18
Ago / 2022 |
Hoje é dia da \"Quinta Dupla\" no Grupo Santo Antonio! |
17
Ago / 2022 |
Bahia registra 857 casos de Covid-19 e mais sete óbitos |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 857 casos de Covid-19 e sete mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.676.318 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.644.365 são considerados recuperados, 1.429 encontram-se ativos e 30.524 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta terça-feira (16) contabiliza ainda 1.982.369 casos descartados e 359.558 em investigação. Conforme a secretaria, na Bahia, 68.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.664.102 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.832.306 com a segunda ou dose única, 6.969.404 com a de reforço e 1.705.946 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.020.126 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 631.401 tomaram também a segunda. Do grupo de 3 e 4 anos, 21.485 tomaram a primeira dose.
A Polícia Militar da Bahia, representada pelo Cap PM Pichite, subcomandante da 38ªCIPM/Bom Jesus da Lapa, realizou ontem segunda-feira, 15, no Comando da Aeronáutica (COMAER), na Base Aérea de Brasília, no Grupo de Segurança e Defesa, uma instrução sobre "Análise Jurídica das Intervenções Policiais com seus Resultados."
A instrução teve por objetivo contribuir com o aprimoramento técnico - profissional, a nível de atuação de policia judiciária militar, dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB), quando do seu emprego em atividade de patrulha, no exercício de segurança de Unidades Militares, de autoridades e, principalmente, quando do cumprimento da Garantia da Lei e da Ordem, em Brasília e suas cidades administrativas.
A Polícia Militar da Bahia, assim como outras Coirmãs, é referência no país no que se refere a atuação de polícia judiciária militar, em alinho ao ordenamento jurídico pátrio em vigor.
O Maj Pedro Paulo, comandante da 38ªCIPM e o subcomandante, agradecem ao Coronel PM Coutinho, comandante geral da PMBA e ao Coronel PM Osival, comandante do Comando de Policiamento Regional Oeste da Corporação pelo apoio e incentivo, em especial, estendido a FAB na pessoa do Tenente Coronel Inf. Leonardo Martins pelo convite e pela oportunidade de promoção de conhecimentos entre as referidas Instituições Militares.
Entre os candidatos ao governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) possui a maior taxa de certeza de voto no pleito deste ano. De acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, Neto tem 37,8% de certeza de voto entre os entrevistados.
Na sequência surge Jerônimo Rodrigues (PT) com 13,7% e João Roma (PL) com 8,6%. Entre a modalidade pesquisada ainda foram citados Marcelo Millet (PCO) com 0,2% da certeza de voto, Giovanni Damico (PCB) com 0,1% e Kléber Rosa (PSOL) com 0,1%.
Com relação a rejeição, quando o eleitor é questionado sobre "qual candidato não votaria de jeito nenhum", João Roma lidera com 37,8%. Na sequência aparecem Jerônimo Rodrigues com 35,9%, Kléber Rosa com 34,7% e Giovani Damico com 30,8%. Além deles, Marcelo Millet tem 29,3% e ACM Neto surge com 24,8%.
17
Ago / 2022 |
Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE |
O ministro Alexandre de Moraes tomou posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes cumprirá mandato de dois anos e sucederá o ministro Edson Fachin no comando do tribunal, órgão responsável pela organização das eleições. O vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e diversas autoridades dos Três Poderes. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas.
Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também estiveram presentes. Candidato à reeleição, Bolsonaro compareceu na condição de presidente da República.
Os ex-presidentes José Sarney, Michel Temer e Dilma Rousseff também foram à posse.
Segundo o TSE, o convite a ex-presidentes da República é um procedimento de praxe nas posses realizadas pela Corte.
O critério para eleição de Moraes, realizada em junho, foi simbólico. Antes de ser empossado, o ministro ocupava o cargo de vice-presidente e seria o próximo a assumir o posto conforme regras de antiguidade entre os membros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o TSE.
Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Turma de 1990) e possui doutorado em Direito do Estado pela mesma instituição. Ao longo de sua carreira, atuou como promotor de Justiça e ocupou as funções de secretário de Justiça, de Transportes e de Segurança de São Paulo, além de presidente da Fundação Casa, antiga Febem.
Em 2016, Moraes se tornou ministro da Justiça. No ano seguinte, após o falecimento do ministro do STF Teori Zavascki, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para ocupar a vaga.
No TSE, Moraes passou a atuar também em 2017 na função de ministro substituto e se tornou membro efetivo em junho de 2020.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois membros da advocacia, além de seus substitutos.
17
Ago / 2022 |
Bombeiros atuam há mais de 24 horas para debelar incêndio em área de vegetação em Barreira |
Bombeiros atuam há mais de 24 horas para debelar o incêndio que atinge uma extensa área de vegetação, na localidade conhecida como Prainha, na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. As chamas tiveram início na tarde de segunda-feira (15).
O fogo começou a ser visto pelos moradores por volta das 14h e atingiu uma região próxima à comunidade Angélica Aires. A fumaça alcançou a área residencial da cidade, mas não houve registro de pessoas com problemas respiratórios.
As chamas não chegaram à área das casas, mas ameaça propriedades rurais. Por isso, proprietários estão em estado de alerta e têm sido orientados a retirar os animais da região.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi para o local e agentes da Secretaria do Meio Ambiente de Barreiras também atuam para tentar controlar o fogo.
Há cerca de dois meses não chove na região oeste do estado e o tempo está seco. Por causa do vento, a disseminação das chamas acontece de modo mais rápido.
Os bombeiros ainda não têm informações detalhadas sobre a extensão da área que foi destruída, nem o que pode ter iniciado o incêndio.
A Bahia registrou 1.645 requerimentos de candidatura para as eleições deste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo o maior número da história do estado desde o início da série histórica em 1994. Em relação às últimas eleições gerais, em 2018, a quantidade de candidatos cresceu 37,54%.
Ao todo, o órgão contabiliza sete cargos para a disputa estadual: Governador, Vice-Governador, Senador, 1º suplente, 2º suplente, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Para a disputa ao Palácio de Ondina, a Bahia tem seis candidatos para assumir o posto: ACM Neto (União), Giovanni Damico (PCB), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL) e Marcelo Milliet (PCO).
Além disso, o estado tem outros seis candidatos a vice e mais seis candidatos ao Senado. Cada candidatura ao Senado Federal conta com mais dois nomes que concorrem como primeiro e segundo suplentes.
Para deputado federal, o TSE recebeu 737 candidaturas para o cargo. Já em relação aos concorrentes à Assembleia Legislativa da Bahia, o órgão atendeu 878 requerimentos para as disputas eleitorais de outubro.
De acordo com o TSE, no Brasil foram registradas 28.281 candidaturas. Destas, 12 concorrem para presidente da República, 12 para vice-presidente, outras 223 para governador, e o mesmo número para vice-governador.
Para o Senado, o Brasil terá 234 candidaturas, além de outras 235 para 1º suplente e 236 para 2º segundo suplente. Em todo país também foram registradas 10.275 candidaturas para deputado federal, e 16.240 para deputado estadual, além de 591 para deputado distrital.
O número ainda pode diminuir já que o TSE ainda vai julgar os registros, ou seja, algumas candidaturas ainda podem ser negadas pelo órgão.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve determinar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos no território brasileiro.
O tema será debatido pela Diretoria Colegiada da entidade em reunião na tarde desta quarta-feira (16).
A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pela reportagem.
A tendência, assim, é que o uso do equipamento deixe de ser obrigatório e passe apenas a ser uma recomendação.
Outros pontos das atuais restrições que são obrigatórios —como distanciamento entre pessoas, desembarque gradual por fileiras, protocolos de higienização e distribuição de álcool em gel— também podem ser alterados.
Está na pauta da reunião ainda a discussão sobre a "possibilidade de dispensa de registro e os requisitos para autorização excepcional de importação de vacinas e medicamentos para prevenção" de varíola dos macacos, segundo o site do Ministério da Saúde.
Se a mudança se confirmar, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.
Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do assessório.
Patrick Ky, diretor-executivo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), disse então que a medida é "um grande passo para a normalização do transporte aéreo" no continente.
Alguns países europeus incluindo Alemanha, Espanha e Grécia mantiveram o uso obrigatório do equipamento, mesmo após a decisão da União Europeia.
Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.
Ao longo da pandemia, a obrigatoriedade da máscara tem sido uma questão especialmente controversa nos aviões, com funcionários das companhias aéreas tendo enfrentado a relutância de muitas pessoas, algumas respondendo até com truculência. A agência responsável pela segurança do transporte aéreo nos EUA, a FAA, registrou 744 incidentes relacionados ao uso de máscaras desde o início do ano.
17
Ago / 2022 |
Operação da Polícia Civil e militar busca cumprir vários mandados de busca e apreensão em |
Em operação da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, vem investigando quadrilhas de roubos e furtos praticados contra estabelecimentos comerciais que fora registrados ocorrências, bem como reprimir furto de aparelhos de celulares no município de São Desidério e Barreiras.
Sete suspeitos foram identificados, num total de 16 mandados judidiciais, que incluem pessoas também de Barreiras foram cumpridas na manhã de ontem, terça-feira, 16, onde as equips da Polícia Civil de LEM, de São Desidério, DH, CATI e RONDESP Oeste de Barreiras, deram cumprimento aos mandados judiciais.
Foram apreendidos aparelhos telefônicos furtados nas empresas, apreensão de drogas, arma de fogo e um Auto de Resistência nesta operação.
O resistente foi identificado por imagens de câmera como sendo um dos autores dos crimes que vem ocorrendo e estabelecimentos comerciais.
As investigações continuarão por mais 30 dias e mais pessoas poderão serem presas.
Após atraso do Ministério da Educação (MEC) para divulgar dados do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que comprometeu o prazo para a realização da matrícula, os estudantes terão até o dia 24 de agosto para apresentar a documentação que comprove os dados informados.
Conforme publicado no Diário Oficial da União, um novo calendário foi formalizado para não haver prejuízo aos estudantes. A autenticação dos dados pode ser feita de forma virtual ou presencial nas instituições para quais foram pré-selecionados.
Cronograma atualizado do Prouni
Instituições de ensino relataram problemas
Em 9 de agosto, os candidatos tiveram acesso ao resultado da 1ª chamada para as bolsas de estudo, mas as universidades afirmaram que até sexta-feira (12) ainda não haviam recebido do MEC as listas de pré-aprovados no Prouni. A data de entrega para a documentação era até a próxima quarta-feira (17).
Sem esses resultados, não seria possível solicitar os documentos dos alunos e formalizar as matrículas, procedimento que garante a vaga ao aluno. Em resposta, o ministério havia informado que estava fazendo ajustes no sistema.
Do vaivém das colheitadeiras sobre imensos tapetes brancos procede uma notícia animadora para o Brasil e o mundo. A produção de algodão do País deve fechar o ano entre 13% e 19% maior do que a anterior e rumar ao ritmo pré-pandemia. A crise sanitária, que derrubou a demanda da indústria têxtil global, interrompeu o avanço da produção nacional, que havia dobrado em apenas cinco anos.
A tendência de crescimento da produção neste ano deve consolidar o Brasil como quarto maior produtor e segundo maior exportador. Na safra plantada em 2019 foram produzidas 3 milhões de toneladas. Em 2017, 1,5 milhão. Para 2022, a produção é estimada entre 2,6 e 2,8 milhões de toneladas.
A qualidade do algodão brasileiro também atrai o mercado estrangeiro. O principal mercado é a Ásia, onde se consolidaram as maiores indústrias de roupas. Cerca de 84% da produção nacional leva o selo de "algodão sustentável", só conferido aos que têm uma espécie de "ESG rural". É preciso cumprir 178 requisitos de qualidade - sociais, econômicos e ambientais. Entre eles, as leis trabalhistas, o Código Florestal e ações em benefício da saúde e da segurança dos trabalhadores.
Apesar do crescimento na produção esperado para este ano, a produtividade não foi a melhor. Mais de 90% das fazendas usam uma técnica que depende da água da chuva, e ela não veio nas épocas e nas quantidades esperadas. A média de quilos de algodão por hectare para este ano é mais baixa do que a de 2021, quando a área plantada foi menor do que a atual.
Para 2023, o plano da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) é alcançar 1,7 milhão de hectares, superando a área da safra recorde de 2019. "A gente encolheu com a pandemia. Era uma decisão muito difícil. Vínhamos da maior safra da história. O algodão estava vendido, mas parado no pátio.
Ninguém vinha buscar. E tínhamos de definir o plantio da próxima safra", diz Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, que pouco antes de a covid-19 se tornar emergência mundial inaugurou um escritório em Cingapura para ficar próxima dos industriais asiáticos.
O crescimento da produção de algodão nos últimos anos pode ser atribuído a três razões principais. Embora o cultivo seja mais difícil e oneroso, é mais lucrativo do que a soja. Do plantio até o pagamento pelo produto vendido, os produtores esperam cerca de um ano. Demora, mas, segundo eles, a renda compensa. O lucro obtido em um hectare de algodão equivale ao de quatro hectares de soja.
Outro motivo da alta é a demanda. Com a redução do home office e a retomada das atividades sociais e profissionais pelo mundo, a indústria têxtil vai recuperar o fôlego e continuar em alta. Há, ainda, uma razão prática. O algodão precisa de uma quantidade elevada de defensivos agrícolas, o que deixa a terra mais preparada para receber a cultura seguinte.
Cerca de 65% do algodão no Brasil é plantado como segunda safra, entre os cultivos de soja e milho. É por isso que as maiores colheitas ocorrem em regiões de predomínio dessas culturas, como Mato Grosso, Goiás e Bahia. O algodão é um ramo caro e pouco convidativo para fazendeiros com menos estrutura financeira e experiência. Os insumos necessários ficaram mais onerosos e elevaram o custo da produção. Itens indispensáveis, como cloreto de potássio e fósforo, estão de três a quatro vezes mais caros.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os custos na Bahia se aproximam dos R$ 18 mil por hectare, contra R$ 15 mil na comparação com o segundo semestre do ano passado. Só o gasto médio com fertilizantes saltou de R$ 3 mil para R$ 5,4 mil.
Expectativa
A uma hora de Brasília, em Cristalina (GO), surgem as primeiras lavouras de algodão ladeando a estrada. O agricultor Carlos Alberto Moresco, dono da GM Algodoeira, no município goiano, conta que reduziu bastante a área plantada por causa da queda de demanda na pandemia. Mesmo assim, está satisfeito com a produtividade favorecida pelo fato de a sua fazenda estar localizada em uma área que sofreu menos com a falta de chuva.
"Encolhi o algodão e subi a soja", diz. "Sempre plantei em torno de 2 mil hectares. Ano passado, foram 840. Este ano, 960. A minha produtividade está muito boa. Vai se assemelhar ou surpreender a do ano passado. A seca que teve em Mato Grosso e na Bahia não afetou tanto a nossa região. Nossa região ainda vai ter uma produção razoável."
Ontem, sexta-feira, 12, a 85ª CIPM realizou a operação oeste em paz rural no distrito de Roda Velha, no município de São Desidério.
Foram realizadas diversas ações preventivas em todo o distrito, visando prevenir a prática de diversos delitos.
Rondas e abordagens foram intensificadas no perímetro urbano e rural, garantindo o bem estar e a sensação de maior segurança para toda população.
taxa de desemprego no segundo trimestre caiu em 22 das 27 unidades da federação quando comparado aos três primeiros meses do ano, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 15,5% dos baianos desempregados, a Bahia foi o estado com maior taxa. No primeiro trimestre, o estado já havia registrado o maior índice, com 17,3%.
Pernambuco e Sergipe apareceram logo em seguida com 13,6% e 12,7%. As menores taxas de desemprego foram registradas em Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%).
Na média nacional, a taxa de desemprego ficou em 9,3% no segundo trimestre, frente aos 11,1% registrados no primeiro trimestre. Segundo os dados do IBGE, a falta de emprego atinge quase 10,1 milhões de brasileiros.
A desocupação das mulheres é 54,7% maior que a dos homens. As taxas também são mais elevadas entre os jovens com idades entre 18 e 24 anos (19,3%) e entre 14 e 17 anos (33,3%). Para os grupos de 25 a 39 anos (8,3%), 40 a 59 anos (6%) e o de 60 anos ou mais (4%), o desemprego ficou abaixo da taxa nacional.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.066 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%), 1.148 recuperados (+0,07%) e 7 óbitos. Dos 1.675.401 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.643.065 já são considerados recuperados, 1.822 encontram-se ativos e 30.514 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.
O boletim epidemiológico deste sábado (13) contabiliza ainda 1.979.285 casos descartados e 359.406 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 68.062 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Até o momento a Bahia contabiliza 11. 663.801 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10. 828.325 com a segunda dose ou dose única, 6. 934.801 com a dose de reforço e 1.657.979 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.018.471 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 628.924 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 18. 948 tomaram a primeira dose.
Foi com profunda tristeza que recebemos a informação do falecimento do servidor do município, Leandro Varela Tavares, aos 29 anos, filho da também servidora municipal Magnólia do Carmo da Silva, ocorrido neste sábado (13), em Barreiras. Leandro era professor de Educação Física do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, atuava também como coreógrafo da Fanfarra Gaviões da FANES e, atualmente, se destacava como noivo da Junina Sapecou Queimou.
Talentoso, Leandro era dono de um sorriso faceiro que este ano encantou a todos no Concurso de Quadrilhas Juninas no São João de Barreiras, interpretando um noivo carismático e espontâneo. Ele também era professor de dança na Academia Power Fit e já foi noivo da Junina Remelexo Cearense. Com sua partida, ele deixa enlutados seus pais Antônio Varela Tavares e Magnólia do Carmo, estudantes, amigos, os juninos do Oeste e demais familiares.
Neste momento de dor e consternação, nos unimos aos servidores da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em solidariedade aos familiares e amigos, pedindo a Deus, conforto e união para superar tão irreparável perda. Que as boas lembranças deixadas por Leandro Varela Tavares sirvam de conforto para todos.
Em tempo, a família informa que o velório acontece na Igreja Santa Rafaela, bairro Vila Rica.
Barreiras-BA, 13 de agosto de 2022.
Zito Barbosa
Prefeito de Barreiras
15
Ago / 2022 |
Prefeitura de Barreiras amplia reforço da vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima d |
A Secretaria de Saúde de Barreiras continua atuando fortemente na vacinação da população contra a Covid-19. Por isso, que neste sábado (13), foi realizado mais um drive-thru no Ginásio Poliesportivo Mateus Viana de Souza da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, com aplicação da terceira dose para as pessoas que estavam com a vacinação em atraso e a quarta dose, de reforço, para pessoas acima de 35 anos que já tomaram a terceira dose há quatro meses.
A coordenadora de imunização do município, Charlei Janne, ressalta que a vacinação continua de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde. “Nosso objetivo hoje foi justamente oportunizar mais um horário para que todos possam se imunizar contra essa doença, iniciamos neste sábado a ampliação da vacinação para pessoas com 35 anos acima e continuamos recebendo para a primeira dose as crianças com três anos acima e aplicando, sempre que necessário, às demais doses”, pontuou.
Até o momento, o município de Barreiras já vacinou 137.989 pessoas com a primeira dose, 125.962 pessoas com a segunda dose, 59.630 com a terceira dose e ainda 11.369 pessoas com a quarta dose. Dentre as 26.512 pessoas que já testaram positivo para o novo Coronavírus, 26.148 já foram recuperadas.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h, a vacinação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose acontecem nas seguintes Unidades de Saúde: Hans Werner (Vila Amorim), Maria Santana Macedo Santos (Barreiras I), José Maria de Magalhães Neto (Santa Luzia), José Davy Bessa (Novo Horizonte), Jardim Ouro Branco (Jardim Ouro Branco), Dr. Nivaldo Moreira (Jardim Vitória), Albert Sabin (Centro), Martina Clara Batista Máximo (Vila dos SAS), Dr. Jaime Lima (Vila Dulce), Antônia Zélia (Vila Amorim), Clayton Pignata (Santa Luzia), Herculano Faria (Barreirinhas), CAIC (São Sebastião), Glaucia Gomes de Oliveira Aguiar (Morada da Lua de Baixo), Dr. Brancildes Olímpio do Espírito Santo Júnior (Boa Sorte), Emilly Raquel (Parque Santa Lúcia), José Batista do Amaral (Arboreto II), Gileno de Sá (Loteamento Rio Grande), Dr. Eduardo Medrado (São Paulo) e no Centro de Especialidades Leonídia Aires de Almeida (Morada Nobre).
15
Ago / 2022 |
Após conclusão da pavimentação asfáltica, Prefeitura de Barreiras inicia sinalização da Es |
Seguindo com a ampliação dos benefícios para a região do Val da Boa Esperança, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, dentro do Projeto Cidade Legal, iniciou nesta semana a sinalização horizontal da estrada após a conclusão de mais 11 km e 260 metros de pavimentação asfáltica. A estrada também está recebendo sinalização que limita o acostamento, possibilitando mais segurança para pedestres e as atividades do ciclismo.
Distante cerca 20 km da sede, a região do Val da Boa Esperança está inserida dentro do perímetro da bacia hidrográfica do Rio de Ondas e contribui significativamente com desenvolvimento do município através de suas variadas produções agrícola, como o milho, feijão e o hortfruti, a nova infraestrutura da estrada irá melhorar ainda mais o acesso desses agricultores familiares e o escoamento de suas produções.
O prefeito de Barreiras ressalta que com os novos investimentos na estrada será possível proporcionar mais segurança ao transporte escolar, bem como aos proprietários de chácaras, produtores e na mobilidade das demais pessoas que visitam constantemente a região.
“Estamos avançando mais uma vez com intervenções necessárias para essa região importante para o município, iniciamos a sinalização após a execução de um pouco mais de 11 quilômetros de pavimento novo que fazem parte do Projeto Barreiras 100% Pavimentada, e daremos sequência, após essa etapa, também na sinalização vertical. Sabemos que essas obras estruturantes impactam positivamente na vida das pessoas, por isso, trabalhamos muito tanto na cidade como no campo para levar o melhor para nossa população, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o orgulho sempre”, destacou Zito Barbosa.