Blog Santo Antônio
Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não foram consolidados os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 176 (cento e setenta e seis) resultados, sendo que 91 (noventa e um) testaram negativo e 85 (oitenta e cinco) testaram positivo. Os 91 (noventa e um) casos que testaram negativo trata-se de 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 84 anos e 38 (trinta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 64 anos.

Já os 85 (oitenta e cinco) casos que testaram positivo, trata-se de 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 mês e 81 anos. Destas, 30 (trinta) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 20 (vinte) tiveram contato com casos confirmados, sendo 02 (duas) profissionais de saúde e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta. E 32 (trinta e dois) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 76 anos. Destes, 25 (vinte e cinco) são sintomáticos, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 06 (seis) tiveram contato com casos confirmados e 01 (um) preencheu os requisitos para coleta, sendo 01 (um) profissional de saúde. Dos 85 (oitenta e cinco) casos positivos, 68 (sessenta e oito) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 78 (setenta e oito) dos 91 (noventa e um) que testaram negativo, totalizando 146 (cento e quarenta e seis) que não foram diminuídos dos 251 (duzentos e cinquenta e um) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 3.113 (três mil cento e treze) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.664 (um mil seiscentos e sessenta e quatro) estão recuperados, 1.375 (um mil trezentos e setenta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 18 (dezoito) estão internados e o município registra 56 (cinquenta e seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 221 (duzentos e vinte e um).

Barreiras contabiliza hoje 8.804 (oito mil oitocentos e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 3.691 (três mil seiscentos e noventa e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 21 de agosto de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM



A PF (Polícia Federal) publicou hoje que formalizou as normas previstas no decreto 9.785, de 2019, que desburocratiza a posse e o porte de armas de fogo por cidadãos comuns no Brasil. Segundo a corporação, a instrução normativa formaliza as regras do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/08/21/pf-autoriza-ate-4-armas-por-pessoa.htm?cmpid=copiaecola

Uma das mais importantes medidas que entra em vigor é a autorização para um cidadão comprar até 4 armas de fogo; desde 2018, cada indivíduo poderia comprar apenas duas armas. O prazo de registro também aumenta, agora para 10 anos. Agora, o processo de aquisição, registro e porte de armas será feito eletronicamente. [ x ] Além disso, a PF agora deixará de exigir documentos que já existem no sistema da instituição e eliminará o prazo para os novos pedidos de posse e porte de armas, informou, em comunicado. Com a formalização do decreto pela PF, magistrados e membros do MP (Ministério Público) terão aptidão psicológica e capacidade técnica para utilizar as armas atestadas pelas inst... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/08/21/pf-autoriza-ate-4-armas-por-pessoa.htm?cmpid=copiaecola

Fonte: Uol.com



Depois do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria nesta sexta-feira, 21, para manter a validade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com os funcionários dos Correios por apenas um ano, o secretário de comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), Emerson Marinho, afirmou que a greve continua e deve ser ampliada a partir de segunda-feira. “Não temos outra alternativa a não ser ampliar a mobilização para que possamos restabelecer os nossos direitos que firmamos há mais de 30 anos em acordo”, disse à Jovem Pan.

Com a decisão do STF, a negociação de 2020 não terá automaticamente os mesmos termos da do ano passado, o que representa uma derrota para os trabalhadores. O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, foi o relator da pauta e votou pela manutenção da liminar, ou seja, para que o acordo tenha apenas duração de um ano. Acompanharam o entendimento de Toffoli os outros cinco ministros que votaram: Edson Fachin, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Marco Aurélio. Segundo Ribeiro, “a decisão foi recebida com muita surpresa” e “cria uma insegurança jurídica no ordenamento no que diz respeito a questões trabalhistas”, que deveriam ser de competência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Para o secretário, não passou de uma “decisão política”. “Ficamos muito perplexos porque vai contra tudo aquilo que está no ordenamento jurídico, é uma decisão política. Os ministros seguiram o voto do relator sem considerar a manifestação da Procuradoria-Geral da República e isso entra em conflito muito grande”, afirmou Ribeiro. Entre as reivindicações do grupo grevista está o restabelecimento de direitos que vêm sendo cortados pelos Correios desde o dia 1º de agosto, como o período de 2 horas por dia para mães amamentarem seus filhos e o corte no auxílio para filhos de empregados com necessidades especiais.

Em nota, os Correios afirmaram que “a diminuição de despesas prevista com as medidas de contenção em pauta é da ordem de R$ 600 milhões anuais. As reivindicações da Fentect, por sua vez, custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão no mesmo período — dez vezes o lucro obtido em 2019. Trata-se de uma proposta impossível de ser atendida”. No entanto, Ribeiro alega que a empresa tem obtido lucros e que é “autossustentável”. ” Isso nada mais é do que um argumento pra sucatear a empresa para chegar ao ponto final, que é vender para a iniciativa privada”, disse.

Mutirão de entregas no final de semana

Em comunicado, os Correios afirmaram, também, que realizarão neste sábado, 22, e domingo, 23, mutirões de entrega em todo o país. “A força-tarefa faz parte do plano de contingência da empresa, que visa minimizar os impactos à população diante da paralisação parcial do efetivo. Com o apoio dos empregados da área administrativa, que vão auxiliar na operação, e o remanejamento de veículos — entre outras medidas, a expectativa da empresa é realizar a entrega de um volume quatro vezes maior de encomendas, em fins de semana”, finalizaram.

Fonte: JOVEM PAN



O médico ortopedista do Hospital de Base Davi Haje começou a aplicar um método, sem cirurgia e com o auxílio de gesso, para tratar adultos com má-formação nos pés. Até o momento, quatro pessoas apresentaram melhoras significativas. O procedimento era realizado apenas em crianças e considerado impossível obter resultado em indivíduos completamente desenvolvidos.

O técnica utilizada chama-se Ponseti e consiste em engessar os membros inferiores para remodelar os pés. A terapia, criada na década de 1960, era usada apenas em crianças com até 1 ano de vida.

O doutor Davi Haje fazia o tratamento em crianças e adolescentes, então, surgiu a ideia de aplicar o método em adultos. Segundo o ortopedista, os resultados com essa técnica são mais satisfatórios em relação à correção com cirurgia.

Primeiro caso

O procedimento considerado inédito para a idade adulta foi realizado pela primeira vez em uma adulta paciente com pé torto congênito. Daiana da Silva Nascimento, 26 anos, retirou o gesso em 24 de maio de 2019. Atualmente, ela vive normalmente, sem enfrentar mais as dificuldades da má-formação.

Como o serviço é novo no hospital, ainda está sendo estruturado o fluxo para recebimento dos pacientes. Inicialmente, eles precisam de encaminhamento de outra unidade de saúde. Depois, devem procurar a central de marcação do Hospital de Base.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: EMBASA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite de ontem, quinta-feira, 20, por volta das 20h45, duas guarnições da RONDESP OESTE realizavam patrulhamento pela Rua Machado de Assis, no bairro Santa Luzia, Barreiras, quando avistaram dois indivíduos, que ao perceberem a presença dos policiais, entraram em fuga deixando uma sacola para trás.

Dentro da sacola plástica havia uma quantidade de maconha (210 gramas) que foi apresentada na delegacia de polícia.

Os indivíduos não foram encontrados.

Da Redação do Blog do Sigi com informações da RONDESP OESTE.

Fonte: Reportagem de Jadiel LuizBlog do Sigi Vilares

Pela segunda vez em menos de 30 dias, bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) ajudaram a reforçar o estoque de sangue do Hemoba de Barreiras.

As doações aconteceram na manhã desta sexta-feira (21) e reuniram dez militares, entre soldados e sargentos. A iniciativa partiu do Núcleo de Mergulho da unidade, que mobilizou outros voluntários.

Para os bombeiros, por conta da pandemia, as pessoas têm receio de ir a ambientes hospitalares, o que diminui as doações, no caso do Hemoba. Sendo assim, além do próprio reforço ao estoque de sangue, a doação também é uma forma de mostrar à população que o processo é seguro, já que ocorre com hora marcada e obedece a outros critérios sanitários.

Fonte: 17° GBM

O consumo de carne de animais silvestres ainda é um hábito comum para muitas pessoas. A iniciativa – proibida e justificada pela cultura, pelo esporte, pela necessidade real de proteína na dieta e pelas crenças de poderes medicinais presentes em determinadas espécies – representa um real prejuízo para a saúde pública e, também, para a biodiversidade. Para conscientizar a população da região, a médica veterinária do Parque Vida Cerrado, Paula Damasceno Gomes, ministra nesta sexta-feira, 21, às 19h, uma palestra virtual sobre “Zoonoses e saúde pública: os riscos advindos do consumo ilegal de animais silvestres”.

De acordo com a profissional, que é mestranda em Saúde Animal e especialista em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres e Exóticos (UnB), quem consome ilegalmente a carne destes animais expõe a sua saúde e a de terceiros ao risco, mas também comete um crime e provoca imenso prejuízo à biodiversidade na conservação das espécies. “A transmissão de doenças acontece na caça, no preparo, no consumo, na comercialização e, também, no tráfico. Os dados nos mostram que 70% das doenças infectocontagiosas que adquirimos, atualmente, é resultado de zoonoses vindas dos animais. E nós também podemos infectá-los”, destaca.

Ainda segundo a profissional, este é um dos fatores de risco que mais ameaça a vida selvagem, com o registro de diversas populações de animais silvestres que já foram dizimadas ou até extintas em decorrência de doenças transmitidas pelos animais domésticos e pelos humanos. “A educação deve ser prioridade. Não conservamos e nem cuidamos aquilo que não conhecemos. É preciso conscientizar, mas também contar com a fiscalização e a correta penalização porque, além de todos os riscos e prejuízos, a caça ilegal é crime e quem o comete está sujeito aos rigores e punições da legislação brasileira. A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) tem nos mostrado todos os dias a consequência das nossas ações com o meio ambiente e da nossa relação com a fauna. Precisamos urgentemente educar a população quanto ao conceito de saúde única, entendendo que a nossa saúde depende de um equilíbrio entre saúde animal, humana e ambiental”, finaliza.

O evento é uma realização conjunta do Parque Vida Cerrado com o projeto de extensão “Educação Sanitária como forma de prevenção nos bairros carentes de Barreiras”, que integra o Programa Especial de Prevenção e Combate à COVID-19, da Pró-reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para assistir a palestra virtual, disponível pelo link de acesso https://meet.google.com/rmk-ncma-tpu, os interessados devem se inscrever acessando o endereço https://www.even3.com.br/zesp2020.

Fonte: Da Assessoria de imprensa

A Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães dando continuidade a operação “La Zurda Verde” , prendeu na tarde de ontem, quinta-feira, 20, dois indivíduos com uma grande quantidade de drogas.

A casa localizada no bairro Santa Cruz onde a droga se encontrava escondida já estava sendo monitorado pelos investigadores, que ao perceberam grande movimentação em tal Imóvel realizaram buscas no local, encontrando os entorpecentes.

Foram apreendidos 6,600 kg de maconha em tabletes, 202 gramas de maconhas fracionadas, e devidamente embaladas para o comércio, 158 gramas de cocaína, e ainda duas balanças de precisão, demonstrando de forma irrefutável o crime de traficância.

Fonte: SigiVilares

Mais dois pacientes receberam alta hospitalar para retornar ao convívio social e familiar após os cuidados e tratamento adequado para Covid-19, realizado pela equipe multiprofissional do Pronto Atendimento Coronavírus no Hospital Municipal Eurico Dutra, na tarde de quinta-feira, 20.

O paciente Evano Souza de Jesus, de 80 anos e com histórico de hipertensão arterial sistêmica, ficou internado por seis dias. Já o paciente João David de Lima, de 76 anos, foi acompanhado na unidade de saúde por sete dias, ambos pacientes receberam alta hospitalar após cumprirem os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.  

Considerados curados, os pacientes apresentaram boa saturação em ar ambiente e com os sinais vitais estáveis. O Ministério da Saúde reforça que para esse momento de pandemia do novo Coronavírus, a população precisa entender a importância do cuidado individual para evitar a propagação do vírus, como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Fonte: DIRCOM/PMB

Pela segunda vez em menos de 30 dias, bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) ajudaram a reforçar o estoque de sangue do Hemoba de Barreiras.

As doações aconteceram na manhã desta sexta-feira (21) e reuniram dez militares, entre soldados e sargentos. A iniciativa partiu do Núcleo de Mergulho da unidade, que mobilizou outros voluntários.

Para os bombeiros, por conta da pandemia, as pessoas têm receio de ir a ambientes hospitalares, o que diminui as doações, no caso do Hemoba. Sendo assim, além do próprio reforço ao estoque de sangue, a doação também é uma forma de mostrar à população que o processo é seguro, já que ocorre com hora marcada e obedece a outros critérios sanitários.

Fonte: 17° GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Brasil passou dos 3,5 milhões de casos confirmados de covid-19. O número foi divulgado na atualização diária de hoje (20) do Ministério da Saúde (MS). Nas últimas 24 horas, foram notificadas 45.323 novas pessoas infectadas. Com isso, o número total de casos acumulados atingiu 3.501.975. Ontem, o painel registrava 3.456.652 casos acumulados.

De acordo como balanço, o total de mortes chegou a 112.304. Foram 1.204 óbitos acrescidos às estatísticas entre ontem e hoje pelas secretarias de saúde estaduais. Ontem, o sistema do MS marcava 111.100 vidas perdidas para a covid-19. Ainda há 3.187 mortes em investigação.

A atualização do Ministério registrou ainda 736.264 pessoas em acompanhamento. O número de recuperados passou de 75%, e contabiliza 2.653.407 de pacientes que não apresentam mais sinais da doença e são considerados “recuperados”.

 

Fonte: Agência Brasil

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 41 (quarenta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino com idades entre 23 e 80 anos e 21 (vinte e uma) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 e 91 anos. Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 190 (cento e noventa) resultados, sendo que 111 (cento e onze) testaram negativo e 79 (setenta e nove) testaram positivo.

Os 111 (cento e onze) casos que testaram negativo trata-se de 61 (sessenta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 92 anos e 50 (cinquenta) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 94 anos.

Já os 79 (setenta e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 42 (quarenta e duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 13 e 82 anos. Destas, 27 (vinte e sete) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 12 (doze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 02 (duas) profissionais de saúde e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta. E 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 meses e 80 anos.

Destes, 17 (dezessete) são sintomáticos, 16 (dezesseis) tiveram contato com casos confirmados e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. Dos 79 (setenta e nove) casos positivos, 49 (quarenta e nove) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 85 (oitenta e cinco) dos 111 (cento e onze) que testaram negativo, totalizando 134 (cento e trinta e quatro) que não foram diminuídos dos 266 (duzentos e sessenta e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 3.028 (três mil e vinte e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.615 (um mil seiscentos e quinze) estão recuperados, 1.339 (um mil trezentos e trinta e nove) estão em isolamento domiciliar, 20 (vinte) estão internados e o município registra 54 (cinquenta e quatro) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 251 (duzentos e cinquenta e um).

Barreiras contabiliza hoje 8.707 (oito mil setecentos e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 3.600 (três mil e seiscentos) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados.

A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto. BarrBarreiraseiras – BA, 20 de agosto de 2020. Anderson Luiz Vian de Abreu Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB
 



Cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país começam hoje (20) a testar a prova de vida por biometria facial. Nos próximos dias, segurados selecionados pelo órgão começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.

A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contatos com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Passo a passo

O procedimento será feito da seguinte maneira. Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo. Como o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, só serão escolhidos segurados com carteira de motorista e título de eleitor.

Pandemia

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro. Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento, mas esta será a primeira vez que o usuário poderá fazer o procedimento com a câmera do celular.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Fonte: Agência Brasil

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social e de Agricultura, está promovendo a inclusão social e a geração de renda para famílias carentes do município, através do cultivo de hortaliças, legumes e verduras no bairro Jardim das Oliveiras.

A iniciativa batizada de Projeto Sementes da Inclusão I está contemplando mais de 40 famílias beneficiárias do Bolsa Família, e além de gerar o complemento da renda, também está proporcionando o aprimoramento nutricional na alimentação das famílias.

De acordo com a engenheira agrônoma que coordenada o projeto, Ana Cristina Hamilton Ferreira, neste momento os participantes estão cultivando batata doce, beterraba, cenoura, beringela, pimentão, tomate, quiabo, jiló, alface, coentro, salsa e cebolinha, que estão sendo comercializados nos supermercados da cidade e nas feiras livres.

“A Prefeitura está proporcionando assistência técnica, treinamentos e capacitações para orientar esses pequenos agricultores em todas as etapas, desde o acompanhamento no preparo do solo para o plantio, na colheita, até a chegada dos produtos cultivados ao consumidor", comentou Ana Cristina.

O projeto Sementes da Inclusão I conta com máquinas próprias para o plantio, como trator tobata, encanteirador, enxada rotativa, carretinha reboque e uma transplantadeira de mudas. A Prefeitura também realizou o cercamento da área onde são cultivados os alimentos, fornece água, energia elétrica, insumos, equipamentos de irrigação por aspersão, equipes técnica e operacional para acompanhar o trabalho das famílias e construiu um galpão para dar suporte no manuseio das verduras.

“A ação é muito importante para essas famílias, pois está gerando inclusão social, renda e contribuindo para uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes, uma vez que os produtos cultivados por eles, também são consumidos pela própria família”, concluiu Ana Cristina.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (20) 32 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Estroinas, que investiga fraudes no uso de verbas federais para Covid-19 em compras com dispensa de licitação feitas pelo município de Carmópolis, no Sergipe. Dois deles são cumpridos na Bahia.

De acordo com as investigações, R$ 2,3 milhões repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram gastos para a contratação direta de nove empresas, com “fortes indícios” de irregularidades, segundo a PF. 

Entre as suspeitas apuradas, estão as de que algumas das contratadas são fantasmas”; os sócios de algumas delas são “laranjas”; as escolhas das empresas contratadas foram arbitrárias; as cotações dos preços dos bens, insumos e serviços contratados pelo município foram fraudulentas; houve superfaturamento dos bens, insumos e serviços contratados; alguns dos bens adquiridos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 nem sequer foram utilizados; não houve critério para a definição da quantidade e da qualidade dos produtos que precisariam ser adquiridos pelo município; parte dos produtos contratados não foi efetivamente fornecida para a cidade.

O Ministério Público do Sergipe também deflagrou operação nesta manhã para apurar irregularidades em compras no combate à pandemia feitas por Carmópolis (veja aqui). Estas, no entanto, ocorreram com recursos municipais e estaduais. 

Os mandados foram expedidos  pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Além dos dois na Bahia, são cumpridos outros 15 em Carmópolis, 9 em Aracaju (SE), 2 em Nossa Senhora do Socorro (SE), 2 em Pernambuco e 2 em Alagoas. A operação tem apoio e participação da Controladoria-Geral da União (CGU), envolvendo 83 policiais federais e 6 servidores da CGU. 

Os envolvidos são investigados por crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa, sem prejuízo de outros porventura constatados ao longo das investigações. 

A operação foi batizada de Estroinas como referência à forma pela qual o dinheiro público foi gerenciado no Município de Carmópolis/SE.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |