Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: JOVEM PAN

Um homem foi encontrado morto preso pela cabeça entre os troncos de uma mangueira, na manhã desta segunda-feira (6), no bairro Alto do Fundão, em Ibotirama.

A situação aconteceu na rua Manoel Barreto de Novais, no quintal de uma casa. Não há informações sobre se a vítima era moradora da residência.

Por volta das 7h40, a PM foi acionada e registrou a ocorrência. O homem foi identificado como Rodrigo Gomes Reis, de 30 anos.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa foi acionada e fez a remoção do corpo, por volta das 09h. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Fonte: Gazeta 5

Em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 15.416 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 73.891 admissões e 58.475 desligamentos. Com este saldo, o estado passou a contar com 1.843.144 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,84% sobre o quantitativo do mês anterior. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

No mês, o Brasil computou um saldo de 196.966 vagas, enquanto o Nordeste registrou um ganho 29.813 postos – o que representou variações relativas de 0,48% e 0,45% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Das 27 unidades federativas do país, apenas duas não apontaram crescimento do emprego celetista em abril deste ano.

Em termos absolutos, com 15.416 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na quarta colocação. Em termos de relativos, com variação percentual de 0,84%, também se situou na primeira posição no Nordeste e na quarta no país.

Na Região Nordeste, a Bahia (+15.416 postos) foi seguida pelos estados do Ceará (+5.304 postos), Maranhão (+3.395 vagas), Paraíba (+2.418 postos), Sergipe (+1.649 vagas), Rio Grande do Norte (+1.588 postos) e Piauí (+1.031 postos). Em contrapartida, dois estados nordestinos suprimiram vagas em abril: Pernambuco (-807 postos) e Alagoas (-181 postos) – por sinal, as únicas unidades federativas do país com eliminação líquida de postos no mês. A capital do estado da Bahia, Salvador, registrou saldo de 3.410 novos postos de trabalho celetista.

Do ponto de vista da variação relativa mensal do estoque, a Bahia (+0,84%), destaque da região, foi acompanhada pelo Maranhão (+0,64%), Sergipe (+0,59%), Paraíba (+0,56%), Ceará (+0,44%), Rio Grande do Norte (+0,36%) e Piauí (+0,34%). Os estados de Pernambuco (-0,06%) e Alagoas (-0,05%) registraram variações negativas e completaram o ordenamento.

No agregado dos quatro primeiros meses de 2022, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 45.492 novas vagas – aumento de 2,53% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado de janeiro a abril, com 770.593 e 47.474 novas vagas, respectivamente. Salvador registrou 13.835 novos postos no acumulado do ano de 2022.

Ainda em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana continuou à frente das demais do Nordeste, com Ceará (+12.733 postos) e Maranhão (+9.082 postos) na segunda e terceira posições. Entre as unidades da Federação, o estado se posicionou na oitava colocação. Em termos proporcionais, a Bahia, com alta de

2,53% no ano, ficou na primeira posição dentro da região nordestina. No país como um todo, o desempenho relativo baiano posicionou o estado na oitava colocação.

Na Bahia, em abril, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho. O segmento de Serviços (+8.973 vagas) foi o que mais gerou postos de trabalho celetistas dentre os cinco grandes setores. Em seguida, Indústria geral (+3.068 vagas), Construção (+2.644 postos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+612 vagas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+119 postos) também foram os responsáveis pela geração.

Fonte: Ascom/SEI

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na noite de ontem, sexta-feira, 3, por volta das 22h, o PETO da 85 CIPM, prendeu indivíduos e recuperou celulares em LEM. 

Após uma vítima de um roubo de celular realizado no dia 29 do mês passado, procurar a sede da 85ªCIPM e informar a localização do aparelho roubado, uma guarnição do PETO, foi até o endereço, onde os policiais avistaram um indivíduo que após abordagem e busca pessoal, foi encontrado o celular roubado e também 5 papelotes de substância análoga à cocaína no bolso do mesmo. 

O indivíduo informou aos PMs o paradeiro de seu comparsa que após abordagem foi encontrado com o restante do material ilícito. 

Diante dos fatos todo material encontrado e os dois indivíduos foram apresentados na delegacia de polícia local.

Fonte: 85ª CIPM

A 16ª edição da maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste reúne empresas que chegaram dispostas a oferecer o melhor em tecnologia no Brasil e no mundo para a irrigação, pensando no produtor que está cada vez mais exigente ao buscar equipamentos que garantam redução de custos, produtividade e rentabilidade. São muitos os sistemas de irrigação oferecidos pelos expositores.

A empresa Valley lançou este ano o sistema Valley Insight, de alta tecnologia, capaz de identificar deficiências, pragas e outros problemas na lavoura para que o produtor possa cuidar com antecedência, resultando em aumento de produtividade. Outra oferta é o Vale 365, um sistema de telemetria que permite que o equipamento seja operado a distância e com mais eficiência. “Essa feira vai ser a nossa melhor feira até hoje desde que nós começamos a expor aqui. Foi muito boa. Acho que nesse momento que nós voltamos para o convívio pessoal, está todo mundo querendo se encontrar e com vontade de fazer negócio. A gente está com uma expectativa muito grande”, disse, empolgado com os resultados, o diretor da empresa, Hugo Zaggo.

Já a Fockink está apresentando o pivô Max 12, lançamento produzido no Brasil, destinado a grandes áreas. O equipamento possui o maior tubo do mercado e permite uma irrigação inteligente, calculando e dispondo corretamente a quantidade definida pelo produtor, oferecendo melhor manejo da irrigação. É totalmente tecnológico, conectado por meio de aplicativo de celular.

A BAUER está na Bahia Farm Show com a plataforma  Smart Control  que permite ao produtor receber relatórios, alertas em casos de paradas inesperadas dos pivôs,  enviar comandos, tudo em poucos cliques e, com isso, tornar a agricultura irrigada mais eficiente. A tecnologia possibilita boa produtividade, redução de tempo e de custos. “Para o CEO da BAUER, a Bahia Farm Show foi fundamental para a visibilidade da plataforma que é lançamento. “A feira foi fantástica. Realmente superou a expectativa em relação ao movimento. Muitas pessoas vieram visitar, fechar negócio, outras pessoas vieram revisitar. Então, foi surpreendente”, disse Rodrigo Parada.

Fonte: AIBA

No intuito de fortalecer laços de amizade e parcerias, visitas, reuniões e homenagens marcaram a 16ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de inovação e tecnologia agrícola do Norte e Nordeste, realizada em Luís Eduardo Magalhães, desde a terça-feira (31). Durante os cinco dias do evento o estande da Aiba, entidade realizadora, foi ponto de encontro para produtores rurais, parceiros, estudantes, palestrantes, autoridades do executivo, legislativo e judiciário.

Além de conferir as novidades e circular pelo complexo da feira passando pelos estandes para conversar com os expositores, muitos visitantes estiveram no estande da Aiba, e foram recepcionados pelo presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, e o diretor Felipe Faccioni.



Entre as visitas, estiveram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o embaixador da República Islâmica do Irã, Hossein Gharibi; presidente da Coopavel e do Show Rural, Dilvo Grolli; organizadores da Expo Ringo da cidade de Lagarto, no Sergipe; parlamentares parceiros, como o deputado federal Carlos Tito, a estadual, Jusmari Oliveira; comitivas políticas; associações; além de delegações estrangeiras, como as da Espanha e Nigéria, e o barreirense e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Eurypedes Pamplona.





Momento Histórias do Agro – Outro destaque na Bahia Farm Show foi o Momento Histórias do Agro, realizado na noite de sexta-feira (03), quarto dia do evento. Com a participação da Aiba, Abapa e Fundação Bahia, o estande do Agro & Vc, foi palco para os homenageados Odacil Ranzi, presidente da Aiba; Zirlene Pinheiro, vice-presidente da Fundação Bahia; e Alessandra Zanotto, vice-presidente da Abapa.

“Esta edição da Bahia Farm Show entrará para a história porque foram momentos muito importantes. Encontros e reuniões que fortaleceram os laços da Aiba com os parceiros e novos contatos que saíram daqui e divulgarão o nome da nossa feira pelo mundo. Estou muito feliz com as homenagens recebidas, e muito emocionado com o retorno positivo que tivemos da feira”, declarou o presidente da Aiba e da feira, Odacil Ranzi. A Bahia Farm Show será encerrada neste sábado (04), às 19 horas.a

Fonte: AIBA

Ao lado da exposição de grandes maquinários, um novo espaço surpreendeu os visitantes da Bahia Farm Show. Quem chegou na praça do Museu, conheceu modelos de máquinas agrícolas antigas que ajudaram os produtores rurais, ainda na década de 80, no cultivo do campo. Para os visitantes, o contraste entre o novo e o velho ajuda as pessoas a entender a evolução tecnológica do segmento de máquinas. Dentre as máquinas e veículos expostos estão os tratores: Massey Ferguson 65, de 1989; Ford Golden Jubille, de 1953; Ford F600, de 1976; Fusca 1983; Opala Comodoro, 1982; Corsel Luxo 1969; Escort XR3,1989; Kombi luxo, 1969; Fusca 1300, 1977; Brasília, 1980.

A exposição atraiu o público de várias idades. Ana Clara, 13, gostou de visitar a Praça do Museu com as relíquias dos apaixonados pelo setor agrícola. “Ficou um espaço bem bonito e que dá vontade de conhecer ainda mais como eles eram utilizados”, conta. Já o casal Armindo Klein e Maria Elaine Klein, ambos com 68 anos, voltaram no tempo.  “Na minha época de menino começou a sair os tratores mais ativos, CBT. Eu já tive Fusca e Brasília, por exemplo. Estou revivendo os momentos antigos. Espero que a exposição continue ”, diz Armindo Klein, que atua como mecânico.



Cada veículo e máquina são parte da história pessoal dos expositores, e muitas vezes, refletem a história de quem visita. Ao encontrar na exposição um trator CBT 1105, Valdirenio Santos relembra da época que começou a carreira como operador, em 1992, nas lavouras do oeste baiano. “Comecei a trabalhar com essas máquinas mais antigas. Agora temos máquinas modernas, e muitas a gente só conhece aqui na feira. Então é muito bom a gente visitar a Bahia Farm, e comparar estas duas realidades”. A área da exposição de 1920 metros quadrados integra a área de ampliação da Bahia Farm Show.



Um dos expositores é o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, com o seu trator Ford 6.600, 1978, azul. Entusiasta do espaço, ele foi um dos articuladores para que os demais agricultores expusessem as suas relíquias. “São todos maquinários e veículos bem cuidados e de grande estima dos colecionadores. São bens adquiridos a muito custo e que foram utilizados por nossos pais, avós e nos ajuda a lembrar de onde viemos e o que conquistamos. Olhar esse espaço do museu dentro de uma feira de tecnologia me enche de orgulho”, reforça.

Fonte: AIBA
Visitantes conheceram tecnologia apresentada por mais de 360 expositores

Terminou na noite deste sábado (4) a Bahia Farm Show, o maior evento de tecnologia do Norte-Nordeste, que foi realizada em Luís Eduardo Magalhães. Os organizadores acreditam que o evento movimentou R$ 2 bilhões em negócios.

Cinco dias de feira e com edição que já bateu recorde. Mais de 90 mil visitantes.

As pessoas que passearam pelo parque conheceram a tecnologia apresentada por mais de 360 expositores, instalados em um espaço 30% maior.

Produtores e visitantes se encantaram principalmente com as máquinas milionárias, que garantem a produtividade das lavouras da região. Muitas foram vendidas com preços que podem chegar a R$ 6 milhões.

E muitas empresas mostram todo o potencial das máquinas. Ligam os motores e encantaram o público. Uma delas tinha um simulador de máquinas pesadas, usadas para treinar os profissionais que vão operar as gigantes no campo.

Neste experimento, o visitante pôde conhecer um pouquinho da realidade das lavouras de milho.

A feira também abriu espaço maior para a agricultura familiar, pavilhões para pequenas empresas, palestras e eventos ligados ao agronegócio.

Dois leilões virtuais, com matrizes de gado de corte e de leite, também foram realizados.

A 16ª edição da Bahia Farm Show começou na última terça-feira (31). O evento, que foi suspenso por dois anos por causa da pandemia da Covid-19, destaca a importância econômica da região.

O governador da Bahia, Rui Costa, participou da abertura oficial e assinou ordens de serviço ligadas ao agronegócio e um Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre a Bahia e Tocantins, junto ao chefe do Executivo do estado vizinho, Wanderlei Barbosa.

O documento formaliza o acordo de traçado da fronteira entre as duas unidades da federação e consolida um acordo anterior firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no evento na tarde de terça-feira. Ele foi recebido por um grupo de apoiadores, deixou o local pilotando uma motocicleta e seguiu para o centro da cidade em um passeio.

Homenagens a agricultores



Este ano, os agricultores foram homenageados por meio de uma exposição de maquinário antigo que poderá ser visitada na Praça Museu dos Tratores. Segundo o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, a ideia de criar o espaço para mostrar a trajetória da agricultura do oeste baiano surgiu a partir de visitas a feiras no Brasil e no exterior.

Também esteve disponível uma exposição fotográfica a céu aberto, retratando as belezas naturais e a produção agrícola do cerrado baiano pelas lentes do fotógrafo Rui Rezende.

Os visitantes tiveram acesso a estacionamento gratuito, central de atendimento, posto médico e banheiros.

Estrutura

Para este ano, a estrutura do evento foi ampliada em cerca de 30%. A área construída passou de 144 para 187 mil metros quadrados. Além disso, 13 novas ilhas passaram a integrar o Complexo Bahia Farm Show. Outra novidade foi a criação de um pavilhão coberto que irá abrigar empresas de tecnologia, startups e serviços.

A feira contou com praça de alimentação, parque de diversão, dois restaurantes, ruas pavimentadas, bosque de espécies nativas, área de test drive com exibições e performances do setor automotivo.

Fonte: G1
Os comerciantes contam que a mesma está habituada a chegar na padaria acompanhada de moradores de rua, onde faz consumo de lanches no self-service e sempre provoca escândalos

Na manhã dessa sexta-feira, 03, ela invadiu o estabelecimento por duas vezes, onde provocou desordens, inclusive quebrou xícaras e derrubou produtos do balcão. Com muita dificuldade, devido à sua fúria, funcionários conseguiram segurá – la nas duas vezes e evitaram maiores danos. Na segunda vez, o SAMU com apoio da Polícia Militar, a conduziu para atendimento em uma unidade de saúde.

Os comerciantes contam que a mesma está habituada a chegar na padaria acompanhada de moradores de rua, onde faz consumo de lanches no self-service e sempre provoca escândalos.

“Ontem, depois que foi levada por atendentes do SAMU, não demorou muito para reaparecer, e chegou aqui mais furiosa que antes. Não estamos tendo sossego. Na manhã de hoje (03/06), ela comeu o que queria, pegou R$ 40, 00 na bolsa para pagar a conta, mas ao invés de entregar no caixa, rasgou o dinheiro, jogou no chão e saiu xingando a todos”.

Sebastião e Daniel esclarecem que a mulher está prejudicando o comércio deles, por isso pedem providências das autoridades e também de familiares dela. “Ela aparentemente possui distúrbio mental e está arriscando sua integridade física e de outras pessoas “, reclamam.

Deficiência no atendimento público

Doentes mentais no município de Barreiras são tratados pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), mas a cidade ainda não possui local adequado para internamento deles, quando há necessidade.

Fonte: Alô Alô Salomão
Profissionais da saúde também poderão tomar dose adicional

A partir de hoje (4), pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todo Brasil. O Ministério da Saúde publicou, neste sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose.

Anunciada na quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga, a medida foi oficializada hoje. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”.

“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.

Orientações

O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios sigam as orientações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Segundo a pasta, a distribuição das doses é feita de forma equânime e proporcional em todo o país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.

Até agora, informou o ministério, o governo federal distribuiu quase 500 milhões de doses em todo o Brasil, garantindo a proteção de 77% da população com as duas doses. Mais de 85,9 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço.

Fonte: Agência Brasil

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados pautou para a próxima quarta-feira (8) dois projetos que regulamentam e ampliam a caça de animais no país.

O primeiro deles versa sobre o abate de espécies consideradas exóticas e invasoras nocivas, sob o pretexto de controle populacional. A proposta, que já foi aprovada pelo Senado em setembro do ano passado, estabelece condições de consumo, distribuição e comercialização para os produtos obtidos por meio da atividade.

Se o projeto for aprovado, caberia ao Poder Executivo determinar quais espécies são nocivas, bem como o local para a atividade e a quantidade de animais que podem ser abatidos.

Já o segundo projeto, de autoria do deputado Nilson Stainsack (PP-SC), propõe a regulamentação da caça esportiva. A proposta também fala em coibir o avanço de espécies exóticas, mas veta a comercialização de qualquer produto oriundo do abate.

Em sua justificativa, Stainsack diz que países que liberam a atividade "colhem benefícios" e "possuem o espírito da caça esportiva como fomentador da conservação das espécies". Ele ainda afirma que até ambientalistas defendem o mecanismo como meio de conservação.

"Proibir a caça em nada resolve os problemas ocasionados pela caça ilegal e ainda retira a possibilidade de se ter uma atividade rentável para o Estado, feita por caçadores legalmente licenciados que, em último nível, também serão ferramentas importantes no combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres", afirma parlamentar do Progressistas.

Ambos os projetos estão sob relatoria do deputado bolsonarista Nelson Barbudo (PSL-MT). Em dezembro passado, ele retirou o texto que amplia a caça esportiva da pauta após um bate-boca durante sessão da Comissão.

A discussão no colegiado sobre a ampliação da caça de animais foi classificada como um "vale tudo" pelo ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo Ricardo Tripoli (PSDB), pré-candidato à Câmara.

"O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo, mas sua fauna, no geral, apresenta alto grau de ameaça, especialmente pela perda de habitats. Mais de 90% da fauna da Mata Atlântica está ameaçada", escreveu Tripoli nas redes sociais.

"A fauna brasileira não pode ser tratada como mera mercadoria que pode ser morta pelo prazer de caçadores", disse ainda.

Fonte: Bahia Notícias
Visitantes conheceram tecnologia apresentada por mais de 360 expositores.

Terminou na noite deste sábado (4) a Bahia Farm Show, o maior evento de tecnologia do Norte-Nordeste, que foi realizada em Luís Eduardo Magalhães. Os organizadores acreditam que o evento movimentou R$ 2 bilhões em negócios.

Cinco dias de feira e com edição que já bateu recorde. Mais de 90 mil visitantes.

As pessoas que passearam pelo parque conheceram a tecnologia apresentada por mais de 360 expositores, instalados em um espaço 30% maior.

Produtores e visitantes se encantaram principalmente com as máquinas milionárias, que garantem a produtividade das lavouras da região. Muitas foram vendidas com preços que podem chegar a R$ 6 milhões.

E muitas empresas mostram todo o potencial das máquinas. Ligam os motores e encantaram o público. Uma delas tinha um simulador de máquinas pesadas, usadas para treinar os profissionais que vão operar as gigantes no campo.

Neste experimento, o visitante pôde conhecer um pouquinho da realidade das lavouras de milho.

A feira também abriu espaço maior para a agricultura familiar, pavilhões para pequenas empresas, palestras e eventos ligados ao agronegócio.

Dois leilões virtuais, com matrizes de gado de corte e de leite, também foram realizados.

A 16ª edição da Bahia Farm Show começou na última terça-feira (31). O evento, que foi suspenso por dois anos por causa da pandemia da Covid-19, destaca a importância econômica da região.

O governador da Bahia, Rui Costa, participou da abertura oficial e assinou ordens de serviço ligadas ao agronegócio e um Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre a Bahia e Tocantins, junto ao chefe do Executivo do estado vizinho, Wanderlei Barbosa.

O documento formaliza o acordo de traçado da fronteira entre as duas unidades da federação e consolida um acordo anterior firmado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no evento na tarde de terça-feira. Ele foi recebido por um grupo de apoiadores, deixou o local pilotando uma motocicleta e seguiu para o centro da cidade em um passeio.

Homenagens a agricultores

Este ano, os agricultores foram homenageados por meio de uma exposição de maquinário antigo que poderá ser visitada na Praça Museu dos Tratores. Segundo o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, a ideia de criar o espaço para mostrar a trajetória da agricultura do oeste baiano surgiu a partir de visitas a feiras no Brasil e no exterior.

Também esteve disponível uma exposição fotográfica a céu aberto, retratando as belezas naturais e a produção agrícola do cerrado baiano pelas lentes do fotógrafo Rui Rezende.

Os visitantes tiveram acesso a estacionamento gratuito, central de atendimento, posto médico e banheiros.

Estrutura

Para este ano, a estrutura do evento foi ampliada em cerca de 30%. A área construída passou de 144 para 187 mil metros quadrados. Além disso, 13 novas ilhas passaram a integrar o Complexo Bahia Farm Show. Outra novidade foi a criação de um pavilhão coberto que irá abrigar empresas de tecnologia, startups e serviços.

A feira contou com praça de alimentação, parque de diversão, dois restaurantes, ruas pavimentadas, bosque de espécies nativas, área de test drive com exibições e performances do setor automotivo.

Fonte: G1

Na tarde de ontem, sábado, 4, por volta das 14h, ocorreu uma colisão traseira envolvendo uma carreta, uma caminhonete Hilux e um veículo Fiat Strada na BR 242, KM 730, no município de Cristópolis.

Na caminhonete Hilux havia quatro ocupantes que seguiam para Tabocas do Brejo Velho, onde iriam trabalhar; um deles veio a óbito, identificado por Yuri Souza Santos,  25 anos. e os outros três ficaram feridos. Já na Fiat Strada e na carreta que acabou esta tombando não houve feridos.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na madrugada de hoje, domingo, 5, por volta da 1h20, ocorreu um homicídio na Rua João Miguel de Oliveira no bairro Vila dos Funcionários, na cidade de Barreiras.

Segundo informações, Willian de Almeida Souza, de 23 anos, foi morto a tiros no interior de um veículo Honda Civic; no banco do passageiro estava sua namorada.

Uma dupla chegou atirando contra Willian que acabou vindo a óbito no local. A namorada também ficou ferida, sendo socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para o Hospital do Oeste.

A motivação e autoria do crime serão investigadas pela Polícia Civil. A Polícia Militar isolou a área e o corpo após perícia técnica foi removido para o IML do DISEP para a realização de necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

A organização da Bahia Farm Show 2022, encerrada neste sábado (4), confirma um novo recorde no volume dos negócios consolidados durante os cinco dias do evento. Em previa realizada, o montante chegou a R$ 7,9 bilhões, ultrapassando a marca de R$ 1,9 bilhão da última edição da Feira, em 2019. Outro recorde batido foi o de público, com 101.555 pessoas que circularam pelo Complexo Bahia Farm Show. Em 2019, o público foi de 65 mil pessoas. O valor expressivo é quatro vezes superior ao alcançado na 15ª edição da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil.

“Estamos com 96% dos números fechados, mas já podemos afirmar que o valor alcançado até agora está muito além das nossas expectativas. São números expressivos e que refletem uma demanda reprimida, reflexo de dois anos de pandemia, mas, que trazem grande alegria para todos nós, da organização da Feira. Esse resultado também nos deixa a certeza de que o evento foi positivo para os 360 expositores que acreditaram na marca Bahia Farm Show e participaram desta edição memorável. Muito obrigado a todos, só temos a agradecer pela confiança”, destaca o presidente da Feira, Odacil Ranzi.

A 17ª edição da Bahia Farm Show está confirmada para o período de 30 de maio a 03 de junho de 2023. O evento é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana do Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste Da Bahia (Assomiba).

Fonte: Ariticum
Neste período do ano cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.

A Fundação Hemoba promove em todas as suas unidades de coleta a campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue. Tradicionalmente, neste mês, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.   

Na Hemoba, as ações de conscientização do Junho Vermelho começarão no próximo sábado (04) com o Sabadão Solidário em Salvador, Senhor do Bonfim, Feira de Santana e Jacobina e, na terça-feira (06), com o I Encontro de Captação Hospitalar de Doadores de Sangue, que acontecerá no auditório da sede da Fundação. Nos dias 07 e 08, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) ficará estacionada na Secretaria de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para atendimento dos doadores das 8h30 às 16h. No dia 11, a partir das 8h, a MAIS AÇÕES INTEGRADAS promove o projeto Pegue Leve BA no Parque Costa Azul, em parceria com a Hemoba, que contará com palestra de conscientização sobre a doação de sangue, aulas de boxe e dança e DJ. 

Em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, estão programados um concurso de traje junino, apresentação da banda Flor de Milho, distribuição de brindes e um lanche especial. O I Encontro de Doadores de Plaquetas ocorrerá no dia 15, no auditório da sede da Hemoba e, no dia 20, a Fundação promove um encontro com pacientes e a equipe multidisciplinar do seu ambulatório para abordar temas relacionados ao autocuidado do paciente com doença falcilforme e o tratamento de úlceras falcêmicas, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado no dia 19. Em 21/06, acontecerá o Forró da Solidariedade com a participação do cantor Jay Torres.  

No Junho Vermelho, várias organizações participam com distribuição de brindes, organização de eventos, divulgação da campanha, sensibilização das equipes e cessão de espaço para palestras e montagem de estande da Hemoba. Neste ano, além de instituições vinculadas às secretarias do governo do estado da Bahia, colaboram os seguintes parceiros na capital baiana: Festa A Onda, Bahiatursa, Hospital Martagão Gesteira, Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), Grupo JCPM, CCR Metrô, INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), Grupo Hope Worldwide, Torcida Organizada Mancha Alviverde, COSEMS-BA (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia), LAEC (Liga Acadêmica de Emergências Clinicas da Bahiana), Embasa, Pizza do Pai, Panilha Delicatessen, BATTRE (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos), Beija-flor Calçados, Amanda Bronze, Banda Flor de Milho, Grupo de Palhaços Plantão da Loucura, cantor e compositor Jay Torres, Sorvetes Real, Curso Sete, Secretaria Municipal de Política para Mulheres de Lauro de Freitas, Colégio Gregor Mendel, Universidade Federal da Bahia, Filhos de Gandhy, Escola Bahiana de Medicina e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). 

Confira abaixo a programação e os horários de funcionamento, no período dos feriados de Corpus Christi (16) e São João (24), em Salvador. Para as 21 unidades da Hemoba no interior, acesse o site da Fundação (http://hemoba.ba.gov.br)

Fonte: Ascom Hemoba
Consulta poderá evitar indeferimento de candidaturas para as eleições

A Justiça Eleitoral disponibiliza, a partir de hoje (5) aos partidos políticos, a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa lista serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, informou, em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, é necessário que os partidos acessem o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, informou o TSE referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Além de dispor sobre a certidão de quitação eleitoral, a Lei de Eleições detalha quais são os documentos que precisam ser apresentados no momento do pedido de registro de candidatura. “Entre eles, estão a cópia da ata da convenção partidária, a certidão de quitação eleitoral, a prova de filiação partidária e a autorização do filiado para incluir seu nome como candidato”, acrescentou o TSE.

“Para fins de expedição da certidão, são considerados quites aqueles que: condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; e os que pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato”, explicou.

Fonte: Agência Brasil
Neste Dia Nacional do Teste do Pezinho, entidades comemoram o aumento para, aproximadamente, 50 doenças captadas no exame e evidenciam entraves a nível nacional

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado anualmente dia 6 de junho, ganhou neste ano um motivo especial para comemorar. Desde o dia 26 de maio, a rede pública de saúde, amparada pela Lei nº 14.154/2021, passou a disponibilizar de forma gratuita uma versão ampliada do exame, com possibilidade de diagnóstico de, aproximadamente, 50 doenças nos bebês.

A iniciativa significou um avanço para a população e o PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal), pois o teste detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas, que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê e causar sequelas irreversíveis ou até mesmo morte.

Entretanto, o novo modelo do teste está disponível apenas para uma pequena parcela da população brasileira, como os residentes da capital de São Paulo e Brasília. Grande parte do SUS (Sistema Único de Saúde) ainda realiza o teste tradicional, que diagnostica seis doenças, sendo elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

A coordenadora do Laboratório do IJC (Instituto Jô Clemente), Sônia Marchezi Hadashi, que realiza a maioria dos testes no Estado de São Paulo, explica que isto ocorre pois a realização da ampliação requer processos específicos para acompanhamento do paciente, denominados linha de cuidado, que nem todos os Estados possuem estrutura e recursos para incorporar.

“A linha de cuidado envolve a parte laboratorial, o ambulatório, acompanhamento, tratamento com medicações, infusões, transplantes, transplantes de medula óssea, medicações, fórmulas, enfim, todo o protocolo clínico que envolve a terapia desse paciente”, explica.

Como o teste funciona?

O exame é feito a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar dos recém-nascidos, parte do corpo rica em vasos sanguíneos. Os profissionais da saúde recomendam que ele seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê para acelerar o diagnóstico. Também pode ser feito após este período na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

 

O teste do pezinho é o primeiro passo para a identificação das doenças. Caso seja verificada uma alteração no exame, o recém-nascido deve ser testado novamente e diagnosticado por meio de testes mais específicos.

Toda esta conexão é feita pela organização responsável, como o IJC, por um setor de busca ativa. Nele, as equipes entram em contato com os hospitais, UBS ou com a própria família  e, caso a suspeita seja confirmada, encaminham o bebê para os centros de referência.

“O teste do pezinho do SUS é um programa de saúde que vai desde o diagnóstico até o fornecimento da medicação, com acompanhamento especializado até a vida adulta”, acrescenta Tânia Sanches Bachega, professora na FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e presidente da SBTEIM (Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo).

Fonte: R7

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |