Blog Santo Antônio
Notícias



A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com inscrições abertas para aluno especial e regular em três áreas de mestrado. As oportunidades são para as áreas de Matemática, Química e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Para matemática são oferecidas 20 vagas. 70% são reservadas para professores de Matemática da Educação Básica, de escolas públicas ou privadas. As aulas serão ministradas em Barreiras. As inscrições custam R$ 76 e devem ser feitas até 17 de setembro, por meio de formulário eletrônico na internet. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da Ufob.

Para química pura e aplicada, são ofertadas oito vagas para aluno especial, sendo seis para estudantes brasileiros e duas para estrangeiros. Para concorrer, os candidatos devem se inscrever também no site da Ufob, preenchendo o formulário eletrônico, ou por e-mail posquipa@ufob.edu.br indicando no assunto “Aluno Especial”. As inscrições estão abertas até a quarta-feira (15). O edital está disponível no site da instituição.

Aluno Especial é o estudante que, após aprovação no processo seletivo específico, poderá cursar as disciplinas do mestrado, com a obrigação de cumprir todas as atividades da disciplina. Terá número de matrícula e histórico escolar com sua nota, carga horária e creditação ao final do semestre. Se futuramente vier a cursar o mestrado de forma regular, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos adquiridos.

Para a área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de agosto, exclusivamente na página do Profnit Nacional. Na Ufob, serão ofertadas 10 vagas, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Poderão participar portadores de diploma de qualquer curso de nível superior reconhecido pelo MEC. O exame consiste de prova nacional e análise curricular.

As inscrições custam R$ 250. O curso é gratuito e presencial, com duração de 24 meses. O edital está disponível na internet.

Fonte: g1 BA











A Prefeitura de Angical, por meio da Secretaria de Agricultura do município e o SEBRAE, realizou na última sexta-feira, 10, no clube Modão, um palestra sobre o cultivo da Palma para alimentação do rebanho bovino. O encontro, reuniu produtores rurais, fazendeiros e estudantes da Escola Família Agrícola. A palestra foi comandada pelo engenheiro agrônomo, Paulo Suassuna, primo do escritor Ariano Suassuna. Paulo, percorre o Brasil a fora, principalmente a região nordeste, apresentando sua técnica exclusiva de plantio de palma.

Durante todo o dia, com explicações técnicas e práticas, ele mostrou, como se faz o plantio de forma otimizada e eficiente. Para ele, a palma é um produto nobre e deve ser explorado com mais eficiência nas regiões semiáridas. “A palma é um alimento muito rico para os animais e pode ser produzido em alta escala, se for plantado de forma adequada. É o ouro do sertão, que pode ser oferecido para alimentar os animais durante o ano todo”, explica.

Para o Secretario de Agricultura do Município, Rosalvo Junior, o evento superou as expectativas.

¨ Quando o Sebrae fez a proposta em trazer Paulo Suassuna em Angical, não medimos os esforços em apoiar e promover o seminário. A Prefeitura concedeu total apoio logístico e estrutura para que pudéssemos receber o público e o palestrante. Foi um evento diferente, que chamou atenção não só dos produtores, mas também dos estudantes, que aqui estiveram. Mesmo com as nossas dificuldades, temos buscado apoio junto aos parceiros, para proporcionar momentos como este, que possa contribuir de uma forma significativa com o crescimento rural de Angical¨, disse Rosalvo.

A Palma, é uma produto de alta produtividade, fácil cultivação e rica em proteínas. O produtor que desejar plantar a Palma, terá condições de produzir a até 1000 toneladas em uma hectare. Para incentivar a produção no município, a Prefeitura de Angical, estará viabilizado nos próximos dias, a busca de raquetes de Palma na cidade de Senhor do Bonfim, para fazer a doação aos agricultores interessados, para que possam multiplicar a oferta do produto em Angical. Para encerrar o evento, a Filarmônica Angicalense, realizou uma linda apresentação para o público presente e o palestrante.

Fonte: ASCOM

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou o balanço do primeiro dia de atividades do Programa Amigo Pet. A iniciativa proporciona vacinação, consultas, controle de doenças, triagem e cadastro para o programa de castração de cães e gatos. O início das atividades foi no último fim de semana, no bairro Santa Cruz, com a realização de 70 consultas, 10 testes de leishmaniose (mais conhecida como calazar), aplicação de 250 doses da vacina antirrábica e o cadastramento de 180 animais para castração.

“Estamos muito felizes com o resultado desta primeira etapa que vai beneficiar todo o município”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

Dona Rute dos Santos aproveitou a oportunidade e levou o Rottweiller Drago para ser imunizado contra a raiva. Ela também fez o cadastro para a castração do animal que já tem 5 anos.

“Essa iniciativa do governo municipal é muito importante para evitar o crescimento desordenado da população de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães. Tem ainda a vantagem da isenção de qualquer custo com o procedimento”, comemorou a comerciária.

Apolo, um cão da raça Husky Siberiano, também recebeu a vacina contra a raiva. A proprietária do animal aprovou o Programa Amigo Pet, e garante que a partir de agora terá mais atenção com o calendário de vacinas para evitar doenças no animal de estimação.
“Está sendo muito bom. A equipe é atenciosa e bem rápida no procedimento”, encerrou a dona de casa.

 

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da sua secretaria de Cultura e Turismo, recebe nesta semana um grande evento cultural. Intitulado “EmCena Brasil”, a caravana chega à cidade trazendo uma série de eventos gratuitos, incluindo apresentações de teatro adulto e infantil, circo, sessão de cinema, contação de histórias, oficinas artísticas, entre outros. A programação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, sempre a partir das 16 horas, na Praça Sérgio Alvim Mota (Igreja Matriz), centro da cidade e é gratuita.

“O caminhão do palhaço chegou na cidade”, assim ficou conhecido o projeto EmCena Brasil pelas cidades que vem passando ao longo desta trajetória de dez anos levando arte e cultura pelas praças de diversos municípios brasileiros. “O teatro tem um poder agregador fantástico. É impressionante contemplar as praças lotadas de pessoas querendo assistir teatro. Formidável! Sem falar na comoção que os espetáculos causam no público”, destacou a produtora Luciana Marques.

O projeto EmCena Brasil já passou por mais de 350 cidades tendo atingido um público estimado de um milhão e meio de pessoas, só no ano de 2018, por exemplo, passarão por mais de sessenta cidades em seis diferentes estados. As apresentações em Luís Eduardo Magalhães marcam os dez anos do projeto na estrada e o grupo chega em ritmo de comemoração: “O EmCena Brasil está em festa, comemoramos 10 anos de projeto e celebraremos com muita arte e cultura na Praça da Igreja Matriz. Guardamos em nossas lembranças os olhos brilhantes e o riso dobrado do público por onde passamos, será assim também em Luís Eduardo Magalhães”, comentou um dos atores da companhia Abaré Teatro.

Dotada de uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema e uma grande tenda com acomodações para 500 espectadores, as atividades envolvem cerca de 30 artistas e técnicos que exibem suas habilidades para o público, com excelente nível artístico e interação com a plateia e que, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionam um grande divertimento, em evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional, garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

“Um container repleto de cultura, um palco que oferta teatro, dança, música, oficinas e muito mais, de forma gratuita. Assim é o EnCena Brasil, projeto que a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães recebe nesta semana, apoiando de maneira irrestrita para que o cidadão luiseduardense tenha cada vez mais opções de entretenimento cultural”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

O projeto é realizado pela Companhia Abaré Teatro, por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet, apoio de Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Cultura, e conta com o patrocínio da ADM do Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio do Brasil e que desenvolve atividades em Luís Eduardo Magalhães.

Serviço: EMCENA BRASIL – UM SHOW DE CULTURA PERTINHO DE VOCÊ
Local: PRAÇA DA IGREJA MATRIZ – LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BA
Dias: 14 e 15 de AGOSTO
Horário: 16 às 21h
Entrada: GRATUITA
Classificação: LIVRE

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Agora você pode participar diretamente do Prêmio Destaques ACELEM, fazer o seu VOTO ON-LINE e colaborar para escolher as empresas que mais se destacaram em 2017/2018.

Para participar é muito fácil, só acessar www.acelem.com.br/destaquesdoano e deixar o seu voto.

Fonte: Publicidade



Localizada há quase 800 quilômetros da capital, Luís Eduardo Magalhães é a primeira cidade fora da Região Metropolitana de Salvador a receber o Núcleo.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) dá um longo passo na difusão da Dança no estado da Bahia. Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá uma Formação para Formadores em Luís Eduardo Magalhães. A ação visa implantação do primeiro Núcleo da Escola de Dança da Funceb que ficará localizado fora de Salvador e Região Metropolitana.

A Escola de Dança da Funceb é vinculada ao Centro de Formação em Artes, instituição responsável pela formação artístico-educativa de jovens e crianças de comunidades de baixa renda, visando sua futura inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional por meio das artes, em especial a Dança.



O Núcleo ficará localizado no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, na avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz. Na próxima sexta-feira (17), a ação começará às 14h com a recepção dos interessados e apresentação da proposta da implantação do Núcleo. Na ocasião, serão entregues fichas de inscrição para professores de Dança interessados em ser Formadores, e alunos interessados em participar das oficinas.

No sábado e domingo (18 e 19 de agosto) haverá a Formação para Formadores com Oficinas de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro, das 8h às 17h. No domingo, após as Oficinas, acontecerá uma atividade de Reflexão, Avaliação e Diagnóstico que se estenderá até às 19h.



Na segunda e terça-feira (20 e 21 de agosto) as mesmas Oficinas (Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro) serão abertas para a comunidade e acontecerão entre às 8h e às 17h no Centro Cultural.

Após a Oficina de segunda-feira, às 18h, os Formadores farão o Planejamento Pedagógico e o Cronograma de Aulas do Núcleo de Extensão no município. Já na terça-feira, o encontro com os Formadores começará às 17h para Reflexão, Avaliação e Diagnóstico.



Essa atividade representa a primeira etapa da implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb, que ficará permanentemente no município de Luís Eduardo Magalhães. Além destes, o Centro de Formação em Artes da Funceb conta com mais dois Núcleos de Extensão localizados em Salvador: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina; e o Núcleo Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

 

Serviço:

Primeira etapa de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb em Luís Eduardo Magalhães

Quando: 17 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h – Recepção de gestores, professores e alunos e Apresentação da proposta de implantação do Núcleo

18 de agosto (sábado), das 8h às 17h – Formação para Formadores: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

19 de agosto (domingo), das 8h às 19 – Formação para Formadores (Oficinas) + Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

20 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

Às 18h – Formação para Formadores: Planejamento Pedagógico + Cronograma de Aulas

21 de agosto (terça-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade

Às 17h – Formação para Formadores: Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

Onde: Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães (Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz)
Gratuito

Sobre a FUNCEB – A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), criada em 1974, é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. A FUNCEB tem como missão criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

Em sintonia com as diretrizes de um governo democrático, compete à FUNCEB promover a diversidade de expressões, criadores e públicos dos bens artístico-culturais, investindo na descentralização e na territorialização das ações e da distribuição de recursos. Além disso, a gestão da FUNCEB está alinhada à Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 30 de novembro de 2011), considerando a Política e o Sistema Estadual de Cultura, bem como as referências normativas e instrumentos que garantem a organização e o planejamento das políticas públicas para as Artes no estado.

Fonte: SECOM/BA









O sábado letivo nas escolas municipais de Barreiras foi marcado pela comemoração do Dia do Estudante – 11 de agosto. Gincanas, provas surpresas, encontros da família, momento musical e muita diversão foram os ingredientes da grande interação entre estudantes, professores e comunidade escolar.

Na comunidade do Buritis, a Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda iniciou a Gincana Estudantil na sexta-feira com continuidade durante a manhã do sábado, 11. Arrecadação de alimentos, escolha da garota e garoto estudantil, provas comunitárias e muita movimentação na comunidade, reuniram os pais, moradores e convidados que foram conferir de perto a criatividade e solidariedade dos estudantes.

A diretora, Cacau Miranda e sua equipe informaram que a gincana é realizada há 15 anos, e consideraram a prova da Solidariedade a mais importante. As equipes arrecadaram, no total de 422 quilos de alimentos não perecíveis, itens de higiene e material de limpeza, que serão doados as famílias carentes de Barreiras.

“Foram dois dias de interação, conhecimento e muita união. Os estudantes brincaram, comemoraram o dia do estudante e ainda vão doar alimentos e ajudar muitas famílias carentes. Valeu muito a pena, por isso agradeço a Secretaria de Educação e todos os moradores que contribuíram para nossa gincana estudantil”, disse a diretora.

Mais comemoração nas escolas

Muitas escolas municipais realizaram no sábado letivo as atividades comemorativas, esportivas e de conscientização ambiental, como a escola Manoel Rocha Filho no Km 30, que incentivou os estudantes com a Gincana Ecológica, com provas de roupa sustentável, paródias, brincadeiras, distribuição e plantio de mudas nativas do cerrado.

Na Baraúna, o passeio ciclístico Kids, gincana recreativa e atividades esportivas levaram centenas de estudantes até a Escola José Agostinho Porto, para comemorar o Dia do Estudante. As gincanas estudantis também foram realizadas nas escolas Antônio Bento de Freitas, Maria Castro e Silva, Octavio Mangabeira Filho, CAIC e Santa Luzia, que levou a musicalidade do coral e instrumentos para o pátio escolar.

“A sexta-feira e o sábado foram dias de muita alegria, interatividade e comemoração nas escolas municipais com dia letivo. Percorremos as unidades escolares, e conferimos toda a dedicação da gestão escolar, dos professores e estudantes que fizeram o sucesso das brincadeiras, provas surpresas e levaram a família para participar”, disse a subsecretária de Educação, Emília Moreno.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras







O sábado (11) foi dedicado às famílias dos estudantes das Escolas Municipais São José, Joaquim Neto e dos Cata Vento I e II do bairro Vila Brasil. Mais de 400 pessoas participaram da Festa da Família que é realizada na Escola Municipal São José desde 2015, com o objetivo de trazer para dentro do espaço escolar as famílias dos estudantes numa manhã de ação social.

Com o ambiente todo decorado, as famílias foram recebidas com café da manhã e muita música. Já os estudantes do maternal, pré I e II da Escola São José e os estudantes do ensino fundamental da Escola Joaquim Neto participaram da interação com a Capoterapia e dinâmicas recreativas realizadas no pátio da escola.

“Essa é uma parceria que tem dado certo, a cada ano nos reunimos e dedicamos muito tempo para a concretização dessa festa. As famílias já têm essa festa anotada no calendário escolar dos seus filhos, no final o resultado é gratificante”, disse Verônica Porto, diretora da Escola Municipal São José.

Esse ano as parcerias realizadas proporcionaram atendimento ao clínico geral, pediatra, ortopedista, atendimento jurídico, atualização do Bolsa Família e acompanhamento familiar através da equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS IV, além de aferição da pressão arterial e glicemia.

Silvia Almeida acompanhou sua filha Ana Beatriz de quatro anos, que também é aluna da escola, ao atendimento pediátrico. Aproveitou e fez consulta com o clínico geral junto com sua mãe Maria do Socorro.

“Essa é uma grande oportunidade, às vezes na correria do dia a dia não conseguimos ir ao médico, e hoje fiz minha consulta, junto com minha mãe e minha filha. Essa festa da família proporcionou muito lazer, enquanto eu estava na consulta minha filha brincou bastante”, disse satisfeita.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Joaquim Neto, a Festa da Família foi pensada na situação pessoal de muitas crianças na atualidade, ao invés das tradicionais festas de Dia das Mães ou Pais, seria realizada uma única festa para todos, incluindo a tia, as avós, avôs, madrinhas, padrinhos, todos que fazem parte do processo educativo da criança.

“Esse é o momento de todos interagirem com a família, permitindo que usufruam desse espaço no mesmo dia e se sintam também amados e responsáveis no processo educativo dos nossos estudantes”, explicou a diretora Silvana de Almeida.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Na noite da última quinta-feira (9), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) integrou mais uma das reuniões que vem sendo organizadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) como forma de verificar e atender novas demandas dos produtores rurais, além de informar sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades. Desta vez, a reunião foi realizada na comunidade das Placas, em Barreiras, na divisa com o Tocantins, e que abrangeu também os produtores da área agrícola da Bela Vista.

Produtor da região, Celito Missio, reforçou a importância do envolvimento dos agricultores nas demandas das entidades representativas e dos sindicatos como forma de garantir mais força e união diante das adversidades. “Um dos exemplos é o programa fitossanitário da Abapa que vem trazendo ótimos resultados com ações que ajudam no combate e na prevenção de doenças como o bicudo, o que ajuda a reduzir a quantidade de aplicações no campo, e que ajuda todos os produtores”, afirma.

Na oportunidade, o coordenador do programa fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, levou informações sobre o andamento da colheita do algodão, que já atingiu 60% da área plantada, e que devem ser finalizada até o dia 20 de setembro, quando terá início o vazio sanitário do algodão. Já o coordenador do Centro de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, informou sobre os resultados da qualidade da fibra que vem sendo testada e classificada para garantir a comercialização e melhores preços nos mercados interno e externo. Sob a condução do presidente da Aiba, Celestino Zanella, também participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Valter Gatto, e os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, e de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

Fonte: Ascom Abapa

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade



Ipiranga, Udinese, Os Feras e Maclarem. São esses os quatro melhores times da Taça Barreiras de Futsal. Em confrontos marcados por placares apertados, eles passaram para a fase semifinal e se enfrentarão no próximo dia 18 de agosto, na Quadra de Esportes João XXV no bairro Vila Brasil.

A Taça Barreiras de Futsal é realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Diretoria de Esportes dentro do programa “Brincar e Viver”, retornando as quadras após 10 anos de espera pelos jogadores amadores. Os jogos iniciaram no dia 16 de junho em três quadras poliesportivas, reunindo 16 equipes e muitas torcidas organizadas.

“Muitas bolas na rede, comemorações, torcidas organizadas estão marcando todos os jogos de futsal, mas o que nos deixa mais satisfeitos é o retorno da Taça Barreiras de Futsal após 10 anos, o que gerou muitas expectativas nos jogadores amadores. Chegamos a semifinal com 4 grandes equipes, com todo apoio da Diretoria de Esportes, já para a disputa da final, teremos uma grande surpresa para atletas, torcedores e amantes do Futsal”, anunciou o diretor de esportes, Fernando Machado.

Os dois jogos acontecerão no mesmo dia, definindo os finalistas. Os jogos começarão às 19h, e é aberto para quem quiser prestigiar.

Acompanhe programação da semifinal:

18/08 -  Quadra Vila Brasil

19h - Udinese x Ipiranga

20h -  Os Feras x Maclarem

Fonte: DIRCOM





Coordenadores do Despertar, programa do SENAR Bahia, participaram da Reunião Regional do Núcleo Despertar nesta terça-feira (07), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O evento foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Barreiras, SENAR-Bahia e Sindicato dos Produtores Rurais, que contempla escolas do Campo, sendo esse ano inserido mais duas escolas municipais de Barreiras, a Pedro Cavalcante da Silva, na localidade Barreiras Sul e a Escola Municipal Prof. José Agostinho Porto no povoado de Baraúna.

Estiveram reunidos coordenadores, secretários e técnicos das cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério que compõem o núcleo Oeste. O objetivo foi alinhar as ações de acordo com a proposta do programa e prospectar as novas ações até o fim do ano, quando será realizado o acompanhamento dos municípios participantes que estão trabalhando o tema “Água, Cidadania e Sustentabilidade”.

Representando a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras participaram do encontro a coordenadora municipal do Programa Despertar, Iliége Viana, a coordenadora de programas institucionais Leise Farias e a diretora da escola Adroaldo Fernandes Moraes, Joeline Caires, que apresentou algumas práticas exitosas na comunidade do Cerradão.

A coordenadora Iliége socializou os trabalhos realizados em 2017 nas escolas da zona rural em Barreiras, com as práticas de preservação de meio ambiente, valorização do homem do campo, a permanência e convivência das famílias no habitat rural. “Estamos alcançando grandes resultados com o Programa Despertar na zona rural, porque levamos até nossos estudantes que o papel da educação também é motivar, proporcionar oportunidade de escolha, levar o conhecimento aos alunos e abrir os caminhos para que eles almejem um futuro melhor, ali mesmo na comunidade”, disse Iliége.

A coordenadora de programas institucionais, Leise Farias destacou que o mundo gira em torno do setor agrícola, e envolve o grande, o médio, e o agricultor familiar, justificando que o Programa Despertar está preparando os jovens, os futuros técnicos, especialistas, empreendedores. Ela ainda lembrou o carinho e o respeito com todos os professores da zona rural, que estão preparando a base do amanhã no campo, finalizando ao dizer: “O Despertar tem trazido uma consciência ambiental aos estudantes, tornando-os agentes multiplicadores na comunidade que vivem, com práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso, a Secretaria de Educação de Barreiras tem essa atenção especial, reconhecimento e não medimos esforços, para dar apoio às escolas do campo”.

Uma das definições do encontro foi as estratégias que acontecerão durante a Formação Municipal no dia 13 de setembro, que esse ano apresenta o tema “Desperte essa ideia e contribua para um mundo melhor”.

Entenda o Despertar - O Programa Despertar é voltado para alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do fundamental, e trabalha a educação socioambiental através de temas como o meio ambiente, ética, saúde, cidadania, consumo e pluralidade cultural. Há 13 anos o Despertar vem ampliando o papel social com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental.

Fonte: DIRCOM

Para garantir a eficiência e qualidade dos serviços de requalificação asfáltica nos bairros que estão recebendo obras como o Bandeirantes, Novo Horizonte, Ouro Branco, Flamengo e Serra do Mimo, que, passam ainda pela drenagem superficial, terraplanagem, meio fio e sarjeta, a Prefeitura de Barreiras está investindo na prevenção do esgoto a céu a aberto nestes locais.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo estão realizando fiscalização nas residências e comércios, que ainda não fizeram a ligação de seus efluentes à rede de esgoto sanitário, operada pela Embasa. Durante as visitas, foram identificados diversos casos em que os efluentes são lançados em via pública. “Estas situações, além de interferir na implantação do asfalto ocasionando buracos, prejudicam a saúde da população e do meio ambiente”, explica o secretário Demósthenes Júnior.

O secretário alerta que águas de pias, sanitários, chuveiros, máquina de lavar, devem ser encaminhadas para a caixa de inspeção, localizada na calçada das residências. Após a ligação correta, o esgoto será encaminhado pelo sistema público da Embasa, enviado à estação de tratamento, reduzindo assim, o impacto ao meio ambiente.

Lei Municipal - Conforme a Lei Municipal 921/2010, no seu Art. 99, toda edificação fica obrigada a ligar o esgoto doméstico no sistema público de esgotamento sanitário, quando da sua existência. Não existindo, dever-se-á providenciar a construção de poços de infiltração subterrânea (fossa seca).

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras




O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (DEM) reiterou nesta quinta-feira (9) apoio ao deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), candidato à reeleição. O gestor convocou o grupo político do Oeste a somar esforços para manter Barrozo na Assembleia Legislativa da Bahia.
 
Zito ressaltou que o parlamentar representa o Oeste na ALBA. "Nós vamos nos esforçar para te colocar de novo lá na Assembleia Legislativa. Nós do nosso grupo faremos todo esse empenho para te reconduzir, para que Zé Ronaldo tenha um deputado filho de Barreiras e junto com ele traga as coisas para o Oeste da Bahia", disse o prefeito durante o Encontro de Lideranças do Oeste, realizado no Espaço Fortiori.
 
O deputado agradeceu o apoio e destacou que continuará se empenhando e buscando benefícios em prol da região Oeste
Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras
09
Ago / 2018

Sorteio neste Sábado!

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

No próximo sábado (11), às 8 horas, na Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, lançará o primeiro programa público do oeste baiano, voltado aos cuidados com os animais.

 

O Amigo Pet, entra em ação por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, e proporcionará uma série de benefícios para cães e gatos: ações educativas, consultas, vacinação e castração.

 

O objetivo do programa é conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, além da realização do procedimento cirúrgico para controle de reprodução. Já as ações educativas visam reduzir os casos de abandono, incentivar a adoção e a necessidade dos cuidados adequados dos cães e gatos em todas as etapas da vida.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, a castração traz ainda outros benefícios para os animas: reduz os riscos de tumores de mama, infecções uterinas, a transmissão de doenças e as gestações indesejadas. Arisleide Bispo destaca ainda os serviços que estarão funcionando já no lançamento do programa.

“As ações educativas, consultas e vacinas estarão disponíveis neste primeiro momento, de lançamento do programa, na Praça Ayrton Senna, onde estaremos efetuando também o cadastramento dos animais aptos para a castração”.

O Programa conta ainda com uma unidade móvel, que vai percorrer diversos bairros da cidade, levando os serviços itinerantes e cadastrando os animais para castração.

Para fazer o cadastro no programa de controle reprodutivo o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, apresentar boas condições de saúde e as fêmeas não podem estar em período gestacional. Além disso, o proprietário deve se apresentar com o documento de identidade e a caderneta de vacinação do animal.

Para o Prefeito Oziel Oliveira, o programa terá um impacto transformador na sociedade em relação aos cuidados e responsabilidades com os animais. “O Amigo Pet traz consigo a alegria de saber que a nossa cidade terá uma filosofia inovadora, um serviço público estruturado e um olhar diferenciado para os animais, que merecem respeito, cuidados e responsabilidade na guarda. Este é mais um passo no caminho da nova história que estamos construindo para a nossa cidade”. Concluiu.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



















A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, realizou o lançamento oficial dos projetos de inclusão social Rede do Bem e PROMATI Mais na Academia da Saúde no bairro Mimoso II, na noite de ontem (07), em evento que trouxe além da boa notícia muita diversão e alegria e preencheu todos os espaços com crianças, jovens, adultos e a melhor idade. A noite contou com diversas apresentações artísticas de professores e alunos da Rede do Bem, convidando os presentes a se inscreverem nas atividades que passarão a acontecer no espaço, as inscrições, inclusive, eram realizadas naquele momento aos interessados em garantir suas vagas.

A coordenadora do PROMATI Rosângela Souza falou sobre os objetivos do projeto e a preocupação por parte da gestão em estender este a outros bairros da cidade, facilitando ainda mais a participação da melhor idade, que poderá usufruir de diversas atividades físicas, lúdicas e ainda de atendimento social. Já o diretor de programas governamentais, Fábio da Rocha, apresentou a Rede do Bem e suas atrações, expondo a atuação desta e os benefícios ofertados à comunidade, tais como oficinas de balé, teatro, artesanato, capoeira, futsal, violão, skate, hip hop e zumba. Podem participar crianças, jovens e adultos dos bairros circunvizinhos à Academia da Saúde.

A secretária de trabalho e assistência social, Rose Sanderson, explanou sobre a abrangência dos projetos da secretaria, que já alcançam todos os bairros do município, e manifestou sua alegria e satisfação com a atitude da gestão em ampliar cada vez mais a proximidade entre as ações sociais e à comunidade luiseduardense. “Nosso trabalho acontece em rede, com profissionais capacitados e comprometidos trabalhando em equipe, agregamos qualidade e eficiência aos resultados, e os grandes beneficiados são os nossos munícipes”, concluiu a secretária.

Para encerrar a noite, antes de convidar todos os presentes – em especial a terceira idade – para a roda divertidíssima de capoterapia, o prefeito Oziel Oliveira apresentou à comunidade investimentos importantes que estão sendo feitos no bairro como a pavimentação de ruas, a instalação de quadra de grama sintética na praça da Academia da Saúde e a construção da feira do Mimoso II, esta última melhorando significativamente a vida dos moradores e dos comerciantes. Manifestou ainda sua vontade de fazer com que os projetos socioculturais estejam cada dia mais presente na vida dos cidadãos luiseduardenses. “O nosso trabalho não para, estamos investindo em todas as áreas, na educação, na saúde, em infraestrutura, mas pensando sempre na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Por isso, estamos ampliando o alcance dos nossos projetos e fortalecendo a Rede do Bem, visando o bem estar do cidadão”, encerrou o chefe do executivo municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM







A semana que antecede as comemorações do Dia dos Pais foi iniciada com muita emoção e cultura para os idosos do Programa Idade Viva de Barreiras. A frase de ordem nessa terça-feira, 07, é bem conhecida pela juventude e principalmente os da terceira idade, e seu Sebastião Oliveira, 84 anos, repetiu com alegria: “Atenção! Luz, Câmera e Ação”.

Assim como ele, 68 idosos foram ao Cinema de Barreiras e ficaram encantados com o ambiente. Muitos entraram pela primeira vez na sala de projeção, como dona Francina Barros que mora no bairro Barreiras Sul. “Minha filha me ligou bem cedo, e a primeira coisa que disse a ela é que viria ao cinema pela primeira vez. Estou encantada com o tamanho da tela e com a harmonia que o espaço proporcionou”, disse emocionada.

O filme Missão Impossível está sendo apresentado exclusivamente durante essa semana para os idosos do programa. O cinema é responsável por proporcionar as mais diferentes emoções em cada pessoa, podendo despertar sentimentos como o amor, as lágrimas, o nervosismo e até mesmo a raiva, mas sempre proporciona momentos de novas perspectivas, e foram essas emoções distribuídas em duas horas de filme.

Segundo a Coordenadora do Programa Idade Viva essa é uma grande oportunidade de proporcionar interação, conhecimento e também disseminar cultura em outros espaços. “O Programa Idade Viva através da Secretaria Municipal de Saúde tem cuidado de forma muito especial dos nossos amigos da terceira idade. Essas atividades são importantes, como trazer os idosos nessas experiências, muitas ainda não vivenciadas por eles, como essa visita ao cinema que ajuda muito na conexão com o mundo. Eles gostaram bastante, porque sair da rotina é sempre uma inovação que os fazem sentir bem”, disse Olívia Bezerra.

Os efeitos que o cinema proporciona são inacreditáveis e o resultado final das diversas animações e dos efeitos especiais são arquivados por cada um, é o que demonstrou dona Agripina da Silva, que mora no centro de Barreiras e também foi ao cinema pela primeira aos 92 anos. “No início fiquei tensa, mas os sons, a luz e a história do filme me deixou encantada. O cinema é um espaço tão grande e espero voltar outras vezes”, disse.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |