Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Na semana em que Barreiras comemorou seus 128 anos de emancipação política, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Projeto Saúde Humanizada realizou 3.744 atendimentos na Praça Castro com o Projeto Saúde em Ação. Em sua 3ª edição, o projeto ofertou entre os dias 20 a 24 de maio diversos serviços públicos, que são rotineiramente disponibilizados nas Unidades de Saúde do município.

Com a parceria e apoio dos acadêmicos, profissionais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), dos estudantes da SOSERVSAÚDE como também da equipe da UniBrasil realizando ultrassonografia todos os dias, a população pôde conhecer os serviços ofertados no município, bem como novos hábitos para ter uma melhor qualidade de vida.



O Saúde em Ação mostrou através de apresentações e palestras, a importância da prática de exercícios físicos com a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e através da demonstração das atividades realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e integrantes do Idade Viva. Dona Ana Paula Oliveira foi à Praça todos os dias, e ficou impressionada com as dicas de primeiros socorros apresentadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Todos os dias tinha especialistas na Praça, então aproveitei e participe de tudo. Fiquei muito satisfeita com o atendimento, às orientações e a atenção dos bons profissionais. Fiquei bastante satisfeita com as técnicas do SAMU, aprendi algumas dicas que podem salvar vidas”, disse.





Assim como a dona Ana Paula, as pessoas que foram à Praça Castro Alves durante esses cinco dias também tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos de H.I.V, Hepatite B e C, aferição da pressão arterial e glicemia, além de orientações médicas com clínico geral, exames de imagens, avaliação odontológica, consultas com o oftalmologista, ortopedista, gastroenterologista, orientações com nutricionistas, vacinas de rotina e da campanha contra a Influenza.



“Já há três anos realizamos esse Projeto na Praça Castro com o intuito de mostrar alguns dos diversos atendimentos ofertados diariamente aos munícipes de Barreiras. É um momento em que misturamos a ludicidade das apresentações culturais do Idade Viva e as orientações que são pertinentes para o dia a dia com o SAMU, NASF e o CAPS. Mais de 60 profissionais estiveram envolvidos nesse Projeto junto com os parceiros da Secretaria de Saúde, e nós, já estamos preparando a próxima edição com mais novidades”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Fonte: DIRCOM/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No estande montado pela secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, na Bahia Farm Show, é possível comprovar a viabilidade da reciclagem de materiais que normalmente são descartados por grande parte da população.

Quem passar pelo local pode conhecer e adquirir diversos produtos. Entre eles, lixeiras feitas com filtros de ar de caminhão. Lá também é possível encontrar cadeiras e mesas de centro, produzidas com pneus descartados por proprietários de veículos em borracharias da cidade. De acordo com o secretário da pasta, uma clara demonstração que o destino correto de muitos materiais pode apresentar excelentes resultados.

"Temos uma equipe à disposição para recolher materiais reciclados em toda a cidade e o apoio da população é fundamental para o sustento de dezenas de famílias que trabalham na associação dos coletores", explicou Alcides Meira.

Ainda de acordo com o secretário, os interessados em doar embalagens de vidro, papelão e outros materiais, deve ligar para o (77) 3628 6688.

No estande também estão sendo distribuídas mudas de plantas medicinais e espécies nativas do cerrado. Para adquirir, basta preencher um formulário onde constam o endereço e informações cadastrais. As mudas também podem ser retiradas no Viveiro Municipal, que fica próximo a Escola Amélio Gatto, no bairro Santa Cruz.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães-BA

 

Entre os dias 1º de junho e 13 de julho, a secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, realiza o Campeonato Varzeano. A competição é uma parceria entre a prefeitura e a Liga Desportiva do município e reunirá 60 times e cerca 1.200 atletas de diversos bairros.

Os jogos serão realizados nos campos da Praça Gerson Hoffman (Mimoso I), terrão do Santa Cruz e Mimoso II (Bananeira). A abertura acontece neste sábado (1°) às 16 horas, no campo da Praça Gerson Hoffman, ao lado da Escola Municipal Ottomar Schwengber.

Antes do início dos jogos, haverá uma partida entre as equipes de futebol feminino Amigos da Vilma e Amigos do Valtair Fontana. Uma homenagem a uma das incentivadoras do futebol feminino em Luís Eduardo Magalhães, Vilma dos Santos Ferreira e ao ex-secretário de Esportes, Valtair Fontana, falecido em 2016.

De acordo com o diretor municipal de esportes, o evento é um dos mais esperados porque reúne um grande número de participantes e oferece a oportunidades de atletas pouco conhecidos se destacarem na competição. “São muitos jogadores que têm a oportunidade única de mostrar que podem participar de disputas de todos os níveis. Nesse tipo de torneio é muito comum o aparecimento de grandes atletas”, comentou Luciano Soares.

Para o presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães, campeonatos como o Varzeano envolvem os atletas e a comunidade de uma forma geral, porque os moradores se empenham em torcer e apoiar os representantes dos bairros. “Competições esportivas como esta contribuem para a integração social, o desenvolvimento do esporte, o fortalecimento de amizades e o desenvolvimento da cidadania”, comentou Manoelito Oliveira.

O prefeito Oziel Oliveira é um dos incentivadores do campeonato. O gestor acredita que nesse tipo de competição, os atletas se preocupam em apresentar um esquema ofensivo e o número de gols é bem superior aos registrados em outros campeonatos. Um atrativo a mais para quem gosta de um futebol em que os artilheiros se destacam. “Não é como em campeonatos oficiais, em que os treinadores têm uma grande preocupação com a defesa. No Varzeano é diferente. Os times vão para cima e o maior objetivo é fazer os gols e comemorar com a galera”, encerrou o chefe do executivo municipal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães-BA

Na manhã da última terça-feira (28), a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães recebeu uniformes completos para os 22 catadores que atuam nas ruas da cidade.

Além dos catadores, participaram da entrega a presidente da Associação da categoria, Clécia dos Anjos; o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira; o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha e o prefeito Oziel Oliveira.

Os uniformes são compostos por jaleco, camisa de manga longa, calça e boné. Todo o material tem faixas refletivas que orientam os motoristas e evitam acidentes de trabalho. Outra vantagem é que o uso dos uniformes permitirá que a população identifique e colabore com o trabalho dos catadores que formam o Programa de Coleta Coletiva Solidária.

Para o prefeito Oziel Oliveira, mais uma conquista importante para profissionais que ajudam a dar o destino correto aos materiais que normalmente vão para o lixo.

“A partir de agora eles terão melhores condições de trabalho para atuar em Luís Eduardo Magalhães. O apoio da população é fundamental para que os nossos catadores aumentem a coleta e continuem sustentando as famílias com a comercialização dos materiais recicláveis”, finalizou o prefeito.

Para doar materiais recicláveis como metais, vidros e papelão, basta ligar para o 77 3628 6688.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
30
Mai / 2019

Hoje é dia da \\

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer torna pública o início das inscrições para o Concurso Municipal das Quadrilhas Juninas 2019 no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, dentro da programação do Arraiá do Parque, o maior São João da Bahia.

As inscrições são gratuitas e as quadrilhas juninas deverão ser inscritas por meio de preenchimento de formulário de inscrição de 03 a 17 de junho, que deverá ser entregue na Secretaria de Educação, situada no Centro Empresarial de Barreiras, ao lado da rodoviária das 08 às 12h e das 14 às 17h.

De acordo com a subsecretária Emília Moreno, o teor do documento que traz todos os requisitos pertinentes do concurso está em conformidade com a Lei Federal nº 8.666, incluindo as condições de participação, premiação ao 1°, 2°,3° e 4° lugares para Quadrilhas Estilizadas de Barreiras, também melhor casal de noivos, melhor marcador e dentre outros critérios que podem ser conferidas no anexo.

Fonte: DIRCOM



A Escola Municipal Adroaldo Fernandes Morais, no Cerradão, chamou a atenção do prefeito Zito Barbosa e equipe de governo, que esteve no local por ocasião da assinatura de ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva e de uma unidade de saúde na comunidade, na última terça-feira (21). O espaço que diariamente recebe 280 alunos do pré-escolar ao 9º ano está rodeado de um jardim bem cuidado, decorado por flores, plantas, bancos e painéis produzidos com palets, que no muro sustentam plantas e enchem de vida a área recreativa. A ideia de transformar sucatas em arte surgiu em 2017, quando a diretora Joeline Soares assumiu a unidade escolar e, com a ajuda de professores, alunos e comunidade, iniciou as melhorias na escola utilizando materiais que estavam no lixo.



“Saíamos com as crianças procurando pneus velhos nas ruas. Teve um dia que foram cortados alguns eucaliptos em uma área aqui perto, aí, pedimos também, e hoje estão na entrada da escola, foram cortados com 60 cm de altura e sustentam plantas. Tudo isso para melhorar o ambiente escolar, cada um coloca um pouquinho do que sabe, e as habilidades juntas resultaram em uma escola mais bonita e cheia de criatividade”, disse orgulhosa a diretora.

Utilizando sobras de tintas doadas, os pneus receberam cores e decoram o jardim cheios de flores e plantas, assim como carrinhos de mão já sucateados. No cantinho de leitura, caixotes decoram o espaço, o lixo vira artesanato, como o que aconteceu com as garrafas pets transformadas em cata ventos espalhados pela escola. E os palets recebidos se transformaram em duas mesas, cinco bancos e murais que sustentam pinturas feitas pelos alunos. “Temos crianças que pintam muito bem, inclusive alguns alunos especiais que revelaram o talento nas pinturas que estão expostas”, complementou Joeline.



Ao visitar a escola na companhia da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, chefe de gabinete Marileide Carvalho, o presidente da Câmara Eurico Queiroz e os vereadores Eugênio e Alcione, o prefeito Zito Barbosa ficou impressionado com o trabalho e dedicação realizados por estudantes e equipe pedagógica. “É uma surpresa agradável ver um espaço tão bem cuidado, isso nos motiva a levar este exemplo para as demais unidades escolares. Um exemplo que precisa ser seguido, uma iniciativa que depende principalmente da boa vontade e do comprometimento. A diretora Joeline está de parabéns, os alunos e professores, assim como todos que abraçaram a ideia. Isso só nos orgulha”, falou o prefeito.

Fonte: DIRCOM



Quem comparecer ao estande da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães no Complexo da Bahia Farm Show, terá a oportunidade de conhecer diversos trabalhos realizados por integrantes da Rede do Bem, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social e de Cultura e Turismo.

No local estão expostos vários trabalhos e artesanatos produzidos com matérias primas típicas do cerrado, como o capim dourado. De acordo com a assessora da Rede do Bem, Rosmarina Hoppe, esse é o resultado do trabalho que vem sendo realizado diariamente em diversos bairros da cidade.

"Nosso povo tem muita criatividade para externar as habilidades e os conhecimentos. A Rede do Bem potencializa as variadas formas de arte e não tenho dúvidas que em pouquíssimo tempo os resultados serão ainda melhores", comentou Rosmarina.



Na noite desta terça-feira (28), um desfile apresentou a coleção de biojóias confeccionadas pelas artesãs da Rede do Bem. A comercialização dos produtos é uma fonte extra de renda para os integrantes da Associação Caliandra, sediada no Assentamento Rio de Ondas.

Também estão sendo comercializados os produtos fabricados pelos Biscoitos dos Gerais da Bahia, uma linha de produtos feitos por integrantes de uma associação composta por alunos e pessoas que concluíram o curso de fabricação de biscoitos oferecido pela Rede do Bem.



"O trabalho desenvolvido pela equipe tem apresentado excelentes resultados e a venda dos produtos tem garantido o sustento de muitas famílias", disse o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães-BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |