A gasolina ficará 8,7% mais cara na Bahia a partir de sábado (8). O reajuste foi feito pela Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe. O reajuste do diesel varia de 11,3% (S 10) a 11,5% (S 500).
De acordo com a Acelen, os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.
A Acelen disse ainda que acredita em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.
08
Out / 2022 |
Barreiras recebe quinta filial do Grupo Itamar Ferragens |
O Grupo Itamar Ferragens com sede em São José do Jacuípe (BA) e mais de 30 anos de atuação no mercado de aços, ferragens, serralheria, construção civil e agronegócio, elegeu Barreiras para instalar a quinta loja, na Bahia. As outras quatro ficam em Capim Grosso, Lapão, Feira de Santana e Juazeiro. A abertura da empresa na Capital do Oeste foi nesta sexta-feira (7), com a presença dos sócios proprietários Itamar Araújo Oliveira, Iracema Araújo Oliveira e Leandro Araújo Oliveira.
Os secretários de Indústria, Comércio e Turismo de Barreiras, Roberto Carvalho e de Administração, Gislaine Barbosa foram conferir a nova estrutura e desejar as boas-vindas aos empresários. “Recebemos com muito entusiasmo e nos sentimos honrados por Barreiras ter sido escolhida para sediar a mais nova filial do Grupo Itamar. Esta confiança só reforça a vocação de desenvolvimento aqui instalada, e os resultados da pesquisa que destaca Barreiras como a 18ª melhor cidade do país para se investir no setor imobiliário”, disse o secretário Roberto Carvalho. Presente ainda o vereador Rider Castro representando o Legislativo Municipal.
Até a abertura da loja física, o Grupo Itamar Ferragens atuava, há pelo menos dois anos no Oeste, com vendas online e vendedores específicos para atender as demandas da construção civil e do agronegócio. “Consideramos o amplo poder de crescimento existente em Barreiras, e já possuímos uma carteira de clientes aqui, então vimos a necessidade de abrir uma filial para melhor atender e expandir nossos negócios”, destaca o gerente da loja, Lucas Lima.
A loja Barreiras do Grupo Itamar Ferragens está instalada em um espaço de 1.700 m2, na Avenida Pastor Antônio Ulisses Nascimento, bairro Cidade Nova, saída para Angical. A chegada da empresa oportunizou a geração de 35 empregos diretos e indiretos, e, de acordo com os sócios, a perspectiva é de oferecer, futuramente, até 80 vagas de trabalho. Dos colaboradores contratados, 98% são de Barreiras.
Na tarde de ontem, sexta-feira, 7, por volta das 16h30, a CIPE CERRADO, localiza depósito de drogas e prende traficante, no bairro Florais Léa, em LEM.
A guarnição enquanto realizava rondas, recebeu denúncia de que na rua Cecília Meireles, havia uma casa, de onde exalava forte cheiro de substâncias entorpecentes.
Ao chegar ao local, em frente ao imóvel, foi possível constatar o forte cheiro de crack e maconha. Uma senhora, que afirmou ser dona do imóvel e que nada sabia sobre o forte cheiro de droga, fraqueou a entrada da guarnição, que por toda parte encontrou embalagens, vasilhames, panela, todos com vestígios e forte cheiro de crack.
Embaixo de um forro foram encontradas caixas com tabletes de maconha e crack. Os utensílios encontrados no local indicam que além de depósito, a casa também funcionava como "laboratório".
Todo o material encontrado e a mulher foram levados para o DISEP, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
A fisioterapeuta Roberta Perez, especializada na área cardiorrespiratória, tinha a vida profissional com que sonhou, mas às custas do abandono da saúde e do autocuidado, como ela conta. “Estava há anos sem ir ao médico, só me consultava quando caía gripada entre um plantão e outro. Vivia um estresse constante, me alimentava super mal e tinha péssimos hábitos”.
Mas, ao ler uma publicação na internet, de uma conhecida contando que estava com câncer de mama aos 26 anos, ela ficou assustada. “Decidi que marcaria alguns médicos. Enrolei muito e fazia o autoexame como forma de me sentir menos culpada, mas esse gesto fez toda a diferença na minha vida.”
Um dia ela sentiu um nódulo. “Na mesma hora acendeu o alerta. Procurei um mastologista que, na avaliação, por eu ser jovem e sem histórico familiar, não se preocupou tanto com o caso, mas levou em consideração a minha angústia e pediu uma biópsia. Foi assim que descobri um câncer de mama aos 27 anos.”
Durante o tratamento de quimioterapia, em 2016, ela decidiu que mudaria de hábitos. “Comecei a caminhar na quinta sessão e terminei a 16ª sessão com corrida de 8 quilômetros. Descobri na atividade física uma maneira de me empoderar como paciente e de esquecer um pouco dos problemas.”
Ela fez a mastectomia bilateral e três cirurgias nas mamas. Também teve um tumor benigno no ovário, que resultou na perda do órgão e de uma trompa. “Tive depressão pós-tratamento, porque me sentia perdida e não me encaixava mais na vida que eu tinha. Compreendi que o maior desafio que já enfrentei era o propósito da minha vida e, em 2018, fiz uma transição de carreira e comecei a trabalhar na causa do câncer”. Hoje, aos 33 anos, ela é empreendedora na causa do câncer e fundadora do Portal Vai por mim, que oferece acolhimento e informação aos pacientes de câncer.
Roberta Baraçal Peres teve a filha Helena após ter se curado de um câncer de mama
Roberta conta que, como não queria ter filhos, optou por não congelar óvulos. Além disso, e por conta do tratamento e com os problemas ginecológicos, os médicos a alertaram, em 2020, que ela não teria condições de engravidar. “Não sei se me impressionei com a notícia, mas sonhei que tinha uma filha chamada Helena. Três meses depois desse sonho, tentando evitar uma gravidez, engravidei de forma natural. Optamos por descobrir o sexo apenas no parto, e no dia 12 de setembro de 2021 meu sonho virou realidade e dei à luz a minha sorridente Helena.”
O nódulo, como o que a Roberta encontrou no autoexame, é um dos sintomas do câncer de mama. Qualquer alteração notada na palpação ou autoexame das mamas como nódulos e áreas endurecidas são sinais que devem ser investigados. Outros sintomas são: alterações no formato da mama como abaulamentos, inversão do mamilo e retração de pele. Saída de secreção transparente ou com sangue pelo mamilo, já as secreções amareladas, esverdeadas ou amarronzadas tendem a ser benignas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Enquanto alguns tipos têm desenvolvimento rápido, outros crescem lentamente. O câncer de mama apresenta vários estágios da doença, que variam desde tumor inicial microscópico, tumores acometendo toda a mama, e tumores que invadem outros órgãos, como tecido linfático, fígado, pulmão e ossos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e precocemente, apresentam boa evolução, mas cada um deve ser avaliado individualmente. “O tratamento do câncer de mama apresenta diversas etapas, o objetivo é destruir o tumor atual, evitar que células tumorais se espalharem para outros órgãos e reduzir as chances do tumor voltar no futuro. O tratamento inicia-se pela quimioterapia ou pela cirurgia; algumas caraterísticas tumorais irão guiar o mastologista nessa decisão”, explica a mastologista e ginecologista Laura Penteado, também obstetra e diretora clínica da Theia, clínica centrada na saúde da gestante, que utiliza tecnologia para revolucionar a saúde da mulher.
A detecção precoce, que pode ser feita por meio da mamografia, é o principal exame para rastrear pacientes sem sintomas aparentes, explica a médica especialista em radiologia mamária, Maria Helena Louveira, também professora da Escola Brasileira de Medicina.
“O exame de mamografia é o principal e o único eficaz nos rastreamentos do câncer em pacientes assintomáticas. Embora tenhamos muitos estudos em desenvolvimento e novas tecnologias na busca pelo câncer, ainda assim, a mamografia é o principal método. Sabemos que existe um certo desconforto em relação à compressão das mamas no equipamento, porém, é um desconforto rápido, que dura em torno a três segundos, algo bem tolerável”.
A especialista reforça que o benefício supera o incômodo. “Mesmo com esse incômodo momentâneo, pois a mama é um órgão sensível mesmo, o benefício é infinitamente maior ao fazer o exame e, eventualmente, detectar um câncer e, com isso, salvar vidas. A dica é nunca deixar de fazer o exame e buscar sempre a prevenção precoce, pois ela salva”.
Quando diagnosticado no início, a taxa de cura do câncer de mama é alta. “Se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta uma alta taxa de cura, mais de 90% em cinco anos”, completa a mastologista Laura Penteado. Iniciado logo após o diagnóstico, o tratamento aumenta a sobrevida e as chances de cura da paciente.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco. O Ministério da Saúde recomenda mamografia de rastreamento a partir dos 50 anos e anual a partir dos 35 anos para mulheres de alto risco. Mas, a mamografia diagnóstica, aquela que é solicitada para elucidação de alterações palpáveis, deve ser realizada em qualquer idade sempre que necessário.
Em casos específicos, porém, o mastologista pode recomendar outros exames além da mamografia. “Atualmente, com os avanços da tecnologia, alguns centros oferecem a tomossintese, um exame 3D que apresenta maior sensibilidade e deve ser realizado em conjunto com a mamografia - exame 2D - sempre que possível. Para as mulheres que apresentam alto risco para a doença, também realiza-se a ressonância magnética das mamas como exame de rotina. O ultrassom é indicado como rastreamento somente em alguns casos específicos, como o de mamas muito densas”, completa a mastologista Laura Penteado.
Dois ou mais parentes de primeiro grau (pais, irmãs ou filhas) ou de segundo grau (neta, avó, tia, sobrinha, meio-irmão) com câncer de mama e/ou de ovário já indicam alto risco para câncer de mama. Ou seja, o histórico familiar é um indicativo para começar a prevenção o quanto antes.
É o caso da Ana Clara Varela, modelo e influenciadora digital, de 30 anos. Em 2010, a mãe dela teve câncer na faixa dos 40 anos, e na mesma época ela havia descoberto dois nódulos chamados tumor filoide. A mãe se tratou e ela fazia os exames anualmente. “A cada ano um nódulo novo aparecia, totalizando oito nódulos benignos e devidamente acompanhados. Não quis tirar pois sempre tive medo de cirurgias”.
Ana Clara Todero Vereda fala sobre a vitória sobre o câncer de mama
Apesar da vida regrada e de praticar esportes desde 2019, a rotina da modelo ficou paralisada com o início da pandemia. “Em maio de 2020 eu havia engordado 10 quilos e resolvi voltar a minha rotina de esportes e dietas. Procurei uma clínica de medicina do esporte e fiz uma série de exames. Na hora de realizar o ultrassom, avisei ao médico que havia oito nódulos que eram acompanhados pela minha mastologista. E aí ele achou o nono, disse que era diferente dos outros e que era para eu acompanhar. Como já tinha o caminho das pedras, peguei o atalho e fui direto fazer a biópsia”, conta.
“Com 28 anos fui diagnosticada com carcinoma invasivo do tipo não especial (Luminal B). Origem completamente hormonal pela produção exacerbada de estrogênio. Descobri tão no início que não precisei de quimioterapia e nem radioterapia. Após a cirurgia, fui direto para o Tamoxifeno, que é um tratamento complementar via oral. Graças ao diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam até 90%! Meu nódulo não era palpável, somente os exames de rotina poderiam detectá-lo”.
Diagnosticada no primeiro ano da pandemia, ela conta como foi se tratar na época. “Todo o processo até a cirurgia foi muito delicado, pois eu não poderia me contaminar em hipótese alguma devido a minha imunidade baixíssima. Mas, fiz todo o processo, operei e dois dias depois fui pra casa”. Ana fez a adenomastectomia bilateral com reconstrução imediata das mamas, cirurgia para mulheres que necessitam de mastectomia, mas que possuem a pele livre para a realização de uma reconstrução mamária imediata.
“Mulheres com histórico familiar de câncer de mama são consideradas pacientes de alto risco para desenvolver o tumor e por isso necessitam de um acompanhamento e de uma investigação mais detalhada. Recomenda-se que essa mulher realize ressonância magnética anual após os 25 anos e mamografia após os 30 anos. Geralmente, em famílias com mutações genéticas que favorecem o aparecimento do câncer de mama (por exemplo, mutação BRCA 1 e 2) o tumor tende a surgir em idade mais precoce do que nas gerações anteriores”, alertou a mastologista.
Ana Clara Todero Vereda, com o filho Marco Antônio e o marido Antônio Carlos Cirillo, após a cura de um câncer de mama
Para o câncer de mama existe a prevenção primária, ou seja, reduzir os riscos de surgimento da doença, a qual está muito correlacionada com os fatores hormonais da mulher. “Ter filhos, amamentar, não usar anticoncepcional hormonal, não realizar terapia de reposição hormonal são fatores protetores para as mulheres”, explica a mastologista. Já a prevenção secundária são exames de rastreamento para detecção precoce da doença.
Ela explica como se dá o fator protetivo da amamentação. “Quando você tem filhos e amamenta, estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias e pela alteração hormonal da gestação, o que acaba protegendo a mama contra alterações celulares cancerígenas”.
“Quanto à reposição hormonal na menopausa, outro fator que predispõe ao câncer de mama, ela aconselha a usar com muita parcimônia. “Em alguns casos a mulher tem muita sintomatologia e realmente necessita de uma reposição hormonal, mas os casos tem que ser individualizados, porque está correlacionado com o aumento de câncer de mama. Principalmente as mulheres que têm alto risco familiar para desenvolvimento de câncer de mama, precisa ser muito bem ponderado o uso da reposição hormonal”.
Para as mulheres que optam por não ter filhos, ela recomenda a prevenção secundária, mas alerta. “Realizar mamografia todo ano não vai impedir que a doença apareça, mas aumenta a chance de detectar tumores em estágios precoces, o que aumenta a cura”.
Os hábitos saudáveis também são protetores e auxiliam a reduzir o risco do câncer de mama, assim como de outras doenças. “A ingesta de bebida alcoólica, o sobrepeso e a obesidade, o sedentarismo e a exposição à radiação ionizante são fatores correlacionados a aumento de taxas da doença. Assim, reduzir a ingestão de álcool, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável para manter-se em um IMC [índice de massa corpórea] adequado são hábitos recomendados para evitar a doença”.
A médica explica como a obesidade está correlacionada a um aumento do câncer de mama. “As células de gordura produzem estrogênio. Então a mulher obesa tem mais estrogênio circulante e a gente sabe que alguns tipos de tumores de câncer de mama se alimentam desses hormônios. Então quanto maior o nível, maior a predisposição aos surgimentos de câncer de mama”.
Manter atividade física regular e a alimentação saudável reduzem os riscos de aparecimento de cânceres e diminui também outras doenças como hipertensão, diabetes e tumores.
Por isso, desde o surgimento do câncer de mama, a fisioterapeuta Roberta Perez não se descuidou mais. “Embora biologicamente eu esteja curada, uma vez que você descobre a doença, nunca mais sua vida será igual. E quanto mais jovem você descobre, mais chance você tem de desenvolver o câncer de novo. Hoje, faço acompanhamento anual. Mudei péssimos hábitos que tinha e, quando vou à academia vejo como parte do tratamento. Quando me alimento bem e, de forma saudável, faz parte do meu cuidado. Sempre temos uma atenção especial quando se descobre uma doença como essa. Agora, vou fazer uma renovação dos meus exames genéticos, pois está muito avançada a pesquisa genética, para ver se tenho alguma mutação e, assim ajudar meus familiares de primeiro grau, mãe e irmã”.
A Revista Brasileira de Cancerologia de julho de 2022, apontou dados em relação à falta de busca das mulheres pela mamografia durante a pandemia. O Data SUS, que é o sistema de informação dos exames realizados pelo sistema único de saúde, revelou um déficit de mais de 1,7 milhões de mulheres que deixaram de fazer o exame em 2020 com relação a 2019. Essa queda significa quase 40% no número de exames realizados em pacientes assintomáticas (mamografias de rastreamento) em 2020 em comparação a 2019, enquanto, em pacientes sintomáticas, ou seja, com alguma queixa clínica relativa às mamas, a redução foi em torno de 20% nesse mesmo ano.
“Além do aumento na incidência, é preciso dizer que o câncer de mama é uma doença evolutiva. A falta de diagnóstico e de tratamento precoce reflete em menores chances de cura e em tratamento mais complexo e agressivo. E aquele grupo de mulheres que apresentou sintomas suspeitos de câncer mamário durante a pandemia, e que tiveram seu atendimento e diagnóstico atrasados, provavelmente sofreram com o avanço da doença, que pode ter alterado seu estadiamento) processo para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa) e, eventualmente, também sua expectativa de vida”, lamenta a especialista em radiologia mamária Maria Helena Louveira.
A modelo Ana Clara ainda dá o seu conselho para as mulheres jovens. "Mulheres, se toquem! Conheçam seu próprio corpo. Não tenham medo de investigar algo incomum por conta do resultado. Sua vida, sua saúde estão a um toque de distância! O diagnóstico precoce aumenta em 90% das chances de cura! Idade não é regra e autocuidado nunca sai de moda".
A fisioterapeuta Roberta Perez também tem seu conselho. “Quanto mais jovem, temos em nosso subconsciente que vamos morrer velhinhos, e isso dá uma margem para certas prioridades, como colocar trabalho na frente de saúde, lazer na frente de autocuidado, e isso não pode. Aos 27 anos, era muito imatura, workaholic [alguém que trabalha muito], e sei que, parte do meu câncer ter sido diagnosticado em fase avançada se deve a isso. Estava há quatro anos sem ir ao médico e acabei negligenciando meu cuidado. Mulheres, a dica que dou, eu que passei por isso é, revejam suas prioridades, olhem com carinho para você emocionalmente e fisicamente. Olhar para a finitude pode levar à reflexão de como estamos vivemos e sempre é hora de mudar”.
Para a especialista em radiologia mamária, Maria Helena Louveira, as campanhas de conscientização, como as relacionadas ao Outubro Rosa, têm contribuído de forma significativa para difundir informações verdadeiras acerca do câncer de mama, e têm influenciado positivamente as mulheres na busca do exames de mamografia.
“Temos que incentivar a busca pelos exames de detecção, mas, antes disso, fortalecer os vínculos entre as mulheres, para que olhem para suas companheiras - tias, mães, irmãs que estão desassistidas - e insistam para que falem o que sentem, se percebem algo suspeito em suas mamas, algum nódulo palpável que passou despercebido, para que procurarem o atendimento médico o quanto antes”, aconselha.
- Dois ou mais parentes de primeiro grau (pais, irmãs ou filhas) ou de segundo grau (neta, avó, tia, sobrinha, meio-irmão) com câncer de mama e/ou de ovário;
- Câncer de mama antes dos 50 anos (pré-menopausa) em um parente de primeiro grau;
- História familiar de câncer de mama e de ovário;
- Um ou mais parentes com dois tumores (de mama e de ovário ou dois tumores mamários independentes);
- Parentes do sexo masculino com câncer de mama.
Em LEM também tem história de superação; assista
07
Out / 2022 |
Festa Criança Feliz do Grupo Santo Antonio! |
A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 261,9 milhões de toneladas em 2022, de acordo com a estimativa de setembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado hoje (6), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o IBGE, o resultado é um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975, e representa aumento de 3,4% ou 8,7 milhões de toneladas em relação a 2021.
Segundo o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o principal produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2ª safra, com um crescimento de 35,5% frente ao ano anterior.
“A produção está se recuperando de problemas climáticos em 2021, como a falta de chuvas. Essa recuperação ajuda a explicar a produção em 2022. Além disso, também houve crescimento de área do milho 2ª safra, incentivado pelos bons preços que os produtores têm conseguido nos últimos anos”, disse Guedes, em nota.
A estimativa para a safra foi de crescimento em quatro grandes regiões: Centro-Oeste (11,4%), Norte (11%), Sudeste (10,8%) e Nordeste (10,3%). No Sul, a previsão é de queda de 14,6%.
O pesquisador avaliou como as condições climáticas exerceram impacto nos resultados divulgados. “A falta de chuvas, causada pelo fenômeno La Niña, impactou mais a região Sul e o Mato Grosso do Sul. Já Goiás e Mato Grosso não foram afetados por problemas climáticos. Com isso, temos a região Centro-Oeste, que é bastante representativa na produção de grãos, com um crescimento de 11,4%”, argumentou.
Trigo
A estimativa da produção de trigo foi de 9,6 milhões de toneladas, declínio de 0,9% em relação a agosto e aumento de 23% em relação a 2021. Segundo o gerente de agricultura, o trigo é um produto cuja produção não é autossuficiente.
“Consumimos em torno de 12 ou 13 milhões de toneladas, portanto, ainda teremos que importá-lo, mas bem menos do que em anos anteriores. Essa produção de 9,6 milhões de toneladas é um recorde para o Brasil. Ucrânia e Rússia são dois grandes exportadores de trigo e, com a guerra, os preços estão elevados. Os produtores, de olho nessa melhora dos preços, aumentaram as áreas aqui no país”, acrescentou.
Café
Conforme o levantamento, a estimativa da produção brasileira de café para 2022, considerando-se as duas espécies - arábica e canéfora - foi de 3,1 milhões de toneladas, ou 52,3 milhões de sacas de 60 quilos, queda de 2,7% em relação a agosto e aumento de 6,6% em relação a 2021.
“A produção do café arábica deveria ter crescido mais neste ano em decorrência da bienalidade positiva da safra. Isso não aconteceu, pois ano passado tivemos um inverno muito frio, inclusive com ocorrência de geadas nas regiões mais frias de cultivo desse produto. Isso fez com que o potencial de produção da safra de 2022 fosse reduzido”, afirmou o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.
Soja
Principal commodity do país, a produção de soja manteve-se em 119,5 milhões de toneladas, estimativa que representa aumento mensal de 0,6%, entretanto, retração de 11,4% em comparação à obtida no ano anterior, com queda de 15,6% no rendimento médio. “Embora a área colhida tenha crescido 4,9%, problemas climáticos derrubaram a produção de soja em 2022”, disse Barradas.
Regiões
Entre as grandes regiões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas teve a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 129,8 milhões de toneladas (49,6%); Sul, 65,1 milhões de toneladas (24,8%); Sudeste, 27,6 milhões de toneladas (10,6%); Nordeste, 25,4 milhões de toneladas (9,7%) e Norte, 14 milhões de toneladas (5,3%).
Um incêndio de grandes proporções atingiu áreas de vegetação do município de Barra, no oeste da Bahia. O fogo, que começou no último sábado (1°), já atingiu as comunidades de Lagoa das Pedras, Lagoa Funda, Baixão de Zuquinha, além de Baixão de Samuel e Lagoa Preta. Não há informações se alguém ficou ferido.
Para combater o incêndio nesta quinta (6), os 22 brigadistas e mais 12 bombeiros foram acionados na última terça-feira (4).
A equipe conta com o suporte de duas aeronaves, além de equipamentos como mochilas costais, pás, foices e abafadores.
Outros incêndios
Ainda neste mês, outro incêndio atingiu área do Parque Nacional Boqueirão da Onça, no norte da Bahia. O caso aconteceu no último sábado. O fogo foi controlado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (iCMBio). A causa do incêndio ainda não foi identificada pelo Corpo de Bombeiros.
Outras cinco áreas de vegetação da cidade de Barreiras registraram focos de incêndio nesta quinta-feira. O fogo começou na manhã da última segunda-feira (3) e atingiu a Serra da Mangabeira, Serra do Rio Branco, além da Apa do Rio de Janeiro, na região próxima a cachoeira do Redondo. O Povoado do Chico Preto e o Rio de Pedras também foram afetados.
Agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atuar no combate às chamas nas localidades.
07
Out / 2022 |
Colisão entre micro-ônibus e caminhão, deixa ao menos 10 pessoas feridas em Santa Rita de |
Na noite de ontem, quarta-feira, 5, por volta das 20h, ocorreu uma colisão envolvendo um micro-ônibus e um caminhão na BA 451, na entrada da cidade de Santa Rita de Cássia, deixando cerca de 10 pessoas feridas.
Segundo informações, o micro-ônibus, transportava passageiros no momento do acidente, onde o condutor tentou evitar a colisão contra um veículo a sua frente sem sinalização, e acabou jogando o micro-ônibus para a pista contrária, havendo a colisão frontal com o caminhão.
Os passageiros tiveram ferimentos leves, foram socorridos para o hospital local por equipes do SAMU e terceiros. Já no caminhão, ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar registrou o acidente.
07
Out / 2022 |
‘Vamos pautar o debate eleitoral neste segundo turno’, promete ACM Neto em evento com lide |
O candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) disse em encontro com lideranças realizadas na tarde desta quinta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador, que pautará o debate no segundo turno das eleições disputadas contra Jerônimo Rodrigues (PT). Ele ainda declarou que terá apoios de prefeitos que apoiaram outros candidatos no primeiro turno.
“Vamos fazer uma campanha que vai pautar o debate eleitoral nesse segundo turno”, disse Neto. “[Teremos apoio] de outros prefeitos, outros ex-prefeitos, candidatos que disputaram as eleições no primeiro turno por outros partidos e que, agora, estão nos acompanhando. A exemplo da deputada Talita [Oliveira, do Republicanos] que também acompanhou a candidatura do João [Roma, no PL], no primeiro turno e que agora está conosco”, disse ACM Neto.
“Diariamente teremos novidades de apoios e adesões. Eu não tenho dúvida de que, com a soma dos esforços daqueles que estiveram conosco no primeiro turno, mais aqueles que estarão conosco no segundo turno, vai prevalecer a vontade de mudança”, discursou ACM Neto, que manifestou confiança em vencer as eleições no segundo turno que ocorrerá em 30 de outubro.
07
Out / 2022 |
Em anúncio de chegada do PSC, Rui Costa diz que novos partidos podem migrar e apoiar Jerôn |
Durante o anúncio oficial de chegada do PSC ao grupo que apoia a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo do Estado, o governador Rui Costa salientou que novos integrantes, inclusive do União Brasil, podem migrar de lado e apoiar o petista no segundo turno.
Na coletiva de imprensa, questionado sobre nomes do PP e de outros partidos, Rui tomou a palavra e afirmou que está fechando vários acordos, mas nem todos poderão prestar apoio a Jerônimo de forma explícita.
“Vários partidos. Inclusive do União Brasil. Em respeito ao partido e até mesmo pela questão da fidelidade partidária, eles não vão poder tornar isso público neste momento. Mas as conversas estão acontecendo com vários partidos e vários deputados eleitos e não eleitos. Alguns tornarão público ainda hoje, outros segunda, terça e outros não tornarão isso público, mas estão indicando as suas bases a Jerônimo”, disse o governador.
07
Out / 2022 |
Assista ao vídeo que o TSE não quer que o Brasil veja |
A candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) tem recebido uma enxurrada de apoios. O Patriota, que estava com o deputado federal João Roma (PL), e o PSC, que estava com ACM Neto (União), se juntaram às fileiras governistas nesta semana. Mas o grande rival do PT no segundo turno minimizou os abandonos à sua campanha e afirmou que também terá adesões nos próximos dias.
"Alguns estão indo, outros estão vindo. Vamos ter muito mais adesões, com muito mais peso eleitoral do que eventualmente estão anunciando apoio ao candidato do PT. Estamos tranquilos com isso. Vamos ter uma sequência de anúncios durante esses dias", afirmou ACM Neto.
Ao ser perguntado se mantém conversas com seu ex-aliado João Roma, Neto respondeu que não fez contato direto com o deputado, mas que interlocutores têm conversado sobre o tema. Além disso, segundo o ex-prefeito de Salvador, as pautas em comum entre os dois devem fazer com que o eleitorado do parlamentar se junte ao dele no segundo turno.
"Não tivemos ainda um contato direto, mas nossos aliados vêm conversando. Entendo que o eleitor de João tem uma identidade, uma aproximação, afinidade, muito maior conosco. Por nossas pautas: agenda da familia; cristãos; o apoio macico dos evangélicos; de toda parte do agro; dos policiais; pautas como a defesa da vida, ser contra a legalização do aborto, a menos em casos previstos em lei; contra legalização das drogas. Nosso desejo é gerar essa sinergia, para poder ter esses eleitores do nosso lado no segundo turno", disse Neto.
Uma possível fusão entre o União Brasil e o PP também foi abordada por ACM Neto. Ele disse ainda não ter sentado para conversar sobre o tema com os dirigentes das legendas, mas não descartou a possibilidade para o futuro.
"Só consigo ter olhos para a Bahia e foco para eleição de governador. Eu não deixaria de conversar e avaliar as condições. Não sentei para tratar desse assunto nem com dirigentes do União Brasil e nem com o do Progressistas", concluiu.
07
Out / 2022 |
Filiado ao PSC, Abílio Santana reitera apoio a ACM Neto: “Não aprendi a beber da fonte da |
Após o PSC anunciar a saída da base do candidato ao governo do Estado ACM Neto (União Brasil), o deputado federal Abílio Santana (PSC) rechaçou a possibilidade de “mudar de lado”. O parlamentar que é filiado ao PSC confirmou que permanece ao lado do ex-prefeito de Salvador.
“Não aprendi a beber da fonte da traição. Eu digo sempre que sou ACM Neto até debaixo d’água e não me furtarei a ajudá-lo a ser o próximo governador do estado da Bahia. Para mim, um homem sem palavra tem que ser enterrado vivo, e eu tenho palavra. Repito: estou ao lado de ACM Neto na disputa ao Governo da Bahia”, disse Abílio Santana, na tarde desta quinta-feira (6).
Ele participou do evento em apoio a Neto, no Centro de Convenções. Ele demonstrou total confiança na vitória neste segundo turno. “Não tenho a menor dúvida que Neto vai ganhar essa eleição, pois é o mais preparado e merece governar a Bahia. A virada vai ser com força total”.
Uma criança de três anos com paralisia testou positivo para o poliovírus, vírus que causa a poliomielite. A ocorrência está sendo investigada pela Secretária de Estado da Saúde do Pará (Sespa). De acordo com um relatório de Comunicação de Risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a criança teve o vírus identificado por análise de isolamento viral de fezes.
O documento, porém, informou que o caso segue em investigação já que “outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré”.
O menino reside no município de Santo Antônio do Tauá, no interior do estado do Pará. Ele começou a apresentar os primeiros sintomas como febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA) no dia 21 de agosto, até não conseguir mais se manter em pé, algumas semanas depois.
O exame de fezes foi feito em 16 de setembro e enviado ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. Na terça-feira (04), saiu o resultado positivo para o vírus da poliomielite. Vale lembrar, que o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, também na Paraíba.
07
Out / 2022 |
Em Barreiras, estudantes aprendem na prática, noções sobre prioridades e preferências no t |
A manhã de quinta-feira (6), foi momento de reforçar o aprendizado adquirido em sala de aula para 20 crianças da Escola Sonho de Talita, em Barreiras. Os estudantes entre seis e oito anos foram recepcionados pelo subdiretor da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), Carlos Reis para aprenderem na prática, as noções sobre prioridades e preferências no trânsito, já trabalhadas na escola. A pista de treinamento do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), foi palco das atividades.
A ação educativa contou com orientações prévias realizadas antes da parte prática, onde foram sanadas dúvidas das crianças e reforçadas as noções aprendidas em sala de aula. “Eles chegam com vários exemplos, positivos e negativos, trazidos de casa, então, incentivamos as boas práticas e ao mesmo tempo, buscamos corrigir comportamentos equivocados assumidos em algum momento, no trânsito, por pessoas próximas a eles ”, destaca Carlos Reis.
Depois da conversa e troca de experiências, os pequenos assumiram papéis de motoristas e de pedestres, colocando em prática o aprendizado. Na pista de treinamento, passaram por simulações reais sobre prioridades e preferências no trânsito, tudo orientado pela equipe da Cootrans. A ação durou cerca de uma hora e os estudantes puderam entender regras importantes como por exemplo, quais veículos têm prioridade e precisam ultrapassar com urgência e como transeuntes e condutores devem se comportar junto às faixas de pedestres.
De acordo com o diretor de Trânsito, Rondinele Carvalho, esta ação é contínua, porém nos meses de maio e setembro é reforçada, por se tratar de meses que incentivam e chamam atenção para o combate aos acidentes no trânsito. “Nós temos o Maio Amarelo e em setembro, a Semana Nacional de Trânsito, momentos em que damos mais visibilidade para ações educativas, porém, estamos sempre prontos para contribuir com o aprendizado realizado nas escolas. Sempre que houver interesse em oferecer esta prática, as escolas podem fazer a solicitação junto à Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito”, finaliza.
O deputado estadual eleito Eures Ribeiro (PSD), ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), se colocou à disposição nesta semana para disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2023. De acordo com ele, sua votação nas eleições deste ano o credencia para o cargo.
"Eu coloco o meu nome a disposição do meu partido para disputar a presidência da Assembleia”, afirmou Eures. "Com mais de 80 mil votos, me permite lutar por qualquer coisa", completou o deputado eleito.
Eures é o terceiro quadro do PSD a demonstrar interesse no mais alto posto do parlamento baiano. O atual presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, e a deputada estadual Ivana Bastos – a mais votada nestas eleições – também declararam possuir intenções de disputarem a presidência da Casa.
07
Out / 2022 |
Em 2022, PRF na Bahia flagrou mais de 10.000 pessoas sem cinto de segurança nas rodovias f |
Entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2022 foram emitidas 10.481 autuações pelo não uso do cinto de segurança nas rodovias federais da Bahia, sendo flagrados 5.221 motoristas e 5.260 passageiros sem o dispositivo de segurança que salva vidas.
O uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil há mais de 20 anos. Mesmo assim, muitos motoristas e passageiros ignoram a importância dele, inclusive no banco de trás.
Para se ter uma ideia, quando contabilizados os flagrantes de passageiros que não utilizavam o dispositivo de segurança, houve um acréscimo de quase 30% em relação ao mesmo período de 2021. Já as notificações desse tipo de infração para os motoristas flagrados, oscilou de 8.364 em 2021, para 5.221 nos primeiros nove meses de 2022.
Em caso de acidente, o cinto, quando utilizado corretamente, evita que o ocupante seja arremessado contra partes internas do automóvel (volante, painel, parabrisa), contra outros passageiros ou mesmo que seja projetado para fora do veículo.
Estudos indicam que esse equipamento se utilizado da forma correta pode reduzir em mais de 40% o risco de morte em acidentes de trânsito.
O fato de o motorista ou o passageiro não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.
Para se ter ideia, numa velocidade normal, de 80 quilômetros por hora, ao ocorrer uma colisão ou uma frenagem brusca, o passageiro solto vira uma ‘arma’ dentro do veículo. O corpo vai ser projetado de uma forma tão violenta que ele pode também matar quem está usando o cinto.
É comum também os policiais flagrarem situações inusitadas e perigosas durante às abordagens. Já teve ocorrência em que foi visualizado que o cinto de segurança do motorista estava apenas com ponteiras (também conhecidas como linguetas) colocadas no dispositivo para silenciar o alarme sonoro de alerta do cinto de segurança. Essa conduta é passível de autuação por constituir equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante.
Outra situação comum é a utilização do equipamento de proteção por trás do corpo.
No caso de transporte coletivo de passageiros, uma resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) obriga que, antes de cada viagem, os motoristas de linhas interestaduais e internacionais informem os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso do cinto.
O cinto de segurança é dispositivo essencial de segurança passiva e seu uso é obrigatório. Ele foi desenvolvido durante a Segunda Guerra mundial para evitar que pilotos fossem projetados para fora da cabine. Estudos indicam que esse equipamento pode reduzir em mais de 40% o risco de morte em acidentes de trânsito.
A instituição alerta que evitar condutas perigosas no trânsito, acima de tudo, é uma responsabilidade individual de cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre, bem como dos passageiros.
07
Out / 2022 |
86ª CIPM prende indivíduo acusado por tráfico de drogas na zona rural de Santa Rita de Cás |
No início da tarde de ontem, quinta-feira, 5, a 86ª CIPM, prende indivíduo por tráfico de drogas na localidade de Altamira, zona rural do município de Santa Rita de Cássia.
A equipe encontrava-se em rondas, quando visualizou um indivíduo contumaz na prática de tráfico de entorpecentes conduzindo uma motocicleta Honda FAN 150.
Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem. Feita a busca pessoal, foram encontradas em suas vestes 22 duas trouxinhas de maconha, sendo feita a condução para a DP local.
Após vistoria no veículo, foram encontrados embaixo do banco 37 microtubos de substância análoga a cocaína; 34 pedras de crack; 1 balança de precisão e dinheiro supostamente proveniente do tráfico.
Diante disso, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, o qual já possui três passagens distintas por crime de tráfico de drogas nos anos de 2018, 2019 e 2020.