Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães adquiriu 4 (quatro) novas mini carregadeiras que serão integradas às frentes de trabalho do município. Os equipamentos são conhecidos pela versatilidade e podem ser utilizados em atividades como limpeza de ruas, terrenos, carregamento de caçambas e retirada de entulho. De acordo com o prefeito Oziel Oliveira a aquisição foi com recursos próprios e é resultado do atual equilíbrio das contas públicas municipais.

“Com a administração responsável do dinheiro proveniente dos impostos é possível proporcionar esse tipo de benefício à população”, explicou o gestor.

O processo de reestruturação da frota de veículos pesados da Secretaria de Infraestrutura começou no ano passado, com a compra de importantes equipamentos para a usina de asfalto. Entre as aquisições, estão dois espargidores (equipamentos utilizados na implementação de emulsão asfáltica), uma vibroacabadora (máquina utilizada na aplicação, nivelamento e pré-compactação do concreto asfáltico) e um rolo compressor, que fazem parte da usina de asfalto.

“Esses equipamentos, vão garantir trabalhos mais ágeis, conforto aos operadores, economia e principalmente melhor atendimento ao cidadão que precisa dos serviços”, enfatizou o prefeito Oziel Oliveira.

O chefe do executivo municipal salientou ainda que desde o início da administração, muitos veículos já tinham sido adquiridos. Foram 5 ambulâncias para a Secretaria de Saúde e 8 motos e 9 viaturas para a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Ainda assim, segundo Oziel Oliveira, em 2017 houve uma economia de R$ 1,5 milhão em gastos com combustível de carros oficiais, em relação ao ano anterior.

“Tudo isso consta nos relatórios do Tribunal de Contas do Município, que são de acesso livre para qualquer cidadão”, encerrou.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O prefeito Oziel Oliveira acompanhado do secretário de Infraestrutura, Marciano Paulleti visitaram o canteiro de obras das passarelas na BR 242, na última sexta-feira, (12). "Nos próximos meses a população que necessita atravessar de um lado para o outro da cidade não terá que enfrentar os riscos provocados pela ausência das passarelas. Essa obra tão sonhada pelo nosso povo começou a ganhar forma e já é uma realidade", disse em sua página no Facebook. 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Iniciou hoje e segue até a próxima sexta-feira, dia 19 as matrículas os alunos que pretendem ingressar na rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães.

Esse ano, o procedimento é feito via internet, no endereço eletrônico www.matriculalem2018.com.br. As vagas são destinadas a todas as unidades de ensino, incluindo as creches.

Após a solicitação da vaga, o sistema disponibiliza um número de protocolo e a relação dos documentos necessários, que precisam ser apresentados nas escolas entre os dias 22 e 26 de janeiro.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, a matrícula dos alunos que já faziam parte da rede municipal, foram efetuadas automaticamente. Em 2018, serão 18 mil estudantes assistidos pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Moradores de LEM enfrentaram problemas na manhã desta segunda-feira, (15), para realizar a matrícula de alunos novos através do site: http://www.matriculalem2018.com.br. a previsão era que a matrícula fosse liberada às 8h, o que não aconteceu. Ás 8h15 já haviam pessoas reclamando de não conseguir acessar o sistema. Na página tem o seguinte aviso: "Tivemos problemas técnicos, voltaremos às 14h. Desculpe o transtorno". 

Já era de se imaginar uma sobrecarga no sistema, já que milhares de pessoas iriam acessar o site ao mesmo tempo.

Fonte: Douglas Batista



Produtores do Oeste Baiano se uniram para recuperar as nascentes dos rios existentes na região. O primeiro município beneficiado é São Desidério, que vai receber recursos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) para recuperação de nascentes em 11 comunidades.

“O Oeste Baiano é uma prova de que é possível produzir em grande escala, atendendo a legislação ambiental e investindo na recuperação e preservação das nossas riquezas naturais”, ressaltou o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, ao assinar, juntamente com o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o acordo de cooperação técnica com o prefeito José Carlos de Carvalho.

Pela parceria firmada, os produtores rurais garantem o aporte financeiro. Em contrapartida, a Prefeitura se responsabiliza pelo projeto e a mão de obra.

Ainda este ano, além de São Desidério, os produtores do Oeste vão investir na recuperação das nascentes de rios em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina. Mas, segundo o presidente da Aiba, não está descartada a inclusão de outros municípios:
“Já trabalhamos em parceria com prefeituras da nossa região recuperando e pavimentando estradas, num trabalho que tem beneficiado, sobretudo, as comunidades rurais. Vamos utilizar essa mesma estrutura para recuperar as nascentes dos nossos rios”.

Em São Desidério, a parceria dos produtores com a prefeitura prevê a recuperação de nascentes em áreas de preservação permanente (APP’s), que somam mais de 80 hectares, localizadas nas comunidades de Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Alegre, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita e Pindaíba.

Fonte: Ascom AIBA

Jusmari vem de longa trajetória na política regional. Foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual, deputada federal e prefeita de Barreiras. Neste último cargo experimentou sua primeira derrota. Mas perdeu aquela eleição de uma forma digna dada as circunstâncias políticas e eleitorais daquele momento.

Com inteligência, ela se retirou do cenário por um breve período e meditou sobre os passos que iria dar. Religiosa ela costuma dizer que nada acontece sem que seja a vontade de Deus. Retemperou as forças e nas eleições estaduais passadas voltou ao cenário e mostrou que estava muito viva. Se candidatou a deputada federal e quase se elege. Teve quase 20 mil votos em Barreiras mostrando que continuava sendo uma das mais fortes lideranças políticas da cidade. Depois, nas eleições municipais seguintes, alcançou duas vitórias significativas: Foi um dos esteios para que o seu marido Oziel Oliveira vencesse as eleições em Luis Eduardo Magalhães e apoiou e eleição de Zito Barbosa em Barreiras, ajudando este último a conquistar uma significativa vitória. Paralelo a isso,  Jusmari conseguiu na Justiça, a anulação da rejeição de suas contas perpetrada pela Câmara Municipal de Barreiras em 2015. A ex-prefeita alega que não teve direito de defesa. A Justiça considerou legítima a sua argumentação e uma nova avaliação deve ser feita pelo Legislativo

Mas os avanços de Jusmari não pararam por ai. Em meados de 2017 ela é convidada pelo governador Rui Costa para assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Um feito e tanto visto que, da região de Barreiras, o último secretário foi o saudoso Tarcilo Vieira de Melo, nos distantes anos 50 do século passado. Por ai se pode calcular a importância que o cargo tem para a região, para história de Jusmari e para desdobramentos futuros da política do Oeste Baiano.

No comando de uma das mais fortes secretarias da Bahia, a estrela política de Jusmari continuou a brilhar. Ela se mostrou muito tranquila no cargo, arregaçou as mangas e vem se destacando como uma das secretarias mais importantes do atual governo. Seu nome também é cotado como certo para ocupar uma cadeira no parlamento – seja como deputada federal ou estadual – e, sabe-se, passará por ela, as projeções para o futuro político e eleitoral de algumas cidades do Oeste Baiano.

Por tudo isso o ano de 2017 teve um sabor especial para a secretária Jusmari Oliveira. Já agora, quando estamos apenas no início de 2018, muitos nomes importantes da política de nossa região estão se agregando em torno dela. Jusmari robusteceu o seu capital político e, em razão disso, é um dos nomes que terão papel importante na condução da campanha de Rui Costa no Oeste Baiano. Isso sem falar nas variantes que poderão acontecer de agora por diante.

Fonte: ASCOM

Bombeiros civis com apoio dos bombeiros militares realizaram um café da manhã e uma caminhada neste domingo, (14), para lembrar o dia do bombeiro civil, comemorado na última sexta-feira, (12). Bombeiros civis atuam em inúmeros locais do cotidiano, como shopping, condomínios e shows. Mas aqui em Luís Eduardo Magalhães, a categoria é uma aliada importante junto ao subgrupamento de bombeiros da cidade, comandada pelo subtenente Rodrigues. O reporter José Bonfim acompanhou a ação e fez alguns cliques. Confira: 

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio







A Secretaria de Infraestrutura iniciou uma operação tapa-buracos, em diversos bairros de Luís Eduardo Magalhães. O trabalho deve continuar nos próximos dias com a previsão de tempo firme para o Oeste da Bahia.

“Estamos aproveitando a estiagem para recuperar as ruas e avenidas da cidade. Como estamos no período chuvoso, qualquer período de tempo firme tem que ser utilizado”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

O trabalho começou em vias onde há um grande fluxo de veículos, como Avenida JK e Centro da cidade. Depois, homens e máquinas vão recuperar vias em diversos bairros de Luís Eduardo Magalhães. “A intenção é garantir boas condições de trafegabilidade nas ruas e avenidas de todo o município”, explicou o prefeito.

Condutores e pedestres que passam pelas ruas beneficiadas elogiam a iniciativa da Prefeitura. “Agora temos mais segurança para trafegar. A chuva é muito benéfica para a região, porém alguns dias de sol também são importantes para que o poder público possa realizar a manutenção da cidade”, comentou o comerciante Paulo Sérgio.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A matrícula para alunos novos na rede municipal de luís Eduardo Magalhães iniciou nesta quarta-feira, (10) e segue até o dia 30 de janeiro e serve também para os desistentes.

Para quem deseja ingressar na rede municipal de ensino, deve apresentar os seguintes documentos: histórico escolar; certidão de nascimento ou a cópia do RG, acompanhado dos originais; cópia do cartão do SUS; duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência com referência.

Dados da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães indicam que cerca de 19 mil alunos devem fazer parte do sistema municipal de ensino do ano que vem. Um aumento estimado de 1.000 discentes em relação a 2017. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município está preparado para absorver todos os estudantes.

“A nossa rede municipal está pronta para atender a demanda. Todas as instituições têm o mesmo nível e não há necessidade de enfrentar longos períodos em filas para conseguir uma vaga em determinada escola. O ensino é unificado e todos os professores muito bem qualificados”explicou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A 11ª Coorpin - Barreiras, vem a público informar que está aberto um canal de denúncias via aplicativo WhatsApp, com o intuito de que os cidadãos possam estar fazendo denúncias anônimas de pontos de venda de drogas, homicídios, localização de foragidos/suspeitos, enviando fotos, vídeos ou qualquer outro tipo de informação que possa ajudar a Polícia Civil a efetuar um bom trabalho na cidade de Barreiras e região.

O denunciante não precisa se identificar e o anonimato é garantido. Compartilhe essa matéria. Denuncie! WhatsApp: (77) 99996-5361.

O Whatsapp Denúncia da Delegacia de Barreiras é um canal de informações sigiloso.

Orientamos os denunciantes que apaguem a conversa após realizar a denúncia.

Ressaltamos que esse número não funciona para atendimento, apenas funciona para recebimento de informações sobre bocas de fumo, homicídios, localização de suspeitos e foragidos da justiça, ou qualquer outra informação que seja de interesse da polícia, mas o denunciante tenha receio em se identificar.

Caso necessitem de atendimento ou esclarecimentos, procure a Delegacia ou ligue para o 190

Fonte: Polícia Civil

A recuperação de nascentes localizadas em 11 comunidades rurais do município de São Desidério (BA), foi confirmada por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação de Agricultores e  Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Prefeitura daquele município. O evento, realizado na quinta-feira (4), reuniu o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, da Aiba, Celestino Zanella, o prefeito José Carlos de Carvalho e o secretário de meio ambiente, Joacy Ferreira de Carvalho.

A parceria prevê a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP’s), em mais de 80 hectares com um perímetro de 17.870 metros que abrange as nascentes localizadas nas comunidades de Alegre da Pontezinha, Cabeceira do Salto, Alegre, Conceição de Baixo, Marias, Boqueirão do Palmeiral, Estiva, Canabravão, João Rodrigues, Baixa Bonita e Pindaíba, conforme cronograma previamente estabelecido.

“Fizemos um estudo nas comunidades que serão atendidas pela recuperação para levantar os principais fatores causadores da degradação, e ficou confirmado durante nossas visitas que o pisoteio pelo gado e o assoreamento são os responsáveis. A parceria com a Abapa garantirá o aporte financeiro para executarmos o projeto, e, em contrapartida, a Prefeitura garantirá a mão de obra especializada para execução, acompanhamento, além do estudo técnico”, explicou o secretário Joacy Carvalho.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Busato, outras parcerias entre a associação e prefeituras do oeste da Bahia estão programadas para este ano que se inicia. “Além de São Desidério, vamos trabalhar em conjunto com Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Correntina, a princípio. Como a essência do Programa Patrulha Mecanizada mantido pela Abapa, é a recuperação de estradas e de nossos rios, vamos utilizar nossas máquinas para a preservação dos mananciais da região e melhoria das nossas vias”, disse.

A área de Preservação Permanente prevista no acordo de cooperação técnica compreende nascentes dos afluentes do rio São Desiderio, Guará, Boa Sorte e bacia do Rio Grande.

Recuperação de estrada – Durante o encontro, os presidentes das duas associações apresentaram ao prefeito de São Desidério a proposta inicial para uma nova parceria com foco na pavimentação asfáltica dos 33km da Rodovia da Soja, naquele município, importante via de escoamento da produção agrícola.

Para o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o investimento em asfalto será uma realidade que as associações colocarão em prática nas diversas estradas vicinais do oeste baiano. “Nós temos que fazer, estamos planejando e o nosso foco além das manutenções que já realizamos com recursos do Prodeagro, agora será o asfalto”, disse. Com base no projeto entregue ao prefeito, um novo encontro será agendado para discutir o assunto com maior aprofundamento.

Fonte: Ascom Abapa

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, (09), ao repórter da Moderna FM 92.1, José Bonfim, o delegado da Polícia Civil, Joaquim Rodrigues esclareceu que os dois autores dos primeiros homicídios de 2018 em Luís Eduardo Magalhães já foram identificados.

“A prevenção é importante, mas o esclarecimento depois que acontece é uma resposta contra a impunidade”, disse o delegado.

Sol do Cerrado: no caso do assassinato do Sol do Cerrado, o autor foi identificado como André Conceiçao da Silva, mais conhecido como neguinho. De acordo com o Dr. Joaquim, no momento da violência, tanto o autor, como a vítima estavam consumindo drogas na localidade e, em um certo momento começou uma discussão entre a vítima, Jadiel e o autor, André, por causa do volume do som. André desferiu um tiro de espingarda na vitima que mesmo socorrida, não resistiu. Ainda segundo o delegado, a polícia fez a diligência logo após o ocorrido, mas não obtiveram êxito.  

Santa Cruz: o fato também ocorreu entre conhecidos. Segundo o delegado, a vítima, Adão, deu apoio para esse casal que veio morar na casa dele, “eles são de Irecê”. Segundo relatos, João Paulo, estava agredindo a esposa, e Adão interviu, mas João Paulo continuou ameaçando a esposa.

A mulher de João Paulo quis ir embora, a vítima acompanhou e foi atingido por um golpe de faca, vindo do marido agressor, morrendo no local. Já chegou na UPA sem sinais vitais.

Nos dois casos será pedida a prisão dos suspeitos.

Fonte: Douglas Batista

Apesar do final de semana chuvoso os Bombeiros de LEM que atuaram como guarda-vidas no Balneario Rio de Pedras, avaliaram como positivo o primeiro final de semana do Operação Verão. A atuação irá se repetir durante todos os finais de semanas e feriados. O subenente Rodrigues acompanhou os trabalhos nos dois dias. Confira as fotos. 

 

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |