Blog Santo Antônio
Notícias

Os alunos premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP) recebem na manhã desta quinta-feira, 28, a partir das 8h30, no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) as medalhas e menções honrosas do concurso realizado no ano de 2015.

A OBEMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que tem por objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O município de Luís Eduardo Magalhães receberá duas medalhas de prata e três de bronze, em nível nacional e cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes em nível regional, além de menções honrosas para oito escolas da rede municipal de ensino.

Os estudantes Luiza Moura Sá Teles e Gervásio Ferreira Alves Filho, ambos da Escola Municipal José Cardoso de Lima conquistaram medalhas de prata na OBEMEP, ficando entre as doze melhores notas da Bahia e entre os cem melhores do Brasil entre alunos de 8º e 9º anos. As três medalhas de bronze foram conquistadas pelos estudantes Marcelo Henrique Martini, Nicole Beatriz Laurinho e Henrique Cardoso Gomes, também da Escola José Cardoso de Lima.

As escolas que ganharam menções honrosas foram: Escola Municipal Onero Costa da Rosa, Ângelo Bosa, São Paulo, Ivo Hering, Fábio Johner, Ottomar Schwengber, Cezer Pelissari e José Cardoso de Lima. A premiação também homenageará professores e escolas de escolas de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Baianópolis.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) participaram na última quinta-feira, 21, em Salvador, de uma audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O objetivo da reunião foi expor as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais do oeste baiano com o impasse na questão do licenciamento ambiental, bem como buscar uma solução para o problema, a fim de não inviabilizar a atividade agrícola.

O impasse teve início em 2015, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passou a exigir, em suas fiscalizações, a apresentação da licença ambiental para as atividades de agricultura em sequeiro e irrigada, em áreas que já possuíam as respectivas cartas de inexigibilidade de licença, expedidas pelo órgão ambiental estadual, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Em vista desta situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - órgão máximo do sistema representativo agropecuário do qual o Sindicato é integrante -, procedeu questionamento junto à Procuradoria do Ministério de Meio Ambiente por meio da Advocacia Geral da União, vindo a obter parecer no sentido de que a autarquia federal deveria respeitar a legislação ambiental do Estado da Bahia. Ocorre que o respectivo entendimento foi objeto de Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público da União, obtendo decisão em caráter liminar, que o desvincula de tal entendimento. E, por fim, recentemente o novo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, expediu ato suspendendo os efeitos do referido parecer pelo prazo de 60 dias.

Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, essa situação impôs aos produtores rurais, um impasse e uma dificuldade. “Dessa forma, os agricultores estão sendo forçados a cumprir uma obrigação juridicamente impossível, qual seja, apresentar licença ambiental enquanto o órgão ambiental estadual, responsável por licenciar, expede-se o ato administrativo denominado de inexigibilidade de licenciamento ambiental”, disse a presidente.
  
Em resposta à solicitação do Sindicato, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, comprometeu-se em estudar uma solução para o problema relatado, a fim de oferecer mais segurança ao meio agropecuário na questão ambiental e assegurar a continuidade da atividade agrícola na região. O Sindicato esteve representado também pelos membros do conselho fiscal, Cícero Teixeira e Irineu Viccini, pelo conselheiro jurídico, Régis Ferreira, pelo gerente administrativo, Ronei Pereira e pelo produtor rural, Osvaldo Peteck.   

Fonte: Ascom Sindicato Rural de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
A Polícia Militar, CIPE Cerrado e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizaram na manhã desta quarta-feira, 27, no Quatro Estações Espaço e Eventos, a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O programa, que tem caráter social preventivo, contemplou alunos das escolas Ivo Hering, Hermínio Brandão e Marlei Terezinha Preto.  
  
A iniciativa é uma versão brasileira do programa norte-americano DARE (Drug Abuse Resistence Education), instituído pelo departamento de polícia de Los Angeles, em 1983, que se expandiu para vários países. No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992 e, na Bahia, em 2003.

O projeto envolve palestras feitas pela Polícia Militar para alunos do 5º ano do ensino fundamental, tendo como objetivos: prevenir a violência e o uso de drogas por crianças e adolescentes; propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar no assunto do uso de drogas pelas crianças; reduzir problemas sociais; consolidar a imagem do policial militar como referência positiva e reforçar a autoestima das crianças, como preventivo ao consumo de drogas. 

Para o prefeito Humberto Santa Cruz, programas como o PROERD são dignos de aplausos. “Precisamos incentivar cada vez mais programas como este, principalmente quando queremos uma sociedade mais digna e livre da violência e das drogas”, observou.

 Participaram da cerimônia o Coronel PM Paulo Salomão comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO); Major PM Jailson Santos Amâncio, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado); Major João Antônio Pessoa Silva Neto, comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM); o Juiz de Direito, Claudemir da Silva Pereira; as secretárias de Educação, Marli Cenci, Cultura e Turismo, Jacyra Gomes Neto e Saúde, Fernanda Fischer; a chefe de gabinete, Rosa Maria Sthalke; a Soldado PM Ivanna Cordeiro Rezende, educadora social do PROERD, Ulisses Moreira Neto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG-LEM) e os vereadores Jarbas Rocha e Deusdete Petronilo.
Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
27
Jul / 2016

Motivacional!

Fonte: YouTube

As buscas pelo piloto da Marinha que se ejetou de uma aeronave e caiu no mar da Região dos Lagos do Rio continuam na manhã desta quarta-feira (27) com o apoio do Corpo de Bombeiros. A identidade do piloto ainda não foi divulgada pela corporação.

A Marinha informou que o acidente com o avião caça, modelo AF-1B, foi motivado pelo choque entre dois aviões caças da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, durante treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a cerca de 100 quilômetros do litoral de Saquarema, também na Região dos Lagos.

De acordo com nova nota distribuída pela Marinha, durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para realização de um novo ataque, houve a colisão entre as duas aeronaves, “com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar”.

Em princípio, a Marinha tinha informado que um avião caça tinha caído no mar nas proximidades de Saquarema, obrigando o piloto a se ejetar da cabine quando retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas.

No momento, estão sendo realizadas operações de busca e salvamento com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar com segurança na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A construção da Base Avançada do Graer – Grupo Aéreo da Polícia Militar –, em Barreiras, está a todo vapor. A constatação foi feita por uma Comissão Especial da Polícia Militar, formada pelo coronéis-PM Lázaro e Salamão e pelos majores Amâncio, da Cipe Cerrado, e Wartman, da PRE, que visitou recentemente o local. O grupo saiu satisfeito ao ver que as obras seguem em ritmo acelerado, cujas fundações já foram 100% concluídas. A visita foi guiada pela assessora da presidência da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Rosi Cerrato.

Com o objetivo de realizar o patrulhamento urbano, rural, ambiental e de fronteiras, além de promover ações de inteligência em todo o oeste baiano, a nova base do Graer está sendo construída com recursos do Programa para o Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro), em parceria com a Aiba e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Orçada em aproximadamente R$ 4,3 milhões, a base está inserida em uma área de 1.483m² e dispõe de um hangar de 322m² para abrigo de aeronaves, sala de apoio à manutenção das aeronaves, administração, sala de capacitação, alojamento, refeitório, sala de ginástica, entre outros espaços.

Fonte: ASCOM AIBA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Um policial federal foi vítima de assalto quando chegava ao Rio de Janeiro para trabalhar na Olimpíada. O agente é lotado no Maranhão e foi cedido para acompanhar o evento de grande porte na capital fluminense. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, os assaltantes levaram uma Glock 9 mm, o relógio e o celular do policial. O crime ocorreu em uma rua que fica a 500 metros da sede da Secretaria de Segurança.

Fonte: Agência Brasil

A Secretaria estadual da Administração (Saeb), através de sua Corregedoria Geral (CGR), investiga irregularidades no afastamento de 108 servidores públicos de suas atividades.

A segunda fase da Operação Licença Médica, que será deflagrada nesta terça-feira (26), apura casos de trabalhadores que atuavam em atividades remuneradas enquanto estavam em licença médica no Estado. Entre os casos mais graves está o de uma professora que apresentou oito atestados médicos consecutivos e ficou em licença por 450 dias.

Nesse período, ela atuou em uma escola da rede privada de Salvador. “A conduta é expressamente proibida por lei. Eles apresentavam atestados e relatórios médicos alegando doenças de diagnósticos subjetivos, a exemplo das patologias de ordem psicológica”, salienta o corregedor-geral do Estado, Luís Henrique Brandão. A primeira fase da Operação Licença Médica identificou 145 servidores irregulares.

Fonte: GovBA

O número de acidentes nos trechos de rodovias federais que passam pela Bahia caiu 11,8% ao longo do primeiro semestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, aconteceram 2.611 acidentes. Deste total 607 foram graves e causaram 291 mortes. A PRF contabiliza os acidentes que contaram com atendimento da equipe. Nos acidentes que tiveram vítimas fatais, a principal causa foi falta de atenção (22,40%), seguida de velocidade incompatível (10,87%), ultrapassagens indevidas (8,90%) e ingestão de álcool (6,59%).

Fonte: GovBA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu o preço da vacina contra a dengue autorizada no Brasil. O imunizante, produzido pela empresa Sanofi, deverá custar entre R$ 132,76 e R$ 138,53. Os valores foram divulgados nesta segunda-feira, 25, pela agência. A vacina da Sanofi, chamada de Dengvaxia, é a única com registro na Anvisa até o momento.

O tratamento nesse caso inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas. Outros imunizantes estão sendo produzidos contra a doença - entre eles a vacina do Instituto Butantã, que iniciou testes com voluntários em junho deste ano.

O Estado do Paraná vai dar início nesta terça-feira, 26, a uma campanha de vacinação contra a dengue com a vacina da Sanofi. O número de doses não foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A campanha terá início às 16 horas, na área portuária, em Paranaguá (PR), considerada uma das regiões mais afetadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Até o final de junho, o Estado registrava 52.237 casos e 61 mortes. A doença já atingiu 319, dos 399 municípios paranaenses. Este número pode superar o recorde de 2012-2013, quando 54.176 pessoas foram infectadas.

Fonte: Bahia Notícias

Um jacaré foi encontrado em uma das praias de Prado, no extremo sul baiano, nesta segunda-feira (25). O local, Praia do Coqueiral, é um dos pontos turísticos da cidade e um dos locais mais procurados por banhistas.

Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal pode ter saído do Rio Jucuruçu, já que a foz é próxima à praia.  Ao G1, a analista do ICMBio Flávia Morais informou que o jacaré não passou por avaliação dos técnicos do instituto por conta de o animal estava estressado e acabou fugindo em direção à água do mar.

Conforme o Prado Notícias, acredita-se que o animal seja filhote da espécie papo amarelo, comum na região. Não houve registro de ataque a banhista.

Fonte: Prado Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |