Blog Santo Antônio
Notícias

As capacitações promovidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT) estão sendo levadas para os moradores das cidades de Cocos, Correntina e Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia. Em parceria das prefeituras, a Abapa promoveu, ao longo deste mês de junho, cursos para aperfeiçoar a mão de obra local para trabalharem nas propriedades rurais da região. Foram beneficiados um total de 80 pessoas por meio de cinco turmas que foram capacitadas em Operação e Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, Operação e Manutenção de Trator Agrícola e NR 31.8 de Segurança do Trabalho para Aplicação de Defensivos Agrícolas.

Em Cocos, o curso de “Operação e Manutenção de Trator Agrícola”, com carga horária de 40 horas/aula, se encerra nesta sexta-feira (29). Parceiro da Abapa, o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza, conferiu as atividades, que segundo ele, vai facilitar o acesso dos moradores da cidade ao mercado de trabalho. “Esperamos que seja o primeiro de uma série de cursos gratuitos apoiados pelos produtores rurais, por meio da Abapa, que vai facilitar o acesso ao emprego das pessoas em nossa cidade”, afirma. Já o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, entende que com a capacitação todos saem ganhando. “Ganha a empresa que passa a ter profissionais capacitados; o trabalhador que tem emprego; e toda população é beneficiada de forma geral. Agradeço a Abapa e o Senai por essa parceria”, afirmou o prefeito.

Em Correntina, foram formadas as duas primeiras turmas de operadores de máquinas, e os participantes já passaram por processos seletivos e começaram a trabalhar em propriedades e usinas de beneficiamento da região. É o caso de Zereinaldo Neiva de Souza, de Correntina, que ficou agradecido ao participar do curso, e hoje já está com emprego garantido em uma fazenda. “Foi uma ótima oportunidade. Antes, eu ficava mais ajudando na roça da família, e agora com um salário fixo vai ajudar muito a mim e a minha família, além de ser próximo de casa”, afirma. Os cursos foram realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O presidente da Abapa, Júlio Busato, afirma que os produtores rurais do oeste da Bahia estão fazendo a sua parte ao apoiar na capacitação a mão de obra para o setor agrícola, que exige condições técnicas e de segurança do trabalho para a operação dos equipamentos no campo. Criado em 2010 o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT) capacitou até o ano de 2018, cerca de 15 mil pessoas que participaram de um total de 558 cursos ligados às normativas de segurança do trabalho, operador de máquinas e colheitadeiras, produção e beneficiamento do algodão, dentre outros. Para saber mais sobre as ações da Abapa, acesse: www.abapa.com.brwww.facebook.com/abapaalgodao, ou www.instagram.com/abapa_algodao.

Fonte: ASCOM ABAPA

Fonte: Publicidade











Com a proximidade dos festejos em Cantinho do Senhor dos Aflitos, a Prefeitura de Barreiras por meio da Diretoria de Turismo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, ofereceu um curso de capacitação, na tarde desta quinta-feira, 28, aos barraqueiros que comercializarão seus produtos durante o período da romaria.

O curso teve como base temas relacionados ao atendimento ao público e turistas, orientação sobre imagem do vendedor e acolhimento aos clientes. Cerca de 19 espaços para barraqueiros foram disponibilizados no Cantinho do Senhor dos Aflitos para comercialização de comidas, bebidas e artigos religiosos. Cerca de 25 mil pessoas são esperadas durante a tradicional romaria da Igreja Católica.

“É possível entender o perfil do cliente com base na observação cotidiana, nas pessoas que entram no comércio, a fisionomia e a linguagem corporal. O atendimento não pode ser apenas mecânico, indiferente, a espontaneidade será sempre um diferencial”, disse a ministrante do curso Fran Morais.

A capacitação gratuita de empreendedores tem sido uma das bases da política do Governo Municipal por meio das parceria entre SENAI, SEBRAE e SENAC, o objetivo é fortalecer o comércio e a qualidade do atendimento aos turistas e consumidores locais.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras











Moradores assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS III comemoraram o dia de São Pedro em ritmo de muito forró. A festa organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho teve pipoca, paçoca, farofa, canjica, caldo, bolo de milho e amendoim, preparados especialmente para a comunidade e funcionários, que sob o comando do Teixeira do Forró caíram na animação na tarde dessa quinta-feira, 28, no bairro São Pedro.

Laurene dos Santos mora no bairro São Sebastião e curtiu a festa junto com os filhos. “Acho esse tipo de iniciativa muito importante para todos, meus filhos fazem acompanhamento aqui e esses momentos têm ajudado muito eles, principalmente em deixarem de ser tímidos”, falou.

A dona de casa Juliane de Almeida, moradora do bairro Vila Amorim, também aproveitou a tarde para se divertir. “Essa tarde está sendo bastante divertida, muita música, animação, e uma variedade de comida e meus filhos estão aproveitando para brincar”, disse.

Assim como os filhos de dona Juliana, as crianças e adultos entraram nas brincadeiras da dança do chapéu, pescaria, boca do palhaço e da dança do forró. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, participou do evento acompanhada do vereador Otoniel Teixeira e da equipe do CRAS.

“Durante o mês de junho, os CRAS e o CRAM de Barreiras realizaram atividades com esse objetivo de promover a integração dos usuários desses programas, amanhã é festa de São Pedro e para fechar esse mês típico não poderia ser diferente. Esses eventos são importantes e buscamos inserir o contexto social, para que eles não vejam esses espaços somente como ambientes para resolver problemas, mas também para comemorar e festejar”, disse Karlúcia Macêdo.

Os festejos juninos invadiram também o CRAS II que fica no bairro Morada Lua, no dia 21 de junho, na semana do São João. Teve além do tradicional forró de São João, brincadeiras e comidas típicas.

Os Centros de Referência da Assistência Social é um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Nos CRAS, são oferecidos serviços sociais, como: os Serviços Assistenciais, Programa Brasil Alfabetizado e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientar sobre os benefícios assistenciais e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Considerando a relevância artística e cultural dos festejos juninos, especialmente no nordeste, e ainda, a importância da preservação dessas manifestações, transmitindo-as de geração em geração, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães criou e realiza nessa sexta (29), dia de São Pedro, a primeira edição da Festa do Pedrinho.

O evento foi idealizado para promover um momento especial para as crianças, separando as apresentações infantis das demais que compõem o Arraiá do Cidadão, contando com apresentações de quadrilhas mirins e extensa programação voltada para os pequenos luiseduardenses.

A Festa do Pedrinho, que passará a compor o calendário oficial de eventos do município, é mais um dos projetos do programa Rede do Bem, criado, desenvolvido e mantido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, para realizar diversos projetos de inclusão social e desenvolvimento humano.

ESPAÇO MULTICULTURAL

Durante a Festa do Pedrinho acontecerá também a inauguração do Espaço Multicultural da Juventude, funcionando em praça pública – PRAÇA DA JUVENTUDE, localizada no bairro Vereda Tropical.

O espaço foi adaptado para a realização de diversas atividades dos projetos que compõem a Rede do Bem, tais como: skate, ballet, teatro, xadrez, capoeira, zumba, futebol, entre outros.

Para garantir que a comunidade possa usufruir das atividades, uma grande estrutura foi montada. Para o teatro, o ballet e a zumba foi construído um teatro de arena, com arquibancadas fixas, camarins e salas multifuncionais; o skate ganhou pista especial; o futebol tem estrutura adequada; mesas e cadeiras foram instaladas para as aulas de xadrez e outros jogos de tabuleiro. Os acessos para portadores de necessidades especiais estão garantidos, inclusive nos banheiros, masculinos e femininos. As crianças ganharam espaço kids em um parquinho com areia e brinquedos de uso coletivo.

A inauguração está marcada para as 20 horas de sexta-feira (29), e as inscrições para as aulas gratuitas em todas as atividades e modalidades iniciam às 19 horas, no local. Importante lembrar que as turmas para as aulas de ballet serão formadas inicialmente apenas para crianças dos 05 aos 12 anos.

“Luís Eduardo Magalhães que já voltou a ser conhecida como “a cidade que mais cresce no Brasil”, agora já pode se orgulhar também por voltar para as “cabeças”, nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. É cuidando da nossa gente, proporcionando qualidade de vida, entretenimento saudável e prática esportiva acessível para toda a comunidade, que vamos continuar crescendo, escrevendo uma nova história para a nossa cidade. Nosso maior patrimônio é sem dúvida, o nosso povo.” Afirmou o prefeito, Oziel Oliveira.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM
Mesmo no período do recesso junino, que segue até 2 de julho na rede estadual de ensino, os estudantes continuam intensificando a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para novembro. Por meio do Portal da Educação, os alunos têm acesso a mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais. São games, vídeos, jogos, entre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual de ensino na perspectiva de dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento.
 
"Esses são conteúdos elaborados por educadores baianos e que podem ser acessados por qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, estamos trabalhando com aulões, simulados e com outras ações que envolvem, por exemplo, o apoio das nossas universidades estaduais, por meio do cursinho Universidade para Todos, visando melhor contribuir para o ingresso dos nossos estudantes no Ensino Superior”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
 
O trabalho tem uma proposta de apropriação tecnológica para a produção de um conteúdo crítico, contextualizado e colaborativo. Assim, a tecnologia é usada em benefício da comunidade escolar, buscando respeitar e dialogar com a história e a cultura do estado. Além disso, a ação é colaborativa, pois tem como elemento principal a participação de professores da Rede Anísio Teixeira e estudantes como protagonistas, trabalhando coletivamente. A partir desta concepção, os trabalhos são baseados em três linhas de ação: formação, produção e compartilhamento. O programa atua por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web.
 
Os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Há também links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.
 
A novidade para os estudantes neste ano é a série de TV da Rede Anísio Teixeira, protagonizada por estudantes e professores da rede pública estadual, que pode ser vista e baixada no Portal da Educação. Na primeira temporada, foram produzidos nove programas educacionais, além de interprogramas e campanhas educativas. No episódio 'Cotidiano', dois estudantes investigam como a corrosão acontece em diferentes materiais. Nele, os personagens Rafa (Alexandre Souza) e Kely (Ayram Reis) gravam vídeo pelas ruas e na laje da casa de Daniel (Vinicius Nascimento) sobre a ação da maresia sobre as estruturas metálicas. Já em 'Diversidade linguística' são abordadas as várias formas de falar o Português brasileiro.  
 
Vídeo-aulas 
 
No Portal da Educação, os estudantes também podem acessar as vídeos-aula do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do Emitec são transmitidas via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo estado, diretamente do IAT. 
 
Além do conteúdo online, a secretaria realiza o projeto Enem 100%, que engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e funciona por etapas, que incluem, por exemplo, a mobilização das unidades escolares; a inscrição e o registro dos inscritos; o fortalecimento das aprendizagens; e o Redijaê, que propõe que os estudantes escrevam e enviem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira. Os textos enviados são corrigidos por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa.
Fonte: SECOM/BA















Com o olhar fixado nas máquinas, o Sr. Jurandir Bernardo acompanha as obras de pavimentação do bairro Vila Rica, que começou a receber massa asfáltica na tarde dessa terça-feira (26), na rua Horto Florestal. “Só vendo de perto para acreditar que teremos boas ruas para trafegar, estou ansioso para que chegue logo na minha rua”, disse ele que mora há 20 anos na rua Serra Negra.

O bairro Vila Rica está sendo beneficiado com mais de 71 mil metros quadrados de pavimentação e requalificação asfáltica através do Programa Pavimenta Barreiras. As obras foram iniciadas com terraplanagem e nivelamento das ruas, desde o início do mês de maio, quando o Prefeito Zito Barbosa assinou a ordem de serviço para proporcionar melhor mobilidade e qualidade de vida aos moradores.

Várias ruas do bairro já estão em boas condições de trafegabilidade. Ao todo, 37 ruas e travessas serão totalmente pavimentadas e sete ruas serão contempladas com a requalificação, totalizando os 71.850m² de asfalto. A Vila Rica recebeu de uma só vez, o maior volume de pavimentação asfáltica destinado a um só bairro, dentro do programa Pavimenta Barreiras.

“Acabamos de realizar o maior e melhor São João da Bahia, mas em nenhum momento interrompemos as obras que estamos executando em diversos bairros. Já concluímos as requalificações das avenidas Rui Barbosa e Tiradentes, na Morada da Lua. Nos bairros Novo Horizonte, Bandeirantes, Serra do Mimo e Flamengo, os trabalhos de pavimentação seguem a todo vapor. Aqui na Vila Rica iniciamos a aplicação de massa asfáltica nas ruas aptas a receber requalificação e avançaremos com a imprimação e pavimentação com asfalto novo nas demais ruas. Esse é o nosso compromisso assumido com a nossa população e agradeço a Deus a possibilidade de estarmos cumprindo” disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM



Com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho aos servidores e celeridade na oferta dos serviços públicos à população, que frequentemente demanda mais investimentos em equipamentos e infraestrutura nos diversos setores e secretarias da gestão municipal, a Prefeitura de Barreiras entregou nesta terça-feira (26), à Secretaria de Saúde mais cinco novos veículos que irão compor a frota própria e garantir serviços mais eficazes nos mais diversos pontos do município.

Os carros de modelo Fiat Uno foram adquiridos com recursos próprios do município e serão destinados aos setores de Zoonoses, Vigilância Ambiental, Sistema de Informação e Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Atenção Básica e à sede da secretaria. Em abril passado o prefeito Zito Barbosa realizou a entrega de 27 veículos para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Educação, Assistência Social, Administração e Saúde.

No período de um ano e meio a Secretaria de Saúde recebeu um total de 11 novos veículos, entre ambulâncias, utilitários e de passeio. “Aos poucos nossa secretaria e todas as demais de governo estão sendo estruturadas e organizadas para oferecer um trabalho de excelência ao cidadão. Estes novos carros darão mais agilidade para a rotina diária dos setores e, consequentemente, aos serviços que oferecemos para a população de Barreiras”, avaliou a secretária, Marisete Bastos.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Barreiras - Com o intuito de auxiliar empreendedores que desejam montar seu próprio negócio, o Sebrae realiza em Barreiras, no Oeste da Bahia, a palestra “Radar Sebrae de Oportunidades”. O evento, que faz parte da Sexta da Oportunidade, é gratuito e acontece no próximo dia 29, no auditório da instituição das 14h às 16h. As inscrições já podem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae, as vagas são limitadas.

O Radar Sebrae é uma ferramenta, gratuita, que permite descobrir quais são os melhores bairros e ruas para abrir um negócio de um determinado segmento, ou selecionar um bairro para consultar quais negócios têm maiores possibilidades de sucesso no local. A ferramenta está disponível, sem custo, no site www.radarsebrae.com.br e nas plataformas Google Play e App Store, tanto para quem já sabe o tipo de negócio que vai iniciar quanto aos que ainda irão validar uma ideia de empreendimento.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o Radar auxilia os potenciais empreendedores a identificar oportunidades e locais para seus negócios. “Essa ferramenta importantíssima fortalece a dinâmica dos empresários baianos”, ressaltou.

Como funciona a ferramenta - Para utilizar o Radar Sebrae, o empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio em que planeja atuar. A partir daí, ele terá acesso a informações estratégicas, que auxiliam na fase inicial do empreendimento: informações sobre o mercado (clientes e concorrentes) e sobre a performance de um negócio (mortalidade, tendências, número de empresas na região, mercado complementar, etc).

A ferramenta gratuita cruza dados de diversas fontes, oferecendo um banco de dados que permite que a busca seja filtrada de acordo com o perfil do público que se pretende atender com o novo empreendimento. É possível, por exemplo, escolher se os clientes serão de alta renda ou de perfil popular, e se o negócio precisa ficar distante ou próximo de concorrentes.

O Radar reúne dados de 14 municípios baianos: Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Jacobina e Teixeira de Freitas.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, Barreiras – BA, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Ascom Sebrae

O prefeito Oziel Oliveira entregou na tarde desta terça-feira, 26, um automóvel 0km para atender a demanda o LACEN -Laboratório Central, recém-inaugurado pelo governo estado da Bahia.

Vereadores juntamente com o secretário de saúde, Felipe Melhem, participaram da entrega da caminhonete Ford Ranger feita ao laboratório central.

No facebook, Oziel escreveu sobre o investimento feito pela prefeitura.

“Nossa luta em transformar Luís Eduardo é diária, incansável e patente. Esse veículo chega para o nosso povo em boa hora, pois garantirá mais agilidade nos trabalhos já desenvolvidos pelo Laboratório Central. Esse é o nosso maior compromisso, sempre estaremos em busca de recursos e melhorias na saúde do nosso município, tanto no Governo Estadual, quanto no Federal e sempre com a parceria do nosso legislativo.” Escreveu Oliveira.

Fonte: Douglas Batista


Anderson Barbosa, do curso de Direito, presidirá mesa diretorado CEJUVE


O estudante Anderson Barbosa, do curso de Direito da UFOB, é o novo presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo da Bahia, que atua noa promoção e acompanhamento da política para os jovens no Estado. A escolha da nova mesa diretora aconteceu na quinta (14), durante reunião, em Salvador.

No encontro, foi apresentado um balanço das atividades da equipe gestora no biênio 2017/2018 e discutidas ações futuras. A nova mesa eleita é composta, além do estudante da UFOB, representante do Instituto Recicla e presidente, pela vice-presidente Natália Gonçalves, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e pela secretária executiva, Vanúbia Jesus, integrante da Cojuve/SJDHDS. Eles coordenarão as atividades do Conselho em 2019 e 2020.

O CEJUVE
É um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude baiana. Possui como principais objetivos propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude; apresentar políticas públicas para o segmento juvenil; promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana; e assegurar que a Política Estadual de Juventude do Governo da Bahia seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.
 
O Conselho é formado por representantes do poder público e da sociedade.

Fonte: UFOB















Fechando com chave de ouro um ciclo de três dias seguidos de festa, o Arraiá do Cidadão, organizado pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, leva uma noite do bom e velho forró pé de serra para a população do Jardim das Acácias e arredores.

Depois de passar pelo Mimoso II na sexta (22) e pelo Santa Cruz no sábado (23), a prefeitura proporciona uma noite de animação no Jardim das Acácias nesta noite de domingo, curtida pelos presentes de forma saudável e tranquila.

Para garantir a alegria do público, o cantor Ícaro Ricardo, artista de renome em nosso município, comandou o palco com um repertório repleto do tradicional forró pé de serra.

O prefeito Oziel Oliveira mais uma vez esteve junto do público para curtir a animação do Arraiá do Cidadão: "Chegamos ao terceiro final de semana da programação do Arraiá do Cidadão, uma festa mais bonita que a outra, com toda a segurança e carinho que o cidadão merece. Estamos nos divertindo todos juntos e vem muito mais por aí. Muito mais que a alegria que uma festa saudável pode nos proporcionar, é a satisfação de dizer que a obra de asfaltamento e calçamento no bairro Jardim das Acácias está em sua fase final, totalizando 100.000 metros quadrados de pavimentação asfáltica em CBUQ e 16.000 metros quadrados de passeios de qualidade jamais vistos antes em Luís Eduardo Magalhães, com piso tátil e todos os padrões de acessibilidade levando mais qualidade de vida para cada cidadão".

O prefeito falou, tá falado. Confira a agenda das próximas festas:
29/06 Roberinho e Gustavo Braga ( Praça do Mercado Municipal )
30/06 Ícaro Ricardo ( Bosque dos Girassóis )
07/07 Sávio Lima ( Jardim Alvorada )
14/07 Sávio Lima ( Vila II do Assentamento Rio de Ondas )

Fonte: O Arraiá do Cidadão

O colorido das bandeirolas, o xadrez das camisas, o estampado dos vestidos e, especialmente, a alegria e a integração dos pacientes, acompanhantes e profissionais foram os principais ingredientes dos festejos de São João do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Realizada no último dia 14, a animada comemoração contou com quadrilha, “passeio do matuto” pelo complexo e até encenação de um casório, com direito a noivo, noiva, padre e mulher do padre - todos interpretados pelos próprios colaboradores. Um lanche junino com deliciosas comidas típicas completou a festa.

"Tanto os pacientes quanto os acompanhantes foram contagiados por tamanha animação, muitos até dançaram forró. Foi uma tarde muito diferente para nós", comentou Sérgio Souza, paciente do Hospital do Oeste. "O mais gratificante é ver a felicidade de cada um. Poder levar um pouco de descontração para a vida dessas pessoas não tem preço", declarou Paulo Café, colaborador que fez o papel de padre do casamento.

A líder geral do HO, Iranilde Oliveira, destacou a importância de iniciativas de humanização. “A alegria do momento certamente tornou mais agradável o período de internação de muitos aqui. Essa ação teve o objetivo de humanizar o atendimento prestado pela unidade, além de gerar a motivação dos pacientes e a integração entre os profissionais”.

Fonte: HO







A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) marcou presença no XVII Anea Cotton Dinner and Golf Tournament, que mobilizou no último final de semana cerca de 200 produtores e profissionais de entidades ligadas à cadeia produtiva do algodão em Ilhéus, na Bahia. Na oportunidade, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e presidente da Abapa, Júlio Busato, e a diretora da entidade, Alessandra Zanotto, participaram das atividades iniciadas na última sexta-feira (22) com a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Na oportunidade, foram apresentados os números de produção de algodão para esta safra, que terá crescimento de 20,7% em relação à safra anterior e produção deve chegar a dois milhões de toneladas de pluma em 2017/2018, batendo um novo recorde da produção nacional. “Também foi repercutido o tabelamento de fretes que pode acarretar em efeitos negativos para o setor agrícola aumentando ainda mais os custos entre os agricultores brasileiros”, afirma. Na Bahia, a estimativa é que sejam colhidos 481 mil toneladas de algodão em uma área total de 263.692 mil hectares plantados em toda a Bahia.

 

O evento, promovido anualmente pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), também abrangeu o treinamento ICA [Internactional Cotton Association] e BBM [Bolsa Brasileira de Mercadorias] e as reuniões do Conselho de Ética do Algodão e da Câmara Consultiva do Algodão da BBM. Para finalizar o evento, foi realizado coquetel com premiação e o jantar “Sou de Algodão”, em referência à campanha de valorização do uso da fibra sustentável na moda brasileira. Durante o evento, foi destacada a posição do Brasil no mercado mundial, que deve ficar entre os três maiores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Fonte: ASCOM ABAPA

Fonte: Publicidade



Já começou em todo País o chamado para o Alistamento Militar Obrigatório, para os jovens nascidos no ano de 2000 que completam 18 anos no ano de 2018. Os alistamentos em Luís Eduardo Magalhães tiveram inicio este ano no dia 02/01/2018 e vai até o dia 30/06/2018, período considerado dentro do prazo, sem ônus de multas.

Segundo o Secretario da Junta de Serviço Militar de Luís Eduardo Magalhães, David Flores, já foram alistados mais de dois mil jovens nesse período. Aos jovens que se apresentarem após o mês de junho terão que pagar valores referentes a taxa e multas de acordo com a legislação militar, informou também que os jovens nascidos em 2000 poderão realizar seu alistamento online pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br e comparecer na Junta Militar apenas para validação do seu CDI (Certificado de Dispensa e Incorporação) e agendamento do Juramento a Bandeira Nacional.

Os jovens alistados em Luís Eduardo Magalhães serão dispensados automaticamente por residirem em município não tributado, sendo assim, para os que desejam servir deverão ter residência comprovada no município de Barreiras e realizar sua inscrição online ou presencial informando sua residência em Barreiras e aguardar seleção.

Aos cidadãos refratários ou nascidos anterior a 2000 considerados jovens de classes anteriores que ainda não se alistaram, deverão comparecer a qualquer momento na Junta de Serviço Militar para regularização de suas obrigações militares, estes estarão sujeitos a pagamento de multas previstas nos Artigos da Lei de Serviço Militar.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

O Pleno do TJ-BA aprovou por unanimidade a Instalação da Vara dos Juizados Especiais em Luís Eduardo Magalhães, um pleito da OAB e da população de Luís Eduardo Magalhães.

Atualmente a Comarca conta com o Juizado Especial Adjunto Cível e Criminal, onde tramitam aproximadamente 5 mil processos da competência dos Juizados. No entanto, com a construção do novo fórum, foi reservado espaço especial para o funcionamento da Vara dos Juizados Especiais, tendo sala própria para cartório, secretaria, gabinete do juiz, sala de audiências, sala para assessores, entre outros.

A expectativa é que o Juiz Dr. Claudemir da Silva Pereira assuma a titularidade da Vara dos Juizados Especiais na Comarca, tendo em vista que já manifestou interesse neste sentido.

Em entrevista a nossa reportagem ele parabenizou a comunidade jurídica, população e OAB pela conquista e lembrou que “quanto maior o número de varas, maior o número de servidores e juízes à disposição da população”.

Os Juizados Especiais, geralmente conhecidos pelas siglas JEC (Juizado Especial Cível), JECRIM (Juizado Especial Criminal) e JECCRIM Juizado Especial Cível e Criminal), são órgãos do Poder Judiciário, destinados a promover a conciliação, o julgamento e a execução das causas consideradas de menor complexidade pela legislação ou de baixo valor. Como exemplo, problemas de relação de consumo, alguns acidentes de trânsito ou até mesmo pedido de despejo de um inquilino para uso próprio do imóvel.

Atualmente, os Juizados Especiais Cíveis são reconhecidos como um importante instrumento de acesso à justiça, sendo célere na resolução de causas no valor de até 40 salários mínimos, além disso, a assistência de um advogado se a causa não ultrapassar o correspondente a 20 salários é facultativa.

Já os Juizados Especiais Criminais tratam dos crimes de menor potencial ofensivo, entre eles os crimes de ameaça, entre outros, considerando aqueles onde a pena máxima aplicada não ultrapassa dois anos, cumulada ou não com multa. Nestes casos o infrator pode fazer transação penal, na verdade um acordo para pagar em dinheiro, fazer doações ou prestar serviços.

A expectativa é que com a instalação da referida vara os processos sejam resolvidos mais rapidamente, aumentando assim o sentimento de justiça eficaz.

Fonte: SigiVilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |