Blog Santo Antônio
Notícias

A nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi inaugurada nesta segunda-feira (25), com a presença do governador da Bahia, Rui Costa. De acordo com o Governo do Estado, com a obra, o número de leitos passa de 17 para 35, além de a unidade ter recebido equipamentos novos. O investimento foi de aproximadamente R$ 6,7 milhões.

Durante a inauguração, trabalhadores terceirizados da área de fisioterapia do hospital, que é administrada pela Fundação José Silveira, fizeram um protesto para exigir pagamento do salário do mês de março.

Por meio de nota, a Fundação José Silveira disse que a instituição aguarda o pagamento pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) referente aos serviços prestados nos meses de janeiro, fevereiro e março, para que seja regularizada a situação. A fundação informou que realizou o pagamento dos salários de janeiro e fevereiro com recursos próprios, mas que não foi possível fazer após o terceiro mês de atraso.

Sesab, responsável pelo Hospital Ernesto Simões Filho, que ainda não se posicionou sobre o caso. Já o governador disse durante o evento que, para evitar problemas como atrasos salariais, fará novas licitações para a área da saúde.

"Eu estou relicitando todos os contratos da Educação, e em seguida eu vou relicitar todos os contratos da área de saúde. Porque nós queremos empresas que cumpram suas obrigações, ou seja, que após o estado fazer o pagamento, elas paguem aos trabalhadores", disse o governador.

A unidade de emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho ficou fechada por dois anos para a reforma. Durante esse período, a emergência não parou e funcionou em uma estrutura de contêineres montada na área do hospital. Os 18 pacientes que estão nos contêineres devem ser transferidos para o novo setor ainda nesta segunda-feira. A expectativa é que a unidade já receba novos pacientes na terça (26).

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas falou sobre as especialidades que serão atendidas na unidade. "Aqui iremos focar em cirurgias de alta complexidade, cirurgias vasculares, ortopédicas e oncológicas", explicou.

De acordo com Rui Costa, a nova estrutura melhora o conforto dos pacientes e também as condições de trabalho dos mais de 100 funcionários do espaço. "Todo esse distrito, toda essa região aqui ganha uma unidade de emergência duplicada, renovada e com equipamentos modernos. Inclusive, equipamentos de Raio-X que não usam mais substâncias químicas, ou seja, as chapas são impressas ao invés de serem reveladas", disse o governador.

Fonte: g1

O “cacetinho baiano” já causou muita polêmica em 2011, mas deve voltar a crescer dentro da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nos próximos meses. Apresentado originalmente pelo agora deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), o projeto propõe que sejam adicionados 10% de fécula de mandioca na farinha de trigo que compõe o pão na Bahia.

Após passar por três comissões e gerar fortes críticas da indústria de panificação do estado, o texto parou de tramitar na AL-BA por causa da seca. “Houve a seca, então a produção da fécula na Bahia, da produção de uma forma geral, foi afetada.

Não era o momento pra poder chegar com um projeto como esse. Eu mesmo vi que tinha que passar aquele momento de crise hídrica”, explicou Negromonte Jr. ao Bahia Notícias. A volta do “cacetinho baiano” – como ficou conhecido – foi fruto de um acordo entre o deputado federal e o parlamentar estadual Eduardo Salles (PP). A reapresentação do projeto deve ser feita na próxima quinta-feira (28), durante sessão especial em homenagem à Cadeia Produtiva da Mandioca.

Segundo Salles, ele foi a pessoa que estimulou o “cacetinho” de Mário. “Na época em que eu era secretário estadual de Agricultura, provoquei o deputado Negromonte sobre a importância desse projeto. Fui eu que embasei, que ajudei na concepção. Só que agora o projeto é mais moldado, mais adaptado à questão da Bahia”, avaliou o deputado estadual.

O novo texto deve trazer mudanças, como a entrega de certificados sociais para as padarias que implementarem a mudança e o escalonamento da inserção da fécula da mandioca. “Vai ser a conta-gotas. Vamos escalonar a substituição pela mandioca. Primeiro vai ser 2%, no outro ano 4%, até chegar a 10%. Isso não tinha no outro projeto, ele era mais geral. Agora é mais adequado”, defendeu. Com as modificações, Salles espera evitar novas polêmicas em torno do projeto, permitindo que o “cacetinho” cresça mais rápido.

“Um projeto mais geral deu espaço pra controvérsias. Espero que não tenha tanta polêmica. Lógico que é uma ideia nova, mas pelo menos eu tentei nesse novo projeto ser mais adequado à realidade da agroindústria baiana, à realidade de produção no estado. Fizemos um longo estudo pra ver o que a Bahia pode em função da seca, da indústria existente. Essa mudança vai beneficiar as famílias que produzem a mandioca, mas também a questão da saúde, já que a fécula não tem glúten”, explicou.

Fonte: bh notícias
26
Abr / 2016

Pegadinha:)

Fonte: YouTube

 

Aberto nesta segunda-feira, 18, em Barreiras, no oeste da Bahia, mais um curso profissionalizante do convênio entre Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Sindicato Patronal do Comércio Barreiras/Oeste da Bahia.  A chef de gastronomia Marina Sabino vai comandar o curso de Confeitaria para 25 interessados em se especializar na produção de doces, bolos e tortas. 

Para Marina, há uma demanda crescente por profissionalização do setor em Barreiras. “Cada vez mais as pessoas precisam se especializar e sempre pensar o que e como podem vender mais. Existem muitas pessoas que conseguem obter renda mensal com venda de bolos e doces. As pessoas podem empreender muito nesta área em nossa cidade”, disse.  



Proprietário de um restaurante em Barreiras, Zé Neto dos Santos, pretende desenvolver novas técnicas para agradar o paladar dos clientes na hora da sobremesa. “Trabalho desde 11 anos no setor e hoje aos 42, entendo a necessidade de sempre aprender e capacitar. É muito importante manter essa grade de cursos trazidos pelo Senac por meio do Carlos Costa”, afirmou. 

Incentivador e um dos batalhadores para implantar a sede do Senac em Barreiras e mobilizador para oferecer os cursos da instituição na cidade, o representante do Sindicato Patronal do Comércio Barreiras/Oeste da Bahia, Carlos Costa, destacou a série de cursos oferecida ano passado em Barreiras que capacitou centenas de pessoas.

“Já trouxemos os cursos de comida de boteco, gastronomia, técnicas de cozinha e garçom por entender a importância da capacitação para que cada vez mais pessoas possam empreender em seus negócios, garantir renda extra e se qualificar dentro dos seus próprios trabalhos”, disse Carlos Costa. 



Pós graduada em Gastronomia, Marina Sabino, explica que o curso vai proporcionar o aprendizado de técnicas de doces tradicionais e bastante consumidos no Brasil como pão de ló, tortas holandesas, pavês, além de apostar em novidades que podem alavancar as vendas como brownies, cupcakes e brigadeiro gourmet. “A ideia é trabalhar sempre em grupo para desenvolver as técnicas e receitas para que possamos aprender com a troca de experiências entre os participantes do grupo”, afirmou. 

Com carga horária de 40 horas/aula, o curso vem sendo realizado na Cozinha Industrial da Abapa, por meio de convênio entre o Serviço Nacional do Comércio/Senac, Sindicato Patronal do Comércio Barreiras/Oeste da Bahia e Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Barreiras.

Fonte: ARATICUM

O tema da inclusão social pautou as discussões em um encontro realizado no último dia 13 no auditório do Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Barreiras. A palestra, promovida por representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), teve como objetivo consolidar, junto aos profissionais da unidade, a boa acolhida às pessoas com deficiência que estão sendo reabilitadas e reinseridas no mercado de trabalho.
 
Como parceiro e apoiador dessa nobre causa, o HO já conta hoje com a inclusão de 16 funcionários com alguma deficiência atuando em diversos  setores  do complexo hospitalar. Um exemplo é Rayanne Thayla Cunha, que há cinco meses trabalha como recepcionista: “Gosto muito de lidar com pessoas e por isso me adaptei bem a essa função. Estou muito feliz por essa oportunidade”, comentou.
 
De acordo com a Lei 8.213, que trata sobre os benefícios da Previdência Social, é direito das pessoas portadoras de deficiência os meios para a sua readaptação profissional e social. Contudo, segundo a médica do INSS, Rita Reis, o maior entrave continua sendo hoje o preconceito. “Precisamos perceber que todos nós, independente de uma deficiência comprovada, também temos limitações. Por isso, não somos diferentes, nem melhores do que ninguém. A sociedade tem o importante papel de abraçar a pessoa com deficiência”, ressaltou.
 
Para Irileide Souza, coordenadora do setor de Recursos Humanos do HO, “a participação do hospital vai muito além do cumprimento de uma lei. Nossa intenção é de acolher esses profissionais, garantindo que eles se desenvolvam e mostrem, cada vez mais, o seu potencial”.

Fonte: HO

OILEM 2015. Foto Arquivo

A 16ª edição das Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (OILEM) terá início no próximo sábado, 30 de abril, as 8h30 da manhã, com a solenidade de abertura na Quadra de Esportes Dioclécio Severino Ramos, ao lado da Escola Ottomar Schwengber. 

Ao todo, 35 escolas entre públicas, particulares e estaduais participarão dos jogos, nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Futebol Society, Queimada, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação, Vôlei de Praia e Ginástica Rítmica.  

Os 480 jogos que acontecerão entre 02 de maio a 04 de junho serão divididos em três etapas. A primeira etapa será de 02 a 13 de maio para as classes C e D, contemplando alunos de 9 a 13 anos, nas modalidades coletivas. A segunda etapa acontece de 16 a 25 de maio para as classes A e B, com alunos de 14 a 17 anos também em modalidades coletivas. Já a última etapa que contempla as modalidades individuais e abrange todas as categorias acontece de 30 a 04 de junho. 

A OILEM tem como objetivo promover o desporto educacional através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas dando oportunidade de participação a um maior número de estudantes, despertando o gosto pela prática dos esportes com fins educativos e formativos. O evento é fruto do trabalho realizado pelos professores de Educação Física nas escolas do município, através das aulas treinamento e também do Projeto Semeando o Futuro. 

A 16ª OILEM contará com participação direta de 250 profissionais, entre professores, árbitros e organização, além de aproximadamente 5 mil atletas. Os resultados dos jogos serão atualizados regularmente e disponíveis no site: Clique AQUI.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM

Fonte: Flutuar

Fonte: Grupo Santo Antonio

Um casal caiu na esquina entre as ruas Texeira de Freitas e Ibitiara, no bairro Florais Léa, devido ali existirem alguns buracos.

O condutor da moto perdeu o controle e caiu ao tentar desviar dos buracos. O mesmo teve pequenos cortes no braço e perna já a passageira reclamava de forte dores na coluna.

O Casal não aguardou a chegada do Samu.

Fonte: Blog Santo Antonio

A Coreia do Sul informou há pouco que a Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico a partir de um submarino em direção à costa nordeste sul-coreana. O Ministério da Defesa do país não conseguiu confirmar imediatamente onde o projétil caiu após o lançamento. Recentemente, a Coreia do Norte havia lançado uma grande quantidade de mísseis e granadas de artilharia em direção ao mar, num suposto protesto contra contínuos treinamentos entre forças militares norte-americanas e sul-coreanas na região.

O protesto acabou gerando mais sanções internacionais contra Pyongyang, em decorrência de um teste nuclear e do lançamento de um míssil de longo alcance. A percepção é de que a Coreia do Norte está desenvolvendo tecnologias para o lançamento de mísseis balísticos a partir de submarinos. Especialistas afirmam que o domínio desta tecnologia pelos norte-coreanos seria um desdobramento alarmante devido à maior dificuldade em detectar este tipo de arma em comparação aos mísseis lançados em plataformas terrestres. Fonte: Associated Press.

Fonte: bh notícias

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) anunciou, nesta sexta-feira (22), que mais de R$ 2,1 bilhões em pagamentos do Abono Salarial do PIS/Pasep do calendário 2015 estão disponíveis para saque. Cerca de 1,2 milhão de beneficiários ainda não buscaram o dinheiro. Se os recursos não forem sacados até dia 30 de junho, retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O saque deve ser feito nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil. De acordo com balanço divulgado pelo MTPS, dos 23,5 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono, 21 milhões receberam o benefício, totalizando R$ 17,5 bilhões. Os trabalhadores que não buscaram ainda o dinheiro irão receber uma correspondência informando sobre o direito. Trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias tem direito ao benefício. O abono equivale ao valor de um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente no valor de R$ 880.

Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação. Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar a agência e apresentar um documento de identificação. As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800 7290001, do Banco do Brasil.

Fonte: BC News

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Live Produções

Fonte: YouTube

Um buraco causado pela chuva no acostamento da BA-826, estrada que liga a sede de Barreiras ao aeroporto da cidade, deixa motoristas que passam pelo local preocupados. A cratera se formou em janeiro deste ano, após uma forte chuva que atingiu a região, e, como a pista não foi recuperada, o buraco aumentou e já chega a quase cinco metros de cumprimento e oito metros de profundidade.

Devido ao deslizamento, o acostamento foi engolido pelo buraco. No local, o trânsito não foi interrompido, mas os condutores precisam ter cuidado já que somente uma pista é utilizada para o tráfego.

Uma sinalização provisória foi colocada no local, mas os motoristas afirmam que só é possível ver durante o dia a placa que avisa que somente uma pista pode ser utilizada.Quem precisa passar com frequência pela estrada se diz preocupado.

"O buraco causa muito perigo, principalmente para as pessoas que não conhecem a estrada, porque no local só tem uma 'mão'. É preciso ter muito cuidado", destacou o taxista Aelson Brito, que trabalha no aeroporto da cidade.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) informou, por meio de nota, que está sendo feito um levantamento topograáfico do local para que seja feita a recuperação da área. Segundo a secretaria, a obra deve começar em abril e acabar em cerca de dois meses.

Fonte: g1 BA

 

A Prefeitura de Barreiras iniciou em abril a reforma de cinco quadras poliesportivas em espaços públicos da zona urbana e no povoado do Barrocão. As obras, em convênio com o Ministério dos Esportes, beneficiarão os bairros Vila dos Funcionários, Boa Sorte, Vila Amorim e Vila Brasil.

Segundo o prefeito Antonio Henrique, mesmo com a crise econômica e política grandes investimentos serão feitos na cidade até dezembro e as iniciativas em benefício do Esporte, lazer e cultura já se destacam.



“Chegamos ao primeiro semestre do ano com importantes investimentos que impactarão diretamente na qualidade de vida do barreirense, a reforma do centro cultural, o início dos trabalhos no Centro Esportivo de Barreirinhas e Ginásio de Esportes são exemplos importantes disso”, completou Antonio Henrique.

O prazo de execução da reforma das cinco quadras é de 90 dias, o valor do investimento é de pouco mais de 440 mil reais, posteriormente a comunidade do Barreiras I também será contemplada. “A reforma das quadras e espaços destinados aos esportes vai além da requalificação do patrimônio público, aqui incentivamos a convivência entre os jovens e a comunidade”, explicou a secretaria de Infraestrutura e Obras Simone Kuriki.

Fonte: Dircom Barreiras

A Volkswagen entrou em acordo preliminar com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a frauda das emissões, na qual foram vendidos quase 600 mil carros a diesel com dispositivos que adulteravam os resultados das emissões de gases poluentes. O acordo foi anunciado nesta quinta-feira (21) pelo juiz federal Charles Breyer, de São Francisco, na Califórnia. Segundo o Estadão, foram oferecidas à montadora três alternativas: a compra de até 482 mil veículos de motor 2.0, conserto dos carros ou cancelamento dos contratos de leasing existentes.

Também foi proposto que a companhia crie um fundo para questões ambientais, como excesso de emissão de carbono. Pessoas próximas ao às negociações informaram à agência Reuters que a Volkswagen pode gastar pelo menos US$ 10 bilhões no acordo. As partes têm até o dia 21 de junho para apresentar um documento final sobre o acordo, já que ainda está pendente a situação de 90 mil veículos com motor 3.0. "Como se observou no tribunal, os clientes nos Estados Unidos não precisam tomar qualquer medida neste momento", diz o comunicado divulgado pela montadora. 

Fonte: Bahia Notícias

O número de norte-americanos que entraram com pedido de auxílio desemprego atingiu o nível mais baixo desde 1973, após uma queda inesperada na última semana. De acordo com dados do Departamento de Trabalho divulgados nesta quinta-feira (21), os pedidos iniciais de auxílio-desemprego diminuíram em 6 mil até 16 de abril, o que sugere que o mercado de trabalho dos EUA segue com impulso, apesar do fraco crescimento econômico.

Os pedidos estão em 247 mil, número relacionado a um mercado de trabalho saudável. Consultados pela agência Reuters, economistas esperavam que os números subissem para 263 mil. Ainda assim, especialistas avaliam que a força do mercado de trabalho é insuficiente para que o Banco Central dos EUA, Federal Reserv (Fed), afaste-se da política de elevação gradual das taxas de juros.

Fonte: Agência Brasil

De acordo com o Diário do Poder, a presidente Dilma Rousseff (PT) solicitou ao Congresso Nacional que seja considerada sem efeito, e, portanto, cancelada, a indicação dos deputados federais Ricardo Barros (PP) e Hugo Leal (PSB) da função de vice-líderes do Governo. A mensagem com o pedido de anulação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (22).

Fonte: BC News

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil ao longo do mês de março foi a mais baixa em quase dois anos. No último mês, a estatal produziu 1,94 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), o menor índice desde abril de 2014, quando o número ficou em 1,93 milhão de bpd. Na comparação com março do ano passado, a produção caiu 8%. Enquanto em relação ao mês de fevereiro a queda foi de 3%. Segundo a Folha de S. Paulo, a empresa atribui os resultados ruins às recorrentes parades em grandes plataformas. No entanto, a Petrobras mantém a meta anual de produção de petróleo, de 2,145 bpd, por conta do início da operação de duas novas plataformas e pela expectativa de menos paradas no segundo semestre.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |