Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Não há a menor dúvida de que o Nordeste brasileiro é um dos principais destinos turísticos do mundo. Só que a região é bem mais que suas belíssimas praias de águas quentes e sol que parece que é verão o ano inteiro. Quem nos diz isso é o resultado da pesquisa realizada pelo ‘Melhores Destinos’ que, numa consulta com internautas, colocou Lençóis, na Chapada Diamantina, no topo da lista de melhores do Nordeste.

Principal base para quem deseja conhecer a Chapada, Lençóis é uma cidadezinha pequena, histórica, colorida, cheia de restaurantes e onde vive um povo muito carismático e hospitaleiro. O clima aconchegante do município, associado aos diversos passeios pela região chapadeira que partem dele para atrações em cidades próximas, certamente foram os motivos que levaram Lençóis ao primeiro lugar entre os melhores destinos brasileiros no Prêmio Melhores Destinos 2019.

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos brasileiros para quem curte o ecoturismo. É impossível ficar indiferente diante das cachoeiras enormes, de cores e formatos diversos, grutas de água cristalina, trilhas, paredões rochosos perfeitos para escaladas e diversos mirantes naturais que nos entregam a imensidão das paisagens.

Além de Lençóis, Barra Grande (península de Maraú), Itacaré, Arraial D’Ajuda, Morro de São Paulo, Praia do Forte (Mata de São João) e Caraíva, completam o time baiano nos principais destinos entre os nove estados da região.

Fonte: Jornal da Chapada

Mais de 2,5 milhões de inscrições foram realizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 20h20 desta quarta-feira. Segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos chegou a 1,31 milhão de estudantes. 

“O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. Está tudo funcionando”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em vídeo publicado em rede social.

A pasta ressalta que entre meia-noite e 1 h desta quinta-feira (23), o Sisu será interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. O período para inscrições no Sisu fica aberto até as 23h59 do dia 26. O Sisu é a principal forma de acesso ao ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada.

Nesta tarde, a pasta informou que cerca de 70% das inscrições do Sisu têm sido feitas por dispositivos móveis, como celulares e tablets. No início das inscrições, o sistema chegou a registrar 7 mil inscrições por minuto e apresentou lentidão. Segundo o MEC, a dificuldade em acessar a página eletrônica foi registrada após mudança do sistema, que nessa edição está armazenado em nuvem. 

Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Fonte: Agência Brasil
Animal tinha cerca de 1,5 m e foi devolvido à natureza.

Bombeiros militares do 17º Grupamento foram acionados para resgatar uma jiboia do assoalho inferior de um carro, na tarde desta quarta-feira (22), no bairro Santa Luzia, em Barreiras.

A cobra se escondeu próximo ao escapamento do motor e foi percebida pelo dono do veículo.
Assim que chegaram ao local, os bombeiros precisaram desmontar parte da peça para conseguir realizar o resgate.

Após o fim do trabalho, os militares levaram a jiboia para uma região de mata, distante da área urbana. O animal aparentava não ter ferimentos.

Fonte: 17° GBM

Buscando estreitar ainda mais o relacionamento com a Prefeitura de Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recepcionou na última quarta-feira (15), secretários e técnicos do executivo municipal para debater questões relativas ao serviço de abastecimento de água. Uma das primeiras demandas elencadas foi uma parceria com o objetivo de prevenir desperdícios de água nos prédios ligados à Prefeitura, como as sedes das secretarias, escolas, creches, hospitais municipais e postos de saúde. Outro ponto debatido é para levar o projeto “De Olho nas Perdas” junto aos funcionários da Prefeitura e estudantes da rede municipal visando a identificação e retirada de vazamentos nas instalações dos prédios públicos.

Ao representar o prefeito Zito Barbosa, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho, entende que a reunião possibilitou que secretários e técnicos pudessem entender melhor as demandas dos serviços ligados ao abastecimento no município. “É também um aprendizado para o monitoramento do consumo evitando as perdas e garantindo o consumo racional da água e sem desperdícios pela administração pública municipal”, afirma. Para a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, esta interlocução vai ajudar a solucionar a executar um trabalho em andamento na Prefeitura para a redução do desperdício e incentivo ao consumo racional de água. “Finalizamos um relatório que será apresentado a Embasa para informar quais os imóveis ainda sob a responsabilidade da Prefeitura e circular internamente para melhor acompanhamento de cada setor”, afirma.

Para o gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, a reunião reforça a preocupação da Embasa no atendimento às demandas dos municípios. “Nossos técnicos estão à disposição no sentido de promover treinamentos e orientações para que sejam implementadas ações de monitoramento e fiscalização das instalações internas dos prédios por parte da Prefeitura, garantindo o uso racional da água nos 238 prédios atualmente cadastrados e atendidos com água tratada pela Embasa”, afirma. Ainda segundo ele, a concessionária pretende fomentar novos encontros com o prefeito e secretários no sentido de aproximar os técnicos para a solução rápida das demandas dentro do município ligadas ao dia-a-dia dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

 

O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) denunciou hoje (21) o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano passado. De acordo com o MP, os denunciados devem responder na Justiça pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque teriam responsabilidade na morte de 270 pessoas, que foram soterradas pela avalanche de rejeitos da represa. 

 

 

Segundo o MP, cinco funcionários da empresa TÜV SÜD, que também foram denunciados, auxiliaram a Vale na emissão de declarações falsas de estabilidade da barragem do Córrego do Feijão.

 

Em coletiva de imprensa, realizada em Belo Horizonte, os promotores responsáveis pela investigação afirmaram que a Vale tinha conhecimento da falta de segurança da barragem e que a empresa tinha uma "lista sigilosa" na qual estava listava a "situação inaceitável" de segurança do local. Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro de 2019, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte.

 

Em nota à imprensa, a TÜV SÜD informou que está cooperando com as autoridades e reiterou o "compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos". A Vale ainda não se manifestou sobre a denúncia.

 

Fonte: Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para 240 vagas em curso técnico gratuito de nível médio em agronegócio, nas cidades de Senhor do Bonfim, Gandu, Itamaraju, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Salvador. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As inscrições serão feitas até o dia 22 de janeiro, através do site do Senar. Ao todo, são 40 vagas em Senhor do Bonfim, 40 em Gandu, 40 em Itamaraju, 40 em Luís Eduardo Magalhães, 60 em Juazeiro, e 20 na capital baiana.

As aulas vão começar no primeiro semestre de 2020, sendo 20% presencial e 80% à distância. O curso tem carga horária de 1.230 horas e, ao longo da formação, o participante vai estudar técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino em que deseja participar das aulas presenciais. O edital aceita somente uma candidatura por CPF e não permite edição após o envio dos dados. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 0800 642 0999.

Fonte: Ascom SENAR

Com o objetivo de melhorar a segurança do trânsito em Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e da SUTRANS (Superintendência de Transporte e Trânsito) está implantando novas placas de sinalização em diversos locais da cidade.

A ação vai contribuir para uma melhor organização do trânsito, reforçando a visibilidade dos locais onde é proibido estacionar, indicando o sentido das vias e avisando o condutor do veículo da existência de lombadas com novas placas de advertência.

Entre os locais onde foram colocadas as placas estão as avenidas JK, Salvador, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras e as ruas Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Sucupira, Rio Ponta D’água, entre outras.

De acordo com o coordenador dos agentes de trânsito, Wanderson Santana, as prioridades para a instalação das placas são vias de maior movimentação, os locais em que a fiscalização de trânsito detecta ter maior necessidade e, principalmente, pedidos da população.

“Nos últimos dias, estamos trabalhando para o aprimoramento da sinalização vertical das vias. Novas placas de lombada, “pare” e orientação do sentido das ruas já podem ser vistas em diversos locais da cidade”, comentou o coordenador. “A intensificação da sinalização é muito importante para trazer mais segurança aos usuários e organização na circulação de veículos e pedestres e nos próximos dias, mais placas também serão instaladas”, finalizou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira (20), um Mutirão de Oftalmologia que atenderá cerca de 100 pessoas por dia. Até o próximo sábado (25) serão realizadas consultas oftalmológicas pré-agendadas pela secretaria, nas unidades móveis que estão estacionadas em frente à Policlínica Municipal. A expectativa é realizar 600 atendimentos ao longo dos seis dias da ação.

Entre os serviços oferecidos estão testes de acuidade visual e daltonismo e exames de glaucoma. De acordo com o secretário de saúde, Felipe Melhem, os pacientes que necessitarem de exames complementares e cirurgias após a consulta, também receberão todo o suporte da secretaria para realizarem os procedimentos.

“O nosso objetivo com a realização desse mutirão, é zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas em nosso município. Os pacientes que estão realizando as consultas aqui foram previamente comunicados e orientados pela nossa equipe, que pré-agendou o atendimento para que tudo ocorra de forma mais tranquila e organizada”, comentou o secretário.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mensalmente o município já atende cerca de 400 pacientes com consultas oftalmológicas que são realizadas nas clínicas conveniadas com a Prefeitura.
“Somando o mutirão com as consultas mensais que nós já realizamos, somente neste mês de janeiro, nós atenderemos 1.000 pacientes que necessitavam de consultas oftalmológicas. O resultado disso tudo é a melhoria da qualidade de vida da nossa população e a satisfação de todos”, finalizou Felipe Melhem.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA



Diante da oportunidade de conquistar uma vaga no funcionalismo público estadual, 89 mil candidatos realizaram neste domingo (19) as provas objetivas e discursiva do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O certame teve um índice de abstenção em 20,67%. As provas correspondem a primeira e segunda etapas do certame e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre as cidades de Salvador e mais seis municípios baianos.

O certame teve início às 9h15, em 45 locais de prova em Salvador e outros 138 em Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A avaliação teve cinco horas de duração e contou com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. O concurso teve 112,3 mil inscritos, sendo que 89,1 mil compareceram para realizar as provas. Outros 23 mil não se apresentaram nos locais de prova, o que representa 20,67% de abstenção.

Na busca pela realização profissional, dentre os 89,1 mil candidatos presentes, participaram do concurso tanto baianos quanto pessoas de outros estados. Este é o caso de Luan Mendes, que anseia com a aprovação no intuito de alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. “Sou do estado do Piauí. Estou concluindo minha licenciatura em educação física e realizo vários concursos, para futuramente ter uma vida mais estabilizada e uma aposentadoria confortável”, ressaltou.

O candidato Jorge Amorim, natural de Aracaju, Sergipe, presta o concurso para os quadros da PM na Bahia pela segunda vez. Com foco em seu objetivo, Amorim revelou que sua meta é se tornar policial militar. “Prestei o concurso pela primeira vez em 2017, tive uma boa nota, mas não fiquei dentro do número de vagas ofertadas. Dessa vez, me preparei melhor e voltei com foco no meu objetivo, quero a estabilidade que o Estado oferece e seguirei o meu sonho na carreira policial”, explicou.

Por meio do certame, lançado em outubro de 2019, a administração pública baiana disponibilizou 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.

O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho, comentou a realização das provas neste domingo. “As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse Carvalho.

De acordo com o Decreto Estadual nº 15.353/2014, 30% das vagas ofertadas foram reservadas a candidatos que se autodeclaram negros. O certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.

Os candidatos podem acompanhar o andamento das demais fases do concurso através do site institucional do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br<http://www.ibfc.org.br>), empresa responsável pela organização do concurso.

Fonte: SECOM/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |