Blog Santo Antônio
Notícias

Aconteceu nesta quinta-feira (27), na Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, uma reunião para o alinhamento das ações de vigilância do novo coronavírus com os diretores, gerentes e técnicos em saúde no município. A iniciativa visou traçar o plano de contingência, a definição dos fluxos internos para o combate à doença, estratégias de prevenção, monitoramento e ação na ocorrência de episódios suspeitos, caso a doença chegue até o município.

Na última quarta-feira (26), o governo federal confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália.

Entre os pacientes com quadros sob investigação no país, 121 têm histórico de viagem para países com transmissão da doença, outros 8 pacientes tiveram contato com casos suspeitos e 3 são contatos do paciente de 61 anos já confirmado com Covid-19. Na Bahia existe até o momento, um caso suspeito da doença.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, destacou que o município já está tomando todas as providências para se preparar efetivamente contra o Covid-19.

“Agiremos de forma preventiva conforme orientação do Ministério da Saúde. Realizaremos vários treinamentos para que os nossos profissionais saibam exatamente como agir desde o primeiro atendimento, a triagem, identificação dos sintomas e caso haja necessidade, o isolamento”, comentou o secretário.

“Também é importante ressaltar que não há necessidade de pânico. Os sintomas do coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum (tosse, coriza e febre). A taxa geral de letalidade é de aproximadamente 3%, sendo menos grave que o H1N1”, finalizou Melhem.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais recomendações para se proteger incluem bons hábitos de higiene como lavar bem e com frequência as mãos; cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; manter distância de ao menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando e evitar tocar nos olhos, nariz e na boca.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
28
Fev / 2020

CONVITE

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria Municipal Agricultura, convida os veículos de imprensa do município, para acompanharem a entrega de kits para o fomento da agricultura familiar no município, como também, a primeira colheita de pimentas ardidas do projeto Sementes da Inclusão II, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2020, às 11h30, na Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira, na Vila II do Assentamento Rio de Ondas.

Contamos com a sua presença!

Agenda:
Entrega de kits para o fomento da agricultura familiar e primeira colheita de pimentas do projeto Sementes da Inclusão II
Local: Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira - Vila II do Assentamento Rio de Ondas
Horário: Sexta-feira (28), às 11h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro.

Em nota, o hospital afirma que o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório domicilar pelos próximos 14 dias. "A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele", informou o Albert Einstein.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

Fonte: Blog Douglas Batista/Agência Brasil

Centenas de foliões aproveitaram o feriado de carnaval para curtir o último dia do Barreiras Folia às margens do Rio de Ondas, no Balneário Três Bocas. O circuito, que integra o maior e melhor carnaval do interior da Bahia chegou a sua terceira edição, marcado pela diversão e a energia do axé.

A animação dessa terça-feira (25) foi comandada pelos cantores Thiago Santos e Juninho Ferraz. Moradores, visitantes e turistas curtiram à tarde de folia dentro e fora do Rio entre amigos e familiares ao som dos sucessos do carnaval. “Esse é um dos meses mais esperados, além de rever amigos e familiares, curto essa festa que traz alegria e gente bonita também nesse belíssimo cartão postal”, disse João Carlos, de Vitória da Conquista.

O clima carnavalesco e o sol presentes nos quatro dias do Circuito Rio de Ondas fez com que Bia, moradora de Barreiras, junto com sua família de Brasília curtisse a folia também durante o dia. “Considero o Rio de Ondas um dos principais pontos turísticos, todos os anos curto aqui com minha família o carnaval de Barreiras também durante o dia e é aqui que energizamos para curtir a avenida à noite. Esse é um lindo carnaval”, disse.

Durante os quatro dias de festa no Circuito Rio de Ondas, bem como nos Circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira, a Prefeitura de Barreiras buscou valorizar os artistas locais e da região através do Chamamento Público, que de forma inédita habilitou bandas, grupos musicais e artistas a participarem nos eventos promovidos pela municipalidade. “O Circuito Rio de Ondas, que compões o Barreiras Folia, foi planejado para receber famílias inteiras em um dos principais cartões postais da cidade de maneira segura, garantindo também diversão e mais uma opção de entretenimento”, pontuou Lucas Barreto, diretor de Cultura.

Durante os dias de folia, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros com a atuação dos guarda-vidas e a equipe do SAMU estiveram de prontidão assegurando também a tranquilidade dos foliões presentes no Circuito Rio de Ondas.

Fonte: DIRCOM/PMB

Aconteceu na noite da quarta-feira (19), a apresentação do Plano Municipal de Coleta Seletiva no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa é uma parceria da gestão municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária e o Instituto Recicleiros. Além do chefe do executivo, estiveram presentes secretários municipais, representantes de empresas, indústrias e da sociedade civil, o vereador Carlos Koch, estudantes do curso de Direito da UNIESP e a comunidade.

Plano Municipal de Coleta Seletiva tem como objetivos otimizar a coleta de resíduos recicláveis no município; conscientizar e estimular a população a contribuir com o programa Coleta Seletiva Solidária; desenvolver nas crianças, adolescentes, jovens e adultos a conscientização e a cultura ambiental através de ações de educação ambiental nas escolas e na comunidade; reduzir de forma drástica a quantidade de resíduos enviados atualmente para o lixão e em breve para o aterro sanitário e ampliar a vida útil do aterro sanitário, que inicialmente tem a capacidade de atender a cidade por 20 anos.

Durante o evento, o diretor do Instituto Recicleiros, Erich Burger Netto, apresentou aos presentes como será elaborado o Plano de Coleta Seletiva no município, destacando a importância da participação de toda a sociedade no processo. Também explanou sobre os principais desafios a serem conquistados, as metas, formas de estimular a criação de uma consciência ambiental, em especial, nas crianças e a situação do lixo no Brasil.

Para o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, a elaboração do plano é de extrema importância para o meio ambiente do município, para a qualidade de vida da população e para o aumento da vida útil do aterro sanitário, que está em fase de análise dos processos para emissão das Licenças Ambientais.

“Nós teremos mais duas reuniões como esta para a elaboração desse plano. Hoje o Instituto Recicleiros é nosso parceiro porque o nosso programa da Coleta Seletiva Solidária foi um dos 12 vencedores da 2ª edição do Edital Cidade+Recicleiros. Nós competimos com 522 cidades de todo o Brasil, e na Bahia nós fomos a única cidade a ser contemplada com essa assessoria técnica especializada para aprimoramento da política de coleta de resíduos recicláveis”, comentou o secretário.

Sobre o Instituto Recicleiros – É uma organização brasileira sem fins lucrativos, que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva inteligente e a reciclagem de resíduos sólidos em todo país. A empresa suíça SIG Combibloc, presente em mais de 65 países – no Brasil desde 2011 – é uma das líderes no fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica. As duas organizações são parceiras desde 2018 na idealização e realização do Edital Cidade+Recicleiros, que agora chega a 17 cidades brasileiras, incluindo Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Uma festa grandiosa, com uma mega estrutura, onde a segurança é tratada com absoluta prioridade, circuitos monitorados por câmeras e apoio de drones, com o emprego de mais de 500 pessoas trabalhando diariamente, além da revista em todos os acessos da folia. É nesse ambiente que os barreirenses, pessoas das cidades vizinhas e um número crescente de turistas se encontram para brincar no maior carnaval do interior da Bahia, que recebeu mais de 150 pessoas nesse domingo de carnaval, lotando os circuitos da festa.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, diversas forças de segurança envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal, Cootrans e SAMU trabalham de maneira articulada nos três circuitos da festa para fazer do carnaval de Barreiras referência em segurança. O trabalho de fiscalização conta ainda com as equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e do Ministério Público Estadual, que esse ano se faz presente com a atuação diária de cinco promotores, que vistoriam minunciosamente a aplicação das normas de segurança.

A grandiosidade do carnaval de Barreiras, aliado a segurança e as grandes atrações que se apresentam diariamente nos circuitos propiciam condições extremamente favoráveis a atividade comercial, garantindo a satisfação de todos que investem no negócio carnaval no município. Em todos os circuitos da festa, barraqueiros, pontos de drinks e ambulantes têm satisfação garantida diante de um número gigante de consumidores diários. O mesmo acontece com os restaurantes e hotéis da cidade que se beneficiam diretamente com o grande número de turistas e foliões. A força do carnaval de Barreiras impacta positivamente na economia do município aquecendo o comércio, criando posto de trabalho e gerando renda.

Com mais de 80 atrações, 25 delas artistas que tocam no carnaval de Salvador, como Bell Marques, Ricardo Chaves, Tayronne Cigano, Igor Kannário, Guig Gueto, Cheiro de Amor, Vinny Nogueira, Chiclete com Banana, Maiara e Maraísa, Batukerê, Rafa e Pipo, Psirico e Alexandre Leão, somado a uma média de público impressionante, o Barreiras Folia 2020 se consolida como o maior de todos os carnavais e projeta o carnaval de Barreiras como um dos maiores do interior do Brasil. Uma dimensão que segundo o prefeito Zito Barbosa, a Capital do Oeste está preparada para assumir.

“As atrações, a segurança, a estrutura e a multidão que temos presenciado nos circuitos do Barreiras Folia é o resultado da execução de um planejamento cuidadoso, do empenho de uma equipe dedicada e o elevado zelo que temos pela gestão dos recursos. Colocamos o carnaval de Barreiras em outra patamar, hoje nossa cidade está pronta para disputar no quesito entretenimento com os principais centros do país. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de elevar minha cidade a esse nível. Barreiras se consolida a cada dia nos mais diversos segmentos como a capital do Desenvolvimento” destaca o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB



O maior e melhor carnaval do interior da Bahia chegou ao quarto dia e mais de 110 mil foliões lotaram o circuito Aguinaldo Pereira na noite de segunda-feira no ritmo do axé, sertanejo, arrocha e músicas eletrônicas. Essa é a mistura presente no Barreiras Folia desde a última sexta (21) na capital do Oeste, que tem atraído foliões de todo lugar do Brasil aos Circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas.



No penúltimo dia do Barreiras Folia 2020, o cantor Jeferson Fernandes iniciou a folia com o bloco Happy Kids, levando a alegria da criançada para o Circuito Aguinaldo Pereira. Em seguida, o tradicional Bloco Raparigas foi marcado mais uma vez pela irreverência dos associados travestidos sob o comando dos cantores João do Biriba e Genivaldo. Na sequência, o Bloco Mordomia mostrou que o samba também faz parte da folia ao som da Banda Kidueto, e de maneira inovadora o Bloco Allanbick trouxe a energia das batidas eletrônicas do Dj Guga.



A bordo do trio sem cordas, Rafa e Pipo também comandaram a alegria na avenida. Os irmãos levaram em seu repertório eclético, músicas do axé e seus já conhecidos sucessos como “Pimenta Magaleta”. “Quero parabenizar ao prefeito pela organização e agradecer pelo convite, com certeza é o melhor carnaval do interior da Bahia. Nos sentimos honrados em estar nessa festa, quero sem dúvidas, retornar aqui várias vezes”, disseram.



A festa momesca deu seguimento com a Banda La Fúria que puxado pelo cantor Bruno Magnata, arrastou os associados do Bloco Pilek com muito pagode e uma sequência de seus maiores sucessos dos últimos carnavais, como a música “Oe”. Em seguida foi a vez de Elvis Elan e Jorge Vidal, também animarem a avenida.

Uma das atrações mais esperadas da noite, a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, levou milhares de foliões atrás do trio sem cordas foi. As irmãs gêmeas incluíram no repertório sucessos que consagraram a dupla como “10%” e “Medo bobo” agitando a multidão. Pela primeira vez no Barreiras Folia, a dupla não economizou na alegria. “Que carnaval de energia maravilhosa, excelente organização! Uma honra está nessa cidade, agradecemos ao prefeito Zito Barbosa pela confiança de tocar no melhor carnaval do interior da Bahia” relataram.

Em meio a multidão, a estudante universitária Débora da cidade de Tocantins, aproveitou junto com sua família todos os minutos do penúltimo dia do Barreiras Folia. “Para mim essa foi um dos melhores dias de carnaval, quanta energia e diversidade musical. Com certeza levarei o melhor desse carnaval para minha cidade e no recesso do próximo ano, o retorno é garantido”, relatou Débora Gusmão.

A última noite do Barreiras Folia, nesse terça-feira (25), será animada por Tio Emílio e a Liga da Justiça, Companheiros do Samba, Ryan Saes, Batukerê, Toinho e Cia, Cheiro de Amor, Boizinho, Psirico, Pelotão 69 e Jerry Smith.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |