Blog Santo Antônio
Notícias

 

Aconteceu na manhã e tarde desta terça-feira (17), no auditório do SENAR, a Formação Municipal para Gestores, Coordenadores, Professores e Agentes das Escolas do Campo que participam do Programa Despertar. A ação é uma parceria da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Economia Solidária com o Sistema FAEB/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. 

O Programa Despertar foi implantado no estado da Bahia em 2005 pelo Sistema FAEB/SENAR, com o objetivo de formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem, sendo a educação o instrumento para alcançar este objetivo. Em Luís Eduardo Magalhães, o Despertar atende alunos de educação infantil, anos iniciais e finais das escolas municipais Fábio Johner, São Francisco, São Paulo, Henrique de Freitas Moreira e Ivanilde dos Santos Cedro.

A formação ministrada pela instrutora Raíssa Carolina Chaves Nunes, que teve como tema “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”, também contou com as apresentações do professor e diretor da Escola Municipal Aldori Luiz Tollazi, José Roberto dos Santos Batista, que cantou uma música de sua autoria denominada “Sou Despertar” e da aluna Laura Gabrieli, da Escola São Paulo, que emocionou a todos com a sua interpretação da música “Um Mundo Melhor”.

Para a secretária de Educação, Rose Sertão, o programa Despertar literalmente desperta nas crianças e jovens verdadeiras mudanças de comportamentos, como a preocupação com a preservação do meio ambiente em que vivem; a importância e a valorização do trabalho efetuado pelo homem do campo e a busca por novas maneiras de reduzir os impactos ambientais provocados pelo ser humano.

Também participaram do evento, a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula; o secretário de Agricultura, Franco Bosa; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cícero Teixeira; a coordenadora Técnica da Escola do Campo, Rosilange Mabel e o técnico de Apoio e gerente de Projeto, Rogério Zapata.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Luís Eduardo Magalhães/BA

Na tarde desta terça-feira (16), a secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebeu duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O prefeito Oziel Oliveira; o secretário de Saúde, Felipe Melhem; o secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha e os vereadores Luciano Santos, Carlos Koch, Victor do Ferro Velho, Elton Almeida, Kelmuth Maclarem e Santil Coqueiro, estiveram na base do SAMU para conhecer os equipamentos.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, as ambulâncias foram cedidas pelo Ministério da Saúde e fazem parte do programa de renovação da frota. Uma das unidades é de suporte básico e vai atender os casos mais simples. A segunda, de suporte avançado, será utilizada em situações mais graves. Os dois veículos já estão em operação.

“Essa entrega só foi possível porque o município está com as contas absolutamente em dia. Com as novas ambulâncias, a população terá uma prestação de serviço ainda melhor nos casos de urgência e emergência”, comentou o gestor.

O coordenador do SAMU, Leonardo Ramos, considera que as novas unidades irão facilitar o atendimento de urgência e emergência no município. "O atendimento de emergência médica é imprescindível em algumas ocorrências que realizamos, e com as novas ambulâncias teremos mais conforto para o paciente, e mais comodidade para a nossa equipe. Portanto as novas unidades são de extra importância", declarou Leonardo.

O secretário municipal de Saúde explicou que as novas ambulâncias vão substituir dois veículos mais antigos que estavam em operação no SAMU de Luís Eduardo Magalhães, onde estes serão doados para a secretaria de Saúde do nosso município.

“Fico muito satisfeito com mais essa conquista para a nossa população. Enquanto em outros municípios o SAMU sofre com a falta de medicamentos, macas e veículos, Luís Eduardo Magalhães tem uma base própria com infraestrutura e instalações de excelente qualidade, 31 profissionais trabalhando e quatro ambulâncias para atender a nossa comunidade”, disse Filipe Melhem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Criado no início deste mês de abril, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer, teve nesta segunda-feira (15), a primeira eleição que oficializou os membros integrantes da diretoria para o biênio 2019/2021. Enquanto órgão colegiado, o Conselho busca contribuir com a administração pública acerca do planejamento das políticas públicas de esportes e lazer de Barreiras, bem como analisar as demandas manifestadas pela comunidade. Dentre os componentes eleitos, estão representantes do poder público, da sociedade civil e desportistas.

O presidente eleito por votação é o professor de Educação Física Milton Cézar, com larga experiência em docência, em Barreiras. “Assumir a presidência do Conselho é um desafio em busca do fortalecimento do segmento do esporte e do lazer em nossa cidade, que envolve, sobretudo, a participação efetiva da sociedade como um todo”, destacou o presidente eleito, Milton Cézar.



Para o diretor de esportes da Prefeitura de Barreiras, Fernando Machado, a eleição significa um novo momento para o esporte local. “Barreiras deu um grande e importante passo ontem, com a eleição do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. O professor Milton César foi eleito presidente do colegiado, que a partir de agora será o principal fórum de discussão das políticas públicas para o setor”, destacou o diretor.

Fonte: :Dircom/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Programa Vale Produtivo será estendido a produtores da Região do Rio de Janeiro em Barreiras



Uma experiência que deu certo e que pode representar a mudança de vida de produtores que vivem na região do Rio de Janeiro, zona rural de Barreiras, foi apresentada, na última sexta-feira (12), pelos representantes da associação de agricultores, ao prefeito Zito Barbosa, secretário de agricultura, José Marques, secretário de Indústria Comércio e Serviços, Carlos Costa, o vereador Otoniel Teixeira, e representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Sebrae e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Trata-se de um experimento com plantio de milho que garantiu resultados acima da média, em produtividade.

Com o apoio da Aiba, os produtores plantaram uma área experimental de milho, utilizando sementes selecionadas e técnicas específicas. Na colheita, a feliz comprovação: a antiga média de 15 sacas/hectare saltou, para impressionantes 100 sacas/hectare, em algumas lavouras. O resultado empolgou os produtores que agora, querem firmar parceria com as entidades presentes na reunião, para aumentar a área cultivada. A Prefeitura já se comprometeu em apoiar a iniciativa, por meio do Programa Vale Produtivo.



“Vamos entrar com o preparo do solo, correção com calcário e suporte técnico. A ideia é que esses produtores se tornem independentes e haja a melhora no processo do plantio à colheita”, destacou o secretário de Agricultura, José Marques. Segundo ele, o Programa Vale Produtivo que atende comunidades em diversas regiões do Município, com melhoramento do solo, horas máquina e apoio de equipes especializadas, será um importante aliado na empreitada dos agricultores do Rio de Janeiro.



O prefeito Zito Barbosa destacou a importância das parcerias na promoção da melhoria de vida de comunidades rurais de Barreiras. “O que estamos vendo é que onde não se produzia milho, houve um aumento da produtividade, parceiros como Aiba, Abapa, Sebrae e o aporte do Banco do Nordeste financiando os pequenos produtores, será a garantia de uma vida mais digna a estas famílias. Estamos tendo um cuidado especial também com as estradas vicinais para facilitar o transporte de insumos, o tráfego de máquinas e, também o escoamento da produção agrícola da zona rural”, disse.



Outra preocupação da gestão é com a comercialização e o destino dos itens produzidos pelos agricultores de Barreiras. Para isso, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços está trabalhando e articulando junto aos compradores, estratégias de melhorar e dinamizar este processo. “O agricultor precisa vender bem os seus produtos, com o apoio do Sebrae, vamos oferecer a eles, informações e ajudá-los a se organizarem com a finalidade de obterem mais lucro durante o processo de venda”, explicou o secretário Carlos Costa.

Fonte: Dircom/PMB

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria Cultura e Turismo e em parceria com a Associação Cultural Paixão de Cristo, apresenta a Encenação da Paixão de Cristo. As apresentações serão realizadas nos dias 19 e 20 de abril (sexta e sábado), às 19h, na Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz. O espetáculo é um momento marcante que comove quem acompanha as apresentações.

“A encenação é um espetáculo muito esperado em Luís Eduardo Magalhães e tenho certeza que todos vão se sensibilizar com a apresentação. O grupo está se preparando desde o início do ano para retratar todos os acontecimentos da melhor maneira possível”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos.

Convidamos todas as famílias a participarem desse ato que envolve fé e arte. Venha se emocionar!

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

No último fim de semana, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria municipal de Agricultura, realizou a entrega de 22 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), no povoado da Muriçoca. Além dos produtores da região, o prefeito Oziel Oliveira; a deputada estadual, Jusmari Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Franco Bosa e o vereador Santil Coqueiro estiveram no evento.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é um documento que identifica o produtor e é necessário para que ele possa participar das políticas públicas para a agricultura, no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Ele permite ainda o financiamento de custeio e investimento em linhas diferenciadas, como exploração agrícola e pecuária, habitação rural, aquisição de alimentos e fornecimento de merenda escolar.

Os agricultores das comunidades Galinhos e Muriçoca receberam as declarações emitidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da secretaria de Agricultura da Bahia. De acordo com o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Muriçoca, Gilvan Gomes da Silva, esta é uma grande conquista para os agricultores da região.

“Esse apoio é muito importante porque agora temos a possibilidade de acesso ao crédito e também fornecer alimentos de forma legal, atendendo a todas as exigências da lei”, comemorou.

O prefeito Oziel Oliveira endossou as palavras do presidente, e garantiu que esse é um passo fundamental para quem garante o sustento da família por meio da agricultura familiar e também fornece produtos para a população de Luís Eduardo Magalhães.

“Eles abastecem as feiras livre e supermercados da nossa cidade. A partir de agora, os pequenos agricultores vão se dedicar ainda mais e terão condições de expandir seus projetos e áreas produtivas”, complementou o chefe do executivo municipal.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf beneficia agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A equipe da AMAS foi a grande vencedora do Campeonato do Terrão do bairro Santa Cruz. Na final, ela derrotou o ARD Apolinário por 1x0 e conquistou o título inédito. Na partida anterior, o Maclarem ganhou do Diamantino e conquistou o terceiro lugar.

A competição reuniu 32 equipes, cerca de 650 jogadores e teve o apoio da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Para o diretor de Esportes, Luciano Soares, o campeonato mostrou a força do futebol em Luís Eduardo Magalhães e a importância dos campeonatos que reúnem participantes de diversos bairros da cidade.

"Reconheço a boa organização do campeonato, o coordenador de Esportes Macumba está de parabéns. Foi muito produtivo, bem organizado, o público superou as expectativas. A equipe campeã mereceu a vitória", expressou Luciano.

Na oportunidade também foi cedido um troféu de incentivo do Esporte pelo organizador Ailton Alves (Macumba) para o gestor Oziel Oliveira.

“Estamos muito felizes com os resultados. O público compareceu e a disputa foi leal. É isso que queremos para o nosso esporte e estamos aqui para incentivar todas as modalidades”, comentou Ailton.

O prefeito Oziel Oliveira também compareceu e voltou a garantir o apoio ao esporte em Luís Eduardo Magalhães. Além de participar da entrega dos prêmios, o gestor falou de alguns projetos para alavancar o esporte no município.

“A reforma do Estádio Coronel Aroldo já é uma realidade. Estamos organizando um grande campeonato das duas divisões, além do tradicional varzeano. A nossa equipe também está elaborando competições de outras modalidades para que nenhum amante do esporte deixe de ser prestigiado”, encerrou o chefe do executivo municipal.

A premiação ficou assim:
Artilheiro - Antônio Marcos (Maclarem)
Goleiro menos vazado - Zaroi (Maclarem)
1º lugar AMAS - R$ 4.000,00 + Troféu Fair Play
2º lugar ARD Apolinário - R$ 2.000,00 + Troféu
3º lugar Maclarem - R$ 1.000,00 + Troféu
4º lugar Diamantino - R$ 500,00 + Troféu

Fonte: ASCOM/Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |