Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Em pleno funcionamento em Barreiras, o primeiro Centro de Parto Normal do Oeste da Bahia, é destinado à assistência ao parto de maneira segura e humanizada, oferecendo além do acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido, o respeito e autonomia às gestantes. Inaugurado em fevereiro, pelo prefeito Zito Barbosa, esse equipamento conta com cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto, e um quarto com banheira para partos na água.

Inserido dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o CPN está apto para receber as pacientes reguladas pela Atenção Básica nas 48 unidades de saúde, tanto da cidade, como da zona rural. Nesta segunda-feira (6), o espaço do Centro de Parto Normal foi à escolha da paciente Karla Beatriz para ter seu primeiro filho, João Vicente. Ela conta que teve conhecimento sobre o CPN na última edição do Saúde Integrada em Ação, realizada pela Prefeitura de Barreiras, em maio, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

“Fui visitar a estrutura do Saúde Integrada em Ação e fazer uma pintura na barriga para tirar algumas fotos desse momento de gestação, foi então que conheci como é realizado o atendimento no CPN, gostei da proposta de ter duas acompanhantes ao meu lado e a autonomia de ter o meu bebê. Fui muito bem recepcionada por toda equipe, o acolhimento me deixou à vontade, realizei exercícios e tomei um banho quente que me auxiliou bastante, assim, João Vicente nasceu no tempo dele”, declarou Karla.

A proposta é justamente oferecer um atendimento humanizado e acolhedor para que as mulheres gestantes se sintam à vontade em um dos momentos mais importantes de suas vidas, como explica a coordenadora Layanne Vila Verde.

“O nascimento de um filho é um momento marcante na vida da mãe e de toda família, por isso no CPN é ofertado esse atendimento acolhedor, que acontece desde a recepção da gestante até o período final no retorno para seus lares. A paciente é encaminhada pela Atenção Básica assim que demonstrar essa vontade de parir normal e quando se encaixar nos critérios, principalmente sendo uma gestação de baixo risco habitual. No CPN é realizado uma consulta de perfil, após essas avaliações ela será orientada sobre o parto normal e participa das dinâmicas realizadas neste setor”,  explica.

A coordenadora ainda relata a emoção de toda equipe de participar desses momentos. Neste dia, as técnicas de enfermagem Tâmara Caroline e Aristélia Rodrigues partejaram a paciente, sobre os olhares da assistência dos enfermeiros obstetras Daiane Alencar, Jerry Adriano, José Vagner e Layanne Vila Verde, além da colaboração da enfermeira obstetra e diretora do Hospital da Mulher, Patrícia Assis.

“Esses momentos são grandiosos! Agradecemos a Deus por cada vida aqui iniciada através da vontade da mãe e por uma equipe tão comprometida. Nosso atendimento acontece 24h, conta com o apoio do Hospital da Mulher na oferta desse acolhimento humanizado e integrado para as pacientes de Barreiras”, pontua Layanne Vila Verde.

Fonte: Dircom

Em abril de 2022, a produção industrial da Bahia registrou na comparação do mês do ano anterior aumento de 22,0%, o maior resultado do País. A indústria baiana (na série ajustada sazonalmente) assinalou aumento com taxa de 3,0% frente ao mês imediatamente anterior, terceira taxa positiva consecutiva, após ter avançado 2,0% e 0,2% em fevereiro e março. No período acumulado de janeiro a abril de 2022, o setor industrial acumulou taxa positiva de 5,2% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses, houve declínio de 6,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações divulgadas nesta quinta-feira (9/06) fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

Para Armando Castro, diretor de Estatísticas da SEI, “o resultado da indústria baiana em abril consolida o momento econômico do estado descolado do Brasil. O PIB do primeiro trimestre cresceu acima do nacional, e nossa indústria cresce 22% enquanto a indústria do país declina 0,5% em abril”. Castro destaca que o otimismo em nossa economia fica ainda maior com a perspectiva de chegada de montadora de carros elétricos.

Na comparação de abril de 2022 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou aumento de 22,0%, com seis das 12 atividades pesquisadas assinalando avanço da produção. O setor de Derivados de petróleo (161,1%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de óleo combustível, óleo diesel e naftas para petroquímica. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Couro, artigos para viagem e calçados (14,0%), Bebidas (16,0%), Celulose, papel e produtos de papel (1,7%), Minerais não metálicos (3,9%) e Produtos químicos (0,6%). A indústria Extrativa (-0,1%) registrou estabilidade no período. Por sua vez, o segmento de Metalurgia (-41,2%) registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de barras, perfis e vergalhões de cobre, de ligas de cobre e ferrocromo. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Produtos alimentícios (-10,2%), Produtos de borracha e de material plástico (-5,8%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4,5%) e Veículos (-1,2%).

“Esse crescimento também é reflexo da política de atração de investimentos do Governo do Estado, que capta indústrias de setores chaves da economia. No primeiro quadrimestre, tivemos investimento privado no valor de R$ 1,6 bilhão somente das empresas incentivadas, que se implantaram no estado”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

No acumulado de janeiro a abril de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 5,2%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para Derivados de petróleo (38,3%), influenciado, em grande medida, pela maior fabricação de óleo diesel, óleo combustível e gasolina.

Vale citar ainda os crescimentos em Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (73,3%), Minerais não metálicos (2,6%), Produtos químicos (0,3%)e Couro, artigos para viagem e calçados (0,8%). Por outro lado, o segmento de Metalurgia (-43,5%) contribuiu negativamente para o desempenho da indústria no período, impulsionado pela menor fabricação de barras, perfis e vergalhões de cobre, de ligas de cobre e ferrocromo. Importante ressaltar, também, os resultados negativos assinalados por Extrativas (-13,1%), Borracha e material plástico (-13,3%), Produtos alimentícios (-2,7%), Celulose, papel e produtos de papel (-2,2%), Bebidas (-7,4%) e Veículos (-17,4%).

Comparativo regional

A queda no ritmo da produção industrial nacional, com taxa de -0,5%, na comparação entre abril de 2022 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhada por sete dos 14 estados pesquisados, com destaque para as reduções mais acentuadas, assinaladas por Espírito Santo (-7,3%), Paraná (-6,6%) e Santa Catarina (-5,6%). Por outro lado, Bahia (22,0%), Mato Grosso (15,7%) e Rio de Janeiro (14,4%) registraram as maiores taxas positivas nesse mês.

Fonte: Ascom/SEI

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM/BA) promoveu na tarde desta quarta-feira (8), o Diálogo com a Rede “A Intersetorialidade da Rede de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres”, que teve como objetivo planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres, respeitando as diferenças com prioridade para as mulheres em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social.

A atividade aconteceu no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, da Câmara de Vereadores de Barreiras, e contou com a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Marília Durães, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Thailane da Silva, assessora técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Uiara Lopes, a técnica de Referência dos CRAS da Bahia, Geane Soares,  equipe da Ronda Maria da Penha, representando os Direitos Humanos e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, a vereadora Silma Alves, o vereador Alcione Rodrigues, representantes de ONG’s e instituições públicas e privadas, além da sociedade civil organizada.

As técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Geane Soares e Uiara Lopes, foram as mediadoras do diálogo com a Rede de enfrentamento. Durante a apresentação, foi destacado que a violência contra a mulher pode estar presente em qualquer lugar, sem distinção de raça, idade ou condição social. “Debater sobre o assunto torna-se necessário para minimizar as vulnerabilidades sociais encontradas neste contexto a partir da promoção de políticas públicas amplas e articuladas que tenha esse objetivo de coibir toda e qualquer forma de violência contra a mulher, bem como, adotar políticas para prevenir, punir e erradicar a violência de gênero”, destacou Uiara Lopes.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Marília Durães, destacou a importância do momento. “O enfrentamento à violência contra as mulheres é extremamente necessário para acabar com esse problema da sociedade. A articulação intersetorial é uma ferramenta importantíssima porque une as forças. Todos os equipamentos da rede de proteção atuando em conjunto trazem um resultado mais satisfatório e eficaz”, pontuou.

Já a secretária de Assistência Social e Trabalho que acompanhou todo o evento destacou que “a violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. É preciso refletir sobre as ações de violência contra a mulher e tomarmos medidas que amenizam esse problema, a exemplo dessa iniciativa da SPM de fazer a articulação com a rede para o enfrentamento a essa violência, só assim, teremos um resultado positivo”, destacou.

Fonte: Dircom PMB

O nível de atividade econômica Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta quinta-feira (9) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o 4º trimestre de 2021 – com ajuste sazonal – registrou-se crescimento de 1,3%. Os dados do primeiro trimestre evidenciam a recuperação da economia baiana e a manutenção de trajetória de crescimento haja visto o PIB baiano ter crescido 4,1% em 2021.

“Este resultado aponta uma taxa significativamente acima do crescimento do Brasil no primeiro trimestre. Isso tem influência de importantes decisões de política pública tomadas pelo Governo Estadual desde o início da pandemia”, afirma Armando Castro, diretor de Estatísticas da SEI.

PIB em Valor Corrente

No 1º trimestre de 2022, o PIB baiano totalizou R$ 93,3 bilhões, sendo que R$ 81,6 bilhões são referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 11,7 bilhões aos Impostos sobre produtos líquidos de subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 6,9 bilhões, a Indústria, R$ 21,3 bilhões, e os Serviços, R$ 53,5 bilhões.

1º Trimestre 2022/ 1º Trimestre 2021

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB da Bahia apresentou expansão de 2,8% no primeiro trimestre de 2022, conforme dados calculados pela equipe de Contas Regionais da SEI. O Valor Adicionado apresentou variação positiva de 3,0%, e os Impostos sobre produtos líquidos de subsídios, alta de 1,5%. Os três setores econômicos apresentaram crescimento nos três primeiros meses do ano de 2022, sendo que as principais contribuições vieram da Indústria, com taxa positiva de 4,9%, e dos Serviços, com crescimento de 2,5%.

No que se refere ao setor industrial, a expansão de 4,9% foi determinada pelo desempenho positivo na atividade de Eletricidade e água (+15,6%) – destaque para o crescimento de 47,0% na geração de energia elétrica –, Construção Civil (+3,3%), e Transformação (+3,3%) – com destaque para os segmentos de refino de petróleo e produtos químicos. Já o segmento extrativo foi o único a registrar retração dentro da indústria (-12,3%).

Com relação aos Serviços (+2,5%), observou-se crescimento em todas as atividades que compõem o setor com destaque para os segmentos de Comércio (+1,5%); Administração pública (+1,4%) – atividade com maior peso na economia baiana; Atividades imobiliárias com crescimento (+2,5%) e Transportes (+2,7%) – atrelado principalmente ao bom desempenho dos modais aéreo e aquaviário. Destaca-se ainda o crescimento no grupo Outros Serviços (+ 4,2%).

Mesmo não repetindo as taxas de crescimento de trimestres anteriores, o setor Agropecuário também contribuiu positivamente no primeiro trimestre com crescimento de 1,0%. As previsões de safra destacam o crescimento na produção de grãos, soja e algodão. Por outro lado, espera-se safras menores de Cacau e Mandioca.

Fonte: Ascom/SEI

Na noite de ontem, quinta-feira, 9, por volta das 19h, policiais militares da 83ª CIPM ao realizarem blitz da Operação Paz no Trânsito, com a equipe do DETAN e PM, ao abordarem um indivíduo pilotando uma moto, o condutor que utilizava uma mochila, não possuía CNH, o veículo não estava licenciado e sem lacre; que no filtro de ar foram encontrados 37 porções de craque e uma arma de fogo, na rua Presidente Vargas, no centro histórico, próximo a Ponte Ciro Pedro na cidade de Barreiras.

O indivíduo foi apresentado, juntamente com o material na delegacia de polícia local.

Fonte: 83ª CIPM

Ontem, quinta-feira, 8, Murilo Silva do Nascimento, morreu no Hospital do Oeste, após ter sido internado, vítima de disparos de arma de fogo que ocorreu numa agrovila na localidade do KM 30, no município de Barreiras.

Segundo informações, um indivíduo identificado por uma das vítimas para os policiais militares que estiveram no local, teria efetuado os disparos contra Murilo e atingiu também uma mulher. Os dois foram socorridos para o HO, porém, Murilo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, já a mulher, continua internado e não há detalhes do estado de saúde da vítima.

O autor do homicídio, evadiu do local e a Polícia Civil irá investigar a motivação do crime.

O corpo foi encaminhado para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

Na tarde desta terça-feira, 7, por volta das 17h30, a CIPRv Barreiras/ TOR -Tático Ostensivo Rodoviário, apreendeu arma de fogo na BA 447, no município de Barreiras.

Os Policiais da CIPRv/ Barreiras, Pelotão do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário - Durante Patrulhamento Tático na BA 447, nas proximidades do Aras Porto Brasil, observaram que uma pessoa andava às margens da rodovia com uma saco de linhagem no ombro, momento que avistou a Guarnição e tentou dispensar o saco, o que despertou suspeita.

De imediato foi dado a voz de abordagem e feita a busca pessoal. Foi constatado que havia 01 arma de fogo, tipo cartucheira de calibre 32, sem marca aparente e numeração parcialmente suprimida, 01 cartucho intacto do mesmo calibre e no bolso de sua bermuda, foi encontrado um canivete.

Diante dos fatos, o menor de idade foi apreendido e conduzido juntamente com a arma de fogo para a delegacia de polícia de Barreiras para medidas cabíveis.

Fonte: CIPRv/ Barreiras, Pelotão do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário

A Secretaria de Agricultura de São Desidério em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR e Sindicato dos Produtores de Barreiras-SPRB, promoveu um curso de inseminação artificial em bovinos para 15 produtores rurais do município. O curso aconteceu em cinco dias dividido em partes teóricas e práticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A finalidade do curso é capacitar os produtores de leite do município visando o melhoramento genético e ao aumento de produtividade dos rebanhos leiteiros. Entre os tópicos abordados no treinamento estão: Histórico da inseminação artificial; Vantagens; Materiais necessários; Aparelho genital da fêmea; Reconhecimento e observação do cio; Horário da inseminação artificial; Tipos de Sêmen; Tipos de embalagem de sêmen; Cuidados no manejo do botijão; Como escolher o seu botijão; Características ideais do inseminador; Higiene animal; Higiene das instalações; Higiene do material utilizado; A seqüência correta da inseminação artificial; IATF (Inseminação artificial em tempo fixo); e dentre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O nosso objetivo visa capacitar os 15 produtores inscritos no curso e que futuramente posam contribuir para melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro e aumentar a produtividade nas pequenas propriedades rurais” disse o veterinário da SEAGRI, Cléber Andrade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso tem uma duração de 40 horas, material de apoio e certificado de conclusão. “Cada um dos produtores receberam material de estudos e junto a capacitação irão colocar em prática tudo o que fora ensinados nos cinco dias de treinamento”, frisou o instrutor do SENAR, Nildo Menezes.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) está concluindo a obra da ponte que dá acesso a comunidade de Ribeirão, Morrão e outros povoados. A previsão é que na próxima semana, a ponte já esteja liberada. Foi concluída a colocação das placas de concreto usinado e agora terá início a pavimentação asfáltica, a instalação do guarda rodas, corrimão e outros detalhes.



A parte de rodagem da ponte tem 3,5 metros de largura e 20 metros de comprimento. A base foi feita em concreto e metal. A antiga ponte de madeira teve sua estrutura completamente abalada pelas fortes chuvas que atingiram a região. A nova ponte ainda terá uma passarela para passagem segura de pedestres. “Esta nova estrutura leva mais segurança e melhores condições de trafegabilidade para a população e visitantes, pois interliga povoados e importantes pontos turísticos do município”, acrescenta a engenheira da SEINFRA, Flávia Porto.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério


A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) afirmou na tarde desta quinta-feira (9) que propôs ao governo Bolsonaro a isenção de impostos dos produtos da cesta básica e a desoneração da folha de pagamentos.

No Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido pela Abras nesta quinta, o presidente da associação, João Galassi, solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a inclusão do ICMS sobre a cesta básica no texto que trata da redução do tributo sobre combustíveis.

A representante de mais de 50 varejistas do país diz que irá a repassar ao consumidor qualquer redução que houver na cadeia produtiva.

A manifestação veio em resposta ao pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Guedes para supermercados reduzirem o lucro sobre a cesta básica como forme de conter a alta dos preços.

O ministro afirmou que o governo vem promovendo cortes de impostos para tentar conter os preços e que "os governadores têm de colocar a mão no bolso e ajudar o Brasil". Ele também reforçou o apelo de Bolsonaro e pediu aos empresários uma trégua na alta de preços.

O pedido é absurdo e incompatível para um chefe de estado, afirma o coordenador de IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), André Braz.

"Todo supermercado vive pelas leis de mercado, da oferta e da procura. Ele é um revendedor, praticamente não fabrica nada. Se compra uma mercadoria mais cara, por culpa de outros fatores que não têm a ver com o lucro dele, ele também não pode vender mais barato do que ele compra", diz Braz.

"O supermercado também é responsável pela geração de empregos e renda. E um negócios desses não funciona comprando caro e vendendo barato", afirma o economista.

O economista Leandro Rosadas, dono de dez mercados em cinco estados, diz que a solução é ter algum tipo de incentivo às indústrias e ao agronegócio, para que na cadeia produtiva o produto chegue mais barato ao supermercado.

"Os supermercados hoje não estão repassando todos os aumentos que estão vindo da indústria. Só para ter uma noção, em alguns lugares do país o leite já está chegando a R$ 5,30. Como que o supermercado vai conseguir vender a quatro e pouco? É impossível. O supermercado vai vender a R$ 5,99 e, mesmo assim, com uma margem infinitamente baixa", afirma Rosadas.

"Inclusive os consumidores que conseguirem achar leite mais barato, estoquem, porque o item vai ficar mais caro", diz o empresário.

Essa não é a primeira vez que o presidente, pressionado pela inflação, repassa a cobrança ao setor.

Em setembro de 2020, um dia após os supermercados alertarem sobre uma alta de 20% no preço dos alimentos que compõem a cesta básica e demandarem uma solução do governo, Bolsonaro pediu "patriotismo" aos varejistas para evitar o repasse ao consumidor.

O primeiro apelo não surtiu efeito. A inflação dos alimentos continuou a subir e, mesmo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresentando ligeira desaceleração em maio deste ano, os preços do grupo alimentos e bebidas seguem em alta.

Conforme divulgado pelo IBGE nesta quinta, entre os 377 produtos e serviços que compõem o índice, a maior alta mensal foi a da cebola (21,36%).

Já a cenoura e o tomate tiveram queda intensa nos preços, após a disparada nos primeiros meses de 2022, o que elevou a base de comparação.

Fonte: Bahia Notícias

Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da manhã desta quinta-feira (09) por se envolver em acidente ao conduzir veículo alcoolizado. O flagrante aconteceu na altura do quilômetro 894 da BR 242, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Era por volta das 05h30, quando uma equipe da PRF tomou conhecimento de um acidente de trânsito ocorrido na rodovia.

Prontamente, os policiais diligenciaram e chegando ao local, verificaram que o acidente envolvia um caminhão VW/24.250 e um GM/Celta.

Os PRFs perceberam que o condutor do Celta apresentava dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, gestos e fala alterados. A equipe realizou o teste do etilômetro resultando em 0,66 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. A dosagem no ‘bafômetro’ corresponde também a quase duas vezes o limite previsto como crime de embriaguez previsto no artigo 306 do CTB.

O infrator, que é inabilitado, foi preso por embriaguez ao volante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial de plantão para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.

Fonte: PRF BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (8), a admissibilidade da Proposta de Emenda a Constituição (PEC 163/12) que proíbe a concessão de aposentadoria a magistrados como medida disciplinar. A proposta estava parada na Casa há 10 anos.

O objetivo da proposta é acabar com a pena de aposentadoria compulsória com salário proporcional ao tempo de serviço, aplicável a juízes acusados de atos de corrupção ou ofensivos à moralidade administrativa.

O texto da proposta prevê a pena de perda do cargo para juízes que atentarem contra a dignidade, a honra e o decoro de suas funções. Além disso, atribui ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a competência de decretar, via decisão administrativa , a perda do cargo de membros do Poder Judiciário. Atualmente, a exoneração de um juiz só pode se dar por decisão judicial transitada em julgado.

“Não há dúvida de que há a expectativa do povo brasileiro de que esse tema seja tratado pelo Congresso Nacional”, avaliou o presidente da CCJ, deputado Arthur Maia (DEM-BA), durante sessão de votação na comissão.

O relator da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresentou parecer favorável ao texto. "Não há vício de inconstitucionalidade formal ou material na proposta, bem como foram atendidos os pressupostos constitucionais e regimentais para sua apresentação e apreciação”, diz o parecer.

Agora, a PEC será submetida a uma comissão especial , que vai avaliar o mérito, e assim seguirá para a última etapa da tramitação, que é ir ao Plenário.

Fonte: Bahia Notícias

Olhares fixos e reiterados, com conotação sexual e de forma invasiva, podem ser criminalizados. É o que propõe o projeto de lei (PL) 1.314/2022, que altera os artigos 216-A e 233 do Decreto-lei 2.848, de 1940, que já considera crime o assédio sexual, não físico, através de constrangimento ou posse de conteúdo sexual sem autorização.

Autora da proposta, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) diz ter usado como base para a proibição semelhante aprovada na cidade de Londres, que condena olhares invasivos e de natureza sexual, mas que engloba apenas o transporte público local.

"No Brasil, e em diversos outros países, também têm sido realizadas diversas campanhas para tentar coibir o assédio no transporte público. Nesse contexto, entendemos que o 'olhar invasivo', com conotação sexual, representa uma conduta que deve não ser somente proibida, mas principalmente criminalizada", aponta a senadora.

O projeto, que ainda aguarda designação do relator, também determina que a pena para o crime deve ser de seis meses a um ano, com multa, e que, caso a vítima seja menor de 18 anos, a condenação deve ser aumentada em até um terço.

Fonte: Agência Senado

O compromisso com a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino é uma das metas educacionais da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Levando informação e planejamento pedagógico aos professores, em parceria com a Editora FTD, está sendo realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho, a 1ª Formação Continuada da Educação Infantil 2022 com o tema “Os trilhos de uma construção”.

O encontro acontece na quadra poliesportiva da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo e reúne mais de 400 educadores e coordenadores da educação infantil, que durante os três dias, debaterão as novas metodologias para atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos, estratégias de aprendizagem, articulação da proposta curricular, planejamento do sistema SIM, oficinas com materiais da FTD, compromisso com a inclusão e implantação do guia “educar para o mundo”.

Na abertura da Formação continuada compareceram a secretária de Educação, Gabriela Nogueira, a subsecretária Cátia Alencar, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz e a subdiretora de educação infantil, Kely Wanessa Bonfim, além da equipe de consultores da FTD. Em sua fala, a secretária de Educação ressaltou que a gestão municipal investe progressivamente na melhoria da qualidade de ensino.

“Com a implantação do sistema SIM da FTD, nestes últimos quatro anos, temos acompanhado melhores resultados com todas as crianças da rede municipal. Os professores queriam um material de aula mais completo e dinâmico, assessoria e capacitação mais focada, porque sentimos que a cada ano, as crianças estão mais espertas, têm acesso a inúmeras fontes de informação, e a escola precisa acompanhar esse ritmo, andar na mesma velocidade deles. Por isso, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação oferece aos docentes, através do SIM, material sempre atualizado e capacitação permanente”, avaliou Gabriela Nogueira.

A facilitadora da FTD, Viviane Ventura interagiu com os participantes, destacando a importância do diálogo com os educadores e equipe de gestão, coletando sugestões, observando práticas pedagógicas aplicadas. “Estamos acompanhando de perto o desempenho da educação infantil de Barreiras, após a implantação do Sistema SIM da FTD. Essa parceria de 4 anos com a Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Educação tem fomentado resultados significativos do ponto de vista das melhorias pedagógicas”, disse.

A capacitação segue a programação de palestras e debates até quinta-feira (09), finalizando com a formalização de compromisso com a inclusão, voltada para necessidade de tornar a educação acessível para todos os perfis de crianças.

Fonte: Dircom PMB

O Hospital da Mulher recebeu mais um investimento da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora. Dessa vez, equipamentos essenciais para as pacientes e  recém-nascidos foram adquiridos com o objetivo de ofertar mais acolhimento, conforto, segurança e humanização dentro da Unidade Hospitalar, que funciona em regime de 24 horas, acolhendo pacientes de Barreiras e demais municípios do Oeste.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, foram adquiridas 25 poltronas, 21 berços em acrílico, 03 leitos PPP, 05 monitores, sendo 02 com capnografia, que monitora em tempo real a concentração ou pressão parcial de CO2 nos gases respiratórios expirados pelo paciente durante a ventilação pulmonar mecânica, além de 08 oxímetros portáteis, 06 sonares, 03 aparelhos de fototerapia e 01 ressuscitador neonatal.

O secretário de Saúde expressou sua satisfação com mais esse avanço para a saúde municipal e o compromisso da gestão na oferta do atendimento humanizado. “A Maternidade do nosso município é referência para a região, pois além dos equipamentos necessários que oferecem segurança para o atendimento, temos uma equipe de multiprofissionais capacitados e empenhados em acolher e ofertar um atendimento humanizado. Esses novos equipamentos demonstram o compromisso da gestão em ter um atendimento mais acolhedor e que traz segurança para a paciente e o recém-nascido”, pontuou Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB

Do total de 11,6 milhões de baianos vacinados com as 1ª e 2ª doses de vacina contra a Covid-19, cerca de 6,1 milhões de pessoas simplesmente não voltaram aos postos para reforçar a imunização com as 3ª e 4ª doses. Ou seja, 60% das pessoas estão negligenciando a proteção adicional garantida pelo SUS. 

“A imunidade cai após 5 meses da vacinação. Por isso é tão importante, neste momento pré-festejos juninos em que grande parte da população se aglomera para dançar, beber e comer, que a população reforce sua proteção a fim de evitar um novo boom de casos após o São João”, esclarece a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. 

A despeito do aumento do número de casos verificado nas duas últimas semanas, a titular da Sesab esclarece que, no momento, os indicadores avaliados não justificam uma suspensão de eventos ou adoção de alguma medida restritiva. 

 “Ainda que o número de casos ativos tenha crescido, os números de internações e de óbitos não sofreram alterações, o que permite que os eventos sejam mantidos ressaltando a importância da vacinação”, pontua Adélia. 

A Sesab realiza a distribuição das vacinas para os 417 municípios do estado e os orienta a realizarem ações, junto às lideranças locais, destacando a importância da vacinação, envolvendo a atenção básica e os agentes de saúde da família para a busca ativa das pessoas com esquema vacinal incompleto. A Secretaria Estadual da Saúde também elabora e divulga notas técnicas e alertas epidemiológicos; material educativo com reforço às orientações de prevenção e controle da doença, além de reuniões periódicas com as equipes técnicas regionais de saúde. 

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual Márcia São Pedro, a adoção da dose de reforço das vacinas contra covid-19 é um importante avanço no enfrentamento do vírus. 

“Ela garante proteção ao indivíduo e bloqueia a transmissão coletiva do vírus. Depois disso, a orientação para quem vai celebrar os festejos juninos é dar preferência a espaços abertos”, reforça a sanitarista.

Fonte: Ascom/Sesab

O dostarlimab (Jemperli) tem comercialização prevista no País para agosto, conforme a farmacêutica GSK Brasil. Em estudo americano, tumores colorretais de pacientes que receberam o medicamento por seis meses desapareceram. No entanto, por aqui, ele está liberado apenas para tratar um tipo raro de câncer de endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero).

O dostarlimab é um anticorpo monoclonal humanizado que age como inibidor da interação da proteína PD-1 e com os ligantes PD-L1 e PD-L2 - essa interação está relacionada ao bloqueio de respostas anti-tumorais. É como se a substância soltasse o freio de mão do sistema imunológico para que se combata o tumor.

No Brasil, a liberação é para tratamento de câncer endometrial recorrente ou avançado com deficiência de enzimas de reparo (dMMR) ou alta instabilidade de microssatélite (MSI-H), que progrediu durante ou após quimioterapia contendo platina. Essa doença é rara e, em geral, tem prognóstico ruim.

Estudo do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, publicado no New England Journal of Medicine e divulgado no congresso anual da American Society of Clinical Oncology, mostrou que 14 pacientes que receberam o dostarlimab por seis meses, administrado a cada três semanas, tiveram resposta clínica completa. Ou seja, o tumor desapareceu.

O tratamento padrão para esse tipo de câncer envolve radioterapia, quimioterapia e, muitas vezes, cirurgias - alguns pacientes precisam ser ostomizados. A imunoterapia, por outro lado, é menos agressiva e deixa menos sequelas.

"Com esse estudo, a gente consegue agora identificar uma parte dos pacientes que se beneficiam muito de imunoterapia", diz Tulio Pfiffer, médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês, ao se referir a pacientes com tumores quentes (com dMMR) na fase inicial da doença. "Ao que tudo indica, a imunoterapia vai substituir um tratamento longo e pesado que costumava deixar muita sequela."

Pfiffer destaca que o estudo tem "resultado inicial extremamente promissor", porém, é preciso analisar o progresso dos pacientes no médio e longo prazos. O especialista também indica que é preciso fazer testes em maiores escalas. O estudo americano envolveu apenas 18 pessoas - quatro ainda estão em tratamento. "Para mudar o paradigma de tratamento, a gente faz estudos com centenas ou milhares de pacientes."

O especialista afirma ainda que a descoberta abre horizontes para o tratamento de pacientes com tumores quentes na fase inicial. "Possivelmente esse benefício não se restringe só ao dostarlimab. Outros anticorpos monoclonais dessa mesma classe podem dar um resultado muito semelhante." 

A GSK Brasil destacou que o resultado "surpreendeu positivamente" e, por isso, a farmacêutica vai desenvolver estudos nos pacientes com câncer de reto em estágios iniciais ou localmente acometidos. "Este dado pode trazer uma nova perspectiva para estes pacientes", destacou a farmacêutica em nota.

Fonte: Estadão
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |