Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio





A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está intensificando as ações de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta época do ano, com as chuvas frequentes e as temperaturas elevadas, a vulnerabilidade aumenta e é preciso cuidado para evitar a proliferação do inseto.

“Precisamos da ajuda da nossa população, que tem um papel fundamental na prevenção dessas doenças. Por isso, nossas equipes estão realizando um intenso trabalho junto às pessoas que comparecem aos postos de saúde”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Foi o que aconteceu nas Estratégias de Saúde da Família Jardim das Acácias e Luiz Yoshio Shirabe, este último localizado na Cidade Universitária. Os pacientes que aguardavam atendimento receberam orientações como: não permitir o acúmulo de água em vasos de plantas, latas, garrafas, pneus e em todo material que sirva de criadouro. Eles também foram instruídos a acionar a vigilância epidemiológica do município, em caso de suspeita de focos do mosquito Aedes Aegypti. “Os agentes de combate a endemias estão prontos para agir nesse tipo de situação em qualquer ponto da cidade”, ressaltou Oziel.

O telefone da vigilância epidemiológica é (77) 3628-3099. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo. O horário de atendimento ao público é das 8 às 13h30.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Durante o fim de semana, a Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães contemplou 30 pacientes com cirurgias de pterígio e catarata. Os procedimentos foram realizados no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira.

“Estamos muito satisfeitos em atender a essa demanda. A realização das cirurgias aqui na cidade proporcionou muito mais conforto aos pacientes e evitou o deslocamento deles e de familiares para outros municípios”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

As cirurgias beneficiaram as pessoas incluídas na Lista Única da Secretaria de Saúde da Bahia. Para se cadastrar, basta se dirigir ao setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), na Secretaria Municipal, com o documento de identidade e o cartão do SUS. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas, após um ônibus tombar em uma curva na TO-040, no trevo de Novo Jardim, próximo à Dianópolis. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, 28, por volta da 1h. Inicialmente a informação era de que o veículo tinha capotado.

O ônibus é da empresa Real Maia e fazia a linha Barreiras (BA)-Palmas. De acordo com a Polícia Militar, o motorista disse que os freios do veículo falharam.

Ambulâncias da região fizeram o transporte dos feridos, que a princípio foram levados para o Hospital Regional de Dianópolis. Em seguida, 7 deles foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas. Uma mulher que está em estado grave foi transportada de helicóptero. Os demais foram liberados.

O Governo do Estado está pedindo doações de sangue para as vítimas. O estoque já estava baixa por causa do período de férias. Os doadores podem ir ao Hospital Geral de Palmas ou ao Hemocentro.

Entre as pessoas que morreram está a servidora Dilma Raimundo de Sousa, que trabalhava no Banco do Empreendedor do Tocantins. Em nota, a instituição lamentou a perda. “Tivemos o privilégio de ter grande parte de sua vida compartilhada conosco, nestes cerca de 20 anos de convivência. Anos estes, marcados pela alegria e um sorriso sempre presente”.

Fonte: Douglas Batista

No sábado 27, por volta das 20h30min, uma guarnição da 85ª CIPM realizava rádio patrulhamento na Rua Senhor do Bomfim, Bairro Mimoso II, quando foi informada por uma vítima que um indivíduo armado com uma pistola, havia roubado sua motocicleta, uma Honda CG, cor prata, placa PJW 6541.

A vítima informou ainda que a moto possuía rastreador e que a localização atual do veículo seria o Bairro Jardim das Acácias.

A guarnição passou as informações à Central de Operações da 85ª CIPM e iniciou buscas pelo autor, quando foi informada, por uma outra vítima, já no Bairro Jardim das Acácias, que um indivíduo com as mesmas características do autor do roubo ocorrido no Bairro Mimoso II, teria acabado de roubar seu celular, mediante grave ameaça com uma arma de fogo e, possivelmente, ainda estaria bem próximo daquele local.

Momentos depois, na Rua Aroeira, ainda no bairro Jardim das Acácias, os policiais localizaram o autor dos roubos, que ainda tentou fugir, mas a motocicleta ficou atolada na lama, momento em que sacou uma arma da cintura tendo então os policiais reagido e alvejado o indivíduo com um disparo, permanecendo no local até a chegada do SAMU que constatou o Óbito ainda no local.

Diante dos fatos, a delegacia local e o Departamento de Polícia Técnica foram informados e todos os procedimentos legais foram adotados.

Vale salientar, que apos a chegada da perícia foi constatado que a arma utilizada pelo indivíduo alvejado era um simulacro,  simulacro esse que possuía cor, tamanho e outras características idênticas a uma arma de fogo.
Por fim, Todas as medidas necessárias foram adotadas e todo o material apreendido foi apresentado na delegacia local, para as providências cabíveis, tendo inclusive duas vítimas comparecido a DP para registro dos roubos.

Fonte: 85ª CIPM

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

O deputado Pablo Barrozo (DEM) participou nesta quinta-feira (25) de três inaugurações na cidade de Barreiras, a Central Integrada de Regulação (CIR), o programa Idade Viva (voltado para os idosos) e a Central de Abastecimento Farmacêutico. Junto com o prefeito Zito Barbosa, a vice prefeita Karlúcia e a secretária de Saúde, Marizete, o parlamentar, ressaltou que as novas estruturas de saúde proporcionarão a população da cidade um atendimento especializado e de qualidade, ofertando maior comodidade e conforto para todos os usuários do Sistema Único de Saúde.

“O que me faz sentir vontade de continuar na política é poder cuidar das pessoas e hoje fico feliz em entregar, junto com a prefeitura, essas novas estruturas de saúde que, certamente, darão mais qualidade de vida e atenção a saúde dos barreirenses”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Uma tarde de conquistas para a saúde pública marcou essa quinta-feira, 25, em Barreiras. O Prefeito Zito Barbosa juntamente com a secretária de saúde, Marisete Bastos, acompanhados da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do deputado estadual Pablo Barrozo e de vereadores, entregaram para os barreirenses as novas instalações da Central Integrada de Regulação - CIR, da Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF e a nova sede do Programa Idade Viva, que irão proporcionar a todos os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS um atendimento especializado e de qualidade.

“Hoje foi um dia de festividade, entregamos três novos modernos espaços para atender a população de Barreiras com qualidade, pois uma saúde mais humanizada é um dos nosso objetivos nessa gestão. A entrega da CIR, da CAF e do Idade Viva agora é uma realidade para nossa cidade, todos os espaços contém equipes capacitadas que contribuirá na qualidade do atendimento.” destacou Zito Barbosa.

Situada no início da Av. José Bonifácio, próximo ao ABCD, a moderna Central Integrada de Regulação – CIR foi o primeiro espaço a ser entregue. A CIR atenderá a partir dessa sexta-feira, 26, as demandas do Sistema de Regulação Municipal (para agendamento de exames), do Tratamento Fora de Domicilio – TFD, Regulação do SAMU, Sistema Vida, Agendamento das Cirurgias Eletivas e Departamento de Informática em Saúde.



Mais de 46 mil usuários são assistidos pela Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, que está em um novo local, na Avenida Haylon Macêdo, nº 1274, ao lado do Banco do Brasil em Barreirinhas.

A CAF é responsável pela assistência farmacêutica de Barreiras e na oportunidade da inauguração do novo espaço, o Prefeito Zito Barbosa entregou um novo veículo que fará de forma adequada a entrega dos medicamentos para as unidades de saúde no município.

E foi em ritmo de festa e alegria, que os assistidos pelo Programa Idade Viva receberam as novas instalações. Com uma grande estrutura, atenderá cerca de 150 idosos por dia, de segunda a sexta-feira na Avenida Eduardo Catalão em frente ao Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger.

Vários idosos fizeram questão de acompanhar esse momento especial, Dona Maria Joaquina, 65 anos, caiu na dança juntamente com os outros colegas e com o Prefeito Zito Barbosa e agradeceu o retorno do Idade Viva.





“Estou contente por esse momento, aqui encontramos muito carinho e atenção de vários profissionais, além do ônibus que fará o nosso transporte, temos diversas atividades que nos envolvem”, disse satisfeita.

Segundo a Coordenadora Olivía Bezerra o Idade Viva já começa a funcionar na próxima segunda-feira, 29, e os inscritos serão contemplados com atividades de acolhimento, oficinas de artes, dança e música, além de atendimento com diversos especialistas como: fisioterapeuta, enfermeiras, médico, nutricionista e pedagogo.

Fonte: DIRCOM, Prefeitura de Barreiras



A Câmara de vereadores realizou, na manhã de hoje, 26, encontro com o prefeito Zito Barbosa, para discutir sobre o novo Código Tributário, aprovado em novembro do ano passado. Convocada pelo presidente Gilson Rodrigues, o principal objetivo da reunião foi solicitar alterações na aplicabilidade da Lei que é de competência do Poder Executivo, a fim de coibir distorções na cobrança das tarifas. A população reclama dos valores que estão sendo cobrados, principalmente, na taxa de alvará de funcionamento.

“A Câmara de Vereadores analisou a matéria de maneira constitucional e seguiu todo o trâmite do Legislativo, mas, agora, com a lei em prática, há distorções na cobrança dos valores e a população não pode ser prejudicada. O Legislativo busca encontrar soluções práticas para que haja essas correções”, disse o presidente Gilson Rodrigues.
Durante a conversa, os vereadores sugeriram formas para que os impactos financeiros sejam diminuídos. O prefeito Zito Barbosa, disse que está disposto a fazer as correções, e admitiu a necessidade de uma revisão. De acordo com ele, muitos pontos do Código Tributário serão revistos e alterados por meio de Decreto, para agilizar o processo, outros vão ser encaminhados para a Câmara.

“É possível fazer o ajuste necessário. A prefeitura vai conversar com as instituições e o que vai ser encaminhado para a Câmara será a proposta que for acordada com todas. Eu não me propus a vir para Barreiras para sacrificar a população, em especial, o comércio. Vamos, sim, fazer o que for necessário para adequar o Código Tributário. Esta reunião com a Câmara de Vereadores foi importante para o avanço das discussões”, afirmou o prefeito.

Fonte: Ascom Câmara de Barreiras





A Prefeitura de Angical, por meio Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 25, no ginásio de esportes da escola municipal Florisvaldo Ferreira, uma audiência pública para discutir a situação financeira da pasta, que desde os últimos meses do ano passado, tem enfrentado dificuldades enormes para honra o pagamento dos servidores.

Participaram da audiência, servidores municipais, representantes dos conselhos municipais, vereadores e secretários municipais.

Diante do caos que se instalou, o governo municipal, convidou todos os servidores da pasta e a comunidade, para acompanhar de perto o levantamento feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Rede de Assistência Técnica para Elaboração ou Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR).

Por mais de três horas, os servidores municipais, tiveram a oportunidade de ouvir as explanações e fazer questionamentos ao inspetor do TCM, Fernando Esquivel e a coordenadora da rede PCR, Cristina.

O inspetor do TCM, falou dos índices que foram registrados até novembro de 2017 e dos números preocupantes que mostram a necessidade imediata de ajuste na folha. Esquivel, disse ainda, que se faz necessário a readequação da folha de pagamento, para que possa proporcionar ao gestor, as condição mínimas de administrar contas do município.

A Coordenadora da rede PCR, falou também sobre os números e demonstrou preocupação com situação momentânea do município. Segundo Cristina, é preciso em caráter de urgência, que todos os órgãos que regem a categoria, se reúnam juntamente com Ministério Público e tome as providências necessárias. A coordenadora, disse ainda, que o plano de cargos e salários aprovado pela câmara municipal de Angical, não descarta possibilidade de redução de carga horária, uma vez que esse benefício foi concedido a todos os professores, no entanto, a época existia uma necessidade pontual e hoje não e mais preciso, principalmente pelo fato da redução significativa do número de alunos na rede.

A coordenadora, disse ainda, que atualmente, a folha do FUNDEB, não está comprometendo apenas os recursos próprios, mas também os fundos de outras áreas. Já que para complementar a folha, a Prefeitura está retirando 82% de recursos outros fundos, para cobrir a folha do FUNDEB.

Fonte: ASCOM Angical

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou ao longo do ano passado 8.930 ligações de água nas cidades do oeste da Bahia, levando água tratada e de qualidade para cerca de 35 mil pessoas. Cidade pólo na região, Barreiras lidera, dentre as cidades com maior quantidade de acréscimos de ligações, com 2.981 novos imóveis atendidos, seguido de Luís Eduardo Magalhães, com 1.387, e Serra Dourada, com 580 novas ligações. Em um comparativo com o ano de 2016, quando a Embasa expandiu o serviço para novas 6.255 imóveis, houve crescimento de 70% na quantidade de novas ligações de água.  

O gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, explica que a empresa vem atendendo a demanda espontânea de fornecimento de água para novos imóveis localizados em bairros e loteamentos já consolidados ou que foram construídos nas cidades da região oeste, principalmente nas duas maiores cidades da região. “Houve um avanço de novas ligações de água, também em loteamentos e residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, possibilitando o maior acréscimo nestas cidades, a exemplo do residencial Boa Sorte, em Barreiras, e também da construção de novos bairros planejados, a exemplo do Florais Léa 2, em Luís Eduardo Magalhães”, afirma.

Zona rural – Outra vertente de atuação da Embasa no ano passado foi a prestação do serviço de água para novas localidades, proporcionando mais qualidade de vida para quem mora na zona rural. Passaram a ser atendidos com água tratada os moradores das localidades de Traíras, Morrinhos e Lagoa da Onça, em Serra Dourada; Barreiro e Lagoa de Dentro, em Santana; e Araças, Arroz, Lagoinha, em Formosa do Rio Preto.

Destaque também para o distrito de Missões de Aricobé, em Angical, que passaram a ser recentemente atendidos com água tratada. Esta localidade passou a receber água de qualidade depois da inauguração de um novo sistema de água, com investimentos de R$ 24 milhões, que também passou a atender os distritos de Aricobé, Brejo das Missões, Riachão e Lontra, em Angical; Cantinho, em Cristópolis e Reforma do São Francisco de Assis, em Cotegipe.

Fonte: Ascom Embasa





A manhã de hoje (26) foi intensa no Posto de Saúde da Comunidade Bela Vista, em Luís Eduardo Magalhães. Uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no local e vacinou os moradores contra a febre amarela, realizou palestra sobre a importância da escovação correta dos dentes, esclareceu dúvidas da população e prestou assistência médica. Quem precisar de exames terá o atendimento agendado sem necessitar se deslocar para as unidades da zona urbana do município, devendo comparecer apenas no dia da avaliação.

“Montamos esta estrutura para oferecer um maior conforto e comodidade a estes pacientes, pois o deslocamento até a cidade não é uma tarefa fácil em razão da distância”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Outra novidade é que a partir de agora o acompanhamento pré-natal e dos casos de hipertensão, diabetes e saúde da criança também será feito no posto de saúde da localidade.

“Nossa equipe está pronta para prestar esses serviços à comunidade. Se houver necessidade, encaminharemos o paciente para a Policlínica, Upa ou Gileno”, concluiu Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fiquem atentos ao período de inscrição, vagas limitadas!

Início do curso 01 de Março das 19h30 às 22h30 de segunda a sexta.
Matérias:
#Matemática 
#Física 
#Química 
#Biologia
#Português
#Redação 
 
🕛 Inscrições das 14h00 às 18h00
Mais informações 77 99848-6768
Fonte: Paróquia Santa Rita

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |