Blog Santo Antônio
Notícias

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através de uma parceria entre as secretarias de Trabalho e Assistência Social e de Cultura e Turismo, está com as inscrições abertas para a Oficina de Coral para o Natal 2019.

Os ensaios iniciam nesta sexta-feira (25), na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS), no bairro Santa Cruz, das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30 e no Centro de Capacitação do residencial Sol do Cerrado, 10h às 11h e das 16h às 17h.

De acordo com os organizadores, as vagas são para todas as idades, as inscrições acontecem nos locais dos ensaios e as atividades acontecerão todas as sextas-feiras.

Para o coordenador de música do Centro Cultural e diretor musical do espetáculo de Natal “Filho Amado”, essa é uma ótima oportunidade para desenvolver o talento e realizar uma atividade de lazer com a família e amigos; além de fortalecer o espírito natalino.

“O Natal é um momento de confraternização e a Oficina de Coral vai colaborar com esse sentimento, por isso podem participar pessoas de todas as idades. Convide sua família ou amigos para fortalecer os laços e desenvolver o seu talento. Muitos cantores profissionais se descobriram como cantores participando de um Coral, e o nosso é muito especial, pois vamos cantar sobre o Natal, o nascimento de Jesus”, comentou Shaolin Barreto.

“Que a música desperte e fortaleça o espírito natalino em todos os corações, em especial dos nossos coristas. Se você gosta de cantar, mas acha que não sabe, venha e se surpreenda, faça parte do Coral para o Natal de 2019 de LEM”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
Provas acirradas, torcidas organizadas e espírito de equipe movimentaram a semifinal da gincana do JEB, nesta quarta e quinta-feira



Os Jogos Estudantis Barreirense - JEB 2019 entram na fase final das competições de gincana, esportes coletivos e atletismo, movimentando as equipes das escolas da sede e campo. Despertando o clima integração, companheirismo, competitividade e espírito de equipe entre todos os atletas, o JEB é realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do projeto Brincar e Viver.



As semifinais da Gincana reuniram centenas de estudantes das escolas Paulo Machado, CAIC, Alberto Amorim e do Parque. Na quarta-feira, 23, a disputa ocorreu no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga entre as escolas do Parque e CAIC, mas os competidores da escola do Parque levaram a melhor, vencendo as provas e levando a escola à final. Nesta manhã de quinta-feira, 24, foi a vez das escolas Paulo Machado e Alberto Amorim decidirem a última vaga para final, e após uma prova acirrada decidida no equilíbrio do Slack Line, a escola Paulo Machado venceu, garantindo a continuidade na Gincana.



O destaque da competição foi o estudante Paulo Vinicius, do 4º ano, que ajudou a escola Paulo Machado chegar à final, mostrando muita concentração e equilíbrio, orientado pela educadora física Dayane Caroline. “Eu treinei bastante com a professora Dayane, e sabíamos que a prova do Slack Line seria decisiva no placar, que estava 4 a 4. Fiquei focado, pensando na alegria de minha escola na final e conseguimos o resultado”, disse Paulo.





Ao todo participaram 18 escolas na Gincana, que buscaram inserir também os alunos da educação especial. A aluna do 5º ano, Talita Aparecida quis participar de todas as provas, mostrando que a superação é uma atividade diária. O coordenador geral da Gincana, professor Freitas, ao final parabenizou as equipes reforçando que a final da gincana reúne um esforço coletivo de toda equipe da educação.



“Agradeço a nossa equipe, aos professores e todas as escolas que não mediram esforços para participar da gincana, que felizmente tomou uma grande proporção, envolvendo centenas de crianças, diversão, estímulo à aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e social. Nessa semana, chegamos à final da gincana e também das competições de futsal e handebol, lembrando que nesta sexta-feira, 25, temos ainda as provas de atletismo”, destacou Freitas.



Na próxima semana, as finais da gincana e modalidades esportivas serão concentradas no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. As escolas do Parque e Paulo Machado definem a gincana no dia 29, e os jogos de futsal e handebol serão realizados dia 31, com a entrega da premiação aos vencedores.

Fonte: DIRCOM/PMB

O Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger no bairro São Pedro será o cenário para as provas de Atletismo dos Jogos Estudantis Barreirense-JEB, na manhã desta sexta-feira (25). Realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer dentro do Projeto Brincar e Viver, o evento esportivo faz parte das competições para pontuação no JEB.

Na pista de corrida e salto em distância, os atletas das escolas municipais prometem demonstrar muita garra e disposição. As provas começarão às 08h, finalizando com a premiação às 12h, concentradas na pista e praças do Parque, onde todo o aparato foi montado para receber os jovens atletas, com idades entre 12 e 17 anos. As disputas acontecerão de maneira simultânea.

Os vencedores pontuam para a classificação geral do JEB. As provas serão de corridas de 800m (masculino e feminino), 1009 m (masculino), 75 m (masculino e feminino) e 100 m (masculino e feminino) e na modalidade de Salto em Distância, nas categorias de 12 a 14 anos (masculino e feminino) e 15 a 17 anos (masculino e feminino).

Fonte: Dircom Barreiras

Fonte: Publicidade

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
23
Out / 2019

MUTIRÃO OUTUBRO ROSA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
23
Out / 2019

MUTIRÃO OUTUBRO ROSA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Já está em funcionamento no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira o cardiotocógrafo, um importante equipamento utilizado para a avaliação do bem-estar fetal, perante o registro da frequência cardíaca, identificando alterações como a bradicardia e a taquicardia, bem como, a realização de aferições das atividades uterinas, contrações e pressão intrauterina. O exame costuma ser realizado nos períodos finais da gestação, sendo complementar aos resultados da ultrassonografia. O procedimento é simples, rápido e sem riscos à mãe ou ao bebê.

De acordo com a secretaria de Saúde, o cardiotocógrafo adquirido para Luís Eduardo Magalhães, é o único equipamento existente nas redes pública e privada de todo o oeste da Bahia, com exceção do Hospital do Oeste.

“A partir de agora as mães e os bebês serão avaliados de uma forma muito mais detalhada, aumentando de forma considerável o diagnóstico de qualquer tipo de anormalidade no período da gravidez”, comentou o secretário da pasta, Felipe Melhem.

Para o prefeito Oziel Oliveira a aquisição do equipamento é mais uma demonstração da seriedade com que a saúde é tratada no município e será fundamental para garantir ainda mais segurança para mães e bebês.

“A nossa demanda é muito grande e o cardiotocógrafo é uma segurança a mais no diagnóstico de qualquer tipo de problema e no tratamento adequado em caso de problemas. Esse é mais um passo importante no aumento constante da qualidade do serviço de saúde disponibilizado no nosso município”, encerrou.

Fonte: Ascom Prefeitura LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

A Escola Municipal Fábio Johner, situada na comunidade Bela Vista, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, está ganhando uma estrutura mais ampla, moderna e confortável para estudantes e professores. Com uma área total de 1.960,10 m² e 875,08 m² de área construída, estão sendo investidos na obra mais de R$ 357 mil em recursos próprios.

A reforma e ampliação da unidade de ensino contempla oito salas de aula, biblioteca com sala de informática, salas para professores, direção e coordenação, cantina, banheiro adaptado para as crianças menores e espaço coberto para a realização de atividades.

Além disso, a altura de todas as paredes da escola foi aumentada objetivando a melhoria do conforto térmico. De acordo com a secretaria de Educação, a obra está bem adiantada e já no início do ano letivo de 2020, estará pronta para receber os estudantes.

O prefeito Oziel Oliveira visitou o canteiro de obras no último sábado (19), acompanhado da deputada estadual, Jusmari Oliveira, dos vereadores Elton Almeida e Kelmuth Maclarem, servidores, pais e alunos da escola.

“A reforma e ampliação dessa escola foi projetada juntamente com a comunidade. Nós ouvimos os anseios e desta forma, tudo foi pensado para atender da melhor forma possível os cerca de 80 alunos que aqui estudam, com melhores acomodações e prestação de serviço. As melhorias também possibilitarão mais conforto aos profissionais que trabalham na escola”, comentou Oziel Oliveira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Mais de 525 toneladas de resíduos foram retiradas das praias do litoral dos estados da Região Nordeste atingidas por manchas de óleo, desde o início dos trabalhos de limpeza, afirmou hoje (20) a Marinha por meio de nota. Voluntários, funcionários de governos estaduais, municipais, de órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e militares trabalham na remoção desse óleo que começou a aparecer no litoral nordestino no final de agosto.

“O esforço coordenado desses órgãos, a despeito das dificuldades, e a ação de voluntários já recuperaram a maioria das praias, coletando mais 525 toneladas de resíduos, os quais precisarão ser adequadamente destinados, conforme a orientação técnica da Autoridade Ambiental”, diz a nota.

Ontem (19) uma ação conjunta conseguiu retirar mais de 30 toneladas de óleo de sete praias de Pernambuco. Na tarde deste domingo, durante entrevista coletiva, o almirante Leonardo Puntel, comandante de Operações Navais e que coordena as operações relacionadas ao desastre ambiental, disse que as manchas estão restritas agora ao litoral de Pernambuco, na região de Cabo de Santo Agostinho.

“Pelo desconhecimento da origem do incidente, não se pode determinar por quanto tempo ainda persistirão as ocorrências de manchas no litoral do Nordeste, apesar de todo o esforço desenvolvido nesse sentido. Por isso, é fundamental que as equipes mobilizadas permaneçam alertas, para a pronta atuação”, disse a Marinha.

O comandante voltou a reiterar que o óleo encontrado nas praias não é de origem brasileira e que as investigações para apurar as responsabilidades pelo desastre ambiental, que atingiu cerca de 2.250 km de extensão do litoral, seguem.

“O óleo cru, que sabemos não ser produzido ou processado no Brasil, causa grande impacto em nossa biodiversidade e traz prejuízos socioeconômicos às localidades atingidas”, disse a Marinha.

O último balanço, divulgado ontem (19) pelo Ibama, diz que o óleo já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste. Até o momento, 35 animais foram conhecidamente afetados: 17 tartarugas marinhas morreram, 11 vivas; duas aves com óbito e duas vivas; e um peixe morto.

Fonte: Blog Douglas Batista/Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio
Destinado à acadêmicos das áreas de saúde e médicos da Atenção Básica, o evento teve o apoio da Secretaria de Saúde de Barreiras

Com o tema “Artrite Reumatoide – Diagnóstico precoce é o melhor tratamento”, um ciclo de palestras técnicas durante toda a manhã de sexta-feira (18), reuniu acadêmicos de Medicina e demais áreas da saúde, além de médicos da Atenção Básica de Barreiras no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e na abertura o secretário Anderson Vian destacou as ações do Município no atendimento e cuidado de pacientes que apresentam a doença.

“Temos dado apoio aos pacientes com doenças reumatológicas nas unidade de saúde e também no Programa HumanizaDOR de Fibromialgia, do qual ofertamos exames laboratoriais e específicos para diagnóstico. Os atendimentos clínicos realizados nas unidades básicas de saúde e os especializados, oferecidos no Leonídia Ayres e no Ceproeste, são mostra de que tratamos dessa doença de forma séria, com ações de prevenção e tratamento sistemático”, pontuou o secretário. Ele destacou ainda a importância da realização de eventos como forma de conscientização da população em geral e no caso de acadêmicos, para contribuir na formação profissional.

Esta também é a opinião da estudante do 3º semestre de Medicina da UFOB, Danielly Rego. Após assistir a primeira palestra, ministrada pelo médico reumatologista do município, Carlos Perkueny, ela destacou os principais pontos aprendidos. “Já vimos no curso alguma coisa sobre artrite reumatoide, mas nada aprofundado ainda, anotei dados importantes como os exames que podem ser feitos para um diagnóstico eficaz e precoce da doença”, disse.

Além de conhecer mais sobre as causas, manifestações clássicas, diagnóstico, quadro clínico e tratamento da artrite reumatoide, os presentes assistiram a outras duas palestras que complementaram a do médico reumatologista. O fisioterapeuta e professor da UFOB, Márcio Kawano falou sobre o papel da fisioterapia no tratamento e a importância dos exercícios específicos, já o farmacêutico Gilvan Vieira Carmo abordou detalhes sobre a eficácia dos medicamentos mais utilizados no tratamento.

Sobre a Artrite Reumatoide – De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e impacta cerca de 1% da população. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se, geralmente, entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional. É uma doença autoimune, ou seja, uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia).

Fonte: DIRCOM/PMB

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através de uma parceria entre as secretarias de Segurança, Ordem Público e Trânsito e de Saúde estão realizando atendimentos psicológicos para os 57 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é manter a preparação dos servidores para a rotina diária que envolve desde o relacionamento com o público até a atuação em situações de estresse.

Os servidores estão sendo avaliados na sede da GCM, no período de 15 a 22 de outubro. De acordo com a secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o procedimento é necessário uma vez que esses profissionais passam por uma alta pressão psicológica em sua rotina de trabalho.

“A gestão do prefeito Oziel Oliveira tem dado todo o suporte que os profissionais da Guarda Municipal precisam e esse é mais um passo importante, pois sabemos que os profissionais da área de segurança precisam de acompanhamento psicológico, pois executam uma tarefa que exige autocontrole das emoções e decisão rápida e firme diante das abordagens diárias. Sendo essa uma avaliação de rotina que conseguimos iniciar com os agentes municipais”, explica o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Gandis Silva Lopes, considera que essa ação da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães visa valorizar ainda mais o trabalho dos agentes da guarda.

“Estamos no dia a dia com esses servidores que exercem sua função com todo empenho e ouvir as demandas e tentar solucionar problemas que ocorrem com os servidores no ambiente onde atuam, é valorizar esses profissionais. Vejo a maneira diferenciada que nosso chefe do executivo trata os agentes da Guarda Municipal e assim estaremos mais preparados para atender à população”, afirmou o comandante.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |