Blog Santo Antônio
Notícias

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) realizam na manhã desta quarta-feira (18), uma operação que investiga o recebimento de propina por desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para influenciar na solução e no andamento de processos que tramitam na Corte. Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão.

Intitulada de Operação Cosme, a ação investiga sete pessoas que ofereciam retribuições financeiras e outras vantagens indevidas para obter privilégios na Justiça mineira. São cumpridos seis mandados em Belo Horizonte, um na cidade de Ipanema, um em Engenheiro Caldas, todas em Minas Gerais, além de dois no estado de São Paulo.

Entre os alvos da operação estão os desembargadores Geraldo Domingos Coelho e Paulo Cézar Dias, além do advogado Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho, que morreu em fevereiro deste ano. Também foi permitida a quebra de sigilo fiscal e bancários de vários investigados.

A operação é um desdobramento da Operação Capitu, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2018 que apurou a doação irregular de dinheiro para políticos e partidos, além de um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Fonte: Pleno News

Um prédio de cinco andares em fase de construção tombou na noite desta terça-feira (17) no município de Betim, Minas Gerais. Assustados, os vizinhos acordaram com estalos vindos da estrutura e chamaram o Corpo de Bombeiros ao ver que o edifício estava se inclinando. Por ser uma obra ainda em acabamento, não havia moradores no local, mas os imóveis do entorno precisaram ser evacuados às pressas, deixando 15 famílias desalojadas. Segundo à Defesa Civil Estadual, o risco de desabamento é grande.

– Ouvi alguma coisa caindo e percebi meus pais me chamando, desesperados. Saímos de casa e vimos muitas pessoas gritando para sairmos de casa. Custamos a achar a chave do portão, que é elétrico. Não tinha luz aqui. É horrível quando parece que vai cair alguma coisa perto de você a qualquer momento – relatou Dalila Silva, uma das vizinhas da construção, ao G1.

Para os bombeiros, a grande quantidade de chuva que atingiu a região pode ter sido responsável por provocar o incidente. Não há previsão para o retorno das famílias as suas casas, pois a chuva pode voltar nas próximas horas.

Após inspecionarem o prédio, técnicos da Defesa Civil recomendaram que a estrutura seja completamente demolida. O dono do imóvel tombado está hospitalizado por ter passado mal quando tomou conhecimento do ocorrido.

Fonte: Plano News

No mês da Consciência Negra, a Visão Mundial – que integra a rede World Vision, uma das mais expressivas organizações de ajuda humanitária do mundo, alerta: número de mortes violentas que têm como vítimas meninas e meninos com menos de 18 anos de idade tem aumentado no Brasil.

De acordo com dados do Ipea/Atlas da Violência e Unicef, de 1996 a 2017, 191 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio no Brasil. Outro levantamento, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, aponta que 74,4% das vítimas de violência letal no Brasil são negras e que 51% foram jovens de até 29 anos. A maioria das vítimas é de homens jovens negros e moradores de periferia.

Para mudar esta realidade, o projeto #EuSintonaPele, do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, da ONG), tem realizado ações de conscientização. Entre 2018 e 2020, o movimento atuou em nove municípios, mobilizando mais de 1.300 jovens e adolescentes e implementando cinco projetos liderados por jovens para a redução de violência em comunidades vulneráveis. Além disso, foram reunidos 38 grupos de adolescentes e jovens com formações nos temas da Segurança Pública, Racismo e Juventude.

– A maioria dos jovens e adolescentes que participam do MJPOP são negros e atuam monitorando políticas públicas nas periferias das grandes cidades. Nos últimos anos, tem aumentado muito a violência contra essa juventude. A partir dessa realidade, surgiu o projeto #EuSintoNaPele para monitorar políticas de segurança pública – explica o Diretor de Advocacy da Visão Mundial, Welinton Pereira.

– Em dois anos, foram alcançados resultados importantes, além da construção de propostas de uma política pública de segurança mais efetiva e que, acima de tudo, conta com a participação popular dos jovens, que são os principais atingidos pela violência e que, portanto, precisam ser ouvidos – completa.


Jovens participam do MJPOP com o movimento #EuSintoNaPele

Os dados são alarmantes e, de acordo com a Visão Mundial, a necessidade de mobilização e protagonismo jovem são cruciais. Levantamento do Ipea aponta a agravante do racismo na questão da violência; de acordo com a instituição, de 2007 a 2017, a taxa de pessoas negras vítimas de homicídio aumentou 33%, enquanto que no mesmo período, entre pessoas não negras, a taxa foi de 3%.

– Ser jovem negro no Brasil é um processo de luta constante. Aqui, se você nasce preto, você nasce com uma sentença. Passar da adolescência e chegar à juventude sem nenhuma experiência de violência é um fato a ser celebrado. Não há como ser um adolescente ou jovem negro no Brasil e não viver com medo – afirma Gabriel Dias, hoje com 25 anos, e que tem atuado junto ao MJPOP desde as primeiras ações do movimento em Salvador (BA), onde vive.

Os jovens e adolescentes do MJPOP têm atuado de maneira local para garantir a segurança e condições dignas de sobrevivência, principalmente da população jovem afrodescendente. Já no âmbito nacional, têm trabalhado para a formulação de políticas públicas e de modificações necessárias na legislação para que as juventudes possam usufruir de condições para viver e se desenvolver de forma plena e em igualdade de oportunidades.

Fonte: Pleno News

William Bonner e Renata Vasconcelos protagonizaram o nascimento de um novo meme nas redes sociais durante o Jornal Nacional desta terça-feira (17). O programa sofreu uma falha técnica que impediu o andamento das pautas, deixando os apresentadores desconcertados e fazendo com que Renata contatasse a técnica ao vivo. Imediatamente, a nova frase “Alô técnica?” virou piada nas redes sociais.

O imprevisto aconteceu logo após uma reportagem sobre a cúpula dos BRICS. William Bonner anunciou uma matéria sobre documentos do Governo Federal que facilitaram a exportação de madeira ilegal, mas ela não foi ao ar. “Nós daqui a pouco vamos assistir essa reportagem”, disse Renata, dando seguimento.

– Bom… o palácio do planal… bom, depois a gente dá a resposta do Palácio do Planalto?”, questionou, incerta, seu colega de bancada, William Bonner.

O âncora disse, então, que perguntaria à técnica sobre qual reportagem chamariam em seguida, mas não recebeu resposta da produção. Diante do silêncio prolongado, Renata abaixou a cabeça e o volume de voz, perguntando “Alô, técnica?”.

– Nós tivemos um problema técnico e por isso não conseguimos mostrar a reportagem, mas ela vai ser apresentada daqui a pouquinho – concluiu Bonner, prosseguindo para outras matérias.

Após um comercial, o apresentador retornou, informando que o problema havia sido resolvido.

– Agora sim, a casa está arrumada – comemorou.

 

Fonte: Pleno News

A recontagem de votos no estado da Geórgia encontrou cerca de 2.600 cédulas não computadas no condado de Floyd, cujos votos devem contribuir para a redução da vantagem do democrata Joe Biden sobre o presidente Donald Trump no território em aproximadamente 800 pessoas.

Ao todo, as cédulas descobertas mostraram 1.643 votos para Trump contra 865 de Biden, diferença que ajudaria a diminuir a vantagem do democrata para o republicano em 778 votos. Segundo o gerente de votação do estado, Gabriel Sterling, o problema ocorreu por que funcionários não carregaram os votos na máquina que faz a leitura das cédulas.

– Não é um problema de equipamento. É uma pessoa que não está executando seu trabalho adequadamente. Este é o tipo de situação que requer uma mudança no topo da administração – disse.

Segundo Luke Martin, presidente do Partido Republicano do Condado de Floyd, os votos não contados foram dados durante a votação pessoal no Edifício Administrativo do Condado de Floyd, que inclui o escritório eleitoral do condado. Mais da metade das 5 mil cédulas impressas lançadas em um scanner óptico não foram registradas inicialmente.

– É muito preocupante, mas isso não parece ser um problema generalizado. Estou feliz que a auditoria tenha revelado isso e é importante que todos os votos sejam contados – relatou Martin.

As cédulas não contabilizadas ​no condado de Floyd são a questão mais significativa encontrada até agora durante a recontagem da Geórgia. O secretário de Estado, Brad Raffensperger, disse que os números recontados de outros condados se aproximam dos números originais.

O diretor estadual de eleições, Chris Harvey, declarou que as cédulas devem ser verificadas novamente e tabuladas até esta sexta-feira (20). Segundo ele, o objetivo da auditoria é justamente encontrar problemas ocorridos durante a apuração original.

– Todos os votos serão enviados e os resultados serão o que são – declarou Harvey.

Fonte: Pleno News

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 18 (DEZOITO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: oito pacientes do gênero masculino, de 25 a 42 anos; dez pacientes do gênero feminino, de 21 e 43 anos. Os pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 3.653 (três mil, seiscentos e cinquenta e três) casos confirmados da Covid-19 e 36 (trinta e seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Itália registrou, nas últimas 24 horas, 731 óbitos em decorrência da Covid-19, o pior número desde o início de abril, e 32.191 novos infectados pela doença, o que elevou o total de mortos para 46,4 mil e o de casos para 1,2 milhão. Nesta terça-feira (17), o país é o sexto em número de mortes, atrás apenas de Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Reino Unido, e o nono em casos confirmados. As informações são do portal G1.

 

Neste momento, são 733,8 mil italianos infectados pelo novo coronavírus, aumentando a pressão sobre o sistema de saúde do país. Há mais de 33 mil pessoas hospitalizadas no país, das quais 3,6 mil estão em uma unidade de terapia intensiva.

 

Para tentar conter o vírus, o governo da Itália decretou até 3 de dezembro um toque de recolher nacional entre as 22h e as 5h, restringiu o horário dos restaurantes e fechou cinemas, teatros, ginásios e piscinas.

 

França

A França ultrapassou a Rússia e se tornou, nesta terça, o quarto país com mais casos do novo coronavírus no mundo, superando os 2 milhões de infectados, aponta levantamento da Universidade Johns Hopkins.

 

O país é um dos mais afetados pela segunda onda de contágio na Europa e está em sétimo entre as nações com maior número de mortes (45,1 mil).

 

O governo francês também adotou medidas de restrição desde o fim de outubro, como o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de que pessoas apresentem justificativas para circular nas ruas.

 

O avanço da Covid-19 preocupa também na Alemanha e na Áustria, que começou nesta terça um lockdown, que inclui o fechamento de escolas e lojas não essenciais, duas semanas após o estabelecimento de um bloqueio parcial que não conteve a propagação do coronavírus no país.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A fabricante chinesa Sinovac, responsável pela produção da vacina Coronavac, divulgou que a vacina tem capacidade de produzir anticorpos em 28 dias após a sua aplicação. A empresa divulgou o estudo de maneira oficial da sua fase 3 de testes, que estava sendo realizada em diversos países, incluindo o Brasil. 

 

O estudo no Brasil, é testado em parceria com o instituto Butantan e trata-se da primeira publicação oficial dos testes das fases anteriores. Enquanto, a maioria já haviam sido publicadas, como Pfizer e Moderna.

Fonte: Bahia Notícias

A Polícia Técnico-Científica de Goiás confirmou, nesta terça-feira (17), que é da japonesa Hitomi Akamatsu, 43, o corpo encontrado escondido, entre pedras e terra, a dez metros de uma cachoeira na propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no entorno do Distrito Federal. A Polícia Civil prendeu poucas horas antes um jovem de 18 anos, morador da cidade, que admitiu a autoria do crime.

A Polícia Civil informou que não há indícios de qualquer envolvimento do alegado médium João Teixeira de Faria, 79, o João de Deus, preso em dezembro de 2018 e condenado a mais de 60 anos de prisão por uma série de crimes sexuais contra mulheres que frequentavam a casa. Em março deste ano, ele passou a cumprir prisão domiciliar, em Anápolis, a 60 km de Goiânia.

Segundo a Polícia Civil, Hitomi fazia tratamento na Casa Dom Inácio de Loyola e estava desaparecida há uma semana. Em estado de decomposição, o corpo foi encontrado, pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (16), seis dias depois de ela ter sido vista pela última vez. A identificação foi realizada por meio de impressões digitais.

A Embaixada Japonesa no Brasil enviou seus representantes ao IML (Instituto Médico Legal) de Anápolis, a 36 km de Abadiânia, para realizar a liberação do corpo.

A Polícia Civil não divulgou a identidade do jovem preso pelo assassinato e ocultação de cadáver de Hitomi. Em depoimento, o preso que estava sendo cobrado por uma dívida de drogas e foi ao local, que sabia que era frequentado por muitos estrangeiros, para tentar assaltar alguém. Em seguida, conforme seu relato, ele abordou a japonesa, e ela ofereceu resistência. Depois, o suspeito disse, a enforcou usando a própria camisa, por medo de ser denunciado.

O jovem também disse à polícia que não encontrou nada de valor com a vítima e, por isso, roubou uma peça de roupa dela e outros pertences, que, segundo ele, foram queimados em seguida. Durante seu depoimento, o suspeito contou ter achado um litro de combustível que usou para atear fogo nos objetos.

Na investigação, a polícia teve auxílio de imagens de câmeras de monitoramento que mostram o jovem deixando, de bicicleta, o local. Em uma das imagens, ele aparece com uma roupa branca em seu ombro direito, a qual, segundo os investigadores, pode ter sido roubada da vítima. Segundo a polícia, o jovem ainda não apresentou advogado.

Conhecida por receber pessoas do mundo inteiro em busca de tratamento espiritual, a Casa Dom Inácio de Loyola foi fundada por João de Deus. Após a prisão dele, o local continuou a receber visitantes, mas em número bem menor. O comércio da cidade, movimentado pelo turismo religioso, praticamente parou após o escândalo sexual.

No último dia 4, João de Deus recebeu alta médica de um hospital particular em Brasília, onde estava internado desde o dia 24 de outubro. Ele foi submetido a cirurgia de cateterismo e também faz tratamento quimioterápico por causa de um câncer no estômago.

Advogado de João de Deus, Marcos Lara disse que o seu cliente não frequenta mais a Casa Dom Inácio de Loyola desde que foi preso. "Ele não pode passar nem na rua da casa nem interferir presencialmente ou espiritualmente", afirmou. Segundo o advogado, o quadro de saúde do preso é regular e estável. Ele passa o dia em sua casa própria, em Anápolis, com auxílio de funcionárias, e recebe visita dos filhos.

Fonte: Bahia Notícias

Mais de 200 brasileiros estão sem conseguir tirar visto de estudante para realizar cursos em universidades americanas. Fazem parte do grupo pessoas aprovadas em diversos níveis, da graduação ao doutorado, e que precisam do visto para fazer matrícula e ter acesso às bolsas de estudo que ganharam.

 

Segundo o relato dos estudantes, a entrevista para tirar o visto é marcada, mas 20 dias antes da data é cancelada pelas autoridades americanas, que explicam que a embaixada e os consulados não estão funcionado e não têm previsão para voltar a funcionar. Muitos alunos tentaram tirar visto de emergência, mas também tiveram os pedidos negados, segundo o Globo.

 

Os brasileiros pedem para receber o mesmo tratamento dado a estudantes europeus e de outros países da América Latina, com quem eles conversaram, e para quem os EUA estão liberando entrevistas de vistos desde junho e também a entrada no país com a adoção de cuidados sanitários.

 

Procurado, o consulado americano no Rio de Janeiro respondeu que os EUA "continuam sendo o principal destino global de estudantes internacionais" e que reconhece "os sérios desafios que a pandemia da Covid-19 têm colocado tanto para universidades quanto para estudantes".

 

A nota diz ainda que o consulado espera que "muitos estudantes internacionais que planejaram estudar nos EUA ainda possam fazê-lo". 

 

Já pelo Facebook, ao questionar o consulado, uma resposta automática é enviada. "A Embaixada e os consulados dos EUA no Brasil suspenderam as entrevistas rotineiras de vistos de imigrante e não imigrante. Retomaremos as entrevistas rotineiras de visto o mais rápido possível, mas não podemos fornecer uma data específica até o momento", diz o texto. 

Fonte: Bahia Notícias

A cidade de Macapá-AP registrou um novo apagão total nesta terça-feira (17). O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou o que chamou de "uma ocorrência no Amapá". Desde o último domingo (15), havia um rodízio, com regiões da capital do estado que ficavam três horas com energia e três horas sem.

 

Apesar da prefeitura e o governo do estado ainda não se manifestarem, o caso foi confirmado por relatos pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no Amapá.

 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade -AP), disse nas redes sociais que "estamos novamente com apagão total no Amapá". "É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento", finalizou em publicação no Twitter. 

Fonte: Bahia Notícias

As empresas que ainda estiverem aplicando a redução de jornada e salário no mês de dezembro deverão calcular o valor do 13º de seus funcionários sobre a remuneração integral.

Para quem decidir parcelar esse pagamento, o primeiro depósito deve ser feito até o dia 30 de novembro.

O Ministério da Economia informou nesta terça (17) que produziu uma nota técnica com parâmetros para o cálculo do abono de Natal.

Como a legislação prevê que a gratificação tenha como referência o salário do mês de dezembro, havia dúvida quanto ao cálculo do 13º dos trabalhadores que ainda estão com as reduções permitadas pela Medida Provisória 936, depois convertida na Lei 14.020.

"Os trabalhadores com jornadas de trabalho reduzidas no âmbito do benefício emergencial devem ter as referidas parcelas pagas com base na remuneração integral. Esta regra deve ser observada, especialmente, nos casos em que os trabalhadores estiverem praticando jornada reduzida no mês de dezembro", afirma a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

A nota diz também os períodos de suspensão de contrato não devem ser computados no cálculo do 13º. O entendimento vale também para a contagem do direito a férias. A exceção, segundo o Ministério, é para casos em que o empregado trabalhou mais de 15 dias em um determinado mês.

Nesse caso, a regra favorece o empregado. Se um funcionário trabalhou por 16 dias no mês de abril, por exemplo, e desde então ficou como contrato suspenso, a empresa deverá calcular o 13º sobre três meses inteiros que ele trabalhou e mais os dias em abril.

"A diferenciação ocorre porque na redução de jornada o empregado permanece recebendo salário, sem afetar seu tempo de serviço na empresa, o que permite computar o período de trabalho para todos os efeitos legais. Com a suspensão dos contratos de trabalho, no entanto, a empresa não efetua pagamento de salários e o período de afastamento não é considerado para contagem de tempo de serviço, afetando assim o cálculo das férias e do 13º", diz o Ministério da Economia, em nota.

Fonte: Bahia Notícias

O casos da Covid-19 na Bahia estão em tendência de crescimento, é o que mostram os dados diários divulgados pela Secretaria da Saúde nos últimos dias. A média móvel de novos casos confirmados na Bahia vem aumentando. O número esteve em torno de mil no início de novembro, e nesta segunda-feira (16) está em torno de 1.500. 

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 24 mortes e 712 novos casos de Covid-19. 

 

Os números totais chegaram a 374.721 casos confirmados e 7.967 mortes desde o início da pandemia. 

Fonte: Bahia Notícias

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 20 (VINTE) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: nove pacientes do gênero masculino, de 19 a 76 anos; onze pacientes do gênero feminino, de 17 e 49 anos. Os pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 3.635 (três mil, seiscentos e trinta e cinco) casos confirmados da Covid-19 e 36 (trinta e seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.
17
Nov / 2020

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que as consultas e os exames dos pacientes já agendados na Rede Municipal de Saúde não estão sendo canceladas.

A Prefeitura esclarece ainda que, excepcionalmente nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de novembro, um médico cirurgião que atende pela Rede Municipal de Saúde, informou que não poderia comparecer ao seu local de trabalho, e, em decorrência deste fato, os procedimentos marcados com este profissional para essas datas precisaram ser cancelados, mas serão remarcados.

A programação do mês de novembro segue normal, assim como também seguem normais as cirurgias programadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
17
Nov / 2020

OFERTAS RELÂMPAGO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O casos da Covid-19 na Bahia estão em tendência de crescimento, é o que mostram os dados diários divulgados pela Secretaria da Saúde nos últimos dias. A média móvel de novos casos confirmados na Bahia vem aumentando. O número esteve em torno de mil no início de novembro, e nesta segunda-feira (16) está em torno de 1.500. 

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 24 mortes e 712 novos casos de Covid-19. 

 

Os números totais chegaram a 374.721 casos confirmados e 7.967 mortes desde o início da pandemia. 

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |