Blog Santo Antônio
Notícias
As intervenções preveem mudanças no sentido do tráfego e já estarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (11)

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio da Coordenação de Trânsito – Cootrans, informa que a partir da segunda-feira (11) serão realizadas alterações no sentido do trânsito no início da Rua Presidente João Batista Figueiredo ao lado do Hotel Morubixaba, bairro Novo Horizonte. Essa rua passará a ter sentido único do bairro Novo horizonte até a Avenida ACM.

Após o cruzamento da Rua Jorge Amado, a Rua Presidente João Batista Figueiredo voltará a ter sentido duplo. Agentes de trânsito e equipes da sinalização estarão no local para orientar os condutores, bem como serão instaladas as novas placas de sinalização, por isso a atenção neste perímetro deve ser redobrada, principalmente para quem vai acessar a Avenida ACM/rotatória, vindo do Novo Horizonte.

Fonte: DIRCOM/PMB



A Prefeitura de Barreiras visando padronizar os procedimentos para o fornecimento de fraldas descartáveis aos pacientes residentes e domiciliados no Município, publicou a Portaria nº 44, no Diário Oficial nº 3066 de 01 de novembro de 2019.

As fraldas descartáveis são cedidas especificamente aos pacientes diagnosticados com incontinência urinária e fecal permanente, além de patologias atestadas por laudo ou atestado médico. Com a publicação da Portaria, que entra em vigor no dia 02 de janeiro de 2020, serão beneficiados:

- Famílias de baixa renda cadastradas no CAD Único, que possuam Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e residam em Barreiras no mínimo 02 anos, na data de publicação do protocolo;

- Pessoa com deficiência, desde que a solicitação seja respaldada num relatório técnico devidamente justificado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir do estabelecimento das novas regras, a expectativa é de que os beneficiados sejam atendidos com mais eficiência e a administração consiga se planejar melhor na distribuição do material. “Com a publicação da portaria, nosso objetivo é padronizar o serviço de distribuição, estabelecendo padrões, a quantidade distribuída por mês e as características dos pacientes, assim aperfeiçoamos o serviço e garantimos que as fraldas cheguem a quem necessita”, destacou a subsecretária de saúde, Larissa Barbosa.

Em caso de dúvidas, a Portaria n°44 pode ser acessada pelo link: https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2019/diario3066.pdf

Fonte: DIRCOM/PMB



Os eleitores de Luís Eduardo Magalhães, no interior do estado da Bahia, já podem agendar atendimento da Justiça Eleitoral para o Ponto SAC do município. O agendamento do serviço desejado deve ser realizado por meio do SAC Digital, no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo SAC Digital no celular, a partir desta sexta-feira (08).

Dentre os serviços disponíveis, além do recadastramento biométrico, o eleitor poderá regularizar título de eleitor, solicitar o alistamento eleitoral (1º título), a 2ª via do título de eleitor, realizar atualização cadastral, transferência de domicílio eleitoral, dentre outros serviços.
O atendimento é feito mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (caso o cidadão tenha). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que pretendem solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário apresentar um documento que comprove a quitação eleitoral junto à Justiça.

A Rede SAC possui 73 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 33 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Digital, e o portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br), além do portal SAC (www.sac.ba.gov.br).

Fonte: Ascom SAEB

Fonte: Grupo Santo Antonio
CNA e Federações da Agricultura estiveram na região para conhecer exemplos bem-sucedidos a fim de adotá-los em outros estados

Com vocação agrícola reconhecida nacional e internacionalmente, o oeste da Bahia tem se destacado na produção de grãos e fibra, tanto em quantidade quanto em qualidade. Além da aptidão da região para o agronegócio e para pecuária, isso se deve também aos altos investimentos em pesquisa e tecnologia dentro de campo. Com fazendas cada vez mais tecnificadas, munidas de equipamentos de últimas geração, o Oeste tem despertado interesse em de vários órgãos e entidades ligadas ao setor.

Recentemente, uma comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de Federações de Agricultura e Pecuária desembarcou na região para visitar algumas propriedades rurais em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que são referências em inovação tecnológica. O objetivo é conhecer o aparato tecnológico, que vai desde maquinários até softwares e sistemas inteligentes de irrigação, a fim de implantar em outras regiões os modelos que deram certo aqui, aumentando a produtividade e a rentabilidade do produtor rural e do pecuarista.

A delegação comandada pelos presidentes da CNA, João Martins, e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, conheceu unidades produtivas de algodão, grãos e fazendas destinadas à pecuária de corte, testemunhando experiências bem-sucedidas que transformaram o cenário social, ambiental e econômico da região, através da agropecuária sustentável, que gera empregos, garante a segurança alimentar da população e ainda cuida do meio ambiente.

A primeira parada foi na Fazenda Ipê, conhecida pela produção sustentável de pecuária de corte, com a criação das raças de gados Nelore e Angus, onde são realizadas todas as etapas, desde a inseminação até a comercialização. Em Luís Eduardo Magalhães, foram quatro propriedades rurais visitadas: Captar Agrobusiness, que atua no confinamento de animais; Oilema (produção de sementes); Orquídea Schmidt Agrícola (grãos e algodão) e Ubahia (algodão).

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Aiba, Celestino Zanella, e pelo vice-presidente, Moisés Schmidt, além de outros representantes da cadeia produtiva do oeste baiano. Além da visita técnica, o encontro rendeu boas discussões sobre temas relevantes para o setor, que é responsável por 23% da economia do Estado. Só no primeiro semestre de 2019, a agricultura contribuiu sozinha com R$ 33 bilhões para o PIB da Bahia.

Fonte: Ascom Aiba



Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social e de Saúde, informa que nesta sexta-feira (08) acontecerá no Posto de Saúde Décio Marques Dias, localizado na Vila II do Assentamento Rio de Ondas um mutirão para a pesagem dos beneficiários do programa Bolsa Família. A ação acontece das 8h às 12h.

O objetivo é atender as famílias beneficiárias que residem nas Vilas I, II e III. A pesagem é obrigatória para crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes. Caso a pesagem não seja realizada, o beneficiário corre o risco de ter o seu Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado.

Para realizar o procedimento, os beneficiários precisam levar no ato da pesagem os seguintes documentos: RG, cartão do Bolsa Família, cartão Cidadão ou carteira de trabalho, caderneta de vacina e cartão da gestante.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Sem emprego fixo e buscando oportunidade de mudar de vida, Marlene Pereira de Souza, estudante do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, no Loteamento Rio Grande, é uma das mulheres que viram no projeto “Espelho Mágico”, uma opção para driblar o desemprego e dessa forma assumir uma condição social mais produtiva. A estudante conta que soube, por intermédio de uma colega, que um grupo de empresárias com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer estava disponibilizando, de forma gratuita, o curso de bandejas espelhadas decoradas e resolveu participar da capacitação.



“Já nos primeiros dias do curso senti que essa poderia ser uma saída para a crise financeira. Estou adorando as oficinas, aprendendo trabalhar e transformar um pedacinho de espelho em uma bandeja linda. Antes mesmo de concluir o curso, eu e meus amigos já estamos recebendo encomendas, e isso só foi possível porque além de aprender uma atividade, sou estimulada diariamente a me tornar empreendedora”, comemorou Marlene, mostrando uma das peças produzidas.



A empresária Elisângela Machado, proprietária da Cristalis Design em Vidros, faz a doação dos espelhos. Ela e mais cinco empresárias criaram o projeto Espelho Mágico, que atualmente capacita 30 estudantes.

“Essa ideia faz parte da conclusão do curso Liderar o Futuro do Sebrae, e a partir daí, procuramos a Secretaria de Educação e a gestão da Escola Octávio Mangabeira para inserir nosso projeto social Espelho Mágico, que tem como foco abrir perspectivas de futuro e principalmente despertar nas mulheres e homens do EJA, o lado profissional. Durante as oficinas, estamos doando todo material de aprendizagem e eles já começam a vender suas peças, mas quando finalizarmos o projeto, eu já garanti a continuidade da doação dos espelhos, para que continuem, tornando as bandejas espelhadas uma fonte de renda fixa”, comentou Elisângela.





O investimento pessoal nos aprendizes são rotineiros, e para induzir as vendas, marketing e estrutura de custos, a consultora do Sebrae, Mayara Ledo fez uma palestra nesta terça-feira, 05, no auditório da escola envolvendo as famílias dos novos empreendedores. A diretora do colégio, Neuma Araújo, elogiou a ação e garantiu que a unidade escolar está aberta para receber essas iniciativas.

“Percebemos claramente que a autoestima dos estudantes do EJA 1 e 2 melhorou, as mulheres se sentem mais confiantes e capazes de mudar sua própria vida, ver pessoas já aposentadas e aprendendo uma nova atividade é enriquecedor. Recebemos essas oficinas de capacitação de braços abertos, com a expectativa que mais iniciativas sociais abracem a população de nosso município”, finalizou a diretora.

Fonte: DIRCOM/PMB

Articuladores do Selo Unicef de 18 municípios da região Oeste da Bahia, técnicos e secretários de saúde participaram, durante toda esta quarta-feira (6), em Barreiras, do 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Edição 2017/2020. O foco do encontro foi reforçar as ações realizadas em cada município no setor da saúde, buscando novas estratégias que possam fazer com que os municípios cumpram as exigências do Unicef, na conquista do Selo.

Os secretários de Assistência Social e de Saúde de Barreiras, Karlúcia Macêdo e Anderson Vian, respectivamente, participaram da abertura do evento e acompanharam os trabalhos realizados pela equipe articuladora do Selo, no Município. Vian destacou a importância e a honra de Barreiras sediar um evento que aponta os indicadores que buscam elevar o nível dos serviços prestados, traçam novos caminhos, necessidades e prioridades para que o Município alcance o Selo Unicef, ao final dos quatro anos.



“Esses indicadores nortearão para melhorar ainda mais o trabalho realizado na área da saúde, com muita dedicação e responsabilidade, avançando ainda em ações voltadas para crianças e adolescentes, considerando os padrões de excelência preconizados pela Unicef. Não tenho dúvidas que vamos alcançar as metas propostas e conquistar o Selo”, disse o secretário municipal de saúde.

Para conquistar o Selo Unicef, os 1.924 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal do Brasil, precisam estar comprometidos com as ações em áreas como saúde, educação e assistência social a serem implementadas prioritariamente. Trata-se de uma ação de esforços, com um plano para quatro anos e metas estabelecidas na busca de melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes que vivem nestas regiões.

“A gente vai se moldando às mudanças e demandas que surgem no Brasil, no decorrer dos anos, e à medida que os municípios vão avançando nas ações estabelecidas, acabam recebendo novas orientações”, destacou a especialista em políticas públicas do Unicef, Modupeola, que esteve na capacitação de Barreiras junto com as oficiais de saúde do Unicef, Tati Andrade e Stefani Amaral.



Sobre o Selo - O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.

Fonte: DIRCOM/PMB

Na manhã do último sábado (02), aconteceu na Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira, uma reunião da equipe da secretaria de Agricultura com as participantes da Associação das Mulheres do Assentamento Rio de Ondas, para a implantação do 2º núcleo do projeto Sementes da Inclusão do programa Rede do Bem.

De acordo com a secretaria, cerca de 100 mulheres participaram do encontro que debateu assuntos importantes a respeito da agricultura familiar praticada na localidade. Entre os temas estavam o início do preparo da área que será cultivada, a aquisição de sementes, mudas, adubo, calcário e kits de irrigação.

O secretário da pasta, Eduardo Yamashita, explicou que a implantação do projeto Sementes da Inclusão em parceria com a secretaria de Trabalho e Assistência Social, proporcionará a geração de trabalho e renda para aproximadamente 80 famílias do assentamento, onde as mulheres irão liderar todo o processo produtivo. Eduardo explicou ainda que o 1º núcleo do projeto foi instalado no bairro Jardim das Oliveiras e também deve iniciar as suas atividades nos próximos dias.

“Esse projeto é de extrema importância para o incentivo à autonomia financeira das mulheres do assentamento, as incluindo como peças fundamentais na agricultura familiar, além de fomentar o empoderamento feminino, aumentar a autoestima das mulheres e reconhecer o importante papel que elas exercem para a agricultura da nossa região”, comentou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Publicidade



Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
O oficial visitou o quartel do Subgrupamento do corpo de bombeiros e outros órgãos da cidade.





Depois de visitar a sede do 17º GBM e se reunir com o efetivo de Barreiras, o comandante de operações de bombeiros militar do interior, Coronel BM Miguel Filho, cumpriu agenda no município de Luís Eduardo Magalhães, nesta terça-feira (05). Na cidade, além de conhecer a sede do 2º SGBM, o oficial se reuniu com a tropa de serviço, atendeu a imprensa local e visitou outros órgãos. Na sua fala a emissoras de rádios e sites, o comandante do COBMI explicou sobre a atuação do Corpo de Bombeiros na região Oeste, especialmente em Luís Eduardo Magalhães, e enumerou ações a serem desenvolvidas.

Fonte: 17° Grupamento Bombeiros Militares
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas na Diretoria Municipal de Turismo, no Palácio das Artes

Estão disponíveis 30 vagas para proprietários e funcionários de bares, restaurantes, agências de viagem, hotéis, pousadas e empreendedores do setor turístico, interessados em investir no aperfeiçoamento do atendimento aos clientes e turistas. O curso gratuito é fruto de uma parceira entre a Prefeitura de Barreiras e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), por meio do Programa de Qualificação Turística - Proquali.

O curso, conduzido por técnicos do Governo do Estado, ocorrerá de 19 a 21 de novembro, no auditório da Prefeitura, localizado no Centro Empresarial de Barreiras, nos turnos matutino e vespertino. Serão abordados temas como noções de turismo, qualidade de atendimento, turismo e cidadania, além da realização de uma oficina sobre turismo religioso.

“Estamos sempre em busca da qualificação continuada do setor turístico em Barreiras. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, tem fortalecido a relação com seus parceiros e possibilitado que isso aconteça sem custos aos interessados. Temos também uma grande vocação para o turismo religioso com a romaria do Senhor dos Aflitos, que acontece anualmente e a cada edição reúne um público de fiéis ainda maior. É hora de investir na qualificação e no aperfeiçoamento de quem atua no setor, desde o grande investidor ao empreendedor individual”, disse a diretora municipal de turismo, Mirtes Lima.

Os interessados em participar da qualificação devem procurar a Diretoria Municipal de Turismo, no Palácio das Artes, de segunda a sexta-feira, em horário comercial munidos de documentos pessoais. Mais informações no telefone (77) 3613-9558.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio



Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |