Blog Santo Antônio
Notícias

Na última terça-feira (18), os estudantes do Instituto Presbiteriano de Educação visitaram a Central de Triagem de Materiais Recicláveis do programa Coleta Seletiva Solidária. O programa é uma iniciativa da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, para o aproveitamento dos materiais recicláveis, trabalhando a consciência ecológica, o cuidado com o meio ambiente e a separação adequada do lixo.

A visita foi monitorada pela equipe da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMAES) e pela professora de Ciências, Manuela Gomes Bomfim. O grupo conheceu na prática o fluxograma de produção na central de triagem e viram a importância de separar o lixo orgânico do reciclável em suas próprias casas, um dos primeiros passos para contribuir com o meio ambiente e o trabalho dos catadores.

De acordo com o secretário da pasta, Alcides Meira, o contato dos alunos com a central de triagem é uma verdadeira lição de cidadania.
“Os alunos aprenderam que além de preservar o planeta, a reciclagem também é um meio de geração de emprego e renda para os catadores que vivem do material reciclável. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, separando o lixo reciclável, estaremos cuidando do meio ambiente e ainda contribuindo para que mais famílias tenham o seu sustento. Tenho certeza, que essa lição de cidadania eles levarão com eles”, afirmou o secretário.

Atualmente, 22 famílias são beneficiadas pelo trabalho desenvolvido através Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. As escolas interessadas em trazer os alunos para conhecer a Central de Triagem de Materiais Recicláveis e o Programa Coleta Seletivos Solidária poderem fazer o agendamento através do telefone (77) 3628 3800.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

O concurso municipal foi aberto para todas as juninas da região, e oito quadrilhas disputarão dezoito mil reais em premiação
Mais uma vez a Prefeitura de Barreiras prepara o maior São João da Bahia, o Arraiá do Parque, que acontecerá de 20 a 23 de junho no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Toda a megaestrutura, com palco para shows, barracas típicas e vilas temáticas, já está sendo finalizada para receber os forrozeiros, que poderão curtir durante quatro dias a festa do Padroeiro São João Batista.
Uma das atrações, o Concurso Municipal de Quadrilhas, coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, também está pronto para encantar o público. Este ano, a novidade é a participação de quadrilhas juninas da região. Confirmaram presença, oito grandes quadrilhas estilizadas que disputarão R$ 18 mil reais em premiação, oferecida pelos patrocinadores às três primeiras colocadas, além da rainha, melhor casal de noivos e marcador.
Serão dois dias de apresentações, 22 e 23 de junho, com a participação das quadrilhas Sapecou Queimou (Barreiras), Luar do Nordeste (Barreiras), Formiga na Roça (Brasília), Encanto do Oeste (Barreiras), Remelexo Cearense (Barreiras), Companhia Cultural Velho Chico (Ibotirama), Pau Melado (Brasília) e Tira o Pé da Brasa (Luís Eduardo Magalhães).
A secretária de educação, Cátia Alencar, salientou a importância da valorização e incentivo a uma das mais populares manifestações culturais nordestinas, que agrega arte cênica, dança e miscigenação de expressões artísticas.
“Chegou a época de São João, o mês de junho é esperado com grande expectativa pela população de Barreiras, que ganhou o maior São João da Bahia, o Arraiá do Parque. Teremos uma grande festa, que será ornamentada com o brilho das quadrilhas juninas de toda região, com premiação e destaque para os componentes. Agradecemos os patrocinadores pela premiação, tendo a certeza que durante os dois dias teremos muita cultura, dança, música e arte, porque esse é justamente o papel da arte, seja ela popular ou não: transformar a sociedade e ser, por ela, transformada”, finalizou a secretária.
Fonte: Dircom/Prefeitura de Barreiras



Em clima de festa, cerca de 700 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino, participaram nesta terça-feira, 18, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A cerimônia festiva aconteceu em dois turnos, no Ginásio da Faculdade São Francisco de Barreiras-FASB e contou com a participação de alunos das Escolas Municipais Padre Vieira, Santa Luzia, Antônia Matos de Oliveira e o Tarcilo Vieira de Melo.

O programa é fruto da parceria entre a Polícia Militar da Bahia, Prefeitura de Barreiras e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a prevenção às drogas, violência e bullying, além de promover palestras voltadas à qualidade das relações sociais, pressões e influências das amizades até as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas tanto para a saúde quanto nos aspectos legais. Nesse ínterim, os alunos se preparam para multiplicar e repassar os conhecimentos adquiridos no meio em que vivem, agora devidamente formados e com o certificado de proerdianos.



Na formatura, o comandante geral do CPRO, comandante Osival Cardoso deixou a mensagem de continuidade, compromisso e agradecimento aos PM´s que realizam o Proerd no Oeste. “Estamos vivenciando um período de decadência de valores, o que provoca uma maior propensão ao envolvimento em crimes e violência, assim, considerando que nossas crianças serão o futuro da nação, a Policia Militar da Bahia através desses PM´s que reforçam a Corrente do Bem, levam os ensinamentos por meio do PROERD, mantendo o compromisso de ajudar, de manter nossas crianças mais seguras, longe das drogas e também a fazerem escolhas sábias e responsáveis na autocondução de suas vidas”, disse o comandante.

A diretora da Escola Municipal Santa Luzia, Adilma Vilela se pronunciou em agradecimento ao trabalho realizado com os alunos e no bairro Santa Luzia, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos. “Hoje é um dia de agradecimentos, certamente todos os temas levados para sala de aula, as músicas, os conselhos e acompanhamento da equipe do Proerd serão lembrados pelos nossos alunos. Acreditamos que os resultados são os melhores possíveis, é um importante e eficaz investimento em educação e na cultura da paz”, disse a diretora.

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. A subsecretária Emilia Moreno, coordenadores e equipe da educação compareceram para prestigiar a formatura, que também contou com a presença do vereador Alcione Rodrigues. No final, os formandos receberam o diploma e medalhas de honra ao mérito, agradecendo o empenho da Capitã PM, Edilânia Soares, que coordenada as ações do Proerd em Barreiras.

Fonte: DIRCOM/PMB

Estão abertas as inscrições para a I Copa LEM de Futsal Feminino. A competição será realizada nos dias 20 e 21 de julho, na quadra de esportes da Escola Municipal Ottomar Schwengber. As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo feitas gratuitamente na secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que fica na Avenida Barreiras, nº 825, no mesmo prédio da secretaria de Trabalho e Assistência Social. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a competição é um estímulo para as mulheres que praticam cada vez mais o futsal em Luís Eduardo Magalhães. “Não é difícil perceber o crescimento do esporte entre as mulheres da nossa cidade. Elas têm participado de torneios e campeonatos em Luís Eduardo Magalhães e em toda a região, obtendo resultados expressivos e o nosso apoio é fundamental para conquistas ainda melhores”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 2.595 inscrições para o ano de 2019 na cidade de Luis Eduardo Magalhães, quatorze a mais que em 2018 quando o registro de foi de 2 581. Apesar de não ser um aumento expressivo a expectativa é que a evasão seja menor, isso porque ano passado foi histórico o número de alunos que compareceu  e o ano contabilizou o menor número de faltas.

 A próxima etapa acontece em outubro quando será divulgado o cartão de confirmação com os locais de realização de prova divididas em duas etapas, na primeira o aluno é avaliado nas disciplinas de linguagens códigos e suas tecnologias, ciências e suas tecnologias, além da redação que deve trazer novidades, para economizar papel, o (INEP) deve substituir as folhas de rascunho personalizadas por folhas totalmente em branco para rascunho e redação.

Fonte: Blog Douglas Batista/Com inf. Cleu Fegally

Autorizado pelo prefeito Zito Barbosa no dia 20 de maio, a requalificação asfáltica das ruas e travessas do bairro Vila dos Funcionários através do Pavimenta Barreiras, projeto da gestão municipal que integra o programa macro, Desenvolve Barreiras, já se encontra em fase conclusiva. As ruas A, B e C, estão com a requalificação asfáltica concluída, recebendo inclusive, a sinalização de faixas para pedestres, e a rua D também já está sendo finalizada. Enquanto isso, a base está sendo preparada nas Ruas Dr. Heitor Bastos Tigre, Duque de Caxias e suas respectivas travessas, para receber pavimentação com bloquetes, meio-fio e sarjeta.

As obras também se estendem para a Rua Geraldo Magela (na divisa entre Vila dos Funcionários e Vila Amorim) que há anos estava intrafegável, e um trecho da Av. Barão do Rio Branco, que igualmente está recebendo recuperação na pavimentação, dotando essas ruas de plenas condições de trafegabilidade.

Trabalho este que está sendo comemorado pelos moradores, como atesta a comerciante Ana Tércia. Com uma loja de confecções localizada na esquina da Av. Barão do Rio Branco com a Rua Duque de Caxias e do outro lado, com Rua Dr. Heitor Bastos Tigre, ela não se cansa de lembrar as agruras que passou com a falta de infraestrutura. “A gente teve muito prejuízo aqui pela falta de asfalto. Quando chovia, tínhamos que fechar o comércio e só voltava a trabalhar após a água empoçada, escoar. Sempre pedi intervenção da prefeitura pelas redes sociais. Agora, estou muito satisfeita com a administração porque não apenas aqui, mas toda a cidade está melhor”, diz.

Outro morador que elogia o trabalho realizado é o eletromecânico Fernando Antônio Costa, na Rua A, uma das primeiras a ser requalificadas. “Essa rua estava mais ou menos, era trafegável, mas, com muitos buracos no asfalto. Agora ficou bom, particularmente estou muito feliz com o trabalho dessa administração. Ele (o prefeito) promete em um dia, no outro, as obras começam”, fala, referindo-se aos lançamentos de obras realizados pela Prefeitura e o imediato início dos trabalhos.

“Estamos realizando com muita determinação o maior programa de obras já executado por uma prefeitura em todo o estado nas mais diversas áreas da administração e a infraestrutura que tem uma grande demanda reprimida tem recebido atenção especial. A requalificação das ruas e travessas da Vila dos Funcionários que há muitos anos não recebia atenção do poder público é uma demonstração do nosso respeito e compromisso com nossa população, de modo especialmente com o povo cearense que tanto contribuiu com o desenvolvimento da nossa cidade. Essa é a nossa responsabilidade, fazer da nossa cidade referência de gestão, honrando os compromissos com os fornecedores e pagando em dia os salários dos servidores. Com planejamento e gestão estamos construindo o futuro da Capital do Oeste”, afirma o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é comemorado nesta quarta-feira (12). Para pontuar a data, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, realiza hoje à tarde, uma blitz educativa para alertar a população sobre a realidade do trabalho infantil e seus prejuízos.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, referentes a 2015, o estado da Bahia ocupa o 2º lugar entre os estados brasileiros com o maior número de crianças trabalhando. A gestão municipal promove ações que visam garantir os direitos das crianças e adolescentes com projetos educativos desenvolvidos pela Rede do Bem, que fortalece o vínculo dos assistidos com a escola.

Para o secretário do Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha, toda a sociedade deve estar unida para combater o trabalho infantil e garantir o direito de brincar, estudar, e desenvolver suas habilidades pertinentes a essa faixa etária.

“Temos a alegria de estar perto da comunidade que mais precisa da nossa atenção nessa área e combater o trabalho infantil promovendo para as nossas crianças de Luís Eduardo Magalhães, aulas de balé, de capoeira, futsal, informática básica, aula de violão, entre outras atividades que são oferecidas no contraturno escolar”, afirmou Fábio.

A Blitz Educativa ocorre às 16h, no cruzamento das ruas Paraíba com a José Cardoso de Lima e na rua Pernambuco no Centro da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |