Blog Santo Antônio
Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária lançou oficialmente o Programa Coleta Seletiva Solidária Rural. O evento, realizado na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro, localizada na Comunidade da Muriçoca, reuniu moradores, representantes de associações, secretarias municipais e o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães, o principal objetivo da implantação da Coleta Seletiva Solidária na zona rural do município, é proporcionar aos moradores das comunidades a oportunidade de reciclar o lixo e preservar o meio ambiente local.

“O programa Coleta Seletiva Solidária já atende a zona urbana da nossa cidade, e agora estamos ampliando o trabalho para a zona rural. As primeiras comunidades beneficiadas são a da Muriçoca e Galhinho, porém em breve vamos estender para as demais localidades”, comentou o Alcides Meira.

Durante o lançamento, técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realizaram palestras educativas para conscientizar a população sobre a importância de reciclar o lixo e contribuir com o programa. Eles também receberam orientações de como separar e acondicionar o material que será descartado e os que podem ser reaproveitados pela reciclagem. Os moradores também receberam cestos de lixo recicláveis e foram apresentados aos funcionários que realizarão a coleta seletiva na zona rural do município.

Para o prefeito Oziel Oliveira uma iniciativa fundamental que retrata a importância que a atual gestão proporciona para as questões ambientais do município. De acordo com o gestor, a medida que a população aumenta o lixo produzido também é maior, por isso esse tipo de ação será cada vez mais comum em todo o município.

“A reciclagem e destinação correta do lixo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida humana”, concluiu o chefe do executivo municipal.

Durante a ação, também foi entregue para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária uma caminhonete Nissan Frontier, zero quilômetro, adquirida com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que auxiliará nos trabalhos realizados pela pasta.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Operações constantes para desbaratar quadrilhas especializadas em investidas contra instituições financeiras e apreensão das armas utilizadas por esses grupos conseguiram reduzir em quase 26% o número de ocorrências em 2019. Este é o quinto ano consecutivo de redução desta modalidade de crime. Os dados criminais e as ações policiais de 2019 foram apresentados na manhã desta segunda-feira (13), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em coletiva realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB.

Em 2019 foram computados 17 casos a menos de roubos a bancos no estado, se comparado o mesmo período de 2018, sendo registrados 49 ocorrências em toda a Bahia. O interior do estado alcançou o maior índice de queda, com -42% de registros, seguida por Salvador com -14%.

Quinhentas e trinta e uma vidas foram preservadas de janeiro a dezembro de 2019, se comparado com o ano de 2018. Os números refletem a queda de 9,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte). Na capital, a redução foi de 11, 4% (-131), seguido pelo interior com – 9,7% (-370) e pelas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que computaram – 4,5% (-30).

Ainda na modalidade Crime Contra a Vida, a Bahia registrou 101 feminicídios em 2019. “Este é um dos nossos principais desafios. Apesar dos esforços da SSP e de outros órgãos, o aumento do feminicídio é uma realidade, não só da Bahia, mas em todo o país. Estamos engajados com a SPM, o MP, a Defensoria Pública e outros órgãos da rede de proteção à mulher para mudarmos essa realidade”, afirmou o secretário. Na ocasião, ele anunciou o lançamento da Operação Ronda Maria da Penha em mais nove municípios baianos.

Na análise dos Crimes Contra o Patrimônio, a modalidade que apresentou decréscimo de 465 casos foi o roubo de veículos, queda de 8,6%. Os roubos a coletivos também apresentaram declínio em 3,6%, sendo – 73 casos.

As ofensivas contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%, sendo registrados menos 655 ocorrências.

 

Tecnologia

Cento e dez criminosos (homicidas, feminicidas, traficantes, estupradores, receptadores, assaltantes e outros) foram alcançados, na capital e em Feira de Santana, em 2019 após alertas do Sistema de Reconhecimento Facial, implementado pela Secretaria da Segurança Pública.

O software analisa os rostos captados pelas câmeras inteligentes e compara com o banco de dados da pasta, possibilitando a captura de pessoas que tenham mandado de prisão expedido pela Justiça.

 

Investimentos

Mais de 10 mil pistolas Glocks, modelo G22 Geração 5 calibre.40, de fabricação austríaca e 200 fuzis e espingardas, calibres 5,56 e 12, respectivamente, foram adquiridos para equipar as policiais Civil, Militar e Técnica e o Corpo de Bombeiros Militar. No total foram empregados 22 milhões de reais na compra de armamento.

Setecentos e oitenta e seis novas viaturas renovaram as frotas de unidades das quatro forças de segurança, que atuam em todas as regiões do estado.

 

Produtividade

Através da análise criminal e de operações preventivas e ostensivas foram capturadas 20.799, sendo 17.355 em flagrante delito e 3.444 por meio de mandado de prisão. Mais de 4,8 mil adolescentes cometeram infrações legais e foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator.

Além de 23 fuzis (armas de grosso calibre utilizada principalmente por grupos especializados em roubos a bancos), também foram apreendidas 4.109 revólveres, espingardas, pistolas e metralhadoras.

Trinta e quatro toneladas de drogas foram apreendidas e incineradas em Salvador, RMS e interior. Além de porções prontas para comercialização em diversos bairros da capital, grandes operações conjuntas alcançaram quase 4 toneladas de cocaína e 30 de maconha (em tabletes e em plantações) e outros entorpecentes.

As ações de combate à violência contra a mulher também foram reforçadas ao longo do ano, gerando 76 prisões por intermédio da Operação Ronda Maria da Penha, que também promoveu 24 mil rondas ostensivas e 10.462 fiscalizações de medidas protetivas, dados registrados até o mês de novembro.

Fonte: ASCOM SSP

Com estratégias e planejamento definidos desde 2019, a Prefeitura de Barreiras está acelerando os preparativos do Barreiras Folia 2020. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (15), a coordenação geral do carnaval se juntou aos técnicos e coordenadores de trabalho com o objetivo de definir ajustes e inovações que potencializarão ainda mais o conforto e a diversão nos circuitos: Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas.

No encontro, foi apresentado o mapa do circuito, a composição completa das equipes de trabalho e suas funções nos cinco dias de folia. Ficou clara a expectativa do grupo em fazer desta edição do carnaval, um momento inesquecível para organizadores e foliões. A formatação também busca atender da melhor forma parceiros importantes como Forças de Segurança, Ministério Público, Serviços de Saúde, Assistência Social e Turismo.

As equipes de infraestrutura, segurança e trânsito já estão avaliando o perímetro dos circuitos, em campo, com o objetivo de manter a boa logística e a segurança, já reconhecidas pelo público e investidores como uma das melhores do estado. Até a quarta-feira (22), as equipes de trabalho de todas as secretárias levantarão suas necessidades e encaminharão à administração municipal. Segundo a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, que também é membro da coordenação geral, essa é uma fase estratégica já que falta pouco mais de um mês para o Barreiras Folia.

“O planejamento que antecede a realização dessa grande festa popular, tem sido trabalhado desde o lançamento das atrações, estamos muito comprometidos com a realização do Barreiras Folia, que se tornou um grande caso de amor e sucesso. O folião pode ficar tranquilo porque estamos preparando um carnaval ainda melhor que os anteriores”, enfatizou Gislaine.

A coordenação geral é formada por quatro membros da Comissão Geral de Eventos da Prefeitura (Gislaine Barbosa, Marileide Carvalho, Rider Castro e Luzenir Santos), e representantes das secretarias municipais: segurança cidadã (Júnior Sampaio), educação (Emília Moreno), indústria, comércio e serviços (Roberto de Carvalho), procuradoria geral (Karoline Kedma), da Agência de Comunicação – AIM e Empresa de Estrutura – Sucesso.

De 21 a 25 de fevereiro, as atrações da Prefeitura juntamente com as atrações dos blocos irão fazer a animação dos foliões em uma grande mistura no maior e melhor carnaval do interior do Brasil na Capital do Oeste.

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realiza nesta sexta-feira (17), às 10h, na Escola Municipal Ivanilde dos Santos Cedro, localizada na Comunidade da Muriçoca, o lançamento oficial do Programa Coleta Seletiva Solidária Rural.

De acordo com o secretário da pasta e biólogo, Alcides Meira, o principal objetivo da implantação da Coleta Seletiva Solidária na zona rural do município, é proporcionar aos moradores das comunidades a oportunidade de também reciclarem o seu lixo.

“O programa Coleta Seletiva Solidária já atende a zona urbana da nossa cidade, e agora, vamos expandi-la para a zona rural. A primeira comunidade que será atendida é a da Muriçoca e em breve, vamos realizar o lançamento nas demais localidades”, comentou o secretário.

Durante o lançamento que acontecerá nesta sexta-feira, técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária realizarão palestras educativas para conscientizar a população sobre a importância de reciclar o seu lixo e contribuir com o programa, como também, irão instruir os moradores a como separar e acondicionar o lixo adequadamente e quais materiais são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem.

“Conforme a população aumenta, cresce também a quantidade de lixo produzido. Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são a economia e a preservação. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida humana. Além disso, também é fundamental para a geração de renda para muitas famílias, seja durante a coleta, na linha de produção ou mesmo para os artesãos”, finalizou Alcides.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No dia 14/01/2020 na cidade de Santa Rita de Cássia o Ten PM Danillo, Comandante da cidade, realizou uma Palestra para os colaboradores do hospital municipal Eurides Santana.
Na oportunidade, o oficial tratou sobre os índices de violência na Cidade em 2019: causas e consequências e, ainda, sobre implemetação e finalidade do policiamento comunitário do 3° Pelotão.

  

Fonte: 86ª CIPM

Uma reunião realizada na Embasa nesta quarta-feira (15) selou a iniciativa da Prefeitura da Barreiras junto à concessionária, na busca de evitar desperdícios e reduzir o valor das contas de água das secretarias e setores da Prefeitura. Estavam presentes, secretários de governo, o gerente da Embasa, Francisco Andrade e técnicos das duas instituições. Desde o início de 2018, a pedido da gestão municipal, a Embasa deu início a um levantamento e acompanhamento dos valores das contas de água de todos os setores da Prefeitura. Paralelo a este trabalho, a administração pública também fez o dever de casa.



“Realizamos um amplo trabalho de identificação de cada hidrômetro cadastrado, confirmando a quê secretaria pertencem, este relatório será apresentado à Embasa para que a empresa possa comparar aos que estão no seu cadastro. Isso é o primeiro passo para evitar divergências, por exemplo. A administração está preocupada em reduzir os gastos e também, evitar o desperdício da água, nós vamos ajudar a Embasa no trabalho de fiscalização e controle. Será o início da solução de um problema histórico”, disse a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa.



A Prefeitura de Barreiras mantém cadastrados 238 imóveis consumidores de água, junto à Embasa, considerando logradouros como praças, Parque de Exposições, escolas, unidades de saúde e prédios administrativos. “A Prefeitura é o maior cliente da Embasa, é o poder concedente, precisamos alinhar ações e trabalhar juntos para a redução do consumo da água. O levantamento realizado dá um norte tanto para a administração quanto para a Embasa sobre as medidas que devem ser tomadas para alcançar resultados satisfatórios”, destacou o gerente da concessionária, Francisco Andrade.

A avaliação das matrículas da Prefeitura de Barreiras foi iniciada em 2019 e a planilha com números e dados, apresentada aos presentes pela gerente comercial da Embasa, Jany Neves. Já em uma análise prévia, os representantes do poder público e técnicos da empresa adiantaram estratégias que poderão ser colocadas em prática com foco na redução das contas e do desperdício. Dentre as ações, está a possibilidade de criar uma equipe de profissionais no quadro da administração municipal capaz de detectar problemas em hidrômetros, por exemplo. A Embasa ficará responsável pelo treinamento e capacitação destas pessoas.

Ações educativas nas escolas de Barreiras também estão no rol das estratégias, com a mobilização de alunos no controle dos gastos com água nas sedes escolares, ainda, um controle mensal das contas de água, em cada secretaria, função realizada até então, pela controladoria, mas que com o apoio de profissionais das pastas específicas, poderá obter maior eficiência.

“Essa é uma preocupação de todos os secretários, mas principalmente, do nosso prefeito Zito Barbosa que constantemente cobra de cada um, o compromisso na redução das contas e no consumo. Desde 2017 a administração realizou uma série de desligamentos e desmembramentos de hidrômetros de imóveis alugados anteriormente e que ainda estavam ligados à Prefeitura, e agora, trabalhando em parceria com a Embasa certamente trará um ganho muito grande para o Município”, finalizou a chefe de gabinete, Marileide Carvalho.

As secretarias de governo foram representadas pelos secretários João Sá Teles (Infraestrutura), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), José Marques (Agricultura), Cátia Alencar (Educação), Anderson Vian (Saúde) e pelos técnicos das secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente.

Fonte: DIRCOM/PMB

Começa no dia 20 de janeiro a matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020, que traz como novidade a realização do processo 100% on-line pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital. O processo terá início nessa data com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular em 2019 e que estejam em uma destas situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; ou em mudança de domicílio.

Com a matrícula digital, todo o processo poderá ser realizado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos conectados à internet. Para isso, basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play ou façam o cadastro através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

O calendário da matrícula segue nos dias 21 e 22 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Entre 24 e 27 também deste mês, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. 

Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após efetuar a matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.

Documentação
 
Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

 

Sobre o SAC Digital
 
Trata-se de uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços digitais do Estado em um único portal na internet, também acessível por dispositivos móveis através de aplicativo. A matrícula on-line foi incluída na plataforma graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se”, no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar correio eletrônico que o usuário costuma acessar e do qual lembre a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

Cronograma

 
20/01/2020 - Transferência na Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019, ao qual se aplique uma das seguintes situações:


- A escola não oferece a série/ano subsequente;

- O estudantes não fez a renovação da matrícula;

- Mudança de domicílio

21 e 22/01/2020 - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente

23/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Fundamental

- Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental

24/01 e 27/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Médio


Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio

30 e 31/01/2020 - Confirmação da Matrícula dos estudantes inscritos na Pré Matrícula da Educação Especial
Fonte: Blog Douglas Batista/Secom BA
Treinamento inclui utilização de roupas secas e equipamentos específicos para buscas em águas escuras e contaminadas.



Militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia participam, nesta quarta-feira (15), de uma instrução de mergulho no balneário de Prainha, em Barreiras. A aula integra o cronograma do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), que tem etapa realizada na região Oeste.



No treinamento, os alunos recebem instruções práticas sobre padrões de busca, cujo objetivo é capacitar os militares para resgate de vítimas de incidentes aquáticos em áreas que tem pouca visibilidade.

Além disso, os bombeiros também poderão experimentar roupas secas e máscaras Full Face, que são específicas para buscas em águas contaminadas. Em Barreiras, o CMAUT segue até a próxima semana.

Fonte: 17 GBM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |