Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) a inauguração das novas instalações da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Correntina. A obra só foi possível por causa da contribuição dos agricultores do oeste da Bahia, que através do Fundesis desenvolvem responsabilidade social.

A sede da APAE teve o pátio reformado com a instalação do playground (brinquedos infantis), passarelas e calçadas adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A APAE já teve três projetos aprovados pelo Fundesis, que buscam sempre melhorar o atendimento da instituição para as pessoas que precisam. “O Fundesis é uma contribuição valiosíssima para nós e faz muita diferença, porque nos ajuda a crescer, a melhorar o atendimento e dar retorno a comunidade. Temos cinco cadeirantes e o acesso ajudará muito a eles”, disse a diretora da APAE, Miriam de Araújo Lopes.

Dalva Passos do Nascimento, tem um filho portador de Síndrome de Down e adorou a reforma. “Eu tenho orgulho do meu filho e agradeço muito a Deus por ter pessoas que ajudam a APAE, porque sabemos da discriminação que nossos filhos passam. E meu filho adora vir aqui”, disse Dalva.

A obra só foi possível graças à parceria entre os produtores rurais associados à Aiba e o Banco do Nordeste, que destina parte do valor das operações de crédito de custeio das lavouras para financiamento destes projetos através do Fundesis.

“As doações são voluntárias e feitas pelos clientes do BNB que também são associados da Aiba. Com isso, percebemos o quanto os agricultores são preocupados com a comunidade. Não tenho dúvidas que ainda iremos participar de muitos eventos como esse, que além de tudo nos deixou emocionados”, declara o gerente do Banco do Nordeste de Correntina, Ronaldo Oliveira.

Ao lado da coordenadora do Fundesis, Makena Thomé e representando o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhofer, agradeceu a contribuição dos agricultores e informou a abertura do novo edital. “Hoje comprovamos que quando é bem administrado o resultado é fantástico. Olha, fiquem atentos que dia o novo edital n° 01/2018 será lançado no dia 13 de agosto e esse ano será destinado aos projetos mais de 1 milhão”.

Fonte: Ascom Aiba

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e o Secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (12) com o gerente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), José Mariano Neto, com o Diretor Executivo do Grupo Laccheng, Paulo Jr. de Freitas e engenheiros da empresa responsável pela construção das passarelas.

Visando aumentar a segurança dos nossos pedestres, bem como melhorar o trânsito na rodovia, o prefeito Oziel Oliveira fez algumas solicitações ao DNIT, que já foram incluídas no projeto. Entre elas a instalação de guard rail nas imediações das passarelas, a implantação de rotatórias sinalizadas nas entradas da cidade, a instalação de novos radares e a manutenção dos redutores de velocidade. Na região do Rio de Pedras, a recente solicitação de guard rail já foi atendida e a instalação concluída.

Oziel Oliveira vistoriou ainda as obras das três passarelas, ocasião em que foi feita a revisão de todo o cronograma das obras, reforçando a parceria entre o Grupo e o Município e obtendo a previsão de entrega da obra, que segundo a empresa responsável, será até o final do mês de setembro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Já engajados na recuperação de nascentes do Oeste da Bahia, os produtores rurais da região, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) promoveram, nesta segunda-feira (9), no auditório das entidades em Barreiras (BA), o lançamento de uma nova etapa do Projeto de Recuperação de Nascentes. Os agricultores vão investir, por meio de recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), R$ 500.000,00 ao longo deste ano, para realizar ações de sensibilização por meio de capacitação de técnicos e moradores das áreas rurais, além da aquisição de insumos, mudas e equipamentos para revitalizar as nascentes de rios de onze municípios que abrangem as bacias hidrográficas do Grande, Corrente e Carinhanha.

Ao participar do evento de lançamento, a secretária de meio ambiente de Correntina, Regina de Castro, acredita ser necessário avançar na questão ambiental e inovar nas práticas de uso e manejo do solo para que todos tenham água por muito mais tempo. “Não basta apenas economizar, estamos aprendendo a produzir água para a vida”, afirma. Correntina recebe, entre os dias 11 e 13, o curso de recuperação de nascentes. Já o secretário de meio ambiente de Formosa do Rio Preto, Leanderson Barreto, explica que a ação já foi realizada no município quando foi recuperada a nascente da localidade do Arroz. “O curso promovido durante a Semana do Meio Ambiente foi um diferencial das ações da área ambiental da nossa cidade ao ampliar o número de multiplicadores das técnicas de recuperação de nascentes e envolver mais pessoas em uma rede de proteção ambiental”.

Um dos incentivadores do projeto, o presidente da Abapa e produtor rural, Júlio Cézar Busato, explica que o aporte de recursos deverá multiplicar as ações realizadas nos municípios por meio das parcerias das secretarias municipais de meio ambiente, técnicos e consultores dos produtores rurais e das universidades da região. “Os agricultores com este aporte de recurso vão montar, por meio destes treinamentos, um verdadeiro exército de pessoas engajadas a diagnosticar, recuperar e proteger as nascentes da região, garantindo também as condições materiais para que as prefeituras possam executar os serviços nos municípios”, explica.

Para Busato, o lançamento desta nova etapa do projeto também apóia no diálogo que deve ser permanente entre produtores, municípios e entidades socioambientais. “Dependemos mais do que ninguém da terra e da água, e por vivermos aqui na região, também estamos engajados na preservação ambiental”, ao apontar estudo da Embrapa que mostra que 52% do cerrado da oeste da Bahia estão preservados, sendo a maioria em área dos próprios agricultores.

Para a diretora de meio ambiente da Aiba, a bióloga Drª Alessandra Chaves, a ideia é fomentar uma rede que também integre as instituições de ensino e pesquisa para montar uma estrutura com viveiro de mudas e associações e entidades de comunidades que coletam as sementes nativas. “Estamos em contato com todos os produtores para montar esse elo entre prefeituras, agricultores, entidades de ensino e pesquisa e sociedade civil para manter um trabalho permanente”, afirma ela, cuja previsão é de recuperar e proteger, ainda este ano, cerca de 100 nascentes de rios em todo o oeste da Bahia. Dentro do projeto incentivado pelos agricultores rurais, já foram recuperadas este cerca de 23 nascentes dos municípios de Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, São Desidério e Wanderley, onde também já foram realizados os treinamentos práticos com os técnicos da Prefeitura e dos povoados.

Fonte: ARATICUM

Após uma vistoria técnica intermediada pela coordenadora administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra, Veronica Oliveira Batista, a comissão organizadora da segunda edição da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, recebeu nesta terça-feira, 10, a confirmação do espaço do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Luís Eduardo Magalhães como local da iniciativa.

A campanha liberada pelas cooperativas agrícolas de Luís Eduardo Magalhães: Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia) e Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a de crédito, Sicredi, acontecerá nos dias 14 a 17 de agosto, 7h30min às 15h, com o apoio da Hemoba, prefeitura municipal de Luís Eduardo Magalhães e Clínica São Camilo.

A iniciativa integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) - uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, que tem como objetivo executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2017, foram coletadas 265 bolsas de sangue e o cadastro de 75 novos doadores de medula óssea. Neste ano, a comissão organizadora, além de aumentar a meta de doação para 350 bolsas, incentivar o cadastro de medula óssea e ofertar os serviços gratuitos de aferição da pressão arterial e de tipagem sanguínea, também abraçará mais uma causa: a campanha de doação de órgãos - Coopere com a Vida, liderada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Sistema OCEB).

Fonte: ASCOM/Cooperfarms

Barreiras - Visando incentivar a atividade cooperativista e contribuir para o seu desenvolvimento na região Oeste da Bahia, o Sebrae está realizando uma série de capacitações voltadas para o segmento. São oficinas com o tema “Gestão e administração de associações e cooperativas”, que já foram realizadas em abril no município de Brotas de Macaúbas e, em junho, em Santana. Neste mês de julho, a ação acontecerá nas cidades de Igaporã, São Félix do Coribe e Ibotirama, nos dias 12, 13 e 20, respectivamente. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia e local de cada evento.

Em Igaporã, a palestra será conduzida pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae Sândalo Paim. Já em São Félix do Coribe, a palestrante será Ângela Maria, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Goiás. Por fim, em Ibotirama, a palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo e pós-graduado em Gestão do Agronegócio, Itamar Souza.

O técnico do Sebrae Jocelino França explica que a ação é voltada para associações e cooperativas que participam ou tenham potencial para participar das políticas públicas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e dos editais do Bahia Produtiva, e visa melhorar a gestão desse setor. “As oficinas trarão dicas e técnicas que vão ajudar os participantes a realizar uma abordagem mais profissional e a dar respostas mais objetivas durante negociações”, destacou.

Para Emerson Cardoso, gerente da unidade regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, estes eventos têm o objetivo de promover um espaço de debates para contribuir com o desenvolvimento da região. “Além disso, a troca de experiências estimula o aprendizado, a profissionalização do setor, novas oportunidades de negócio e fomento aos conceitos de sustentabilidade, gestão e inovação, além de fortalecer a agricultura familiar”, frisou.

A ação é uma realização do Sebrae e conta com a parceria das prefeituras de cada cidade participante. Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (11), o Secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães falou sobre a possível paralisação dos professores da rede municipal de ensino, prevista para quinta-feira, dia 12 de julho. Leandro dos Santos explicou que não há motivos legais para o movimento, que muitas reivindicações apresentadas pelo sindicato da categoria não têm fundamento jurídico e outras dependem de um estudo de impacto financeiro no orçamento do município.

“A atual gestão se baseia na legislação vigente e nenhum profissional da educação de Luís Eduardo Magalhães deixará de receber o que é de direito”, afirmou o titular da pasta.

Leandro dos Santos disse que foi surpreendido pela iniciativa do SINPROLEM e respondeu a vários questionamentos. Perguntado sobre o piso salarial dos professores, Leandro dos Santos enfatizou que o reajuste de 7% concedido pelo governo municipal, retroativo ao mês de janeiro, é superior a reposição estabelecida pelo Ministério da Educação que foi de 6,81% e que o salário base dos professores de Luís Eduardo Magalhães com carga semanal de 20 horas, que é de R$ 2.499,52, ultrapassa o piso nacional estabelecido em R$ 2.455,35.

O secretário explicou ainda os motivos da publicação de uma portaria no final do ano passado, que regulamenta a concessão de licença prêmio para os professores. O secretário explicou que até o início deste mês, foram solicitadas 110 licenças, que uma vez autorizadas, inviabilizariam o sistema de ensino durante o benefício.

“Até agora já concedemos 24 licenças. As outras serão concedidas de uma forma organizada e que não comprometa o desempenho nas salas de aula”, frisou Leandro.

Leandro dos Santos complementou a entrevista comemorando uma grande conquista proporcionada pela atual administração. Após quatro anos os professores contratados voltaram a receber o 13º salário no mês de dezembro.

“Estas são demonstrações claras do respeito e do reconhecimento que o poder público de Luís Eduardo Magalhães tem pelos professores. Não tenham dúvida que muitos benefícios ainda virão para a nossa categoria”, encerrou o secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
12
Jul / 2018

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

A plantação dourada de longe chama a atenção. Reluz como ouro, e desperta cada vez mais investimentos dos produtores rurais concentrados no Oeste da Bahia. A previsão é de que a safra de trigo, em três municípios da região, chegue a 15 mil toneladas este ano.

O cultivo irrigado é mantido por 6 produtores rurais, que expandiram a área plantada para 3.300 hectares este ano. “A qualidade do trigo é muito boa. Os produtores conseguem comercializar toda a safra, principalmente para moinhos de Brasília. A tendência é que os agricultores passem a plantar ainda mais”, diz o assessor de Agronegócio da AIBA, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Luiz Stahlke.

O cereal, cultivado na entressafra da soja, ocupa fazendas nos municípios de Riachão das Neves, São Desidério, Luís Eduardo e Barreiras. “O plantio é nesta época, quando a temperatura na região gira em torno de 14 a 16 graus. Ideal para o plantio. Plantamos agora e começamos a colher a partir de agosto”, explica Stahlke. A AIBA não confirma os dados, mas de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, divulgado esta semana, a produção de trigo na região Oeste, em 2018, deve ser 400% maior do que em 2017. Segundo o Instituto, ano passado, a produção não passou de 3 mil toneladas.

Crescimento - Nem a soja, nem o algodão, tampouco o milho. Apesar do bom desempenho destas culturas este ano, o trigo é a lavoura que mais tem crescido na Bahia, segundo o IBGE.

Os dados apontam um crescimento de 8,5% na produção de soja, 35,4% nas plantações de algodão, 25% nas lavouras de milho. Outros dois cultivos se destacam na pesquisa: o amendoim e o fumo. O amendoim deve ter variação positiva de 162% na primeira safra. Já o fumo deve registrar variação de 123% em 2018. 
 
Os agricultores baianos que passaram a cultivar o grão, estão de olho num mercado crescente de trigo no mundo, com grandes possibilidades de ampliação.

Entre os cereais, o trigo é o segundo mais consumido, depois do milho. Estima-se que o consumo mundial de trigo é de 67 kg por pessoa. Em alguns países, como a Dinamarca, o consumo per capita ultrapassa os 100 kg. Boa parte da produção de trigo é direcionada para a fabricação de cervejas.

Os especialistas também apontam que o cultivo do trigo traz benefícios para o solo. A gramínea ajuda a suprimir doenças como o mofo branco. O trigo teria a capacidade de quebrar o ciclo destas doenças, viabilizando o cultivo de outras plantas no mesmo terreno. 

Fonte: Correio 24 horas

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas da Bahia deve totalizar este ano 9.113.562 toneladas, o que representa um aumento de 12,80% em relação à safra de 2017 (8.078.077 toneladas). No país como um todo, a previsão é de uma queda de 5,3% na produção de grãos, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ciclo, beneficiaram, principalmente, as lavouras do Oeste baiano. Resultado: pela primeira vez neste ano, a previsão é de que a safra de soja na Bahia, fortemente concentrada no cerrado, seja maior que a de 2017: 5.572.800 toneladas - 436.800 toneladas a mais que no ano passado.

Vale destacar que a soja é o produto de maior representatividade dentre os investigados na Bahia. O estado responde por 4,8% da produção nacional do grão.

Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, a Bahia deve colher este ano 1.128.904 de toneladas de algodão herbáceo - 35,4% a mais que em 2017 (833.490 toneladas). O estado é o segundo maior produtor de algodão do país e deve responder por 23,9% da safra nacional em 2018. Mato Grosso lidera, representando 66,1% da estimativa da produção.

Já a estimativa para a primeira safra de milho é de uma colheita de 1.897.740 toneladas - 25,1% a mais em relação à safra de 2017. A lógica de mercado, de que quanto maior a oferta menor é o preço do produto, não se aplica ao milho baiano, ao menos no momento atual. O aumento da safra 2018 em relação a 2017 tem significado este ano alta de preços de até 54% na saca de 60 quilos.

Lógica - A inversão da lógica de mercado tem explicações: o preço nacional de milho é regulado com base na produção dos estados de Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, os principais produtores do grão.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), em junho houve reajustes negativos para a segunda safra de milho de 5,8% no Paraná (-5,8%), Goiás (-4,2%) e em São Paulo (-13,6%), em relação a maio passado. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não tiveram variação entre maio/junho, enquanto que na a Bahia o crescimento da produção está sendo calculada em 380.860 toneladas.

De acordo com o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o problema maior nesses estados com queda na produção é a estiagem, que afetou primeiro a lavoura da soja na Argentina e depois atingiu o Sul do Brasil.

“No Paraná , foram 40 dias sem chuvas”, disse Guedes, informando em seguida que houve ainda uma retração de 7,3% na área plantada, uma vez que os produtores deram prioridade a cultivar a soja, que possibilita maior rentabilidade. “Já a Bahia, voltou a crescer com chuvas melhores”, acrescentou.

Na Bahia, a produção de milho ocorre nas regiões Oeste (maior concentração) e do Sertão (na área de Ribeira do Pombal, Adustina e Irecê). No Oeste, onde a produção maior ocorre nas cidades de São Desidério, Correntina e Formosa do Rio Preto, em julho de 2017, a saca de 60 quilos do milho era comercializada por R$ 22, este ano sai por R$ 32. Melhor preço está no sertão: de R$ 40 em 2017 para R$ 50 em 2018.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) Humberto Miranda destacou que a regularidade das chuvas está sendo fundamental para esses bons resultados, garantindo aumento da participação baiana na produção brasileira de grãos neste ano, subindo de 3,6% (previsão de maio), para 4%.

Fonte: Correio 24 horas









A Campanha de Vacinação Antirrábica teve início na zona de Barreiras dia 03 de julho e se estende nas comunidades afastadas da sede até 08 de agosto. Na zona urbana o dia D de vacinação será no sábado, 28 de julho em 37 postos de vacinação instalados nos diversos bairros da cidade. A campanha é uma parceria com o Ministério da Saúde e a imunização antirrábica em cães e gatos é gratuita.

O Centro de Controle de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um trabalho preventivo em toda cidade no intuito de atingir a meta de vacinar 28 mil animais entre cães e gatos. A equipe do Zoonoses esteve na manhã dessa terça-feira (10) na comunidade Barreiras Sul. O produtor rural Edivaldo de Oliveira aproveitou a oportunidade e levou seus cães “Negão” e “Bille” para tomarem a vacina. “Essa é uma ótima oportunidade, meu cachorro, o Bille, é um pouco bravo, mas a equipe conseguiu aplicar a dose. Agora estão livres da doença, vacinar contra a raiva é muito importante, porque agora podem passear tranquilamente”, disse.

Em 2017, a campanha conseguiu atingir 98% da meta. Segundo a médica veterinária, Leonora Helena, é ideal o animal ser levado por um adulto, evitar os horários mais quentes e quem não conseguir vacinar o gato ou o cão no dia da campanha, pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses para essa vacinação de rotina. “Nossa meta é vacinar 23 mil cães e cinco mil gatos. As pessoas que por algum motivo não puderem levar seu animal para vacinar no dia da campanha, ou caso o animal esteja debilitado ou gestante, temos a vacina de rotina aqui mesmo no zoonoses. É importantíssimo levar a carteira de vacinação, colocar a focinheira nos animais mais agressivos e de preferência, serem guiados por um adulto”, frisou.

No bairro Cidade Nova (próximo ao Conjunto Habitacional Buritis), os integrantes da equipe de Zoonoses passarão nas residências no próximo sábado, 14.

Postos de vacinação no Dia D (28/07) em Barreiras:

Escola Municipal Orlando de Carvalho (Vila Amorim), Bar do Bode (Santo Antônio), Creche Nossa Senhora das Graças (Vila dos Funcionários), Escola Bento de Freitas (Cascalheira), Escola Municipal Cleonice Lopes (Vila Rica), CAIC (Cascalheira), Sede da Associação (Conj. Habitacional Barreiras I), Praça Sabino Dourado (Barreirinhas), Praça dos Sentidos (Vila dos Sas), Colégio Municipal Eurides Sant’anna (bairro São Pedro/Vila dos Soldados), Igreja São Pedro (bairro São Pedro), Praça Duque de Caxias (Centro), Estádio Geraldão (Centro), Memorial Dom Ricardo (Vila Dulce), Escola Municipal Juarez de Souza (Vila Brasil), Escola Municipal Paulo Freire (Conj. Habitacional Rio Grande), Praça João Durval (JK), Escola Municipal Santa Luzia (bairro Santa Luzia), PSF I, PSF II e PSF III (bairro Santa Luzia), Escola Municipal Euditon Miranda (bairro Vila Nova), Colégio Municipal Otávio Mangabeira (Loteamento Rio Grande), Igreja Nossa Senhora de Fátima (bairro Flamengo), Escola Municipal José de Castro (bairro Novo Horizonte), Posto de Saúde Ouro branco (bairro Jardim Ouro Branco), Igreja Perpétuo Socorro (bairro Sandra Regina), Praça da Maçonaria (bairro Sandra Regina), Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus (bairro Renato Gonçalves), Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel (bairro Renato Gonçalves), Escala Municipal Quininha de Melo (bairro Morada da Lua), Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva (bairro Morada da Lua), Campo de futebol (bairro Morada da Lua), SAMU (bairro Recanto dos Pássaros), Escola Municipal Padre Vieira (Lot. São Paulo), Escola Municipal Dona Maria de Castro e Silva (bairro Ribeirão), Posto de Saúde Jardim Vitória (bairro Jardim Vitória) e Posto Sabrina - “na curva do S” (Centro).

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras












O encontro se estende até sexta-feira (13) e tem como tema “Os novos Desafios Frente ao Segundo Recredenciamento” da instituição junto ao MEC

Teve início nesta segunda-feira (9) o Planejamento Educacional 2018.2 da Faculdade São Francisco de Barreias (FASB) direcionado aos mais de 50 profissionais ligados à docência e coordenação dos cursos da instituição. O tema central dos debates são os “Novos desafios frente ao Segundo Recredenciamento” que a instituição passará ainda este ano junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). O objetivo maior é manter a qualidade de ensino da maior instituição particular de educação superior do oeste da Bahia.

“Este é um processo que estamos trabalhando há algum tempo, e desde o ano passado estamos com a expectativa de receber uma equipe do MEC. Portanto, a ideia dessa semana é atualizar este processo para os colaboradores, de modo que a gente possa informá-los, orientá-los para juntos, alcançarmos todos os processos e requisitos legais e educacionais exigidos pelo MEC para o recredenciamento da instituição. Há mudanças a serem feitas, considerando a última visita da equipe em 2015”, destacou a diretora acadêmica Marilissa Dobrachinski.

Na abertura do planejamento o professor e coordenador do Programa de Assessoria ao Docente (PAD), Vandré Vilela, reforçou a importância do momento para consolidar a proposta pedagógica da instituição. “Todo semestre a gente faz este planejamento educacional durante uma semana para discutir temáticas que são relevantes e que serão trabalhadas durante o semestre. O trabalho do PAD é fazer a articulação da proposta pedagógica com a pesquisa educacional e capacitar também estes docentes para os instrumentos da proposta pedagógica. Para este ano, estamos com uma novidade, na quarta-feira (11) vamos receber estudantes que farão depoimentos e relatos de experiências vividas dentro da faculdade”, adiantou.

Durante os cinco dias de planejamento educacional, ainda será realizada uma mesa redonda sobre “Os desafios [e as oportunidades] de ancorar e de qualificar o processo educacional” com a participação do professor Dr. Pedro Bergamo e o professor Dr. Roberto Marden Lucena. O evento será encerrado na sexta-feira (13) com um bate papo entre o diretor presidente do IAESB professor Tadeu Bergamo e os professores e coordenadores. As aulas do segundo semestre da FASB terão início dia 23 deste mês.

Fonte: ASCOM/FASB
10
Jul / 2018

Há Vaga!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Os 33 jovens do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, polo Luís Eduardo Magalhães participam do curso Auxiliar Administrativo e Financeiro de Empresas Rurais no Sindicato dos Produtores Rurais. O programa objetiva incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural e capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.

Durante o período de formação, os jovens aprendizes estão se preparando para o mercado de trabalho em busca do primeiro emprego. Na oportunidade, a turma 2018 está trabalhando o módulo “Rotinas de Departamento Pessoal” que visa aprender administrar as relações entre empregador e funcionário sob critérios da legislação trabalhista e tributária, através dos conteúdos: Legislação Trabalhista Básica; Documentações exigidas para admissão de funcionários e Preenchimento da Carteira de Trabalho e Previdência Social, ministrado pela instrutora, Raíssa Nunes.

Para a Instrutora, esta atividade desenvolvida é importante para que os jovens conheçam os seus direitos e deveres enquanto profissionais e simultaneamente aprendam sobre esses processos para quando forem trabalhar no setor.

De acordo com o jovem aprendiz, Victor Andrei, é necessário salientar a importância do curso oferecido pelo SENAR e desempenho dos jovens que nele ingressam.

“O mercado de trabalho busca cada vez mais empregados qualificados e capacitados para os devidos cargos. O curso vem como uma ferramenta que torna isso possível através do treinamento. Durante o processo de capacitação passam-se temas variados ligados ao negócio rural e empresarial. Atualmente o módulo tem como tema as Rotinas de Departamento Pessoal e registro trabalhista. Para os aprendizes, os quais boa parte iniciaram sua carreira profissional agora, age como uma noção da legislação trabalhista e entendimento dos setores de relação interpessoal. Uma forma de conhecer seus direitos e deveres para com a empresa, empregados e qualquer outro ente dessa relação.

Andrei destaca ainda que o módulo ensina sobre os dados necessários para admissão e registro da assinatura na Carteira de Trabalho e Previdência social (nome, cargo, número do CBO, respectivas datas, condições contratuais, etc.); a obrigatoriedade da carteira e as ocasiões em que esta não é possível e as funções e diferenças entres a área de RH e departamento pessoal.

“Os ensinamentos podem ser básicos, mas preparam os jovens aprendizes para o mercado que os demandam, desde conceitos do agronegócio à própria lei do trabalho. Uma oportunidade não só para empresa, mas também para os jovens que nelas desejam ingressar”, destacou.

Para a Jovem Aprendiz Luísa dos Santos de 18 anos, que teve sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez, preparar futuros profissionais é uma ótima proposta oferecida pelo programa do SENAR e pelas empresas rurais, pois através do programa, se dá a oportunidade aos jovens de desenvolverem seus talentos, habilidades e competências.

“É importante tanto para o empresário como para o jovem entender a relação do colaborador/organização na parte burocrática. Atualmente estamos estudando o módulo de Departamento Pessoal que contribui para o melhor desenvolvimento desta ligação; o que dá abertura a uma nova visão de conhecimento no âmbito empregatício rural”, falou Luísa. 

Programa Jovem Aprendiz

Preparar futuros profissionais é a proposta desse programa que possui uma lei exclusiva (lei nº 10.097 de 2000) que garante a formação técnico-profissional e determina as características desse tipo de contratação.

A lei oferece garantias tanto para o jovem interessado em iniciar sua vida profissional, quanto para a empresa que irá contratá-lo oferecendo formação técnica, profissional e uma remuneração mensal.

Em contrapartida, o jovem se compromete com a empresa podendo se desenvolver como um profissional responsável que cumpre com suas tarefas tanto no curso profissionalizante que é oferecido, quanto nas atividades na empresa.

Fonte: ASCOM – SPRLEM

Aspirantes à soldados da Policia Militar da Bahia que participam do curso preparatório realizado em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, já estão nas ruas realizando rondas pelos locais de maior movimento na cidade.

“Vai ser comum o cidadão encontrar grupos de policiais fazendo patrulhamento a pé pelas ruas da cidade”. disse Giovani Castro, comandante da 85ªCIPM, em entrevista ao repórter José Bomfim.

Fonte: Douglas Batista

O Arraiá do Cidadão no bairro Jardim Alvorada, realizado pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães neste último sábado (07), foi marcado pelo sentimento de confraternização em noite de alegria contagiante.

O forró empolgante de Sávio Lima, a apresentação envolvente da Quadrilha Junina Cai Mas Não Cai, o Concurso de Dança - uma divertida brincadeira da comunidade do bairro - e o show de Chacal Alves e banda D'chau, fechando a noite, mostraram a que veio o Arraiá do Cidadão 2018.

O Arraiá do Cidadão encerra suas comemorações no próximo final de semana, dia 14, no assentamento Vila II.
Vem com a gente!

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Há cinco anos a empresária Meyres Rocha decidiu montar um negócio no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O intuito era conectar pessoas - foi quando criou a Contracta RH, hoje com o nome de Contrate BA. A empresária diz ainda que os primeiros anos da empresa não foram fáceis, mas de muito aprendizado. E com a implantação de inovações no negócio, o lucro da Contrate BA até julho de 2018 cresceu 365% em comparação com o mesmo período do ano passado, valor maior do que todo o lucro da empresa durante o ano de 2017.

A ideia de trabalhar no segmento surgiu após a formação da empreendedora em Gestão de Pessoas. “Inicialmente, atuávamos apenas com agenciamento, recrutamento e seleção, depois percebemos a necessidade de expandir nosso negócio e começamos a trabalhar com terceirização de mão de obra”, pontuou Meyres. Para que seu negócio desse certo, era necessário investir em inovação, deixando de lado alguns conceitos e experiências tradicionais, criando novidades e soluções. Foi aí que a empreendedora procurou a ajuda do Sebrae. “O Sebrae teve um papel importante nesse processo. Em 2017, eu fiz o Empretec, que mudou a minha percepção empresarial, e agora o programa ALI, que está me ajudando a organizar pontos importantes no meu negócio. Só tenho a agradecer”, finalizou.

Em julho do ano passado, a empresa foi selecionada para participar de um projeto nacional de inovação do Sebrae, que tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - o programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A partir daí, passou a ser acompanhada por uma agente do programa, Tatiana Nascimento, que avalia a empresa de Meyres como uma das mais inovadoras do Oeste da Bahia. “A inovação começou com a identidade visual da empresa, que foi modernizada para melhor atender seus clientes, colaboradores e parceiros. Dessa forma, a Contracta RH tornou-se Contrate BA, profissionalizando ainda mais a sua prestação de serviços, com o apoio do Sebraetec”, destacou.

Com o auxílio do ALI, a empresa fez várias ações. Dentre elas estão o pedido de registro de marca; pesquisa de mercado e estudos sobre o setor e inovação; elaboração do Planejamento Estratégico para 2018/2019 e de norteadores estratégicos (missão, visão e valores); desenvolvimento do modelo de negócios por meio do Canvas. As mudanças também incluíram investimento em divulgação em revista e rádio; confecção do uniforme novo; implementação de novos serviços; melhoria da experiência do cliente; cadastro em listas telefônicas digitais e no Portal de Negócios IEL; presença no Google e criação do WhatsApp Profissional.

A agente do Sebrae conta ainda que a Contrate BA fez planejamento para atuação em mídias sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e consultoria a distância para melhorar seu atendimento ao cliente. “Além de tudo isso, a empresa contratou a criação de um website, que já está quase pronto e, com isso, a empresária já vislumbra grandes oportunidades. E já existe um desejo de melhorar a experiência dos clientes com a consultoria de design de ambiente interno e externo, a implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), renovação dos Programas de Preveção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e entrada em novos mercados”, frisou Tatiana.

Projeto Cadastro Solidário - A empresa também criou o Projeto Cadastro Solidário, em que as pessoas faziam o cadastro do seu currículo para se candidatar a vagas de emprego no município, sem pagar a taxa de adesão. Para isso, levavam apenas 1 kg de alimento não perecível. As doações foram entregues a 30 famílias em vulnerabilidade econômica, indicadas pela Associação Desportiva Santa Geração, na véspera da Sexta-Feira Santa. Ações como essa levaram a coordenação estadual do ALI a visitar o empreendimento e parabenizar toda a equipe, elogiando a participação proativa, já que a empresa realiza todas as ações sugeridas pelo agente local de inovação, inclusive os cursos oferecidos pelo Sebrae.

Programa ALI - O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia e diferencial de competitividade para pequenos negócios.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, explica que os agentes locais de inovação visitam os empreendimentos, apresentam soluções e criam oportunidades de mudanças que geram impacto direto na melhoria de produtos, em processos, na identificação de novos nichos de mercado e em oportunidades para a empresa inovar. “Há uma ideia de que inovação é só para os grandes empreendimentos, que é algo caro. Muito pelo contrário. Inovar, atualmente, é muito simples. É você criar ou modificar algo na empresa que gere divisas ou reduza os custos. Com os agentes locais de inovação orientando os empresários, isso fica muito mais tangível”, garantiu Emerson.

Mais informações sobre a adesão ao programa ALI podem ser consultadas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveiro, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrae
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |