A limpeza e a manutenção dos espaços públicos de Barreiras têm sido realizadas diariamente por meio das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, que de maneira pontual percorrem os quatro cantos da cidade cumprindo um calendário de operações estratégico.
Além das podas e limpeza das ruas do Centro Histórico, as equipes se concentram na manutenção das Praças Duque de Caxias, Anphilóphio Lopes, Nossa Senhora de Fátima, Diego Dourado, Padre Armindo e Marechal Deodoro. As atividades de podas, roçagem e limpeza também aconteceram no bairro Ribeirão, Comunidade Bebedouro, no entorno das BRs 242, 135 e 020, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Avenida Dr. Clériston Andrade, Avenida Aylon Macêdo, Rua Dr. Gileno de Sá, Rua Jacobina no Novo Horizonte, Rua Antônio Coité Filho e Rua Dr. Renato Gonçalves.
Os espaços dos equipamentos esportivos de Barreiras também receberam as intervenções das equipes de limpeza, Ao longo de toda semana as ações aconteceram no Complexo Poliesportivo Deputado Luíz Braga, Estádio Geraldão e no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. Os serviços de limpeza também alcançaram o entorno do Matadouro, os bairros Vila Amorim, Dr. Renato Gonçalves, Aratu, Bandeirantes, o Balneário Três Bocas, no Rio de Ondas, e a Cachoeira do Acaba Vida.
Para o secretário de Infraestrutura, o objetivo é manter a cidade limpa e organizada, e para isso, é fundamental a contribuição das pessoas jogando o lixo em locais apropriados, com essa atitude, tanto a saúde, quanto a qualidade vida e o bem-estar de todos são preservados.
“Seguimos com a limpeza e manutenção dos espaços públicos de maneira pontual, as equipes realizam podas, roçagem e capina sempre que necessário nas praças, ruas, espaços esportivos, avenidas e demais logradouros públicos. Barreiras completa no próximo dia 26 de maio 131 anos e segue desde 2017, dentro do Projeto Barreira Mais Bonita e Mais Humana, realizando essas intervenções diariamente, porque sabemos da importância dessas ações na qualidade de vida da população”, destacou João Sá Teles.
18
Mai / 2022 |
Barreiras 100% Pavimentada: Prefeitura inicia aplicação de pavimentação asfáltica na estra |
A Prefeitura de Barreiras executa, desde o mês de março, a segunda etapa de pavimentação asfáltica da estrada do Val da Boa Esperança, zona rural do município. Na primeira fase da obra, a Gestão Municipal já havia concluído mais de três quilômetros de pavimentação dessa estrada vicinal. Nesta nova fase, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dentro do Projeto Barreiras 100% Pavimentada, já concluiu a preparação da sub-base, base, nivelamento da estrada e deu início, nesta segunda-feira (16), a aplicação da pavimentação asfáltica que será executada numa extensão de 11 km e 260 metros.
As intervenções de obras estruturantes no município, acontecem tanto na cidade quanto na zona rural, e impactam diretamente na transformação da qualidade de vida da população. Para o prefeito de Barreiras, a execução dessa segunda etapa de pavimentação irá melhorar ainda mais o acesso dos agricultores familiares e o escoamento da produção, proporcionando mais segurança ao transporte escolar, bem como para donos de chácaras, e todos que transitam nesta importante estrada do município.
“Essa é uma estrada vicinal de grande importância, e assim como já pavimentamos quase que a totalidade da cidade, temos avançado com a pavimentação asfáltica também em diversas localidades da zona rural. Esse é o nosso compromisso com Barreiras, seguir trabalhando para transformar a malha viária do nosso município, proporcionando melhor qualidade de vida à nossa população. Nosso cuidado com Barreiras se estende a todas as áreas, com destaque para fortes investimentos em educação e saúde. Seguiremos acelerando, cada vez mais, nosso ritmo de trabalho, e dentro da programação do aniversário de emancipação política da Capital do Oeste, vamos lançar mais obras de pavimentação e inaugurar obras em todas as áreas. Essa é a nossa maneira de parabenizar essa cidade que é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, destacou Zito Barbosa.
Após a conclusão da pavimentação asfáltica, a estrada receberá tratamento com sarjeta, meio-fio e sinalização. O novo trecho de 11 km e 260 metros também receberá acostamento, o que possibilitará mais segurança para as atividades do ciclismo.
Abimael Pereira Rodrigues, de 27 anos, natural de Formosa do Rio Preto (foto ao lado), foi morto a tiros na noite desta terça-feira, 17, por volta das 19h30, com três disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na Rua Tamboril, bairro Jardim das Acácias, em Luis Eduardo Magalhães.
Segundo informações, Abimael foi surpreendido pelo assassino que estava a pé e não teve chance de reagir. Após o crime, o assassino fugiu a pé tomando rumo ignorado.
O SAMU foi acionado e esteve no local, porém só pôde confirmar o óbito. A Polícia Militar da 85 CIPM isolou a área e acionou a Polícia Civil que colheu informações sobre o crime e já iniciou as investigações.
18
Mai / 2022 |
ABL vai inaugurar sede no centro histórico de Barreiras |
A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento da arte e cultura, notadamente no campo da literatura.
A instituição está sediada no antigo Paço Municipal, no Centro Histórico, reformado pelo poder executivo, mantendo a fachada original. Já neste sábado (21) abrigará o Sarau do Esquenta para a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB), congregando poetas, músicos e outros artistas locais.
A sede da ABL é o mais novo espaço incorporado à organização e realização da festa literária, e sediará debates, oficinas dentre outras modalidades de encontros como exposições e lançamento de livros de mais de 25 autores, todos os dias do evento.
A FLIB movimentará o Centro Histórico com eventos programados ainda para o Centro Cultural, o Mercado Caparrosa (Flibinha), a Escola Municipal de Música, Escola Municipal de Teatro e o Museu Napoleão Macedo.
Também as praças estão sendo preparadas. Na Landulfo Alves ficará o palco principal, onde acontecerão apresentações de estudantes e shows de artistas de Barreiras e região. Entre os destaques Bráulio Bessa (24) e Nando Reis (25).
A praça Amphilóphio Lopes (da Igrejinha de Santa Terezinha) receberá estandes de diversas instituições e também o Coreto da praça Duque de Caxias abrigará eventos relacionados à Flib Jovem, voltados para este público específico.
Com organização da Secretaria de Educação de Barreiras, através da Diretoria de Cultura, a festa literária tem como instituições curadoras a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a ABL.
18
Mai / 2022 |
Criança morre e três pessoas ficam feridas em acidente entre carro e carreta em Bom Jesus |
Uma criança de seis anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas em um acidente entre um carro e uma carreta na BR-349, próximo a Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O acidente aconteceu na segunda-feira (16) e, entre os feridos, estão o pai e a irmã de 11 anos da vítima.
De acordo com populares, as duas crianças e o pai, identificado como Flávio Marques, de 44 anos, seguiam em direção a Bom Jesus da Lapa, quando uma carreta atingiu a lateral de veículo.
Segundo a Polícia Civil, criança de seis anos morreu no local.
Flávio e a outra criança foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade e depois transferidos para o Hospital Municipal Carmela Dutra, também em Bom Jesus da Lapa.
Nesta terça-feira (16), um funcionário do hospital informou que pai e filha foram transferidos para outra unidade de saúde, só que em Brasília, para ficarem próximos a família. O estado de saúde e o hospital para onde foram transferidos não foram divulgados.
O motorista da carreta, identificado como J.C, de 36 anos, também ficou ferido e foi socorrido para a UPA de Bom Jesus da Lapa. Ele passou por exames e foi liberado ainda na segunda-feira.
Segundo a Polícia Civil, o motorista da carreta foi intimado para prestar depoimento na delegacia após receber alta médica.
O Senado deu aval nesta terça-feira, 17, por 53 votos a 16, ao despacho gratuito de bagagem na aviação comercial. A votação representa uma derrota do governo e das companhias aéreas, que nas últimas semanas fizeram um esforço junto a senadores para tentar derrubar a previsão de gratuidade aprovada pelos deputados no final de abril.
O tema é discutido na medida provisória conhecida como MP do Voo Simples. Uma vez que o texto da proposta foi alterado pelo Senado em outros pontos, a MP precisará voltar para a Câmara dos Deputados.
Não é a primeira vez que o Congresso se movimenta para mexer com essa regra do setor. Em 2019, o Parlamento chegou a aprovar o retorno da gratuidade, mas a benesse foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro e posteriormente mantida pelos parlamentares. À época, o movimento foi encarado como um voto de confiança nas tratativas que o governo já tocava para atrair mais empresas ao mercado doméstico. A pandemia da covid-19 que se iniciou no ano seguinte, no entanto, pôs as conversas na geladeira, diante do forte impacto da doença na movimentação aérea, argumenta o Executivo.
Essa linha do tempo foi ressaltada pelo governo e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos últimos dias, para tentar convencer os senadores a retomar a cobrança derrubada pelos deputados. Em audiência pública no Senado no início do mês, o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, apontou que pelo menos oito companhias aéreas manifestaram interesse em operar no Brasil desde que a cobrança pelo despacho de bagagem na aviação foi implantada, em 2017. O problema, explicou Noman, é que quase não houve espaço para a regra se consolidar no País em razão da falta de segurança jurídica.
O presidente da Anac destacou pendências judiciais que impediram a eficácia da regra logo após sua edição pela agência e a decisão do Congresso em 2019 de retomar a gratuidade, iniciativa depois vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. O veto do Executivo só foi chancelado pelos parlamentares em setembro daquele ano.
Na audiência pública, o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), havia demonstrado insatisfação com o modelo atual de cobrança pelo despacho, junto do líder do PSD na Casa, Nelsinho Trad (MS). Trad então apresentou emenda para restaurar o texto da Câmara, após o relator da medida no Senado, Carlos Viana (PL-MG), retomar a cobrança. O destaque de Trad foi aprovado por 53 votos a 16.
Nesta terça-feira, Portinho deu esperanças de que o governo poderia tentar reverter a gratuidade, após o líder do PL mostrar uma outra visão sobre o tema, dessa vez alinhada ao Executivo e ao parecer de Viana. “A gente manter o texto da Câmara vai fazer com que paguemos no futuro um preço maior (nos bilhetes)”, disse o líder do PL, emendando que “não existe almoço grátis”. A orientação do PL, no entanto, não foi suficiente para evitar a derrota do governo.
“O sentimento de que os custos e os preços estão elevados não pode ter como resposta uma medida para elevar custos. Elevação de custos essa que penaliza os atuais operadores e contribui para afastar potenciais concorrentes”, escreveu o relator da matéria no Senado, segundo quem o caminho da “liberdade tarifária” é parte dos compromissos assumidos pelo País com outras nações por meio dos acordos sobre transportes aéreos.
Entre as alterações do texto do relator que farão a MP voltar à Câmara está uma emenda que destina 40% da Contribuição Social para o Ensino Profissional Aeronáutico para o Serviço Social do Transporte (Sest) e para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Os outros 60% seriam destinados para o Fundo Aeroviário, que atualmente recebe 100% dos recursos.
Pesquisadores identificaram uma molécula com potencial para combater tumores de mama triplo negativo – subtipo de câncer de mama mais agressivo, com prognóstico menos promissor e com poucas terapias eficazes.
Por meio de experimentos de laboratório e análises de bioinformática, os pesquisadores constataram que a molécula denominada MS023 induz à autodestruição da célula tumoral na medida em que aciona um dos sistemas celulares de defesa, o sistema interferon.
O entendimento de como essa molécula funciona abre uma nova perspectiva para guiar tratamentos futuros para esse subtipo de câncer de mama.
O estudo, publicado na segunda-feira (16) na revista Nature Chemical Biology, contou com a participação de pesquisadores do Canadá, Brasil, China e Estados Unidos, e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
“Conhecer as etapas que estão sendo afetadas nas células durante o câncer é fundamental para que tanto a comunidade científica como as empresas farmacêuticas consigam acelerar as estratégias para o desenvolvimento de novos medicamentos”, afirma Katlin Massirer, pesquisadora do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e uma das autoras do artigo.
O câncer de mama é o mais diagnosticado em todo o mundo. O subtipo triplo negativo representa entre 15% e 20% dos casos e é responsável por 25% das mortes. A taxa de recidiva é considerada alta (mais de 30%) e a sobrevida é muito baixa após recorrência metastática.
Esse tipo de tumor é caracterizado pela ausência – na membrana da célula tumoral – de receptores de estrogênio, de progesterona e de fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2), proteínas que classificam os outros subtipos de câncer de mama.
A identificação do tipo de receptor presente na célula tumoral é fundamental para a definição do tratamento – que é mais limitado no caso do câncer de mama triplo negativo.
No trabalho, os pesquisadores caracterizaram a proteína metiltransferase 1 (PRMT1) como um bom alvo terapêutico, encontraram uma molécula antitumoral e esclareceram o seu modo de ação.
Em seguida, testaram em ambiente de laboratório (in vitro) 36 compostos que se ligam à PRMT1, considerada reguladora da proliferação de células no câncer de mama triplo negativo. Dessas, 15 moléculas tiveram um bom desempenho na redução do tumor, sendo que a molécula MS023, reportada no estudo, foi a que apresentou o melhor resultado.
O experimento seguinte foi inocular camundongos com células de câncer de mama humano triplo negativo. Assim que os animais manifestaram os sintomas da doença, foram tratados com a molécula MS023. O resultado foi a desaceleração do avanço tumoral nos roedores.
A mesma aplicação foi feita em organoides, estruturas celulares mais complexas de laboratório, derivadas de células tumorais de pacientes com o câncer. Nesse sistema, as células se auto-organizam de forma tridimensional, simulando miniórgãos rudimentares. O resultado nesse modelo também foi a retração do tumor.
Confirmada a hipótese de que a molécula inibidora estava agindo nas células tumorais, os pesquisadores buscaram descobrir os mecanismos celulares afetados pelo composto. Nessa etapa, foram feitas análises de bioinformática das células tumorais e constatou-se que aquelas tratadas com MP023 apresentavam o sistema de defesa interferon mais ativo.
“Em pessoas saudáveis, a PRMT1 faz com que trechos de DNA sejam lidos ou sejam protegidos de acordo com as necessidades do corpo, em sintonia para a produção de proteínas importantes nas células”, explica Katlin, que começou a estudar o tema há 25 anos.
“Entretanto, na presença da MS023, a leitura de algumas regiões do genoma ativa o sistema interferon em decorrência da diminuição de PRMT1. A ativação dessa defesa pode levar a célula doente à autodestruição”, conta Felipe Ciamponi, bolsista de mestrado da Fapesp e coautor do artigo.
O grupo brasileiro atuou principalmente nas análises de bioinformática que ajudaram a identificar regiões do genoma afetadas durante o tratamento com a molécula, um mecanismo ainda pouco conhecido do câncer.
“Há centenas de milhares de eventos acontecendo simultaneamente em uma célula e encontrar os efeitos do inibidor químico é um desafio”, relata Ciamponi. Eles se debruçaram sobre 560 eventos celulares de leitura de RNA que envolviam o mecanismo de inibição do tumor e foi possível observar a relação com o sistema geral de defesa, o sistema interferon.
Além disso, o grupo identificou a ativação do sistema interferon como um biomarcador das células, o que pode ajudar os médicos a saber se uma determinada paciente será ou não responsiva a certos tratamentos.
“Demos um passo importante em direção à ‘medicina de precisão’, na qual os pacientes são tratados com medicamentos adaptados ao seu tipo específico de câncer”, afirma Cheryl Arrowsmith, coautora do estudo e pesquisadora no Princess Margaret Cancer Centre, no Canadá.
A investigação foi conduzida no âmbito do Structural Genomics Consortium (SGC), um consórcio internacional de centros de pesquisa que é parceiro da Fapesp no projeto do CQMED e cujo objetivo é estudar proteínas humanas pouco exploradas que podem servir de alvo para novas terapias.
As pesquisas do SGC seguem o modelo de ciência aberta. Portanto, toda informação produzida – como artigos, bases de dados, linhagens celulares, banco de moléculas – é de livre acesso para pesquisadores do setor público ou privado.
18
Mai / 2022 |
Vixe! A guerra das pesquisas. A candidatura de Roma ajuda ou atrapalha ACM Neto? As preocu |
As preocupações do PT
Ex-aliados do PT, progressistas disseram ontem à coluna Vixe que, por mais que digam que não, a cúpula do Partido dos Trabalhadores começa a se preocupar com a dificuldade de o candidato Jerônimo Rodrigues decolar nessa fase inicial da campanha. Os oposicionistas afirmam que, além da fadiga de material do Partido dos Trabalhadores, que governa a Bahia há quase 16 anos, tem a onda de violência que assola o estado, com mortes de policiais e a onda de arrastões e roubos em restaurantes da capital baiana. "Coloque nessa conta ainda os índices de desemprego, que alcançaram o primeiro lugar no país, e os baixos indicadores da educação".
Números e resultados
Um deputado da base oposicionista disse que não adianta falar de números e investimentos feitos pelo Estado, já que os resultados são negativos, o que depõe contra a candidatura do PT. "Não pode falar só de números, como os R$3,5 bilhões na educação, ou ainda os recursos para a segurança, se a população não percebe esses benefícios e melhorias", disse um ex-aliado do petista, que pediu para não ser identificado.
Investimentos e qualidade de vida
Na mesma roda de conversa chegou outro deputado oposicionista, que aproveitou para alfinetar: "Se tem tanto investimento assim e isso não melhora a qualidade de vida das pessoas, então esses investimentos estão sendo mal executados". E vociferou: "Então, tem que mudar de governo e de grupo político, já que tem tanto dinheiro e os serviços públicos não funcionam".
A guerra das pesquisas
Diferente do que pregam os adversários, aliados do PT no estado disseram ontem que as pesquisas encomendadas pelo governo mostram um potencial enorme de crescimento de Jerônimo na disputa e a elevada aceitação do governo Rui Costa. Os mais otimistas chegam a pontuar que, com o apoio de Lula, Jerônimo pode vencer já na primeira fase do pleito ou levar a eleição para o segundo turno. Além disso, os petistas apostam que chegarão com uma diferença de votos pequena em Salvador, principal base de ACM Neto.
Jerônimo Rodrigues
É difícil lutar contra a máquina
"É muito difícil lutar contra a máquina", como resumiu um petista ao comemorar o fato de o governador Rui Costa estar finalizando o seu mandato bem avaliado e com uma série de obras sendo autorizadas. "Tem evento que é uma verdadeira farra na assinatura de convênios. Qual o prefeito que vai dizer que não quer obras, esses recursos? No entanto, o otimismo esbarra numa possibilidade incômoda. Será mesmo que os gestores que estão anunciando apoio ao PT manterão essa aliança depois de julho, quando acaba o prazo para liberação de recursos, ou mudarão de lado para marchar com Neto, como prevê o vice-governador João Leão e o seu partido? A conferir.
Rui Costa
Bolsonaristas se mostram e petistas se escondem?
Muitas pessoas têm se surpreendido com o crescimento do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto nessa fase de pré-campanha, inclusive, na Bahia. Até pouco tempo você não via conservadores ou bolsonaristas defendendo tanto o presidente da República como tem acontecido agora. Enquanto os aliados de Bolsonaro começaram a sair do armário e passaram a defender o legado do seu governo, apoiadores do ex-presidente Lula, sobretudo da classe média, têm se escondido e tido dificuldade de defender o presidenciável petista. Isso, lógico, fora das bolhas e nichos sociais historicamente ligados à esquerda.
Jair Bolsonaro
Lula longe do povo
Um integrante do PL baiano lembrou que o ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral do candidato Jerônimo Rodrigues na Bahia, não tem participado de eventos abertos, com grande público. "Perceba que Lula só participa de eventos fechados, com público controlado, não tem dado entrevistas presenciais e, provavelmente, não vai participar de nenhum debate eleitoral na campanha, já que ele terá dificuldade de justificar tantos erros e equívocos praticados pelos governos do PT".
Lula
Estagnação de Ciro é culpa da polarização
Muitas são as versões para a estagnação do pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, nas pesquisas eleitorais. Uma delas diz respeito ao perfil intempestivo e arredio do postulante pedetista. Outra justificativa, dada por um veterano do partido na Bahia, se dá devido à polarização entre o atual presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula, "que contamina a disputa". O integrante do partido, fundado por Leonel Brizola, diz ainda que há má vontade de setores da imprensa de tratar Ciro de forma equilibrada, retratando os fatos, sem deturpar suas falas.
Ciro Gomes
Cenário na Bahia indefinido
Quando você para pra conversar com um apoiador do PT, o discurso é sempre o mesmo: que o candidato Jerônimo Rodrigues vai conseguir deslanchar ao longo da campanha e que a força do ex-presidente Lula vai embalar a candidatura petista na Bahia. Já quando você fala com um apoiador de ACM Neto, o otimismo impera, com o discurso final de que o ex-prefeito é favorito, mas que eleição ganha é eleição com urna aberta. Os netistas dizem que uma junção de fatores reforça o favoritismo do aliado, ao se colocar na conta o cansaço do PT no estado e o elevado índice de rejeição do postulante petista, conforme foi mostrado ontem na pesquisa divulgada pela Record/TV Itapoan.
Candidatura de Roma ajuda ou atrapalha Neto?
Não há consenso entre os aliados do União Brasil sobre o real impacto da candidatura do deputado e ex-ministro João Roma (PL) na candidatura de ACM Neto. Uns dizem que o ex-ministro atrapalha, pois tira votos do ex-prefeito, mas, ao mesmo tempo, ajuda. Explico. O entendimento é que Roma tira votos de Neto, sim, por dialogar com a mesma base de centro-direita, mas também o protege dos impactos negativos que uma vinculação com o presidente Jair Bolsonaro poderia trazer nessa fase da campanha. As pesquisas mostram que uma aliança com o atual presidente fragilizaria Neto logo na largada, devido à elevada rejeição do mandatário no estado.
João Roma
Estratégia de adversários beneficia Neto
O ex-ministro João Roma tem afirmado que, por debaixo do pano, o ex-prefeito ACM Neto é aliado do ex-presidente Lula na Bahia. Do outro lado, o petista Jerônimo Rodrigues e seus apoiadores dizem que Neto é aliado de Bolsonaro no estado. De camarote, ele vê os adversários fortalecendo sua estratégia, de independência e de que não precisa de alinhamento a nenhum presidenciável, já que é colocado como simpático a ambos nacionalmente.
ACM Neto
Ex-prefeito recebe votos de adversários
Para justificar ainda mais esse argumento, um deputado oposicionista disse ter visto uma pesquisa realizada recentemente em Simões Filho, onde Lula aparece com 72% e Neto com 69%. Ou seja, o candidato do União Brasil recebe votos de petistas e bolsonaristas. Quando é colocada a pergunta com os apoiadores, Neto cai para 56%, da mesma forma que Jerônimo cresce ao ser relacionado a Lula.
Os gargalos na educação básica
A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Salvador, vereadora Cris Correia, do PSDB, aproveitou a entrevista que o superintendente estadual de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, deu na rádio Nova Brasil FM ontem para criticar os baixos índices do setor na Bahia. Segundo a vereadora, o próprio integrante do governo Rui Costa admitiu que combater "a evasão escolar e a repetência eram os maiores desafios da educação básica" do estado.
Cris Correia
Efeitos da pandemia
De acordo com o superintendente, a pandemia dificultou mais ainda a situação dos alunos da rede pública, já que "muita gente desistiu da escola, porque não conseguiu se adaptar ao ensino remoto ou porque foi trabalhar, e a crise econômica do país potencializou isso". Para Cris Correia, a fala do superintendente atesta a baixa capacidade gerencial do ex-titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT ao governo baiano.
A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde.
Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem seu nome associado ao nome do ex-presidente Lula.
Já ACM Neto, que se apresenta como candidato independente, marca 47% de intenção de votos, enquanto João Roma (PL), ligado a Jair Bolsonaro, atinge 10%. Outros 10% estão indecisos.
A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 13 e 16 de maio e coletou 1.140 respostas. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 12 de maio, sob o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022.
A pesquisa Genial/Quaest, divulgado ontem, terça-feira (17) aponta para o favoritismo de Otto Alencar (PSD) na corrida ao Senado Federal. O parlamentar conta com 34% das intenções de voto.
De acordo com o levantamento, na segunda colocação, aparece o deputado federal Marcelo Nilo, com 9%. Em seguida, vem Cacá Leão (8%), Raíssa Soares (6%) e Tâmara Azevedo (6%). Outros 28% anunciam a intenção de votar em branco, anular ou não comparecer às urnas e 11% se dizem indecisos.
A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 13 e 16 de maio e coletou 1.140 respostas. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 12 de maio, sob o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022.
18
Mai / 2022 |
Hoje é dia da \"Quarta do Pão\" no Grupo Santo Antonio! |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o governo do estado, continua nesta quarta-feira (18), com a aplicação do fumacê, para controle do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, nos bairros com maior número de notificações.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o carro circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do mosquito.
No momento em que o fumacê estiver na rua, os moradores devem abrir as portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular nas casas.
Confira o cronograma de aplicação:
18/05 (quarta-feira)
- 5h30 Santa Cruz;
- 16h30 Centro e Santa Cruz 1;
19/05 (quinta-feira)
- 5h30 Centro;
- 16h30 Santa Cruz 1.
17
Mai / 2022 |
Jogos do Campeonato Municipal Interbairros de Futebol Society continuam nesta terça (17) |
Os jogos pelo Campeonato Municipal Interbairros de Futebol Society continuam nesta terça (17) e quarta (18), a partir das 19h, no campo Society da Escola Ottomar Schwengber, no Mimoso 1, em Luís Eduardo Magalhães.
A realização do torneio é da Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, através de convênio com a Liga Desportiva. Serão ao todo, cinco partidas. Confira os jogos:
Terça-feira (17)
Quentex X Amigos do Baba
Newell’s Old Boys X Galáticos
Quarta-feira (18)
Maclarem X Santa Cruz sub20
Santa Cruz X MEC
17
Mai / 2022 |
Seleção Feminina de LEM está classificada para a semifinal da V Copa Sobradinho de Futsal |
A Seleção Feminina de Futsal de Luís Eduardo Magalhães está classificada para a semifinal da V Copa Sobradinho de Futsal, que acontecerá no próximo mês, ainda sem data definida. Neste final de semana, nos dias 14 e 15 de maio, a seleção de LEM viajou até Brasília, para disputar a primeira fase da competição, conquistando os seguintes resultados: Seleção de LEM 1 X 1 União F. C, União Parcers 1 X 6 Seleção de LEM e Seleção de LEM 3 x 3 ASAS, que garantiram a classificação da equipe.
O time de LEM, composto pelas atletas Tahiana Martins, Paula Rafaela, Jessica Lopes, Vanessa Pereira, Gidilene Santos, Yasmim Costa, Soraia Santos, Ariane Leite, Juliana Borges, Gicele da silva, Jamilly Santos, Leticia Souza e Julyanna Silva, foi acompanhado pelo técnico Tony Vasconcellos, o fisioterapeuta Mário Isozaki e a coordenadora Kássia Souza.
Programa Seleções
A Seleção de Futsal do município está treinando há apenas um mês. A iniciativa faz parte do Programa Seleções da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Cultura e Esporte, que pretende incentivar ainda mais a prática esportiva no município, com a formação continuada em diversas modalidades. Atualmente, Luís Eduardo conta com as seleções masculinas de Basquete e Basquete 3X3, Handebol masculino e feminino e agora com a seleção feminina e masculina de Futsal.
Garantindo o pódio em suas categorias, três integrantes da Polícia Militar da Bahia saíram vitoriosos dos Campeonatos Pan e Sul-americano de Judô, encerrados na tarde do domingo (15). Eventos aconteceram na praça principal do Shopping Paralela e contou com mais de 300 atletas de dez países.
A tenente Priscila Nunes Ceuta, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Itabuna, e os soldados Paulo Ricardo Alves e Thiago Torquato Vieira, do Esquadrão de Polícia Montada e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, respectivamente, enfrentaram esportistas da Argentina, Chile, México, Canadá, Uruguai, Estados Unidos e Equador.
Há oito anos sem competir, a titular da ORMP detalhou que o processo de treinamento para garantir a prata em ambas as competições foi árduo e era de domingo a domingo. “Treinava intensamente durante a manhã e a noite. Desta vez não deu para o ouro, mas tenho batalhado para garantir isso e chegar até o campeonato mundial”, disse.
Veterano nos campeonatos de judô internacionais, o soldado Paulo Ricardo, que levou o bronze no Pan-Americano e ficou em quarto lugar, na categoria até 73 quilos, no Sul-Americano, detalhou a emoção em mais uma conquista. “Garantir a medalha de bronze no Pan Americano, que também aconteceu neste final de semana, além de ser o quinto melhor atleta de judô do mundo, na competição que participei no ano passado, só me dá a certeza de que estou trilhando o caminho certo”.
A prata no Sul Americano e o quinto lugar no Pan, na categoria até 81 quilos, foram garantidas pelo soldado Thiago Torquato. Além dos PMs, outros militares do Rio Grande do Norte, Piauí e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram do campeonato que conta com pontuação no ranking nacional, habilitando os militares a participarem dos Campeonatos Brasileiro e Mundial em 2022.
Na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório da CDL Barreiras, a Policia Militar, por meio do Comandante de Policiamento da Região Oeste (CPRO), Cel PM Osival, acompanhado do Subcomandante Ten Cel PM Soares, realizou a distribuição dos Soldados recém-formados para as Companhias Independentes do orgânico do Comando Regional Oeste.
Foram distribuídos 72 novos Policiais que irão reforçar o policiamento no Oeste do estado, sendo: 10, para a 4ª CIPM/Macaúbas, 22, para a 28ª CIPM/Ibotirama, 12, para a 30ª CIPM/Santa Maria da Vitória, 09, para a 38ª CIPM/Bom Jesus da Lapa, 05, para a 83CIPM/Barreiras, 02, para a 84ª CIPM/Barreiras, 10, para a 85ª CIPM/Luís Eduardo Magalhães e 02, para a 86ª CIPM/Formosa do Rio Preto.
A Bahia ocupa o 3° lugar no ranking nacional de habitações precárias, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro. São quase 158 mil moradias (157.927), com famílias inteiras que vivendo em péssimas condições. Além disso, o estado tem o 5° maior déficit habitacional do país.
No ranking de habitações precárias, a Bahia fica atrás de Maranhão (210.997) e Pará (159.751) lideram a triste estatística que mostra os desafios de garantir moradia digna para milhões de brasileiros.
Segundos os pesquisadores, uma casa em situação precária se caracteriza por:
“Pessoas morando em barcos, em carros, em lojas, construções abandonadas. As paredes dos imóveis, se tiver formatos por taipa, outros materiais que não dão aquela condição de de estabilidade”, disse o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Frederico Poley.
Maiane Silva mora com os dois filhos e o marido em uma casa, na entrada do bairro Bom Juá, em Salvador. O muro do imóvel foi improvisado com pedaços de madeira e no fundo de casa, existe um esgoto a céu aberto.
“A gente não tem condições de pagar aluguel. Meu marido trabalha com reciclagem e ferro. A gente juntou um dinheirinho para construir a nossa casinha”, disse.
Com o marido desempregado, eles tiveram que sair da casa onde moravam antes.
“A gente desistiu de pagar aluguel, porque saía muito caro. O homem sempre estava pedindo aumento”, contou Maiane.
O número de casas precárias ajuda a determinar o índice de déficit habitacional no Brasil. De todos os nove estados da região Nordeste, a Bahia é o que tem o maior índice de déficit habitacional e o quinto maior do pais. São 584.628 moradias a menos do que o necessário.
Em Juazeiro, no norte do estado, Maria do Carmo construiu uma casa de taipa, que fica em uma ocupação no bairro Malhada da Areia. A aposentada conta que foi a única solução encontrou, por não conseguir mais pagar aluguel de outra residência.
“Dei graças a Deus quando arrumei um filho de Deus que me deu esses cinco metros e eu corri atrás para construir tudo do zero. Eu não tenho um armário, não tenho uma mesa, geladeiras eu já perdi duas aqui”, afirmou a aposentada.
“Estou bebendo água porque me dão. Vou levando a vida assim”.
O Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia (Lacen/BA) está com desabastecimento de insumos para realizar a sorologia da dengue e da chikungunya, além da falta dos reagentes para o exames de RT-PCR que detectam simultâneamente a zika, dengue e chikungunya (ZDC).
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o Comitê Gestor de Recursos Laboratoriais (CGLab) atribuiu essa falta à guerra na Ucrânia, além do lockdown na Ásia por causa da pandemia da Covid-19. A matéria-prima dos insumos é produzida na Ásia.
Não há previsão de fornecimento de alguns tipos de insumos necessários para a realização dos testes. Essa escassez foi divulgada seis dias depois da cidade de Itabuna, no sul do estado, confirmar a epidemia de dengue no município. Segunda a secretaria, outras 17 cidades baianas, que não tiveram os nomes divulgados, correm risco de epidemia.
Os testes para as arboviroses causadas pelo mosquito aedes aegypti podem ser feitos por meio de exames de sorologia ou teste PCR.
A Sesab afirma que, apesar do desabastecimento, o estado ainda registrava, nesta segunda-feira (16), alguns kits de testes no estoque como por exemplo, os sorológicos, anticorpos IgM do vírus da dengue, com seis kits (96 cada totalizando 576 testes).
Ainda segundo a Sesab, o estado contabilizou no estoque seis kits de insumo enviados pelo Ministério da Saúde e sem previsão de nova remessa de anticorpos IgM do vírus chikungunya, mas não há detalhes do número total de testes. Não há restrição de insumos, apenas, para os anticorpos IgM do vírus zika e antígeno NS1 da dengue.
Nesta segunda, a Bahia também contava com testes moleculares, testes multiplex para detecção de dengue, zika e chikungunya (cerca de 400 testes no laboratório), além de protocolos in house para RT-PCR single de dengue, zika e chikungunya. Desses, são cerca de 500 reações para detecção de cada vírus, porém não há enzima master mix em estoque e a falta dessa enzima inviabiliza a realização do RT-PCR.
Desabastecimento
O desabastecimento do reagente necessário para os testes de chikungunya, aconteceu pela insucesso do processo de aquisição do reagente pelo Ministério da Saúde, conforme informou a Sesab.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma nova remessa de kits para diagnóstico da dengue têm previsão de entrega até o mês de junho. A pasta informou também que os testes moleculares da Fiocruz estão sendo entregues diretamente aos Laboratórios Centrais (Lacens).
Em relação aos reagentes para RT-PCR para a detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya, as quantidades insuficientes foram causadas por problemas técnicos em Biomanguinhos, que produz o insumo.
Segundo a diretora do Lacen-BA, Arabela Leal, a falta de testes impacta na atenção básica à saúde no estado.
"Os pacientes precisam ser diagnosticados o mais rápido possível. Através dos testes, sabemos qual vírus está circulando na região", explica.
De uma só vez, duas cobras apareceram dentro de uma casa do bairro Morada Real, em Ibotirama, na tarde desta segunda-feira (16).
A situação aconteceu na rua C, por volta das 15h30, e assustou os moradores. Ninguém ficou ferido.
De acordo com uma moradora da residência, as cobras tinham cerca de 1,5 metro. A suspeita é de que elas vieram de terrenos cobertos por mato localizado aos fundos da residência.
Agente do Centro de Controle de Endemias foram acionados e, utilizando pinção e gancho, conseguirão realizar o resgate. As cobras foram colocadas em uma caixa e transportadas do local.