Blog Santo Antônio
Notícias







Nesta quarta-feira, 11, o comandante da Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia, tenente Éder, se reuniu com o presidente da Associação Comunitária Cidade Nova, Adriano Ferreira de Souza, e com a sua vice-presidente, a GCM Maria. Na ocasião, ambos os representantes poderam conhecer as instalações, o efetivo e os projetos sociais da BCS/Santa Luzia.

Por meio de seus representantes, a ACCN se colocou a disposição para colaborar com a manutenção dos projetos da BCS/Santa Luzia e, ao tempo que também buscou a expertise da mesma para o desenvolvimento de suas atividades, deu início à parceria entre a associação e a unidade.

Fonte: PM e comunidade na corrente do bem

 

 

Iniciando os primeiros acordes no violão, aproximadamente 50 crianças que residem no Residencial Boa Sorte já iniciaram as aulas de musicalidade e violão, interagindo e conhecendo o mundo da arte. A oficina promovida pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, por meio da Associação Amigos do Oeste da Bahia (AMOB) busca ensinar sobre o instrumento e aproximar os pequenos aprendizes das músicas populares.

 

As aulas acontecem toda quinta-feira das 16h às 17h e das 18h às 19h no Centro Comunitário do Boa Sorte. Durante três meses, as crianças e adolescentes do Residencial serão acompanhados pelo oficineiro e músico Maxuel Silva. Ele salienta que diariamente os alunos escutam muita música, mas com a oficina de violão os aprendizes se tornarão apreciadoras da arte. “A música sempre fez parte da vida das crianças e adolescentes que frequentam a oficina, o diferencial é que agora temos a oportunidade de ensinar a parte técnica da música, resultando em desenvolver a sensibilidade e ajudando eles a se expressarem”.

 

Mas o projeto é amplo e envolve toda comunidade, que além de música terão a oportunidade de aprender capoeira, teatro e dança. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo ressaltou a importância das ações do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial no Residencial Boa Sorte e a integração harmônica dos moradores.

 

“Estamos satisfeitos com o resultado positivo do projeto que é uma das ações do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial no Residencial Boa Sorte, parceria entre a Prefeitura de Barreiras com a Caixa Econômica Federal. Teremos aqui, oficinas, palestras, encontros e apresentações para a comunidade, além de oferecer oportunidade para crianças, jovens e idosos de participarem das oficinas. Essa oficina de violão em especial é muito emocionante, porque desperta em nossas crianças e jovens a musicalidade, se tornando um agente de transformação social”, disse a secretária.

 

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
Os preparativos estão sendo organizados pelas equipes responsáveis de cada secretaria da Prefeitura de Barreiras

A 7ª edição da Caravana da Cidadania, realizada pela Prefeitura de Barreiras já tem data e local confirmados. Será no próximo dia 29, na Escola Municipal Alberto Amorim, na Vila Amorim. O evento deve reunir, a exemplo das edições passadas, cerca de 1500 pessoas no período das 8h às 13h com oferta de serviços nas áreas de saúde, segurança, assistência social, educação, meio ambiente, empreendedorismo, agricultura e direitos do consumidor. Trata-se de uma oportunidade para que as pessoas atualizem documentos e coloquem em dia consultas, exames e serviços essenciais.

“A Caravana da Cidadania, por onde passa, deixa um legado de atendimentos, benefícios e relacionamentos com a sociedade, em uma clara demonstração que o Município cumpre sua função de atender as diversas demandas sociais, tem todas as suas áreas”, destacou a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Denise Mesquita, que, nesta terça-feira (10), realizou, junto com a equipe organizadora do evento, uma visita técnica à escola Alberto Amorim para definir detalhes da próxima edição.

Recém reformada e ampliada a sede escolar oferecerá sete salas para atendimentos em diversas especialidades médicas. O público poderá realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, atualização do cartão de vacina, consultas e exames, além de contar com a unidade móvel com atendimentos odontológicos e palestras com a equipe do Samu. A Coordenação de Trânsito (Cootrans) ficará encarregada da emissão de vagas especiais de trânsito, educação no trânsito para crianças com o apoio da Guarda Municipal.

Já o lazer e o entretenimento estarão a cargo da Secretaria da Educação com a Diretoria de Cultura incluindo contação de histórias, músicas, danças cordel, informações sobre direitos da criança e a apresentação da Escola de Música Antoninho Sampaio. A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS V), levará atendimentos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), do Programa Criança Feliz, CRAS em Ação, CREAS e os demais oferecidos pela Unidade Móvel do Bolsa Família.

Fonte: DIRCOM/PMB

No último fim de semana, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães entregou a Escola Municipal São Paulo ampliada e completamente reformada para a comunidade do Novo Paraná.

A unidade escolar, fundada em 1987, passou a ter 12 salas de aula climatizadas, biblioteca, sala dos professores, direção e coordenação, sala de informática, cantina, refeitório, ginásio de esportes coberto com palco, quadra de areia, auditório, sanitários adaptados para crianças menores com escovódromo, playground, estacionamento para carros e motos, bicicletário, hall de acesso e central de monitoramento. A área construída de 2.415 metros quadrados.

A cerimônia contou com a participação do gestor municipal; da deputada estadual Jusmari Oliveira; vereadores; secretários municipais; diretores e coordenadores escolares; estudantes; representantes da sociedade civil organizada e moradores do povoado.

Logo na abertura da cerimônia, a diretora da Escola Municipal São Paulo, Miriam Rosa falou da emoção em entregar uma escola moderna e muito mais ampla. Ela também destacou a atenção prestada à educação municipal desde 2017 e o intenso trabalho realizado no sentido de valorizar os profissionais e proporcionar estrutura de qualidade para os estudantes.

“Estou realmente muito feliz com esse novo momento da educação de Luís Eduardo Magalhães e também do Novo Paraná. Passei muitos anos da minha vida na Escola São Paulo e não tenho palavras para demonstrar o que sinto nesse momento”, disse Miriam Rosa.

A secretária de Educação também ratificou o novo momento que passa a rede municipal de ensino. Rosilene Sertão falou que em 2020 haverá muitos motivos para comemorações, inclusive a entrega de 12 novas escolas. A chefe da pasta falou da alegria em já ter contemplado este ano os moradores do Vista Alegre e da Bela Vista, com escolas amplas e modernas.

“2020 entrará para a história de nossa cidade! Essa é uma clara demonstração de que o esforço de toda uma equipe de governo apresenta excelentes resultados”, afirmou Rosilene Sertão. “Esse enorme pacote de benefícios que está sendo entregue a população é resultado de um município que está com a situação fiscal e as contas totalmente equilibradas”, concluiu a secretária municipal de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A 83 CIPM realizou na manhã desta segunda-feira (09), uma homenagem ao dia internacional da mulher na sede 83ª CIPM/Barreiras para as policiais femininas da Cia e seus 30 anos de ingresso na PMBA, sendo presidida pelo Ilmo. Sr. Cel. PM Osival Moreira Cardoso, comandante do CPRO, acompanhado do Ilmo. Sr. Maj. PM Marcos Vinicius Oliveira Côrtes, comandante da 83ª CIPM, e demais oficiais da Unidade.

Como forma de agradecimento e destaque ao empoderamento feminino, o Sd PM Gilcassio Santana leu um poema de Bráulio Bessa às PFems.

O evento também contou com a presença e palestras da Pastora Débora, da Psicóloga Shalana, do Nutricionista Augusto Porto, em que cada um deu sua contribuição em sua área de especialização, além da palestra motivacional no qual foi abordado o Projeto Força Feminina, proferida por Valeska Berto e Alessi Côrtes.

Entre as palestras e oficinas foi servido um delicioso e recheado buffet para todos, e, ao final, distribuídos alguns mimos às mulheres presentes.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.

Fonte: BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA
Um estudo liderado pelo professor Jaime Henrique Amorim, do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB, descreve, pela primeira vez, a dinâmica das arboviroses e do transmissor Aedes aegypti na cidade de Barreiras, na Bahia.

O estudo, executado pela estudante do curso de medicina, Danielle Arcanjo, em trabalho de iniciação científica, buscou entender a dinâmica de ocorrência de doenças como dengue, zika e chikungunya e verificar a possibilidade de isolamento de mosquitos transmissores pela rodovia BR-242 e o Rio Grande, que cruzam a cidade.

As análises realizadas indicaram que a infestação ocorre na cidade em função do início da época chuvosa, o que dispara a ocorrência de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Isto acontece mesmo após um longo período de estiagem, característico do clima local. Os cientistas também observaram que o Rio Grande e a BR-242 isolam populações de Aedes aegypti em diferentes pontos da cidade, o que faz com que não haja contato entre tais vetores e eles sejam distintos em diferentes áreas do município.

Segundo o coordenador da pesquisa, professor Jaime Henrique Amorim, “os resultados mostram que é necessário manter o tratamento e/ou eliminação de criadouros de mosquitos na época de estiagem, não apenas na época chuvosa, para que os ovos, capazes de resistirem viáveis por longo período de seca, não eclodam ao entrar em contato com a água da chuva e deem origem a mosquitos capazes de transmitir as doenças”.

Esta característica de isolamento dos mosquitos pelo rio e pela rodovia, ainda de acordo com o docente, exigirá do poder público local uma estratégia de controle que leve em conta a diferença entre os vetores a depender da área da cidade. Isto pode, por exemplo, fazer com que mosquitos de bairros diferentes respondam de formas distintas a uma mesma estratégia de controle. Por isso, faz-se necessário pensar em formas de controle específicas para cada área indicada no estudo.

O trabalho, intitulado “Geometric morphometrics of Aedes aegypti populations and study of transmission of arboviral diseases in Barreiras, Brazil“, foi publicado na Revista Brasileira de Entomologia. As pesquisas continuam, agora sob liderança da Profa. Venâncio, que investiga genes de resistência a inseticidas nos mosquitos da cidade de Barreiras.

Parceria interdisciplinar e interinstitucional

As coletas de dados referentes a agravos por arboviroses e índices de infestação predial foram realizadas em colaboração com as professoras Paloma Vidal e Larissa Venâncio da UFOB, no Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica de Barreiras.

Também foi realizada uma análise geográfica, com o apoio do professor José Yure dos Santos, que possibilitou a amostragem de larvas de Aedes aegypti de diferentes pontos da cidade. Estas foram desenvolvidas até a fase adulta (mosquito alado), em laboratório para análises morfométricas das asas, em parceira com Lincoln Suesdek, do Instituto Butantan, a fim de se entender a variabilidade nas populações do vetor.

O artigo pode ser acessado aqui.

Fonte: Mais Oeste

Profissionais que atuam na Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães participaram de uma capacitação para ampliar os conhecimentos sobre o Coronavírus e receberam orientações sobre como identificar casos suspeitos do COVID 19. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e reuniu funcionários dos postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Felipe Melhem, o treinamento priorizou a importância da paramentação adequada, os critérios para a suspeição da doença (quais pacientes devem ser enquadrados nos casos suspeitos), de que forma se dá o atendimento e as informações que devem ser passadas aos pacientes.

“Essas informações são fundamentais para que os profissionais da área da saúde não encontrem nenhum tipo de dificuldade e estejam bem preparados em casos suspeitos da doença no nosso município”, comentou Felipe Melhem.

Ainda segundo o secretário, qualquer caso suspeito será imediatamente comunicado as vigilâncias sanitária e epidemiológica. Além disso, o paciente vai ser encaminhado para o isolamento e realização de exames, e a depender do quadro clínico poderá ser transferido para a unidade regional de referência (Hospital do Oeste), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A população deve ficar tranquila porque a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está pronta para identificar, atender e adotar as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em relação a possíveis casos do Coronavírus”, concluiu Felipe Melhem.

Sobre a doença – Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações espontâneas e aleatórias. Alguns cuidados simples podem evitar a transmissão da doença, entre eles:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) realizou a 4ª edição do Eco Bike Feminino. Vivenciar momentos de descontração, lazer, adrenalina e felicidade na companhia de familiares, amigas e conhecidas foi a marca registrada do evento que contou com centenas de participantes de várias idades.

“É uma homenagem bonita ao Dia Internacional da Mulher ressaltando a importância do respeito e nos divertindo juntas também”, disse a participante Marleide Gomes que percorreu o trajeto ao lado das pequenas Luiza Gomes de 8 anos e Ana Kauane Santos de 11 anos. “O percurso foi bem tranquilo com a presença de seguranças e o apoio da organização”, conclui Marleide. “Eu fiquei muito feliz porque gosto de andar de bicicleta e fazer parte desta homenagem a todas as mulheres”, confirmou Luiza.

As ciclistas saíram da Praça Abelardo Alencar com destino ao clube AABB, todo o trajeto foi acompanhado por equipes de segurança e um trio com músicas ao vivo. As participantes foram recepcionadas com café da manhã e atividades recreativas. Oseni Aprígio Silva afirma que ver a animação da mulherada é contagiante. “Fico feliz em ver a animação das mulheres, bicicletas enfeitadas, pessoas fantasiadas, me sinto muito bem em estar aqui, tudo foi bem organizado para fazer esse dia realmente especial”, comenta.

Brincadeiras, aulão de Zumba, atividades físicas, sorteio de brindes e bicicletas, um almoço especial e muita música fizeram parte da programação. “Organizamos esse momento com muito carinho para oferecer a elas um dia especial de comemoração, agradecemos a todas pela belíssima participação e estamos muito felizes com o sucesso do evento, parabéns a todas as mulheres”, avalia o secretário da SECULT, Florentino Souza.

Fonte: Texto e foto: Ascom SD
Mais de 50 homens e mulheres em situação de rua receberam atendimento de saúde e odontologia

A Prefeitura de Barreiras tem oferecido melhor qualidade de vida à população em situação de rua atendida pela Secretaria de Assistência Social através do Centro Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. Diariamente, homens e mulheres recebem acompanhamento social, psicológico e de saúde, além terem garantida alimentação, higiene pessoal e repouso, em atendimentos individual e coletivo.

No espaço também são realizadas oficinas terapêuticas, atividades de convívio e socialização. A saúde dos moradores de rua é uma das preocupações da equipe multidisciplinar que acompanha o Centro Pop, e na sexta-feira (6), mais de 50 assistidos receberam a Unidade Móvel de Saúde, que levou atendimento médico clínico, procedimentos odontológicos, testes rápidos e farmácia básica.

O médico clínico Dr. Fernando Garcia aproveitou para conversar com a população de rua sobre os cuidados com a saúde. “Durante a consulta conversamos com os moradores, e eles elogiaram muito o atendimento do Centro Pop, e constatei que o trabalho preventivo que vem sendo dispensado na unidade contribui muito para a saúde dos usuários, que no geral apresentam excelente quadro clínico”, avaliou o médico.

O consultório odontológico itinerante proporcionou aos moradores a avaliação de um profissional. O dentista Newton Garcia realizou cirurgias, extrações, limpeza e restaurações simples. Um dos frequentadores, Manoel Silva Nunes aos 49 anos, conta que a higiene bucal também ajuda no retorno ao mercado de trabalho. “Muitos pensam que as pessoas que estão na rua não valem nada, mas valem. Estou procurando emprego, quero voltar para o mercado de trabalho e preciso ficar com dentes saudáveis, com uma boa aparência e o Centro Pop está me ajudando muito”, disse.

A coordenadora da unidade Móvel de Saúde, Andréia Rocha informou que os atendimentos acontecerão a cada dois meses, proporcionando uma saúde humanizada para os moradores de rua. Para o coordenador do Centro Pop, Fernando Azevedo, um dos principais pontos do Centro Pop é proporcionar acesso aos serviços básicos. “Esses moradores precisam ser acolhidos, assistidos e ter uma oportunidade de retomar a vida. Essas parcerias, atendimentos e acesso à saúde são ações permanentes que desenvolvemos aqui, e também mais um incentivo para que todos busquem seu lugar ao sol, um emprego, uma atividade com um salário que permita viver com dignidade”, observa.

Fonte: DIRCOM

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CEREST/Barreiras realizou na última quinta-feira (05), uma qualificação sobre saúde e segurança ocupacional em ambiente hospitalar para 67 profissionais de saúde do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago, em Formosa do Rio Preto. O evento contou com a participação das equipes de enfermagem, nutricionista, administrativo, trabalhadores dos serviços gerais, vigilantes, dentre outros.

Segundo a coordenadora do CEREST/Barreiras e especialista em Saúde do Trabalhador, Janaina Oliveira, o encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre a saúde e segurança dos trabalhadores que prestam assistência à saúde explícitos na Norma Regulamentadora NR-32, bem como alertar os servidores em relação à riscos aos quais estão expostos, afim de reduzir danos à saúde e, nortear quanto a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, incluindo os que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O CEREST/Barreiras, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, atende 14 municípios da região Oeste na prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores, tendo por finalidade prestar suporte técnico e apoio matricial para a rede de serviços de saúde, por meio da organização e planejamento de ações em saúde do trabalhador em nível regional e local.

A coordenadora esclarece ainda que no cotidiano de trabalho, os sujeitos estão expostos a múltiplas situações e fatores de risco para a saúde, que podem atuar sinergicamente ou potencializar seus efeitos ocasionando o seu adoecimento. Assim, profissionais de saúde que trabalham em hospitais ou unidades de saúde correm riscos relacionados a agentes de diferentes patologias. “Eventos como esse, nos proporcionam uma reflexão sobre os impactos deletérios dos acidentes com materiais biológicos sob a saúde humana, e alertam para a importância de conhecermos os riscos existentes no ambiente de trabalho no intuito de proteger os trabalhadores”, pontuou.

Fonte: DIRCOM/PMB



Reconhecida nacionalmente no combate à violência contra a mulher, a Ronda Maria da Penha acaba de completar cinco anos de atividades. Para marcar a data, uma solenidade promovida no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, reuniu diversas autoridades no início da noite desta segunda-feira (9).

Na ocasião, o governador Rui Costa destacou que "o ideal, no século 21, seria que não tivéssemos nenhuma ocorrência de agressão contra as mulheres. E queremos construir essa sociedade. Espero que em breve possamos ter uma sociedade sem agressão contra as mulheres. Isso é algo para ser construído como política pública, mas também com uma grande mobilização da sociedade. Todo mundo precisa se mobilizar a favor da paz e contra qualquer tipo violência, principalmente contra a mulher".

 
A Ronda Maria da Penha tem sede na capital e núcleos em outros 15 municípios baianos. No evento desta segunda (9), o governador anunciou que a iniciativa chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. "A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível", acrescentou Rui, que foi homenageado por ser uma das pessoas que contribuíram para a existência da iniciativa.
 
Em cinco anos, a Ronda Maria da Penha já atendeu 6,6 mil mulheres e realizou 27 mil fiscalizações, além de 217 prisões na Bahia. "Pode-se dizer que são 217 feminicídios a menos nas estatísticas da última metade de década. Gostaríamos que a Ronda Maria da Penha não fosse mais necessária, mas, enquanto isso não acontece, trabalharemos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e possam denunciar agressões", afirmou a comandante da tropa especializada, major Denice Santiago, que transferiu o cargo para a major Flávia Barreto durante a solenidade.

 
A Ronda Maria da Penha apresenta uma metodologia que envolve o acompanhamento das mulheres protegidas por medidas judiciais, que são identificadas com a ajuda das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O projeto atende, atualmente, mais de seis mil mulheres, fazendo ações como visitas domiciliares e acompanhamento em audiências judiciais.
 
Como resultado de termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público (MPBA) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Ronda Maria da Penha ainda promove palestras de conscientização e possui uma 'Carta de Serviços', com informações úteis sobre a tropa e o trabalho que desenvolve.

Fonte: SECOM/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |