Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio















Cid Moreira, um dos maiores nomes da comunicação brasileira, esteve em Barreiras, a convite da Educação Adventista, no início desta semana. Com 73 anos de carreira, Cid tornou-se recordista mundial na bancada do Jornal Nacional, como o apresentar que ficou mais tempo num telejornal. Foram 27 anos.

O locutor e jornalista concedeu, ao lado da esposa, também jornalista, Fátima Moreira, uma entrevista coletiva à imprensa no dia 7 de maio. O casal respondeu perguntas a respeito da trajetória profissional, estilo de vida e projetos futuros. Cid mencionou o início de sua carreira na Rádio Difusora de Taubaté, onde começou tímido, como um contador e, ao brincar imitando locutores, acabou tendo seu talento constatado para o ofício.

Cid compartilhou com a imprensa presente na coletiva algumas de suas experiências marcantes e até engraçadas, vividas na bancada do JN, como a ocasião em que precisou apresentar o jornal vestido de maneira muito original: Camisa social, paletó e gravata, usando de maneira imperceptível para os telespectadores, uma bermuda esportiva.

Outros assuntos, como os hábitos que escolheu para obter longevidade e as profundas mudanças que a tecnologia trouxe à comunicação, foram alguns dos temas marcantes na entrevista. À noite, na Igreja Adventista Central de Barreiras, Cid Moreira recebeu um troféu luminoso e homenagem dos alunos da Educação Adventista de Barreiras.

Dia 8, no Espaço Fortiori, Cid Moreira fez sua apresentação completa, concedendo entrevista, lendo capítulos da Bíblia Sagrada e textos de alguns dos seus livros preferidos. O evento teve participação musical do Coral Infantil da Educação Adventista, do saxofonista de 12 anos, Davi Gabriel e do Coral Sintonia, que encerrou o programa de maneira apoteótica, após emocionante texto recitado por Cid.

No dia 9 o jornalista segue com sua equipe de assessores e para Luís Eduardo Magalhães, onde concederá entrevista coletiva, participará de reunião com empresários locais e se apresentará ao público em geral no 4 Estações Hall, às 19h30, no dia

10 de maio. O evento será aberto e o ingresso será a entrega de 1 kg de alimento. A arrecadação será entregue à instituições que prestam assistência social.

Em Luís Eduardo Magalhães, Cid Moreira participará do lançamento do projeto da Escola Adventista na cidade.

Fonte: ASCOM Educação Adventista

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM









Criado em 2011, na sede da Faculdade São Francisco de Barreiras, o Laboratório de Tecnologia de Alimentos passou por uma grande reforma e foi reinaugurado na quarta-feira (02), durante aula da disciplina ‘Nutrição e AtividadeFísica’, ministrada pela professora Lucinéia Cavalheiro Schneider. Na atividade, os estudantes do curso de Educação Física produziram receitas voltadas para o praticante de esportes e receberam dicas de como aproveitar os ingredientes para preparar uma variedade maior de alimentos

No início da aula, todos os alunos do 5º semestre higienizaram as mãos o mobiliário e os recipientes. A turma foi dividida em três grupos. O primeiro se encarregou da produção de um bolo nutritivo. A segunda equipe produziu conservas com legumes e o terceiro grupo fez uma bandeja de barras de cereais e uma porção de pasta de amendoim. Com as receitas prontas, a professora reuniu a turma para socializar o conhecimento adquirido em cada um dos processos.

“O laboratório ficou maravilhoso. Atualmente é utilizado pelos cursos de Educação Física e Agronomia. No nosso curso nós vamos trabalhar a composição dos alimentos e a quantidade nutricional que cada porção tem. Na parte prática,eles vão produzir alimentos que sejam importantes para cada fase da atividade física. Se o atleta vai treinar ou participar de uma competição, cada momento exige uma alimentação diferenciada”, disse a professora.

O amplo espaço e a organização da atividade permitiram que os 24 alunos e a professora trabalhassem de forma coordenada, com o aproveitamento pedagógico sendo bastante intenso. “Aulas teóricas são muito importantes, mas não podemos negar a eficácia de uma aula como essa, onde a gente aproveita para colocar tudo em prática. A nutrição é um processo que anda lado a lado com a Educação Física, então esse laboratório contribui muito para a nossa saúde e o nosso conhecimento”, afirmou a acadêmica Isis Andrade.

Quem também falou sobre o aproveitamento das aulas práticas foi o estudante Ismael Borges Cavalcante. Ele disse que “a participação em uma aula prática é uma experiência muito estimulante. Que dá ao aluno um algo a mais, que não seria possível na sala de aula”, ele disse ainda que “colocar em prática os processos de produção de alimentos nutritivos dá mais confiança, pois é o momento em que as dúvidas podem ser sanadas e os erros corrigidos”.

Antes do fim da aula, os participantes degustaram e aprovaram a qualidade dos pratos produzidos. Apenas as conservas não puderam ser avaliadas, pois dependem uma um período mais longo para atingir a maturação.

Fonte: ASCOM FASB



O Projeto de iluminação da BR \travessia da Cidade de Luis Eduardo Magalhaes teve sua avaliação final nesta semana, numa reunião entre o Prefeito Oziel Oliveira, o Secretário de Infra Estrutura Marciano Pauletti e técnicos da Superintendência de Energia do Estado e da COELBA.
A obra é um anseio de todos os moradores de Luis Eduardo Magalhaes, mas principalmente do Prefeito Oziel Oliveira que tem dedicado empenho especial na sua viabilização, pela qual já realizou reunião de reinvindicação com o Governador Rui Costa, que já teve desdobramento na SEINFRA e na Superintendência de Energia do Estado bem como na Diretoria da COELBA em Salvador.
O Projeto da Obra foi contratado pelo Município e analisado pela COELBA, agora recebe o orçamento final e será objeto de um termo de parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal.
“Estou cumprindo meu compromisso de integrar a Cidade lado a lado com a construção das passarelas e a iluminação da travessia. São investimentos altíssimos, mas que refletirão a justiça do emprego dos recursos públicos. Acabaremos com a segregação da Cidade tão lastimada por todos e para isto contaremos com a parceria do Governador Rui Costa mais uma vez.” Afirmou Oziel.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM







O prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vereador João Felipe e da chefe de gabinete Marileide Carvalho, recebeu na semana passada em seu gabinete, a equipe organizadora do Moto Cross Barreiras. Na pauta, os organizadores apresentaram o projeto e solicitaram apoio na realização do evento esportivo, que reuniu centenas de expectadores na última edição.

O piloto, empresário e organizador, Ricardo Duilio, disse que atualmente o grupo reúne mais de 70 pilotos, que representam Barreiras nos eventos de motocross nas capitais brasileiras. Segundo, Ricardo várias famílias já absorveram o conceito off-road e a paixão pelas duas rodas.

“Nossa expectativa é realizar o Moto Cross Barreiras todo ano, reunindo amigos, pilotos de outras cidades e além de tudo firmando nossa paixão pela velocidade a adrenalina. Temos o grupo com mais de 70 motos, muitos competidores e para nossa felicidade muitas famílias também acompanham as competições”, afirmou Ricardo.

A expectativa da comissão é realizar o projeto ainda no mês de maio, todavia em função da quantidade de eventos que estarão sendo realizados dentro das comemorações do aniversário de emancipação política de Barreiras, a Prefeitura estuda apoiar a realização do evento no segundo semestre.

“Todas as iniciativas que propagam o esporte e incentivam uma vida saudável é de nosso interesse, de modo especial os esportes coletivos que proporcionam confraternização. No Caso específico do Motocross, o esporte além de reunir muitas famílias na diversão, também fomentam o comércio de peças e motos”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



Durante cinco dias, o 1º Festival Mimoso de Cinema, realizado em Luís Eduardo Magalhães, reuniu cineastas, atores, estudantes, produtores executivos e representantes da secretaria de Cultura da Bahia, responsável pelo incentivo às produções cinematográficas no estado. O evento foi considerado o segundo maior do Brasil em número de inscritos e reuniu 819 produções da Bahia e de outros estados.

Além do público local, pessoas de outras regiões compareceram às diversas mostras e oficinas. Entre elas, cerca de 90 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), que fizeram uma avaliação positiva do evento.



“Luís Eduardo Magalhães está de parabéns pela iniciativa que deve ser seguida por outras cidades importantes do estado. Com certeza ano que vem estaremos aqui de novo e não tenho dúvidas que o poder público municipal incentivará ainda mais as atividades”, comentou a estudante Bruna Maria.

O Festival Mimoso de Cinema também cumpriu um papel social. Crianças da rede municipal de ensino assistiram a filmes no cinema local. Para muitas delas, uma oportunidade inédita de acesso a uma sala de projeção.

Luciana Tavares, de 13 anos, ficou encantada com a exibição do filme. “Eu sabia que era bom, porém essa experiência e inesquecível para mim. Assim que tiver oportunidade quero repetir a dose”, vibrou.



Após as apresentações que reuniram mais de 250 alunos que assistiram ao filme Jonas e o Circo sem Lona, todos participaram de uma reunião para avaliação e discussão do que foi mostrado na tela.

Outro momento importante foi a Oficina de Produção Executiva, com foco na elaboração de projetos e captação de recursos que reuniu cineastas, diretores de fotografia, alunos do curso de cinema e profissionais da Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães, em que foram trocadas experiências enriquecedoras dessa nova linguagem, o cinema dentro das escolas.

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, comemorou a realização do Festival Mimoso de Cinema. Para ela, iniciativas como essa se tornam referência e sempre terão o apoio por parte do governo do Estado.

“Nós já desenvolvemos projetos em mais da metade dos 417 municípios da Bahia e tenho certeza que a semente plantada aqui dará muitos frutos positivos”, avaliou.



A cerimônia de premiação e encerramento foi realizada na noite deste domingo (6), na quadra de esportes do Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Santa Cruz. Para o prefeito Oziel Oliveira, a primeira edição do Festival Mimoso foi um divisor de águas no apoio a cultura de Luís Eduardo Magalhães.

O chefe do Executivo Municipal destacou ainda que Luís Eduardo Magalhães, que já é conhecida nacionalmente pelo potencial agrícola, também ganhará destaque em todo o Brasil, pelo incentivo às produções cinematográficas.

“Apoiamos a iniciativa porque temos certeza que o incentivo é fundamental para quem produz cultura. Não tenho dúvidas que esse é o marco inicial de um projeto que será o maior do Oeste da Bahia, um dos maiores do estado a até mesmo do Brasil. Para isso a prefeitura está à disposição para garantir o suporte necessário”, comentou.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Publicidade

















Inserido na comemoração do Dia Mundial de Pediatria, o evento mobilizou equipes médicas na realização de procedimentos cirúrgicos de hérnia, fimose, má formação nos testículos e de otorrinolaringologia.

 A recepção das crianças que participaram do primeiro mutirão de cirurgias pediátricas em Barreiras foi de muita alegria com balões rosa e azul por todo Hospital Municipal Eurico Dutra. A recepção foi na noite de sexta-feira, 04, e contou com a presença do Prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, vereadores, diretora administrativa do hospital, Helena Luísa, do diretor médico, Rodrigo Melo e da coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda. Na oportunidade os membros da Igreja Adventista do 7º Dia, fizeram uma oração e promoveram uma visita lúdica às crianças na pós-cirurgia.

“Fico muito feliz em ver a realização das cirurgias em nossas crianças, para diminuir a espera por essa oportunidade, esse primeiro mutirão faz parte da nossa programação dos 127 anos de Barreiras, aderimos ao mutirão que acontece a nível nacional, e em nossa cidade essas cirurgias foram custeadas totalmente através dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde, portanto, nós pretendemos repetir mais vezes para, inclusive,  acabar com a demanda reprimida que temos”, disse emocionado Zito Barbosa.

As cirurgias de hérnia, fimose, correção de má formação dos testículos e procedimentos na garganta, ouvido e no nariz, foram feitas no dia mundial de pediatria, sábado, 05, e contaram com o profissionalismo de três médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de outros profissionais do município.

Seu José Procope mora no bairro JK, estava ansioso para realizar a cirurgia de hérnia em seu bebê Elias, de apenas quatro meses. “É uma cirurgia cara, custa mais de onze mil reais, e essa oportunidade me deixou muito contentes. Deu tudo certo, ele está tranquilo na pós-cirurgia e esperamos agora que as dores acabem”, disse.

Dona Elisângela, moradora do bairro Boa Sorte, paparica o pequeno Enzo Gabriel e comemora o sucesso da cirurgia. “Ele veio fazer a correção nos testículos e está tranquilo, já está até jogando no celular, rindo e se recuperando bem”, relatou.

A coordenadora de cirurgias eletivas comemora o sucesso do primeiro mutirão de cirurgias pediátricas em Barreiras, interligado ao XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, através da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica. “Os casos de cirurgias realizadas nesse mutirão já estavam na fila do SUS e eram considerados de urgência, o mutirão dá celeridade e diminui o tempo de espera dos pacientes. A felicidade é grande porque não tivemos nenhuma adversidade e todos os pacientes já puderam retornar aos seus lares na manhã desse domingo, 06, todos bem”, concluiu Ana Paula Miranda.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras



O Colégio Municipal Padre Vieira foi o primeiro a receber as ações da Campanha “Nós Somos o Trânsito”, da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, na tarde de quinta-feira (03). Uma palestra educativa realizada aos alunos do 5º e 6º ano, por agentes da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), abordou os cuidados que os pedestres, ciclistas e motoristas devem tomar ao trafegar pelas ruas.

Os estudantes interagiram, perguntando e simulando situações do dia a dia nas ruas, avenidas e rodovias. Os agentes apresentaram vídeos, distribuíram panfletos e conversaram com os jovens sobre a sinalização, faixas de pedestres, semáforos e o papel de cada personagem no trânsito. “É visível o interesse dos nossos estudantes nessas palestras e conversas. Já consideramos os agentes de trânsito parceiros das escolas, porque estão sempre contribuindo para formação desses futuros condutores”, disse a diretora Geane Braga.

O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Luiz Vidal explicou que até o próximo dia 28 serão realizadas outras sete palestras educativas em escolas municipais, além de cinco blitzs educativas em praças. Os eventos fazem parte da programação dos 127 anos de Aniversário de Barreiras.

O projeto tem como objetivo sensibilizar a população da cidade por meio de uma educação e conscientização no trânsito, despertando reflexão coletiva sobre uma nova postura a ser adotada entre os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, fazendo com que haja uma redução nos acidentes e preservação do bem mais precioso, a vida.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



O prefeito Zito Barbosa entregou, na sexta-feira (04), mais duas unidades de ensino, desta vez na zona rural. Tratam-se das escolas Santo Antônio no povoado de Chico Preto e a Antônio Machado no Val do Teiú, localizadas a mais de 70 km da zona urbana do município. Completamente reformadas e requalificadas, as duas unidades estão aptas a proporcionar espaços dignos para alunos e trabalhadores da educação.

Acompanharam o ato de entrega, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de educação Cátia Alencar, secretário de infraestrutura João Sá Teles, de agricultura José Marques, de meio ambiente Demósthenes Júnior,  diretora pedagógica das escolas do campo Aida Carvalho e os vereadores Otoniel Teixeira, Eurico Queiroz e César da Vila.



Os moradores e comunidade escolar receberam a comitiva com festa, agradecendo todas as intervenções que proporcionaram um novo ambiente para os estudantes. As duas unidades receberam reforma completa e serão climatizadas.

“São mais duas unidades totalmente requalificadas e com salas de aula adequadas para receber nossas crianças. Assim dispensamos aos professores, trabalhadores da educação e alunos da zona rural o mesmo tratamento e atenção que dedicamos aos que lecionam e estudam na cidade, porque todos têm direitos iguais. Estamos concluindo a etapa de reforma e requalificação de 32 escolas ao mesmo tempo, em seguida daremos início a fase de construção de mais 10 novas escolas em Barreiras, nunca a prefeitura fez tanto por Barreiras em tão pouco tempo”, disse o prefeito Zito Barbosa.



Emoção e mais obras na zona rural - A primeira unidade escolar entregue foi na comunidade de Chico Preto. A escola inaugurada em 98, pela primeira vez foi reformada. Atendendo 20 alunos da pré-escola ao 3º ano, as crianças emocionaram o prefeito Zito durante o ato de entrega da unidade escolar.

“Observamos no dia a dia com nossos pequenos alunos, como melhorou o ambiente escolar. Agora os moradores estão com a autoestima elevada, e agradecem diariamente pelo trabalho realizado na escola Santo Antônio”, disse a professora Lais.



Em seu pronunciado dizendo-se “conquistado pelas crianças do Chico Preto”, o prefeito Zito Barbosa anunciou a colocação de um alambrado de proteção no entorno da escola, o parquinho para as crianças e a construção de uma quadra poliesportiva para atender os alunos e moradores, que apreciam os momentos esportivos nos fins de semana.

Na Escola Antônio Machado no Val do Teiú, centenas de estudantes e moradores aguardavam a chegada do prefeito, que foi recebido pela diretora Irailma Silva e sua equipe pedagógica. São mais de 280 alunos atendidos nos dois turnos do pré-escolar ao 9º ano, que residem nos povoados próximos. Muitas homenagens marcaram o fim da tarde, que teve seu ponto alto de comemoração quando o prefeito Zito Barbosa ao lado dos secretários e vereadores, anunciou que em breve a Prefeitura vai construir uma nova unidade escolar no povoado.



“Não temos palavras para agradecer essa grande reforma, na verdade digo, uma verdadeira reconstrução escolar. Me falta palavras para descrever o sentimento de gratidão, pela sensibilidade do olhar do prefeito para a zona rural, sou grata por ele proporcionar uma escola de verdade e acolhedora. Só temos motivos para comemorar”, disse emocionada a diretora Irailma.

Na ocasião, os estudantes e moradores também agradeceram as intervenções nas estradas vicinais, que receberam patrolamento e cascalhamento. Os produtores rurais também citaram o acompanhamento técnico da Secretaria de Agricultura, que vem auxiliando a agricultura familiar no Vale e Cinturão Verde, através do Programa Vale Produtivo.



Responsável pela coordenação do Programa Educa Barreiras, que vem transformando a educação no município, a secretária de educação Cátia Alencar, destacou que Barreiras vive um divisor de águas na educação. “Nos orgulha está à frente da educação neste momento histórico para Barreiras, a condução do prefeito Zito Barbosa nos tem dado todas as condições para transformar a educação em nosso município e estamos fazendo, tanto na estrutura como do ponto de vista pedagógico. O abandono que viveu a educação de Barreiras ficou no passado, o presente e o futuro é da consolidação de uma educação pautada na qualidade e na excelência” disse Cátia Alencar. 

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras





Até o fim de semana o 1º Festival Mimoso de Cinema é uma excelente oportunidade para os amantas da 7ª arte conhecerem produções cinematográficas baianas e de outros estados. O evento realizado em Luís Eduardo Magalhães está sendo considerado o segundo maior do Brasil em número de trabalhos inscritos. Ao todo, são 819 produções, divididas nas categorias baiana e nacional.

A abertura do Festival foi realizada na quadra de esportes do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Santa Cruz, com uma entrevista coletiva e a apresentação de diversos trabalhos.

Para o prefeito Oziel Oliveira, a primeira edição do Festival Mimoso é um divisor de águas no apoio a cultura de Luís Eduardo Magalhães. O prefeito destacou ainda que Luís Eduardo Magalhães, que já é conhecida nacionalmente pelo potencial agrícola, também ganhará destaque em todo o Brasil pelo incentivo as produções cinematográficas.







“Apoiamos a iniciativa porque temos a certeza que o incentivo é fundamental para quem produz cultura. Não tenho dúvidas que esse é o marco inicial de um projeto que será o maior do Oeste da Bahia, um dos maiores do estado a até mesmo do Brasil”, comentou.

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, comemorou a realização do Festival Mimoso de Cinema. Para Renata Dias, iniciativas como essa se tornam referência e sempre terão o apoio por parte do governo do Estado.

“Nós já desenvolvemos projetos em 219 municípios da Bahia, mas nenhum iniciou com tanta expressividade como aqui em Luís Eduardo Magalhães. Não tenho dúvidas de que num futuro bem próximo colheremos excelentes frutos do que estamos semeando neste momento”, vibrou.



A 1ª edição do Festival Mimoso de Cinema atraiu pessoas de outras regiões do estado. Cerca de 90 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) também marcam presença.

O festival continua até o dia 6 de maio e qualquer pessoa pode acompanhar as exibições que são gratuitas. Quem desejar maiores informações pode acessar o site www.festivalmimoso.com.br.

A cerimônia contou com as presenças da diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Daniela Fernandes; do cineasta e idealizador do evento, Michel Santos; do diretor teatral do Coletivo de Experimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (Cepac), Felipe Broenig, e do diretor musical do Cepac, Shaolin Barreto.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM



Quando se fala em movimentar a economia de toda uma região, nenhum grande evento supera a Bahia Farm Show. A feira agrícola, que será realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, é aguardada não somente para quem é ligado diretamente ao agronegócio, mas por toda população que vê no evento uma oportunidade de garantir uma renda extra. Empresas e profissionais liberais que prestam serviço no evento já estão se preparando para a rotina frenética durante os cinco dias de feira, de 29 de maio a 02 de junho. Este é o período, segundo eles, de aumentar a rentabilidade dos negócios e garantir o melhor serviço para a organização e para os expositores. É previsto que cerca de 75 mil pessoas circulem na 14ª edição da Bahia Farm, atraídas pelo que há de mais novo em tecnologia agrícola.

Ao trabalhar desde a primeira edição, o diretor comercial da Carloman Comunicação Visual, Rembrandt Cordeiro, viu nascer também uma nova oportunidade de mercado, e hoje é bastante procurado para prestar serviços pelas empresas expositoras de todo o País. “Na reta final de montagem dos estandes, somos bastante acionados para serviços de identidade visual. Para dar conta de atender às demandas e deixar tudo pronto para a feira, as nossas equipes não param. Temos também os frontlights [placas de divulgação] próximos à feira, que já estão todos reservados há mais de quatro meses para o período. Já chegamos a ter nessa época todas nossas 50 placas espalhadas pela região com propagandas ligadas ao evento”, explica.

Uma das prestadoras de serviços pioneiras da feira, Marisa Salete Penalber, proprietária da MJ Eventos Estratégicos, tem orgulho de dizer que se desenvolveu profissionalmente com a Bahia Farm Show, e hoje presta assistência à organização do evento e aos expositores com os serviços de buffet e recrutamento de profissionais de limpeza, recepcionistas e garçons. “Concentro todas as minhas energias para a Bahia Farm Show. Começo as negociações ainda no início do ano com as empresas expositoras que já são clientes há várias edições. A feira é uma oportunidade de crescimento e aprendizado e crescemos muito por causa do perfil exigente dos clientes”, afirma.

Coincidentemente, há 14 anos, juntamente com a primeira edição da Bahia Farm Show, Maria Santana estava de mudança para Luís Eduardo Magalhães, e como visitante não esperava hoje enfrentar a feira como um dos seus principais desafios. Por meio da empresa Oeste Vagas, ela vai supervisionar 35 profissionais da área de varrição e limpeza da área externa e banheiros durante o evento. “Há três anos iniciei como recepcionista, depois passei para coordenadora de equipe, e posso dizer que estou me desenvolvendo profissionalmente graças à oportunidade de negócio gerada pela Bahia Farm”, afirma.



Considerada uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o evento também é grande na proporção de empregos gerados. A organização prevê que sejam criados cerca de três mil postos de trabalho diretos e indiretos, antes e durante o período oficial da feira, o que contribui para o aquecimento da economia regional.

“Estamos constantemente aperfeiçoando, ao longo das edições, a nossa logística de instalação e operação da feira. O mercado local foi sendo fomentado e se profissionalizando junto, e, hoje, contamos com uma rede eficiente de prestadores de serviços para atender não somente à organização, mas também às empresas que estarão conosco durante os cinco dias de feira”, afirma a coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato.

O Complexo Bahia Farm Show oferece aos expositores e visitantes uma infraestrutura com 390 metros de ruas cobertas e 100% asfaltadas, dois restaurantes, dois auditórios, amplos estacionamentos, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.

Fonte: ARATICUM



Aconteceu no final do mês de abril, o processo de eleição dos novos dirigentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. A reunião aconteceu no Auditório da Prefeitura de Barreiras, e a escolha foi feita entre os representantes das entidades e secretarias que compõem o conselho, que elegeram por aclamação a secretária de assistência e trabalho Karlúcia Macêdo para presidente. A vice-presidente eleita foi a representante do Instituto AIBA, Makena Viana.



Também foi eleita por aclamação, a representante da Fundação Cáritas de Assistência à Pessoa Carente – Lar de Emmanuel, Rosi Meirilande Santana, para o cargo de primeira secretária, e o mandato refere-se ao biênio 2018-2020. O conselho elegeu anteriormente os representantes das entidades que estão envolvidas com ações em favor do bem estar de jovens e adolescentes.



“É muito importante que as ações em defesa das crianças e adolescentes estejam integradas também aos trabalhos da assistência social. Nosso compromisso será neste sentido e atuaremos sempre para coibir qualquer postura que incentive o trabalho e a exploração infantil”, disse a nova presidente do CMDCA.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

 

Até o fim de semana o 1º Festival Mimoso de Cinema é uma excelente oportunidade para os amantas da 7ª arte conhecerem produções cinematográficas baianas e de outros estados. O evento realizado emLuísEduardoMagalhães está sendo considerado o segundo maior do Brasil em número de trabalhos inscritos. Ao todo, são 819 produções, divididas nas categorias baiana e nacional.

 

A abertura do Festival foi realizada na quadra de esportes do Centro deArtes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Santa Cruz, com uma entrevista coletiva e a apresentação de diversos trabalhos.

Para o prefeito Oziel Oliveira, a primeira edição do Festival Mimoso é um divisor de águas no apoio a cultura de Luís Eduardo Magalhães. O prefeito destacou ainda que Luís Eduardo Magalhães, que já é conhecida nacionalmente pelo potencial agrícola, também ganhará destaque em todo o Brasil pelo incentivo as produções cinematográficas.

“Apoiamos a iniciativa porque temos a certeza que o incentivo é fundamental para quem produz cultura. Não tenho dúvidas que esse é o marco inicial de um projeto que será o maior do Oeste da Bahia, um dos maiores do estado a até mesmo do Brasil”, comentou.

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, comemorou a realização do Festival Mimoso de Cinema. Para Renata Dias, iniciativas como essa se tornam referência e sempre terão o apoio por parte do governo do Estado.

“Nós já desenvolvemos projetos em 219 municípios da Bahia, mas nenhum iniciou com tanta expressividade como aqui em Luís Eduardo Magalhães. Não tenho dúvidas de que num futuro bem próximo colheremos excelentes frutos do que estamos semeando neste momento”, vibrou.

A 1ª edição do Festival Mimoso de Cinema atraiu pessoas de outras regiões do estado. Cerca de 90 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) também marcam presença.

O festival continua até o dia 6 de maio e qualquer pessoa pode acompanhar as exibições que são gratuitas. Quem desejar maiores informações pode acessar o site www.festivalmimoso.com.br.

A cerimônia contou com as presenças da diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Daniela Fernandes; do cineasta e idealizador do evento, Michel Santos; do diretor teatral do Coletivo deExperimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (Cepac), Felipe Broenig, e do diretor musical do Cepac, Shaolin Barreto.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa que todos os atendimentos e procedimentos na área da saúde estão acontecendo com dedicação e atenção, em todas as unidades de saúde, fato que tem chamado atenção da região inteira que, por conseguinte, tem migrado para atendimento médico (e outros serviços), na cidade.

Informamos ainda que os procedimentos de emergência têm sido atendidos, até por uma questão humanitária, porém, para os eletivos, diversos instrumentos de comprovação de moradia no município têm sido solicitados, com o objetivo de salvaguardar a preservação de leitos e manutenção da qualidade dos serviços prestados aos luiseduardenses.

Ressaltamos que o público alvo dos serviços públicos em nosso município é o luiseduardense, afinal, é como dinheiro dos seus impostos que seguimos construindo a nova história da nossa cidade, na qual a saúde pública funciona e merece destaque regional.

Felipe Melhen
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM













 



A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Cultura realizou na noite de ontem, 02, a “1ª Culminância Musical com Cantigas Populares e Música Andina”. A noite foi de intenso contato com as diversas musicalidades e linguagens artísticas proporcionada pelos aprendizes da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio.

A culminância aconteceu no palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e reuniu pais, professores e populares que assistiram um passeio cultural ao som da musicalização, flauta doce e flauta transversal. Os 25 alunos e 12 músicos, apresentaram um repertório com dança, instrumentalização, cantigas folclóricas e infantis, expondo os aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares no Brasil. As músicas andinas também fizeram parte da apresentação, com melodias e gêneros musicais dos povos incas, colombianos, bolivianos e chilenos, que usam a flauta como referência musical.

O projeto que tem duração até 2020, conta com três apresentações anuais sendo no mês de maio o enfoque para as músicas populares, universais e celta; mês de junho as músicas regionais como baião, xaxado e forró e sendo finalizando as culminâncias em outubro, com as cantigas de roda e infantis.

As apresentações estão sendo coordenadas pela diretora da escola de Música, Dorinha Fernandes e o professor Edson, que participa da Banda Municipal 26 de Maio. A diretora de Cultura, Emília Moreno enfocou o aprendizado e envolvimento dos aprendizes para o sucesso do projeto.

“Tivemos uma noite emocionante. Todos os alunos e professores ensaiaram, e se dedicaram para passar toda energia, musicalidade e beleza das cantigas de roda, das brincadeiras infantis e música andina. Esse encontro reuniu toda comunidade escolar, e nossos alunos puderam evidenciar a beleza e singularidade da nossa cultura, nossa música e os dons artísticos dos jovens de Barreiras. Esse projeto é imperdível e toda comunidade está convidada para apreciar as edições”, disse a diretora Emília.

Durante o evento, a Banda Municipal 26 de Maio também fez participação especial, apresentando hinos e músicas brasileiras.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

 

Dando continuidade as atividades do Programa Cidade Legal, através da comissão “A Praça é Nossa”, que atua no ordenamento do uso e ocupação do solo e dos espaços públicos em Barreiras, os representantes do poder executivo se reuniram na tarde dessa quarta-feira, 02, com membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL com o objetivo de fortalecer a parceria e explanar sobre as diretrizes das ações fiscalizatórias ocorridas nos últimos meses.

A comissão, composta por servidores municipais, tem concentrado as fiscalizações nas áreas centrais da cidade e rodovias que cortam o perímetro urbano. O principal objetivo é notificar ambulantes irregulares, desocupar áreas públicas utilizadas indevidamente, impedir comercialização de produtos alimentícios fora dos padrões legais da Vigilância Sanitária e colocar em prática o código de postura (Lei 650/2004).



“Temos adotado medidas importantes, principalmente na área da feira livre. Ambulantes da área de lanches, verduras, importados e confecções têm nos procurado para fazer a regularização e nós temos proposto alternativas de locais onde esses comerciantes possam desempenhar seu trabalho de modo regular”, disse Emerson Mendonça, membro da comissão.

A Prefeitura também disponibiliza os serviços da Sala do Empreendedor, em pleno funcionamento no antigo Shopping ao lado da rodoviária, que oferece soluções especializadas para regularização dos negócios que precisam sair da informalidade.



Segundo os representantes da CDL, uma das principais preocupações é o impacto da informalidade no comércio local. “A gente entende que esse é um debate construtivo, a ocupação das calçadas tem sido uma queixa frequente dos associados, a gente fica feliz com essa iniciativa, e é importante que essas pessoas tenham a oportunidade de trabalhar também em outros locais”, disse André Braga, presidente da CDL.



As fiscalizações seguirão de modo rotineiro, assim como o acompanhamento dos ambulantes. Ainda este mês, a Prefeitura vai inaugurar os novos pavilhões do CAB. A área externa do Estádio Municipal Geraldão, onde hoje estão parte dos feirantes, será utilizada como praça de estacionamento de vans intermunicipais e food trucks. 

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |