Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Referência na capacitação dos profissionais e acadêmicos ligados ao setor agrícola, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) capacitou ao longo do último ano cerca de 15 mil pessoas que participaram de mais de 500 atividades, como seminários, palestras, cursos de educação continuada, treinamentos e oficinas de qualificação. Com a ampliação das instalações físicas, que ficam em Luís Eduardo Magalhães, a entidade por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CT) atinge um novo recorde anual de atendimentos, ultrapassando as 9 mil pessoas atendidas em 2018.

O CT passou a contar com um novo e moderno complexo estrutural, além de novos laboratórios e amplo auditório. Toda estrutura passou a disponibilizar 02 auditórios, 02 salas de aula, laboratórios de elétrica/hidráulica, motores/transmissão, pneus agrícolas e rodoviários, agricultura de precisão, manutenção básica de caminhão, manutenção de pivôs agrícolas, aviação agrícola, dentre outros. Outro diferencial, segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, são as parcerias fechadas para as atividades e os cursos focados para o setor agrícola, que devem garantir para o próximo ano um público ainda maior, de 17 mil pessoas beneficiadas pelo CT.

O CT disponibiliza a melhor infraestrutura para cursos presenciais em diversas áreas como: Mecanização Agrícola, Transporte Rodoviário, Movimentação de Cargas, Irrigação, Aviação Agrícola, Educação Continuada, Jurídica, Contábil, dentre outros.  Desde que foi inaugurado, até 2018, o CT capacitou cerca de 30,5 mil pessoas que participaram de um total de 1.441 cursos ligados diretamente ao agronegócio. Além das atividades nas instalações de Luís Eduardo Magalhães, equipe do CT também se desloca às propriedades rurais, otimizando tempo e adequando os cursos à realidade do campo, a exemplo do atendimento médico-odontológico, cursos na área de informática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Busato, a entidade está cada vez mais engajada na qualificação dos profissionais que atuam nas fazendas, nas indústrias beneficiadoras de algodão e no escritório. “Juntamente com a mobilização de parceiros, a entidade vem valorizando e investindo no social com o aperfeiçoamento e melhoria contínua dos profissionais do setor agrícola, garantindo mais produtividade, segurança, qualidade e bem estar para quem trabalha em prol do desenvolvimento da agricultura baiana”, afirma.

A Abapa, por meio do CT, conta com a parceria da Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, IEL, SENAR, SPRB, SPRLEM, Pivodrip/Valley, ABA – Manutenção de Aeronaves/Air Tractor, Gotemburgo/Volvo, além do apoio do Fundeagro e do IBA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) convidam os veículos de imprensa do município, para acompanharem a Cerimônia de Diplomação e Posse dos Conselheiros Tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2023, que acontecerá nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, às 9h, no Salão do Júri da comarca de Luís Eduardo Magalhães.

Contamos com a sua valorosa presença!

Agenda:
Diplomação e posse dos conselheiros tutelares de Luís Eduardo Magalhães
Local: Salão do Júri da comarca de Luís Eduardo Magalhães
Horário: Sexta-feira (10), às 9h

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A UNIDADE ALCANÇOU UMA REDUÇÃO DE 42% DOS CRIMES CONTRA A VIDA HUMANA EM JACOBINA E REGIÃO!

O Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, confirmou ontem, 08 de janeiro, que pela terceira vez todos os Policiais Militares da 24ª CIPM irão receber em breve tempo, o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O reconhecimento do trabalho estratégico, tático e operacional realizado pelos Policiais Militares lotados na 24ª CIPM, com sede em Jacobina, deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em próximos dias.

O prêmio foi criado pela Lei nº 12.371, de 21 de dezembro de 2011 e se destina a premiar a todos os policiais militares baianos de suas respectivas áreas de atuação conforme a redução dos crimes contra a vida humana. O Estado com isso busca valorizar e estimular a todos os policiais na árdua tarefa de proteção da vida. 

Segundo a Lei, o prêmio por desempenho policial constitui parcela de caráter eventual, atribuída aos servidores exclusivamente em exercício na Secretaria da Segurança Pública, efetivos e comissionados, em virtude do alcance de metas preestabelecidas, em função do desempenho no processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais -CVLI, que constitui o Indicador Estratégico de Controle de Criminalidade previsto na Lei nº 12.371, de 21 de dezembro de 2011.

Na área de atuação da 24ª CIPM que abrange 11 cidades, a redução dos crimes contra a vida, dos crimes contra o patrimônio e lesões corporais seguidas de morte, novamente teve relevante queda no período do segundo semestre de 2019. Desta vez com a redução expressiva de 42% dos crimes letais intencionais, comparado com o ano anterior. O Major PM Flailton Oliveira garante que os méritos desta conquista pertencem a cada Policial Militar da sua equipe.

“Devido à motivação, disposição, o destemor e postura firme de todos os PMs, a Unidade garantiu, pela terceira vez a conquista do Prêmio de Desempenho Policial a nossa destemida Tropa. Este Prêmio já é patrimônio da 24ª CIPM desde o ano de 2017 em que os nossos valorosos Policiais Militares abraçaram os Projetos e Plano de Operações deste Comandante. Nada mais justo que, além do prêmio que receberão, tenham o apoio e reconhecimento do Comando da Unidade. Parabenizo a cada Policial Militar da 24ª CIPM pela conquista da tão importante premiação e agradeço as constantes orientações provindas do alto Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia, nas pessoas do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão, e do Ilustríssimo Senhor Comandante do Policiamento da Região Norte, Coronel Anselmo Bispo, verdadeiros líderes e responsáveis pela motivação da tropa.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM" 

Jacobina, 09 de janeiro de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

 

Fonte: 24ª CIPM/JACOBINA

Com o início do ano letivo 2020 previsto para 06 de fevereiro, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras está executando seu calendário de matrículas. Encontra-se em curso o período de transferências internas para estudantes já matriculados na Rede Municipal de Ensino e no dia 21 de janeiro inicia-se o atendimento aos novos estudantes, ou seja, oriundos de outras redes de ensino ou que completaram a idade para primeira matrícula.

A secretária de educação, Cátia Alencar, explica que o processo de matrícula nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino acontece em três fases. “A primeira fase iniciamos em novembro, abrangendo os estudantes que fazem a opção por renovarem ou não a matrícula na escola onde estão estudando. A segunda fase é ainda interna, quando os estudantes, principalmente os que encerram a pré-escola ou o 5º ano e necessitam mudar de escola. Nesta fase denominada “transferência interna”, atende-se ainda os estudantes cujas famílias tenham mudado de endereço, e ocorre do dia 06 a 15 de janeiro de 2020. Na terceira e última fase, denominada matrícula nova, com início em 21 de janeiro, é quando a Rede recebe novos estudantes. Esta fase é permanente, ou seja, inicia-se nesta data e permanecemos recebendo por todo ano”, disse a secretária.

Ainda segundo a secretária Cátia, a rede municipal atende mais de 23 mil estudantes na educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos – EJA. Todas as unidades de ensino estão orientadas a executar o processo de matrícula, segundo o cronograma previsto na Portaria nº 31/2019. “Nossa meta, na verdade obrigação legal, é atender todos que buscarem vaga, preferencialmente próximo de suas residências o que nem sempre é possível, porém, o direito à matrícula será sempre assegurado”, esclarece.

Os cinco núcleos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funcionam no período noturno também seguem o mesmo cronograma. Estes núcleos estão distribuídos em pontos estratégicos de Barreiras, visando atender a clientela existente em todas as regiões da cidade com o menor deslocamento possível. Os interessados em matricularem-se na EJA, devem comparecer à escola, munidos de cópia do RG ou registro civil, CPF, duas fotos 3X4, histórico escolar ou Declaração do Estudante e comprovante de residência.

Acompanhe o cronograma escolar de matrículas:

Novembro – renovação de matrícula

06 a 15 de janeiro - transferência interna

21 de janeiro - matrículas de novos estudantes

03 a 05 de fevereiro - Jornada Pedagógica

06 de fevereiro - início das aulas

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde tem realizado uma série de investimentos na área da saúde com a aquisição de equipamentos e materiais para o aprimoramento da qualidade dos atendimentos realizados nas unidades de saúde.

Somente no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, foram investidos em 2019, mais de R$ 1 milhão de reais com a aquisição de todos os equipamentos para a Unidade de Cuidados Neonatal (UCI), que antes eram alugados. O investimento com recursos municipais propiciou equipamentos com mais tecnologia e a equipe da unidade foi treinada e reestruturada para ampliar o cuidado junto aos recém-nascidos.

No mesmo ano, o Gileno de Sá também recebeu um cardiotocógrafo para o acompanhamento gestacional, sendo o único Hospital Municipal do Oeste da Bahia a contar com esse recurso para dar mais segurança tanto as mães como para os seus bebês.

Agora, já no início do mês de janeiro, a unidade recebeu mais um investimento da gestão municipal com a aquisição do novo e completo enxoval para a unidade. São novos uniformes para a equipe técnica, lençóis, toalhas, fronhas, travesseiros, mantas, entres outros itens que propiciarão mais conforto e qualidade para servidores e pacientes.

Para a diretora do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, Patrícia Arruda de Assis, os investimentos na unidade demostram o compromisso da gestão com saúde da população de Luís Eduardo Magalhães.

“Em 2019 realizamos cerca de 7.500 atendimentos, 1.697 partos e 103 crianças foram internadas na nossa UCI. Também fizemos centenas de cirurgias, de várias especialidades, como mastologia, ortopedia e oftalmologia e os materiais entregues na última segunda-feira (06), farão toda a diferença para a nossa equipe técnica e os pacientes atendidos pela unidade”, comentou Patrícia.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Janeiro será um mês decisivo para os estudantes que desejam ingressar na UFOB. Entre os dias 21 e 24, estarão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Neste ano, a Universidade disponibilizará 1.032 vagas em 30 cursos de graduação ofertados nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.  Deste total, 518 são reservadas para estudantes oriundos de escola pública, incluindo pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; 317 para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em 80 municípios baianos distantes até 150 km de qualquer um dos campi da UFOB; e 197 para a ampla concorrência.

Para participar, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2019 e atingido as notas mínimas de corte de cada curso. O resultado do Exame será divulgado no dia 17 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu, e os participantes podem solicitar até duas opções de cursos. 

Portal do Ingresso

Os candidatos que estejam com dúvidas podem tirá-las no Portal do Ingresso. A página web traz um conjunto de informações bastante útil aos candidatos que vão concorrer às 1028 vagas disponíveis nos 30 cursos de graduação.

Com uma linguagem simples e layout responsivo - que se adequa a tela de celulares e tablets, o site destaca, logo no menu principal, os pontos que geram mais dúvida, tais como a política de cotas, o critério de inclusão regional, matrícula e documentação e comprovação de renda. No Portal, é possível ainda acessar as notas de cortes dos cursos nas edições anteriores de 2015 a 2019 do Sisu.

O Sisu

É o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.  

Das 1.175 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB em 2019, 143 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos.

Todas as informações sobre o Sisu 2020 podem ser acessadas http://aqui.

Fonte: Universidade Federal do Oeste da Bahia



A atual gestão de Barreiras, sob o comando do prefeito Zito Barbosa, acaba de se destacar entre os municípios da Bahia em premiação concedida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Barreiras conquistou o 1º lugar na categoria “Municípios com População Acima de 150 mil habitantes e recebeu dois prêmios de destaque no “Indicador: Despesa Social Per Capta”. O Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos dos Municípios da Bahia objetiva avaliar o desempenho dos índices fiscais, os gastos no desempenho e qualidade das ações desenvolvidas.



Os critérios são referentes aos investimentos realizados (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo), despesas sociais e o equilíbrio financeiro de municípios na área de atuação da Sudene. A partir dessa premiação, as gestões municipais passam a ter parâmetros que podem subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas.

De acordo com a Sudene, a metodologia adotada, partiu de um levantamento de dados fornecidos pelo Tesouro Nacional, utilizando indicadores de investimentos, de gastos sociais e de equilíbrio financeiro dos municípios. Em nota enviada à administração de Barreiras a Sudene descreve que “com o resultado, espera mensurar a evolução da qualidade dos gastos públicos e disponibilizar informações confiáveis, ao tempo em que parabeniza o município pelo excelente desempenho na avaliação da qualidade do gasto público”.

Para o prefeito Zito Barbosa, o reconhecimento da Sudene em forma de premiação, atesta o resultado de um trabalho exitoso pautado na gestão e no planejamento. “Recebemos com muita alegria a distinção da Sudene para com o Município de Barreiras e compartilhamos com toda a nossa equipe esse reconhecimento, que certamente tem seu reflexo na transformação da qualidade de vida da nossa população e nos motiva a seguir trabalhando cada vez mais para cuidar das pessoas, transformando Barreiras em uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa”, disse o prefeito.

Fonte: Dircom/PMB





Muito lixo, sofás, colchões, lama, pedras, troncos e galhos de árvores que são descartados de forma irregular pela própria população, estão sendo retirados dos canais de drenagem pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Barreiras. A ação de desobstrução e limpeza que já vinha sendo feita em diversos canais, está sendo intensificada durante todo o mês de janeiro, devido ao grande volume de chuvas que se concentra nesta época do ano.





Nesta quarta-feira, 08, os trabalhos estão concentrados nos Residenciais Arboreto I e II, Bairro Santa Luzia, e posteriormente máquinas e trabalhadores seguirão para o Bairro Buritis. O coordenador de infraestrutura, Celso Paranhos, que coordena os trabalhos juntamente com Domingos Ramos, falou da importância das intervenções. “Continuaremos intensificando a desobstrução dos canais, por toda a cidade, aqui no bairro Santa Luzia, por exemplo, serão retirados cerca de sete toneladas de lixo e detritos, que se acumularam em 500 metros de canal. Neste processo, encontramos até tonéis de aço, descartados de modo irregular, isso impossibilita a passagem das águas pluviais, provocando os alagamentos que prejudicam demais os moradores”, explicou Celso.





Às margens da BR 135, uma pedra de mais de 1 metro de circunferência vedou uma das manilhas, causando alagamentos no Conjunto Habitacional Arboreto II, onde a situação se agravou também por problemas causados pelo aterramento e construções irregulares, afetando também o Arboreto I. O morador do Arboreto II, Maurício da Silva observou a chegada da ação de limpeza nas proximidades de sua residência. “Muita gente sofreu com as chuvas do fim de semana, minha casa não foi invadida pela enchente, mas a água alcançou até o batente das portas. É muito bom ver o trabalho da Prefeitura chegando, estávamos precisando muito, por anos nos sentimos esquecidos”, comentou.



Além das ações emergenciais, a Prefeitura de Barreiras vem investindo na construção e ampliações das redes de micro e macrodrenagem e recuperação dos canais existentes, que passam por bairros como Loteamento São Paulo, Santa Luzia, Morada da Lua, Morada Nobre, Vila Jurí, Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim.

Fonte: Dircom Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O cartório eleitoral retorna hoje as suas atividades para regularização do eleitor perante  a justiça, além de serviços rotineiros como primeiro titulo e transferência de domicilio eleitoral, o cartório visa regularizar a situação de pouco mais de 8 mil eleitores que ainda não buscaram o órgão.

 O prazo termina no dia 18 de fevereiro e quem pretende votar nas eleições municipais em 2019 precisa buscar um dos pontos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência. A não regularização do titulo ocasionará no cancelamento do mesmo, visto que a biometria é obrigatória em nosso município a partir deste ano.

Fonte: Blog Douglas Batista/Com inf. Cleu Fegally

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |