Blog Santo Antônio
Notícias

                                                              Foto: Reprodução

 Começou ontem em Luis Eduardo Magalhães o levantamento rápido do índice de infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o levantamento é importante para avaliar a situação do município, o ultimo índice registrado mostrava que havia uma infestação de 4% uma média superior ao recomendado pelo ministério da saúde, durante o LIRAa, agentes de endemias e de saúde se juntam para visitar residências e coletar dados que servirão de bases para o município como informações de locais com maior índice de infestação do mosquito.

 No primeiro dia foram visitados os bairros Jardim das Oliveiras e  Jardim das Acácias, para hoje estão no cronograma os bairros Mimoso I e Centro, as visitas devem continuar acontecendo diariamente e o resultado final deverá ser conhecido no dia 14 de maio.

  A coordenadora do núcleo de endemias Cristina Barreto relatou que a maior parte dos focos são encontrados dentro das residências, e a população pode ajudar denunciando locais que são possíveis criadouros através do telefone 3628-3634 ou 3628-3680.

 

Fonte: Fonte:Blog Douglas Batisa/Com inf. Cleu Fegally

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Na noite desta terça-feira (23), foi realizado o lançamento da 15ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte-Nordeste do Brasil. O evento aconteceu no auditório do Hotel Saint Louis e recebeu toda a imprensa nacional, estadual e regional. Esse ano a expectativa da feira é chegar aos R$ 2 bilhões em negócios e bater novo recorde.

A cerimônia de lançamento e coletiva de imprensa foi marcada pela fala do presidente Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella; do representante da secretaria de Agricultura do Estado, Marcílio Menezes; e do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.

A feira acontecerá nos dias 28 de maio a 1º de junho, já tem 272 expositores confirmados, 72 a mais que o ano passado, do Brasil e de países como Suécia, Holanda, Israel e Estados Unidos. Além de realizar negócios, os expositores terão a oportunidade de participar de 20 palestras e workshops sobre agronegócio.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Em 2004, o prefeito Oziel Oliveira deu início a feira com a visão empreendedora e futurista.

“Estou muito feliz em lembrar como tudo começou. Passa um filme em minha mente, e hoje dou graças a Deus em ver que a feira se tornou uma referência nacional nas áreas que envolvem tecnologia, agricultura, insumos. Este ano será mais um evento de sucesso na cidade do agronegócio baiano. A Bahia Farm Show já se consolidou como uma das maiores feiras de agricultura e tecnologia do país e tenho certeza que a edição de 2019 superará todas as expectativas”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo o presidente da Aiba a expectativa é que a feira desse ano seja a melhor de toda a nossa história, e a cidade de Luís Eduardo Magalhães é privilegiada por sediar e atrair tantos recursos para toda a região do oeste da Bahia.

“Nós estamos preparados para fazer dessa a feira a melhor de todos os anos. Na área tecnológica teremos grandes surpresas, mas o que faz a diferença na Bahia Farm Show é com certeza o diferencial de nossa região, que está entre a orelha direita e a esquerda, o conhecimento dos nossos produtores, engenheiros, empresários, homem e mulher do campo”, ressaltou Zanella.

Fonte: Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães/Fotos: Blogbraga









A zona rural de Barreiras está no foco das ações do Programa Vale Produtivo, da Prefeitura, que visa garantir apoio técnico para o aumento da produção agrícola e promover a recuperação de estradas, pontes e acessos que facilitem a vida do homem do campo. Nesse momento as máquinas e o esforço da Administração Municipal se concentram na recuperação da antiga BA-827, que liga a BR 135 a BA-459, passando pelos povoados de Cantinho do Senhor dos Aflitos, Ilha da Liberdade, Val do Teiú, São Vicente, Chico Preto, Cachoeira do Redondo, Cachoeira do Acaba Vida e Mata da Cachoeira.





Com duas frentes de trabalho, na região do Rio de Janeiro, a Prefeitura trabalha na recuperação da estrada entre as cachoeiras do Acaba Vida e Redondo, onde a ponte da Cachoeira do Acaba Vida foi totalmente reconstruída e intervenções de abertura da estrada, elevação de nível, cascalhamento, colocação de manilhas em passagens de água e patrolamento, fizeram parte das obras realizadas.

Já na região do Rio Branco, a Prefeitura recuperou uma das inúmeras pontes existentes nesse trecho, que após as fortes chuvas desse ano precisou ser interditada e reconstruída, sendo liberada para o escoamento da produção agrícola, passagem de ônibus escolares, de passageiros e demais veículos. As obras seguem com a recuperação da estrada, para facilitar o acesso à região, beneficiando inúmeras famílias.







Há poucos dias o prefeito Zito Barbosa esteve nas comunidades de Mata da Cachoeira, São Vicente e Chico Preto, no coração do Vale do Rio de Janeiro região de grandes belezas naturais. Durante a inspeção de obras, ele fez uma avaliação dos trabalhos realizados. “Fizemos um levantamento dos problemas de infraestrutura das estradas, agora, estamos na fase de execução das obras de melhorias, que têm como foco a valorização do homem do campo e o fortalecimento do potencial turístico do município. Já recuperamos a estrada até a comunidade Mata da Cachoeira, reconstruímos a ponte da Cachoeira do Acaba Vida e agora vamos avançar no trecho que liga as duas cachoeiras e o Chico Preto”, disse.

Além das obras em estradas e recuperação de pontes, os povoados e comunidades que ficam naquela região estão recebendo melhorias e benefícios como a construção de quadras poliesportivas no Cantinho do Senhor dos Aflitos e na Ilha da Liberdade.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A partir do próximo dia 13 de maio, cerca de 2,9 milhões de cidadãos passam a ser oficialmente convocados para realização do procedimento; agendamento terá início na segunda-feira (6/5)

Eleitores de 281 cidades baianas devem ficar atentos ao novo e último ciclo da biometria no estado. Isso porque, já a partir do próximo dia 13 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início à convocação oficial para que mais de 2,9 milhões de cidadãos realizem o recadastramento biométrico. De acordo com cronograma definido pelo órgão, o processo deverá ser concluído em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020.

Confira cidades participantes

O próximo ciclo da biometria envolverá todas as 108 zonas eleitorais do estado que ainda não concluíram o procedimento, sendo o período com maior número de cidades a serem biometrizadas. O desafio, conforme o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, é atender os municípios mais distantes. Para isso, o cronograma considerou as características de cada cidade, com prazo mais longo para aquelas que possuem, atualmente, menos de 60% do eleitorado biometrizado.

De acordo com o desembargador Jatahy Júnior, “apesar do eleitorado a ser revisado representar cerca de 30% do total dos eleitores da Bahia, esta etapa envolverá um número recorde de cidades e também de zonas eleitorais. Por isso a nossa preocupação foi garantir uma revisão biométrica melhor estruturada, sem sacrifícios para eleitores e servidores”, afirmou o presidente do TRE-BA.

Agendamento

A última fase da biometria no estado terá como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorre no próximo dia 6 de maio. O endereço na internet, número da central de atendimento e locais onde funcionarão as unidades para agendamento presencial serão divulgados posteriormente.

A nova e última fase da biometria na Bahia deve envolver cerca de 2,9 milhões eleitores. Atualmente, dos mais de 10 milhões de eleitores do estado, 7,5 milhões já possuem cadastro biométrico junto a Justiça Eleitoral. “Desse modo, estamos proporcionando para todo o restante dos nossos eleitores o procedimento de revisão com agendamento e esperamos concluir a biometria no estado antes das Eleições Municipais de 2020”, completou o presidente do TRE-BA.

Fonte: TRE-BA

Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse é o principal desafio da equipe AeroChico, formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, que participa do torneio de acesso à 22ª SAE Brasil AeroDesign. Trata-se de uma competição que tem como objetivo difundir e compartilhar técnicas de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da realização de tarefas entre equipes.
 
“O desafio é uma oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e colocar em prática as teorias aprendidas em sala. Estamos felizes em poder representar a UFOB entre as instituições participantes”, diz Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico. A organização estima que sejam inscritas aproximadamente 100 equipes de dezenas de instituições de ensino superior de todo o país. As três melhores vão participar da etapa internacional que acontece nos Estados Unidos.
 
Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes utilizam a infraestrutura de laboratórios da UFOB. O restante dos recursos para custear peças e matéria prima vem do apoio financeiro de empresários da região. De acordo com o diretor do Centro, Professor Antonio Oliveira de Souza, a aeronave de testes foi concluída com sucesso. “Agora, a instituição está em busca de novos apoiadores para viabilizar a produção do protótipo final, que será utilizado na competição”, explica. O voo teste do protótipo foi realizado no dia 6 de abril, em Guanambi.
 
Os competidores contam com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw. Segundo eles, a disputa estimula os estudantes a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras, como liderança, espírito de trabalho em conjunto, planejamento e capacidade de inovação. Os docentes destacam ainda que o maior desafio do grupo foi construir o avião baseado em conhecimentos extraclasse, já que a Universidade não oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. A equipe foi inicialmente formada a partir do Projeto de Extensão “Baja SAE UFOB”.
 
SAE Brasil 
 
Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
 
 
As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho.
Fonte: Ufob

Produtores da Bahia devem vacinar os rebanhos de bois e búfalos contra a febre aftosa. A 1ª etapa começa no dia 1° de maio. O período vai até o dia 31 de maio. Nesta fase, os animais devem ser imunizados em qualquer idade. O produtor também deve declarar todo o rebanho à Adab [Agência de Defesa Agropecuária da Bahia]. De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, com os rebanhos imunizados o objetivo é conseguir o status para a Bahia de zona livre sem vacinação, a partir de 2021.

 

Para este ano, a dose da vacina foi reduzida para 2 ml, ante 5 ml do ano passado. A Bahia conta com cerca de 10 milhões de cabeças e mais de 261 mil produtores. Os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação à ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos postos da agência distribuídos pelo estado. Conforme a agência, a mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina. Para isso, foi retirada também da composição, a substância Saponina (apontada por alguns especialistas como responsável pelas reações vacinais no local da aplicação).

 

Além disso, as vacinas anteriores eram do tipo trivalente, protegendo os rebanhos contra os sorotipos A, O e C do vírus da Febre Aftosa. Como o sorotipo C foi considerado extinto no mundo, a vacina produzida passa a ser bivalente, com antígenos para os tipos A e O do vírus da Febre Aftosa. A vacinação completa dos rebanhos é considerada importante para que a Bahia garanta o status de zona livre de aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 18º ano consecutivo. São 22 anos livre da doença.

 

Enfermidade

 

A febre aftosa é uma doença viral, com alto poder de contágio. Pode ser passada pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas, assim como no contato entre animais doentes e sadios. Ele afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a Caixa Econômica Federal e os beneficiários das casas do Residencial Solar Santa Cruz, assinaram os contratos de entrega de 133 imóveis.

A cerimônia realizada no Centro Cultural reuniu o prefeito Oziel Oliveira; o gerente regional do banco no oeste da Bahia, Nelson Antônio de Siqueira; a assistente de projetos sociais da Caixa Econômica Federal, Mayara da Cunha Xavier; a assistente operacional da Caixa Econômica Federal, Keylla Thaise Pereira Carvalho; o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Vanderlino Rodrigues; o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos; a secretária de Educação, Rose Sertão e o vereador Deusdete Petronílio, que representou a Câmara de Vereadores.

Durante a cerimônia, a secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, falou do empenho da equipe junto a Caixa Econômica Federal para acelerar o processo de entrega das unidades habitacionais, garantindo a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias.

“Foi um trabalho muito intenso de vistas e avaliações cadastrais. Aproveito a oportunidade para agradecer a equipe da secretaria, em especial as assistentes sociais, que não mediram esforços para que esse momento fosse possível”, comentou Fábio Rocha.

O prefeito Oziel Oliveira destacou a importância do momento, tão esperado por quem aguarda a casa própria. Ele falou ainda da sensação de dever cumprido em garantir melhores condições de vida a muitas pessoas que enfrentavam dificuldades e que agora poderão proporcionar um lugar adequado para toda a família.

“Realizamos um processo intenso de avaliação e apenas as pessoas que realmente precisam estão sendo beneficiadas. Estou muito feliz com a assinatura desses contratos que mudarão o destino de quem vivia em áreas de risco e em situação de vulnerabilidade social”, comemorou o gestor.

O residencial, que fica na Avenida Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz, beneficiará um total de 176 famílias. Cada apartamento tem 44,50 m², distribuídos em dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro.

O local, conta ainda com centro de capacitação para a realização de cursos e oficinas da secretaria de Trabalho e Assistência Social, quadra poliesportiva, estacionamento, quiosque, parque infantil, praça para ginástica, área verde, calçadas com piso tátil, rampas de acesso para cadeirantes e ruas pavimentadas.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Nessa manhã de terça-feira (23), o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Marta Andrade, coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria, profissionais da Atenção Básica e do Hospital da Mulher de Barreiras participaram do Fórum Rede Cegonha da Região Oeste, organizado pelo Núcleo Regional de Saúde/Oeste.

O tema “Puerpério e Atenção à Criança: aleitamento materno, acompanhamento à criança, visita na primeira semana, busca ativa de crianças vulneráveis”, foi ministrado pela enfermeira obstetra, mestre em enfermagem e coordenadora do Projeto de Extensão Acolhendo à Gestão, profª Mary Galvão. O evento que aconteceu ao longo do dia no auditório do Hotel Solar das Mangueiras, reuniu os profissionais da saúde com objetivo de construir estratégias para organização dos serviços e qualificar a assistência ao puerpério e a criança em todos os municípios do Oeste.

A Prefeitura de Barreiras desde o início de 2017 trabalha com a meta de aumentar a cobertura da Atenção Básica. Dentre as várias ações realizadas na estruturação das unidades de saúde, estão as reformas e requalificação, oferta também de capacitação permanente para os profissionais que trabalham na área da assistência ao parto no Hospital da Mulher e nas Unidades de Saúde.

“Esse é um evento importantíssimo para todos que trabalham de forma direta com as mulheres no Hospital da Mulher, bem como na Atenção Básica do nosso município. Já implantamos a Rede Cegonha em Barreiras e a cobertura da Atenção Básica no nosso município era de 39%, nesse mês conseguimos alcançar mais de 60% de cobertura, esse avanço é resultado do trabalho realizado na gestão do prefeito Zito Barbosa, que tem priorizado mudanças positivas na saúde, a exemplo da requalificação e construções já iniciadas de novas unidades de saúde. Nossa meta é alcançar mais de 85% até o final desse ano”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

A Rede Cegonha, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma estratégia inovadora que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País, visando implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada da gravidez ao parto, e às crianças, o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudável.

Fonte: Dircom
Lançado em agosto do ano passado, o Programa Amigo Pet, desenvolvido pela secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, vem desenvolvendo um intenso trabalho de saúde pública, social e educativo.
 
O Amigo Pet conscientiza as pessoas sobre a importância da guarda responsável e realiza a cirurgia de castração em cães e gatos. As ações educativas visam reduzir os casos de abandono, incentivam a adoção de animais e mostram a necessidade dos cuidados com os bichos durante toda a vida. De acordo com a coordenadora do programa, todo o planejamento tem apresentado resultados acima das expectativas.
“As pessoas estão aprendendo a controlar o número de filhotes e começam a entender que a castração é o melhor caminho para evitar o nascimento de animais que ficarão sem donos. O procedimento é simples e a recuperação dos recém-operados é muito rápida”, explicou Arisleide Bispo.
Para o processo de castração, é feita uma triagem no animal que segue alguns critérios. Ele precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, apresentar boas condições de saúde e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário também que o proprietário apresente seu documento de identidade e a caderneta de vacinação do animal.
 
“Essas exigências garantem o bem estar e a segurança necessária para que os bichinhos não apresentem nenhum tipo de problema”, comentou Arisleide.
O Amigo Pet proporciona ainda a vacinação de cães e gatos, controle de doenças como a leishmaniose. O programa funciona na sede da Vigilância em Saúde, que fica na Rua Vitória, bairro Campos Elíseos, nos fundos do Hipermercado Santo Antônio. Quem desejar outras informações deve ligar para o número (77) 3628 4984.
Balanço de Atendimentos do Programa Amigo Pet:
 
* 589 animais cadastrados
* 67 castrações realizadas entre cães e gatos
* 941 doses de vacina antirrábica
* 184 testes para o diagnóstico da leishmaniose
Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Hoje acontece a assinatura dos contratos das unidades habitacionais do Residencial Solar Santa Cruz junto aos beneficiários. O evento acontece a partir das 8h no Centro Cultura! Prestigie!

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
23
Abr / 2019

Há Vagas!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |