Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
03
Nov / 2017

Motivacional!

Fonte: YouTube

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lamenta o ato de destruição e vandalismo ocorrido nesta quinta-feira (2) na Fazenda Iragashi, no Distrito de Rosário, em Correntina. A entidade entende como legítima manifestações pacificas que não infrijam a legislação penal vigente com atos de invasão e depredação de patrimônio, sejam eles público ou privado.

A entidade acredita que muito dos manifestantes podem estar sendo incentivados, de forma inconsequente, por lideranças que se recusam a dialogar ou se inteirar dos fatos científicos e das leis que autorizam os mais diversos usos das águas, incluindo para a irrigação, por meio da autorização do órgão ambiental, mais conhecida como outorga.

O rio Arrojado, causa da manifestação e da violência na Fazenda em Correntina, está com a vazão normal para este período do ano e nunca teve riscos de seca. Antes de serem levados ao ato de destruição, os representantes do movimento deveriam necessário avaliar de forma objetiva qual o verdadeiro uso das águas para a Irrigação.

Para a Abapa, o ato de vandalismo descorre do desconhecimento dos fatores climáticos e dos processos de produção agrícola no oeste da Bahia. Primeiro, em novembro, tem início as primeiras chuvas, retomando gradualmente o nível das águas; depois de longa estiagem, o que deixa naturalmente reduzida a vazão dos rios. Em segundo, nos meses de agosto, setembro e outubro, as fazendas estão em período de vazio sanitário, ou seja, sem produção agrícola. Somente com as primeiras chuvas que os agricultores começam o plantio das culturas de sequeiro, ou seja, sem uso de água.

Do total de 2,2 milhões de área plantada, 160 mil são irrigados. Ou seja, somente 8% é irrigado. De toda forma, aqueles que utilizam sistemas de irrigação na produção passam por rigorosas concessões do uso da água pelos órgãos ambientais e por renovação da licença e fiscalização periódicas. Ao entender a importância da água e dos custos envolvidos na irrigação, os agricultores trabalham com equipes técnicas capacitadas que minimizam as perdas, utilizando a água de forma racional e eficiente.

Pesquisas recentes da Embrapa Monitoramento de Satélite e por meio de informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), os agricultores vem respeitando a legislação e preservando 26% da área nativa de todo o território nacional. Na Bahia, segundo dados do Cadastro Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), 9,1 milhões de hectares inseridos no bioma cerrado na região, 4,5 milhões estão conservados e 3,1 milhões são produtivos. Ou seja, existem mais áreas preservadas do que em produção. Da área nativa preservada estão principalmente a vegetação das margens de rio e nascentes. Mais do que respeitar  a legislação, os agricultores estão mobilizados e estruturados para utilizar, quando necessário a água de forma racional, e proteger os recursos hídricos.

De forma científica, os agricultores também estão empenhados em entender como funciona o Aquífero Urucuaia. Eles estão financiando uma pesquisa, realizada em parceria entre os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, e da Universidade Federal de Nebraska, dos Estados Unidos,  com o objetivo de quantificar a disponibilidade da água e sua importância para os múltiplos usos nas bacias do Rio Grande e Corrente, no oeste da Bahia, o que garante a segurança hídrica para manter a irrigação e, consequentemente, a produção sustentável de alimentos.

Os agricultores baianos estão cientes das suas obrigações com o meio ambiente e vem inserindo a variável da sustentabilidade em toda as fases da produção. E, por isto, adota modelos que associam os desafios de produção, cumprimento legal e boas práticas agropecuárias, com manejo adequado do solo e da água e gestão de resíduos. A Abapa e demais entidades da agricultura estão abertas ao diálogo na tentativa de desconstruir preconceitos que de forma inconsequente e irresponsável vilanizam os agricultores e os colocam de forma errada em contraponto ao meio ambiente.

Fonte: ASCOM Abapa

Os manifestantes destruíram o sistema de captação de água do Rio Arrojado para irrigar as terras das fazendas Igarashi e Curitiba

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de novembro, cerca de 500 pessoas ocuparam duas fazendas de Correntina, região Oeste da Bahia, que captavam água do rio para irrigamento de lavoura. Informações que circulam em grupos do WhatsApp dão conta que os manifestantes colocaram fogo em tratores, destruíram galpões, pivôs e bombas de captação de água. As fazendas ocupadas são a Igarashi e Curitiba, que ficam a 129 km da sede do município, próximas ao Distrito do Rosário.

A polícia foi acionada para conter os manifestantes mas não conseguiu. Os policiais pediram reforços e a confusão foi instalada. Em um dos vídeos divulgados pelos manifestantes, um policial da Polícia Militar do Cerrado aparece no meio de vários manifestantes, que gritam palavra de ordem em nome da preservação dos rios.

No final da tarde, a polícia conseguiu retirar os manifestantes das fazendas e uma parte deles seguiram para o centro de Correntina, conduzidos pelas viaturas da PM do Cerrado. Na entrada da cidade, eles chegaram a interditar a BR 349 por alguns minutos, mas recuaram e liberaram as pistas. Informações diziam que os manifestantes seriam conduzidos para delegacia e as pessoas pediam apoio à população pelos grupos do WhatsApp. Ao final, todos foram liberados.

Nas fazendas as cenas de destruição foram muitas. Na lista de prejuízos ao grupo Igarashi estão tratores, caminhão, galpões e todo sistema de irrigação que captava água do rio foi destruído. A invasão, ocupação e destruição foram respostas ao governo do Estado da Bahia que mesmo após audiências públicas e reclamações não tomou nenhuma providência contra a exploração dos rios do Cerrado. “Se o Estado não resolve, vamos lá e mostramos nossa força. Ver os nossos rios serem sugados por essas grandes empresas é que não vamos deixar sem fazer nada”, disse um dos manifestantes.

Outorgas foram concedidas pelo Estado

Informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia comprovam que as fazendas têm autorização da Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) para tirar água do rio.

O grupo Igarashi, que controla as duas fazendas, conseguiu a outorga d’água em 2015 para irrigar 2.530 hectares com volume de 180 mil metros cúbicos/dia. No local, estão instalados 32 pivôs que retiram água diretamente do leito do Rio Arrojado.

De acordo com informações que circulam pela região, o Empreendimento encontra se em fase de implantação, sendo que o mesmo já se deslocou da Chapada Diamantina, por ter secado um dos afluentes do Paraguaçu.

Em uma mensagem de voz que circulam pelas redes sociais, um funcionário das fazendas avisa assustado. “Correntina tudo tá dentro da fazenda. Tem mais de 500 pessoas, tudo com facão, armado e botaram todo mundo para correr moço, como é que não corre”, diz um trecho.

Fonte: Douglas Batista/Matutar

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



No dia 26 de novembro, a “Caminhada Passos que Salvam” deverá reunir um grande número de pessoas nas ruas centrais de Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa, que é fomentada pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP) e tem o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento do câncer infantojuvenil, muitas vezes dificultado em razão da desinformação de pais e médicos, culminando no estágio avançado da doença. A intenção é mobilizar e sensibilizar milhares de participantes acerca da necessidade de um diagnóstico seguro e rápido a fim de aumentar as chances de cura.

Os kits compostos por uma camiseta, uma “sacochila” e um boné, já estão à venda e custam R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a construção de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, na cidade de Palmas, no Tocantins. As novas instalações facilitarão o atendimento às crianças e adolescentes do oeste da Bahia, que atualmente se deslocam para o estado de São Paulo em busca de tratamento.

Os interessados em adquirir os kits para a “Caminhada Passos que Salvam” devem ligar para os números 77 99900-7916 (Rayelly), 77 99903-0260 (Priscila), 77 99987-7660 (Bruna) ou se dirigir a um dos pontos de venda: Hiper Santo Antônio (Avenida JK); Centro Cultural ou Prefeitura.

“Temos certeza do sucesso do evento. A população de Luís Eduardo Magalhães vai se mobilizar e ajudar a construir o hospital que beneficiará muitos pacientes, não só de nossa cidade, mas de toda a região oeste da Bahia”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

O Hospital

O Hospital do Câncer de Barretos se tornou referência no tratamento de casos de câncer infantojuvenil, realizando 1 milhão e 200 mil atendimentos por ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui unidades fixas de prevenção também em Fernandópolis-SP, Jales-SP, Porto Velho-RO, Campo Grande-MS, Nova Andradina-MS e Juazeiro-BA.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (PCD)
Exclusiva para pessoas com deficiência
Não exige escolaridade
Não exige experiência
01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino médio completo
Experiência em rotinas administrativas
Obrigatório possuir conhecimentos em peças de automóveis
01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino médio completo
Experiência em rotinas administrativas e RH
01 VAGA

VIGIA
Ensino médio completo
Experiência na função
01 VAGA

MOTORISTA DE CAMINHÃO
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘D’, curso Transporte de Passageiros e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE CALDEIRA
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE SECADOR
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘C’ e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

TRATORISTA AGRÍCOLA
Ensino fundamental completo
Sem experiência
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

MECÂNICO AGRÍCOLA
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

ZELADOR
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

ELETRICISTA DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘D’ e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

AUXILIAR DE MECÂNICO
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

ELETRICISTA AUTOMOTIVO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE CAMINHÃO E ÔNIBUS
Não exige escolaridade
Experiência na função
02 VAGAS

MOTORISTA CARRETEIRO
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘E’
01 VAGA

OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Ensino fundamental incompleto
Com experiência
03 VAGAS

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM













As Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (OILEM) continuam movimentando os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Em algumas categorias, os campeões já estão sendo definidos. No futsal feminino, composto por meninas entre 12 e 13 anos, a equipe campeã foi da Escola Onero Costa. Já as equipes femininas que compreendem atletas de 9, 10 e 11 anos, o título foi para a Escola São Paulo, do Novo Paraná. Na mesma modalidade esportiva, os meninos do CMO de 12 e 13 anos foram os vencedores e a Dom Ricardo Weberbeger foi a melhor entre os estudantes da faixa etária de 9 a 11 anos.

A competição de queimada foi uma das mais disputadas até agora e o CMO venceu duas categorias masculinas: 12 e 13 anos e de 9, 10 e 11 anos. Entre as meninas, conquistaram os títulos a Escola Anísio Teixeira (12 e 13) e CEMAC (9 a 11).

“Estamos fazendo um grande evento e tenho certeza que daqui podem sair grandes atletas para o esporte local, estadual e até mesmo nacional”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

A competição, que vai até o dia 18 de novembro, reúne cerca de 7.600 discentes de 37 instituições de ensino do município.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Neste sábado foi celebrada uma Missa e o batizado de duas jovens na Capela Santo Antônio na Comunidade Bom Jesus na mata da Cachoeira em Barreiras, várias pessoas se fizeram presentes no local para a cerimônia que foi ministrada pelo Padre Uílson da Paróquia Santa Rita de Cássia Luis Eduardo Magalhães-BA.

Fonte: Capela Santo Antonio

Barreiras – Orientar o planejamento de ações e procedimentos de atendimento, para garantir a satisfação dos clientes e gerar impacto positivo nos resultados da empresa. Com esse objetivo, o Sebrae realiza, no dia 7 de novembro, em Barreiras, o workshop “Atendimento ao cliente: primeiro entenda, depois atenda!”. O evento acontece das 14h às 18h, no auditório do hotel Morubixaba, e tem como público-alvo os setores de alimentação fora do lar, beleza e estética, e reparação veicular.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a capacitação apresenta informações necessárias para o aperfeiçoamento da técnica de atendimento. “A metodologia inclui palestra, dinâmicas de grupo e individuais, que ajudarão os empresários a ter um diferencial competitivo no mercado”, afirma.

As inscrições são gratuitas e limitadas, e já podem ser feitas na sede do Sebrae no município, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari.

Sebrae Conecta

O workshop faz parte da programação do Sebrae Conecta, que é uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas. O objetivo é fortalecer e tornar os pequenos negócios do mesmo segmento mais competitivos através de ações customizadas e inovadoras.

O Sebrae Conecta é composto por seis etapas: encontro com especialista; aplicação do Sebrae MEDE (Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial); missão empresarial; ações do Sebraetec (programa de inovação para micro e pequena empresa); showroom de negócios; e fórum de avaliação das ações.

Mais informações também podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrea

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Jusmari Oliveira hoje é Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia

Uma fonte segura confirmou hoje ao Site Mais Oeste que Jusmari Oliveira já tem um futuro definido nas próximas eleições. Segundo esta fonte, Jusmari vai concorrer a uma vaga novamente na Assembléia Legislativa da Bahia e fechado uma dobradinha com Otto Alencar Filho que concorreria a uma vaga na Câmara de Deputados. Essa dobradinha vem sendo desenhada pelo Senador Otto Alencar que se transformou em aliado e líder político de Jusmari  nos últimos anos.

Otto Alencar Filho

Essa informação deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias, acabando com as especulações de que ela iria concorrer  a uma das vagas da Bahia em Brasília, como ele mesmo chegou a anunciar  em julho passado e naquela altura teria uma bomba para divulgar, a bomba no caso acabou sendo a suspensão da Justiça Eleitoral  a sua inelegibilidade nas eleições  de 2018. Jusmari que agora ocupa o cargo de Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia terá que se descompatibilizar do cargo em março do ano que vem para entrar na disputa Eleitoral.

Antonio Henrique Jr. X Jusmari Oliveira

Se confirmando mesmo a candidatura de Jusmari, um  duelo de gigantes será travado na cidade de Barreiras, pois a região terá dois fortes candidatos concorrendo ao mesmo cargo, o Deputado Antonio Henrique Junior e  a Secretária  Jusmari Oliveira. Enquanto candidatos tiveram uma votação parecida em Barreiras e cada um ficando na casa dos 18 mil votos, praticamente dividindo os eleitorado da cidade. Mas segundo um especialista na área, o perfil do eleitoral de ambos candidatos são diferentes, quem vota em AH Jr. não vota em Jusmari e vice versa. Agora é ver o que o cenário vai nos apresentar nos próximos meses.

Fonte: Mais Oeste

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (PCD)
Exclusiva para pessoas com deficiência
Não exige escolaridade
Não exige experiência
01 VAGA

REPOSITOR DE MERCADORIA (PCD)
Exclusiva para pessoas com deficiência
Ensino Fundamental Incompleto
Não exige experiência
01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Médio Completo
Experiência em rotinas administrativas
Obrigatório possuir conhecimentos em peças de automóveis
01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Médio Completo
Experiência em rotinas administrativas e RH
01 VAGA

VIGIA
Ensino Médio Completo
Experiência na função
01 VAGA

OPERADOR DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘C’ e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

TRATORISTA AGRÍCOLA (Pulverização)
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

MONITOR DE PRAGAS
Não exige escolaridade
Desejável experiência na função
Disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

MECÂNICO AGRÍCOLA
Não exige escolaridade
Desejável experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

ELETRICISTA DE PIVÔ
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
Ensino Fundamental Incompleto
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘D’ e disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

AUXILIAR DE MECÂNICO
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para residir em fazenda
01 VAGA

ELETRICISTA AUTOMOTIVO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE CAMINHÃO E ÔNIBUS
Não exige escolaridade
Experiência na função
02 VAGAS

MOTORISTA CARRETEIRO
Não exige escolaridade
Experiência na função
Obrigatório possuir CNH ‘E’
01 VAGA

OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Ensino Fundamental Incompleto
Com experiência
03 VAGAS

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |