Blog Santo Antônio
Notícias

 

Garantir a Bahia o status de zona livre de Febre Aftosa, para isso começou ontem (01) e segue até 31 de maio a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em todo o Estado da Bahia. Bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser vacinados e declarados nesta etapa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas, representando 96% de taxa de vacinação do rebanho. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a ADAB pela internet (www.adab.ba.gov.br) ou nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado. 

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB. A Bahia possui 21 anos livre da Febre Aftosa e busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa concedido ao Estado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo. Com esse status, o objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre de Febre Aftosa, sem vacinação, à partir do ano de 2021. Este é o compromisso junto com o produtor, buscando a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose. O produtor deverá declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

Ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários.

 

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, “a enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico”, enfatizou. As consequências do alastramento de uma enfermidade como a Febre Aftosa em um país é calculado em bilhões de dólares por ano.

Declaração via web

Inserindo o login e senha, o produtor terá acesso à tela da declaração, onde irá gravar a evolução do rebanho, informar os nascimentos e mortes, e declarar o rebanho existente e vacinado. Além disso, o sistema permite consultas à Ficha Sanitária e a emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA, desde que o produtor cadastre antes, junto ao Escritório da ADAB, um valor pré-pago para emissão da GTA.

O produtor que ainda não dispuser da senha de acesso ao sistema, deve se dirigir a um dos Escritórios da ADAB, munido do Documento de Identidade e CPF; comprovante de residência; e documento que comprove a titularidade da propriedade; conforme estabelecido na Portaria ADAB N° 115/2014. No caso de arrendatário, apresentar o Contrato de Arrendamento, Aluguel de Pasto, Comodato ou Parceria. 

Mais informações estão disponíveis no tutorial online existente na parte superior da própria tela de vacinação ou entrando em contato com a equipe de suporte do Sistema, pelos números (71) 3116-7861/7824/8427.

Fonte: Ascom ADAB

Fonte: Publicidade



A Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, inicia nesta semana o fornecimento de insulinas para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Os primeiros lotes do medicamento, usado para controle da Diabetes, devem chegar aos postos de saúde nos próximos dias. O procedimento marca a primeira etapa do processo de transferência de tecnologia que vai tornar o Brasil um dos poucos países a dominar o processo de fabricação de insulina, um dos medicamentos mais utilizados no mundo – e considerado estratégico pelo Ministério da Saúde.

A compra do medicamento, por parte do ministério, foi publicada no dia 16 deste mês, no Diário Oficial da União, concretizando a redistribuição dos projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para produção de insulina no País, que havia sido definida por meio da Portaria número 551, publicada no DOU em 21 de fevereiro de 2017. Pelo documento, a Bahiafarma passa a ser responsável pelo abastecimento de 50% da demanda de insulinas do ministério, fornecendo para o SUS as insulinas de maior uso - a Regular (R) e a de ação prolongada, NPH.



Para a produção das insulinas, a Bahiafarma tem como parceiro tecnológico o laboratório ucraniano Indar, dentro do regime de PDPs. “É uma empresa que atua exclusivamente em pesquisa e produção de insulinas há mais de 15 anos e é reconhecida por utilizar tecnologias inovadoras, além de realizar operações em diversos países”, ressalta o diretor presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

A PDP entre Bahiafarma e Indar prevê a instalação da fábrica de insulinas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Uma fábrica de insulinas é uma unidade de alta tecnologia, que poucos laboratórios detêm, e estamos dando todos os passos para atingir a excelência na instalação desta unidade”, afirma o executivo, enfatizando que “a Indar tem todo o know-how para auxiliar-nos neste processo, que vai resultar na mudança de patamar da indústria farmacêutica no Norte-Nordeste brasileiro, com atração e formação de mão de obra altamente qualificada”.

Fábrica - O protocolo para a instalação da fábrica na Bahia foi assinada entre o governador Rui Costa, a presidente da Indar, Liubov Viktoriyna Vyshnevska, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e Ronaldo Dias, em agosto do ano passado. “É um acordo bom para a saúde dos brasileiros e bom para a economia brasileira”, disse Rui, à época. “Com a fábrica, o Ministério da Saúde passa a fazer a aquisição [da insulina] por um preço muito menor, facilitando assim o acesso a esse medicamento para milhares de portadores de Diabetes.”

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros diagnosticados com Diabetes cresceu 61,8% entre 2006 e 2016, passando de 5,5% para 8,9% da população. Somente os portadores de Diabetes tipo 1, dependentes regulares de insulina, são mais de 600 mil brasileiros.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no mundo, cerca de 10% dos adultos têm a doença. “A construção dessa fábrica fará história na saúde pública do Brasil”, avalia o secretário Fábio Vilas-Boas, ressaltando a possibilidade de ampliação do acesso à insulina pelo povo brasileiro.

Para Ronaldo Dias, a parceria internacional “concretiza a política do governador Rui Costa de promover a industrialização do Estado”, e amplia, ainda mais, a oportunidade de produtos que podem ser acessados pelo SUS. A previsão é que a planta industrial comece a operar em 40 meses. “Além disso, a unidade produtiva vai poder dar segurança de fornecimento e estabilidade de preços das insulinas ao sistema”.

Segurança - A maior estabilidade de preços futuros e a segurança no abastecimento são considerados fatores estratégicos para o esforço público brasileiro de adquirir a tecnologia para a produção própria de insulinas, por meio das PDPs. “Como um dos maiores mercados consumidores do medicamento no mundo, o Brasil não pode ficar dependente do fornecimento internacional – nem pode ficar exposto às variações de preços praticados pelos grandes controladores globais da produção de insulina”, pondera Dias.

As PDPs promovidas no Brasil pelo Ministério da Saúde baseiam-se em projetos nos quais foram avaliados, prioritariamente, a qualidade da insulina produzida, a capacidade de atender a demanda do SUS pelo medicamento e os processos de transferência de tecnologia. No caso da parceria entre Indar e Bahiafarma, o projeto deriva da parceria entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Indar, iniciada em meados da década de 2000, na qual tanto a qualidade do produto quanto a logística de entrega já foram comprovadas após dez anos de fornecimento contínuo de insulina pelo laboratório ucraniano ao SUS.



Além disso, durante o período, a Indar cumpriu todos os requisitos regulatórios vigentes no Brasil, a exemplo das renovações regulares tanto do certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) quanto dos registros de produto. Os documentos são emitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é mundialmente reconhecida pelos altos padrões regulatórios adotados. A Indar também conta com reconhecimento internacional de suas atividades, exportando seus produtos para mais de 15 países.

“A redistribuição das PDPs de insulina e a consequente construção de uma fábrica do medicamento no Nordeste brasileiro também representam um marco para a saúde pública do Brasil, por incorporar ao sistema fábricas de altíssima tecnologia, dominada por poucos países, e pelo potencial de reconfigurar o Complexo Industrial da Saúde do Brasil, ao incentivar a descentralização produtiva de medicamentos e insumos para a saúde”, explica Ronaldo Dias.

A planta de fabricação de insulinas da Bahiafarma passará a ser a primeira unidade de produção de imunobiológicos no Nordeste, levando tecnologia e desenvolvimento para uma região historicamente negligenciada pelas indústrias do setor e fomentando tanto a formação de mão de obra altamente qualificada quanto a atração de outras empresas da cadeia produtiva de insumos para a saúde. A fábrica marcará também a reentrada do Brasil no rol de países produtores de insulina, o único do Hemisfério Sul.

Fonte: Ascom/Bahiafarma

 

AJUDANTE GERAL (PCD)
Exclusiva para Pessoas com Deficiência
Ensino fundamental completo
Não exige experiência
01 VAGA

TÉCNICO DE INFORMÁTICA
Formação técnica na área
Experiência na função
CNH AB
01 VAGA

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
01 VAGA

JARDINEIRO
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Não exige escolaridade
Experiência na função
01 VAGA

MECÂNICO DE CAMINHÕES
Ensino fundamental incompleto
Experiência em solda
01 VAGA

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Ensino fundamental incompleto
Experiência na função
CNH AB ou AD
02 VAGAS

AUXILIAR DE MECÂNICO
Ensino fundamental incompleto
Experiência em pintura automotiva
01 VAGA

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO
Formação em RH, Administração, Psicologia ou áreas afins
Experiência na função
01 VAGA

TÉCNICO ELETRICISTA
Ensino médio completo
Experiência na função
CNH AB
01 VAGA

ANALISTA DE LOGÍSTICA
Desejável formação superior na área
Experiência na função
01 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio completo
Experiência na função
01 VAGA

ANALISTA FINANCEIRO
Formação superior em Administração ou Ciências Contábeis
Experiência na função
01 VAGA

Os interessados deverão se dirigir à unidade do SINEBAHIA, localizada na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Avenida Barreiras, nº 795, Centro – Luís Eduardo Magalhães, munidos de CARTEIRA DE TRABALHO, RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, para realização do cadastro.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM















O feriado de Tiradentes, 21, foi de muito trabalho no Conjunto Habitacional São Francisco. A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo reuniu colaboradores, voluntários e moradores para realizarem juntos a recuperação de dois Centros de Convivência que foram depredados e estavam sem condições de funcionamento.

O esforço conjunto em mutirão promoveu a reposição de portas, janelas, pias, toda restruturação dos banheiros feminino e masculino, telhado, pintura e uma nova caixa d´água, uma vez que os equipamentos existentes sofreram danificações ou foram subtraídos dos Centros. Segundo a secretária de assistência social, o espaço é propício para o desenvolvimento de atividades sociais, incluindo atendimento de assistência social, reuniões, palestras e outras atividades solicitadas pela comunidade, como também atividades esportivas.

“Hoje foi um dia importante, contamos com a participação dos moradores no mutirão para reestruturar esses dois Centros de Convivência que estavam inutilizados. O anseio dos moradores é que o local voltasse a funcionar para as atividades sociais, e esperamos contar com a colaboração de todos para manter o espaço limpo e conservado. Tenho certeza que aqui beneficiará não somente os adultos quando for necessário, como também as atividades esportivas realizadas com as crianças e jovens”, disse Karlúcia Macêdo.

O professor de Capoeira do bairro, Marcelo Oliveira, conhecido como Professor Ninja, tirou o sábado para colocar a mão na massa. Pedreiro nos momentos oportunos, ele ajudou a trocar janelas e portas.

“Essa reforma era muito esperada, sempre busquei autorização para trabalhar com a capoeira nesse espaço com mais de 70 crianças. E esse local reformado irá com certeza, contribuir no desenvolvimento desse esporte em um local mais seguro, limpo e coberto”, disse satisfeito o professor.

No Conjunto Habitacional São Francisco além da Capoeira, crianças e jovens também praticam o Jiu-Jitsu através do trabalho voluntário do professor Wylk Leandro. Ele trabalha com 53 crianças entre quatro e quinze anos, e garante que o Centro agora reformado, dará mais segurança a todos.

“Hoje o tema da nossa atividade foi sobre a valorização do patrimônio público. Essas novas condições realizada através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, beneficiará bastante aos alunos e todos aqueles que precisam do espaço no desenvolvimento dos trabalhos sociais. Praticar atividades esportivas no sol não é confortável, nesse novo espaço teremos mais conforto e comodidade”, ressaltou.

Fonte: Dircom

Fonte: Publicidade











A abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e H1N1 teve início em Barreiras nesta segunda-feira, 23, no Abrigo dos Idosos, bairro Vila Dulce. Cerca de 38 idosos e 10 cuidadores tomaram a vacina que protege contra dois subtipos da Influenza A – H1N1 e H3N3, e um subtipo da Influenza B.

Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização, a meta é vacinar pelo menos 90% das pessoas a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, funcionários de presídios e presidiários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores da rede pública e privada e a população indígena.

“Temos uma meta de vacinar 36.800 pessoas, para serem protegidas contra o vírus da Influenza, em Barreiras. O Ministério da Saúde elencou a população de maior risco que possa contrair o vírus, dessa forma todas as 25 salas de vacina estão abastecidas para mais uma campanha”, explicou Isabel dos Apóstolos.

Trazendo como principal objetivo reduzir internações hospitalares, complicações e mortes causadas por infecções respiratórias, a Campanha se estenderá até o dia 30 de maio, tendo como Dia “D”, Dia de Mobilização Nacional, 12 de maio.

Francisco Barros tem 67 anos e não ficou com medo de receber a dose da vacina. “Todos os anos participo dessa campanha, estou cuidando da saúde e quero ficar livre da gripe”, disse.

Fonte: Dircom Barreiras

O Programa AGTER – Terra Livre faz as suas primeiras ações  de campo. Nessa quarta (18), realizou nas micro comunidades de Barroca, Juá, Caroá, Riacho, Baixa Preta e Jatobá, todas localizadas no distrito de Jupaguá em Cotegipe, os primeiros cadastramentos de pequenos produtores rurais. É o primeiro passo no processo de regularização fundiária e ambiental de mais de 2.000 famílias no Oeste da Bahia. Manoel Alves de Oliveira, da fazenda Samaritana foi o cadastro no 01 do projeto  e dona Renilde Valeriano a primeira produtora cadastrada. Os trabalhos começaram por  Cotegipe, onde 200 famílias serão beneficiadas.



Também serão atendidos, nessa primeira etapa, Barra, Muquém do São Francisco e Buritirama. Termosires Neto, prefeito de Formosa do Rio Preto e presidente do Consórcio Intermunicipal do Oeste – CONSID, anunciou uma nova etapa do projeto com a inclusão de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, “É muito bom poder anunciar a inclusão de mais famílias nesse projeto tão importante para o Oeste da Bahia. Permitiremos a milhares de famílias o acesso ao credito bancário, e assim impulsionaremos a economia regional”.

Fonte: ASCOM/UMOB

 

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, lança na próxima segunda-feira (23), na Escola Angelo Bosa, a 5ª Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase. A iniciativa é voltada para estudantes de cinco a 14 anos da rede municipal de ensino das áreas urbana e rural.

O lançamento da Campanha Nacional na Escola Angelo Bosa vai acontecer às 9 horas. A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, acontece em parceria com os municípios e prossegue até o dia 30 de maio em todo o país.

A expectativa da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde é de que ao menos 13 mil estudantes da rede municipal sejam atingidos pela campanha. A finalidade é a busca ativa de casos novos de hanseníase em menores de 15 anos, utilizando o método espelho e a quimioprofilaxia para as verminoses com o tratamento com Albendazol.

Apesar do nome científico complicado, a geo-helmintíase é a ocorrência e a proliferação de bicho-de-pé, lombrigas e correlatos, conforme a região sem condições adequadas de higiene e infraestruturas adequadas para sua erradicação.

A campanha nacional envolve também o tratamento de Tracoma, uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada a tempo e adequadamente, pode prejudicar a visão e causar cegueira.

No entanto, a diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Arisleide Bispo de Souza, explicou que o município de Luís Eduardo Magalhães “não é endêmico para a doença e, por isso, não há necessidade para envolver o Tracoma na campanha local”.

A proposta do tratamento dos escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para a redução da carga parasitaria e de suas consequências.


A campanha será realizada por profissionais das unidades básicas envolvendo enfermeiros, agentes comunitários de saúde e também profissionais da Educação municipal.

A diretora de Vigilância em Saúde, disse ainda que as campanhas contra doenças são imprescindíveis para estimular a população a buscar esclarecimentos sobre formas de contagio e preconceitos. “Além disso, o tratamento oferecido pela rede municipal é gratuito”, finalizou Arisleide.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Depois da Audiência Pública realizada na segunda-feira (16), os vereadores fizeram uma reunião interna para discutir os pontos levantados tanto pelo público quanto pelos representantes da Comissão que representou a sociedade civil durante a revisão do Código Tributário. A Câmara também recebeu de outro grupo, denominado de Nova Ordem, formado por empresários e comerciantes, um relatório com estudos das tabelas.

O encontro já estava previsto no cronograma de análise do Código Tributário e serviu para traçar novos encaminhamentos referentes à matéria. O projeto 002/2018 está tramitando na Casa desde o dia 28 de março. Além do presidente Gilson Rodrigues, participaram da reunião os vereadores, Cezar da Vila, Marcos Reis, Nereu, Otoniel Teixeira, João Felipe – Relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e Eurico Queiroz Filho – Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização.

Os vereadores fizeram uma avaliação positiva da Audiência Pública. O diálogo aberto entre o Legislativo, público, prefeitura e representantes da sociedade, possibilitou um grande avanço no andamento dos trabalhos. Ficou decidido que depois da conclusão dos estudos, as Comissões vão dar os pareceres e serão estabelecidos prazos para que sejam apresentadas Emendas ao projeto.

Fonte: Ascom Câmara

Na última quinta-feira, 19, no auditório do Colégio Estadual Nemisia Ribeiro Santos, o prefeito Lelei Barreto, o Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Natalito Ribeiro, o Secretário da Saúde, Edilton Tita, o Coordenador do Esporte, Dumingos Rodrigues, o técnico da Seleção, Edivaldo (Chito), os Vereadores Cristiane Barbosa, Sodré O Amigão Sodré, Alcemir Alves Torres Cemir, o Diretor da Diurb, Marilton Queiroz e demais lideranças do governo municipal, participaram do ato de entrega do uniforme da Seleção Morparaense, que volta a participar da COPA DO OESTE.

Mais uma vez o prefeito Lelei e sua equipe coloca Morpará no cenário do esporte regional. A última participação do município na competição, ocorreu justamente no 1° governo de Lelei, a 9 anos.

Fonte: Ascom Morpará

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a Operação Deméter (deus grega da agricultura e colheita) na última sexta-feira (20). A operação busca combater o uso ilegal de agrotóxicos por produtores rurais e empresas de aviação agrícola. 

De acordo com a entidade, foram 7,7 mil litros de produtos com validade vencida apreendidas em propriedades rurais do Oeste baiano. Manter agrotóxicos em depósito é crime ambiental, sujeito a multa de R$ 500 a R$ 2 milhões, de acordo com o Ibama.

Os agentes também embargaram ou suspenderam atividades em 22 aeródromos, que são espaços utilizados por aviões de pequeno porte que realizam pulverização de agrotóxico nas lavouras; além de dois postos de abastecimento que funcionavam sem licença ambiental ou sem as exigências necessárias e uma aeronave, que operava sem pátio de descontaminação, que são obrigatórios.

No total, foram 12 notificações que exigem a comprovação e destinação ambiental adequada dos agrotóxicos mantidos em deposito pelas empresas vistoriadas.

Fonte: BH Notícias

Começa hoje (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Dia D

O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A previsão é de que nessa data estejam abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou o ministério.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Fonte: Agência Brasil

 

Com 100% de aproveitamento, a seleção brasileira venceu a Copa América de Futebol Feminino no Chile, a sétima conquista da competição.

Em partida realizada na noite desse domingo (22), as meninas do Brasil não tiveram dificuldade para vencer as colombianas por 3 x 0 no Estádio La Portada, em La Serena, com dois gols de Mônica e um de Formiga.

O resultado garantiu também ao Brasil vagas nas Olimpíada de 2020, no Japão, e na Copa do Mundo 2019, na França.

Para o treinador Oswaldo Alvarez, conhecido como Vadão, a fase preparatória foi essencial para o desempenho da seleção na Copa América, com sete vitórias em sete jogos, 31 gols marcados e apenas dois sofridos.

“Das 22 jogadoras que estão aqui conosco, 11 participaram dos três meses de trabalho na Granja Comary, em Teresópolis, quatro estiveram grande parte do tempo, e claro, as que atuam fora do Brasil se apresentaram nas datas da Fifa (datas em que a Federação Internacional de Futebol define para a realização de jogos preparatórios), disse Vadão.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou nessa terça-feira (17) no município baiano de Seabra, mais dois veículos de carga e apreenderam um com restrição judicial. Os flagrantes ocorreram durante operação na BR 242, no entre os KMS 386 e 389 da rodovia.

Por volta das 14h30, foi abordado um caminhão VW/24250 conduzido por um homem de 49 anos. No veículo foram encontradas diversas adulterações feitas com instrumentos abrasivos e posterior remarcação. Após trabalho de identificação, os dados originais foram encontrados e, de acordo com consultas no banco de dados, se tratava de um veículo de carga roubado em maio do ano passado em Salvador/BA. O condutor informou aos policiais que havia comprado o caminhão em 2017 em Seabra/BA.

Mais tarde, por volta das 19h, um outro veículo de carga foi recuperado em situação semelhante à anterior. Os dados originais também estavam adulterados e a equipe policial precisou realizar trabalho de identificação dos dados originais. Nesse caso, o veículo fora roubado em outubro de 2013 na cidade de Embu/SP. O condutor informou que o caminhão pertencia a seu genro que o adquiriu de uma revendedora de veículos em Seabra/BA.

Durante as fiscalizações, ainda foi apreendido, por volta das 16h, um outro caminhão, VW/15180, que apresentava adulterações nos elementos identificadores. Nesse, foi encontrada restrição judicial.

Salienta-se que nas três ocorrências eram utilizadas, nos caminhões, placas "clonadas" de outros veículos semelhantes com a finalidade de tentar escapar das fiscalizações.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Seabra/BA

Fonte: PEF/BA

Fonte: Ascom Sebrae
A Fiscalização Preventiva Integrada – FPI São Francisco, iniciou, nesta quarta-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Santa Maria (BA), uma operação de resgate para tentar salvar milhões de peixes da Lagoa do Marufo. No local, foram encontradas várias espécies, como, piaba, traíra, matrinchã, cascudo, acari, entre outros.
 
Esta localidade fica alagada quando há um volume grande de chuva, mas, na estiagem, torna-se bastante assoreada, provocando a morte de peixes que tentam retornar pelo canal natural do rio e não conseguem.
 
O analista ambiental e engenheiro de pesca do IBAMA, Vanderlei Pinheiro, analisou a situação e colocou em prática uma operação para reabrir e aprofundar um canal onde os peixes poderiam se deslocar da lagoa até a margem do Rio Corrente. Para isso, foi solicitada uma máquina de escavação, além de ter havido a cooperação de funcionários da prefeitura de Santa Maria da Vitória, que realizaram o trabalho manual.
 
O presidente da Colônia de Pescadores Z100, Davison Cordeiro Leão, ressaltou a importância desta operação além de relatar outros casos similares: “Isto que está acontecendo aqui, acontece em outras lagoas também. Já identificamos outras situações bem parecidas como esta”, afirmou ele. Para o pescador, a operação de salvamento poderia ser seguida como exemplo para outros locais que estão passando por estas mesmas dificuldades.
A ação durou o dia todo, até que fosse concluída a escavação do canal que interligava a Lagoa do Marufo a uma outra e posteriormente ao Rio Corrente. Na finalização do trabalho, todos comemoraram o êxito da operação. Era visível a alegria de ver diversas espécies de peixes seguindo para um lugar mais seguro, com mais chances de viver e procriar. 
 
 
 
 
A FPI é coordenada pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e em conjunto com órgãos estaduais e federais. São eles: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Peixe Vivo, Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), Fundação Nacional do Índio (Funai), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência Nacional de Mineração (ANM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), Marinha do Brasil, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: ASCOM FPI

Começa nesta quinta, 19 e vai até o próximo domingo, 22, a 31ª Vaquejada do parque Baixa Verde no distrito de Missão do Aricobé. A festa tradicional do município, mais uma vez, contará com apoio da Prefeitura de Angical. Para garantir um acesso mais fácil, seguro e rápido, várias intervenções estão sendo realizadas nas estradas que dão aceso ao parque.



Além das melhoria nas vias, a Prefeitura dará apoio na estrutura do parque, com os serviços de iluminação, limpeza da área e coleta de lixo. O Prefeito Gilsão, comentou sobre o apoio cedido a festa.



"O apoio que estamos dando ao evento, e dentro das nossas possibilidades. Não temos condições de ajudarmos financeiramente com a festa, uma das vaquejadas mais tradicionais da Bahia. Mas, estamos realizando as intervenções nas estradas que dão acesso ao parque. E esses serviços, não vão beneficiar somente o púbico que vai a vaquejada, mas todos os moradores daquela região, disse o Prefeito.



Além dos trabalhos realizados com as maquinas do município. O Prefeito Gilsão, solicitou ao consorcio de infraestrutura da UMOB, a roçagem e a operação tapa-buraco, na BA 465, que liga Angical ao distrito de Missão, os trabalhos foram iniciados nesta quarta-feira, 18.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de Angical
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |