Blog Santo Antônio
Notícias







Com o objetivo de esclarecer aos passageiros sobre violações de direitos cometidas na cobrança pelo despacho de malas no transporte aéreo, a Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Barreiras, junto com o Procon, IBAMETRO, Vigilância Sanitária Municipal e Vigilância Sanitária Estadual realizaram hoje (27) a campanha “Bagagem sem Preço” no Aeroporto de Barreiras.

O ato nacional nos aeroportos contra a cobrança abusiva por despacho de bagagem pelas companhias aéreas aconteceu simultaneamente nos 27 estados do Brasil e em algumas subseções. Em Barreiras as instituições de defesa do consumidor fiscalizaram as balanças de pesagem das bagagens, realizaram pesquisas direcionadas para avaliação sobre a cobrança das malas de mão, da satisfação e confiabilidade em relação à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e também dos serviços ofertados pelas companhias.

“Essa ação acontece em todo País e a OAB – Subseção Barreiras está aqui hoje em conjunto com o Procon, da VISA, IBAMETRO e ANVISA, para que cada um dentro das suas competências, externamos o apoio irrestrito à sociedade contra essas irregularidades. A principal ideia é mostrar para as pessoas sobre os seus direitos”, explicou Dr. Alessandro Brandão, Presidente da OAB Subseção Barreiras.

Além deste aspecto, os órgãos envolvidos fiscalizaram outros possíveis desrespeitos com passageiros. O Procon de Barreiras averiguou como as companhias aéreas estão se comportando no caso do atendimento prioritário, de cobranças adicionais e padronização para a bagagem de mão, disponibilidade da declaração de valor e se as informações das bagagens estão sendo repassadas ao consumidor.

“O foco foi a cobrança das bagagens áreas e conforme a resolução 400/2016 o cliente pode levar até 10 quilos como bagagem de mão, de acordo com as dimensões e a quantidade definidas pela companhia de transporte. Essas intervenções contribuem para garantir os direitos dos consumidores que podem recorrer a canais de atendimentos por onde a companhia aérea recebe reclamação e solicitação de informações, através do site www.consumidor.gov.br, no Juizados Especais Cíveis ou advogados, na Defensoria Pública ou Ministério Público e no próprio Procon”, destacou Renata Alves, diretora do Procon de Barreiras.

A médica Patrícia Miranda viaja sempre para Salvador e reclama dos preços abusivos. “Resido em Barreiras, mas preciso viajar pelo menos duas vezes no mês para Salvador e as companhias aéreas aumentam os valores o tempo todo sem melhorar a qualidade dos serviços ofertados. Essa ação é muito importante porque faz cumprir a Lei e os nossos direitos”, diz.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Capivara e Fiofó são dois palhaços nada convencionais que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. No comando de um picadeiro improvisado revelam acrobatas internacionais, malabaristas dançantes e uma besta fera selvagem!

O espetáculo traz um resgate das pequenas trupes mambembes e convida a todos a embarcar nesse universo repleto de diversão.

Serviço:
Onde: Praça do bairro Jardim Paraíso
Quando: Sábado, às 18h.
Quanto: Evento gratuito.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães ocorrerá neste sábado (28). Dezesseis postos irão oferecer gratuitamente a imunização. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da vigilância epidemiológica. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

A meta de imunização é de 12.534 cães e 2.757 gatos, um total de 15.291 animais. A vacinação é para animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias e os animais em período gestacional não podem receber a dose. De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, a vacina é a única maneira de impedir a transmissão da raiva para os animais.
“Por isso é importante que a população busque os postos de vacinação para que os bichinhos de estimação fiquem protegidos da doença”, exclamou Arisleide Bispo.

Por causa da aglomeração de bichos nos postos durante o dia – o que pode causar brigas e acidentes –, a secretaria orienta que os adultos não entreguem para crianças a responsabilidade da condução de animais de raças de grande porte. No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

Raiva - A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos. A transmissão é por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo. O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Entre os sintomas estão convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Lista dos postos de saúde para vacinação de cães e gatos:

BAIRRO SANTA CRUZ
Unidade de Saúde Oscar Doerner
Escola Municipal Onero Costa

BAIRRO CONQUISTA
Unidade de Saúde Conquista

FLORAIS LEA
Unidade de Saúde Nair Idite

JARDIM PARAÍSO
Escola Municipal Jardim Paraíso

CENTRO
Escola Municipal José Cardoso de Lima

MIMOSO I
Posto de Saúde Moacir Marchezan
Escola Municipal Ottomar Schwengber

MIMOSO II
Unidade de Saúde Dr. Luís Gustavo Rosa

CIDADE UNIVERSITÁRIA
Unidade de Saúde Yoshio Shirabe

VEREDA TROPICAL
Unidade de Saúde Vereda Tropical

TROPICAL VILLE
Ponto de venda de lotes

JARDIM DAS OLIVEIRAS
Unidade de Saúde Jardim das Oliveiras

JARDIM ALVORADA
Quiosque do campo de futebol

JARDIM DAS ACÁCIAS
Unidade de Saúde Paulo Rodolfo
Unidade de Saúde Jardim das Acácias

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Manhã de festa para os 265 estudantes da Escola Municipal Antônio Machado, na comunidade de Vau do Teiú, localizado a 40 km da sede de Barreiras. Nesta terça-feira (24), os estudantes, professores e a direção da unidade escolar, situada no perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, receberam a visita do prefeito Zito Babosa, dos secretários de Educação, Cátia Alencar, Meio Ambiente, Demósthenes Junior e da diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Alessandra Chaves e do vereador Otoniel Teixeira.

O motivo da ida até a escola foi a entrega de equipamentos doados para a unidade como parte das ações do Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio de Janeiro, uma parceria entre o Instituto Aiba e a Fundação Solidariedad, que contempla instituições inseridas naquela área de abrangência – dentro da unidade de conservação de gestão do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (SEMA). A escola recebeu um retroprojetor, uma tela retrátil, uma câmera digital, um notebook, uma impressora multifuncional, uma caixa de som amplificadora, oito cadeiras e duas mesas.

“Toda parceria que traz benefícios para a comunidade e para a escola é bem vista pela gestão pública municipal. Estes equipamentos serão utilizados no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, na melhoria das aulas e na possibilidade da própria comunidade utilizar a escola para outros fins, como reuniões da associação e atividades de outras secretarias. A gestão agradece a Aiba, reconhecendo o esforço que tem sido feito para a melhoria das comunidades rurais”, pontuou a secretária Cátia Alencar.

Plano de Manejo - A elaboração do Plano de Manejo da APA do Rio de Janeiro consiste no cumprimento de etapas como diagnóstico, zoneamento econômico/ecológico e planejamento de ações voltadas para as comunidades locais. A responsabilidade é do Instituto Aiba, com recursos da Fundação Solidariedad e conta com um conselho gestor, onde a Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras é membro titular.

A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humana, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares.

Fonte: Dircom PMB





Expectativas, mudanças e um novo Mercado Cultural foram os assuntos do encontro que reuniu os comerciantes, donos de bares e restaurantes com a Comissão a Praça é Nossa, nessa manhã de quarta-feira, 25, no auditório da Prefeitura de Barreiras.

O principal objetivo da Prefeitura, foi repassar informações aos donos de bares, restaurantes e comerciantes de pesca e artesanato, sobre o projeto arquitetônico, planejamento das obras, regularização dos estabelecimentos e requalificação de todo entorno do Centro Histórico, que será executado no Centro Histórico da cidade.

Os integrantes da Comissão explicaram o passo a passo sobre planejamento de desocupação temporária dos locais que funcionam os comércios, que após a requalificação será novamente disponibilizados aos empresários. A chefe de gabinete Marileide Carvalho, tranquilizou todos os participantes, pontuando que o projeto transformará todo o Centro Histórico e que as equipes técnicas têm se preocupado com as datas de início e término das obras, para não causar nenhum prejuízo financeiro.

“A preocupação da gestão em especial do Prefeito Zito Barbosa, foi reunir todos os comerciantes do Caparrosa, como já nos reunimos com os comerciantes da Praça 24 Horas, para explicar como vai funcionar todo o processo. Tenho certeza que hoje à noite, quando cada um aqui apreciar o projeto arquitetônico sairá convicto que teremos um novo Mercado Cultural, todo estruturado, requalificado e pronto para receber as famílias de Barreiras, turistas e visitantes”, afirmou a chefe de gabinete.

O empresário Renato, que atende há mais de 10 anos no local, disse que todos estão ansiosos e sempre sonharam com a melhoria no ambiente, que é considerado o ponto dos eventos noturnos na cidade.

“Não podemos negar que estamos ansiosos, porque sabemos que haverá mudanças, tudo será transformado para realmente valorizar o Centro Histórico. Mas após essa roda de conversa, tiramos nossas dúvidas e nos tranquilizou, saber que vamos participar com opiniões e apoio da Prefeitura”, disse.

A advogada Caroline Cruz, representante da Procuradoria Geral do Município, externou que a data da interrupção temporária das atividades ainda não está definida, mas a previsão será pós período de carnaval, já que a primeira etapa da obra será iniciada na Praça 24 Horas.

“Reconhecemos como local de maior movimentação noturna os bares e restaurantes do Mercado Caparrosa. O objetivo da gestão municipal é realmente proporcionar um espaço adequado, com toda regularização e receber todos os visitantes na alta temporada, mostrando que o Centro Histórico e o Cais são realmente os cartões postais de Barreiras. Tudo está sendo tratado de forma minuciosa, ouvindo os moradores e os empresários de todos os ramos para que seja conduzido de forma participativa e democrática”, afirmou Caroline.

Em Audiência Pública que acontece hoje, 25, às 19h no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Os moradores, empresários e toda população terão acesso a apresentação do pré-projeto de Requalificação do Centro Histórico de Barreiras que integra a requalificação da Praça Cel. Antônio Balbino (Praça 24 Horas), Praça Landulfo Alves, Mercado Cultural Caparrosa, e a Praça São João Batista. A iluminação e o novo calçamento para o cais de Barreiras também compõem a proposta coordenado pela arquiteta, Luiza Dalle Zotte Carvalho.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









Dando continuidade aos encontros pedagógicos que já vem acontecendo ao longo do ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras, promoveu nessa quarta-feira, 25, em parceria com a editora FTD, mais um encontro com educadores municipais sobre a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O evento aconteceu no auditório da Pousada Rancho Verde, contou com a participação de 58 gestores e coordenadores pedagógicos que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a implementação da BNCC no município. A FTD, assim como outras editoras que realizaram apresentações sobre as novas propostas de Lei, publicitou ao longo do dia as competências, habilidades, sequência didática, unidade temática e o objeto do conhecimento com relação as novas propostas curriculares da BNCC.

A nova Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. É um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas nas redes públicas e privadas de ensino no Brasil. Segundo a Secretária de Educação, Cátia Alencar, o envolvimento das várias editoras proporciona a apresentação do ponto de vista e um olhar diferente que facilita a formação de uma opinião dos professores, gestores e coordenadores de Barreiras.

“A vinda do especialista da Editora FTD tratando de um processo formativo da BNCC é mais uma ferramenta que o município de Barreiras está disponibilizando nesse processo de reelaboração do currículo da rede municipal”, destacou a secretária de educação.

A especialista da Editora FTD Educação, Grasiele Dourado, apresentou durante o encontro os desafios na implementação da BNCC em todas as escolas do território nacional, bem como a aplicação da BNCC no cotidiano escolar.

“A Editora FTD Educação tem uma proposta educacional de acompanhar os municípios, fazendo formação continuada do educador. A nossa sugestão é inclusive, a formação do Projeto Político Pedagógico – PPP de cada escola. A palestra foi fundamental para mostrar aos professores coordenadores da importância da BNCC e como enfrentar esse novo desafio, eu tenho 32 anos na educação, já vivi mais de uma reforma curricular e esse é o momento de compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo desse anos”, relatou a especialista.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Princípio da Sabedoria, Edleuza Matutino, ficou bem atenta as discussões e abordagens sobre a Lei que rege a BNCC e nos novos métodos que aplicará no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.

“Esses encontros são momentos importantíssimos, daqui com certeza, levamos conhecimentos que serão expandidos nas nossas escolas e facilitará assim o nosso trabalho de ensino aprendizagem”, disse Edleuza.

Fonte: DIRCOM

Barreiras - No intuito de despertar nos profissionais do setor automotivo a importância de estar sempre atualizados e atentos às inovações tecnológicas, a Associação Automotiva juntamente com a empresa Magneti Marelli (Cofap) realizam a palestra “Novas tecnologias – Injeção Eletrônica e Câmbio Automatizado” em Barreiras, nesta quinta-feira, 26. A ação é gratuita e conta com o apoio do Sebrae e da Auto Norte Distribuidora de Peças. O evento acontece no Auditório Vitória, que fica na Avenida Cleriston Andrade, 2879, das 19 às 21h. As inscrições já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae (http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/evento/26108025). As vagas são limitadas.

O encontro contará com a presença do engenheiro mecânico, Marco Antônio, que falará sobre os temas técnicos voltados para injeção eletrônica, câmbio automatizado e novas tecnologias.

De acordo com o gestor de Comércio e Serviço do Sebrae em Barreiras, André Reis, as oficinas mecânicas precisam se adaptar as inovações impostas pelo mercado e profissionalizar cada vez mais o modelo de gestão. “O uso de novas tecnologias está impactando positivamente todos os tipos de negócios, porque proporciona redução de custos, aumento da produtividade e mais eficiência nos processos. Isso também se aplica às oficinas mecânicas, um setor que tem clientes exigentes, mas que se tornam fiéis quando encontram bom atendimento e qualidade no serviço. O intuito dessa palestra é mostrar como a tecnologia pode ser usada para reforçar esta relação de confiança da oficina com seu público”, destacou.

Ainda segundo André, durante todo o ano, o Sebrae promove diversas capacitações para o setor através do Sebrae Conecta, uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas. “A estratégia de atuar por segmento facilita a entrega de soluções customizadas para os nossos clientes e fortalece a rede de cooperação entre as empresas participantes, tornando-as mais competitivas", finalizou.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

A prefeitura de Barreiras apresentou nesta quarta-feira, 25, durante Audiência Pública, o projeto de requalificação do Centro Histórico. Bem amplo e moderno, será capaz de atender moradores, comerciantes e frequentadores do espaço que há muito tempo necessita de investimentos. A proposta da gestão municipal é entregar aos barreirenses um novo Centro Histórico.

Os vereadores Carlos Costa, Graça Melo, João Felipe, Otoniel Teixeira e Eurico . Queiroz, participaram da Audiência. A arquiteta Luiza Carvalho - coordenadora do projeto detalhou todas as mudanças que serão realizadas para transformar o Centro Histórico em um lugar bom para todos já que o trabalho que está sendo desenvolvido é plural, coletivo e multidisciplinar.

As intervenções estão dentro do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana. Através de convênio com o Ministério do Turismo, a Requalificação do Centro Histórico, nesta primeira etapa, abrange a praça Landulfo Alves, a praça Cel. Antônio Balbino (Praça 24 Horas), e o Mercado Cultural Caparrosa. A proposta também inclui mudanças na iluminação e calçamento do Cais.

Para atender aos anseios da população, a Administração Municipal priorizou o processo participativo na construção do projeto que vai alavancar a economia, garantir segurança, e possibilitar desenvolvimento social. Dentro das diretrizes estão: a oferta de áreas de lazer para famílias; espaços prioritários para pedestres; ruas compartilhadas; locais para estacionamentos; preservação do patrimônio histórico; acessibilidade plena com o fim das diferenças de níveis das calçadas; valorização do rio Grande, e o planejamento de dinâmicas atrativas para que os espaços sejam visitados nos mais diversos horários.

Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de Barreiras






A tarde de ontem, quarta-feira, 25, foi emocionante para os avós atendidos pelo CRAS I com a realização do Chá dos Avós. A comemoração foi preparada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho com intuito de celebrar o amor, o carinho e a afetividade entre as famílias e os avós dos bairros Santa Luzia, loteamento Rio Grande, Antônio Carlos Magalhães, Alphaville, Bandeirantes, Flamengo, Novo Horizonte, Vila Nova, Buritis, Correios, São Miguel, Jardim Vitória, Sombra da Tarde e Mimoso.

Toda estrutura de chá com bolo, frutas e salgados foram servidos compondo uma deliciosa mesa de quitutes. Em seguida, participou de diversas brincadeiras, entre elas, sorteio de brindes confeccionados por crianças e adolescentes que frequentam as aulas de terapia com artes.

Os avós que também participam do programa Idade Viva, demonstraram agilidade e animação com as brincadeiras interativas proporcionadas pelo mestre Parafuso que trouxe as técnicas de Capoterapia, movimentada pelas músicas e palmas ritmadas.

Um dos momentos emocionantes foram os relatos de vida, as experiências da “maternidade avançada” como a maioria relatou e a recordação das histórias de família, despertando lembranças e sentimentos de união entre os idosos. “Ser avó não é voltar a ser mãe, porque como mãe, nosso papel principal é o de criar e educar. Como avó, a missão é de ser uma cúmplice e guia nas aventuras dos netos”, brincou dona Nilza Silva, avó de oito crianças.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, apresentou a nova estrutura do CRAS I, as salas amplas para atendimento e também pontuou que momentos como esses vão ao encontro da política dos direitos dos idosos dentro da ação e do desenvolvimento social.

“A comemoração do Dia dos Avós envolve todo o lado emocional e social, saibam que esse CRAS é um local para vocês socializarem, buscarem seus direitos e está de portas abertas para toda população. Agradeço a participação de todos e parabenizo toda equipe coordenada por Fabricio Meneses”, disse a secretária.

Durante todo evento, a música ao vivo promoveu momentos de descontração e dança. O coordenador Fabricio Menezes destacou que o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS I estará sempre interagindo e promovendo atividades para os idosos.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras





A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou na manhã desta sexta-feira (27), reunião de trabalho que discutiu propostas de legislação complementar ao Plano Diretor Municipal junto a arquitetos, engenheiros, corretores imobiliários, corpo técnico da Secretaria de Planejamento e demais profissionais da área.

A reunião, conduzida pelo consultor técnico André Joazeiro, discutiu principalmente o Código de Urbanismo - que contempla os códigos de obras, de posturas e de meio ambiente - de Luís Eduardo Magalhães, visando a elaboração de parecer técnico para construção de projeto de lei do executivo municipal.

Participaram do evento ainda o presidente da Associação dos Engenheiros de Luís Eduardo Magalhães, senhor Airton João Mallmann, o presidente da Associação dos Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano, senhor Judson Veras e o inspetor do CREA-BA, senhor Cezar Vieira.

"A construção participativa é o melhor caminho para um projeto de lei que atenda adequadamente as necessidades do nosso município e da sociedade luiseduardense. É ouvindo a todos e com várias mãos trabalhando juntas que conduziremos o crescimento de Luís Eduardo Magalhães", exclamou o prefeito Oziel Oliveira que acompanhou os trabalhos durante toda a manhã.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Nesta quarta-feira, 25, o Grupo Santo Antonio concedeu uma palestra motivacional realizada pela Uniquali Assessoria Empresarial, aos seus colaboradores. Com tema: Sucesso em Dose Dupla, o palestrante, Professor Alberto Cabral, abordou conteúdos como: Auto motivação; Psicologia em vendas; Qualidade de vida; Produtividade; entre outros. Com muito bom humor, cenas interativas e dinâmicas em grupo, envolveu a todos, fazendo-os sentir que o evento valeu à pena ter participado.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio


Ao todo, serão oferecidas 17.310 vagas para 50 cursos nos CETEPs

O período de matrículas para o segundo semestre letivo dos cursos técnicos de Ensino Médio oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado começa nesta terça-feira (24) e prossegue até quinta (26). Ao todo, serão oferecidas 17.310 vagas para 50 cursos nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEPs), além de unidades compartilhadas da rede estadual de ensino em 115 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Do total de vagas, 9.335 são para a modalidade subsequente, destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio e se inscreveram no Processo até o dia 18 de Julho. As demais vagas são para as modalidades: Proeja Médio, voltadas para quem concluiu o Ensino Fundamental ou tenha o Ensino Médio incompleto, com 18 anos completos, e concomitante ao Ensino Médio, direcionada para o aluno que está matriculado no 2º ano do Ensino Médio em qualquer escola da rede estadual de ensino.

A diretora de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Danile Sanches, explica como se dá o processo da matrícula. “Os estudantes que foram classificados no sorteio eletrônico devem se dirigir às unidades para as quais foram inscritos para realizar a matrícula. Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas, cuja lista está disponível no Portal da Educação”. Todos os alunos, completa a gestora, devem apresentar versão original do histórico escolar; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e um comprovante de residência com data recente.

Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Cozinha, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Áudio e Vídeo, Dança, Instrumento Musical e Manutenção Automotiva são alguns dos cursos oferecidos. A oferta dos cursos, ainda conforme Danile Sanches, é contextualizada com os Territórios de Identidade da Bahia.

Fonte: A TARDE

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, e o vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Paulo Mizote, recepcionaram na tarde desta segunda-feira (23), na sede das entidades, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa. Durante o encontro, foi reforçada a intenção do apoio técnico do município por meio de parceira institucional a projetos desenvolvidos pelos produtores rurais como Recuperação de Nascentes, Horta na Escola e apoio na consolidação da construção do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, parte dela localizada no município de Barreiras.

Ao ressaltar a importância da união dos agricultores rurais em prol do desenvolvimento da agricultura do oeste da Bahia, o prefeito Zito garantiu uma interlocução junto aos secretários municipais para apoio a estas ações. “Tenho certeza que podemos contribuir e dar uma contrapartida para ampliar os resultados destes projetos que são importantes não somente para o setor agrícola, mas para toda a sociedade”, afirma.

Ao exemplificar sobre a recuperação e cascalhamento das estradas vicinais na região, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, acredita que a atuação das entidades é essencial, mas em determinado momento é necessária a parceria do município. “É o caso de obras de infraestrutura na recuperação de estradas vicinais que vem acontecendo com recursos do Prodeagro, mas que precisam contar com o apoio das prefeituras, a exemplo de Cocos e Formosa do Rio Preto”. Zanella aproveitou para citar que os agricultores do oeste da Bahia também desenvolvem ações sociais por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) que destinará R$ 1,2 milhão em novos projetos junto a entidades sociais, cujo edital será aberto no dia 13 de agosto.

Ao endossar o posicionamento de Zanella, o vice-presidente da Abapa, Paulo Mizote, acredita que a reunião com o prefeito Zito demonstra a importância do alinhamento institucional entre o poder público e as entidades do setor agrícola. “É por meio das parcerias, a exemplo do que acontece entre o município com o Patrulha Mecanizada da Abapa é que podemos garantir que sejam promovidas ações para apoiar o setor agrícola a se desenvolver e trazer maior arrecadação, emprego e renda para o município”. Na oportunidade, o prefeito Zito garantiu a manutenção de ônibus escolar para apoiar nas ações do programa Jovem Aprendiz Rural na Fazenda Escola Paulo Mizote e apoio ao evento esportivo que será realizado pela Abapa no dia 2 de setembro em Barreiras, a Cotton Bike.

Fonte: Ascom AIBA





A Prefeitura entrará com a contrapartida, com maquinas e homens para efetuar as escavações e embasa, fará a implantação da tubulação e equipamentos. A ampliação dos serviços, contemplará mais de 350 famílias nos povoados de Alto Araguaia, junco, Covi, Santa Maria, Taúa, Brejão, Convém e Tirapó. As obras estão programadas para serem iniciadas na próxima terça-feira, 31.

Fonte: ASCOM Angical











Durante cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (24), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, participou da premiação dos estudantes da região oeste da Bahia que tiveram os melhores desempenhos na décima terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Também participaram da cerimônia a coordenadora regional da OBMEP, Ivone Pedroza; o secretário municipal de Educação, Leandro dos Santos; o presidente da Câmara de Vereadores Reinildo Nery; os vereadores Silvano Santos, Raimundo Nacional Motos, Guinho da Contem e Elton Almeida; secretários de Educação de outras cidades da região, diretores escolares e professores.

Para a coordenadora regional da OBMEP, Ivana Pedroza, esse é um projeto importante para a educação, pois revela grandes talentos que num futuro próximo poderão ser aproveitados em diversas áreas profissionais.

"A matemática está no dia-a-dia de todos nós. Estudar matemática é uma coisa deslumbrante e estamos aqui para despertar o interesse dos estudantes por esta disciplina", explicou.

No evento, o secretário Leandro dos Santos destacou os excelentes resultados dos estudantes da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães, desde a primeira edição do projeto, criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

"É o reflexo da qualidade do ensino estabelecido pela gestão nas escolas municipais da nossa cidade", comentou.

O prefeito Oziel Oliveira comemorou os resultados. Dos 29 alunos de Luís Eduardo Magalhães que foram premiados, 4 são da rede particular, 2 da rede estadual e 23 da rede municipal. Para o gestor, mais uma demonstração da seriedade com que a educação é tratada no município e do incentivo proporcionado a alunos e professores desde janeiro de 2017.

"Esse é o fruto do nosso empenho em melhorar cada vez mais a educação em Luís Eduardo Magalhães. Hoje as nossas escolas têm o mesmo padrão de ensino e qualidade profissional, por isso têm esse destaque no cenário regional e estadual", comemorou.

Pedro Henrique é aluno do oitavo ano da Escola José Cardoso de Lima, ele foi um dos premiados e ficou surpreso com o resultado.

"Eu estava me preparando para tentar uma premiação no ano que vem, mas graças ao apoio de professores e colegas eu consegui esse reconhecimento antecipado", comemorou o estudante

Relação dos alunos premiados em Luís Eduardo Magalhães

ESCOLA SÃO PAULO
João Victor Recks

ESCOLA CÉZER PELISSARI
José Mário Correia Guedes
Juan Henrique

OTTOMAR SCHWENGBER
Gabriel dos Santos
Arthur Henrico da Silva

ESCOLA ONERO COSTA
Eduardo Oliveira Silva

ESCOLA FABIO JOHNER
Kaik Eduardo

ESCOLA ANGELO BOSA
Tatiely Barreto
Delaine Amaral

ESCOLA JOSÉ CARDOSO DE LIMA
Maria Clara de Oliveira Rocha
Gabriel Pereira Nunes
Guiniel Araújo Mendes
Erick dos Santos Marçal
Marcelo Augusto Rosso
Helbert Vinícius Aguiar
Anna Clara Santos Carneiro
Flaviane Silva Batista
Pedro Henrique Pinheiro
Pâmela Gisele Santana
Giovana Gabriela Bastos Gaio
Pedro Henrique Leite
Maria Laura Silva Rocha
Nicole Beatriz Laurindo

ESCOLA MONTEIRO LOBATO
Erika Adams
Guilhermo Luz Buzanello
Giovana Melo Faria

SESI - ESCOLA JOÃO UBALDO
Paula Tamires Mendonça

COLÉGIO ESTADUAL MIMOSO DO OESTE
Gervásio Ferreira Filho

COLÉGIO ESTADUAL CONSTANTINO CATARINO DE SOUZA
Luís Henrique Santos

PROFESSOR PREMIADO
Leandro Santana Oliveira (Escola José Cardoso de Lima)

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

















O final de semana em Barreiras foi de esporte radical. As manobras praticadas na Pista de Skate que fica no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberguer, fizeram parte do I Workshop de Skate e I Desafio de Skate e Patins de Barreiras, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Esportes, dentro do Programa Brincar e Viver.

A movimentação atraiu os moradores e expectadores que curtem adrenalina, equilíbrio e performances em cima do skate e patins. No domingo (22) o prefeito Zito Barbosa compareceu para assistir a competição acompanhado da vice prefeita Karlúcia Macêdo, da secretária de educação Cátia Alencar, subsecretária Emília Moreno, secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, a diretora de cultura Diva Bonfim, o diretor de esportes Fernando Machado e o vereador João Felipe que é autor da lei 1.252 de 27 de junho 2017, que “institui o Dia do Skatista e Semana Municipal do Skatista”.

A pegada dos esportes de rua, skate e patins

Na tarde de sábado (21) muitas crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos participaram do workshop de skate, aprendendo e trocando experiências com o professor Henderson Aires, que já foi campeão baiano, campeão norte e nordeste de skate, ocupa o 16ª lugar no ranking nacional e é vice-presidente da FESEB (Federação de Skateboard do Estado da Bahia).

Os novos skatistas tiveram aulas teóricas e práticas, aprendendo os fundamentos do skate, equilíbrio, segurança, posicionamento dos pés, tipos de skate como longboard, street e dowhill. Nas aulas práticas, eles receberam acompanhamento para subir no skate e já iniciar os primeiros passos, todos munidos dos equipamentos de segurança como capacete, cotovelada e munhequeira.

“Ensinamos e aprendemos muito nesse sábado, foi emocionante conferir de perto a vontade de aprender, interatividade e esportismo sendo fortalecido em Barreiras. Como eu já disse, temos muitos talentos em Barreiras e outros despontando, a exemplo de crianças com 4 ou 5 anos, que já sabem subir no skate e dar as primeiras passadas. Iniciamos nosso trabalho, e em breve teremos muitos profissionais saindo dessa pista”, afirmou o professor Henderson.

O diretor de esportes Fernando Machado destacou o comprometimento da Gestão Municipal e da Diretoria de Esportes em promover o esporte de forma universal. “Nosso comprometimento é com todas as modalidades esportivas e sempre que possível iremos inovar. Durante o Parque Esportivo no ano passado trouxemos o Parkour, esse ano já realizamos eventos de Waterline e Slackline e estamos incentivando o skate e patins, como forma de incluir todos os públicos e modalidades esportivas na promoção da saúde, boa convivência e cidadania”, disse Machado.

Domingo de competição, apresentação de BMX e dança de rua

A grande expectativa e movimentação no Parque Dom Ricardo no domingo, marcou o Desafio de Skate e Patins. O aquecimento foi aberto às 15h para os skatistas e patinadores, com a participação de 26 competidores de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que disputaram as categorias de skate mirim, iniciante e amador, e 08 patinadoras que competiram na modalidade de patinação aberta e open.

Pais, moradores e jovens acompanharam o desempenho dos skatistas, que não economizaram nas manobras ollie 180 graus, varial, giros no ar, 900º, kickturn e muitos saltos na pista. O Patins In Line, o grupo de Bike BMX Freestyle e o street dance que foi apresentado pelo dancer Lukn Ninja do projeto Skate em Ação, também chamaram atenção para os esportes de rua.

Na tarde de lazer muitos pequenos, inclusive meninas, embora não tenham competido no Desafio de Skate e Patins, brincaram na pista de skate e ganharam medalhas de incentivo, a exemplo de Miguel, que demonstrou desenvoltura em cima do skate.

Na lista de campeões, destaque para o barreirense Daniel Pereira na categoria amador, skatista experiente, já disputou campeonatos na Bahia e outros estados. Na categoria iniciante, mais um barreirense levou o melhor, o skatista Alexandre Paiva e na categoria mirim, Paulo José Mariani de Luís Eduardo Magalhães ficou com o primeiro lugar. “Não podemos deixar de agradecer o apoio e principalmente a valorização do esporte de rua. O skate promove melhor equilíbrio emocional e ajuda no desenvolvimento escolar, então, parabéns para nossa cidade que agora conta com essa pista de skate com padrão profissional, ou seja, um incentivo para que os jovens tenham espaço para praticar ciclismo, patinação, skate e outros esportes radicais”, disse o ganhador Daniel.

O prefeito Zito Barbosa que recebeu os cumprimentos do professor Henderson Aires por acompanhar toda a programação e apresentações, fez questão de parabenizar a diretoria de esportes, os participantes e falou de seu comprometimento em apoiar também os esportes de rua.

“Seguiremos dando total apoio ao esporte em nosso município, não só os mais populares como futebol, futsal, vôlei e basquete, mas também os esportes de rua e os esportes radicais. A pista de Skate no Parque Multiuso Dom Ricardo está aberta para os jovens treinarem e promoverem eventos esportivos. É um espaço público, que receberá competições e também reunirá todas as famílias que vierem com seus filhos para a prática de esportes. Nossa expectativa é continuar valorizando o esporte, cultura e lazer dos barreirenses, levando quadras poliesportivas para as escolas e bairros, implantando sinalização de ciclofaixas e promovendo campeonatos e competições para incentivar a prática esportiva”, finalizou o prefeito.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras







Uma roda de conversas abriu a manhã desta segunda (23) para os comerciantes que possuem pontos na Praça 24 Horas, no Centro Histórico de Barreiras. A convite de integrantes da Comissão a Praça é Nossa - composta por representantes da Procuradoria, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Segurança Cidadã e Coordenadoria de Trânsito - os comerciantes receberam informações sobre a proposta de requalificação da área, um projeto amplo que está sendo construído pela Prefeitura ouvindo a população.

“Precisamos mudar a estrutura do local para assegurar a requalificação, nossa intenção não é desamparar essas pessoas que trabalham na praça, e, sim, dar opções para que possam continuar ganhando seu dinheiro, com segurança, conforto e dignidade”, disse a chefe de gabinete, Marileide Carvalho que relatou ainda que os comerciantes próximos à praça e os moradores do Centro Histórico manifestaram sua insatisfação com a Praça 24 Horas, pedindo a retirada dos quiosques, por meio de um abaixo assinado contendo 280 assinaturas.

“O local ficou um ponto esquecido, com muitas denúncias sobre falta de segurança e de infraestrutura. Será totalmente requalificado com o objetivo de fazer com que as pessoas voltem a frequentá-lo. A ideia é colocar apenas dois quiosques que serão ocupados por meio de concorrência pública entre os interessados”, revelou a advogada da Procuradoria Municipal, Caroline Cruz.

Para que a praça seja desocupada e o projeto implementado, será necessário relocar os atuais comerciantes que ocupam os quiosques ali instalados e esta foi a pauta que norteou o primeiro encontro. Muitos concordam em deixar o local e reclamam da insegurança e falta de estrutura. “Pagamos as contas de água e de energia, mas não pagamos uma taxa específica de manutenção do patrimônio”, diz o vendedor de cachorro quente há 27 anos, Edvaldino dos Santos, o ‘Menininho’, como é conhecido pela população de Barreiras.

Cada caso será analisado de forma particular, alguns poderão ocupar espaços na feira livre, outros, na área externa do Geraldão, na praça dos food trucks, em fase de estruturação. Mas, de acordo com os representantes da comissão, todos serão ouvidos e terão participação no processo de mudanças, sem que haja prejuízo.

Nesta quarta-feira (25), uma Audiência Pública será realizada às 19h no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Na oportunidade será apresentado um pré-projeto de Requalificação do Centro Histórico de Barreiras, pela arquiteta responsável, Luiza Carvalho.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |