mais de 150 anos. 

O ex-presidente, que nunca reconheceu a derrota na eleição de 3 de novembro, não mencionou o nome de Biden durante seu último discurso no cargo nesta manhã, em que prometeu retornar "de alguma maneira". Ele embarcou no avião presidencial para Mar-A-Lago, o resort dele na Flórida. 

Republicanos do alto escalão do partido, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence, participaram da posse, junto dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton. 

 

Kamala Harris toma posse como vice-presidente dos Estados Unidos
Kamala Harris toma posse como vice-presidente dos Estados Unidos
Foto: Kevin Lamarque - 20.jan.2021/Reuters

A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, fez seu juramento ao cargo minutos antes de Biden também passar por essa etapa do protocolo de posse.Harris fez o juramento ao cargo acompanhada pela juíza do Supremo Tribunal dos EUA, Sonia Sotomayor, primeira latina indicada ao cargo.

“Eu, Kamala Harris, juro solenemente que vou apoiar e defender a Constituição dos EUA contra todos inimigos nacionais e internacionais, que serei fiel e leal à Nação. Aceito esse cargo por vontade própria, sem nenhuma ressalva ou intenção de evasão. Desempenharei bem e com fidelidade meus deveres no cargo que assumo agora com a graça de Deus.”

Em atualização

(*Com informações da CNN Internacional e da Reuters)

Fonte: CNN Brasil

Um novo estudo sugere que alguém possa ser infectado com uma das novas variantes do coronavírus ainda que já tenha tido Covid-19 ou tenha sido vacinado.

A variante foi encontrada pela primeira vez na África do Sul, em outubro, e agora já está em mais de uma dúzia de países.

“Eu acho que deveríamos estar em alerta”, disse Penny Moore, professora associada no Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis na África do Sul e autora sênior da pesquisa.

“Se baseando nos dados de Penny, é provável que a vacina seja de alguma forma menos eficaz, mas quanto menos, não sabemos”, disse David Montefiore, um virologista no Centro Médico da Duke University, nos Estados Unidos.

Montefiori acrescentou que este é o primeiro estudo que lhe propõe sérias dúvidas sobre se a infecção prévia ou uma vacina protegerão contra uma nova cepa de coronavírus.

“Esta é a primeira vez que eu fico bastante preocupado com uma variante evadir parcialmente da resposta imune e da vacina”, ele disse.

Ambos especialistas enfatizaram que as pessoas ainda devem tomar as vacinas. É extremamente efetiva contra outras formas do vírus e eles acreditam que ainda garante um nível de proteção contra a nova variante também.

O estudo foi postado em um servidor pré-publicação e ainda não foi revisado por pares (peer review) ou publicado em uma revista de medicina.

Este é um dos primeiros relatórios a observar os efeitos da variante na potência dos anticorpos. Laboratórios ao redor do mundo estão estudando furiosamente o problema e esperam relatar os resultados nas próximas semanas.

“Eu me preocupo desesperadamente que nas próximas 6 a 12 semanas, nós vamos ver uma situação na pandemia como nada que vimos até agora. E este é um desafio que acredito que muitas pessoas ainda não perceberam”, disse Michael Osterholm, epidemiologista na Universidade de Minnesota e membro do Conselho da Covid-19 do governo de transição de Joe Biden, à CNN.

“Um duplo escape do sistema imune”

Ilustração em 3D representando o novo coronavírus
Ilustração em 3D representando o novo coronavírus
Foto: Nexu Science Communication/Reuters

No estudo, Moore e suas colegas recolheram o sangue de 44 pessoas que tiveram Covid-19. Quase todos os casos foram confirmados de que ocorreram antes de setembro, ou seja, antes de a nova variante ter sido encontrada na África do Sul.

Os pesquisadores então observaram para ver se seus anticorpos lutariam contra a nova variante.

Para cerca de metade das 44 pessoas, seus anticorpos foram impotentes contra a nova cepa.

“Nós vimos um nocaute”, disse Moore. “Foi um resultado assustador”.

Para a outra metade, a resposta imune foi fraca, mas não totalmente nocauteada.

A análise mostrou que a resposta imunológica mais forte veio daqueles que sofreram casos mais severos de Covid-19, e portanto, desenvolveram uma resposta de anticorpos mais robusta depois da doença.

As culpadas são mutações em duas partes diferentes nos “espinhos” (spikes) que estão no topo do coronavírus. As vacinas funcionam mirando nesses espinhos.

“É um escape duplamente armado do sistema imune”, disse Moore.

Moore enfatizou que estes resultados foram vistos em laboratório, e estudos precisam ser feitos para ver se pessoas que já tiveram Covid-19 serão infectadas pela nova variante. 

O ensaio com os anticorpos não mediu outras respostas imunes, como das células-T, que são geradas por infecções anteriores e vacinas.

O que isso significa para a vacina

Vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech
Vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech
Foto: Charles Platiau/Reuters (30.dez.2020)

 

O time de Moore está agora colhendo sangue de pessoas que foram vacinadas para verificar se seus anticorpos podem lutar contra a nova cepa da doença.

“Eu acredito que os dados sobre pessoas com infecções anteriores levantam todo o tipo de alerta para as vacinas”, ela disse. “Precisamos testar para entender”.

Montefiore, o virologista da universidade Duke, concorda.

“Eu não tenho nenhuma razão para pensar que os resultados com pessoas que foram vacinadas serão tão diferentes do que com pessoas que tiveram infecções prévias”, ele disse.

Em um primeiro momento, as duas vacinas autorizadas para uso nos Estados Unidos — Pfizer e Moderna — funcionam muito bem, até mesmo se a nova variante quiser brigar, a redução na eficácia provavelmente será leve.

“Temos de lembrar, as vacinas Pfizer e Moderna possuem 95% de eficácia — este é um nível extraordinário de eficácia”, disse Montefiori. “Se cair para 90, 80, 70%, continuam muito, muito boas e provavelmente terão grande impacto na pandemia”.

Além disso, enquanto a vigilância na África do Sul mostra que a nova cepa está se tornando a dominante no país, Montefiori aponta que ela foi encontrada em pequenos números em apenas outros 13 países.

O Reino Unido, que possui um sistema de vigilância bastante agressivo, encontrou 45 pessoas com a variação, de acordo com a GISAID, uma iniciativa independente de compartilhamento de dados. Botsuana sofreu com 6 casos, Japão com apenas cinco; houveram quatro casos identificados na Alemanha, e dois em cada: França, Austrália, Suíça e Finlândia; e um em cada: Suécia, Coreia do Sul, Noruega, Irlanda e Países Baixos.

Além disso, a vacinação engatilha uma resposta imunológica mais forte do que a infecção.

Na segunda-feira (18), pesquisadores do Centro Médico Sheba, em Israel, anunciaram que a análise do sangue de 102 trabalhadores de hospitais que receberam duas doses da vacina da Pfizer aponta que a taxa de anticorpos encontrados neles são maiores que de pessoas que tiveram formas severas da Covid-19. O estudo ainda não foi revisado por pares, publicado ou postado na internet.

“Estas são boas notícias”, disse Moore.

Enquanto cientistas trabalham entender os efeitos da nova cepa do coronavírus na vacina, especialistas recomendam a prevenção: usar a máscara, se distanciar socialmente, é o melhor caminho para diminuir as taxas da Covid-19 — isto e vacinar-se quando puder.

Amir Tal e Naomi Thomas contribuíram para esta reportagem.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês.)

Fonte: CNN Brasil

Quando o quesito é criatividade, o brasileiro pode largar na frente de outros países. Exemplos que confirmam essa premissa vieram à tona recentemente, depois que algumas pessoas começaram a usar o PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central, para...paquerar.

A ferramenta foi lançada em novembro do ano passado com o objetivo de permitir transações financeiras entre usuários em tempo real e sem custos adicionais. No entanto, há usuários indo um pouco além e usando a plataforma como se fosse uma rede social. 

Os flertes têm seguido a seguinte método: a pessoa envia uma quantia simbólica para a conta de quem está interessada e, no campo onde deveria escrever a identificação da transferência, acrescenta um flerte.

Um dos primeiros casos do tipo viralizou depois que um internauta fez um post contando que sua ex-namorada, bloqueada em todas as suas redes sociais, havia lhe enviado uma sequência de transferências pelo PIX, todas no valor de R$ 0,01, com pedidos para reatar o namoro. 

Não demorou muito para que outras pessoas aderissem à ideia e compartilhassem suas chaves do PIX, pedindo que interessados lhe fizessem um “agrado” semelhante.

Outros foram ainda mais longe e deram um nome para isso: "pixsexual", que virou sinônimo da brincadeira, e fez até o Banco Central se manifestar sobre o assunto.

O que o Banco Central tem a dizer

A autarquia garante que o único objetivo da ferramenta é dar mais agilidade às transações financeiras e ressalta: “o PIX é um meio de pagamento, não uma rede social”. 

O BC acrescenta também que não há previsão legal para bloqueio de usuários específicos dentro do sistema. Contudo, para quem não quer ser incomodado com mensagens, indica que o usuário pode configurar o aplicativo do banco onde mantém a conta para não receber notificações de pagamentos. 

Sobre quem compartilha suas chaves do PIX na internet, esperando receber uma transferência, a instituição alerta que a exposição vem com riscos, principalmente quando a chave cadastrada é o CPF ou número de telefone, que são dados sensíveis.

Já para a chave aleatória, que não inclui dados pessoais, a entidade garante ser seguro compartilhá-las, já que elas não dão acesso à conta, servindo apenas para receber o dinheiro. 

Fonte: CNN Brasil

Uma forte explosão sacudiu o centro de Madri, na Espanha, nesta quarta-feira (20). Diversos andares de um prédio na região de Toledo, no centro da cidade, ficaram destruídos. As causas ainda não são conhecidas. Três pessoas morreram no acidente e mais seis ficaram feridos, sendo uma delas em estado grave.

O edifício abriga a Paróquia de la Virgen de la Paloma y San Pedro el Real.Segundo fontes do governo, a principal suspeita é de um vazamento de gás.

Pelas redes sociais, o Gabinete de Emergências da prefeitura de Madri informou o envio de 11 unidades do Samur (veículos de atendimento de emergência) para o local para conter os estragos da explosão.

Idosos de uma casa de repouso que fica ao lado do edifício danificado foram retirados pelas autoridades por precaução.

 

Fonte: CNN Brasil

O empresário Luciano Hang, dono da rede lojas Havan, é mais um que testou positivo para a Covid-19. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, ele está internado em um hospital da Prevent Sênior em São Paulo.

Hang tem 58 anos e apresenta estado de saúde estável.

Ele já está há alguns dias na unidade Dubai do Hospital Sancta Maggiore, no Morumbi.

De acordo com o veículo, além do empresário, também estão internados sua esposa, Andrea Hang, que também apresenta estado estável, e sua mãe, Regina Modesti Hang, que tem 82 anos e está na UTI.

Luciano Hang e sua mãe, Regina Modesti Hang Foto: Reprodução
Fonte: Pleno News

A Prefeitura de Colares (PA) isolou um terreno no município após “caçadores de tesouros” encontrarem moedas raras enterradas no quintal de uma residência. Os objetos são considerados “tesouros” pelo poder municipal e passaram a ser alvos de pessoas interessadas em vender as relíquias.

Imagens das moedas foram compartilhadas em redes sociais. Em uma delas, é possível ver a data 1819, mostrando que ela foi cunhada ainda no período colonial no Brasil, que durou até 1822.

A área foi isolada após denúncia de outros moradores, que relataram ter tomado conhecimento de um homem usando um detector de metal no terreno. Ele teria se passado por professor de história para entrar no local e, acompanhado de outras pessoas, levado dezenas de moedas. A dona da residência, no entanto, não é investigada como cúmplice.

Após a episódio, a Prefeitura de Colares registrou um boletim de ocorrência e acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar um estudo na área.

Ao portal Uol, o secretário de Cultura do município, Fabiano Silva, disse que a intenção é criar um museu no futuro.

– Isolamos o terreno para resguardar o espaço para estudos. Ainda não identificamos essas pessoas que participaram da caça ao tesouro, mas tomamos as providências para quem em um futuro a gente criar um museu no município – explicou.

Carrinho com moedas foi levado por “caçador de tesouros” Foto: Reprodução

O Iphan também se pronunciou sobre o local e disse que, após terminar a vistoria, “poderá cadastrar o local do achado como sítio arqueológico, indicando o desenvolvimento de estudos e, se for o caso, instituições para a guarda dos artefatos”.

Além disso, o órgão explicou que “artefatos arqueológicos possuem valor inestimável para a compreensão do passado, e, no caso dos objetos encontrados em Colares, da ocupação do litoral paraense. A venda desses objetos é ilegal”.

A Prefeitura de Colares disse ter visto anúncios de venda da moeda nas redes sociais por R$ 160. No entanto, o historiador Franck Coutinho explicou ao veículo que, se confirmada a autenticidade moeda, seu valor pode chegar a R$ 15 mil.

Fonte: Pleno News

Enquanto a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados segue acirrada, os principais candidatos ao posto seguem em busca de apoio. No entanto, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) pode encontrar dificuldades devido ao fato de seu irmão ter sido acusado de receber R$ 1 milhão da Odebrecht. A informação foi dada ao site Poder 360.

O pagamento ilegal teria sido feito em dinheiro vivo durante a campanha eleitoral de 2014 por serviços prestados pela produtora Ilha Produção Ltda. A empresa é de propriedade de Paulo Luciano Tenuto Rossi e da esposa de Baleia Rossi, Vanessa da Cunha Rossi.

Uma denúncia da Promotoria Eleitoral de São Paulo apontou que, em 2014, a Odebrecht teria se comprometido a destinar R$ 6 milhões à campanha de Paulo Skaf ao governo estadual. Do total, R$ 1 milhão teria sido entregue a Paulo Luciano, irmão de Baleia Rossi. A intenção era obter ganhos, caso Skaf fosse eleito.

Tanto Skaf quanto o irmão de Baleia Rossi são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e caixa dois.

Além disso, os promotores também apontaram, na denúncia, que há uma segunda investigação envolvendo pagamento de caixa dois a Baleia Rossi.

Em nota, Baleia disse que não tem “nenhuma relação com essa acusação e [que] nenhum valor ilícito recebeu”. A mulher dele não é parte no caso citado.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |