Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM


Encontro com o Clero da Região Pastoral do Oeste, aconteceu no Centro de Eventos Santo Antonio e teve a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

 

Fonte: Centro de Eventos Santo Antonio

Grande Missa, realizada na noite de ontem, 25, às 19h30, na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães, reuniu o Clero da Região Pastoral do Oeste, com a participação dos Bispos, Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Josafá Menezes, da Diocese de Barreiras e Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, além da participação de 45 Padres da Região Pastoral do Oeste que compõem a região Nordeste 3 (NE3) região formada pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe.

Na celebração, presidida por Dom João Cardoso (Diocese de Bom Jesus da Lapa), o Evangelho de “Lucas 12, 39-49, Vós também ficai atentos” convida-nos a viver sob o regime da graça, e assumir as atitudes de serviço, que nos fazem merecedores da confiança do senhor, afirmando que a vida nova em Cristo Jesus é a graça, mas também é exigência.

Na homilia Dom João fala, que a Vigilância é introduzido por São Lucas na parábola, como a chegada inesperada do ladrão e do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor. “Devemos ser constantes vigilantes de nossas casas, de nossas vidas, Jesus nos mostra que nós cristão devemos viver constantemente na presença do Senhor, pois não sabemos o dia e a hora, que seremos chamados de fato para prestarmos conta de nossas vidas, e de nossa própria missão diante de Deus, assim devemos viver com compromisso, nas missões que Deus nos confiou, as missões que ele confiou a cada um de nós, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã permanece atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão, vigilância e serviço”, falou.

A missa celebrada com a participação do Clero regional levou a Matriz centenas de fiéis católicos, atentos, e felizes em participar de uma celebração inédita para nossa cidade.

A Grande Missa fez parte do 6º Encontro de Estudo e Lazer da Região Pastoral do Oeste, realizado em Luís Eduardo Magalhães de 23 a 26 de outubro, que reúne padres e bispos das Dioceses de Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, e conta com a assessoria de Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Fonte: Paróquia Santa Rita

Mais de mil mulheres estiveram reunidas entre os dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expocenter em São Paulo para falar de gestão, liderança e outros temas relacionados ao agronegócio. A 2ª Edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio teve inscrições esgotadas este ano, e pelo segundo ano consecutivo contou com a presença de mulheres do oeste da Bahia, sendo a maioria com incentivo da Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms).

O evento que valoriza a liderança e empreendedorismo feminino, reúne em um único espaço agricultoras, pecuaristas, profissionais da indústria, executivas de corporações do setor, sucessoras, produtoras integradas e cooperadas e toda a cadeia do agronegócio. Ao total, foram 15 workshops práticos e painéis de debates conduzidos por acadêmicos e renomados profissionais do agronegócio, com temas que vão desde liderança integrada e empreendedora, criatividade e cooperação, agricultura digital, tecnologia e genética, sucessão, crédito rural, até cases de sucesso.

Para a advogada, Luciana Kappes, foi uma experiência inspiradora. “Ouvir de tantas mulheres suas histórias de superação, cada qual com sua experiência de vida, nos inspira para fortalecer a atuação da mulher no Agro”, ressaltou Luciana, assessora jurídica na Cooperfarms e integrante do Núcleo de Mulheres do Agro - Oeste da Bahia. Esta foi a primeira vez que ela integrou o grupo de cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Cooperfarms presente no evento. Ao total, 15 mulheres ligadas aos negócios da Cooperativa representaram a região em São Paulo.

Núcleo Regional - Desde o primeiro contato do grupo com o movimento, em 2016, a ideia constituía-se na implantação de um núcleo regional de mulheres do agronegócio na região. A iniciativa ganhou força em março deste ano, quando a Cooperfarms promoveu em Luís Eduardo Magalhães, a primeira edição do Encontro de Mulheres Cooperfarms.

Apesar dessas vertentes, o Núcleo Mulheres do Agro - Oeste da Bahia é independente e homogêneo, com a participação de mulheres de diversas organizações do setor produtivo da região, tendo como objetivo a busca de conhecimento para a formação pessoal e profissional, com o escopo de fortalecer a atuação do grupo na atividade, bem como uma agenda que contemple ações regionais integradas, que vão desde as áreas de educação, social até ambiental em comunidades do entorno das propriedades. “Acreditamos que o segredo para a superação das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na atuação diária na atividade é agregar conhecimento e compartilhar experiências”, enfatizou Luciana.

Fonte: Cooperfarms

Desde da última quarta-feira, 19, a 85ª CIPM vem realizando a intensificação do policiamento no Bairro Vista alegre. A intensificação tem sido feita em horários estratégicos, com rádio patrulhamento e abordagens, aumentando assim a ação de presença e sensação de segurança no local.

Fonte: 85ª CIPM

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães divulgou o resultado do Mutirão em comemoração ao Outubro Rosa, realizado no último sábado, (21), na Policlínica Municipal. A iniciativa fez parte das atividades do movimento internacional que ratifica a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este tipo de câncer é o segundo mais frequente no mundo e no Brasil, e o número de casos é considerado alto, porque é comum o diagnóstico ser feito quando a doença já está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e a cura.

“Esse trabalho preventivo é muito importante não apenas no mutirão, mas de forma permanente em nossas unidades de saúde. Temos uma equipe preparada para atender a demanda durante todo o ano”, explicou o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, foram realizadas 80 coletas de exame preventivo, agendamento de 40 pacientes para análises mais detalhadas e houve também 216 avaliações médicas, exames físicos e encaminhamentos.

“O resultado foi bastante positivo e temos a certeza de que todas que passaram por aqui ficaram satisfeitas com a nossa iniciativa. Cuidar da saúde da mulher é prioridade no nosso governo e as nossas ações contínuas comprovam essa realidade”, salientou o prefeito.

As mulheres que não fizeram os exames preventivos no Mutirão do Outubro Rosa e desejam realizar o procedimento, devem se dirigir aos postos de saúde para avaliação com médicos e enfermeiros. De acordo com os especialistas, quando detectado em fase inicial, o câncer de mama alcança até 95 % de cura.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Os estudantes da Escola Municipal Pedro Alvino da Rocha, de São Desidério, visitaram nesta terça-feira (24) as instalações da estação de tratamento de água. Eles puderam conhecer se aprofundar nos processos de tratamento e as análises de água realizadas para atender os parâmetros de qualidade de água determinados pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. A visita técnica integra o projeto pedagógico da escola com o tema “Tratamento de Água e Saúde”, enfatizando a importância da água tratada evitar a proliferação de doenças. 

Na última quinta-feira (19) foi a vez dos acadêmicos de Biomedicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) que foram apresentados às etapas físicas e químicas de tratamento de uma estação de tratamento de água convencional (coagulação, floculação, decantação, filtração, adição de cloro e flúor). Para o professor Enock Lima, da FASB, a visita técnica foi importante para a formação profissional dos acadêmicos que estão cursando a disciplina de Análise Físico-Químico. “O foco principal é que eles conheçam como funciona a estação e os processos de análises físico-químicas, além da importância desse tratamento para a saúde para o consumidor”.

Ao conduzir as visita técnicas, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou todo o trabalho desenvolvido na empresa, da captação até a distribuição da água para os imóveis, para entregar água de qualidade e dentro dos parâmetros para a população. “É importante que os estudantes possam entender quais os processos envolvidos para manter a qualidade da água. Este mesmo cuidado os moradores devem ter dentro do imóvel, principalmente na limpeza dos reservatórios, que devem ser limpos a cada seis meses”, afirma.

Luís Eduardo Magalhães - Também na quinta-feira (19), a área social da Embasa ministrou uma palestra para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Monteiro Lobato de Luís Eduardo Magalhães. Além de mostrar como funciona o sistema de abastecimento da cidade, eles foram sensibilizados sobre o consumo racional e como a água chega até as torneiras. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas educativas e brindes que focam em dicas para evitar o desperdício de água dentro do imóvel e sobre o uso e limpeza dos reservatórios dos imóveis.

Fonte: Ascom Embasa







A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou uma Sessão Solene para lembrar o Outubro Rosa. O mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama começou nos Estados Unidos e hoje tem proporções mundiais.

Presente na ocasião, o vice-prefeito do município, Vanir Kolln, ressaltou: "Esta casa tem sido muito importante no apoio prestado às ações do governo de Luís Eduardo Magalhães. Quero parabenizar a todos pela iniciativa".

Já o Secretário de Saúde, apresentou os números do Mutirão do Outubro Rosa, realizado no último sábado (21), na Policlínica. "Foram mais de 300 atendimentos e encaminhamentos para procedimentos mais detalhados. Também solicitamos exames complementares para mais de 40 pacientes", explicou Felipe Melhem. O titular da pasta disse ainda que o trabalho preventivo continuará para garantir a saúde das mulheres da cidade. "De janeiro para cá, já foram feitas mais de 1000 mamografias e faremos o necessário para atender toda a demanda", concluiu.

A sessão reuniu também mulheres que, graças ao diagnóstico precoce, venceram a doença e pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer de mama.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as doses da vacina antirrábica ainda estão disponíveis para administração em cães e gatos.

Quem ainda não imunizou o seu animal, deve se dirigir ao Núcleo de Endemias, localizado na Rua Dorival Caymmi, nº 631, Bairro Mimoso I, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Igreja Santa Rita de Cássia

Fonte: Grupo Santo Antonio









Diante da necessidade que a Prefeitura de Barreiras terá em concentrar investimentos na reconstrução do pavilhão destruído no incêndio,na reforma do pavilhão de açougues, também atingido pelas chamas há cerca de quinze diasno Centro de Abastecimento de Barreiras - CAB, bem como na requalificação da área do Estádio Geraldão e deixá-la pronta pra receber os feirantes,a comissão responsável pela organização da Exposição Agropecuária, após ouvir parceiros importantes na realização do evento, em comum acordo, resolveu pela não realização da feira este ano.

“Os investimentos vão além da área do Geraldão, todo o espaço que foi atingido pelo fogo terá que passar por reforma completa. Nos reunimos, por duas vezes com a equipe responsável pela Exposição e chegamos a decisão de que hoje, a prioridade é solucionar a situação destes feirantes, os investimentos serão todos neste sentido”, explica o secretário de Agricultura José Marques.

Porém, o evento Oeste Genética, que estaria na programação oficial da Exposição Agropecuária, fica mantido. Será realizado pela Prefeitura de Barreiras, Acrioestee Sindicato dos Produtores Rurais, no período de 23 a 26 de novembro no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. “A Oeste Genética é um importante espaço para discussões e inovações sobre o melhoramento do rebanho e das raças da região Oeste, faremos juntos um grande evento”, diz o subcoordenador da secretaria, Rider Castro.

Reconstrução no CAB–Neste momento a Prefeitura está atuando initerruptamente com três frentes de trabalho. Na área externa do Estádio Geraldão, preparando toda a infraestrutura de piso, instalações elétricas e iluminação para onde será feita a transferência provisóriados feirantes que atualmente estão alocados na Rua Alberto Coimbra e na área de estacionamento em frente ao CAB, na remoção dos destroços do galpão destruído no incêndio e na reforma do galpão dos açougues, também atingindo pelas chamas.

Fonte: DIRCOM - BARREIRAS

O Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu ao longo desta semana, em Luís Eduardo Magalhães, mais três cursos: Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Tecnologia de Pneus Agrícolas e Desenvolvimento de Lideranças. Com carga horária de 50 horas/aula, o primeiro contou com a participação de 23 inscritos, em sua maioria, funcionários de fazendas, que receberão até sábado (21) noções básicas de segurança para transportar, por exemplo, produtos inflamáveis, além de orientação em direção defensiva, legislação básica, meio ambiente, dentre outros. Este curso é realizado em parceria com Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Em parceria com a Pirelli, o Curso de Tecnologias de Pneus Agrícolas teve carga horária de 8 horas aula, sendo finalizado na última terça-feira (17). Os 22 inscritos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a composição e padrões técnicos dos pneus, manutenção e segurança. Ao final, eles participaram de uma aula prática para o manuseio adequado durante possível substituição e reparos. Para Edicarlos Bresolin, 35, técnico agrícola da Fazenda Marechal Rondon, em Luís Eduardo Magalhães, o curso vai ajudá-lo principalmente no suporte à manutenção de máquinas. “Aprendemos a trabalhar com ainda mais segurança e de maneira correta levando menos tempo em caso de um novo reparo que surgir na fazenda”, explicou.

Pela primeira vez no Centro de Treinamento, Cássio Fernando Batista, 34, veio de Formosa do Rio Preto para o curso de MOPP. “Estou gostando do curso porque vem trazendo informações novas, principalmente nas regras e dicas para carregar produtos com cargas como inflamáveis”, afirma ele, que trabalha há três anos, na fazenda do Grupo Uemura. Para o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes, os cursos oferecidos têm como principal função a capacitação de quem trabalha principalmente em fazendas no oeste da Bahia. “Somos o braço de capacitação para os agricultores associados da Abapa na qualificação do quadro de profissionais das fazendas, possibilitando melhores resultados na cadeia agrícola da Bahia”, afirma.

Nesta quinta-feira (19), teve início do curso de Desenvolvimento de Lideranças, com carga horária de 16 horas/aula. Os inscritos terão a oportunidade de, durante dois dias de treinamento, ampliar o conhecimento em administração além de proporcionar uma maior capacidade de gerenciamento dos processos, pessoas e projetos desenvolvidos nas fazendas baianas. Na lista dos próximos cursos estão agendados: E-Social Contábil e Jurídico e Métodos de Análise e Solução de Problemas (Masp). Com a promoção de 180 cursos até o início do mês de outubro, a Abapa por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, capacitou cerca de 5 mil técnicos e profissionais que atuam no mercado agrícola nas fazendas do oeste da Bahia.

O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Outras informações sobre os cursos do Centro de Treinamentos podem ser acessados em: http://abapa.com.br/projeto-centro-de-treinamento.

Fonte: ASCOM Abapa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Igreja Santa Rita de Cássia

A quadra poliesportiva do Colégio Ottomar Schwengber teve uma noite de festa e confraternização com a abertura da 17ª Olimpíada Intercolegial de Luís Eduardo Magalhães-OILEM. A competição reúne cerca de 7.600 alunos da APAE e de 36 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, distribuídos em 12 modalidades esportivas (futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia, futebol society e queimada). A coordenação da OILEM disponibilizou 350 profissionais entre auxiliares, professores e árbitros para a organização das disputas.

Durante a cerimônia, estudantes de todas as escolas desfilaram ao som da Fanfarra Guerreiros do Oeste. Para o Secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Leandro dos Santos, "a realização desta olimpíada é motivo de comemoração para toda a comunidade. O titular da pasta complementou fazendo um agradecimento especial. “Agradeço aos discentes e professores por participarem deste evento tão grandioso, que se destaca em todo o oeste da Bahia. Com certeza, nos orgulharemos muito disso no final da competição".

Já o prefeito Oziel Oliveira, destacou a felicidade em ter criado a OILEM há 17 anos e voltar a realizar as Olimpíadas em proporções inéditas, com mais de 7 mil alunos competindo."Temos aqui estudantes das redes pública e privada sem a menor distinção, com o único objetivo de competir de forma leal e honesta", salientou.

Depois da abertura da solenidade houve apresentações dos alunos do Projeto Social Semeando o Futuro, dança, ginástica rítmica e da cantora Keissy Oliveira.

Os jogos da 17ª OILEM começarão na próxima segunda feira, dia 23 e seguem até o dia 18 de novembro. Todas as provas foram distribuídas de acordo com a idade dos participantes.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (22), pessoas de diversas idades começaram a chegar à Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz para participar ou assistir à Corrida da Primavera. Organizada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Esporte – a competição, que atraiu 700 inscritos em diferentes categorias, tem por finalidade estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis, utilizando a corrida de rua como ferramenta. A modalidade é cada vez mais praticada entre pessoas de todos os gêneros, idades e classes sociais.

Logo na abertura, o prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de eventos como esse que reúnem adeptos e mostram a importância do esporte no cotidiano das pessoas. "As atividades esportivas melhoram as condições físicas, elevam a qualidade de vida e a autoestima dos praticantes", explicou.

As provas começaram às 6h45min. Os primeiros a largar foram os juvenis, adultos e veteranos, que fizeram os trajetos de 5 e 10 km. No percurso de 5 km, os vencedores foram Célia da Cruz Pereira (adulto feminino), Agnair Roque (veterana feminina), Rafaete Carvalho (adulto masculino) e Marcelo Francisco (veterano masculino). Na disputa dos 10 km conquistaram a vitória: Rosicleide de Oliveira (adulto feminino), Edvânia Barbosa (veterano feminino) e Cícero Marcelo (veterano masculino). Já na categoria adulto masculino do mesmo trajeto, o mais rápido foi Cleriston Alves Dourado. Acostumado a participar de provas em diversas partes do estado, o atleta elogiou a organização da Corrida da Primavera. "Tudo muito bem feito e o percurso com uma sinalização perfeita", exclamou.

O Secretário Municipal de Esporte, Elton Almeida, ficou satisfeito com os resultados da Corrida e afirmou que a disputa entrará no calendário oficial de eventos do município. "Além de proporcionar benefícios ao corpo e mente, esse tipo de atividade também é fator de inclusão social", enfatizou.

Ao final do evento, Oziel premiou as academias que colaboraram para a realização da Corrida da Primavera e garantiu continuar apoiando todas as modalidades esportivas em Luís Eduardo Magalhães. "O esporte muda a vida pessoas. Por isso, não mediremos esforços para incentivar o desporto em nossa cidade”, encerrou.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |