17
Set / 2022 |
São Desidério: Após apresentar-se com nome falso, PRF prende homicida foragido da justiça |
Na madrugada deste sábado (17), policiais rodoviários federais realizavam fiscalização da Operação São Desidério Fest 2022, no Km 205 da BR 135, em São Desidério e abordaram um Fiat/Pálio, conduzido por um homem de 37 anos.
Ao se aproximarem do veículo, os PRFs solicitaram os documentos de porte obrigatório do motorista para consulta detalhada nos sistemas informatizados da polícia.
Notava-se que o homem apresentava um certo desconforto com a abordagem policial e ele tentando enganar a equipe informou nome falso.
Após alguns minutos da entrevista, o homem confessou o nome verdadeiro e disse que possuía um mandado de prisão ao seu desfavor.
Após consulta nos sistemas de segurança, ficou constatado que o foragido da justiça goiana decorrente de processo pelo crime previsto no artigo 121 do Código Penal (homicídio qualificado), documento expedido no ano de 2019.
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, para formalização dos procedimentos cabíveis.
16
Set / 2022 |
Há Vagas! |
16
Set / 2022 |
Hoje é dia da \"Sexta do Peixe\" no Grupo Santo Antonio! |
A guarnição operacional do 17º Grupamento de Bombeiros Militar participou na noite desta quarta-feira (14), de uma Instrução de Nivelamento do Conhecimento (INC) com instrutores de combate a incêndio urbano e aplicação de um container simulador de incêndio em ambiente confinado.
O simulador de combate a incêndio consiste em um container adaptado para propiciar a reprodução de fenômenos do fogo, de onde é possível observar, de dentro, uma perspectiva do ambiente em chamas, as fases do incêndio, a evolução do fogo, o comportamento da fumaça e da energia térmica, correlacionando toda essa observação com a aplicação das técnicas compatíveis com cada situação.
Na noite de ontem, quarta-feira, 14, por volta das 18h30, a Cipe Cerrado prendeu um homem acusado por tráfico de drogas e ligado a facção criminosa no Florais Léa, em LEM.
A guarnição recebeu de um transeunte a informação de que, um homem havia adentrado uma casa em construção na rua Clara Nunes e que lá estava cavando ou quebrando algo. De pronto, a guarnição foi até o local verificar a informação e ao chegar lá avistou um homem com as características descritas, que ao perceber a aproximação da guarnição tentou fugir, mas foi prontamente alcançado.
Ato contínuo, foi realizado a busca pessoal no indivíduo, sendo encontrado com ele, um saco contendo 04 tabletes de cocaína, pesando aproximadamente 01 kg cada.
Ainda durante a abordagem, o indivíduo preso informou que teria recebido R$ 1000,00 de uma pessoa que supostamente não conhece, para esconder o material.
Diante do fato e informações, o homem preso em flagrante e a droga apreendida foram conduzidos e apresentados no DISEP, para que fossem tomadas as medidas cabíveis pela autoridade policial.
16
Set / 2022 |
28ª CIPM recupera moto em Paratinga |
O 4º Pelotão da 28ª CIPM recuperou uma moto com restrição de furto/roubo, em Paratinga, no fim da tarde da última quarta-feira (14).
Conforme a Companhia, a guarnição realizada rondas à altura da rua Eliezer Pereira Dourado, por volta das 17h, quando avistou quando avistou uma Honda Bros sem a placa de identificação.
Dada a voz de abordagem, os policiais descobriram a restrição ao consultar o sistema. Questionado, o condutor alegou que comprou a moto em São Paulo com seu irmão.
Diante dos fatos, a moto e o responsável por ela foram conduzidos e apresentados à Delegacia Territorial de Paratinga para a adoção das medidas cabíveis.
16
Set / 2022 |
Operação Safra inicia 9ª edição com uso de tecnologia e redução de roubos a defensivos agr |
Os roubos e furtos a defensivos agrícolas tiveram queda significativa após a implementação da 'Operação Safra', que chega à IX Edição este ano. A iniciativa, que teve a edição 2022 lançada na manhã desta quinta-feira (15), na Base Avançada do Grupamento Aéreo de Barreiras, conta também com aplicativo exclusivo aprimorado para facilitar acionamento rápido das equipes policiais e monitoramento das áreas produtivas.
A operação, executada pela SSP em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), conta com incremento de R$ 1,3 milhão. A ação garante o trânsito de produtos e defensivos agrícolas, impedindo a ação de criminosos que visam a revenda ilegal do material, que é de alto custo.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, lembrou que o apoio da sociedade civil é importante para o reforço e execução das ações de policiamento nas áreas de cultivo. "Esses delitos afetam toda a economia, pois se tratam de itens com preços elevados. A operação dará todo o apoio para que os agricultores executem suas atividades com segurança a fim de garantir que, ao final do período de colheita, os produtos cheguem à mesa do cidadão baiano", garantiu o gestor. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, frisou que o operação é um sucesso visível através da queda brusca do número de delitos relacionados ao plantio e transporte das cargas.
"Os resultados da operação indicam a importância da manutenção da parceria entre as instituições. A ação conjunta entre Aiba e governo tem contribuído para redução do índices de crimes nas áreas rurais e cria um cinturão de proteção. Essa operação trouxe paz para o trânsito e a cidade reduzindo quase a zero o número de assaltos", frisou. Iniciada em outubro de 2022 com vigência até março de 2023, a ação reforça o policiamento em 12 cidades produtivas da região com mais de 600 plantões nos finais de semana.
Tecnologia como aliada
O aplicativo da Operação Safra, desenvolvido no último ano de forma piloto, entra em execução nesta edição. A ferramenta gratuita, disponível nas lojas virtuais de celular, será utilizada pelos policiais militares atuantes na ação e pelos produtores. Com acesso limitado e liberado pela Aiba, através de senha individual, a tecnologia foi desenvolvida pela Polícia Militar com apoio da Aiba e armazenará os dados da operação e de produtividade das viaturas. Um botão de pânico também foi implementado para propiciar o acionamento rápido das equipes policiais. Após seu acionamento, o APP georeferência a fazenda e informa o caminho mais célere para as viaturas atenderem à ocorrência. Informações de suspeitos e de ocorrências executadas são transmitidas em tempo real a fim de possibilitar a recuperação de bens.
Resultados
Desde de 2014 a Operação Safra já recuperou 19 cargas de produtos agrícolas e 28 veículos.
Resultou na prisão de 180 criminosos, além de abordar 83 mil pessoas, 35 mil veículos e apreender mais de 290 armas. *Efetivo* Os mais de 90 mil quilômetros quadrados das áreas de produção e transporte serão monitorados por policiais do Grupamento Aéreo da PM (Graer), com emprego de aeronaves, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, de Policiamento Rodoviário ( CIPRv) , das 30ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto e da Rondas Especiais (Rndesp) Oeste. As unidades policiais que compõem a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Barreiras) recepcionarão as passíveis ocorrências e realizarão demais atividades de Polícia judiciária.
16
Set / 2022 |
Empresários veem melhora no agronegócio e no combate à corrupção nos últimos anos, diz CNI |
A poucos meses do fim do atual ciclo presidencial, os empresários brasileiros consideram que a saúde e a educação são as áreas que mais pioraram nos últimos quatro anos, enquanto o agronegócio, infraestrutura, economia e combate à corrupção são as que tiveram maior progresso no período.
É o que aponta o levantamento "Agenda de Prioridades" da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feito em agosto deste ano com 1.001 executivos de indústrias de pequeno, médio e grande porte. A sondagem, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, não propõe especificamente uma avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL), embora o recorte temporal coincida com o primeiro mandato do presidente.
Em pesquisa espontânea, os empresários foram instados a apontar quais áreas consideram ter melhorado mais nos últimos quatro anos.
Em primeiro lugar da lista aparece o agronegócio, com 16% dos entrevistados vendo um aperfeiçoamento do setor. Infraestrutura e economia vêm logo em seguida, com 12% dos executivos percebendo uma melhoria nas duas áreas. O combate à corrupção surge em quarto lugar, com 10%.
A maior parcela dos empresários (34%) indicou que outras áreas não especificadas foram as que mais melhoraram nos últimos quatro anos, enquanto 17% afirmam que nada melhorou com destaque nesse período.
Em relação aos setores que mais pioraram nos últimos quatro anos, a educação aparece em primeiro lugar, acumulando 22% das respostas, seguido de saúde (21%) e inflação (9%). Para 13% dos empresários ouvidos na pesquisa, não há uma área que mais piorou no período.
Tributação é vista como prioridade A sondagem da CNI também ouviu o que os executivos dizem ser a prioridade do próximo presidente do Brasil. A maior parcela (43%) apontou que a redução de impostos é o que há de mais importante para melhorar a economia do país.
O segundo tema mencionado também está relacionado à tributação e diz respeito a uma simplificação dos impostos, o que foi citado por 28% dos executivos.
Quando questionados especificamente sobre o que fazer para gerar mais empregos, a maioria dos entrevistados (56%) aponta a reforma tributária como a principal medida para o próximo governo.
"O complexo e oneroso sistema de cobrança de impostos do país inibe a produção de todos os setores econômicos e dificulta a geração de empregos e de renda para os brasileiros. A reforma tributária é fundamental para acelerar o ritmo de crescimento da economia e, por isso, deve ser uma prioridade para o próximo governo", diz o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota.
Ainda aparecem como medidas relevantes para a geração de empregos, liberar crédito para as empresas investirem e expandirem sua capacidade produtiva (29%) e mudanças na legislação trabalhista (25%).
Educação deve vir antes de crescimento econômico Considerada uma das áreas que mais pioraram nos últimos quatro anos, a educação foi elencada pelos empresários como prioridade para a indústria e para o desenvolvimento do país. Um em cada três executivos disse que o presidente que assumir em 2023 deve considerar este o tema mais importante.
O segundo tópico mais citado foi saúde pública (26%), seguido por crescimento econômico, que aparece na terceira posição com 20% das respostas.
Para Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, a pesquisa mostra que há uma demanda do setor empresarial por maior investimento no ensino técnico, que está mais alinhado às necessidades do mercado de trabalho -além de uma preocupação com a qualidade do ensino.
"Diante de uma indústria cada vez mais tecnológica, o ensino precisa acompanhar as habilidades exigidas pelas empresas", afirma.
Otimismo com a economia Quando se trata do cenário atual, quase metade (48%) dos empresários avalia a situação da economia brasileira como ótima ou boa. De todos os entrevistados, praticamente um terço (35%) dizem estar regular, enquanto 17% consideram ruim ou péssima.
Em relação ao futuro do país, a perspectiva é ainda mais positiva. Sete em cada dez empresários estão otimistas: 69% disseram que a economia deve melhorar um pouco ou muito nos próximos quatro anos.
A suspensão do piso salarial da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) despertou grande insatisfação na categoria, que já vinha batalhando pelo reajuste há anos. Visando pressionar os poderes por uma maior agilidade na resolução do problema, os líderes de representações da enfermagem na Bahia planejam aderir à greve nacional da categoria e realizar uma paralisação de 24 horas na semana que vem.
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-BA), Aladilce Souza, explicou que será realizada uma assembleia com as principais lideranças da enfermagem nesta sexta-feira (16), às 14h, para definir como será o encaminhamento do movimento na Bahia. Apesar de ainda não ter definição, a gestora indicou que, provavelmente, deve ocorrer uma paralisação de 24 horas.
“Aqui na Bahia deveremos participar, no entanto ainda está ocorrendo reunião das entidades para decidir como encaminhar o movimento aqui no estado. É grande a revolta dos trabalhadores que, após lutarem tanto tempo e alcançarem uma vitória que faz justiça ao trabalho que desenvolvem para a população, enfrentam mais esse obstáculo”, afirmou Aladilce.
Representando o setor privado, a diretora de finanças e ex-presidente do Sindicato de Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Lúcia Esther Moliterno, confirmou a provável paralisação e avisou que a manifestação não será contra o STF, mas sim uma pressão para que o legislativo trabalhe para encontrar, rapidamente, uma fonte de renda para realizar o reajuste salarial.
“A greve não é contra o STF, o objetivo é realmente pressionar o presidente da Câmara e do Senado a aprovar, em regime de urgência, a fonte de custeio. Pois, se tiver a fonte de custeio, ele [ministro Luís Roberto Barroso] suspende a liminar. A manifestação também ajuda a pressionar as empresas privadas que ganharam muito dinheiro com a pandemia, mas não querem pagar o piso salarial”, explicou Moliterno.
O Conselho Regional de Enfermagem na Bahia (Coren-BA) também declarou apoio a uma possível paralisação da categoria no estado. A entidade, contudo, lembrou que a responsabilidade por uma possível implementação de greve é dos líderes sindicais. “O Coren-BA, de forma intransigente, luta pela implementação do Piso, junto ao STF e a outros órgãos de atuação na defesa dos direitos legalmente adquiridos pela categoria”, disse a instituição.
Apesar de encaminhada, a greve ainda não foi confirmada. Caso a paralisação não ocorra na Bahia, a diretora do Seeb afirmou que os enfermeiros devem participar de uma mobilização, na próxima quarta-feira (21), às 9h, no Farol da Barra, em Salvador.
O Fórum Nacional da Enfermagem, que agrega entidades da categoria como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FDE), já se mobilizou para organizar uma paralisação nacional também na próxima quarta. Na ocasião, o ato deve ter duração de 24 horas.
16
Set / 2022 |
Últimos preparativos para o São Desidério Fest |
A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) faz os últimos preparativos para o São Desidério Fest, que terá início nesta sexta-feira, dia 16 de setembro.
A estrutura já está toda montada para as duas noites de festa e conta com dois palcos, praça de alimentação, barracas padronizadas de bebidas, coquetéis, food trucks, pontos de apoio estratégicos para a segurança, saúde, vigilância sanitária, áreas para estacionamento.
No primeiro dia do evento estão programados shows com Tayrone, Thiago Aquino e Cheiro de Amor. Dia 17, sábado, haverá show católico na Praça da Igreja com Padre Ezequiel Dal Pozzo, em seguida no Coliseu da Paz se apresentam Elvis Elan, Os Parazim, Babado Novo e Léo Santana. Atrações locais se apresentarão na abertura e término dos shows principais.
“Já está chegando a hora, está tudo preparado para receber os foliões, serão dias de muita animação e alegria”, confirma o secretário da SECULT, Florentino Souza Filho.
16
Set / 2022 |
Em parceria com a Prefeitura de Barreiras, Polícia Militar da Bahia inaugura Escolinha de |
Ensinar para as crianças desde cedo as regras do trânsito é uma questão de cidadania e segurança, com esse propósito, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito participou da entrega da Escolinha de Trânsito: Educação e Cidadania, que passa a funcionar no 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). A escola é um projeto em parceria com a Polícia Militar da Bahia, a Prefeitura de Barreiras, o Rotary e a Auto Escola Camila.
A cerimônia de inauguração aconteceu nessa quarta-feira (14) com a presença do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, subsecretário Cristiano Rans, diretor de trânsito Rondinelle Carvalho, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), o coronel do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) Miguel Gazola, bombeiros militares, membros do Rotary, demais autoridades militares da Polícia Militar que foram recepcionados pelo comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda e o comandante do CPRO, Osival Cardoso.
O projeto da Escolinha de Trânsito é integrado aos parceiros, e conta com pista de simulação equipada com sinalização de ciclovia, vagas para estacionamento, área de ultrapassagem, placas e ciclomotores de carro, moto e também patinete. Além disso, ainda conta com o espaço pedagógico para aulas teóricas que receberá crianças e estudantes da rede pública e privada.
De acordo com o comandante do 10º BEIC, a Escolinha de Trânsito funcionará diariamente com aulas teóricas e práticas, e ficará aberta para as crianças conhecerem o projeto. “Estamos abrindo mais essa oportunidade de aproximar a população da Policia Militar, levando além da segurança pública, a oportunidade de aprender desde a infância como formar cidadãos e condutores conscientes para o trânsito. É um projeto pioneiro no Oeste da Bahia e agradecemos aos parceiros que abraçaram a iniciativa”, disse o Ten. Cel. Camilo Uzêda.
O secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio explica que a parceria com a PM é permanente, e neste projeto, a prefeitura realizou toda pavimentação asfáltica no pátio do batalhão e pista de simulação.
“Somos parceiros da Polícia Militar da Bahia e neste projeto da Escolinha de Trânsito vamos atuar em conjunto com nossa equipe da Cootrans e reforçar ainda mais a participação das escolas municipais em atividades de educação no trânsito, incentivando a adoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito”, destacou o secretário Júnior Sampaio.
Ao final, o subsecretário Cristiano Rans e o diretor municipal de trânsito Rondinelle Carvalho, servidores efetivos com formação de instrutores de trânsito, se colocaram à disposição da Escolinha e 10º BEIC, para instrução e acompanhamento de atividades, lembrando que no dia 18 de setembro inicia a Semana Nacional de Trânsito em Barreiras.
Na tarde de ontem, quinta-feira, 16, por volta das 16h30, um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio na Praça Castro Alves, no centro da cidade de Barreiras.
Segundo informações colhidas por nossa reportagem no local, o indivíduo foi esfaqueado em outro ponto da praça, saiu correndo, vindo a cair na praça, já próximo a Avenida Benedita Silveira.
O rapaz que tinha a faca ainda cravada no corpo, foi socorrido por uma equipe do SAMU no local e encaminhado para o Hospital do Oeste.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estiveram no local. A motivação e autoria do crime não foi revelado.
Delegada Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Campos de Brito
Na tarde de ontem, quinta-feira, 15, foi reinaugurado a DEAM - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, na rua Ibirapuera, no bairro Jardim Imperial, na cidade de Barreiras.
O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, da Delegada Geral da Polícia Civil do Estado, juntamente com delegados e policiais civis de Barreiras e região oeste da Bahia.
O prefeito Zito Barbosa e o vice-prefeito Emerson Cardoso também esteve no evento.
A DEAM que foi inaugurada em Barreiras no ano de 2007, ficava anexo a delegacia de polícia no bairro Aratu, agora com a reinauguração, ficará num local separado, trazendo maior privacidade as mulheres vítimas que ali precisarem.
Uma médica foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, ontem, quinta-feira (15). A vítima, de 28 anos, foi identificada como Ana Paula Almeida Souza, natural de Santo Antônio de Jesus, e morava sozinha no local.
A Polícia Militar informou que foi acionada por colegas de trabalho da vítima, pela falta de contato com a mesma desde quarta-feira (14) e faltar ao serviço. No local, uma equipe da PM acionou o dono do imóvel, que utilizou uma chave reserva para abrir a residência.
O corpo de Ana Paula foi encontrado no chão, próximo à porta do banheiro do quarto, sem sinais vitais e removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime, que será investigado pela Polícia Civil, já que a casa não tinha sinais de arrombamento.
A causa da morte não foi divulgada. Ana Paula é filha do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo Antônio de Jesus (Sintraconsaj), Valdemir de Souza.
14
Set / 2022 |
Semana do Cerrado: Secretaria do Meio Ambiente e PrevFogo realizam blitz educativa alertan |
Chamando atenção dos condutores, pedestres e população geral, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras em parceria com a PrevFogo realizou nesta terça-feira (13), uma blitz educativa no centro da cidade e na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macêdo, alertando sobre as queimadas e conscientizando sobre a necessidade da preservação da fauna e flora do cerrado baiano.
Dentro da programação da Semana do Cerrado, a ação contou com a presença do mascote da Secretaria, o Guarazinho (Lobo-Guará) e do mascote Tamanduá Bandeira, que representa a equipe da PrevFogo, chamando assim, a atenção das crianças e dos estudantes, que receberam uma cartilha educativa sobre o perigo de queimadas em lotes e áreas rurais neste período de seca. No material ainda consta os telefones para denunciar queimadas e acionar a PrevFogo.
O educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino, destaca que esse ano a Semana do Cerrado traz novidades na programação, reforçando ainda mais a consciência pelo zelo ao meio ambiente.
“Estamos trabalhando com muitos parceiros, levando aos quatro cantos do município as informações e chamando atenção para o cuidado e respeito com nosso Bioma Cerrado. Não podemos deixar que a extinção de animais e vegetação aconteça, precisamos cuidar para as próximas gerações, então em conjunto com órgãos ambientais, instalamos placas educativas nas estradas, estamos nessa blitz educativa falando sobre as queimadas, teremos a limpeza do Rio Grande e palestras. Contamos com a participação de toda população, porque essa luta é de todos, o meio ambiente é de todos”, destaca Ronaldo Ursulino. (Dircom, Prefeitura de Barreiras).
Enfermeiros de todo o Brasil podem realizar paralização geral na semana que vem. O protesto é por causa da revogação da lei que aumenta os salários dos profissionais, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do ministro Luís Roberto Barroso. A paralisação nacional prevista para a próxima semana é organizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que inclui entidades da categoria como a Federação Nacional dos Enfermeiros.
Até o momento, no STF o placar está em 5 a 3 para manter a suspensão do piso da categoria, mas esse placar ainda pode ser revertido a favor dos enfermeiros. Os ministros que votaram contra o aumento são: Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Estão a favor: André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Edson Fachin. Ainda faltam votar: Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Logo após a suspensão de 60 dias do piso, imposta por Barroso, a Confederação Nacional dos Municípios divulgou um estudo que mostra que mais de 32,5 mil profissionais da área de estratégia da saúde da família em todo país podem ser demitidos, justamente porque as prefeituras não teriam como bancar o reajuste.