Blog Santo Antônio
Notícias
13
Mai / 2017

Há Vagas!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade



Ocorreu na manhã da última quarta-feira (10) no Centro Cultural, a apresentação do médico geriatra, Dr. Carlos Perkueny Oliveira Melo, que será responsável pelo atendimento, sobretudo, pelo cuidado dos idosos do município de Luís Eduardo Magalhães.

Especialista em geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Dr. Carlos possui vasta experiência na área e atua há mais de 12 anos na região oeste. Durante o mandato de Jusmari Oliveira como prefeita de Barreiras, coordenou o Programa do Idoso, que obteve grande índice de satisfação em todas as pesquisas realizadas. A aprovação se deve ao fato da ênfase dada ao trabalho dos cuidadores (profissionais que integravam o programa), que além de estabelecerem uma relação de afeto e confiança, se encarregavam essencialmente na realização de ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças.

“Se o paciente está tomando três remédios e começa a fazer atividade física, nós conseguimos diminuir 1 medicamento. Angustiava-me receber o paciente no consultório e ouvi-lo dizer que a dor não havia melhorado. Por meio de estudos, percebemos que mais importante que o comprimido é a questão do tratamento, e nele, há a nutrição, a fisioterapia, a educação física, a musculação. O nosso principal objetivo é levar o idoso a conquistar uma qualidade de vida melhor e faremos isso também em Luís Eduardo Magalhães.” Destacou Dr. Carlos.

Como funcionará o atendimento - A proposta do projeto é cuidar do idoso como um todo nos Núcleos do PROMATI, que serão implantados nos bairros a fim de oferecer a ele, maior conforto e comodidade. O primeiro contemplado com o núcleo foi o Sol do Cerrado, cujo lançamento foi feito no dia 4 desse mês, por intermédio do Projeto Rede do Bem – Cuidando do nosso povo.

Os idosos contarão ainda, com um sanfoneiro exclusivo e permanente com amplo repertório para compor as comemorações, aulas de teatro e dança, contação de histórias, uma piscina, que será construída na sede do Promati no bairro Santa Cruz, para fins de atividade física e de lazer, dentre outros benefícios e atividades.

“É muito importante ter um médico que cuida dessa condição, que necessita de um atendimento abrangente e especializado. Fico feliz em poder estar aqui hoje fazendo isso. Os nossos servidores têm o compromisso de atender bem as pessoas da “Melhor Idade”, e por esta razão, eu peço a eles que cuidem e tratem de cada um de vocês com a dedicação, o carinho e o respeito que merecem.” Salientou o Prefeito Oziel Oliveira.





O Secretário de Saúde, Felipe Melhlem, aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento:

“Eu só quero agradecer ao Prefeito Oziel e a Jusmari por eu fazer parte desse governo, que é de fato, um governo do bem. Estou muito feliz pela realização desse projeto, que tem como objetivo cuidar com atenção especial das pessoas que se encontram na terceira idade. Eu vou cuidar de vocês como se fossem meus avós.” Disse o secretário da pasta.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O rio se formou ao longo da Avenida JK até a Rua Rio das Ondas imediações da rotatória da Avenida Rio Francisco no bairro Tropical Ville.

No local, homens e máquinas estão a serviço da Secretaria de Infraestrutura, pois a ordem de serviço consiste em melhoras na via, uma vez que faltam menos de 800 metros para totalizar os trabalhos de pavimentação.

Uma equipe operacional da Embasa esteve no local e já iniciou os trabalhos de recuperação da rede, e ainda hoje o sistema de abastecimento de água será normalizado.

“O problema começou aqui na Rua Rio Branco, a máquina que estava fazendo o serviço de terraplanagem arrebentou o cano e aí tivemos que chamar a Embasa”, disse a moradora Maria Aparecida.

A Avenida JK vem recebendo uma atenção especial por parte da gestão, além dos serviços de tapa buracos, retirada de areias e limpeza dos canteiros, a Avenida vai receber mais de 2 km de asfalto.

Fonte: Douglas Batista

Fonte: Grupo Santo Antonio



Hoje (11), está sendo distribuído em alguns pontos estratégicos e de maior fluxo na cidade, panfletos e adesivos instrutivos relacionados à Ação: FAÇA BONITO - PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Denuncie - Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.



Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100. Prefeitura Municipal de Ibotirama - Um Novo Tempo Para Nossa Gente

Fonte: CECOMM IBOTIRAMA



A Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo sábado, 13 de maio, é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Equipes volantes, Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão bairros da zona urbana e rural, totalizando o maior número possível de postos de vacinação disponíveis à população.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Ibotirama começou no dia 24 de abril e vai até o dia 26 de maio, em todas as unidades de Saúde do município. Estão sendo vacinadas crianças de seis meses a 5 anos de idade, as gestantes, as mulheres em período pós-parto (até 45 dias); pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas (verificar relação das doenças nas unidades de saúde, e o paciente deve apresentar laudo médico), profissionais da Saúde, professores da rede pública e privada, presidiários e funcionários do sistema prisional.


O prefeito Terence já se vacinou

Se você faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, procure um dos seguintes postos de vacinação: Unidades de Saúde do Centro, São Francisco 1 e São Francisco 2, Alto do fundão, Calumbi, Alto do Cruzeiro e Escola da Veredinha.

Os postos estarão funcionando a partir das 8h da manhã. Não esqueça de levar o seu cartão de vacinação!

Campanha de vacinação contra a gripe: a prevenção é o melhor remédio!

Contraindicações - A Secretaria Municipal de Saúde lembra que apesar da vacina ser de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteína do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina. Outra recomendação importante é que as pessoas que tomaram vacina no ano passado, devem repetir o esquema esse ano, pois a ação da vacina contra a gripe dura cerca de nove meses.

Fonte: CECOMM IBOTIRAMA



A Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei 005/2017, de autoria do Poder Executivo que torna a Banda 26 de Maio Patrimônio Cultural e Imaterial do município, como forma de reconhecimento do valor histórico e cultural que a filarmônica representa para a cidade.

Com o projeto, a 26 de Maio passa a se chamar Banda Municipal 26 de Maio e ficará vinculada á Escola de Música Antonino Sampaio e subordinada à Secretaria de Educação que poderá firmar convênios para o melhor funcionamento da Banda.

Com isto, o prefeito Zito Barbosa, também fica autorizado a dar bolsa de estudos aos alunos egressos da Escola de Musica Antonino Sampaio que participarem da Banda Municipal 26 de Maio. O registro do bem cultural de natureza imaterial ficará a cargo da Secretaria de Educação.

Fonte: ASCOM, Câmara de Barreiras



O prefeito Zé Carlos participou na manhã dessa quarta-feira, 10, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras da primeira edição da UPB Itinerante. O evento é uma organização da União dos Prefeitos da Bahia-UPB em parceria com Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia-TCM-BA, Caixa Econômica Federal, União dos Municípios do Oeste Baiano-UMOB e SEBRAE e tem como objetivo melhorar o preparo técnico das contas dos municípios baianos, eliminando as principais causas de rejeição de contas dos gestores pelos órgãos de controle externo.



A UPB Itinerante será realizada em dez edições e vai proporcionar aos prefeitos dos 417 municípios do Estado, uma melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária, para que haja a devida aplicação adequada dos recursos e prestação de contas, realçando o caráter orientador e pedagógico do tribunal.



“É um momento muito importante para todos os municípios, pois, a finalidade é capacitar os prefeitos, secretários de administração, finanças, controladores internos, contadores, comissões de licitações, recursos humanos e demais envolvidos na execução da prestação de contas municipais”, explicou o primeiro tesoureiro da UPB e prefeito do município de Santana, Marco Aurélio.



“Esse encontro chegou em um momento oportuno na qual inicia novas administrações municipais, uma vez que a nossa politica brasileira vive uma desorganização em vários aspectos sociais. Mas, nós como agentes políticos devemos administrar dentro da legalidade e não podemos decepcionar as pessoas que depositaram a confiança e escolheram-nos. Com certeza será um evento enriquecedor e que todos tenham um excelente aprendizado. A UPB está de parabéns pela iniciativa”, elogiou o prefeito Zé Carlos.



Os encontros terão duração de três dias, sendo que o primeiro dia contou com a mediação dos técnicos especializados para orientar os prefeitos sobre as formas de prestação de Contas do TCM, Controle Interno, Convênios Federais junto a CEF e Compras públicas. Já o segundo e terceiro dias serão destinados à oficinas técnicas sobre o Sistema Integrado de Gestão – SIGA e e-TCM.



 “Gostaria de destacar a lei de transparência pública municipal que é fundamental para informação de qualidade para planejar e aplicar novas ferramentas tecnológicas para dar mais eficiência à administração”, disse o Auditor Conselheiro Substituto do TCM-BA, Ronaldo Sant’Anna.

Fonte: Prefeitura de São Desidério

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Dados da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT) apontam que São Desidério é um dos municípios do Estado da Bahia que recebe o maior número de visitantes no Brasil. A potencialidade do turismo no município chama atenção por existir mais de 140 grutas, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres feitas no período anterior ao Descobrimento do Brasil. Além de 26 rios perenes, entre eles o Rio Grande, um dos principais afluentes do Rio São Francisco; os turistas ainda podem optar pelo Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Turismo de Pesquisa.



Um dos atrativos mais explorados é o Parque Municipal da Lagoa Azul, que abrange uma área de preservação ambiental com 19 hectares de vegetação. Cercada por paredões rochosos; a água majestosamente calma pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade; outro atrativo que conta com uma visitação considerável é o Paredão ‘Deus Me Livre’ no distrito de Sítio Grande, um local propício à prática de rapel.
 


Para alavancar e consolidar o turismo como uma atividade autossuficiente e rentável, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo vem realizando um diagnóstico da atual situação a fim de reorganizar os órgãos vinculados à pasta.  A reformulação, reestruturação, capacitação e qualificação do Trade Turístico Municipal é uma das ações emergenciais que serão executadas, a exemplo da revitalização da Associação de Condutores de Turismo de São Desidério- ACTUR, que serão credenciados, capacitados e qualificados  conforme as diretrizes da Secult.  A Associação dos Trançadores da Palha do Buriti e Capim Dourado da Ilha do Vitor e artesãos da comunidade de Ponte de Mateus, também serão revitalizados.



De acordo à reorganização, as agências de turismo do município terão que aderir às politicas públicas municipais de turismo. “Estaremos organizando todos os setores do turismo, inclusive já começamos fazer visitas técnicas junto com prefeito nos pontos turísticos, e também nas associações do município. Em breve, o visitante contará com novos produtos turísticos”, disse o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira.



A discriminação por atrativo de Janeiro a Abril de 2017 mostra que o Parque Municipal onde encontra a Lagoa Azul e a Gruta do Catão recebeu 2.988 visitantes, o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes 700, Paredão de Deus-me-Livre, Balneário Sitio Grande e Morrão 10.212, Sumidouro do João Baio 299, além de outros pontos turístico, a exemplo de Gruta do Manoel Lopes, Gruta da Beleza, Gruta da Palmeira e Gruta da Sopradeira.



O município recebe pessoas de vários estados e até de outros países, como Cuba, Chile, Coreia do Sul, Colômbia, Japão, China, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Holanda e Áustria.



Para o secretário, Josivaldo Oliveira, é meta desta gestão reorganizar o turismo local. “Será feito no Parque Municipal um projeto de sinalização e um modelo de vouche (estratégia de marketing) para que possamos mostrar as nossas potencialidades agregando valores a serem investidos no próprio turismo, gerando renda e emprego para a população e movimentando a economia local”, falou.

Fonte: Ascom Prefeitura de São Desidério

Fonte: Grupo Santo Antonio


Dom Josafá e o prefeito Zito
 
Com a proximidade dos festejos do Padroeiro São João Batista e a Festa no Cantinho Senhor dos Aflitos, o prefeito Zito Barbosa foi recebido pelo Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva e o Padre Verneson Francisco de Souza, Pároco da Catedral São João Batista, na Cúria Diocesana, na tarde de sexta-feira, 05.

Dom Josafá abriu a reunião apresentando ao prefeito sua última obra literária que está em fase de lançamento. O livro apresenta uma radiografia minuciosa da história das paróquias que compõem a Diocese de Barreiras. Em seguida, dialogaram sobre a festa do Padroeiro São João Batista, e Dom Josafá citou que a festividade tem duas dimensões, a religiosa e outra cultural e, que é perfeitamente possível conciliar os dois momentos, respeitando as particularidades.

Outro ponto tratado na audiência foi a urbanização do povoado de Cantinho do Senhor dos Aflitos. A igreja do povoado foi elevada à condição de Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, no dia 16 de abril de 2016, a teor dos cânones 1230-1234, com todos os direitos e deveres próprios desta condição. Após dialogar com o Bispo e o Pe. Verneson Francisco, que é Reitor do Santuário, sobre a urbanização do povoado, o prefeito Zito Barbosa definiu em comum acordo com os religiosos, sobre o lançamento da obra nessa terça-feira, 09, as 16hs.

A intervenção estrutural se dará por meio do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, com a pavimentação asfáltica nas ruas do povoado e aplicação de bloquetes nos estacionamentos, com previsão de entrega antes da festa no dia 02 de julho. “A Romaria do Senhor dos Aflitos é uma das mais importantes do interior da Bahia. Com a urbanização do povoado proporcionaremos mais qualidade de vida aos moradores e conforto aos romeiros, além de impulsionar o turismo religioso”, afirmou Zito.

Igualmente importante foram os ajustes entre o Prefeito e Dom Josafá, referente a parceria entre a Prefeitura e a Cáritas Diocesana, para iniciar o funcionamento dos projetos Cata-Vento, através dos quais a igreja desenvolve um trabalho de grande relevância social no município.

Fonte: DIRCOM - Prefeitura de BARREIRAS


 
Na manhã de sábado, 06, o prefeito Zito Barbosa, juntamente com o secretário de infraestrutura João Sá Teles e o vereador Otoniel Teixeira, estiveram no Bairro Recanto dos Pássaros. O convite foi formalizado pela Associação de Moradores, por meio da presidente Dona Brotas, que o recebeu para um café da manhã com os moradores.

Durante o encontro matinal, o prefeito Zito fez questão de visitar diversos trechos do bairro e conversar com os moradores, registrando as informações, demandas e ações emergenciais. Foram levantadas questões de infraestrutura para as ruas do bairro, que necessitam de pavimentação asfáltica, sinalização de rotatória nas imediações do IFBA, iluminação pública, limpeza de lotes baldios e semáforos.



“Obtivemos uma resposta positiva do prefeito Zito Barbosa, apesar de toda dificuldade financeira que vivenciamos, nós, moradores do Recanto dos Pássaros acreditamos que em breve estaremos sendo atendidos”, disse dona Brotas, presidente da associação.

Paralelamente, o gestor municipal encaminhou as solicitações ao secretário João Sá Teles, que estará diligenciando ações emergenciais na iluminação pública, capina dos lotes e levantamento das ruas que necessitam de requalificação asfáltica.


 
“Esse café da manhã com a comunidade do Recanto dos Pássaros foi muito importante, porque além de manter o contato com os moradores, acompanhamos o trabalho sério que Dona Brotas desenvolve na associação. Foi um momento ímpar, visitamos as áreas críticas do bairro Recanto dos Pássaros e vamos inserir essas demandas no Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana”, disse o prefeito Zito.

Fonte: DIRCOM - Prefeitura de BARREIRAS

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A partir desta segunda-feira (8), a Embasa informa que as equipes que executam a obra da rede de esgoto em Luís Eduardo Magalhães estão com as frentes de trabalho na rua São Francisco, no bairro Mimoso. Até a próxima quarta-feira (10), a obra será realizada nas quadras 01, 02, 07, 17, 16 e 24.

O trânsito ficará parcialmente fechado no período de tempo para as intervenções para implantação dos ramais prediais e das caixas de inspeção, localizadas nas calçadas.  A Embasa reforça que a rua será liberada para tráfego todos os dias ao final da tarde e a recomposição asfáltica acontecerá no prazo máximo de três dias depois da intervenção.

Fonte: Ascom Embasa









Nesta quinta feira (04), o Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, reuniu uma multidão no bairro Sol do Cerrado, para o lançamento oficial do Projeto REDE DO BEM - Cuidando do nosso povo.

O projeto é composto de vários programas e tem por finalidade promover ações importantes, em diversos segmentos sociais, funcionando, como o nome diz, como uma “rede de proteção” para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, assegurando acessibilidade sem necessidade de deslocamento: aos cadastros da Secretaria de Assistência Social; às oportunidades de formação, capacitação e profissionalização; geração de renda; esporte, lazer e cultura; entre outros benefícios. O lançamento aconteceu no Sol do Cerrado, que juntamente com o Solar dos Buritis, serão as primeiras comunidades distantes do centro administrativo contempladas com núcleos do projeto e reuniu milhares de pessoas.



“De nada adianta criar programas sociais sem garantir o acesso a quem mais precisa. Nosso município possui comunidades distantes do centro administrativo, o que dificulta o deslocamento dos cidadãos que necessitam dos benefícios. Então se eles não podem ir até a prefeitura, a prefeitura virá até eles! E com um número maior de programas, mais eficazes, que possam transformar de fato a realidade dos luiseduardenses. Esporte, cultura, profissionalização, renda, cuidados com a saúde e a qualidade de vida, todos merecem ter acesso a isso. Passar um dia inteiro em uma fila, esperando uma cesta básica é desumano. A partir de agora isso acabou.” Afirmou o prefeito Oziel Oliveira.







CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO - Serão ministrados no centro social do bairro, em vários horários, inclusive à noite para beneficiar o trabalhador, cursos de informática básica e avançada.

INCLUSÃO DIGITAL - Implantação de rede de internet gratuita no bairro. Garantindo acesso à pesquisa, à educação, a novas oportunidades de emprego, aos meios de comunicação, entre outros.

CAPACITAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA -Implantação de uma fábrica de biscoitos e oferta do curso de fabricação de biscoitos. A prefeitura garantirá a compra dos biscoitos produzidos, que serão destinados para a alimentação escolar e rede de saúde e social do município.

ATIVIDADES PARA A TERCEIRA IDADE - Criação de núcleo do PROMATI - Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade, funcionando com atividades semanais e eventos mensais.

CULTURA, ESPORTE E LAZER - Realização de atividades culturais e esportivas, promovendo seus valores no contexto social. Inicialmente serão ministradas aulas de balé, flauta doce e violão, além de outras atividades sugeridas pela própria comunidade.

Com o projeto REDE DO BEM – Cuidando do nosso povo, o Prefeito Oziel Oliveira, efetiva em apenas 04 meses de governo, mais um ponto do seu Plano de Governo: criar políticas públicas a fim de oferecer oportunidades de acesso a bens e serviços para todos.


Tá ficando bom. Vai ficar melhor. Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |