Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã de ontem, terça-feira, 27, a SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), apresentou três novos investimentos no Setor Industrial de LEM.

O vice-governador do estado, João Leão, recebeu os empresários responsáveis pelo investimentos e assegurou apoio nos empreendimentos. Juntas, as três empresas vão investir 71 milhões de reais, e gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. Os deputados estadual e federal, Antonio Henrique Junior e Cacá Leão foram fundamentais na atração desses investimentos.

O diretor regional da SUDIC, Valdecir Schlosser, responsável por gerenciar o Setor Industrial foi o elo entre os empresários e o governo do estado.



O Vereador Nei Vilares esteve com os representantes e falou da importância das empresas para Luís Eduardo Magalhães: “Luís Eduardo Magalhães precisa retomar o caminho do emprego, da geração de emprego e renda. Serão 400 empregos, isso significa 400 famílias trabalhando, dando dignidade as suas famílias, colocando o pão na mesa. Particularmente agradeço ao deputado estadual Antonio Henrique Jr. Que nos atende sempre que precisamos e nos ajuda a fazer essa política pública, que gera emprego e renda, isso é o mais importante; Toinho foi fundamental na atração desses investimentos, sem contar que o ótimo trabalho que desempenha o diretor regional da SUDIC, o meu amigo Valdecir Schlosser”.

Fonte: Nei Vilares









Após várias reivindicações do Prefeito Gilsão, junto a Secretaria de Infraestrutura do estado e ao Consorcio Intermunicipal do Oeste, a BA 447 que liga Angical/Barreiras, começou a receber intervenções nesta quarta-feira, 28.

Nesta terça, 27, o Prefeito Gilsão, participou de uma reunião na UMOB (União dos Municípios do Oeste Baiano), entidade que rege os trabalhos do consórcio, na oportunidade, o gesto reforçou o pedido para as melhorias na rodovia. Serão realizados neste primeiro momento, a roçagem de placas e as margens da via e em seguida o trabalho de tapa buraco.

Nesta manhã, o Prefeito esteve acompanhou o início dos trabalhos, ao lado do vereador Dario Coité e Noel Ramos. Essas ações, acontecem após as reivindicações na SEINFRA e a visita técnica do engenheiro civil da pasta, Edimar Almeida, que na ultima semana esteve em Angical, realizando medições da avenida Marcio Cardoso, para pavimentação asfáltica. Após as intervenções na BA 447, os trabalho serão direcionados para a BA 465, que liga Angical/Missão do Aricobé.

 

Fonte: ASCOM Angical

“Entrar hoje, nesta escola nos orgulha e dá alegria. Antes eu entrava e me sentia triste e desmotivada, porque ela estava muito deteriorada e não conseguíamos interagir com o professor, não tinha janela e nem porta em nossa sala. Agora, temos uma escola digna, que faz a gente se sentir respeitado e valorizado. Agradecemos ao prefeito Zito Barbosa e toda equipe da Secretaria de Educação por terem olhado com carinho para o Colégio Padre Vieira”, disse com a fala carregada de orgulho e gratidão, a estudante Norma Dias do 7º ano do Colégio Padre Vieira, uma das duas escolas da rede de ensino em Barreiras, entregue pelo prefeito Zito Barbosa na tarde desta terça-feira, 27.

O prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira dama do município e secretária de saúde Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, da secretária Cátia Alencar (educação), do deputado estadual Pablo Barrozo, do presidente da Câmara Gilson Rodrigues, demais secretários de governo, vereadores, professores, e lideranças comunitárias da região. Cumpriu agenda administrativa, para entregar mais duas escolas a população de Barreiras. Nos eventos que reuniram a sociedade e a comunidade escolar, foram entregues o Colégio Municipal Padre Vieira no centro, e a Escola Municipal de 1º grau Prof. José Agostinho Porto, localizada no povoado da Baraúna.

A primeira entrega da tarde, aconteceu no Padre Vieira que é uma referência escolar com mais de 70 anos. A sede atual do colégio foi construída em 2008, e passou por uma total requalificação com adaptações de acessibilidade nos banheiros, portas e janelas de vidro, troca de forro que melhorou acústica nas salas de aula, novo piso, revestimento na cantina, iluminação interna e externa, renovação do sistema hidráulico e elétrico que agora conta com refletores nas fachadas, dando visibilidade e promovendo mais segurança.

De acordo com a diretora Jehannny Shirley Fernandes o Padre Vieira atende 1.304 alunos distribuídos em 50 turmas nos dois turnos, entre educação infantil, ensino fundamental I e II, além de turmas do EJA.

“Somos uma grande estrutura escolar atendendo muitas crianças e adolescentes. Agora nossos estudantes estão motivados, apreciando uma escola bonita e preparada para proporcionar um ensino de qualidade”, disse a diretora Jehanny.

Baraúna recebe escola reformada

Outro prédio entregue nesta tarde foi no povoado de Baraúna. Moradores e estudantes aguardavam a chegada da comitiva do prefeito Zito à Escola Municipal Prof. José Augustinho Porto que tem mais de 30 anos de história na localidade.

Com a reforma e requalificação da estrutura física da escola as mudanças são visíveis no espaço de ensino aprendizagem tanto na parte externa quanto na parte interna da instituição de ensino. Beneficiando diretamente mais de 400 alunos nos dois turnos, além de professores e servidores que terão mais conforto e dignidade na construção do processo de ensino e aprendizagem.

“É um dia para celebrar e agradecer. Os moradores da Baraúna, pais, estudantes e professores só têm a agradecer o prefeito Zito. Após a reforma quando entro pelo portão me invade um sentimento de felicidade, porque só quem viveu o dia a dia dessa escola sabe o quanto ela estava imprópria, apagada e triste, e agora vivemos uma nova realidade”, enfatizou a diretora Nádia Suely.

Emocionado pelo carinho e homenagens, o prefeito Zito Barbosa em todos os momentos apontou como grande motivador das ações de sua gestão, o desejo e o compromisso de mudar a educação de Barreiras.

“Entregamos mais duas grandes escolas nesta tarde. São mais de 1700 estudantes, que nos abraçaram, agradeceram e receberam uma nova estrutura para aprender e através da educação transformar o seu futuro. Esse é nosso compromisso, nossa meta, é ver Barreiras se desenvolvendo e nossos jovens tendo acesso a uma educação digna. Só estamos começando, ainda temos muito para fazer. E a manifestação de gratidão, que hoje recebemos de diretores, professores e especialmente das nossas crianças, renovam as nossas forças e nos dá a energia necessária para seguir em frete trabalhando cada vez mais para consolidar Barreiras como a Capital do Desenvolvimento”, disse o prefeito Zito Barbosa.

    

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Participaram do encontro, os secretários municipais de administração Lucio Baleeiro, finanças, João Alberto, educação, Anísia Aparecida, vereadores, Dario e Natalino, presidente do sindicato dos servidores municipais, Marcio Ferreira, advogada do sindicato, Lívia Ferreira e vários professores que formam a comissão.

Em pauta, governo, servidores e legisladores, discutiram a situação econômica da área educacional do município. Os repasses federais, gastos na pasta e a carga horarias dos profissionais da educação, foram temas abordados na reunião que durou mais de quatro horas.

A Prefeitura de Angical exibiu aos presentes, um relatório detalhado de todas as receitas e despesas que a educação municipal registrou nos últimos 14 meses. O objetivo do encontro foi buscar um entendimento sobre os questionamentos feitos pela categoria, principalmente quanto à questão da carga horaria, onde se fez necessária a redução de 20hs, para os professores que atuavam em regime de 40hs e pagamento da diferença do decimo terceiro salario e outros benefícios da categoria.

Após muito dialogo, o sindicato, juntamente com a comissão, decidiu que fará um levantamento contábil detalhado e  após a conclusão deste processo, sentará novamente com a gestão, para buscar soluções para as reivindicações da categoria

Fonte: ASCOM Angical

O vice governador do estado da Bahia, João Leão, que responde também pela pasta de planejamento do estado, desembarcou hoje a tarde na cidade de Barreiras. Agora a noite, o vice governador, bate um papo com o presidente do sindicato dos produtores rurais de Barreiras, Moisés Schmidt.

Nesta terça, 27, João Leão, participa do lançamento da Agenda Territorial da Bahia. Que tem como principal objetivo identificar e propôr projetos que melhorem a economia da bacia do Rio Grande. O evento será realizado a partir das 08 hs, no hotel Solar das Mangueiras.

Fonte: SigiVilares






 

A área social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, nos dias 19 e 20 deste mês, uma série de 16 palestras sobre o uso racional da água em nove escolas da rede pública e privada de ensino de Ibotirama, no oeste da Bahia. Foram mobilizados cerca de mil estudantes que participaram das palestras que integraram as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na última quinta-feira (22). Durante a ação socioeducativa, que também integra o “Programa Municipal de Uso Eficiente de Energia e Água Potável”, os estudantes puderam saber mais sobre o processo de produção da água tratada, captada em Ibotirama no rio São Francisco, e que atende cerca de nove mil imóveis.

 

A assistente social da Embasa Geisa Mendes apresentou a palestra “Cuide da Água: Proteja a Vida”, e levou dicas de uso racional da água para os estudantes de ensino fundamental. “Com essa ação, levamos informação direcionada para que os estudantes percebam a importância dos recursos hídricos, principalmente na necessidade de usar racionalmente a água, que sai tratada das torneiras. Existe um custo de energia elétrica, produtos químicos e de pessoal. Portanto, reduzir o consumo pode contribuir para que mais pessoas tenham acesso à água de qualidade”, afirma.

 

Esgotamento sanitário - Na oportunidade, a assistente social apresentou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário que atende atualmente 6,5 mil imóveis com a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos, evitando o lançamento de carga poluidora no rio São Francisco pelos moradores. “Neste caso, alertamos para a importância dos imóveis serem ligados efetivamente à rede coletora de esgoto” , afirma.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Ascom Embasa









Na manhã desta segunda-feira, 26, Barreiras sediou a abertura da Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) com os Conselhos Municipais dos 4 territórios que compreendem o Oeste Baiano. Durante dois dias, 26 e 27, os 14 municípios do território da Bacia do Rio Grande, 11 municípios da Bacia do Rio Corrente, 09 municípios da Bacia do Paramirim e 16 municípios da Bacia do Velho Chico, vão discutir os desafios, organização, controle e plano de ação e aplicação de 2018.

A abertura do encontro, realizada no auditório Dom Ricardo Werberberger no IFBA, contou com a participação de conselheiros e secretários municipais. Compuseram a mesa inicial da reunião o vice presidente do CEAS, Rodrigo Alves; a Secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras, Marilia Machado; o Conselheiro Estadual Mailson Pereira representando os trabalhadores do SUAS; o Conselheiro Estadual Pedro Reis representando os usuários e representantes das Secretarias Estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Planejamento.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo agradeceu a presença dos municípios, exaltando a importância de discutir as políticas públicas, a relação trabalhador e usuários e os desafios da rede SUAS no âmbito municipal.

“Esse encontro, discussão e compartilhamento de informações é um momento muito importante para os trabalhadores e conselheiros municipais. Aqui em Barreiras, estamos em processo de reconstrução e fortalecimento do Conselho Municipal, e com o empenho da presidente Marilia com certeza obteremos bons frutos. Sabemos dos desafios, mas em nossa Secretaria temos como propósito oferecer aos cidadãos um serviço de qualidade, com responsabilidade, clareza e acima de tudo acessibilidade, pensado sempre na humanização no atendimento”, disse a secretária Karlúcia na abertura do evento.

Programação - A programação foi iniciada com o painel “O Sistema Único de Assistência- SUAS” com uma mesa redonda. Em seguida, aconteceram duas oficinas simultâneas abordando temas como: Organização e Funcionamento da Secretaria Executiva dos Conselhos e Orientação para Inscrição de Entidades Socioassistenciais nos CMAS’s. No período da tarde, os conselheiros retornaram para assistirem a apresentação e deliberação do Plano de Ação e Aplicação 2018, a Minuta do Código de Ética do CEAS e informações do Kit Conecta SUAS.

Amanhã, 27, dando continuidade ao cronograma proposto, a parte da manhã será destinada a execução de mais duas oficinas discutindo o “Controle Sociais no SUAS” eBarreiras “Orientação sobre Processo Eleitoral da Sociedade Civil”. Finalizando o encontro com a reunião Ordinária e Descentralizada CEAS e CMAS´s, que discutirá os mecanismos e modelos de mobilização para a participação de usuários, o controle social no Programa Bolsa Família e emendas parlamentares no âmbito da Assistência Social.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

A segunda edição do Páscoa no Parque terá a abertura oficial nesta quarta-feira (28), porém já nesta terça-feira (27), um workshop sobre piscicultura será realizado durante todo o dia, envolvendo produtores de peixe, técnicos e profissionais da área. A partir das 8h até 11h30min, um dia de campo na Propriedade WR (Projeto Barreira Sul), inicia os trabalhos que se estendem à tarde, com um minicurso de filetagem e subprodutos de peixe, na Fazenda Modelo Paulo Mizote, no Projeto Barreiras Norte.

“Consideramos o Páscoa no Parque um evento principalmente de negócios, claro que existe a parte de entretenimento, porém, nosso foco é oferecer capacitação, palestras e informações para nossos mais de 350 piscicultores que estão em franca produção do pescado em nosso município, queremos fortalecer e expandir a atividade”, explica o secretário de agricultura de Barreiras, José Marques.

Durante o dia de campo será oferecida aos participantes uma palestra sobre nutrição e manejo de tanque escavado. Informações sobre licenciamento ambiental, linhas de crédito disponíveis à piscicultura e as formas de controles zootécnicos na atividade. Já no período da tarde, na Fazenda Modelo, será realizado o minicurso de filetagem e subprodutos de peixes, para duas turmas, uma das 14h às 16h e a outra, das 16h às 18h.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Devido à interrupção da energia elétrica na captação e na estação de tratamento, a Embasa informa que o abastecimento está suspenso em toda a sede e nos povoados atendidos de Barreiras na manhã de hoje, sexta-feira (23).  A concessionária de energia prevê que o serviço seja retomado até o final da tarde.  A Embasa recomenda que os moradores utilizem a água reservada nas caixas d´água dos imóveis somente para as atividades mais básicas e sem desperdícios. Para outras informações, a população pode acionar o 0800 0555 195 ou se dirigir a uma loja de atendimento.

Fonte: Ascom Embasa









O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado todos os anos no dia 24 de março e na manhã dessa quinta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde Jardim Ouro Branco, mobiliou pacientes e moradores do bairro para alertar sobre as consequências e o tratamento da Tuberculose.

Segundo a Coordenadora da Unidade, Enfermeira Maira Fernanda, o trabalho foi desenvolvido durante todo mês de março através das visitas domiciliares dos agentes comunitários e finalizado nessa manhã com uma ação conjunta dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB e de toda equipe da unidade.

Mais de 50 pessoas fizeram triagem médica e participaram da palestra sobre a Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.  A doença acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro.

O principal sintoma é uma tosse seca insistente que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.

Em Barreiras atualmente há 28 pacientes em tratamento. Somente esse ano, oito pessoas foram notificadas com Tuberculose. A doença tem cura, o tratamento dura de seis a doze meses e não pode ser interrompida, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas. As pessoas que tiverem suspeitas ou dúvidas sobre a doença podem procurar orientações nas unidades de saúde mais próxima das suas residências.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras









A Escola Municipal da Santa Luzia foi a escolhida para sediar as ações comemorativas ao Dia Mundial da Água. O evento teve início na manhã desta quarta-feira (22), se estendendo durante todo o dia e será encerrado à noite, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades integram a programação da Semana da Água, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Embasa, Universidade Federal do Oeste (UFOB), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).

Além da escola, as atividades socioeducativas - que contemplam palestras educativas sobre o uso consciente dos recursos hídricos, distribuição e plantio de árvores e blitz educativa sobre a importância das ligações de esgotamento domiciliares, - se estendem também, a todo o bairro Santa Luzia. “Escolhemos este bairro como piloto do projeto porque está 100% saneado e agora precisa que os moradores façam a as ligações de esgoto até a rede coletora. A escola também está toda reformada e precisava de árvores, aí juntamos as demandas”, explica o coordenador e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino.

Os alunos do Ensino Fundamental realizaram o plantio de 50 mudas de ipês rosa em toda a extensão da escola, tanto no pátio, quanto na entrada no prédio. Além de assistirem palestras com Ronaldo Ursulino e a assistente social da Embasa, Geisa Mendes sobre a importância de economizar a água, de não jogar o lixo nas ruas e calçadas e de realizar as ligações domiciliares, como parte de um projeto de combate às perdas de água.

Para a diretora de meio ambiente da AIBA, Alessandra Chaves, o ambiente escolar é o local de transformação, daí a importância de estar presente e participando de ações como esta. “A escola é um grande agende transformador e a gente só consegue trabalhar sustentabilidade a longo prazo, então, a escola tem esse dever, de levar as informações para alunos, principalmente do Ensino Fundamental”, que estão em fase de formação de ideias e conceitos”.

Mais eventos - Nesta sexta-feira (23) os eventos têm sequência com uma blitz educativa no bairro Santa Luzia. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente terão o apoio de 25 homens do 4º BEC para percorrer as ruas, abordando os moradores sobre a importância de realizar as ligações domiciliares de esgotamento sanitário.  Já entre os dias 2 a 4 de abril será realizado o Curso de Capacitação para Recuperação de Nascentes ofertado pelas associações ABAPA e AIBA como parte da Parceria Pública Privada (PPP) que visa a recuperação de 25 a 50 nascentes em Barreiras. O evento terá aulas teóricas no auditório da ABAPA e práticas, na nascente na comunidade do Alto da Bela Vista, zona rural de Barreiras. Serão ofertadas 20 vagas com emissão de certificado para os participantes.

Fonte: DIRCOM Prefeitura de Barreiras

Barreiras - O apresentador Zeca Camargo, do programa É de Casa, da Rede Globo, visitou o Oeste da Bahia para conhecer a história do chocolate produzido na região pela família Veloso. O cacau é plantado no sitio Jacarandá, Barreiras Norte, em uma área de quatro hectares desde 2002, pelo produtor Antônio Veloso. O fruto se tornou a base de renda de toda a família, que começou a produzir, com a matéria prima, licor de cacau, brigadeiro, amêndoas de cacau cristalizadas e chocolates, criando a marca “Cacau do Oeste”, empreendimento apoiado desde o início pelo Sebrae.

O chocolate produzido na propriedade é feito pela filha do cacauicultor, Ana Paula, que há quase dez anos vem se qualificando para uma melhor fabricação de chocolates e derivados, utilizando o cacau produzido pelo pai. Ana conta que o Sebrae foi muito importante na construção do empreendimento familiar e que, por meio da instituição, participou de várias capacitações, como o Empretec e consultorias de gestão financeira, além de missões comerciais e feiras.

A empresária destaca o Programa Sebraetec, que criou a marca e desenvolveu as embalagens dos produtos. “As mudanças foram necessárias para que o produto ficasse mais atrativo e apresentasse todas as informações da composição”, pontuou.

Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo Oeste da Bahia, a contribuição da instituição foi importante na capacitação dos produtores e na prospecção de mercados, mas o que faz a diferença é o comportamento empreendedor. “Acreditamos na iniciativa e apoiamos a formatação do negócio. Eles estão de parabéns pela persistência e determinação”, frisou.

O Oeste baiano é conhecido mundialmente como o celeiro de grãos, onde são produzidos soja, milho, algodão e café. Agora, com a divulgação nacional do cacau e chocolates produzidos na região, são abertas novas perspectivas e oportunidades para os empreendedores locais. A marca “Cacau do Oeste”, por exemplo, é uma homenagem à região e divulga mais uma vocação do cerrado da Bahia.

O programa "É de casa" que vai mostrar a história da família Veloso vai ao ar no próximo dia 31 de março, especial Páscoa. Sábado a partir das 9h na Rede Globo de televisão.

Mais informações sobre os programas oferecidos pelo Sebrae podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Centro, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio





Uma vaca deu à luz bezerros gêmeos idênticos em uma fazenda da zona rural do município de Baianópolis, localizado na região oeste da Bahia. O caso é considerado raro por especialistas.

"A ocorrência de nascimento de gêmeos, sendo idênticos ou não, varia na faixa de 0,3% a 0,9% dos nascimentos na espécie bovina. Não é uma coisa comum. É um fato raro. E sendo gêmeos idênticos é mais raro ainda. É apenas 5% desses casos de partos duplos. Então, seria em torno de 1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos", afirma o coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Danilo Gusmão.

O comerciante e produtor rural Dalvino Rocha, proprietário dos animais, contou que os bezerros são cria de uma vaca de quatro anos e de um touro de nove, ambos da raça nelori.

Dalvino afirmou que os bezerros já estão com dois meses e nasceram a saudáveis. A vaca não teve nenhum problema na gestação e está amamentando normalmente.

Ainda segundo o produtor rural, não é a primeira vez que o fenômeno acontece na fazenda. Dalvino já teve, há quatro anos, uma vaca que deu à luz bezerros gêmeos.

"Interessante que eu costumo dizer que as bençãos são tantas, que nessa fazenda até as vacas produzem de dois em dois . E eu já estou torcendo para que todos os partos das nossas vacas sejam de dois", diz.

Fonte: g1







Durante mesa redonda de abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (21), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforçou as ações de combate a perdas em Barreiras, no oeste baiano. Dentre as principais irregularidades identificadas estão os furtos de água com as ligações clandestinas, by pass (desvio do ramal) e violações do ramal que prejudicam o sistema de abastecimento.

Durante a apresentação na mesa redonda do evento, no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, garantiu os esforços para que sejam reduzidos os índices de perdas. “Nos últimos cinco anos, a empresa avançou na setorização da cidade, que hoje é dividida em áreas que são monitoradas por macromedidores. Neste modelo, é possível identificar em quais áreas a perda é maior e montar uma estratégia coordenada para reduzir as perdas”, explica.

A empresa conta atualmente com equipes fixas que verificam em campo as fraudes na rede de água. “Quem pratica este tipo de irregularidade, não se preocupa com o uso racional e desperdiça água porque não há registro de consumo real com o hidrômetro e a cobrança pelo serviço”, explica Moreira. A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Programação – No Dia Mundial da Água, quinta-feira (22), a área social da Embasa lança o Projeto de Combate a Perdas na Escola Municipal Santa Luzia, que vai contar com a formação de agentes de combate a perdas mirins. Na sexta-feira (23), os técnicos da Embasa entram em ação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e o 4º Bec, que farão uma blitz educativa no bairro Santa Luzia para sensibilizar os moradores para a importância da destinação correta de esgoto doméstica.

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Semana da Água é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Embasa, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Fonte: Ascom Embasa

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, Carminha Missio, apresentou na terça-feira, 20, no estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília a palestra: “Água um universo de desafios e oportunidades na produção de alimentos no Oeste da Bahia”.

Durante sua explanação, Carminha mostrou como os produtores rurais no Oeste da Bahia se dedicam investindo em tecnologias e conhecimentos para um bom manejo da atividade, se tornando referência na gestão de recursos hídricos. Destacou como as boas práticas, adotadas pelos produtores de sequeiro e irrigado, como plantio direto sobre palhada, terraceamento, microbacias, rotação de culturas entre outros exemplos, tem contribuído para a preservação ambiental e recarga do Aquífero Urucuia, segunda maior reserva de água subterrânea da América Latina.

“Temos uma área de 150 mil hectares irrigados e estamos em busca de novas tecnologias e embasamento técnico/científico para formar uma base de dados que permita planejar a expansão da área irrigada com segurança. Nós produzimos alimentos com competência, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social’, enfatizou Carminha.



A região Oeste da Bahia está localizada, em grande parte, sobre o Aquífero Urucuia. Com o objetivo de conhecer e quantificar o potencial hídrico da região para irrigação, os Sindicatos dos Produtores Rurais incentivam e colaboram com a formação de um grupo de pesquisa composto pela  Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA e as Universidades Federais brasileiras e dos Estados Unidos, Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Secretaria de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura e Hídrica e Saneamento (SIHS).

Durante sua apresentação Carminha mostrou as águas do Oeste da Bahia através dos rios da região, destacando a qualidade das águas, a vazão dos rios, as veredas preservadas e ressaltando que, com a natureza preservada, toda população terá contemplação garantida.

“No Oeste da Bahia você pode congregar produção, essa transformação de água em alimento com alta tecnologia, preservando os recursos naturais. Assim, podemos nos orgulhar de criar ativos ambientais valiosos que devem ser reconhecidos como mérito dos produtores e que beneficiam toda sociedade. Precisamos garantir que a água esteja disponível para as futuras gerações assim como a temos hoje, ao mesmo tempo que podemos oportunizar a toda população opção de emprego, renda, conhecimento e melhoria da qualidade de vida. Usufruímos desse recurso natural sem deixar de cuidar de nossas águas. O resultado obtido é um trabalho de conhecimento, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos produtores rurais da região”, destacou Carminha.

Fonte: ASCOM Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |